10.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 831

Prefeito eleito Sérgio Barbosa reforça parcerias com o Governo Estadual em Campo Grande

0
Fotos: Assessoria

O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, esteve em Campo Grande nesta segunda-feira, dia 21, para cumprir uma agenda importante com o governador Eduardo Riedel, reafirmando o compromisso de sua gestão com a população e assegurando novos investimentos para o município. O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador, José Carlos Barbosa, membros da bancada federal e estadual, além de outros prefeitos eleitos.

Durante a reunião, o governador garantiu que todos os acordos firmados com os municípios serão mantidos e que o governo estadual seguirá como parceiro das cidades, independentemente de suas filiações partidárias. Sérgio Barbosa destacou a relevância dessa parceria para o desenvolvimento de Amambai.

“Estamos trabalhando desde já para garantir que os compromissos assumidos durante a campanha sejam cumpridos. O governador reafirmou o apoio do governo estadual, e Amambai contará com as parcerias e investimentos necessários para que possamos realizar uma gestão eficaz e trazer melhorias para nossa população,” afirmou o prefeito eleito.

Além do encontro desta semana, está prevista para os próximos dias uma nova reunião, mais específica, voltada para prefeitos e vereadores eleitos, com o objetivo de discutir estratégias concretas para impulsionar o desenvolvimento dos municípios durante os próximos quatro anos.

Com foco na união entre governo estadual e municipal, Sérgio Barbosa pretende transformar essas parcerias em projetos que atendam às demandas da população e tragam benefícios reais para a cidade de Amambai.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Governo Federal e Prefeitura de Amambai divulgam editais de chamamento público para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

0

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, junto a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), divulgou nesta quarta-feira, 16 de outubro, os editais de chamamento público para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

As inscrições para participação de agentes e espaços culturais podem ser realizadas até o dia 25 de novembro de 2024, conforme as orientações e vagas descritas nos editais disponíveis abaixo.

Uma comissão de seleção vai avaliar os projetos, analisando o mérito cultural e a planilha orçamentária. O valor total que será investido através dos quatro editais é de R$ 307.767,50.

POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA


A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

A PNAB objetiva também estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.

Acesse os links e saiba mais:

EDITAL de fomento a execução de ações culturais PNABBaixar

ANEXOS DO EDITAL N.º 003
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
ANEXO VI
ANEXO VII
ANEXO VIII
ANEXO IX

EDITAL Premição PNABBaixar

ANEXOS DO EDITAL N.º 004
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
ANEXO VI
ANEXO VII
ANEXO VIII

EDITAL Subsidio a espaços, ambientes e iniciativas PNABBaixar

ANEXOS DO EDITAL N.º 005
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
ANEXO VI
ANEXO VII
ANEXO VIII
ANEXO IX

EDITAL Prêmios ponto de cultura PNABBaixar

ANEXOS DO EDITAL N.º 006
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
ANEXO VI
ANEXO VII

Para fortalecer primeira infância, Governo de MS apoia ações de plano do Judiciário

0
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82

Para criar mecanismos e fortalecer as políticas públicas de atendimento da primeira infância, o Governo do Estado apoia as ações desenvolvidas no plano de ação proposto pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel recebeu na manhã desta segunda-feira (21) a desembargadora Elizabete Anache, coordenadora das varas da Infância e Juventude do TJMS (Tribunal de Justiça), e a juíza Melyna Mescouto Fialho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Jardim, que entregaram e apresentaram as ações que serão desenvolvidas até 2029.

“Contribuir para fortalecer políticas públicas que garantam direitos às crianças na primeira infância é uma prioridade. O Governo do Estado atua em diversas áreas para este propósito”, disse o governador Eduardo Riedel.

“Nós trabalhamos no Tribunal de Justiça para realizar, por meio de orientação do CNJ, a criação de um comitê gestor local da primeira infância. Esse comitê não tem como trabalhar sozinho, nós dependemos de uma ação conjunta. Foi feito um diagnóstico, nós estamos trazendo um plano de ação, em que cada instituição está recebendo a sua meta. E eu conversei hoje com o Governador sobre esse fortalecimento de programas de acompanhamento familiar, e a atualização de um manual”, explicou a desembargadora Elizabete Anache.

O Pacto Nacional pela Primeira Infância é um programa que visa garantir o desenvolvimento e o bem-estar de crianças até seis anos de idade. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem um comitê gestor local da primeira infância, que foi criado para assegurar os direitos fundamentais das crianças nessa faixa etária. 

