9.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 823

Mara Caseiro exige duplicação da BR-163 e suspensão do pedágio até conclusão das obras

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) criticou na sessão de hoje (29), a falta de respostas quanto ao contrato da BR-163, por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). Ela criticou a falta de duplicação da rodovia em alguns trechos e reivindicou o cancelamento do pedágio. A manifestação ocorreu após requerimento apresentado pelo presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Relicitação ou Repactuação do Contrato de Concessão da BR-163/MS, deputado Junior Mochi (MDB).

Aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o documento exige que a bancada federal intervenha para obter respostas concretas sobre o contrato e a duplicação da BR-163, um dos principais eixos viários do estado. “Pego essa rodovia todos os dias e temos mesmo que tomar precauções. Pedimos ao TCU uma posição urgente, e a falta de respostas é uma vergonha”, desabafou a deputada. Em linha com o lema usado no Paraná, a parlamentar propôs uma medida de protesto: “Sem duplicação, pedágio não”, questionando a prática de cobrar pedágios antes da conclusão da duplicação.

A CCR MSVia, empresa que detém a concessão da BR-163 desde 2014, comprometeu-se a duplicar a rodovia em um trecho de 843 quilômetros, que atravessa o estado de Norte a Sul, de Sonora a Mundo Novo. No entanto, apenas cerca de 150 quilómetros foram duplicados até ao momento, o que gerou críticas entre os parlamentares. “Não é aceitável que vidas continuem sendo perdidas numa rodovia em que o contrato de concessão parece não ter sido cumprido na íntegra. Precisamos de respeito à sociedade e respostas sobre como e quando isso será resolvido”, reiterou Junior Mochi.

Mara Caseiro e outros parlamentares pressionaram para que as autoridades federais e o TCU tomem uma posição definitiva, a fim de garantir a segurança e o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária no estado. “Chega! A população de Mato Grosso do Sul não pode mais esperar! Vidas estão sendo perdidas! Queremos a resolução desta questão de forma imediata”, exclamou ela.

Fonte: Tavane Ferraresi/ALEMS   

Política de proteção às mães atípicas é tema de projeto

0
Conforme a deputada Mara Caseiro, a proposta reconhece o papel fundamental das mães atípicas que dedicam suas vidas ao cuidado dos filhos /Foto: Wagner Guimarães

Nesta terça-feira (29) começou a tramitar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 236/2024, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui a Política Estadual de Proteção e Atenção às Mães Atípicas e também a Semana Estadual das Mães Atípicas.

De acordo com a matéria, a Política Estadual de Proteção e Atenção às Mães Atípicas apresenta a finalidade de propor a assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial naquelas que são de baixa renda, além de promover a inclusão social das mães atípicas, combatendo a invisibilidade e o estigma enfrentados no cuidado de pessoas com deficiência.

E a Semana Estadual das Mães Atípicas será realizada anualmente, na primeira semana do mês de setembro, com objetivo de fortalecer essa promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas. O texto sugere que a iniciativa estimulará a realização de encontros, seminários, conferências e fóruns de debates para enfatizar a importância do apoio às mães atípicas

“A proposta reconhece o papel fundamental dessas mães, que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos, enfrentando inúmeras dificuldades. O objetivo principal é apoiar e valorizar essas mães, promovendo políticas integradas entre saúde, educação e assistência social, incentivando a pesquisa, capacitação de profissionais, conscientização da sociedade, e criação de mecanismos de apoio às famílias afetadas”, explicou a parlamentar.

Conforme o projeto, considera-se mãe atípica a mulher e/ou cuidadora responsável pela criação de filhos que necessitam de cuidados específicos para pessoas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), Transtorno dos Espectro Autista (TEA), Atrofia Muscular Espinhal (AME), dislexia, entre outros.

