12 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 827

Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública

0

Para oferecer atendimento médico clínico, odontológico, oftalmológico, audiométrico e psicológico para os profissionais de segurança pública em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou hoje (25) a unidade móvel ‘Carreta da Saúde’.

O governador Eduardo Riedel participou da entrega técnica da carreta, com investimentos de R$ 9 milhões, que inclui o custo de operação do projeto.

“A Carreta da Saúde é um exemplo de cuidado, carinho, atenção e, principalmente, respeito com o maior ativo que a segurança pública tem no Estado, que é o seu profissional. Todos os profissionais de segurança pública poderão acessar essa carreta nos mais diversos municípios para ter atendimento de saúde, odontológico, auditivo, visão, para que possam ser cuidados. É uma iniciativa inédita e a gente fica muito feliz de poder entregar isso para as forças de segurança porque a gente sabe o resultado que eles têm dado com o Estado”, disse Riedel.

A “Carreta da Saúde” é uma unidade móvel que foi adquirida por meio de convênio firmado entre Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com investimentos do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).

“Apresentamos hoje o que tem de mais moderno no mundo, na área de assistência biopsicosocial. Essa carreta vai rodar todo o Mato Grosso do Sul, levando para os nossos policiais o que tem de melhor, não só em equipamento, mas também em assistência. Estarão médicos, dentistas, todos prontos para atender o nosso público”, disse o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp).

Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública

No veículo será oferecido atendimento de saúde para profissionais de todas as Forças de Segurança (policiais civis, policiais militares, policiais penais, peritos criminais, médicos legistas, agentes de polícia científica, agentes socioeducadores, bombeiros militares e servidores administrativos) do Estado. A ação é parte do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp).

“É uma sensação de dever cumprido. A carreta vai atender os servidores para poder manter sempre o atendimento de excelência para a nossa população sul-mato-grossense”, disse a sargento Marlize Soares Martins, do Corpo de Bombeiros Militar, que é habilitada para conduzir a carreta.

A Unidade Móvel iniciará suas operações em novembro, com foco na linha e faixa de fronteira, contemplando 13 cidades. A escolha estratégica atende rapidamente os profissionais expostos a condições de trabalho mais adversas, incluindo contrabando e tráfico de drogas.

O atendimento será realizado nos municípios de Dourados, Caracol, Sete Quedas, Porto Murtinho, Corumbá, Japorã, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos.

A iniciativa representa um marco na valorização dos profissionais da segurança pública em Mato Grosso do Sul. A medida é uma resposta direta às demandas de saúde física e mental dos servidores, refletindo o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sejusp, com a melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus agentes, sobretudo aqueles em áreas mais distantes e de difícil acesso.

Também participaram da entrega o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Pouso Sallas e o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, além do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio e o comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes.

Investimentos

Desde 2023, o Governo de MS investiu aproximadamente R$ 152,8 milhões na Segurança Pública, abrangendo aquisição de equipamentos, armamentos, viaturas, modernização tecnológica e obras de construção e reforma de unidades em todo o Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Polícia Científica de Amambai adere à Campanha Caixa Encantada para arrecadar brinquedos e levar alegria no Natal

0
Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Amambai está participando ativamente da campanha Caixa Encantada, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pelos servidores públicos, com o objetivo de levar alegria às crianças que mais precisam. Essa é uma iniciativa anual voltada para a arrecadação de brinquedos, e neste ano a expectativa é que a comunidade se mobilize ainda mais para fazer o Natal das crianças mais feliz.

Em Amambai, as doações podem ser feitas diretamente na sede da Polícia Científica, localizada na Rua Colombo, 807, no Centro (no prédio do antigo Hospital Joana). Qualquer pessoa pode contribuir doando brinquedos novos ou em bom estado de conservação até o mês de dezembro.

A participação de todos é essencial para que mais crianças recebam presentes e sintam a magia do Natal. Este é um gesto simples, mas que faz uma grande diferença, e a sua contribuição é fundamental para fortalecer essa corrente do bem.

