9.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 824

Casa do Trabalhador disponibiliza 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 29 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 29 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 Vagas de Alimentador de linha de Produção

3 Vagas de Aplicador de asfalto

1 Vaga de Auxiliar de linha de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de Loja

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Iguatemi: Secretaria de Desenvolvimento Econômico conclui curso profissionalizante de Operador de Caixa

0
Foto: Divulgação

Na noite de sexta-feira (25), aconteceu o encerramento do curso de Operador de Caixa promovido pelo SENAC, que contou com a participação de 18 alunos. O curso foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Iguatemi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Fundação do Trabalho, em parceria com o SENAC, e faz parte do Programa “MS QUALIFICA”. As aulas foram ministradas pelo instrutor do SENAC, Fernando Marsolla Aguiar, na Escola Municipal Tancredo Neves. Os certificados serão entregues em breve.

“Fico muito feliz por vocês terem concluído esse curso tão importante para o vosso crescimento profissional. A Prefeitura Municipal de Iguatemi estará sempre buscando outros cursos para capacitação dos nossos trabalhadores, o que certamente abrirá mais oportunidades no mercado de trabalho,” declarou José Roberto Barros, gestor da FUNTRAB de Iguatemi.

Fonte: Kidão/Assessoria

4ª edição da Praça da Alegria reúne aproximadamente 3 mil crianças na Praça João Francisco Lopes

0
DCIM\100MEDIA\DJI_0401.JPG

A 4ª edição da “Praça da Alegria”, organizada pela Prefeitura de Iguatemi sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e com a colaboração de toda a administração municipal, mais uma vez superou todas as expectativas de público e organização.

Aproximadamente 3 mil crianças e adolescentes compareceram à Praça João Francisco Lopes, neste domingo (27), para uma grandiosa festa com variados brinquedos infláveis e muita comida. O evento contou também com a presença do Prefeito Lídio Ledesma, da Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Cecília, além de Secretários Municipais e Vereadores.

Foi uma tarde especial para toda a criançada, que teve à sua disposição uma megaestrutura com tobogãs, pula-pulas, touro mecânico, campo de futebol de sabão, distribuição de picolé, algodão-doce, pastel, cachorro-quente, pizza e refrigerante. Além disso, cortes de cabelo e pinturas faciais foram oferecidos gratuitamente.

“Conseguimos realizar este dia para as crianças com muita diversão. Festejamos este momento com muita alegria e amor, agradeço a todos que estiveram envolvidos. Ver as crianças brincando e sendo tratadas bem e com respeito é o que nos faz bem. E isso tudo reflete o tratamento que temos com respeito e carinho a cada pessoa da nossa população”, disse Dr. Lídio.

Já para a Secretária de Assistência Social e Primeira-dama Cecília, “ver a alegria no rosto das crianças veio como uma forma de missão cumprida. Realizar mais uma vez esta festa traz um sentimento de muita emoção, alegria e amor”, declarou.

Fonte: Kidão/Assessoria

Amambai ganha nova loja com a inauguração da Rede Mais Calçados

0

Nesta sexta-feira, dia 25, às 9 horas da manhã, Amambai comemorou a chegada da Rede Mais Calçados, que abriu suas portas oferecendo uma linha completa de calçados para toda a família e diversas ocasiões. A cerimônia de inauguração, marcada por promoções especiais e brindes para os 100 primeiros clientes, movimentou o comércio local e atraiu moradores que prestigiaram a abertura.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes do setor comercial da cidade. Representando o prefeito Dr. Edinaldo Bandeira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune, destacou em seu discurso a força do empreendedorismo de Amambai. “A prefeitura está de portas abertas para apoiar os empreendedores, valorizando iniciativas como esta, que fortalecem nossa economia local,” declarou o secretário.

Racchtiune também mencionou a adesão do município ao programa Cidade Empreendedora, uma parceria com o Sebrae-MS que tem trazido resultados significativos para o comércio local.

Entre os presentes estavam o proprietário da loja, Benjamin Douglas Vitorino Cosme; os colaboradores da Rede Mais Calçados; as vereadoras Rosa Linda e Janete Córdoba; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA), Bruno Anderson. A nova loja, localizada na Avenida Pedro Manvailer, 2950, no centro da cidade, promete atender às demandas dos moradores, oferecendo qualidade, variedade e preços acessíveis.

