10.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 832

Saiba o que fazer após a perda de um documento

0
Créditos: Folha Vitória/Divulgação

Perder ou ter os documentos roubados é uma situação comum, mas que pode causar muitos transtornos. Além do desconforto de ficar sem documentos essenciais para identificação e acesso a serviços, também há o risco de fraudes e uso indevido das informações. Por isso, é importante saber exatamente o que fazer ao enfrentar essa situação e agir rapidamente para minimizar os danos.

A primeira ação recomendada é registrar um boletim de ocorrência (B.O.). Esse passo é fundamental para proteger os direitos e garantir que, se houver qualquer uso indevido dos documentos, exista um comprovante de que eles não estavam mais em sua posse. A maioria dos estados brasileiros oferece a opção de registrar o B.O. online, através de plataformas das delegacias de polícia civil. Caso não haja acesso à internet, será preciso se dirigir à delegacia mais próxima para fazer o registro.

Após o boletim de ocorrência, é importante comunicar o ocorrido aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Esses órgãos têm sistemas que alertam comerciantes e empresas financeiras sobre a perda ou roubo dos documentos. Ao registrar o alerta, qualquer tentativa de compra, abertura de contas ou solicitação de empréstimos no nome presente no documento será sinalizada como uma possível fraude.

O Serasa, por exemplo, oferece um serviço gratuito chamado “Documentos Extraviados”, que permite o cadastro de documentos perdidos ou roubados. Esse serviço é válido por cinco anos para documentos como RG, CPF ou CNH, e por três dias úteis para cheques. Outro passo essencial é entrar em contato com o banco e solicitar o bloqueio imediato de cartões de crédito e débito.

No caso de passaportes, além de registrar o B.O., é obrigatório comunicar a Polícia Federal sobre o ocorrido. Se o passaporte for perdido ou roubado, você deverá solicitar a segunda via, o que pode gerar custos adicionais. A taxa para emitir um novo passaporte é maior quando há perda ou roubo, mesmo que isso ocorra fora do Brasil.

Depois de tomar essas medidas emergenciais, o próximo passo é solicitar a segunda via de todos os documentos perdidos. É possível emitir segunda via de documentos como RG, CPF, título de eleitor e carteira de motorista em órgãos responsáveis como Poupatempo (em São Paulo) ou em unidades específicas em outros estados.

Se a perda incluir documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é necessário procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para solicitar a segunda via. Além disso, fique atento ao DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e ao IPVA, que também podem precisar de regularização dependendo da situação.

 Caso, durante o tempo em que os novos documentos estão sendo processados, seja preciso apresentar algum documento perdido, uma alternativa útil é consultar o RG no portal do Meu INSS. Essa plataforma permite que você acesse seus dados de forma segura, facilitando situações em que é preciso comprovar a identidade sem o documento físico em mãos.

Para evitar novos problemas no futuro, uma dica valiosa é investir em serviços de monitoramento de dados, como o Serasa Premium. Esses serviços acompanham o uso do seu CPF e CNPJ em tempo real, enviando alertas caso algum dado seja consultado ou utilizado de maneira suspeita. Isso é especialmente útil para prevenir fraudes ou identificar rapidamente qualquer tentativa de uso indevido dos documentos e informações pessoais.

Com Aral Moreira, Amambai, Caarapó e Naviraí, MAPA divulga os 100 municípios mais ricos do agronegócio em 2023

0
Foto: Divulgação

Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Política Agrícola (Mapa/SPA), mapeou os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. A análise se baseia nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM).

Em 2023, a produção agrícola brasileira alcançou um valor total de R$ 814,5 bilhões, sendo que os 100 municípios mais produtivos contribuíram com 31,9% desse montante, totalizando R$ 260 bilhões.

Integram a lista, municípios localizados em 14 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantis.

Com Aral Moreira, Amambai, Caarapó e Naviraí, MAPA divulga os 100 municípios mais ricos do agronegócio em 2023
Infográfico

A região Centro-Oeste se destacou, com o estado de Mato Grosso à frente, abrigando 36 dos municípios mais produtivos do país. Sorriso (MT) ocupou a primeira posição, com uma produção de R$ 8,3 bilhões, seguido por São Desidério (BA), com R$ 7,8 bilhões.

Os 100 municípios mais ricos em valor de produção ocupam uma área colhida de 33,1 milhões de hectares, representando 34,5% da área total de 95,8 milhões de hectares do Brasil. A base das informações abrange 70 produtos das lavouras temporárias e permanentes produzidas nos 5.563 municípios brasileiros, e a classificação dos 100 municípios é fundamentada no valor da produção.