Doe e faça parte da transformação neste Natal!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Polícia Civil elucida furto de mais de R$ 35 mil praticado contra idoso em Amambai

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigação Geral (SIG) da Delegacia de Amambai-MS, elucidou, nesta sexta-feira, 25/10, um furto de mais de R$ 35 mil, em dinheiro, praticado contra um idoso de 78 anos. De acordo com relatos da vítima, em sua residência havia uma caixa de sapatos que era utilizada para guardar dinheiro.

Na data do ocorrido, a vítima procurou pela caixa, para guardar um cheque que havia recebido, todavia se deparou com o local vazio. Diante dos fatos, o idoso procurou a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para comunicar o furto.

Após tomar conhecimento dos fatos, a Delegacia de Amambai iniciou investigação e descobriu que o furto foi praticado por uma neta do idoso, de 18 anos. Ao ser interrogada e confrontada com as evidências reunidas pela equipe SIG, a mulher confessou que teve acesso a residência da vítima e de lá subtraiu o dinheiro que estava dentro da caixa de sapatos.

Segundo a autora, o dinheiro foi utilizado para comprar produtos para uma loja que ela possui na cidade. Diante dos fatos, a mulher foi indiciada por furto.

Grupo da melhor idade de Iguatemi participa do festival de dança coreografada na cidade de Dourados

0

Na noite dessa quinta-feira (24) foi realizada a abertura do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul. Após a Cerimônia Oficial de Abertura, com a entrada das delegações participantes. A Delegação iguatemiense participará com 11 membros sob o comando da Professora e Coreógrafa Carol Ananias. A Secretária Municipal da Assistência Social, Cecília Welter Ledesma, viajou para a cidade de Dourados-MS, sede do Festival, para acompanhar e prestigiar o Grupo de Iguatemi. Acompanham também, chefiando a delegação, o Professor de Educação Física Valdecir Venciguerra, Soeli Linhares Enfermeira e motorista Roney.

21 delegações, de todo o estado de Mato Grosso do Sul, estão participando do Festival.  A competição, é organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Os Jogos da Melhor Idade, no caso o Festival de Dança, não só proporciona a oportunidade de viver em comunidade e desfrutar de benefícios sociais, incluindo o fortalecimento de laços de amizade. A alegria, a convivência, tudo isso contribui para uma vida saudável. O Grupo de Iguatemi se apresenta na tarde desta sexta-feira.

Fonte: Kidão – Assessoria Prefeitura de Iguatemi

Programa criado para promoção da dignidade da criança indígena segue abandonado em Dourados

0
Fotos: Assessoria

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), lançado em 2002 na Aldeia Bororó em Dourados-MS, segue interrompido pela administração municipal. Com o objetivo de atender crianças e adolescentes de 7 a 16 anos que estavam em situação de vulnerabilidade, o programa foi criado para proporcionar uma jornada ampliada socioeducativa com atividades multidisciplinares.

A iniciativa promovia reforço escolar, esportes, lazer e dança, além de garantir alimentação saudável e uma bolsa-auxílio, buscando resgatar a cidadania dessas crianças e promover a valorização da cultura indígena local. Contudo, o que antes era um espaço de aprendizado e valorização da cultura indígena, agora está tomado por mato e lixo, privando crianças e adolescentes de terem um ambiente adequado para as atividades.

Esse cenário motivou a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) a formalizar um pedido de reativação do programa junto ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP). O PETI atendia cerca de 110 crianças vulneráveis.

A deputada destaca a urgência da reativação do programa, ressaltando que o abandono do PETI prejudica o desenvolvimento das crianças da comunidade indígena, além de interromper o contato delas com suas tradições culturais.

“A reforma, manutenção e reativação do PETI são urgentes para restaurar o ambiente seguro e educativo que esse programa proporcionava, contribuindo significativamente para o futuro das crianças indígenas de Dourados”, afirma a parlamentar.

Para Lia Nogueira, o poder público precisa valorizar a inclusão e o desenvolvimento social, principalmente em comunidades vulneráveis como as indígenas.

“Dourados possui a maior comunidade indígena urbanizada do Brasil. São cerca de 15 mil habitantes, em que sua imensa maioria se encontram em uma realidade complexa, vulnerável, cuja educação é a única porta de acesso para uma transformação significativa dessa realidade”, destacou.

Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira

Secretaria de Saúde está realizando exames preventivos em todas as unidades da área urbana e rural de Iguatemi

0
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Iguatemi está realizando o “Outubro Rosa” em todas as Unidades de Saúde da área urbana e rural do município. A campanha acontece anualmente e visa conscientizar a classe feminina da importância dos exames preventivos. De acordo com os profissionais de Saúde, o diagnóstico precoce é o melhor meio para o sucesso na cura do câncer.

As unidades estão realizando os exames de mamografia e de colo de útero. Os atendimentos estão acontecendo durante o dia e, também em horários estendidos. Muitas mulheres agendam, mas não comparecem para a realização dos exames. Por isso, é preciso reforçar e conscientizar sobre a importância dos exames. O Câncer de mama está entre os cânceres que mais faz vítimas fatais no Brasil.

A campanha, teve início do dia 1º de outubro com a vinda da Carreta do Hospital do Câncer que ficou estacionada em frete ao Pronto Atendimento Municipal.

Fonte: Kidão/Assessoria

Gilberto Segóvia garante 84 cadeiras almofadadas para o PAM em Caarapó

0

Uma ação do presidente da Câmara Municipal de Caarapó, Gilberto Segóvia (PSDB) garantiu a destinação de 84 cadeiras (modelo longarinas) para o PAM. De acordo com Gilberto, as cadeiras foram entregues nessa terça-feira e já estão atendendo as necessidades dos pacientes.

Conforme explicou o presidente, desde o inicio do ano havia uma reclamação da situação das cadeiras na sala de espera do PAM – como constava no cronograma a adequação de acessibilidade e substituição dos assentos do plenário da Câmara Municipal, o presidente, em diálogo com o prefeito André Nezzi e o setor controle de patrimônio – já fez a destinação para o PAM.

“Fiquei feliz em poder contribuir com a melhoria do PAM. Com essa ação, nós ajudamos a substituir as cadeiras de plástico antigas e ainda colocar assento nos corredores onde muitas vezes os pacientes ficavam em pé, dependendo das demandas do dia”, disse o presidente.

Nota de falecimento de Onório Cabanha Toledo

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, dia 25 de outubro, no Hospital Regional, em Amambai, de Onório Cabanha Toledo, de 58 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu neste sábado (26) às 8h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Amambai está de luto: Morre aos 58 anos o desportista Onório Toledo

0

Vilson Nascimento

O município de Amambai está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, 25 de outubro, no Hospital Regional local o desportista e campeão de laço comprido Onório Cabanha Toledo, de 58 anos.

Onório, que era bastante conhecido na cidade, lutava contra um câncer.

Por conta do falecimento do desportista, as finais da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, que estava prevista para acontecer na noite desta sexta-feira (25) foram transferidas para a manhã deste domingo, dia 27 de outubro, no campo do Clube Tereré.

A Prefeitura de Amambai, por meio do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, emitiu nota de pesar pelo falecimento do desportista.

O corpo de Onório Toledo está sendo velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento acontece neste sábado, dia 26 de outubro, às 8h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Amambai está de luto: Morre aos 58 anos o desportista Onório Toledo

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí

0

Para realizar o sonho da casa própria, o governador Eduardo Riedel assinou nesta quinta-feira (24) os contratos para construção de 258 novas moradias nas cidades de Dourados e Naviraí. As habitações fazem parte de uma parceria entre o Estado, governo federal e os municípios, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que faz parte do Minha Casa, Minha Vida.

O governador destacou que realizar o sonho da casa própria de centenas de famílias é possível devido um esforço coletivo e um trabalho em conjunto. “Uma parceria de sucesso, com cada um fazendo sua parte, para conseguir viabilizar as novas moradias. Esta é uma conquista para todo o Estado. Vamos continuar nesta linha que é colocar a habitação como prioridade”.

As novas moradias serão destinadas para atender famílias da Faixa 1, que possuem renda de até R$ 2.850,00. Desde o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, Mato Grosso do Sul já assinou o oitavo empreendimentos, em seis cidades, chegando a 1.022 unidades habitacionais.

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí
Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí

Serão 198 moradias para Dourados, sendo 108 na Vida Nova Cidade Jardim e mais 90 no Conjunto Habitacional GreenVille II. O governo do Estado investirá na implantação da rede de abastecimento de água e esgoto onde serão erguidas as unidades.