Com a inauguração, a expectativa é que a Rede Mais Calçados contribua para a geração de empregos e o fortalecimento do comércio local, beneficiando toda a comunidade de Amambai.

Amambai ganha nova loja com a inauguração da Rede Mais Calçados

Fonte e Fotos: Secom/Prefeitura de Amambai

Operação Fronteira Segura 5: Competição de Airsoft em Dourados reúne participantes de Amambai

0
Parte dos representantes de Amambai durante o evento de Airsoft em Dourados. Fotos: Divulgação

Redação

No último domingo, dia 27, a cidade de Dourados sediou a Operação Fronteira Segura 5, organizada pela equipe D.A.T (Dourados Airsoft Team). O evento, de abrangência nacional, contou com a participação de mais de 100 operadores de Airsoft, incluindo representantes masculinos e femininos.

A equipe Carcará Airsoft e a União Amambaiense de Airsoft representaram a cidade de Amambai. De acordo com informações fornecidas ao jornal A Gazeta, os dez participantes saíram do município às 4h30 e retornaram às 18h30.

Operação Fronteira Segura 5: Competição de Airsoft em Dourados reúne participantes de Amambai
Jorge Anselmo, presidente da Associação União Amambaiense de Airsoft e 01 da Equipe Carcará Airsoft, conquista o prêmio na modalidade Melhor Assault.

O evento teve início às 6h, com a abertura dos portões, onde foi servido um café da manhã seguido de um briefing. A competição começou às 8h30 e se estendeu até 12h40, sendo dividida em dois exércitos: Palestina e Israel.

A Equipe Carcará Airsoft integrou o exército da Palestina, juntamente com as equipes Terminus, Mad Dogs, Alpha Airsoft, A.E.G (Airsoft Eagles Group), R.A.C (Rapel Airsoft Caiaque) e G.A.C (Grupo de Recreação e Prática de Airsoft em Coxim), sob o comando de Daniel, da Equipe Terminus, de Bela Vista.

Após as atividades, foi servido o almoço, seguido pelas premiações e sorteios de brindes. Um fato notável deste evento foi o empate entre os dois exércitos, resultando em um caso histórico no meio do Airsoft, onde ambos os lados foram declarados campeões. O empate ocorreu devido à soma dos pontos e penalidades.

O Team Leader (TL) da equipe Carcará Airsoft, Jorge Anselmo, conquistou o troféu de Melhor Assault, trazendo a vitória para casa e destacando ainda mais a equipe Carcará Airsoft. Além disso, os membros da equipe foram contemplados com brindes sorteados ao longo do evento.

Operação Fronteira Segura 5: Competição de Airsoft em Dourados reúne participantes de Amambai
Depoimentos sobre a operação e o exército da Palestina.

Amambai sedia evento de Airsoft em novembro

A terceira edição da Operação Atalaia ocorrerá em Amambai nos dias 9 e 10 de novembro. O evento, organizado pela União Amambaiense de Airsoft e apoiado pela Equipe Carcará Airsoft, permanece com inscrições abertas até o dia 5.

O encontro promoverá atividades de simulação militar com réplicas de armas de fogo, enfocando táticas e trabalho em equipe, além de fortalecer o intercâmbio entre equipes e cidades, contribuindo para o desenvolvimento do Airsoft na região.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem contatar Jhenny pelo telefone (67) 99270-8168.

Operação Fronteira Segura 5: Competição de Airsoft em Dourados reúne participantes de Amambai

Confira fotos da Operação Fronteira Segura 5:

Paranhos: Centro de Convivência do Idoso Romalina Viana Trindade realizou o Desfile da Primavera 2024

0
Fotos: Divulgação

O Centro de Convivência do Idoso “Romalina Viana Trindade”, equipamento da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) da Prefeitura de Paranhos, realizou, neste sábado, 26, o “Desfile da Primavera” 2024. A festividade reuniu os idosos para um divertido sábado de interação, onde os integrantes do CCI desfilaram com roupas coloridas e chamativas, devido à estação das flores, que teve início no dia 23 de setembro. O evento também faz parte da “Semana do Idoso”, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro.