“Apesar dos avanços nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência, muitas vezes essas mães enfrentam desafios e traumas que afetam sua saúde mental. A assistência psicológica e psiquiátrica é essencial para que essas mulheres possam enfrentar os desafios diários com mais equilíbrio emocional, proporcionando-lhes melhores condições para cuidar de seus filhos com deficiência e lutar pelos seus direitos”, destacou Mara Caseiro.

Fonte: Aline Kraemer /Assessoria ALMS

Governo libera mais de R$ 2,3 milhões em emendas de Gerson que atenderam 27 municípios

0
Foto: Assessoria

O Governo do Estado já liberou mais de R$ 2, 3 milhões em emendas parlamentares do deputado Gerson Claro que contemplam 27 municípios, beneficiando escolas, entidades filantrópicas que atuam na educação especial, acolhimento de idosos e proteção a crianças e adolescentes, além de reforçar os recursos de custeio das secretarias municipais de Saúde.

Na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, o estabelecimento público de ensino que concentra o maior número de alunos em Aquidauana, desde a semana passada foram instalados e estão em funcionamento os 11 aparelhos de ar-condicionado. Os aparelhos reforçaram a climatização das salas que em média tem 38 alunos.”

Governo libera mais de R$ 2,3 milhões em emendas de Gerson que atenderam 27 municípios

No período da tarde, a temperatura em nossa cidade passa dos 40 graus . Imagina um ambiente com paredes de concretos e o sol a pino refletindo nas janelas? . Um aparelho só por sala não é suficiente para tornar o clima suportável “, explica a professora Cristiane Niz Barcelos, diretora da escola. A Coronel José Alves Ribeiro é uma das 7 unidades da rede estadual de ensino beneficiadas com emendas do  presidente da Assembleia Legislativa. Construída no início da década de 70, a escola tem 1.100 alunos, do 5⁰ ano do Ensino Fundamental ao 3⁰ ano do Ensino Médio e cursos como o normal de nível médio.

A Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida , de Nova Andradina, recebeu recursos para aquisição de 11 aparelhos de Smart TV de 65 polegadas. Segundo a diretora, Karina Fátima, as tevês reforçarão a sala de tecnologia e serão utilizados pelos professores como ferramenta pedagógica para dar ilustrar e dar uma nova dinâmica em algumas disciplinas.

Os quase 800 alunos da Escola Estadual Georgina de Rocha , em Aparecida do Taboado, passaram a dispor de uma sala de tecnologia com 13 novos computadores, que substituíram  os antigos, alguns comprados há 18 anos, defasados tecnologicamente e muitos deles, que nem funcionavam mais .

A escola, que tem 28 turmas nos três períodos, oferece do 1⁰ ano do Ensino Fundamental ao 3⁰ ano do Ensino Médio.  Os equipamentos foram adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar do deputado Gerson Claro no valor de R$ 50 mil que garantiu também a compra de 10 aparelhos de ar-condicionado, melhorando a climatização de quase 80% das salas de aula. “Essas são duas demandas antigas da comunidade escolar. Os computadores que ainda funcionavam, tem pouca memória, são defasados tecnologicamente e comprometiam as atividades pedagógicas que dependem do acesso à internet “, explica o diretor da escola , Jadir Júnior . Emendas do deputado Gerson Claro viabilizaram investimentos nas escolas  José Bonifácio  (Bandeirantes);  Coronel José Alves Ribeiro ( Aquidauana);   José Alves Ribeiro (Rochedo); Gabriel Vandoni Barros (Corumbá); Irman Ribeiro (Nova  Andradina) e Teotônio Villela Campo Grande)

Fonte: Assessoria do Deputado Gerson Claro

Projeto de Paulo Corrêa reconhece renais crônicos como pessoas com deficiência em MS

0
Foto: Assessoria

1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) apresentou nesta terça-feira (29) projeto de lei nº 00237/2024, que reconhece os portadores de doença renal crônica como pessoas com deficiência (PCDs) em Mato Grosso do Sul.