O comitê tem como objetivo coordenar a elaboração do plano de ação para garantir o atendimento integrado às crianças na primeira infância. O plano de ação deve estar atento às desigualdades sociais, práticas discriminatórias e falta de equidade de oportunidades. 

A implantação do plano define cinco eixos estratégicos de atuação que visam assegurar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos de idade. “A infância como um todo é prioridade absoluta, mas o período da primeira infância, que vai de zero a seis anos, e inclui o período de gestação, é o mais importante. Então todos os acontecimentos nesse período, influenciam na vida adulta de uma forma muito importante, intensa, para o bem ou para o mal. Uma criança que recebe cuidados adequados nesse período, por exemplo, ela consegue se alfabetizar muito melhor, consegue se comunicar muito melhor, depois vai adquirindo outras habilidades que são decorrentes daquele trabalho que foi feito na primeira infância”, disse a desembargadora.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

Atenção: recadastramento do programa ‘Energia Social: Conta de Luz Zero’ vai até 31 de dezembro

0

Os beneficiários do programa ‘Energia Social: Conta de Luz Zero’ têm pouco mais de 70 dias para fazer o recadastramento e garantir o pagamento mensal da fatura pelo Governo de Mato Grosso do Sul. O prazo termina em 31 de dezembro, sendo que neste período serão realizadas campanhas, divididas por semanas e regiões do Estado, para fortalecer o recadastramento.

“É muito importante que todos os beneficiários do programa Energia Zero, aquele que vem com a conta de luz de energia quitada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, se recadastre, porque, pela lei, aquele que não se recadastrar até o dia 31 de dezembro de 2024 não terá mais a sua conta de energia paga”, explica a secretária Patrícia Cozzolino, da Sead (Assistência Social e dos Direitos Humanos).

Quem ainda não tem o benefício, mas se enquadra nos critérios, também pode fazer um novo cadastro. Por meio do programa, o Governo de Mato Grosso do Sul faz o pagamento da conta de energia elétrica de famílias de baixa renda residentes no Estado e assim garante a continuidade do serviço essencial e ajuda quem mais precisa para que não falte dinheiro para compra de comida e remédios.

O programa vale para imóveis residenciais, seja em área urbana ou rural, com consumo mensal até 220 kWh. O titular não pode ser proprietário de mais de um imóvel residencial, deve ser beneficiário do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional e ter renda familiar mensal total de até dois salários mínimos nacionais.

O cadastramento ou recadastramento no programa deve ser feito por meio do site https://www.energiasocial.ms.gov.br, no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da residência, em uma sede do Mais Social ou em uma das agências da Sanesul. Em Campo Grande, a sede do Mais Social fica na Rua Barão de Ladário, 85, na Vila Sobrinho.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Foto: Arquivo

Times históricos da fronteira realizam amistoso nesta terça-feira (22)

0
Radialista Maurício Silva. Foto: Divulgação

Os times de futebol Décadas da Fronteira, Super Motos de Paranhos (Brasil) e Mbaracayú Ypejhú (Paraguai) farão um jogo amistoso nesta terça-feira (22). O evento, organizado pelo radialista Maurício Silva, tem como objetivo promover um encontro entre jogadores antigos e atuais de ambas as equipes.

O Mbaracayú, fundado por um grupo de amigos há 100 anos, comemorou seu centenário no último dia 4 de setembro. O time é considerado o mais tradicional de Ypejhú, cidade paraguaia, e já conquistou o título da Liga Mbaracayuense.

Já a Super Motos, fundada em 1999 por amigos da família Mattos, é conhecida por sua forte presença nos campeonatos organizados pela Secretaria de Esportes de Paranhos. Entre suas conquistas, destacam-se a Copa Inverno de 2000, a Taça Cidade e o tetracampeonato do futebol amador local.