O evento contou com cerca de 100 idosos e familiares e teve uma programação variada, com café da manhã, almoço (churrasco), baile, sorteio de prêmios, atividades culturais e o desfile, que foi um sucesso. “Os idosos se sentem realizados ao participar de algo que aumenta a autoestima, os vínculos sociais e, principalmente, que os valoriza como idosos. É importante sempre buscar o bem-estar através do processo de envelhecimento”, falou a Secretária de Assistência Social, Fabiana Ramos.

Além das atividades, os idosos receberam a visita do Prefeito Donizete Viaro. “Ao celebrar a primavera com a terceira idade, demonstramos respeito, carinho e valorização por essa fase da vida. Nosso papel é acolhê-los e incentivá-los a participar de atividades como esta”, disse o prefeito.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Paranhos

Fiscalização da AGEMS garante devolução de R$ 1,5 milhão em cobranças indevidas em 34 mil faturas de energia elétrica em MS

0

A atuação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) na fiscalização garantiu a consumidores de energia elétrica do Estado a devolução de valores cobrados indevidamente em 34 mil faturas.  São clientes da concessionária Energisa MS que têm sistemas de geração distribuída (GD), mais especificamente aqueles com energia fotovoltaica.

O montante a ser devolvido totaliza R$ 1,5 milhão.

Considerando as reclamações na Ouvidoria da ANEEL e também reclamações protocoladas diretamente na AGEMS, a fiscalização constatou em levantamento na distribuidora que houve a cobrança simultânea, atingindo no período fiscalizado, 34.548 faturas. A partir de outubro, a distribuidora já começou a ressarcir os usuários do prejuízo, com abatimento nas contas.

“Sob a orientação do governador Eduardo Riedel, nosso compromisso é assegurar que os contratos sejam cumpridos e que os serviços oferecidos aos usuários sejam de qualidade. Mas, acima de tudo, garantimos que o direito de cada consumidor seja respeitado, e é isso que a AGEMS faz de forma rigorosa em cada fiscalização”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Fiscalização da AGEMS garante devolução de R$ 1,5 milhão em cobranças indevidas em 34 mil faturas de energia elétrica em MS

A devolução é resultado direto da fiscalização minuciosa da AGEMS e envolve clientes que geram sua própria energia e injetam o excedente na rede elétrica.

A cobrança indevida ocorreu em faturas emitidas entre julho e novembro de 2023, quando, por um erro no sistema de faturamento, alguns consumidores foram onerados duas vezes: uma pelo “custo de disponibilidade” — valor fixo cobrado para manter o serviço à disposição — e outra pelo uso da energia injetada na rede, o que resultou em uma cobrança duplicada.

A partir de reclamações na Ouvidoria da ANEEL e também reclamações protocoladas diretamente na AGEMS, a fiscalização foi verificar junto à distribuidora o montante de faturas em que aconteceu a cobrança pelos custos da infraestrutura sem o devido abatimento da energia injetada pelo consumidor.

Novas regras e benefício para os consumidores

A mudança na forma de cobrança dos consumidores com geração própria foi necessária após a entrada em vigor da Lei 14.300/2022, considerada o Marco Legal da Geração Distribuída, que regulamenta a micro e minigeração distribuída no Brasil.

Essa lei trouxe novas regras de compensação de energia para consumidores que geram sua própria eletricidade. As distribuidoras precisaram ajustar gradativamente seus sistemas de faturamento para evitar cobranças erradas.

Fiscalização da AGEMS garante devolução de R$ 1,5 milhão em cobranças indevidas em 34 mil faturas de energia elétrica em MS

A fiscalização da Agência Reguladora foi conferir esses ajustes e eventuais falhas no período, que geraram duplicidade de cobrança.

O coordenador da Câmara Técnica de Energia, engenheiro Paulo Patrício da Silva explica que a checagem minuciosa de possíveis falhas no faturamento identificou prejuízo e por isso, a Agência determinou as devoluções nas próximas faturas a vencer.

O ressarcimento já começou. “Alguns clientes, inclusive, estão tendo a fatura zerada, já que o montante devolvido é suficiente para cobrir o valor integral do que seria a conta normal do mês”, relata o engenheiro.

Fiscalização da AGEMS garante devolução de R$ 1,5 milhão em cobranças indevidas em 34 mil faturas de energia elétrica em MS

Regulação decisiva

“A atuação da AGEMS foi crucial para garantir essa devolução. O trabalho da equipe de fiscalização detectou a irregularidade e determinou as correções necessárias”, explica o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales. “A fiscalização não só assegura que os direitos dos consumidores sejam respeitados, como também fomenta a confiança no sistema regulatório, garantindo que a concessionária cumpra sua função de maneira transparente e correta”.

Entenda as ações e resultados da fiscalização

Mesmo o consumidor que gera a própria energia, precisa pagar os custos para ter uma disponibilidade mínima de energia da concessionária na rede. Precisa também pagar pela infraestrutura que faz a energia ser distribuída. Pela nova legislação da GD, parte desse custo é compensado pelo excedente de geração própria que o consumidor tiver. Se isso não for feito corretamente, pode ocorrer cobrança em duplicidade. 

Determinação

Foi determinado pela AGEMS que, dentro do universo fiscalizado, a distribuidora completasse o levantamento de todos os casos de cobrança indevida, fizesse a devolução dos valores cobrados, e comprovasse à Agência as compensações com a relação completa das Unidades Consumidoras, com os meses e os valores devolvidos.

Semana começa com sol em MS, mas condições serão favoráveis para chuvas e tempestades

0

A previsão meteorológica para o início da semana em Mato Grosso do Sul indica tempo com o predomínio de sol, variação de nebulosidade e condições favoráveis para o aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades isoladas.

Dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) apontam que ao longo da semana o tempo volta a ficar mais firme com temperaturas em elevação, entre 35°C e 38°C, e baixo valor de umidade relativa do ar entre 20% a 40%.

Entre hoje (28) e amanhã (29), a previsão é de sol com variação de nebulosidade. “Porém, há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e pontualmente podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades isoladas no Estado. Essa situação metrológica ocorre devido à convergência de umidade aliada à passagem de cavados. Além disso, a disponibilidade de calor e umidade deverá favorecer a formação de instabilidades”, explicou a meteorologista Valesca Fernandes.

A temperatura prevista é de 32°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste espera-se mínimas entre 24°C e 27°C e máximas entre 32°C e 36°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 29°C e 33°C. E em Campo Grande as mínimas devem ficar entre 21°C e 24°C e máximas entre 28°C e 30°C. Os ventos devem registrar velocidade entre 30 e 50 km/h, e pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Na quarta-feira (30) e quinta-feira (31) a previsão indica tempo mais firme com o predomínio de sol e variação de nebulosidade no Estado. A situação metrológica ocorre devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica. As temperaturas estarão em elevação podendo atingir entre 35°C e 38°C. Com temperaturas mais altas a umidade relativa do ar deve ficar mais baixa, entre 20% a 40%. Porém não se descartam bancadas de chuvas isoladas.

Em relação às temperaturas estão previstas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 32°C e 36°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste espera-se mínimas entre 25°C e 27°C e máximas entre 35°C e 39°C.

Já nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 33°C e 38°C. E na Capital as mínimas devem ficar entre 21°C e 23°C e as máximas entre 31°C e 34°C. Os ventos atuam com velocidade entre 30 e 50 km/h.

Semana começa com sol em MS, mas condições serão favoráveis para chuvas e tempestades

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Saul Schramm

Com inscrições abertas, 1ª Corrida em Pista de Atletismo acontece em novembro em Amambai

0
Foto: Pexels/Pixabay/Ilustrativa

Redação

Com o objetivo de disseminar a prática esportiva entre a população de Amambai e municípios vizinhos, será realizada no sábado, dia 30 de novembro, às 17h, a 1ª Corrida em Pista de Atletismo. A competição, que vai acontecer na Pista de Atletismo, será dividida em categorias para adultos e também para crianças.

Os participantes adultos, tanto homens quanto mulheres, serão divididos na categoria geral e por faixa etária, com um percurso de 5 km, correspondente a 12 voltas. Estão disponíveis 100 vagas, com uma taxa de inscrição de R$ 50,00.

Na categoria geral, os atletas competirão por prêmios em dinheiro e troféus. Os cinco primeiros colocados receberão as seguintes recompensas: R$ 300,00 para o 1º lugar, R$ 200,00 para o 2º, R$ 150,00 para o 3º, R$ 100,00 para o 4º e R$ 50,00 para o 5º lugar.

Na categoria por faixa etária, serão premiados com troféus os três primeiros colocados, divididos em 18-29 anos, 30-39 anos, 40-49 anos, 50-59 anos e 60 anos ou mais, além da categoria PcD (pessoas com necessidades especiais).

Haverá também a categoria Kids, com um percurso de 400 metros (1 volta), disponível para 50 crianças e inscrição no valor de R$ 20,00. Todos os participantes dessa categoria receberão medalhas de participação.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem falar com Itamar pelo telefone/WhatsApp (67) 99194-6098, ou Bruno pelo (67) 99145-2015. Empresas interessadas em patrocinar o evento podem entrar em contato para discutir possibilidades.

Com inscrições abertas, 1ª Corrida em Pista de Atletismo acontece em novembro em Amambai
Com inscrições abertas, 1ª Corrida em Pista de Atletismo acontece em novembro em Amambai
Imagens: Divulgação

Deputado estadual Paulo Corrêa deseja feliz Dia do Servidor Público

0
Foto: Divulgação

Os servidores públicos são a base que sustenta nosso Estado, trabalhando diariamente para garantir serviços essenciais e melhorar a vida da população. Contem sempre conosco para seguir avançando juntos.

Feliz Dia do Servidor Público

Fonte: Assessoria do Deputado Paulo Corrêa

Sangue Bom reforça pedido por quebra-molas no Caiuás em Amambai

0

Vilson Nascimento

Em sessão da Câmara realizada neste mês de outubro, o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom”, reapresentou uma indicação que já havia apresentada no ano passado (2023) destinada ao Executivo Municipal com pedido de implantação de um redutor de velocidade tipo quebra-molas, na Rua José Júlio Nunes da Silva, no Conjunto Habitacional Caiuás, em Amambai.

Ao justificar a proposição Roberto Sangue Bom destacou que o objetivo do pedido é atender à solicitação dos moradores daquela região da cidade que, segundo o vereador, estão preocupados com a segurança de familiares, tendo em vista não haver redutores de velocidade na referida rua.

“A tomadas das devidas providências, com a implantação desse quebra-molas, poderão ser prevenidos os riscos de acidentes naquela localidade”, destacou Roberto Sangue Bom.

Indústria de grãos parabeniza Polícia Civil do Paraná e MAPA por operação que prendeu criminosos

0

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), entidades representativas de empresas que atuam, entre outras atividades, na exportação de grãos e farelo de soja e milho, parabenizam a operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que resultou na prisão de criminosos que adulteravam farelo de soja destinado ao Porto de Paranaguá.

A operação aconteceu nesta quarta (23) em barracão localizado na cidade de Curitiba utilizado para adulterar cargas. Durante a ação, além das detenções, foram apreendidos veículos, cerca de 300 toneladas de farelo de soja adulterado e materiais utilizados no processo de falsificação.

Maior exportador mundial de soja, o Brasil é um player seguro e confiável, e os produtos do complexo soja são reconhecidos internacionalmente pela qualidade. Fraudes dessa natureza podem afetar a imagem e a credibilidade do país neste mercado.

Neste sentido, as empresas associadas à ABIOVE e à ANEC afirmam seu compromisso setorial na sempre observação e aplicação reiterada de boas práticas comerciais e, em especial, para o transporte de cargas de grãos e farelo, com o objetivo de reforçar a qualidade e excelência da produção nacional. Algo que se concretiza na transparente e republicana relação mantida com o MAPA, demais órgãos da Administração e entidades privadas unidas nesta empreitada.

Desvios de conduta devem ser punidos de acordo com o comando da legislação, certos de que todos os esforços estão voltados à realização de ações colaborativas que possam minimizar comportamentos e organizações que adotem procedimentos ilícitos, que única e exclusivamente tendem a prejudicar a imagem do país.

Senai leva Carreta da Indústria 4.0 a mais de 30 escolas públicas de Mato Grosso do Sul

0

Mais de 3 mil alunos de Ensino Médio de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão tendo a oportunidade de conhecer tecnologias de ponta com o Senai. A Carreta da Indústria 4.0 percorre mais de 30 escolas em 12 municípios levando a oportunidade de acesso a robôs, plantas modernas e óculos de última geração.

De acordo com o diretor técnico do Senai, Renato Tavares, os alunos poderão conhecer de perto as tecnologias oferecidas nas salas de aula do Senai.

“O objetivo é levar acesso às tecnologias que, muitas vezes, não tem dentro dessas escolas. Promovemos esse primeiro contato realmente para encantar o aluno e estimular o interesse em buscar mais conhecimento e construir carreiras nestas áreas”, explicou.

Do final de setembro até início de dezembro deste ano, a unidade móvel percorre escolas em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aral Moreira, Sonora, Rio Verde, Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu e Corumbá.

Projeto holográfico 3D, robô quadrupede, planta de simulação da indústria 4.0, óculos de realidade virtual e realidade mista, além de plantas de energia renovável, voltadas a produções fotovoltaicas e eólicas, serão algumas das tecnologias apresentadas aos alunos pela Senia, o robô Cruzr do Senai.

Senai leva Carreta da Indústria 4.0 a mais de 30 escolas públicas de Mato Grosso do Sul
Senai leva Carreta da Indústria 4.0 a mais de 30 escolas públicas de Mato Grosso do Sul

Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora

0

Os estudantes da rede pública que fazem parte do programa ‘Voucher Desenvolvedor’ já iniciaram as entrevistas em busca de estágios remunerados. Eles sonham em construir uma carreira promissora e de sucesso na área da tecnologia da informação. Uma oportunidade concedida pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Guilherme Nantes, de 16 anos, estuda de manhã na Escola Estadual Silvio de Oliveira, que fica no bairro Aero Rancho. A tarde segue de ônibus para o Senac, na área central da cidade, para fazer o que mais gosta no dia, que é aprender sobre tecnologia da informação. Ele começou o curso neste ano e pretende seguir carreira na profissão.

“Este é curso é muito bom, melhor coisa que já me aconteceu. Já era interessado na área, tinha um certo conhecimento, mas precisava de um curso para me aprofundar, e pretendo seguir nesta carreira, este é o ponto de partida. Venho todos os dias de ônibus, mas quando a gente se esforço tudo dá certo”.

Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Estudante Guilherme Nantes faz parte Voucher Desenvolvedor

Ele contou que seu pai ficou sabendo do curso e logo já o incentivou a participar. “Fui lá fiz a prova, não tinha confiança nenhuma que iria passar, mas glória a Deus que eu consegui entrar. Já fiz minha inscrição para tentar estágio. O curso é importante porque me ajuda a abrir as portas ao mercado de trabalho, nesta área que tem pouca mão de obra. Além disto o salário é bem atrativo”.

Isabella Miho Yamasaki Sawamura, de 18 anos, também iniciou as entrevistas de estágio. “Estou muito confiante (estágio), com certeza quero seguir carreira nesta área. Depois quero inclusive fazer uma faculdade na área, é uma profissão que além de me interessar, tem a compensação financeira, pois o salário é bom”.

Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Alexandre Anastácio
Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Mateus Storti

Ela iniciou o curso técnico por inspiração e curiosidade, já que seu irmão já trabalha na área. “Fiquei sabendo do programa no ano passado, minha mãe ouviu no rádio. Fiz a inscrição e passei na prova. Comecei o curso em março e as aulas são durante toda semana, no período da tarde. Estou gostando muito de participar. É um curso que está sendo bem rico em aprendizado”.

Desde pequeno Mateus Storti Helmann, 17, se interessava pela área, inclusive fez alguns cursos de programação. Entrar no Voucher Desenvolvedor foi uma escalada dentro desta carreira, que pretende seguir. “É uma área que pretendo atuar, tem muito futuro, porque precisa de gente qualificada para trabalhar”.

Helmann só tem elogios ao curso e aos profissionais que trabalham no programa. “É muito bom, engloba muitos conteúdos de maneira bem detalhada e tem aprendizado na prática, que inclusive acho é ponto forte do curso, assim conseguimos aprender muito mais fácil. A estrutura é boa e os professores são ótimos, todos nos ajudam muito, são incríveis”.

Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora

Curso técnico

O curso técnico de ‘Tecnologia da Informação’ disponível de forma gratuita pelo programa Voucher Desenvolvedor contempla estudantes da rede pública estadual. Além de promover a qualificação profissional, também vai fazer a ponte para o mercado de trabalho.

Ele é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com o Senac. Atualmente, 13 turmas com 288 alunos estão no segundo semestre da formação técnica e 80 novos alunos iniciaram o curso nos municípios de Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em setembro.

“O curso tem 1.200 horas. A primeira fase foi sobre algoritmos, documentos e requisitos para o desenvolvimento de um software. Na segunda eles de fato vão desenvolver um software, já que tiveram a base na oferta anterior. Já na terceira já trata dos testes (software) que eles vão colocar no mercado”, afirmou o coordenador pedagógico do curso no Senac, Alexandre Anastácio de Oliveira.

Voucher Desenvolvedor: estudantes de MS iniciam busca por estágios e sonham com carreira promissora
Turma de estudantes do Voucher Desenvolvedor (Foto: Divulgação)

Oliveira ponderou que os alunos estão com uma perspectiva muito positiva da profissão, que está em plena ascensão. “O mercado de TI está aquecido, as empresas estão demandando muito esta mão de obra. Uma área difícil e complexa que precisa de mão de obra qualificada. Os alunos hoje têm a oportunidade de estágio, já estão na seleção das vagas”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Secretaria de Esportes encerra campeonato de futebol suíço em Iguatemi, premiando vencedores

0
Foto: Assessoria

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, o Campeonato Municipal de Futebol Suíço reuniu as equipes finalistas neste sábado (26) para os jogos finais e a premiação dos destaques da competição. O evento aconteceu no campo de futebol da Associação de Moradores da Vila Nova Esperança e contou com a presença de dirigentes das equipes, lideranças comunitárias e o secretário de Esportes, Cultura e Lazer da Prefeitura, Celso Lima, juntamente com a equipe da pasta.

Confira a lista das equipes campeãs:

Categoria Masculino Livr

  • Campeão: Vila Esperança
  • Vice-campeão: Fazenda Cara Branca
  • Goleiro menos vazado: Marlon (Vila Esperança)
  • Artilheiro: Gica (Vila Esperança)

Categoria Veteranos

  • Campeão: Gil Car
  • Vice-campeão: Motorista Educação
  • Goleiro menos vazado: Paulo Cesar (Gil Car)
  • Artilheiro: Billi (Gil Car)

Categoria Feminina

  • Campeã: Cherogami
  • Vice-campeã: União Futsal
  • Goleira menos vazada: Jaquelina (União Futsal)
  • Artilheira: Alexsandra (União Futsal)

Fonte: Kidão/Assessoria

Procura-se pessoa desaparecida em Amambai

0
Foto: Arquivo Pessoal

Familiares e amigos estão em busca de informações sobre o paradeiro de Túlio, jovem que desapareceu na noite de domingo, dia 27 de outubro. Ele saiu de casa por volta das 20h, sem portar celular, vestindo camiseta azul marinho, boné azul, shorts preto e chinelo, e estava de bicicleta.

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a localizar Túlio, entre em contato pelo telefone (67) 9 9178-7921.

Fonte: A. N /Grupo A Gazeta

Lia Nogueira entrega equipamentos comprados com emenda no HV e UPA

0
Fotos: Assessoria

A deputada Lia Nogueira (PSDB) esteve no Hospital da Vida, em Dourados, para oficializar a entrega de equipamentos essenciais adquiridos com recursos de emendas parlamentares destinadas à saúde pública do município. Acompanhada pela direção do Hospital da Vida e da Fundação de Saúde de Dourados (Funsaud), Lia destacou a importância dos investimentos para suprir a alta demanda de atendimentos na cidade e nos municípios da região.

Os recursos, liberados no ano passado, somam R$ 200 mil destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que contou com R$100 mil de emenda do deputado Zé Teixeira (PSDB), e outros R$ 200 mil direcionados integralmente pela parlamentar para suprir exclusivamente o Hospital da Vida.

Entre os equipamentos entregues estão dez monitores de última geração, projetados para o uso na ala vermelha e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), essenciais para o atendimento em situações de urgência e emergência. Também foram adquiridos quatro aspiradores hospitalares.

“Ainda temos mais equipamentos para receber, incluindo cem camas hospitalares, mantas térmicas e eletrônicas, além de outros aparelhos. É uma forma de colaborar com o município, especialmente em um momento em que a saúde precisa de suporte”, destacou a deputada. Segundo Lia, a escolha dos aparelhos foi feita com seriedade e transparência por meio de um processo licitatório conduzido pela Fundação de Saúde, órgão responsável pela administração tanto da UPA quanto do Hospital da Vida.

Dr. João Ângelo Oselame Hoffmann, intensivista do Hospital da Vida, afirmou que a chegada dos equipamentos é crucial para melhorar o atendimento e atender à demanda crescente, que muitas vezes supera a capacidade do hospital.

“Estamos sempre com uma demanda variada e, por vezes, maior do que conseguimos atender. Com esses monitores, teremos condições de melhorar o atendimento à população”, disse o médico.

A deputada enfatizou o compromisso com a população douradense e destacou que o atendimento dos hospitais da região vai além de Dourados, abrangendo cerca de 33 municípios do Mato Grosso do Sul. “Nosso compromisso é com toda a população, com todos os que dependem dos serviços de saúde da cidade”, concluiu Lia.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4×1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai

0
Em 2024 a competição reuniu 24 equipes e mais de 300 atletas, segundo Odil Puques. (Fotos: Vilson Nascimento/Grupo A Gazeta)

Vilson Nascimento

Com uma vitória por um placar surpreendente de 4×1 sobre a forte e acertada equipe Invernada, da Aldeia Amambai, a Fazenda Flamboyant/Intech Telecom conquistou nesse domingo, dia 27 de outubro, o título da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço 2024, em Amambai.

A equipe da Invernada saiu na frente no placar com um gol marcado pelo jogador Jânio Benites, mas a Flamboyant/Intec Telecom virou e venceu o jogo com gols do artilheiro Wesley Ferreira (duas vezes), Alisson Ferraz e Maksuelder.

Além do título de campeão, que rendeu uma premiação de 3 mil reais, a equipe dirigida pelo produtor rural Peterson Zanata, o “Peteca”, também fez o artilheiro do campeonato, o atacante Wesley Ferreira, que marcou seis vezes durante a competição, duas delas na final desse domingo e também o goleiro menos vazado do certame, o Marcelo Padilha, com apenas 3 gols sofridos.

A terceira colocação do campeonato, promovido pelo advogado e vereador em Amambai, Dr. Odil Puques, neste ano em parceria com o policial militar Paulo Borges, ficou com a equipe Clínica das Motos, que na preliminar da grande final venceu a Auto Elétrica Conesul pelo placar de 2×1.

Na disputa da terceira colocação a arbitragem ficou por conta dos árbitros, Edson Gonçalves Ferreira, o “Corintinha”, da cidade de Sete Quedas e do Daniel Garcia, da cidade de Tacuru, e a final entre Flamboyant e Invernada teve a arbitragem de Roberto Freitas e Fernando Trianoski, ambos da cidade de Sete Quedas. Atuou como mesário nas duas partidas o Tiago Schmidt.

Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
A equipe Fazenda Flamboyant/Intec Telecom, campeã da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço 2024, em Amambai.

Um bom público compareceu na Associação Esportiva Tereré na manhã desse domingo (27) para prestigiar os jogos decisivos, que aconteceram no Campo Antônio Elias.

Também estiveram presentes, prestigiando a final, que foi transmitida ao vivo pela rede social através do canal Amambai Futlive, a presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereadora Lígia Borges, o presidente da Associação Esportiva Tereré, Azor Assis, e o empresário, produtor rural e um dos patrocinadores do evento, Christiano Bortolotto.

Segundo o fundador e diretor-geral da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, em Amambai, Dr. Odil Puques, em 2024 a competição reuniu inicialmente 24 equipes, envolvendo ao todo mais de 300 jogadores.

Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
A equipe Invernada, time da Aldeia Amambai dirigido pelo técnico Benito Ovando, ficou com o vice-campeonato.
Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
A equipe Clínica das Motos foi a 3ª colocada da Copa Cidade Crepúsculo 2024.
Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
Com 6 gols no campeonato, 2 deles na final, o atacante da Fazenda Flamboyant, Wesley Ferreira, foi o artilheiro do certame.
Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
Marcelo Padilha, também da Flamboyant, foi o goleiro menos vazado do campeonato com apenas 3 gols sofridos.
Fazenda Flamboyant/Intech Telecom faz 4x1 na final e é campeã da Copa Cidade Crepúsculo 2024 em Amambai
O diretor da equipe Fazenda Flamboyant/Intec Telecom, Peterson Zanata, o “Peteca”, recebendo a premiação de 3 mil em dinheiro das mãos de Christiano Bortolotto (e) e do Dr. Odil Puques, diretor-geral do campeonato.

ABAIXO MAIS FOTOS DA GRANDE FINAL