A proposta tem como objetivo assegurar que os pacientes com insuficiência renal crônica, transplantados renais e aqueles com lesão renal progressiva irreversível tenham acesso aos benefícios previstos pela Lei Estadual n.º 3.181, de 21 de fevereiro de 2006, que trata da Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

Conforme Paulo Corrêa, esse reconhecimento é fundamental para garantir o respeito à dignidade humana e promover a inclusão social dos renais crônicos, permitindo acesso facilitado a oportunidades de emprego, educação e benefícios sociais para essa população.

“Os portadores de doença renal crônica que dependem de hemodiálise para substituir a função dos rins enfrentam impedimentos físicos e limitações sociais significativas. Essa proposta reconhece essa realidade e equipara a condição desses pacientes à de uma pessoa com deficiência para promover justiça e bem-estar social a essa parcela da população”, justifica o parlamentar.

Números alarmantes – A doença renal crônica (DRC) afeta cerca de 10% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e no Brasil essa estimativa gira em torno de 15 milhões de pessoas, com mais de 100 mil pacientes dependentes de diálise, conforme dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

A condição, frequentemente causada por diabetes e hipertensão, é uma enfermidade silenciosa e progressiva que prejudica severamente a qualidade de vida, principalmente entre aqueles que enfrentam dificuldades para continuar no mercado de trabalho.

Em âmbito nacional, projetos de lei semelhantes estão em tramitação na Câmara dos Deputados, como o PL n.º 11.259/2018 e o PL n.º 1.751/2019, que buscam incluir a doença renal crônica no conceito de deficiência da Lei Brasileira de Inclusão.

Fonte: Assessoria do Deputado Paulo Corrêa

Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários e lideranças em Londres

0

As potencialidades e vantagens competitivas de Mato Grosso do Sul foram apresentadas pelo governador Eduardo Riedel para empresários de diversos setores durante o ‘Lide Brazil Conference’, que é realizado em Londres, capital do Reino Unido. O evento é uma realização do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) com o jornal Folha de São Paulo e o portal UOL.

Riedel foi um dos conferencistas do painel realizado hoje (29), que debateu oportunidades de investimentos no âmbito do tema ‘agricultura e meio ambiente’. Os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc) também participam do evento, que reúne investidores, empresários e líderes do Brasil e de outros países.

O Estado desponta com transformações em logística, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida e da renda da população. Com foco na segurança alimentar, transição energética, sustentabilidade e inclusão social, o Mato Grosso do Sul tem políticas públicas específicas baseadas nos eixos ‘digital, verde, próspero e inclusivo’.

Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários e lideranças em Londres

Grandes empresas mundiais – Suzano, Eldorado, Bracell, Arauco – investem na área de florestas plantadas. “São investimentos robustos dentro do Estado, transformando 1,5 milhão de hectares, vindo de pastagem degrada. São mais de 4 milhões de hectares que saíram do sistema produtivo de baixa produtividade, basicamente pecuária extensiva, para sistemas produtivos de alta produtividade, agricultura, floresta plantada, e agora produção de citrus, a nova fronteira agrícola. E todas elas vêm acompanhada da industrialização”, explicou o governador.

A industrialização baseada e verde é uma das ações em desenvolvimento no Estado, já com o olhar para as mudanças que podem ocorrer no Brasil.

“A reforma tributária no Congresso Nacional, talvez vá impor uma mudança muito considerável de posicionamento de cada estado. Discussão e incentivo fiscal não serão mais regra para poder atrair investimentos de industrialização ou serviço. Será a capacidade que cada estado tem de oferecer infraestrutura, competitividade, e dentro daquilo que naturalmente já se coloca como diferencial para poder oferecer ao empresariado de uma maneira geral”, disse Riedel.

Com ação vigorosa para atração de indústrias, grandes setores se destacam atualmente no Estado. “Temos quatro grandes setores, o florestal, de bioenergia, citrus e as proteínas animais, que sempre foi um forte, mas está expandindo agora com as cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com as empresas de transformação da pecuária bovina, frango, suíno e o que o Brasil é líder global em produção e exportação. E o Estado se posicionou dentro deste sistema para poder buscar aquilo que a gente quer ver em qualquer sociedade, que é desenvolvimento e inclusão social”, explicou o governador.