“Hoje é um dia especial. Após todo esforço coletivo e um trabalho sensacional da Agehab, conseguimos chegar nesta assinatura. O cidadão quer a sua casa própria e neste processo muitas famílias serão beneficiadas. Novas moradias ajudam a cidade a se desenvolver”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Para Naviraí serão 60 novas habitações, que serão construídas no Residencial Interlagos. Além da contrapartida do Estado, a Agehab forneceu apoio técnico e institucional para o cadastramento da proposta e aprovação dos projetos até sua contratação no programa federal.

“Os municípios procuram cada vez mais moradias, pois é uma demanda grande da população. Tenho que agradecer todo esforço e dedicação de todos. As novas residências serão um marco para cidade”, destacou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí
Governador assinou a construção de novas moradias

A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani, explicou que agora o próximo passo é o início da construção das moradias. Já as famílias que desejam ser contempladas devem fazer as inscrições nos municípios.

“O esforço de todos fez com que não perdêssemos nenhuma casa para o Estado. Tenho que agradecer ao governador pelo empenho e por priorizar a habitação, isto é o que garante estas parcerias. Um objetivo comum que vai atender as pessoas com novas moradias”, disse Avesani.

O superintendente de rede da Caixa Econômica Federal no Mato Grosso do Sul, Augusto César Merey Vilhalba, destacou a importância do empreendimento na região. “Trata-se de uma ação importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com as parcerias do governo do estado e prefeituras, viabilizando o sonho da casa própria. Estamos chegando ao oitavo empreendimento, com investimento de R$ 191,5 milhões “, disse.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Itaquiraí – Jovens que morreram em acidente no Paraná foram velados na quarta-feira (23)

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Folha do Cone Sul/Montagem OBemdito

O velório dos jovens Jhonatan Silva Rodrigues, Alisson Neves Rodrigues e Valter de Lima, vítimas de um acidente na BR-487, na Estrada Boiadeira, entre os distritos de Serra dos Dourados e Santa Eliza, em Umuarama (PR), ocorreu na quarta-feira (23), em Itaquiraí. O acidente envolveu uma colisão frontal entre o veículo dos jovens e um Audi A3 conduzido por um morador local, que sofreu ferimentos graves. (Correio do Estado)

Corumbá – Maior tatu-canastra da década é capturado no Pantanal sul-mato-grossense

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: ICAS

Wolfgang, o maior tatu-canastra macho registrado no Pantanal nos últimos 14 anos, com 160 cm e 36 kg, foi capturado na Fazenda Baia das Pedras, na região da Nhecolândia, como parte do Projeto Tatu-Canastra. Também foi instalado um transmissor VHF para monitorar a reprodução do tatu-canastra e tamanduá-bandeira.(JD1 Notícias)

Três Lagoas – Vitória é convocada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Sejuvel

Destaque em competições nacionais, Vitória da Silva Barreto, atleta de Três Lagoas, foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18, na prova de arremesso. O campeonato acontece entre 6 e 8 de dezembro, em San Luis, na Argentina. (Campo Grande News)

Campo Grande – Desembargadores são afastados em investigação que apura venda de sentenças

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/TJMS

Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foram afastados em uma investigação sobre corrupção e venda de sentenças. Foram apreendidos armas e mais de R$ 3 milhões em espécie, sendo R$ 2,7 milhões na casa de um dos investigados. O STJ ordenou os afastamentos e autorizou a Polícia Federal a cumprir 44 mandados de busca e apreensão, envolvendo servidores, advogados e empresários suspeitos. (g1)

Estado – Esquema em compra de bebidas alcoólicas provoca prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres públicos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: PCMS

Um esquema de fraude fiscal no setor de bebidas alcoólicas causou um prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres públicos do Estado. A investigação revelou que uma empresa comprava mercadorias de “empresas noteiras”, que emitiam notas fiscais fraudulentas, levantando suspeitas após movimentar R$ 21 milhões em 18 meses, apesar de ter um capital social de apenas R$ 50 mil. (EnfoqueMS)