Entre os produtos, a soja permanece no topo, representando R$ 348,6 bilhões, ou 42,8% do valor total da produção agrícola. O milho também apresentou resultados significativos, com R$ 101,8 bilhões, seguido pela cana-de-açúcar, com R$ 101,9 bilhões. Culturas como algodão, café e laranja também tiveram grande importância, demonstrando a diversidade da produção agrícola brasileira.

A participação dos cinco principais municípios produtores em culturas específicas é notável. Sapezal (MT) e São Desidério (BA) respondem por mais de 30% da produção de algodão. Já na produção de arroz, o Rio Grande do Sul lidera com Santa Vitória do Palmar, responsável por 5,6% da produção nacional.

Acesse a nota: Os 100 Municípios com maior participação no valor da produção da agricultura brasileira

A Gazeta lança ferramenta que facilita a busca por resultados das eleições

0
Foto: Reprodução

O jornal A Gazeta disponibilizou uma nova ferramenta que simplifica a consulta dos resultados das eleições municipais. A iniciativa partiu da direção do grupo, que contratou um especialista em painéis dinâmicos e interativos, visando filtrar informações e fornecer conteúdo de maneira prática e acessível.

A ferramenta foi desenvolvida pelo técnico administrativo Michell Lopes, servidor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Naviraí. Com ela, os usuários podem acessar facilmente os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitindo a seleção de informações como o número de votos por seção eleitoral, partido, entre outras opções.

O painel estará em constante atualização e serão implementadas otimizações de visualizações para dispositivos móveis, além de um maior número de filtros para facilitar a consulta.

>> Clique AQUI para acessar a ferramenta.

Fonte: Grupo A Gazeta

Envolvido em golpe do Pix é preso em Iguatemi

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia da cidade de Iguatemi, em apoio aos policiais da Delegacia Antissequestro de São Paulo, cumpriu, nesta sexta-feira (18), um Mandado de Busca e efetuou a prisão de uma pessoa investigada pelos crimes de golpes do Pix e extorsão mediante sequestro, em continuidade à operação realizada pela Delegacia de Dourados no dia 17/10/2024.

Foi expedido mandado de busca e apreensão na cidade de Iguatemi, regularmente cumprido e presa a pessoa de Z.R.B. (29 anos). Uma das vítimas foi um comediante conhecido no cenário nacional, que teve um prejuízo significativo.

O autuado permanece preso na cela da Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi. 

Serviço – Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (67) 3471-1372.

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Estado – Mulher enganou o Exército e recebeu R$ 3,7 milhões de pensão em 33 anos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Redes sociais

Entre 1988 e 2022, uma mulher de 55 anos, A.L.U.G.S., falsificou documentos para se passar pela filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial e recebeu R$ 3,7 milhões de pensão do Exército ao longo de 33 anos. A fraude foi descoberta em 2021, quando sua avó a denunciou por estar insatisfeita com o valor que a neta lhe repassava. A mulher foi condenada e terá que devolver o dinheiro, além de cumprir três meses de prisão. (g1)

Fronteira – Paraguai entra para o horário de Brasília e fica uma hora à frente de MS

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

O Paraguai decretou a adoção do horário de verão de forma a partir de outubro, com o objetivo de fortalecer o comércio e reduzir o consumo de energia elétrica ao aproveitar melhor a luz natural, e passará a ter o mesmo fuso horário de Brasília durante todo o ano. No entanto, essa alteração pode causar desorganização no comércio na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, que operam de forma integrada. (Correio do Estado)

Laguna Carapã – Justiça decreta prisão preventiva de homem acusado de tentar estuprar a própria mãe

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

O juiz Deyvis Ecco, da 3ª Vara Criminal de Dourados, decretou a prisão preventiva de um homem de 49 anos, acusado de tentar estuprar a própria mãe, de 69 anos, em Laguna Carapã. O crime aconteceu na segunda-feira (14), no bairro Monte Alegre, e o acusado foi preso em flagrante. Embriagado, ele chegou em casa proferindo a frase: “vamos fazer sexo”. A vítima trancou a porta e ligou para a filha, que acionou a PM. (Dourados News)

Caarapó – Após arbitrar na Copa Brasil de Kickboxing, caarapoense se prepara para Sul-Americano e Pan-Americano