Na área da infraestrutura, os projetos estão em andamento para melhorar a logística e o escoamento produtivo.

“Os grandes projetos de infraestrutura terão no MS uma carteira extremamente vigorosa. Nós estamos falando já de R$ 10 bi realizados em concessões rodoviárias. E tão importantes quanto as estradas são as infovias digitais. Ouvimos falar aqui o sucesso brasileiro em relação a todas as transações digitais e a gente ainda carece de infraestrutura para que isso ocorra de maneira mais célere. E por isso uma PPP que envolve a cobertura dos 79 municípios com mais de 7 mil km de fibra ótica termina este ano. O MS passa a estar absolutamente conectado com o mundo, desde a fazenda, o campo, a digitalização do agro, até as áreas urbanas e principalmente os serviços públicos em saúde, com a telemedicina, em educação, dentro da sala de aula, e na segurança pública. E os novos projetos que continuam, agora estamos negociando na Bolsa de Valores R$ 5,7 bi para 870 km de rodovias federais e estaduais. E toda uma negociação de investimentos em hidrovia, rodovias, ferrovias, que são absolutamente imprescindíveis para o que acontecendo no Estado”, afirmou Riedel.

Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários e lideranças em Londres
Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários e lideranças em Londres

O resultado dos inúmeros investimentos em andamento no Estado é o desenvolvimento social. “No Estado estamos com 3,8, uma das menores taxas de pobreza extrema do país, e ainda assim nós vamos perseguir a eliminação da pobreza extrema no país. Nós não podemos admitir que num estado como o nosso ainda exista pobreza extrema, nós vamos buscar isso através da inclusão. E um crescimento que se traduz em bem-estar, renda média maior e elevada para a nossa população de uma maneira geral”, disse o governador.

Outra grande área de atuação do Estado é o meio ambiente. “E falando do meio ambiente, não temo como separar desenvolvimento, a economia, do social e do ambiental, conceito clássico da sustentabilidade. A gente resolveu também se posicionar nos três grandes eixos água, biodiversidade, balanço de carbono, de uma maneira extremamente proativa e atrelando isso a políticas públicas que premiem, a políticas públicas que levem pelo bolso a responsabilidade de todos, que de alguma forma tem uma conexão com a preservação. Saindo de uma lógica punitiva para uma lógica de valorizar os ativos ambientais. E a gente tem feio isso de uma maneira a usar diferentes instrumentos, para que a gente possa premiar essas ações. Nós estamos falando de induzir e diminuir carga tributária de sistemas produtivos absolutamente mais eficientes”, pontuou Riedel.

No primeiro trimestre de 2025, o Governo de MS vai lançar um programa para a preservação de biodiversidade no Pantanal.

“Que é o pagamento por serviço ambiental a partir dessa lógica e dentro da lei, aqueles que resolverem a preservar vão ser remunerados por isso também. Então a lógica do incentivo, é a que vai prevalecer, e por isso nós constituímos o Fundo Pantanal que tem recebido recursos do Governo, com orçamento próprio, calibrado, para que a gente faça esta política. E nós vamos caminhar para ter um estado carbono neutro em 2030. E isso também é um ativo ambiental. Com a contribuição de todos estes setores e com a indução da política pública para chegarmos lá, nós vamos buscar posicionar o MS dentro dessa lógica e trazer isso também para o ambiente econômico. A remuneração destes processos para o Estado, transformados em política pública para a sociedade de uma maneira geral. O meio ambiente também é recurso econômico, assim deve ser para que a gente dê sustentabilidade para este projeto. O MS está preparado para esta nova onda, esta geração, não é mais só do Estado, ou do brasil, é global”, finalizou o governador.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Felipe Gonçalves / LIDE

Apoio de Lia Nogueira fortalece assistência a pacientes com câncer em Campo Grande

0

Em Campo Grande, a luta de pacientes com câncer ganha um novo reforço com a emenda parlamentar de R$50 mil da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), destinada à Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão (AAPC). O recurso, que já permitiu a compra de diversos itens importantes, chega para fortalecer ainda mais o atendimento e o conforto dos pacientes em tratamento.

A associação é uma referência em acolhimento e suporte humanizado de pacientes que, muitas vezes, vêm de outras cidades e se encontram em situação de fragilidade. Com a emenda, foi possível adquirir itens que vão desde um fogão industrial e um freezer horizontal até um notebook e uma impressora multifuncional, ferramentas essenciais para melhorar a organização e ampliar os serviços oferecidos.

“Este é um apoio que vai muito além do valor financeiro. É entender que cuidar do outro, especialmente em um momento tão delicado quanto o enfrentamento do câncer, requer atenção e estrutura”, destaca a deputada. Com parte dos itens já entregues, como o bebedouro e o climatizador, e outros aguardando a chegada, a associação está preparada para transformar ainda mais a vida dos pacientes que ali encontram um espaço de acolhimento e suporte.

As doações incluem também equipamentos para cozinha, como um liquidificador industrial, um buffet self-service térmico, uma refresqueira de 30 litros, além de uma cafeteira industrial e jogos de mesa. Segundo a equipe da associação, essas melhorias farão a diferença no dia a dia, garantindo que cada paciente tenha acesso a refeições adequadas e a um espaço acolhedor e bem equipado durante o período de permanência no local.

A emenda contempla também a oferta de palestras e oficinas com foco em alimentação saudável e cuidados especiais, mostrando o compromisso da deputada com uma assistência integral, que vai além do tratamento e prioriza o bem-estar dos pacientes.

“É emocionante ver como um gesto pode fazer diferença. Essas pessoas já enfrentam tanto, então o nosso objetivo é dar um pouco de conforto, mostrar que elas não estão sozinhas”, ressalta Lia Nogueira.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Secretaria Municipal de obras realiza limpeza geral do Cemitério Municipal

0

Secretaria Municipal de obras realiza limpeza geral do Cemitério Municipal

A Prefeitura Municipal de Iguatemi, através da Secretaria de Obras, mobilizou uma equipe de servidores para executar serviços de limpeza e manutenção do Cemitério Municipal. A ação terminou nesta segunda-feira (28), e foi realizada com o objetivo de deixar o local totalmente limpo para que os familiares possam prestar homenagens aos seus entes queridos, que ali estão sepultados. As equipes comandadas pela Coordenadora de Limpeza, Janete Gnoatto, realizaram capinação, varrição, coleta de entulhos e corte de grama. Um verdadeiro mutirão de limpeza.

O Secretário Municipal de Obras, José Gonçalves, ressaltou que a população tem que colaborar não deixando qualquer tipo de lixo jogado, tais como: tocos de vela, sacolas plásticas, frascos, galhos de flores murchos ou secos no chão.

Fonte: Kidão /Prefeitura de Iguatemi

Clube União promove bingo no dia 14 de novembro com R$ 40 Mil em prêmios em Caarapó

0

O Clube União promove um grande bingo no dia 14 de novembro, uma quinta-feira, véspera de feriado. O evento terá início às 19h no próprio Clube União, localizado em Caarapó, e promete agitar a comunidade com música ao vivo e porções disponíveis para os participantes.

Serão sorteados um total de R$ 40 mil em prêmios, divididos entre cinco ganhadores. Os prêmios incluem cinco valores de R$ 5.000,00 cada para o primeiro, segundo, terceiro e quarto prêmios, além de um prêmio principal de R$ 20.000,00. As cartelas para participação estão disponíveis por R$ 50,00.