Dourados – Multinacional anuncia desativação de fábrica de fertilizantes

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

A multinacional Heringer anunciou a “hibernação” da fábrica de fertilizantes em Dourados, mas a empresa não descarta possibilidade de retomar o trabalho na unidade, localizada na margem da rodovia BR-163, na saída para Caarapó. O processo será realizado de forma gradual, com redução progressiva das operações nos próximos meses. (Sul News)

Jaraguari – Trio é condenado a mais de 90 anos por matar caminhoneiro em emboscada

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

Três homens foram condenados a penas que, juntas, somam mais de 90 anos de prisão pelo latrocínio do caminhoneiro André Augusto Borsoi, em Jaraguari, em 2022. Os criminosos conheciam a rotina da vítima e armaram uma emboscada, bloqueando a estrada com troncos. Eles roubaram um celular e mais de R$ 20 mil. (A Onça)

Jardim – Adolescente morre atropelada por caminhão ao sair da escola

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Jardim MS News

Uma adolescente de 16 anos morreu na segunda-feira (21) em Jardim, após ser atropelada por uma carreta enquanto pilotava uma bicicleta elétrica ao sair da escola. Com o impacto, a jovem foi arremessada para debaixo do veículo. O caminhoneiro, em estado de choque, precisou ser levado ao hospital. (Folha de Campo Grande)

Campo Grande – Carro invade calçada e atropela crianças e adolescente

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto Nova Lima News

Quatro crianças e uma adolescente foram atropeladas por um carro enquanto brincavam na rua, em Campo Grande, ontem (24). Uma das crianças ficou em estado grave e precisou ser entubada. O motorista, que alegou ter perdido o controle da direção e que havia saído de uma igreja, invadiu a pista contrária, atingindo o grupo. (Diário Digital)

Estado – Governo de MS declara situação de emergência devido à seca

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Gerson Oliveira

O Governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência nos 79 municípios do Estado por 180 dias devido à estiagem prolongada. O decreto, baseado na seca extrema que dura meses, cita o aumento dos focos de calor, impactos na agropecuária e perda da vegetação, do solo, da fauna, bens materiais e riscos à vida humana. (Correio do Estado)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Sindicato Rural elege nova diretoria em Amambai

0
O atual presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti (e) e o presidente eleito, Manoel Douglas Júnior. Posse da nova diretoria acontece dia 22 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

O Sindicato Rural elegeu na terça-feira, 22 de outubro, sua nova diretoria para o próximo triênio, em Amambai.

Foi eleito presidente da entidade ruralista para um mandato de três anos o produtor rural Manoel Douglas Antunes Pinto Júnior. Ele vai substituir o também produtor rural e empresário Rodrigo Ângelo Lorenzetti, que está concluindo seu segundo mandato consecutivo frente à presidência do SRA.

A eleição teve chapa única, o que demostra, segundo a direção do Sindicato Rural, a demonstração de união da classe produtora amambaiense.

Douglas que faz parte de uma nova geração que vem tomando a frente do agronegócio, em Amambai, terá como vice-presidente Gesiel de Oliveira Berno, como secretário Paulo Vitor dos Santos e como tesoureiro o Gabriel Bueno Vizzoto.

Ainda compõe a nova diretoria eleita os suplentes; Ricardo Boffo Mandotti, Braz Henrique Nunes da Silva Cayuela, Guilherme Ribas Dalla Barba e Waldi Braucks.

Segundo o atual presidente do SRA, Rodrigo Lorenzetti, a posse da nova diretoria está prevista para acontecer durante um ato solene a ser realizado no dia 22 de novembro.

A nova direção da entidade ruralista assume o cargo em um momento que o agronegócio, apesar dos contratempos climáticos dos últimos dois anos que afetaram a produção, está em plena expansão no município, com uma pecuária forte e o aumento expressivo da área plantada com grãos como soja e milho.

Assista entrevista com os presidentes

Um dos desafios da nova direção do SRA também será a elaboração da programação para a edição 2025 da Expobai, a Exposição Agropecuária de Amambai, que é uma das maiores feiras do agronegócio do Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul e que em 2024 não foi realizada por conta dos impactos da seca na produção aliado ao baixo preço de mercado dos produtos gerados pelo agro, fatores que limitaram o poder de compra do produtor rural, com isso limitou também a possibilidade de negócios, afugentando expositores.

Para 2025, segundo a direção do Sindicato Rural, a Expobai voltará a ser realizada, inclusive com perspectivas de ser antecipada para o primeiro semestre do ano.

Flamboyant/Intech Telecom e Invernada decidem nesta sexta a Copa Cidade de Suíço 2024 em Amambai

0
A equipe da Fazenda Flamboyant/Intech Telecom chegou à decisão ao vencer nos pênaltis a atual bicampeã do certame, Auto Elétrica Conesul, em uma das semifinais. (Fotos: Organização)

Vilson Nascimento

Fazenda Flamboyant/Intech Telecom e a equipe indígena Invernada, da Aldeia Amambai, vão decidir na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, no campo do Clube Tereré, a 5ª Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, em Amambai.

As semifinais da competição, promovida pelo advogado e vereador, em Amambai, Dr. Odil Puques e pelo policial militar Paulo Borges, aconteceram na noite dessa terça-feira, dia 22 de outubro, no Estádio Municipal Ernesto Landolfi.

A Fazenda Flamboyant/Intech Telecom, que tem a frente da coordenação o Peterson Zanata, o “Peteca”, chegou à decisão do certame ao bater, em uma das semifinais, a Auto Elétrica Conesul pelo placar de 3×2 nas cobranças de pênaltis, após empate em 1×1 no tempo normal de jogo.

Com a derrota a Auto Elétrica Conesul, que já é bicampeã da Copa Cidade Crepúsculo, teve que adiar a busca pelo tricampeonato e consequentemente a posse definitiva do gigantesco troféu transitório do certame.

Já a equipe Invernada, que tem a frente o experiente técnico Benito Ovando, chegou à decisão ao derrotar na outra semifinal, a equipe Clínica das Motos pelo placar de 1×0.

De acordo com a organização, dois jogadores, Luan Cáceres, da equipe Invernada e Maicon Ferreira, da equipe Amauri Pinturas, dividem a artilharia da Copa Cidade Crepúsculo 2024 com 5 gols cada, mas eles são seguidos de perto por outros cinco jogadores com 4 gols cada. Três deles, Huliel, da Clínica das Matos, Wesley Silva, da Flamboyant e Leimy Pita, da Auto Elétrica Conesul, ainda jogam pelo campeonato.

Em relação a defesa menos vazada, segundo a organização Fazenda Flamboyant/Intech Telecom e Auto Elétrica Conesul sofreram apenas 2 gols até agora durante a competição.

Segundo Dr. Odil Puques, a rodada final da 5ª Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço na noite desta sexta-feira (25) no Clube Tereré terá início às 19h com a disputa da terceira colocação entre Clínica das Motos e Auto Elétrica Conesul e logo na sequência Fazenda Flamboyant/Intech Telecom e Invernada duelam para ver quem fica com o título do certame em 2024.

Flamboyant/Intech Telecom e Invernada decidem nesta sexta a Copa Cidade de Suíço 2024 em Amambai
A equipe Invernada comandada pelo técnico Benito Ovando chegou a decisão ao passar pela Clínica das Motos ao vencer pelo placar de 1×0.

Casa do Trabalhador disponibiliza 54 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 54 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 25 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 54 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 Vagas de Alimentador de linha de Produção

3 Vagas de Aplicador de asfalto

1 Vaga de Atendende de Balcão

1 Vaga de Auxiliar de Cozinha

1 Vaga de Auxiliar de linha de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Supervisor de Televendas

1 Vaga de Atendente de Loja

1 Vaga de Estoquista

1 Vaga motorista

1 Vaga de Faxineiro

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma  Fone: 99329-1923

Em frente ao Terminal Rodoviário

Nota de falecimento de Zonemi Saldanha Moreira

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quinta-feira, 24 de outubro, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Zonemi Saldanha Moreira, de 88 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nessa sexta-feira, (25) às 8h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Reconhecimento e reparação: Peritos papiloscopistas celebram conquista histórica

0
Fotos: Assessoria

Projeto de lei aprovado as 10h57m desta quinta-feira na Assembleia Legislativa de MS corrigiu uma distorção histórica na relação de trabalho de uma das principais categorias da Polícia Civil, que são os peritos papiloscopistas. É a união das carreiras do Executivo de perito forense e oficial, equiparando o trabalho de perícia de identificação de natureza criminal.

A votação aconteceu com a efetiva participação da categoria, da capital e dos municípios do interior do Estado. O clima era de satisfação e entusiasmo pela conquista, que pode também, no futuro, corrigir distorções em termos de remuneração salarial.

“Hoje é, de fato, um marco significativo para a categoria dos peritos papiloscopistas do MS, com a alteração da Lei Complementar 114/2005, que é um passo importante para o reconhecimento da categoria. A inclusão dos cargos de Perito Papiloscopista e Perito Criminal em uma mesma carreira, devido ao fato de ambos pertencerem à estrutura da Perícia Oficial Forense, reflete uma demanda antiga da categoria, que agora está solucionada”, observa Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS).

“A aprovação representa não só o reconhecimento da importância da categoria para a perícia oficial forense, mas também uma correção histórica de uma distinção que, por muito tempo, prejudicou a valorização adequada dos peritos papiloscopistas”, declara Danielle.

Conforme a dirigente, o reconhecimento lícito da demanda por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE/MS), da Advocacia Geral da União e do Supremo Tribunal Federal reforçam a validade e importância dessa medida. “O reconhecimento da condição de perito oficial demonstra o entendimento das instâncias jurídicas superiores sobre a necessidade de corrigir essa discrepância, valorizando o trabalho dos peritos papiloscopistas no contexto da perícia criminal”, declara.

Danielle Bueno faz questão de destacar a atuação do deputado delegado Caravina e da deputada Mara Caseiro, definida como foi crucial nesse processo. “O empenho de ambos na interlocução entre a categoria, o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa foram fundamentais para que o projeto de lei chegasse à Casa de Leis”, testemunha a presidente.

Além de citar os dois parlamentares, a presidente foi incisiva em agradecer o governador Eduardo Riedel pela sensibilidade em acatar a demanda da categoria e transformar em projeto de lei para ser apreciado pelos deputados. ” O SINPAP, sindicato que representa os peritos papiloscopistas, expressa seu agradecimento ao governador e a todos parlamentares envolvidos na aprovação desta lei, que representa uma conquista histórica”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Policiais militares rodoviários recebem congratulação de Coronel David pela apreensão de 2 toneladas de maconha em Ponta Porã

0
Foto: Assessoria

Em reconhecimento a uma ação exemplar no combate ao tráfico de drogas, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), por proposição do deputado estadual Coronel David (PL), enviará uma Moção de Congratulação aos Policiais Militares Rodoviários do Estado. A homenagem decorre da apreensão de 2 toneladas de maconha, realizada no dia 14 de outubro de 2024, na rodovia MS-164, no município de Ponta Porã.

A operação, que integrou a ação “Protetor”, ocorreu no KM 105 da rodovia, quando os policiais abordaram um caminhão boiadeiro aparentemente vazio. A experiência e a perspicácia dos agentes, contudo, os levaram a uma inspeção minuciosa do veículo, que culminou na descoberta de um fundo falso na carroceria. Ocultadas sob o assoalho, as autoridades encontraram 2 toneladas da droga. O motorista foi imediatamente preso e levado para prestar esclarecimentos.

Participaram dessa ação os Policiais Militares Rodoviários Segundo Sargento Leandro Dutra de Souza, Cabo Jean de Campos Roman, Soldado Mateus Soares Gomes e Soldado Luiz Gustavo Vieira Calheiros. “O sucesso da operação reflete a eficácia do trabalho preventivo e de repressão ao crime organizado que a Polícia Militar Rodoviária vem realizando no estado”, comemorou o deputado.

Coronel David ressaltou que essa moção de reconhecimento é mais do que merecida. “É uma forma de expressar o respeito e a gratidão da Assembleia Legislativa e do povo sul-mato-grossense pela atuação incansável de nossos policiais na proteção das fronteiras e no combate ao tráfico de drogas, que tanto ameaça nossa sociedade”, afirmou.

Fonte: Assessoria do Deputado Coronel David