O amistoso comemorativo será realizado no Estádio Municipal José Betiati, a partir das 17 horas, e reforça a boa relação entre os dois times, que sempre mantiveram uma forte ligação, dentro e fora de campo. Maurício Silva, conhecido como Jota, promove o evento com o apoio de amigos.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Banda de Iguatemi faz belíssima apresentação no Circuito Estadual de Bandas e Fanfarras, em Jateí

0
Foto: Divulgação

A banda de Iguatemi sempre proporciona belas participações em todos os lugares onde se apresenta. Comandada pelo maestro Everson Camargo, mais uma vez as músicas e coreografias dos componentes contagiaram o público presente ao Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Jateí-MS. O encontro aconteceu no último sábado (19) e contou com a participação de 9 corporações.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras tem como objetivo fomentar e desenvolver a cultura com apresentações musicais e performances de bandas. É um evento promovido pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio e financiamento do Governo do Estado do MS, por meio da Fundação de Cultura do MS, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.

A Banda de Iguatemi é mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a secretária da pasta, Cecília Welter Ledesma, tem dado total apoio e foi muito importante para o retorno da FAMIG, trazendo o competente maestro Everson Camargo. Além disso, a Administração Municipal investiu em novos instrumentos e belos uniformes, modernizando o visual da banda.

“Quero agradecer primeiramente à secretária de Assistência Social, Cecília, por confiar no meu trabalho e nos dar todas as condições para que a Banda de Iguatemi possa participar desses encontros e representar o Município. Para mim, é motivo de muito orgulho comandar a FAMIG. Agradeço também ao Prefeito Dr. Lídio Ledesma, a todos os servidores da Assistência Social e à Coordenação do Programa Novo Olhar”, disse o maestro Everson.

Fonte: Kidão/Assessoria

Nota de falecimento de Mayson Ribeiro Gonçalves

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, 20 de outubro, em Dourados, de Mayson Ribeiro Gonçalves, de 33 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nessa segunda-feira, (21) às 10h da manhã, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-5356

Prefeitos e vice-prefeitos eleitos do Conisul se reúnem em Amambai para iniciar mandato com diálogo e planejamento

0
Foto: Divulgação

No próximo dia 23 de outubro, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, da região sul de Mato Grosso do Sul, integrantes do CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul), e outros municípios convidados, participarão de uma importante Roda de Conversa em Amambai. O evento, que será realizado no Sindicato Rural de Amambai, às 09h, visa fortalecer o relacionamento entre os novos gestores municipais e alinhar as prioridades de transição e gestão para o próximo mandato (2025 – 2028).

Sérgio Barbosa, prefeito eleito em Amambai, destacou a importância do evento, especialmente para aqueles que estão iniciando na administração municipal ou retornando ao cargo. “O início de mandato traz muitas dúvidas e desafios, principalmente sobre as prioridades de transição, principais preocupações no inicio do mandato  e as pautas relacionadas ao consórcio CONISUL e à Assomasul. Essa troca de experiências entre prefeitos eleitos é essencial para o fortalecimento das gestões municipais”, afirmou Barbosa.

Durante o evento, será discutido o papel estratégico do sul do Estado no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com ênfase nas áreas de agricultura, industrialização e territorialidade, além de nossas prioridades e potencialidades. A importância da região será destacada como um dos motores do desenvolvimento econômico estadual. “Vamos demonstrar a força que temos para o Mato Grosso do Sul, e dar o primeiro passo para evidenciar nossa união no Sul do Estado”, ressaltou o prefeito.

Somando a essa perspectiva, o empresário Christiano Bortolotto, um dos incentivadores do encontro, realizará uma apresentação com dados consolidados sobre a economia e as áreas produtivas da região. “Nosso objetivo é mostrar o potencial de cada município e identificar as oportunidades de desenvolvimento que podem ser exploradas. A troca de experiências entre os prefeitos será fundamental para o avanço social e econômico do sul do estado”, destacou Bortolotto.

O evento promete ser um marco no início das gestões municipais da região sul, unindo prefeitos em um esforço colaborativo para compartilhar experiências e traçar estratégias para o crescimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação

DOF apreende veículo com adulteração de sinal identificador em Tacuru

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam neste sábado (19), em Tacuru, um Fiat Linea com adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O carro estava abandonado no pátio de um posto de combustível. Na ação ninguém foi preso.

Os militares realizavam patrulhamento pela MS-295, zona rural do município, quando receberam a informação que uma pessoa havia deixado o carro abandonado nas proximidades do posto.

Durante diligências, os policiais localizaram o veículo. Ao realizarem a checagem dos agregados do automóvel foi constatada a adulteração e que as placas afixadas eram falsas. Buscas foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado.

O veículo foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Tacuru. A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Operação Fronteira RFB, do Exército Brasileiro.

Dr. Bandeira comemora conquista de novo ônibus escolar viabilizado pelo Deputado Vander Loubet

0
Foto: Divulgação

O prefeito Dr. Bandeira celebrou uma importante conquista para a educação em Amambai: a chegada de um novo ônibus escolar, viabilizado através da atuação do deputado federal Vander Loubet. Essa iniciativa faz parte do Programa Caminho da Escola, promovido pelo Governo Federal, que, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está entregando veículos a municípios de todo o Brasil.

Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, a entrega de 3.000 unidades ocorrerá até 2026, utilizando recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Vander Loubet, coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, ressaltou a importância dessa entrega: “O presidente Lula já começou a entregar os ônibus de transporte escolar solicitados pelas prefeituras, e Mato Grosso do Sul não vai ficar de fora. Conseguimos aprovar a seleção das propostas de 24 municípios,” afirmou o deputado.

O novo ônibus escolar garantirá um transporte de qualidade para as crianças de Amambai, especialmente aquelas que residem em áreas de difícil acesso.

Sustentabilidade e Modernidade

O veículo é de última geração e apresenta diversas inovações, incluindo poltronas acessíveis, entradas USB, ar-condicionado, Wi-Fi e sistema de rastreamento por GPS. Além disso, o ônibus atende à norma Proconve P8, que reduz as emissões de poluentes, passando do sistema Euro 5 para o Euro 6, garantindo um transporte mais sustentável e menos poluente.

Caminho da Escola

O Programa Caminho da Escola, criado em 2007 durante o segundo governo do presidente Lula, tem como objetivo assegurar o acesso e a permanência de estudantes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas. Com a entrega deste novo ônibus, Dr. Bandeira reitera seu compromisso com a educação e a mobilidade dos estudantes em Amambai, priorizando a segurança e a qualidade do transporte escolar.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

1º Desafio Ultrapassando Barreiras é realizado na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Redação

Para promover a prática esportiva entre os jovens locais, contando com competições e uma palestra conduzida pelo atleta Itamar dos Santos, foi realizado neste domingo, dia 20, o 1º Desafio Ultrapassando Barreiras na vila Nossa Senhora Aparecida, em Amambai.

Ao jornal A Gazeta, Itamar contou que, durante o evento, compartilhou sua trajetória no esporte, do passado ao momento atual, destacando a disciplina e perseverança. “Foi uma palestra contando minha história, mostrando para essas crianças que há uma luz no fim do túnel e que todos nós somos capazes de alcançá-la”, acrescentando que “poder inspirar outras vidas com tudo o que vivi é algo realmente especial.”

Enfatizando a importância de perseverar mesmo diante das dificuldades, o atleta afirmou que “o que fazemos em vida ecoa por toda a eternidade.” Ele reforçou, ainda, o papel do esporte na formação dos jovens: “O esporte é disciplina, é acordar cedo, superar seus próprios limites, respeitar os mais velhos e todos ao seu redor.”

Além da palestra, o evento teve competições de corrida de 100 metros, com troféus para os três primeiros colocados, e uma disputa de cabo de guerra, com medalhas de participação. Ambas foram divididas nas faixas etárias de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos.

O 1º Desafio Ultrapassando Barreiras contou com o apoio da Farmácia Bampi, Intech Telecom, UniFECAF, Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), além da assistente social Dora, do presidente da Associação da Vila Nossa Senhora Aparecida, Valdecir, e dos colaboradores Renison Costa, Bruno Fernandes e Suzana Ulisses.

Confira registros do evento:

Vereador Roberto Sangue Bom pede posto de saúde e academia ao ar livre no Analy em Amambai

0
Fachada de entrada do Residencial Analy, em Amambai. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Em indicação apresentada na sessão da Câmara da segunda-feira, 17 de outubro, o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom”, pediu ao governo municipal a implantação de posto de saúde e de uma academia ao ar livre para atender as demandas dos moradores do Residencial Analy, em Amambai.

Ao justificar a indicação o vereador ressalta que a construção de um posto de saúde no Residencial Analy é fundamental para garantir o acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde, pois em razão desta ausência do Posto de Saúde os moradores são obrigados a se dirigir a outras regiões para receber atendimento médico o que pode resultar em atrasos no atendimento e agravamento de problemas de saúde.