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Marina Bernal, árbitra de Kickboxing de Caarapó, voltou da Copa Brasil e se prepara para arbitrar os campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Kickboxing no Chile. Ela, que é árbitra da Wako e diretora de arbitragem da Federação de Kickboxing de Mato Grosso do Sul, viajará para Santiago no próximo dia 28 e atuará nas competições de 30 outubro a 3 de novembro. (Caarapó News)

Aquidauana – Santuário pega fogo e imagem de Nossa Senhora Aparecida sai intacta de incêndio

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

O santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado entre os distritos de Camisão e Piraputanga, em Aquidauana, pegou fogo na segunda-feira (13). O incêndio pode ter sido causado por velas acesas durante as celebrações do fim de semana. As chamas danificaram a parede, a estrutura de madeira, o telhado e o manto recentemente confeccionado, mas a imagem da santa permaneceu intacta. (Top Mídia News)

Caarapó – Com problemas pessoais, técnico pede demissão do Operário Caarapoense

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Por problemas pessoais, o técnico Fernando Lopes pediu demissão do Operário Caarapoense na quarta-feira (16), após comandar o time no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B e no estadual Sub-20, onde conquistou o primeiro título sub-20 da história do clube. Na Série B, Lopes não teve o mesmo sucesso, com três empates e uma derrota, resultando na pior campanha do time na competição. (Campo Grande News)

Angélica – Sobrinho mata tio a pauladas após desentendimento familiar

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

E.O. foi morto a pauladas pelo sobrinho ontem (17) em Angélica, no Jardim dos Estados. O assassinato, que marcou o segundo homicídio no município em menos de uma semana, foi motivado por uma rixa entre tio e sobrinho, quando ele atacou o tio com um pedaço de madeira após um desentendimento. Ambos eram conhecidos no mundo do crime e tinham registros de homicídio em Naviraí. (Metrópoles)

Estado – Irmãos à frente de esquema de tráfico interestadual são presos em megaoperação

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A Polícia Federal desmantelou ontem (17) uma organização criminosa que traficava drogas entre Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Dois irmãos, líderes do esquema, e outros integrantes da quadrilha foram presos. A operação contou com cerca de 250 policiais e cumpriu 137 mandados judiciais em várias cidades, incluindo Campo Grande. As investigações revelaram que os irmãos adquiriam drogas no Mato Grosso do Sul e as distribuíam em outros estados. (Folha de Campo Grande)

Ladário – Seca extrema: rio Paraguai atinge menor nível desde 1900

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/TV Morena

O rio Paraguai atingiu o nível de 67 cm negativos em Ladário na terça-feira (15), o pior índice desde o início das medições em 1900. Das 18 réguas de medição ao longo de 2.695 km, oito também apresentam níveis de seca extrema. O rio, que atravessa Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, abrange 48% de Mato Grosso e 52% de Mato Grosso do Sul, e corta os biomas Cerrado, Pantanal e Chaco, sendo o oitavo maior rio da América do Sul. (g1)

Campo Grande – Cadeirante é assassinado após supostamente tentar abusar de cuidador

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/PCMS

Um cadeirante de 59 anos foi morto em Campo Grande na segunda-feira (14) após ser espancado por seu cuidador. O suspeito, de 33 anos, alegou que agiu após a vítima tentar abusar dele enquanto ele dormia. Porém, suas contradições durante o depoimento resultaram em sua prisão. A polícia revelou que o suspeito era usuário de drogas e cuidava do cadeirante em troca de dividir as despesas da casa. (Bonito Informa)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Palestra “Transformação Através da Liderança” inspira empresários em Amambai

0
Fotos: Raquel Fernandes/Secom

Na noite desta quinta-feira, 17 de outubro, a Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) sediou a palestra “Transformação Através da Liderança”, conduzida pelo renomado palestrante Ricardo Resstel. O evento, que aconteceu às 19h30, foi uma parceria entre a ACIA, Sebrae e a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Ricardo Resstel, membro do John Maxwell Team – uma das mais influentes organizações de formação de líderes do mundo – compartilhou com os participantes os princípios essenciais da liderança moderna. Segundo ele, a liderança não é apenas uma questão de carisma ou extroversão, mas sim de influência e desenvolvimento de pessoas.

“Liderança é influência. O sucesso de qualquer pessoa ou organização está diretamente ligado à sua capacidade de liderar e influenciar outras pessoas”, destacou Resstel. Ele enfatizou que, independentemente do esforço individual, sem um time comprometido e alinhado à visão de crescimento, o potencial da empresa ou organização fica limitado. “Você só tem 24 horas no dia. Se não conseguir influenciar sua equipe para trabalhar junto, você não vai performar em todo o potencial”, acrescentou.

Resstel também desmistificou a ideia de que apenas pessoas extrovertidas podem ser bons líderes, citando figuras como Elon Musk e Bill Gates, ambos conhecidos por seu perfil introvertido. Ele ressaltou que a verdadeira liderança está em servir e capacitar as pessoas, ajudando-as a crescer e produzir resultados que, muitas vezes, elas mesmas não acreditavam ser possíveis.

Além de sua experiência como palestrante, Resstel é empresário, piloto de avião e oficial de infantaria da reserva do Exército Brasileiro. Ele tem MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e certificações em Negociação pela Harvard Business School e Estratégias Digitais pela Columbia University. Atualmente, dedica-se a compartilhar conhecimentos sobre liderança e comunicação, sendo a comunicação uma de suas principais áreas de atuação.

Marcaram presença no evento, o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, o secretário de desenvolvimento econômico, Roberto Rachtiune, o presidente da Acia, Bruno Anderson, empresários e profissionais das mais variadas áreas de Amambai.

Para quem deseja saber mais sobre os ensinamentos de Ricardo Resstel, o palestrante mantém um perfil no Instagram, onde compartilha dicas e treinamentos sobre liderança e comunicação. O perfil pode ser acessado pelo link: instagram.com/ricardoresstel.

Para os empreendedores e colaboradores de empresas de Amambai que estiveram presentes, a palestra deixou claro que a liderança pode ser desenvolvida como uma competência, reforçando a importância do papel do líder na formação de equipes fortes e na promoção de crescimento organizacional.

A realização do evento marcou mais uma iniciativa da ACIA em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Amambai, promovendo o desenvolvimento econômico e o fortalecimento das lideranças locais.

Fonte e Fotos: Raquel Fernandes/Secom

Jovem de 14 anos é encontrado morto na Aldeia Amambai

0
Foto: Divulgação/PCMS

Na noite de quinta-feira, dia 17, um adolescente identificado como C.F.M., de 14 anos, foi encontrado sem vida na Aldeia Amambai. A Polícia Civil foi acionada para atender a ocorrência, e uma equipe especializada compareceu ao local para realizar a investigação.

De acordo com o boletim de ocorrência, o corpo de C.F.M. foi encontrado em condições que indicam uma possível causa acidental ou suicídio. Segundo o relato de um familiar, também apresentado no boletim de ocorrência, o jovem não apresentava problemas de saúde, não consumia álcool, e as circunstâncias que levaram ao ocorrido são desconhecidas. No local, não foram encontrados sinais de violência ou indícios de crime.

O corpo foi recolhido por uma funerária, e as investigações continuam para esclarecer os detalhes do caso.

Onde buscar ajuda:

Se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades emocionais ou pensamentos negativos, é importante buscar ajuda. Existem serviços disponíveis para oferecer apoio:
• Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde);
• Hospitais;
• Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita), disponível 24 horas para conversar e oferecer apoio emocional.
Falar sobre os sentimentos e procurar apoio pode fazer a diferença. Não hesite em buscar ajuda se estiver enfrentando momentos difíceis.

Fonte: Grupo A Gazeta

Feira que resgata esperança de vítimas de violência é inaugurada em Caarapó

0
Destinada ao fomento de pequenos empreendedores, a ação inclui Projeto Benjamim, que acolhe e projeta o futuro de mulheres vulneráveis. (Foto: Assessoria)

A inauguração da Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó, marcada para o dia 18 de outubro, representa a concretização de um sonho antigo da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, que há 29 anos trabalha em prol do empreendedorismo cultural em Caarapó.

Para as idealizadoras, a feira não apenas promove a cultura local e o artesanato, mas também oferece uma oportunidade para que mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e emocional possam transformar suas vidas por meio do empreendedorismo.

Inserido dentro da Associação, o Projeto Benjamim é um dos pilares da iniciativa. Voltado exclusivamente para mulheres, ele nasceu com o objetivo de proporcionar apoio emocional e psicológico, especialmente para aquelas que enfrentam problemas como depressão, ansiedade, abuso e violência. Ao longo de seus três anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 130 mulheres, oferecendo não apenas suporte emocional, mas também uma chance de recomeço, ajudando-as a reconstruir suas vidas e encontrar uma nova forma de geração de renda por meio do artesanato e da cultura.

Feira que resgata esperança de vítimas de violência é inaugurada em Caarapó

Zenilda Mazarão, coordenadora da ação, destaca que o Projeto Benjamim oferece uma “mão estendida”, transformando não apenas as mulheres individualmente, mas também suas famílias. A transformação emocional que essas mulheres experimentam é o primeiro passo para que elas possam enxergar novas oportunidades de vida, empreender e ganhar autonomia financeira.

Com a inauguração da feira, a associação pretende ampliar o alcance do Projeto Benjamim, criando um espaço para que as mulheres participantes possam expor e comercializar seus produtos, como peças de artesanato, culinária e outros serviços. A feira contará com 30 expositores e cinco carrinhos de lanche, além de uma rica programação cultural com música, teatro e oficinas abertas ao público. O objetivo é fomentar a cultura local, ao mesmo tempo em que as pequenas empreendedoras da região ganham visibilidade e a oportunidade de expandir seus negócios.

A cabeleireira Gleice do Nascimento Gomes, de 31 anos, uma das beneficiárias do Projeto Benjamim, relata ter visto sua vida transformada com a iniciativa. Antes de participar, Gleice enfrentava desafios emocionais graves, como síndrome do pânico e depressão, além de depender de medicamentos diários.

Após as sessões de terapia oferecidas pelo projeto, ela afirma que se tornou “uma nova mulher” e conseguiu superar um relacionamento marcado pela dependência emocional. Hoje, ela comemora não apenas sua saúde emocional recuperada, mas também a conquista de seu próprio salão de beleza, onde compartilha sua história de superação com outras mulheres.

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) desempenhou um papel fundamental na concretização desse sonho. A coordenadora do Projeto Benjamim enfatiza que a deputada, através de seu apoio e destinação de emendas parlamentares que totalizaram R$150 mil entre 2023 e 2024, tornou possível a compra de novos equipamentos e viabilizou a realização da feira.

“A importância dela foi essencial. Ela acreditou no projeto desde o início e tem sido uma peça-chave para que muitas mulheres tenham a chance de transformar suas vidas,” destacou a coordenadora.

Para Lia, investir no empoderamento feminino e na inclusão social é uma prioridade, e o sucesso do projeto reflete sua dedicação em promover políticas públicas voltadas para as mulheres.

“Quando conheci esse projeto eu percebi o quanto nós, mulheres, somos vencedoras. Essa iniciativa da Zê e toda equipe da associação é um caminho para o resgate da alegria, da esperança. Esse projeto é a luz no fim do túnel para quem viveu cercada de sofrimento”, destaca a deputada.

O evento, além de dar visibilidade ao trabalho das mulheres, resgata sua autoestima e promove sua inclusão no mercado de trabalho. Muitas das participantes carregam histórias de superação, e agora, com o apoio da feira, podem empreender e garantir uma fonte de renda para suas famílias. “É mais do que uma feira, é uma realização de sonhos e uma grande conquista para todas nós”, conclui a coordenadora do projeto.

SERVIÇO

  • A FEPEC – Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó será inaugurada nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 18h às 23h.
  • O evento acontece na Rua José Bonifácio, ao lado da Igreja São Francisco.
  • A agenda ocorrerá semanalmente, todas às sextas-feiras, com o intuito de inserir a cultura de feira na cidade.
  • A feira promete reunir pequenos empreendedores locais, oferecendo uma grande variedade de produtos e serviços para a comunidade.

Fonte: Assessoria

Final de semana tem previsão de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Vilson Nascimento

Depois de dias intensos de muito calor, a previsão neste final de semana é de chuva em diferentes regiões do Estado. Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. Este cenário deve ocorrer principalmente nesta sexta-feira (18) e sábado (19).

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as temperaturas devem cair neste final de semana devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao transporte de calor e umidade.

Este tempo instável conta um avanço de uma frente fria, que favorece aumento de nebulosidade. Podem ocorrer chuvas intensas, com mais de 40 mm em 24 horas. Nas regiões sul, leste e sudeste do Estado as mínimas ficam em 19-23°C e máximas entre 25-33°C.

Para as regiões pantaneiras e sudoeste as mínimas serão entre 23-25°C e máximas de 29-34°C. No bolsão e norte ficam de 21-24°C (mínimas) e 27-34°C (máximas). Já na Capital a máxima poderá chegar a 30°C e mínima de 20°C.