O lema do clube, “Harmonia e União andam sempre juntas!”, reflete o espírito de comunidade e confraternização que a organização busca promover.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Em menos de 24 horas, Polícia Civil recupera bicicleta furtada e prende autor em flagrante

0

A Polícia Civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Amambai, recuperou nesta segunda- feira (28) uma bicicleta avaliada em mais de R$ 3 mil que foi subtraída de uma residência na Vila Doriane.

A vítima procurou a unidade policial para registrar o Boletim de Ocorrência e com as informações repassadas a equipe de investigadores saíram em busca do autor do furto.

O indivíduo foi localizado e identificado como sendo T.C.F.R. (34). Ele confessou o crime e informou que vendeu o bem subtraído por R$ 20,00. Além disso, o autor indicou o local onde a bicicleta estava.

Diante dos fatos, T.C.F.R (34) foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Amambai, onde permanece a disposição da Justiça. A bicicleta foi recuperada e devolvida à vítima.

Fonte: Assessoria Polícia Civil Amambai

Cresol impacta mais de 30 mil pessoas em ações de educação financeira

0
Foto: Dione Junior Helfer

A Cresol alcançou, de forma direta, o total de 30.287 pessoas em ações realizadas na Semana Nacional de Educação Financeira (Senef), que ocorreu no mês de maio em todos os estados brasileiros, e no mês de setembro houve uma edição especial para o estado do Rio Grande do Sul. Os números representam um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

A Senef é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (Enef), e conta com a participação de instituições que promovem ações e iniciativas de educação financeira. A ação acontece anualmente, desde 2014, com a finalidade de promover atividades com essa temática em todo país.

Neste ano, nas duas edições realizadas (maio e setembro), os temas abordados foram a proteção financeira, planejamento financeiro e reservas financeiras com público de cooperados e comunidades. 

“O zelo com a saúde financeira dos cooperados é uma preocupação da Cresol. Promovemos a educação financeira norteada por três eixos: planejamento, investimentos e crédito. A Cresol faz parte do nobre movimento de promover a educação financeira aos cooperados e comunidades onde está inserida”, comenta Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Foram realizadas diversas ações como eventos, palestras, workshops, visitas, rodas de conversas, além das campanhas, postagens e movimentações nas mídias sociais referente à temática de educação financeira na Senef.  Foram mais de 6 milhões de pessoas alcançadas, que demonstra o compromisso da cooperativa com essa temática.

“Conectando proteção financeira, princípios da educação financeira e escolhas conscientes, atuamos de diversas formas, desde atendimento financeiro, palestras, parcerias até compartilhamento de conteúdos e materiais para diversos públicos”, completa Magri.

Fonte: Assessoria

Krav Magá: Autodefesa e valores em Amambai e Dourados

0

O Krav Magá, uma arte marcial de defesa pessoal originária de Israel, tem ganhado destaque no Mato Grosso do Sul, especialmente nas cidades de Amambai e Dourados. Com uma abordagem prática e eficiente, essa modalidade se tornou uma escolha popular para aqueles que buscam desenvolver habilidades de autodefesa.

As aulas na região são conduzidas pelo instrutor Egberto José da Silva, o único representante do Krav Maga Caveira no estado, a maior escola de Krav Maga do mundo. Egberto adota uma combinação de técnicas eficazes de defesa com a metodologia de promoção de valores fundamentais, como coragem, equilíbrio emocional, paciência e respeito.

O esporte tem como objetivo preparar o praticante para se defender de ataques vindos de qualquer direção e por múltiplos agressores, seja em pé, sentado ou deitado. A disciplina envolve uma variedade de técnicas, que incluem luta, torções, defesa contra armas e golpes como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.

Originado em 1940, o Krav Maga foi utilizado inicialmente nas Unidades de Elite do Exército Israelense. Com o tempo, a prática deixou de ser restrita ao ambiente militar e conquistou adeptos em todo o mundo, chegando ao Brasil em 1990.

O treinamento em Krav Maga abrange:

  • Aquecimento para preparar o corpo para a aula
  • Explicação dos detalhes e da ciência por trás dos movimentos
  • Treinamento por meio de simulações de situações reais
  • Aprendizado de novas técnicas a cada aula

Além das habilidades físicas, o Krav Maga é uma arte moderna que promove um estilo de vida saudável e íntegro, construindo cidadãos responsáveis ​​e motivados para buscar seus objetivos. As aulas seguem um enfoque educacional que, ao serem incorporados, ensinam quatro princípios essenciais do Krav Maga:

  • Coragem : Enfrentar obstáculos, independentemente de sua magnitude.
  • Equilíbrio emocional : controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação.
  • Paciência : Reconhecer que a mudança é um processo gradual, que ocorre no seu tempo.
  • Respeito : Valorizar a si mesmo e aos outros, incluindo até mesmo os adversários.

Os alunos assimilam esses princípios através da rotina de treinamento físico e das dificuldades enfrentadas, compreendendo o percurso necessário para incorporá-los em suas vidas. Adultos, crianças e adolescentes absorvem esses valores com a mesma intensidade, tornando-se parte de sua essência. Essa vontade de lutar por seus objetivos, a persistência diante das dificuldades e o equilíbrio em diversas situações conferem aos praticantes um autocontrole total, afastando-os da violência.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta com informações da assessoria

Mega-Sena acumula e pagará R$ 95 milhões dia 29

0
Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena

Ninguém acertou os seis números do concurso 2790 da Mega Sena. Os números sorteados neste sábado (26) foram 29-32-40-42-49-58.Mega-Sena acumula e pagará R$ 95 milhões dia 29Mega-Sena acumula e pagará R$ 95 milhões dia 29

Na próxima terça-feira (29, o prêmio a ser distribuído será de R$ 95 milhões.

As informações são da Caixa Econômica Federal.

A Quina – cinco acertos – teve 85 apostas ganhadoras com R$ 58.927,35 para cada uma.

A Quadra – quatro acertos – registrou 6.127 apostas ganhadoras, R$ 1.167,85.

Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda

0
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

A funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório nesta segunda-feira (28). Com isso, as instituições financeiras terão que fornecer o serviço obrigatoriamente. A medida foi determinada em resolução publicada pelo Banco Central (BC), em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segundaPix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda

O Pix Agendado Recorrente permite o agendamento, por qualquer pessoa, de pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

A medida vale para o repasse de valores a pessoas físicas e também para quem tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), como profissionais autônomos ou empresas, que poderão receber os valores de forma agendada.

A modalidade já existia, mas era praticada de forma facultativa pelas instituições bancárias. Para realizar o PIX Agendado Recorrente, o usuário deverá fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência.

Última semana: pesca fica proibida a partir do dia 5 de novembro com o início do período de defeso

0

Termina no próximo dia 4 de novembro o período de pesca liberada em Mato Grosso do Sul, dando logo em seguida, dia 5, à época do defeso, conhecida como piracema. Conforme o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a pesca estará proibida em todos os rios do Estado, nas duas grandes bacias hidrográficas: do Paraná e do Paraguai.

Essa medida busca proteger as espécies nativas, permitindo que realizem a migração até as cabeceiras dos rios para reprodução, processo essencial para a manutenção da biodiversidade e dos estoques pesqueiros locais. O fenômeno natural da piracema, cujo nome vem do tupi ‘saída de peixes’, é uma etapa vital para peixes como pacu, pintado, cachara, curimba e dourado.

“O período de defeso é fundamental para garantir a perpetuação das espécies e a sustentabilidade dos estoques pesqueiros. Precisamos da colaboração de todos, não apenas dos pescadores, mas também dos estabelecimentos comerciais, para que cumpram a legislação e preservem o patrimônio natural”, destaca André Borges, diretor-presidente do Imasul.

Pescadores e comerciantes que infringirem a lei estarão sujeitos a prisão em flagrante, além de encaminhamento à Delegacia de Polícia Civil. As penalidades incluem detenção de um a três anos e multas entre R$ 700 e R$ 100 mil, acrescidas de R$ 20 por cada quilo de pescado ilegal. Em casos de infração, equipamentos como barcos, motores e veículos serão confiscados.

Há exceções na proibição para ribeirinhos e comunidades tradicionais, que poderão capturar até três quilos ou um exemplar de peixe por dia, exclusivamente para subsistência e dentro das medidas regulamentadas. A comercialização, no entanto, permanece proibida para estes casos.

Paralelamente, equipes técnicas do Imasul irão monitorar os cardumes durante o período de defeso, realizando medições e pesagens dos peixes e acompanhando as fases reprodutivas. Esses estudos sobre a maturação das gônadas são essenciais para garantir a preservação das espécies.

Os pescadores profissionais que dependem da pesca como fonte principal de renda poderão solicitar o seguro-defeso, um benefício federal para assegurar o sustento durante o período de restrição.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Foto: Saul Schramm/Arquivo

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José  Fone: 3481-1213

Próximo ao Supermercado Mega

Força-tarefa localiza mulher desaparecida em Amambai

0
A mulher foi encontrada por uma equipe da Polícia Militar Rural distante cerca de 20 quilômetros de onde havia sido vista pela última vez no domingo. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Uma força-tarefa envolvendo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Rural, integrantes do Polo de Amambai da DSEI-MS, a Defesa Civil do município, além de moradores da comunidade onde a mulher mora, foi montada para efetuar buscas uma funcionária da DSEI-MS lotada na unidade de saúde da Aldeia Limão Verde, em Amambai, que estava desaparecida desde esse domingo, dia 27 de outubro.

Lúcia Freitas, de 49 anos, que trabalha como auxiliar de serviços gerais no Posto de Saúde da Limão Verde havia de deslocado com um grupo de pessoas para catar Guavira em fazendas na região do Chorro, mas acabou se perdendo do grupo.

As ações relacionadas as buscas pela mulher, que é indígena e reside na aldeia onde trabalha, tiveram início, segundo o Corpo de Bombeiros, já na noite desse domingo, mas Lúcia Freitas só foi encontrada no final da manhã dessa segunda-feira, dia 28, praticamente 24 horas após o desaparecimento.

A mulher foi encontrada por uma equipe da Polícia Militar Rural na região de uma fazenda localizada às margens da Rodovia MS-160, distante cerca de 20 quilômetros do local que havia sido vista pela última vez nesse domingo.

Segundo o Corpo de Bombeiros ela estava bem de saúde, apresentando apenas alguns arranhões em decorrência do deslocamento em meio à mata e recebeu o atendimento adequado após ser localizada.

Força-tarefa localiza mulher desaparecida em Amambai
Força-tarefa localiza mulher desaparecida em Amambai

Casa do Trabalhador disponibiliza 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 29 de outubro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 48 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 29 de outubro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

40 Vagas de Alimentador de linha de Produção

3 Vagas de Aplicador de asfalto

1 Vaga de Auxiliar de linha de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de Loja

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Iguatemi: Secretaria de Desenvolvimento Econômico conclui curso profissionalizante de Operador de Caixa

0
Foto: Divulgação

Na noite de sexta-feira (25), aconteceu o encerramento do curso de Operador de Caixa promovido pelo SENAC, que contou com a participação de 18 alunos. O curso foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Iguatemi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Fundação do Trabalho, em parceria com o SENAC, e faz parte do Programa “MS QUALIFICA”. As aulas foram ministradas pelo instrutor do SENAC, Fernando Marsolla Aguiar, na Escola Municipal Tancredo Neves. Os certificados serão entregues em breve.

“Fico muito feliz por vocês terem concluído esse curso tão importante para o vosso crescimento profissional. A Prefeitura Municipal de Iguatemi estará sempre buscando outros cursos para capacitação dos nossos trabalhadores, o que certamente abrirá mais oportunidades no mercado de trabalho,” declarou José Roberto Barros, gestor da FUNTRAB de Iguatemi.

Fonte: Kidão/Assessoria