Já a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre proporcionará, de acordo com Sangue Bom, um espaço acessível para a prática de atividades físicas, incentivando a população a adotar um estilo de vida mais saudável.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil   Fone: 99166-4242

Na Rua da República, próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Moderna arena de beach tennis é inaugurada em Iguatemi na manhã deste sábado (19)

0
Fotos: Divulgação

O beach tennis tornou-se uma febre entre os brasileiros. E, com uma visão empreendedora, a professora Elza Maria Brito, com o apoio de sua família, inaugurou a “LILLET”, moderna arena de beach tennis em Iguatemi. O evento aconteceu na manhã deste sábado (19), com a presença de várias autoridades e patrocinadores. Antes do início da cerimônia de inauguração, o padre Rodrigo esteve presente para abençoar e desejar boa sorte à proprietária. Elza fez questão de tirar fotos com todos os presentes na fachada da arena.

A arena surpreende pela infraestrutura, oferecendo aos usuários área de lazer com banheiros e uma cozinha toda equipada. Está localizada na Av. Podalírio Albuquerque e, além do beach tennis, oferece opções para a prática de Futevôlei e Vôlei de Areia. Após as falas da proprietária, do presidente da Câmara, vereador Genésio Boamorte, e do vereador eleito, Márcio José de Souza, a arena foi oficialmente aberta com o rompimento da faixa. “Estou muito orgulhosa de finalmente estar inaugurando esta obra. Esporte é investimento em saúde, e ver a população ocupando estes espaços me enche de alegria. Usem muito e cuidem bem da arena, ela é de todos.”

Também estavam presentes na inauguração empresários, atletas e patrocinadores. O prefeito municipal, Dr. Lídio Ledesma, não pôde estar presente, mas desejou sucesso à proprietária.

Fonte: Kidão da Ascom/Igt

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio   Fone: 99820-3883

Em frente ao Valotta Calçados

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vital Farma   Fone: 3481-2625

Próximo ao Mercado Alô Amambai

Prefeitura de Naviraí realizará audiência pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual para 2025

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência de Orçamento e Contabilidade, realizará uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal no dia 31 de outubro, às 10h. Durante a audiência pública será apresentada e discutida a proposta orçamentária da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.

A audiência pública visa promover a transparência e o diálogo entre a administração pública e a população, permitindo que os cidadãos compreendam melhor como os recursos públicos serão planejados e utilizados.

A realização da audiência pública está em conformidade com o disposto no artigo 48, parágrafo I, inciso I, da Lei Complementar Federal nº 131, de 27 de maio de 2009. Essa legislação determina a necessidade de audiências públicas para discutir a proposta orçamentária, garantindo que a sociedade civil tenha a chance de expressar suas opiniões e contribuições. A participação dos munícipes é fundamental para que as decisões tomadas reflitam as necessidades e prioridades dos cidadãos de Naviraí.

SERVIÇO
Evento: Audiência Pública de apresentação da proposta orçamentária da LOA para 2025
Local: Plenário da Câmara Municipal de Naviraí
Data: 31 de Outubro de 2024
Horário: 10h

Opinião: Vitória com larga vantagem de Sergio sobre Janete surpreendeu

0
Arte: A Gazeta

Passados alguns dias do resultado das eleições do último dia 6 de outubro, sobram análises e motivos que teriam levado os candidatos à derrota, e ainda, acusações de erros dessa ou daquela estratégia, e isso em todos os municípios do Estado. E onde a diferença causou surpresa, demora um pouco para digerir e conseguir fazer uma avaliação mais racional do ocorrido, e menos impulsionada pelo emocional do calor das urnas.

Pois bem, em Amambai, a vitória do candidato do MDB, Sergio Barbosa, com 52,63% dos votos contra Janete Córdoba (PSDB), com 31,07%, causou surpresa para muita gente, que até às vésperas do pleito acreditava que a disputa era acirrada (alguns dizem que não, que já sabiam há 10 dias antes do pleito que o resultado seria algo do tipo). Pesquisas divulgadas divergiam os resultados, hora de um lado, hora de outro.

O jornal A Gazeta tinha suas sondagens internas, assim como outros segmentos e candidatos também o fazem, até para servir de estratégias e que trazem números mais confiáveis, sem o interesse de quem contrata uma pesquisa. E, por essas análises internas, o desbalanceamento se deus nos últimos 10 dias das eleições, afunilando na última semana. É a nossa análise, com respeito a quem pensar diferente.

A campanha se faz, dentre outras coisas, de erros e acertos; e o primeiro (o erro) não pode ocorrer, principalmente nos últimos dias, quando não há mais tempo de consertar. Analisando a última semana de campanha, onde ocorreram uma reunião na Associação Comercial do município (ACIA), o debate na OAB, as declarações de cada lado, onde se firmam as posições de cada um, com as propostas que acabam definindo parte dos indecisos, foi sim uma semana decisiva da campanha.

E o que dizer dos erros? As palavras mal colocadas, frases mal interpretadas, a falta de foco da campanha na reta final, dentre outros pontos que os analistas de plantão fazem, podemos dizer que influenciaram sim no resultado das urnas. Nem mesmo o lado vitorioso esperava uma larga vantagem de mais de 20% nas urnas. A balança pendeu sim nos últimos dias. 

Sérgio e Luciney cresceram, Janete caiu

Conforme o resultado das urnas, Sergio obteve 52,63%, Janete 31,07%, Luciney Bampi (10,09%), Renato (3,35%), Daniel (1,81%) e Igor (1,05%). Sergio cresceu muito na preferência do eleitorado nos últimos 10 dias da eleição, principalmente nos indecisos, que sentiram mais confiança no seu projeto de administração, e isso foi se concretizando até a larga vitória no domingo, dia 06.

O candidato Luciney Bampi (PT) também mostrou crescimento nos últimos dias. Talvez fruto do debate, onde ele agradou parte do eleitorado. Pelas sondagens ele praticamente dobrou a votação nos últimos dias, saindo de 5 a 6% nas sondagens para fechar com 10,09%. Janete Córdoba, pela movimentação dos cabos eleitorais, até no dia da eleição, ainda acreditava na vitória, até que as primeiras urnas foram sendo divulgadas e mostrou o que todo mundo viu.

Em praticamente todas as seções Sergio Barbosa venceu com larga vantagem. Janete venceu em apenas uma urna, do Assentamento Guanabara, onde ela teve 19 votos, contra 13 de Sergio Barbosa, 1 do Luciney e 1 nulo. Nas urnas da E.E. Vespasiano, onde se concentra a maior votação dentre os locais de votação (3.127 votos), o candidato Sergio obteve 1.684 votos contra 1.084 de Janete. Ah! O Luciney venceu na urna da Escola Indígena Mitã Rory com 31 votos, contra 30 de Sergio e 22 da Janete. Num mundo galopante de acontecimentos em que vivemos, uma notícia atrás da outra, desde nosso bairro até os conflitos no Oriente Médio, as eleições já são águas passadas. Ficam as lições!

(Por Clesio Damasceno Ribeiro, diretor do Grupo A Gazeta)

Veja a tabela com os resultados para prefeito, por locais de votação em Amambai:

Opinião: Vitória com larga vantagem de Sergio sobre Janete surpreendeu

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

0
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (18), quando é celebrado o Dia dos Médicos, o Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais Médicos, reestabelecido em 2023. Os dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) indicam que o programa alcança atualmente 80% dos 3,9 mil municípios com população entre 700 e 52 mil habitantes, com estimativa de cobertura populacional de 26,9 milhões de pessoas. O número representa 40,9% da população desses municípios.

 “É uma grande conquista ver o crescimento desse programa essencial para o SUS chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia 13 mil profissionais. Até o final da gestão, alcançaremos a meta dos 28 mil”, diz a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os municípios de maior vulnerabilidade social também tiveram avanços na cobertura do programa: 60% dos médicos estão nessas regiões. Na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos: Amapá do Maranhão, no Maranhão; Anori, Nhamunda, Quaticuru e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas; Calcoene, no Amapá; Lizarda,    e Paranã, no Tocantins; e Santa Luiza do Pará, no Pará.

Também foi registrado crescimento do Mais Médicos na assistência à saúde indígena. Em dezembro de 2022, eram 224. Em setembro deste ano, esse número saltou para 570 profissionais ativos.

Desde o ano passado, os profissionais da área podem fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma novidade presente no 38º edital do programa foi a oferta de vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

Na última semana, o Ministério da Saúde promoveu, em parceria com o Ministério da Educação, o 3° Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2024 do Programa Mais Médicos. Participaram 364 médicos intercambistas, todos brasileiros formados no exterior. Trinta desses profissionais atuarão na Saúde Indígena, dez no Consultório na Rua e 15 na Saúde Prisional.