Já no domingo (20) o tempo volta a ficar mais firme no Estado, no entanto algumas cidades poderão ter chuvas e tempestades locais, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste do Estado. Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Final de semana tem previsão de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul
Final de semana tem previsão de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul
Final de semana tem previsão de chuva em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Para Coronel David, presença de Michele Bolsonaro em evento de apoio à Adriane confirma que a direita apoia a reeleição da prefeita

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL) participou do evento que teve a presença especial da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro nesta quinta-feira (17), que veio reforçar o apoio à campanha eleitoral da prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição em Campo Grande. O encontro, batizado de “Mulheres que Transformam”, reuniu lideranças conservadoras de todo o Estado, reafirmando o apoio à Adriane e o compromisso com o papel feminino no cenário político. O evento contou com a presença de figuras de destaque, como a senadora do Distrito Federal, Damares Alves (PL); e a senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP). Adriane Lopes, anfitriã e candidata à reeleição, dividiu o palco com sua vice, Camilla Nascimento. Mônica Riedel, primeira-dama do Estado, foi a primeira a falar e destacou a oportunidade de Campo Grande reeleger a Adriane como prefeita. Falou da importância das mulheres na política e destacou o apoio do Governador Eduardo Riedel à Adriane.

Michelle Bolsonaro sustentou sobre o papel transformador das mulheres na política e a importância de sua participação ativa no cenário nacional. “Nós incentivamos e influenciamos as mulheres a entrarem na política porque nós temos causa, e a maioria das mulheres entram na política sabe por quê? Porque elas transformam suas dores em causa, e isso é o que nos move. Causa! Nós queremos fortalecer a direita em nosso país”, disse. Ao final, Michele foi enfática ao pedir apoio à Adriane e que “ela sim representa os princípios conservadores e será importante contar com a Adriane prefeita de Campo Grande, pois a reeleição dela faz parte do projeto maior que são as eleições de 2026”. Michele terminou dizendo: dia 27 é 11!

Para Coronel David, presença de Michele Bolsonaro em evento de apoio à Adriane confirma que a direita apoia a reeleição da prefeita

Em seu discurso, a senadora Damares Alves enfatizou a importância do evento, classificando-o como um momento histórico que reuniu os “verdadeiros conservadores” em apoio à reeleição de Adriane Lopes. “Porque a gente não faz aliança com esquerda, a gente não serve governo de esquerda e não nos humilhamos para a esquerda. Daqui dois anos os conservadores estarão governando em Brasília. Campo Grande precisa de uma pessoa com experiência e que defenda os princípios conservadores e por isso precisamos reeleger Adriane Lopes”, afirmou Damares.

Emocionada, a senadora Teresa Cristina agradeceu a presença de Michele Bolsonaro e disse que sempre acreditou nesse projeto da Adriane e concitou todos a serem multiplicadores de votos para a prefeita.

Coronel David endossou o compromisso de Adriane Lopes com os princípios conservadores, ressaltando o alinhamento da candidatura com o projeto nacional de direita. “O apoio à Adriane neste segundo turno é um reflexo daquilo que nós, conservadores, acreditamos: trabalho, compromisso com os valores familiares e a responsabilidade de representar a verdadeira direita nas eleições”, declarou Coronel David.

Durante sua fala a prefeita Adriane Lopes fez questão de agradecer ao deputado, destacando a importância de sua parceria. “Coronel David, muito obrigado por vir conosco, representando a direita e segurando na nossa mão, fazendo com que os nossos valores e princípios sejam bandeira não só em Campo Grande, mas no estado também”, disse Adriane, destacando o alinhamento de sua gestão com os valores conservadores defendidos pelo parlamentar.

Para Coronel David, presença de Michele Bolsonaro em evento de apoio à Adriane confirma que a direita apoia a reeleição da prefeita

O evento, carregado de muita emoção e de palavras de apoio à Adriane Lopes, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas que lotaram o local e deram demonstrações de que não faltará apoio à Adriane neste segundo turno e a Bolsonaro em 2026.

Participaram do evento os deputados federais por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL) e Luiz Ovando (PP); os deputados estaduais Lídio Lopes (Patriota), Antonio Vaz (Republicanos), e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP); a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, entre outras autoridades.

16º Leilão Sucessores põe a mostra, nesta sexta-feira, o melhor da pecuária amambaiense

0

Vilson Nascimento

Acontece na noite desta sexta-feira, 18 de outubro, em Amambai, a 16ª edição do tradicional Leilão Sucessores de Horacy Nunes da Silva e Convidados.

A programação em torno do leilão, que será realizado no Tattersal Olenir Nunes da Silva, no Parte que Exposições do Sindicato Rural, está prevista para iniciar a partir das 18h.

Segundo o pecuarista Ronan Nunes de Silva, que está a frente da organização, serão colocados a venda durante o leilão cerca de 800 cabeças, entre elas animais para cria, recria e engorda.

Promovido pela família Nunes da Silva, com a participação de pecuaristas convidados, o Leilão Sucessores é um dos maiores leilões de gado realizado anualmente na região sul do Estado, em Mato Grosso do Sul e coloca a mostra o melhor da pecuária amambaiense.

Em 2023 o Leilão Sucessores de Horacy Nunes da Silva e Convidados, que nos anos anteriores aconteceram durante a Expobai, a Exposição Agropecuária de Amambai, bateu recorde de vendas e inclusive, segundo a organização, alcançou a maior média nacional, sendo matéria destaque do DBO Rural, um portal de notícias especialista em cobertura do setor da pecuária no Brasil. (Clique AQUI para ver)

16º Leilão Sucessores põe a mostra, nesta sexta-feira, o melhor da pecuária amambaiense

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Povo   Fone: 3481-4574

No cruzamento da Rua da República com a Rua General Câmara

Alfa 7 e Amigos da Bola Tereré decidem a Copa Jamir Signori 2024 em Amambai

0
A equipe Alfa 7 chega à decisão tendo no elenco os dois principais artilheiros do campeonato até agora. (Fotos: Fubica/Sedesc)

Vilson Nascimento

As equipes, Alfa 7 e Amigos da Bola Tereré vão decidir a edição 2024 da Copa Jamir Signori de Futebol Suíço, categoria máster, em Amambai.

O Alfa 7 chegou a decisão da competição, promovida pela Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), ao vencer em uma das semifinais na noite dessa quarta-feira, 16 de outubro, a equipe Camisa 10 pelo placar de 1×0. Já o Amigos da Bola Tereré chegou à decisão do certame ao bater na outra semifinal, o campeão do ano passado, o Clube Tereré, também pelo placar de 1×0.

Paralelamente a disputa das equipes pelo título da competição que homenageia o empresário e desportista amambaiense, Jamir Signori (in memoriam), também existe a disputa, entre os atletas, pela artilharia e a posição de melhor goleiro do campeonato.

De acordo com a organização dois jogadores do Alfa 7 estão na briga direta pelo prêmio de artilheiro do certame. O Cesar Bilibil com 4 gols marcados e o Laudelino Garcia, com três gols assinalados, mas pelo menos outros cinco jogadores vem na sequência,  com dois gols marcados cada.

Já em relação ao posto de melhor goleiro, quatro jogadores estão na disputa direta. Alexandre Peralta, o “Bocão”, do Clube Tereré, Floriano Benites, do Camisa 10 e o Dirley Nogueira, do Alfa 7 sofreram dois gols cada. O Carlos Alberto, o “Cabé”, do Amigos da Bola Tereré sofreu três gols na competição até agora.

Segundo a organização do certame, a rodada decisiva na noite da quarta-feira (23) no campo do Clube Tereré vai iniciar às 19h com a decisão do terceiro lugar entre a equipe da casa e o Camisa 10 e logo na sequência será a vez da grande final entre Amigos da Bola Tereré e Alfa 7.

Alfa 7 e Amigos da Bola Tereré decidem a Copa Jamir Signori 2024 em Amambai
O time Amigos da Bola Tereré, finalista da Copa Jamir Signori de Suíço 2024.

Dupla que seguia com veículo furtado de Minas Gerais para o Paraguai é presa pelo DOF em Amambai

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na manhã desta quinta-feira (17), dois homens que seguiam para o país vizinho com um veículo Fiat Pulse furtado em Belo Horizonte.

Os militares do DOF realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-289, área rural do município de Amambai, quando deram a ordem de parada ao condutor e passageiro, ambos com 21 anos de idade. Durante a entrevista policial, os homens estavam agitados e aparentemente tensos, o que levou os policiais a procederem com uma vistoria veicular mais técnica.

Questionados sobre a propriedade do veículo, apenas informaram que seria locado, mas não sabiam quem seria o responsável. Durante a checagem dos agregados do Pulse (numeração do chassi e motor) constatou-se um registro criminal de Furto ocorrido na presente data, na capital mineira.

O condutor então disse que foram contratados para pegar o carro na cidade de Uberaba, para entregá-lo na cidade paraguaia de Capitan Bado. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 103 mil.

Polícia Civil deflagra 25ª fase da Operação Sentinela em Caarapó

0
Fotos: Assessoria/PCMS

Na manhã de hoje (17), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA e Delegacia de Caarapó, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão.

Polícia Civil deflagra 25ª fase da Operação Sentinela em Caarapó

Investigações do Núcleo de Inteligência Policial (NIP/DEPCA) identificaram de um homem de 19 anos, residente na cidade de Caarapó, que mantinha armazenado arquivos contendo abuso sexual infanto-juvenil em ambiente cibernético.

O homem foi localizado após sua atividade cibernética com acessos a sites da Dark Web e armazenamento de grande quantidade de vídeos e fotos, com cenas de sexo explícito e pornográficas envolvendo crianças e adolescente.

Durante o cumprimento do mandado o computador e os aparelhos celulares encontrados no local foram apreendidos e o homem conduzido até a Delegacia de Caarapó para as demais providências.

“Operação Sentinela” – Desenvolvida pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), visa a repressão da exploração sexual infanto-juvenil, através do monitoramento constante de atividades ilícitas, em meio virtual.

A DEPCA realiza as investigações a partir da parceria com a National Center for Missing & Exploited Children – NCMEC (EUA) e Polícia Federal.

Fonte: Ana Paula Costa/PCMS

Casa do Trabalhador disponibiliza 59 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 59 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 18 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 59 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 Vagas de Alimentador de linha de Produção

3 Vagas de Aplicador de asfalto

1 Vaga de Atendende de Balcão

1 Vaga de Auxiliar de Cozinha

1 Vaga de Auxiliar de linha de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Faxineiro

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Motofretista

1 Vaga de Operador de caixa

1 Vaga de Rasteleiro de asfalto

1 Vaga de Recepcionista Secretaria

1 Vaga de Soldador

1 Vaga de Supervisor de Televendas

3 Vagas de Vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Prefeitura de Aral Moreira iniciará obras para 42 moradias no Loteamento Ipê 04

0
Fotos: Redes sociais

Redação

O prefeito Alexandrino Garcia anunciou por meio de suas redes sociais que, nos próximos dias, a administração municipal de Aral Moreira dará início à infraestrutura necessária para a construção de 42 moradias no Loteamento Ipê 04.

Em parceria com o Governo do Estado, será realizado o asfalto e a drenagem na área, enquanto a prefeitura será responsável pela execução da terraplanagem, etapa crucial para o início das obras.

As obras, que visam beneficiar 42 famílias, proporcionando-lhes acesso à casa própria, representam um avanço na oferta de habitação no município e são parte do compromisso em promover melhorias nas condições de vida da população.

Prefeitura de Aral Moreira iniciará obras para 42 moradias no Loteamento Ipê 04

Lia Nogueira entra na campanha de Rose Modesto para prefeitura da Capital

0
Foto: Divulgação

Após o resultado do primeiro turno das eleições em Campo Grande/MS, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) declarou apoio à candidata Rose Modesto (União Brasil) no segundo turno. O anúncio vem após a derrota do candidato do PSDB, Beto Pereira, a quem Lia havia apoiado inicialmente.

No primeiro turno, Rose Modesto conquistou 131.525 votos (29,56%) e se prepara agora para enfrentar Adriane Lopes, que recebeu 140.913 votos (31,67%). De acordo com pesquisas recentes, há empate técnico entre as candidatas para o domingo, 27 de outubro.

A decisão de Lia Nogueira é justificada por seu compromisso com as famílias atípicas.

“Nós mães atípicas precisamos ter representantes que enxerguem nossos filhos com olhar de sensibilidade, carinho e acolhimento. É por esse olhar de política de transformação e humanização que escolhi estar desse lado”, afirma.

O apoio de Lia Nogueira pode representar um suporte importante à campanha da ex-vice-governadora. Ao longo do período eleitoral, Lia foi uma importante figura para as candidaturas do PSDB e aliados pelo interior do estado. Ela é presidente do PSDB Mulher e teve uma participação ativa na mobilização e capacitação de candidatas em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira

Justiça deve notificar prefeitura sobre demissão de professores de apoio em Amambai

0

A Justiça já recebeu a Ação Civil Pública do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) contra o município de Amambai, em razão da demissão de todos os professores de apoio escolar contratados da rede municipal de ensino. O próximo passo será a notificação da prefeitura para que se manifeste sobre o caso.

A ação, conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça, busca garantir o suporte educacional a alunos com deficiência, que contavam com esse acompanhamento durante o ano letivo de 2024. A ação judicial também pede que o município de Amambai anule as demissões realizadas em outubro e restabeleça os profissionais de apoio que já acompanhavam os alunos da rede municipal.

O promotor Thiago Barbosa da Silva afirmou que, a partir de agora, o próximo passo será aguardar a decisão judicial.

Até o fechamento desta reportagem, a equipe de reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Amambai para obter um posicionamento.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta