10.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 826

Nova etapa de pavimentação asfáltica na Rua Silvino Fernandes leva infraestrutura para Vila Operária

0
Foto: Divulgação

Em uma nova frete de trabalho, a rua Silvino Fernandes esta recebendo obras de infraestrutura com a pavimentação asfáltica, beneficiando aquela parcela da população.

Máquinas e operários estão trabalhando neste sábado (25), para garantir o cumprimento do prazo de conclusão da obra.

Além do pavimento, a drenagem também já foi implantada e garantirá a qualidade do investimento, garantindo eficiência para os trabalhos.

Até o momento, a equipe responsável já finalizou as etapas de terraplanagem, implantação de drenagem pluvial e compactação do solo, essenciais para garantir a durabilidade do pavimento. Agora, com o asfalto sendo aplicado, a obra está próxima da fase final. Após a conclusão da pavimentação, será realizada a construção de calçadas, demarcação de faixas e instalação de sinalização, promovendo uma organização segura do trânsito local.

Benefícios para a Comunidade

Com a pavimentação, espera-se uma série de benefícios: a diminuição da poeira e da lama nas vias, o aumento da segurança para motoristas e pedestres e a valorização dos imóveis da região.

O prefeito Lídio Ledesma garantiu o compromisso de trabalhar para deixar a cidade totalmente asfaltada. “Asfalto é qualidade de vida e benfeitorias para a população e este é o nosso compromisso”, concluiu Ledesma.

Fonte: Kidão/Assessoria

Grupo da Melhor Idade de Iguatemi é vice-campeão no Festival Sul-mato-grossense de Dança Coreografada

0
Foto: Divulgação

O Grupo de Dança da Melhor Idade de Iguatemi conquistou o vice-campeonato no Festival de Dança Coreografada de Mato Grosso do Sul. A conquista, aconteceu na cidade de Dourados nesta sexta-feira (25), após uma belíssima apresentação dos iguatemienses, mostrando as belezas do Pantanal mas, também, abordando a triste realidade provocada pelas queimadas. Um verdadeiro show proporcionado pelos 11 idosos dançarinos. 21 delegações de todo o estado de Mato Grosso do Sul, participaram do Festival. A Secretária Municipal da Assistência Social, Cecília Welter Ledesma e todos que acompanharam a delegação comemoraram euforicamente a grande conquista.

O Grupo de Dança da Melhor Idade teve como professora e coreógrafa, Carol Ananias e os ensaios aconteceram na sede do Conviver “Lírios do Vale”. Acompanham também, chefiando a delegação, o Professor de Educação Física Valdecir Venciguerra, Soeli Linhares Enfermeira e motorista Roney.

De acordo com o Prefeito Lídio Ledesma, é muito gratificante ver o sucesso do Grupo da Melhor Idade de Iguatemi. “Hoje é um dia de muita alegria, dia que comemoramos o sucesso de nossos idosos por essa conquista. Mais uma vez, eles colocaram o nome do Município em destaque. Parabenizamos a todos pela conquista!”, felicitou Lídio.

Fonte: Kidão/Assessoria

Nota de falecimento de Eneu Santos de Oliveira

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, 26 de outubro, no Hospital Regional, em Amambai, de Eneu Santos de Oliveira, 88 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece neste domingo (27) às 9h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Hiper Popular  Fone: 99279-2364

Antiga Farmácia São Lucas

Morre na Santa Casa em Campo Grande homem baleado em troca de tiros com a PM em Amambai

0
Foto: Vilson Nascimento/Arquivo

Vilson Nascimento

Morreu na madrugada desse sábado, 26 de outubro, na Santa Casa, em Campo Grande, um homem de 30 anos ferido em troca de tiros com a Polícia Militar, fato ocorrido no início da noite dessa sexta-feira, dia 25, em Amambai.

Segundo nota oficial emitida pelo comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, Adolfo Rafael Berlitz Antunes teria reagido e efetuado disparos contra a guarnição quando os policiais realizavam atendimento a uma ocorrência relacionada à violência doméstica envolvendo o homem baleado.

Na ocasião, segundo a nota da Polícia Militar, os policiais reagiram e, na troca de tiros, Rafael teria sido alvejado por pelo menos quatro disparos: um na região da face, um no tórax, um no abdômen e outro na região abaixo da cintura. De acordo com a PM, nenhum policial foi atingido durante a ação.

Socorrido para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai, o homem recebeu atendimento emergencial, mas, devido à gravidade dos ferimentos, acabou sendo transferido em vaga zero para a capital do Estado, Campo Grande, onde não resistiu e foi a óbito.

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA EMITIDA PELA PM

3ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR / CPA-4

Nota à Imprensa

A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai vem, por meio desta, esclarecer sobre os fatos ocorridos no final da tarde desta sexta-feira, 25/10/2024.

A equipe de Rádio Patrulha foi acionada pela Central de Operações para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e violência doméstica na Rua Wanderley da Silva Ramos, próximo ao Mercado Cardoso. Empenhada, a equipe deslocou e, no local, os policiais militares visualizaram um homem que ameaçava uma mulher com uma arma de fogo.

Os policiais iniciaram uma breve negociação e conseguiram tirar a mulher do alcance do agressor. Em seguida, tentaram verbalizar com o homem, mas este disparou contra os militares, que se defenderam da injusta agressão, alvejando o indivíduo.

Imediatamente, os policiais socorreram o homem para o Hospital Regional, onde foram realizados os primeiros atendimentos. Necessitando de maiores recursos, sob escolta, o homem foi transferido para a Santa Casa em Campo Grande. A mulher e as crianças vítimas, esposa e filhos do agressor, foram acolhidas e encaminhadas para apoio familiar.

No local dos fatos, foram apreendidas armas de fogo e várias munições que eram do infrator. No momento, o Comando da 3ª CIPM, com as demais forças de segurança, Polícia Civil e Polícia Científica, estão empenhados nos procedimentos para melhor esclarecimento dos fatos.

ASSECOM 3ª CIPM

Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Nessa quinta-feira, 24 de outubro a Casa do Trabalhador de Amambai, embarcou 241 trabalhadores do município para atuarem em lavouras de maçã em Fraiburgo, em Santa Catarina. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 Vagas de Alimentador de linha de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de Loja

1 Vaga motorista entregador 

3 Vaga de Faxineiro

1 Vaga para atendente de Loja

1 Vaga para montador de Móveis

1 Vaga para babá

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Nessa quinta-feira, 24 de outubro, a Funtrab, por meio da Casa do Trabalhador de Amambai, encaminhou através da empresa Fischer, 241 trabalhadores indígenas do município para trabalharem em lavouras de maçã na cidade de Fraiburgo, em Santa Cataria.

Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai
Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai
Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai
Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai
Casa do Trabalhador disponibiliza 52 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

Fim de semana deve ter chuvas moderadas e tempestades pontuais em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Vilson Nascimento

A previsão para este fim de semana em Mato Grosso do Sul é de chuvas moderadas e fracas em todas as regiões, no entanto não estão descartadas tempestades pontuais, acompanhadas inclusive de raios e rajadas de vento. Este cenário acontece devido ao avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), vai existir um intenso transporte de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados, que deverão favorecer a formação de instabilidades no Estado. Podem ocorrer chuvas mais significativas com acumulados acima de 40 mm/24h.

Para sábado (26) são previstas temperaturas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-34°C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-27°C e máximas entre 28-35°C. Os ventos ficam entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Já no domingo (27) a previsão indica tempo com sol, que vai intercalar com períodos de nebulosidade, devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Há probabilidade para chuvas e, pontualmente, tempestades principalmente nas regiões norte, pantaneira e nordeste do Estado. Estão previstas temperaturas mínimas entre 18-20°C e máximas entre 30-34°C para as regiões sul, leste e sudeste.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-35°C. O bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-32°C. Em Campo Grande, mínimas entre 21-23°C e máximas entre 25-27°C.

Fim de semana deve ter chuvas moderadas e tempestades pontuais em Mato Grosso do Sul
Fim de semana deve ter chuvas moderadas e tempestades pontuais em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Prefeitura de Iguatemi promove a 4ª Praça da Alegria neste domingo (27) na Praça João Francisco Lopes

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com todas as Secretarias, promoverá neste próximo domingo 27 de outubro a 4ª PRAÇA DA ALEGRIA. O evento, que já virou tradição no Município, tem como objetivo promover uma tarde especial para toda a criançada, com muitas brincadeiras. Outubro é o mês em que se comemora o Dia das Crianças, e para isso, está sendo montada uma grande estrutura na Praça João Francisco Lopes (em frente ao Ginásio de Esportes), com barracas e brinquedos.

Senhores Pais e responsáveis não percam essa oportunidade de dar a seus filhos uma tarde de muita diversão e alegria. O Prefeito Lídio Ledesma e a Secretária Social e Primeira-dama, Cecília Welter Ledesma, convidam para esta grandiosa festa.

“Vamos juntos fazer a alegria de toda a criançada. Será uma festa maravilhosa. Toda a nossa equipe de servidores e colaboradores está empenhada para proporcionar muita diversão para as crianças iguatemienses. Vai ser uma tarde especial para todos nós”, falou o Prefeito Lídio.

Fonte: Kidão-Ascom-Igt

Homem fica gravemente ferido ao trocar tiros com a Polícia Militar em Amambai

0
Foto: Vilson Nascimento/Arquivo

Vilson Nascimento

Um homem de 30 anos ficou gravemente ferido após trocar tiros com policiais militares, fato ocorrido no início da noite dessa sexta-feira, 25 de outubro, em Amambai.

Segundo informações levantadas pela reportagem do grupo A Gazeta, a Polícia Militar teria sido acionada para atender um chamado de um suposto caso de violência doméstica, mas ao chegar à residência a guarnição teria sido recebida a tiros pelo morador.

Os policiais reagiram revidando aos disparos. Atingido por pelo menos 4 tiros o homem foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai, onde passou por atendimento emergencial, mas devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para um hospital com maiores recursos médicos na capital do Estado, Campo Grande.

Nenhum policial saiu ferido durante a ação. O comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido.

VEJA ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA

3ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR / CPA-4
Nota à Imprensa

A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai vem, por meio desta, esclarecer sobre os fatos ocorridos no final da tarde desta sexta-feira, 25/10/2024.
A equipe de Rádio Patrulha foi acionada pela Central de Operações para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e violência doméstica na Rua Wanderley da Silva Ramos, próximo ao Mercado Cardoso. Empenhada, a equipe deslocou e, no local, os policiais militares visualizaram um homem que ameaçava uma mulher com uma arma de fogo. Os policiais iniciaram uma breve negociação e
conseguiram tirar a mulher do alcance do agressor. Em seguida, tentaram verbalizar com o homem, mas este disparou contra os militares, que se defenderam da injusta agressão, alvejando o indivíduo.
Imediatamente, os policiais socorreram o homem para o Hospital Regional, onde foram realizados os primeiros atendimentos. Necessitando de maiores recursos, sob escolta, o homem foi transferido para a Santa Casa em Campo Grande. A mulher e as crianças vítimas, esposa e filhos do agressor, foram acolhidas e encaminhadas para apoio familiar. No local dos fatos, foram apreendidas armas de fogo e várias munições que eram do infrator. No momento, o Comando da 3ª CIPM, com as demais forças de segurança, Polícia Civil e Polícia Científica, estão empenhados nos procedimentos para melhor esclarecimento dos fatos.

ASSECOM 3ª CIPM

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Super Popular  Fone: 99205-6752

Próximo ao Posto V8

Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública

0

Para oferecer atendimento médico clínico, odontológico, oftalmológico, audiométrico e psicológico para os profissionais de segurança pública em todo o Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou hoje (25) a unidade móvel ‘Carreta da Saúde’.

O governador Eduardo Riedel participou da entrega técnica da carreta, com investimentos de R$ 9 milhões, que inclui o custo de operação do projeto.

“A Carreta da Saúde é um exemplo de cuidado, carinho, atenção e, principalmente, respeito com o maior ativo que a segurança pública tem no Estado, que é o seu profissional. Todos os profissionais de segurança pública poderão acessar essa carreta nos mais diversos municípios para ter atendimento de saúde, odontológico, auditivo, visão, para que possam ser cuidados. É uma iniciativa inédita e a gente fica muito feliz de poder entregar isso para as forças de segurança porque a gente sabe o resultado que eles têm dado com o Estado”, disse Riedel.

A “Carreta da Saúde” é uma unidade móvel que foi adquirida por meio de convênio firmado entre Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com investimentos do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).

“Apresentamos hoje o que tem de mais moderno no mundo, na área de assistência biopsicosocial. Essa carreta vai rodar todo o Mato Grosso do Sul, levando para os nossos policiais o que tem de melhor, não só em equipamento, mas também em assistência. Estarão médicos, dentistas, todos prontos para atender o nosso público”, disse o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp).

Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública
Carreta da Saúde: Governo de MS entrega unidade para atendimento dos servidores da segurança pública

No veículo será oferecido atendimento de saúde para profissionais de todas as Forças de Segurança (policiais civis, policiais militares, policiais penais, peritos criminais, médicos legistas, agentes de polícia científica, agentes socioeducadores, bombeiros militares e servidores administrativos) do Estado. A ação é parte do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp).

“É uma sensação de dever cumprido. A carreta vai atender os servidores para poder manter sempre o atendimento de excelência para a nossa população sul-mato-grossense”, disse a sargento Marlize Soares Martins, do Corpo de Bombeiros Militar, que é habilitada para conduzir a carreta.

A Unidade Móvel iniciará suas operações em novembro, com foco na linha e faixa de fronteira, contemplando 13 cidades. A escolha estratégica atende rapidamente os profissionais expostos a condições de trabalho mais adversas, incluindo contrabando e tráfico de drogas.

O atendimento será realizado nos municípios de Dourados, Caracol, Sete Quedas, Porto Murtinho, Corumbá, Japorã, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos.

A iniciativa representa um marco na valorização dos profissionais da segurança pública em Mato Grosso do Sul. A medida é uma resposta direta às demandas de saúde física e mental dos servidores, refletindo o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sejusp, com a melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus agentes, sobretudo aqueles em áreas mais distantes e de difícil acesso.

Também participaram da entrega o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Pouso Sallas e o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, além do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio e o comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes.

Investimentos

Desde 2023, o Governo de MS investiu aproximadamente R$ 152,8 milhões na Segurança Pública, abrangendo aquisição de equipamentos, armamentos, viaturas, modernização tecnológica e obras de construção e reforma de unidades em todo o Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Polícia Científica de Amambai adere à Campanha Caixa Encantada para arrecadar brinquedos e levar alegria no Natal

0
Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Amambai está participando ativamente da campanha Caixa Encantada, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pelos servidores públicos, com o objetivo de levar alegria às crianças que mais precisam. Essa é uma iniciativa anual voltada para a arrecadação de brinquedos, e neste ano a expectativa é que a comunidade se mobilize ainda mais para fazer o Natal das crianças mais feliz.

Em Amambai, as doações podem ser feitas diretamente na sede da Polícia Científica, localizada na Rua Colombo, 807, no Centro (no prédio do antigo Hospital Joana). Qualquer pessoa pode contribuir doando brinquedos novos ou em bom estado de conservação até o mês de dezembro.

A participação de todos é essencial para que mais crianças recebam presentes e sintam a magia do Natal. Este é um gesto simples, mas que faz uma grande diferença, e a sua contribuição é fundamental para fortalecer essa corrente do bem.

Doe e faça parte da transformação neste Natal!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Polícia Civil elucida furto de mais de R$ 35 mil praticado contra idoso em Amambai

0
Foto: Assessoria/PCMS

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigação Geral (SIG) da Delegacia de Amambai-MS, elucidou, nesta sexta-feira, 25/10, um furto de mais de R$ 35 mil, em dinheiro, praticado contra um idoso de 78 anos. De acordo com relatos da vítima, em sua residência havia uma caixa de sapatos que era utilizada para guardar dinheiro.

Na data do ocorrido, a vítima procurou pela caixa, para guardar um cheque que havia recebido, todavia se deparou com o local vazio. Diante dos fatos, o idoso procurou a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para comunicar o furto.

Após tomar conhecimento dos fatos, a Delegacia de Amambai iniciou investigação e descobriu que o furto foi praticado por uma neta do idoso, de 18 anos. Ao ser interrogada e confrontada com as evidências reunidas pela equipe SIG, a mulher confessou que teve acesso a residência da vítima e de lá subtraiu o dinheiro que estava dentro da caixa de sapatos.

Segundo a autora, o dinheiro foi utilizado para comprar produtos para uma loja que ela possui na cidade. Diante dos fatos, a mulher foi indiciada por furto.

Grupo da melhor idade de Iguatemi participa do festival de dança coreografada na cidade de Dourados

0

Na noite dessa quinta-feira (24) foi realizada a abertura do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul. Após a Cerimônia Oficial de Abertura, com a entrada das delegações participantes. A Delegação iguatemiense participará com 11 membros sob o comando da Professora e Coreógrafa Carol Ananias. A Secretária Municipal da Assistência Social, Cecília Welter Ledesma, viajou para a cidade de Dourados-MS, sede do Festival, para acompanhar e prestigiar o Grupo de Iguatemi. Acompanham também, chefiando a delegação, o Professor de Educação Física Valdecir Venciguerra, Soeli Linhares Enfermeira e motorista Roney.

21 delegações, de todo o estado de Mato Grosso do Sul, estão participando do Festival.  A competição, é organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Os Jogos da Melhor Idade, no caso o Festival de Dança, não só proporciona a oportunidade de viver em comunidade e desfrutar de benefícios sociais, incluindo o fortalecimento de laços de amizade. A alegria, a convivência, tudo isso contribui para uma vida saudável. O Grupo de Iguatemi se apresenta na tarde desta sexta-feira.

Fonte: Kidão – Assessoria Prefeitura de Iguatemi

Programa criado para promoção da dignidade da criança indígena segue abandonado em Dourados

0
Fotos: Assessoria

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), lançado em 2002 na Aldeia Bororó em Dourados-MS, segue interrompido pela administração municipal. Com o objetivo de atender crianças e adolescentes de 7 a 16 anos que estavam em situação de vulnerabilidade, o programa foi criado para proporcionar uma jornada ampliada socioeducativa com atividades multidisciplinares.

A iniciativa promovia reforço escolar, esportes, lazer e dança, além de garantir alimentação saudável e uma bolsa-auxílio, buscando resgatar a cidadania dessas crianças e promover a valorização da cultura indígena local. Contudo, o que antes era um espaço de aprendizado e valorização da cultura indígena, agora está tomado por mato e lixo, privando crianças e adolescentes de terem um ambiente adequado para as atividades.

Esse cenário motivou a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) a formalizar um pedido de reativação do programa junto ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP). O PETI atendia cerca de 110 crianças vulneráveis.

A deputada destaca a urgência da reativação do programa, ressaltando que o abandono do PETI prejudica o desenvolvimento das crianças da comunidade indígena, além de interromper o contato delas com suas tradições culturais.

“A reforma, manutenção e reativação do PETI são urgentes para restaurar o ambiente seguro e educativo que esse programa proporcionava, contribuindo significativamente para o futuro das crianças indígenas de Dourados”, afirma a parlamentar.

Para Lia Nogueira, o poder público precisa valorizar a inclusão e o desenvolvimento social, principalmente em comunidades vulneráveis como as indígenas.

“Dourados possui a maior comunidade indígena urbanizada do Brasil. São cerca de 15 mil habitantes, em que sua imensa maioria se encontram em uma realidade complexa, vulnerável, cuja educação é a única porta de acesso para uma transformação significativa dessa realidade”, destacou.

Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira

Secretaria de Saúde está realizando exames preventivos em todas as unidades da área urbana e rural de Iguatemi

0
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Iguatemi está realizando o “Outubro Rosa” em todas as Unidades de Saúde da área urbana e rural do município. A campanha acontece anualmente e visa conscientizar a classe feminina da importância dos exames preventivos. De acordo com os profissionais de Saúde, o diagnóstico precoce é o melhor meio para o sucesso na cura do câncer.

As unidades estão realizando os exames de mamografia e de colo de útero. Os atendimentos estão acontecendo durante o dia e, também em horários estendidos. Muitas mulheres agendam, mas não comparecem para a realização dos exames. Por isso, é preciso reforçar e conscientizar sobre a importância dos exames. O Câncer de mama está entre os cânceres que mais faz vítimas fatais no Brasil.

A campanha, teve início do dia 1º de outubro com a vinda da Carreta do Hospital do Câncer que ficou estacionada em frete ao Pronto Atendimento Municipal.

Fonte: Kidão/Assessoria

Gilberto Segóvia garante 84 cadeiras almofadadas para o PAM em Caarapó

0

Uma ação do presidente da Câmara Municipal de Caarapó, Gilberto Segóvia (PSDB) garantiu a destinação de 84 cadeiras (modelo longarinas) para o PAM. De acordo com Gilberto, as cadeiras foram entregues nessa terça-feira e já estão atendendo as necessidades dos pacientes.

Conforme explicou o presidente, desde o inicio do ano havia uma reclamação da situação das cadeiras na sala de espera do PAM – como constava no cronograma a adequação de acessibilidade e substituição dos assentos do plenário da Câmara Municipal, o presidente, em diálogo com o prefeito André Nezzi e o setor controle de patrimônio – já fez a destinação para o PAM.

“Fiquei feliz em poder contribuir com a melhoria do PAM. Com essa ação, nós ajudamos a substituir as cadeiras de plástico antigas e ainda colocar assento nos corredores onde muitas vezes os pacientes ficavam em pé, dependendo das demandas do dia”, disse o presidente.

Nota de falecimento de Onório Cabanha Toledo

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, dia 25 de outubro, no Hospital Regional, em Amambai, de Onório Cabanha Toledo, de 58 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu neste sábado (26) às 8h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Vida Amambai– Fone: (67) 3481-1922

Amambai está de luto: Morre aos 58 anos o desportista Onório Toledo

0

Vilson Nascimento

O município de Amambai está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, 25 de outubro, no Hospital Regional local o desportista e campeão de laço comprido Onório Cabanha Toledo, de 58 anos.

Onório, que era bastante conhecido na cidade, lutava contra um câncer.

Por conta do falecimento do desportista, as finais da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, que estava prevista para acontecer na noite desta sexta-feira (25) foram transferidas para a manhã deste domingo, dia 27 de outubro, no campo do Clube Tereré.

A Prefeitura de Amambai, por meio do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, emitiu nota de pesar pelo falecimento do desportista.

O corpo de Onório Toledo está sendo velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento acontece neste sábado, dia 26 de outubro, às 8h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Amambai está de luto: Morre aos 58 anos o desportista Onório Toledo

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí

0

Para realizar o sonho da casa própria, o governador Eduardo Riedel assinou nesta quinta-feira (24) os contratos para construção de 258 novas moradias nas cidades de Dourados e Naviraí. As habitações fazem parte de uma parceria entre o Estado, governo federal e os municípios, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que faz parte do Minha Casa, Minha Vida.

O governador destacou que realizar o sonho da casa própria de centenas de famílias é possível devido um esforço coletivo e um trabalho em conjunto. “Uma parceria de sucesso, com cada um fazendo sua parte, para conseguir viabilizar as novas moradias. Esta é uma conquista para todo o Estado. Vamos continuar nesta linha que é colocar a habitação como prioridade”.

As novas moradias serão destinadas para atender famílias da Faixa 1, que possuem renda de até R$ 2.850,00. Desde o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, Mato Grosso do Sul já assinou o oitavo empreendimentos, em seis cidades, chegando a 1.022 unidades habitacionais.

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí
Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí

Serão 198 moradias para Dourados, sendo 108 na Vida Nova Cidade Jardim e mais 90 no Conjunto Habitacional GreenVille II. O governo do Estado investirá na implantação da rede de abastecimento de água e esgoto onde serão erguidas as unidades.

“Hoje é um dia especial. Após todo esforço coletivo e um trabalho sensacional da Agehab, conseguimos chegar nesta assinatura. O cidadão quer a sua casa própria e neste processo muitas famílias serão beneficiadas. Novas moradias ajudam a cidade a se desenvolver”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Para Naviraí serão 60 novas habitações, que serão construídas no Residencial Interlagos. Além da contrapartida do Estado, a Agehab forneceu apoio técnico e institucional para o cadastramento da proposta e aprovação dos projetos até sua contratação no programa federal.

“Os municípios procuram cada vez mais moradias, pois é uma demanda grande da população. Tenho que agradecer todo esforço e dedicação de todos. As novas residências serão um marco para cidade”, destacou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.

Para realizar sonho da casa própria, Governo de MS assina 258 novas moradias para Dourados e Naviraí
Governador assinou a construção de novas moradias

A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani, explicou que agora o próximo passo é o início da construção das moradias. Já as famílias que desejam ser contempladas devem fazer as inscrições nos municípios.

“O esforço de todos fez com que não perdêssemos nenhuma casa para o Estado. Tenho que agradecer ao governador pelo empenho e por priorizar a habitação, isto é o que garante estas parcerias. Um objetivo comum que vai atender as pessoas com novas moradias”, disse Avesani.

O superintendente de rede da Caixa Econômica Federal no Mato Grosso do Sul, Augusto César Merey Vilhalba, destacou a importância do empreendimento na região. “Trata-se de uma ação importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com as parcerias do governo do estado e prefeituras, viabilizando o sonho da casa própria. Estamos chegando ao oitavo empreendimento, com investimento de R$ 191,5 milhões “, disse.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende