9.8 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 819

Pé-de-Meia Licenciatura pagará mais de R$ 500 para futuros professores

0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Estudantes que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar licenciaturas poderão receber bolsas mensais de mais de R$ 500. A medida faz parte do Pé-de-Meia para Licenciaturas que será oficialmente anunciado este mês. A intenção é que a bolsa comece a ser paga já em 2025. As informações foram antecipadas, nesta sexta-feira (1º), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.Pé-de-Meia Licenciatura pagará mais de R$ 500 para futuros professoresPé-de-Meia Licenciatura pagará mais de R$ 500 para futuros professores

Segundo Santana, os estudantes serão selecionados para o programa com base na nota do Enem. A ideia, segundo o ministro, é atrair bons alunos para que possam ser futuros professores nas escolas brasileiras. “A gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura, está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia”, disse.

O ministro não divulgou ainda o valor exato do benefício, mas explicou que, assim como o Pé-de-Meia para o ensino médio, os estudantes receberão recursos que ficarão retidos em uma poupança, que poderão acessar quando concluírem a formação.

“Vai ser apresentado este ano, já para começar no próximo ano, porque a gente quer ver se a gente consegue usar o Enem agora. A gente já quer que o aluno no Enem, ele já saiba que ele vai receber uma bolsa, se ele escolher a licenciatura. Ele já vai entrar na universidade com uma bolsa paga pelo governo. É uma forma de estimular. Além de uma bolsa, ele vai ter uma poupança”, antecipou o ministro.

Mais professores

O Pé-de-Meia para Licenciaturas faz parte de um conjunto de ações do governo para valorizar os professores brasileiros da educação básica.

Santana pretende também criar incentivos para os professores que já estão em sala de aula. A pasta pretende criar o Mais Professores, inspirado no programa Mais Médicos, que oferece incentivos aos médicos para trabalharem em locais onde há maior demanda por profissionais de saúde e pouca assistência.

“[Programa no qual] o professor possa receber um plus a mais no salário dele, para ele ir para aquela escola, para aquela cidade que não tem um professor, como o Mais Médico. O governo federal paga ele para ir para um município que não tem médico. Então é mais ou menos na lógica”, disse o ministro.

Segundo Santana, é preciso valorizar a profissão docente no país. “Tem países que reconhecem como a principal profissão, no Brasil as pessoas não estão querendo mais ser professoras, não só por questão de remuneração, mas por falta de reconhecimento, de valorização. A ideia também aqui é criar uma cultura nesse país que as pessoas reconheçam o papel do professor, até porque todos nós passamos por ele, desde criança”, defendeu.

Pesquisas mostram que, por conta do desinteresse, o país corre o risco de um apagão de professores sobretudo nas escolas. Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostram que, até 2040 o Brasil, poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica.

Orçamento

As ações anunciadas dependerão, no entanto, de disponibilidade orçamentária. Em relação a quantidade de bolsas que serão ofertadas pelo Pé-de-Meia das Licenciaturas, o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, disse, em entrevista nesta semana, que a quantidade de bolsas dependerá de quanto houver disponível no orçamento da pasta para o próximo ano.

Em um momento de revisão de gastos obrigatórios do governo federal, o ministro garantiu, nesta sexta-feira, que “nenhuma política e programa que está em andamento será atingida por conta de qualquer medida do governo federal”.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson    Fone: 3481-2645

No cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a Rua General Câmara

Hoje é Dia de Finados; conheça a história da data

0

No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação.

Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.

Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.

Paulo Corrêa homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento de MS

0

Em uma noite de reconhecimento e muita emoção, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) entregou nesta quinta-feira (31) Títulos de Cidadão Sul-mato-grossense e Comendas do Mérito Legislativo. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, e contou com a presença de autoridades e familiares dos 90 homenageados.

Um dos eventos mais esperados do ano, a solenidade reconhece personalidades que se destacaram por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas. “Fico muito feliz de ter a oportunidade de homenagear as pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Agradeço a todos por acreditarem e investirem no progresso do nosso Estado”, declarou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), destacou o papel representativo dos parlamentares ao entregar a honraria. “Os deputados não falam por seus CPFs e suas identidades, falam pela população inteira de Mato Grosso do Sul. Cada cidadão concede, neste dia, aos ilustres filhos, esse título tão honroso”, afirmou.

Paulo Corrêa homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento de MS

“Passa um filme na cabeça da gente. Cada um aqui tem sua história. Viveu bons momentos e momentos difíceis, mas temos a convicção de que todos construíram uma relação com o Estado que, independentemente do setor, contribuiu para a transformação de uma comunidade, seja pequena ou grande. Vocês ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul, que não é só o do futuro, mas também o do presente”, pontuou o governador Eduardo Riedel.

Entre os homenageados, estava a administradora de empresas e madrinha do Grupo Onça Pintada, Adriana Rezende Corrêa, esposa do deputado Paulo Corrêa, agraciada com o Título de Cidadã Sul-mato-grossense, por proposição do deputado Gerson Claro.

Paulo Corrêa homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento de MS

“Meus avós chegaram aqui em 1968, e desde pequena venho sempre para este Estado, que faz parte da minha história e pelo qual tenho um carinho enorme. Receber esse título me deixa com o coração cheio de gratidão. É uma sensação de realização pessoal. Sempre fui recebida de braços abertos e me sinto verdadeiramente uma filha desta terra. Para mim e minha família, isso é motivo de muita alegria”, agradeceu Adriana.

Homenageados de Paulo Corrêa

Gustavo Passarelli da Silva – Advogado paulistano e consultor jurídico com atuação na área de direito contratual, empresarial e societário, com experiência de contencioso.

Irineo da Costa Rodrigues – natural de Canguçu (RS), é diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial.

Juliana Miranda Rodrigues da Cunha Passarelli – advogada de Andradina (SP), possui vasta experiência na advocacia pública e no setor privado, com atuação também em consultoria jurídica.

Marcelo Vinhaes Monteiro – natural de Recife (PE), ex-diretor-presidente da Energisa MS e atual diretor-presidente a Energisa MT.

Viviane Luiza da Silva – historiadora, mestre em Desenvolvimento Local e doutora em Antropologia, é secretária de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul.

Amambai celebra a Semana Municipal da Leitura com contação de histórias e a presença de escritor na escola

0

Em comemoração à Semana Municipal da Leitura instituída pela Lei Municipal nº 2603/2018, de autoria da então vereadora Janete Córdoba, a Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi convidou o escritor amambaiense Rogério Fernandes Lemes para apresentar aos alunos suas obras infantis. O evento marcou o encerramento das atividades literárias e contou com a participação entusiástica de cerca de 400 crianças, que tiveram a oportunidade de se envolver com o universo imaginário do personagem Nicolas, um garotinho de cinco anos de idade que visita lugares encantados, em companhia do robô Lipe em um lindo foguete.

Durante as atividades o autor, que é o atual presidente da Academia Amambaiense de Letras compartilhou sua experiência no seu processo criativo por trás de seus três livros infantis da série “As Aventuras de Nicolas”. As obras, que encantaram o público infantil, estão distribuídas em três volumes publicados: “As aventuras de Nicolas e o robô do espaço”, 2017; “As aventuras de Nicolas e o reino das biolapas”, 2019 e, “As aventuras de Nicolas na Escola”, 2020.

Amambai celebra a Semana Municipal da Leitura com contação de histórias e a presença de escritor na escola

Sob olhares atônitos e atentos, Rogério respondeu a perguntas sobre as histórias, especialmente a parte onde o personagem Nicolas cria uma “bola de família” com seus pais. O entusiasmo e a alegria do autor contribuíram para um ambiente de aprendizado, diversão e muitas participação dos pequenos leitores. Ao término da contação de história, as crianças puderam registrar o momento mágico com fotos e claro, uma bola de família com o autor.

A Semana Municipal da Leitura é uma iniciativa importante para motivar o hábito da leitura entre os pequenos leitores. Para Rogério, “eventos como esses no ambiente escolar são fundamentais para cultivar o amor pelos livros e estimular a criatividade das crianças”, concluiu.

Com esta ação, a Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi reafirma seu compromisso com a educação e a cultura, ao promover experiências que enriquecem o aprendizado e formam novos leitores.

Rogério é filho de Amambai e há 20 anos reside em Dourados, onde recebeu em dezembro de 2019 o título de cidadão douradense. Atualmente conta com sete livros publicados, dentre os três de literatura infantil, os gêneros de conto, crônicas, literatura de cordel e poesia fazem parte de suas obras.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo    Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor

0

Com foco na valorização, inclusão e bem estar do servidor, alinhados à modernização da gestão pública, o governador Eduardo Riedel assinou um projeto de lei reajustando em 15% a remuneração de 709 servidores das carreiras Gestão de Ações de Assistência e Cidadania e de Gestão de Ações de Defesa do Consumidor. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) em visita ao prédio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

“Assinei ontem à noite (31) o projeto de lei que vai para a Assembleia Legislativa. O objetivo é valorizar aquilo que a gente acredita e corrigir essas distorções criadas ao longo do tempo e assim diminuir cada vez mais as diferenças salariais existentes pelo processo histórico da própria formação do Estado”, disse o governador Eduardo Riedel.

Ele afirmou ainda que a Assistência Social terá pela frente grandes desafios, com os recadastramentos que estão acontecendo nos programas Mais Social, Energia Social e dos indígenas beneficiados com a entrega de cestas, para assim tornar os serviços mais digitais e garantir as entregas para quem mais precisa.

“Vamos ter pela frente grandes desafios, uma sociedade em alta transformação e a nossa capacidade de acompanhar essa mudança no plano tecnológico. Quando a gente recadastra cada um no Mais Social, quando busca recadastrar todo mundo do Energia Social, quando a gente busca recadastrar a nossa comunidade indígena, estamos fazendo é gerar, a partir de uma informação coletada, uma inteligência capaz de ser assertiva pelo Estado para quem mais precisa”.

Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor

A secretária Patrícia Cozzolino (Sead) lembrou da premiação recebida ontem (31) no prêmio de inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) com o programa Cuidar de Quem Cuida, que ficou em 2º lugar, e destacou que é a primeira vez que um governador visita a Secretaria de Assistência Social.

“Ontem ainda, a secretaria ganhou do Enap o prêmio nacional de inovação. A premiação é uma conquista de todos nós, da secretaria, das servidoras e dos servidores, e também do nosso governador que teve coragem de pagar R$ 900 para as cuidadoras. Esta visita é muito emblemática. As meninas que aqui trabalham, que são mulheres muito corajosas, dizem que nunca um governador veio aqui. São 47 anos de Estado. Isso é um sinal da importância que a assistência social tem agora”, declarou.

O secretário Frederico Felini (Administração) explicou que o reajuste beneficia servidores ativos e inativos e que o objetivo é valorizar as pessoas que ajudam a construir um Mato Grosso do Sul mais justo e melhor para se viver.

“Esse passo dado hoje aqui é o primeiro tijolinho que a gente está colocando nessa construção. Não dá para corrigir distorções ou injustiças de anos de uma vez. As coisas são feitas gradativamente”, ponderou.

A proposta contempla, na carreira de Gestão de Ações de Assistência e Cidadania, os cargos de Gestor de Ações Sociais, Assistente de Ações Sociais, Atendente Infantil, Agente de Ações Sociais, Agente de Merenda, Auxiliar de Ações Sociais, Cozinheiro de Unidade Socioeducacional Lactarista e Zelador de Unidade de Atendimento Infantil.

Já na Carreira de Gestão de Ações de Defesa do Consumidor estão os cargos de Fiscal de Relações de Consumo, Gestor de Relações de Consumo, Agente de Relações de Consumo, Assistente de Relações de Consumo e Agente Fiscal de Relações de Consumo.

Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor
Governo de MS reajusta salário das carreiras de assistência, cidadania e defesa do consumidor

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
*
com informações de Laiana Horing Nantes, SAD
Fotos: Bruno Rezende

Bandeira amarela passa a valer hoje e conta de luz ficará mais barata

0

Com o aumento no volume de chuvas, a bandeira tarifária amarela começa a valer nesta sexta-feira (1º), ou seja, a conta de luz ficará mais barata. A cobrança extra passará a ser de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Bandeira amarela passa a valer hoje e conta de luz ficará mais barataBandeira amarela passa a valer hoje e conta de luz ficará mais barata

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país. A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

Bandeiras tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O SIN é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte.

Praticamente todo o país é coberto pelo SIN, à exceção de algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente”, recomenda a agência reguladora. 

* Com informações do repórter Wellton Máximo

Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

0

O técnico Dorival Júnior anunciou, na tarde desta sexta-feira (1) na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a relação de jogadores convocados para defenderem a seleção brasileira nas partidas contra a Venezuela e o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. E um dos destaques da lista foi a ausência do atacante Neymar, que defende o Al-Hilal (Arábia Saudita).Sem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para EliminatóriasSem a presença de Neymar, Dorival convoca seleção para Eliminatórias

“Todos estamos muito atentos com a evolução [de Neymar]. Ele já está praticamente recuperado [da cirurgia no joelho esquerdo], mas teve poucos minutos [em campo pelo Al-Hilal], o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos faríamos com ele no banco ou dentro de campo”, declarou o comandante do Brasil.

Entre os lembrados estão três jogadores que têm se destacado no futebol brasileiro, Estêvão, do Palmeiras, e Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos do Botafogo. Quem acabou ausente foi o jovem Endrick, do Real Madrid (Espanha).

Outro tema de destaque da coletiva foi a crítica do treinador ao resultado da Bola de Ouro, o prêmio concedido pela revista francesa France Football, que teve o espanhol Rodri, do Manchester United (Inglaterra), como campeão, e o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), como segundo colocado. Segundo Dorival Júnior, foi cometida uma injustiça.

“Na minha opinião, é uma situação injusta. É uma premiação individual. Se teve um atleta decisivo, agudo, letal, que o talento foi mostrado para o mundo todo, acredito que tenha sido ele [Vini Júnior], na temporada. Nada contra quem ganhou o prêmio, [o Rodri] é um grande atleta do futebol mundial e espanhol, se destacou muito. Mas o Vinicius, pelo trabalho que fez, merecia um reconhecimento diferente”, afirmou o comandante do Brasil.

Próximos jogos

Os 23 jogadores convocados representarão a seleção canarinho no dia 14 de novembro, quando o Brasil mede forças com a Venezuela no estádio Monumental de Maturin, e no dia 19, em confronto com o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Relação de convocados:

Goleiros: Bento – Al-Nassr, Ederson – Manchester City e Weverton – Palmeiras.
Laterais: Danilo – Juventus, Vanderson- Monaco, Guilherme Arana – Atlético-MG e Abner – Lyon.
Zagueiros: Éder Militão – Real Madrid,  Gabriel Magalhães – Arsenal, Marquinhos – PSG e Murilo – Nottingham Forest.
Meio-campistas: André – Wolverhampton, Andreas Pereira – Fulham, Bruno Guimarães – Newcastle, Gerson – Flamengo , Lucas Paquetá – West Ham, Rodrygo – Real Madrid.
Atacantes: Estevão – Palmeiras, Raphinha – Barcelona, Luiz Henrique – Botafogo, Igor Jesus – Botafogo, Savinho – Manchester City e Vinicius Júnior – Real Madrid.

Mulher é presa acusada de maus-tratos contra o próprio filho em Amambai

0
Na Delegacia de Polícia Civil, em Amambai a mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

A Polícia Militar prendeu na madrugada dessa sexta-feira, 1 de novembro, uma mulher de 31 anos, acusada de maus-tratos, tendo como vítima o próprio filho, uma criança de cerca de um mês de vida, em Amambai.

A prisão da acusada aconteceu no início da madrugada na região do Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, mas desde o período da tarde dessa quinta-feira, 31 de outubro, a Polícia Militar já havia recebido denúncias que a mulher, que segundo a ocorrência policial supostamente seria usuária de drogas, estava embriagada e deixando de dar atenção básica à criança, além de carregar o bebê, que inclusive teria nascido prematuro, de forma insegura.

Na ocasião da denúncia do período da tarde a Polícia Militar teria chegado a fazer rondas pela região onde a pessoa que havia denunciado havia relatado que a mulher estaria, mas os policiais não haviam encontrado a acusada.

Depois de presa pelos policiais militares, a mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, onde foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos qualificado, pelo fato de a vítima ter menos de 14 anos e permaneceu à disposição da Justiça. No final da tarde dessa sexta-feira ela foi liberada para responder em liberdade.

A criança foi passada aos cuidados do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Amambai para serem adotadas as medidas cabíveis.

Matéria atualizada às 16h40

Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns em Amambai e mais dois municípios

0
Fotos: Bruno Rezende

Com apoio e parceria do Governo do Estado, a Coamo anunciou novo investimento de R$ 500 milhões em Mato Grosso do Sul, que será usado na expansão da sua unidade de processamento de soja em Dourados e na construção de mais três armazéns nas cidades de Sidrolândia, Amambai e Dourados.

Os novos investimentos vão gerar mais empregos e renda ao Estado, fazendo parte do processo de industrialização, com agregação de valor da produção local, que é uma linha estratégica da gestão estadual. Além de melhorar a capacidade de armazenagem dentro do Estado e fortalecer o cooperativismo.

A direção da Coamo se reuniu nesta sexta-feira (1) com o governador Eduardo Riedel, no Gabinete do Receptivo. Além de anunciar os novos investimentos, pediu ao Estado algumas obras de infraestrutura para facilitar a logística e acesso. Com a parceria firmada, estes novos investimentos devem ser feitos a partir de 2025.

Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns em Amambai e mais dois municípios
Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns em Amambai e mais dois municípios

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, participou da reunião e revelou que a ampliação da fábrica da Coamo em Dourados terá um investimento de R$ 200 milhões.  A planta que tem capacidade processamento de 3 mil toneladas/dia de soja, vai passar para 4 mil (toneladas) após a ampliação.

Já os novos armazéns serão construídos em Sidrolândia, Amambai e Dourados, tendo previsão de investimento de R$ 80 milhões em cada um. “No total o investimento chega a R$ 500 milhões da Coamo. Além da nossa política de incentivos fiscais, eles pediram algumas obras de infraestrutura ao Estado, com um trevo, que o govenador aceitou. Agora é esperar o projeto para avançarmos”, explicou Verruck.

O secretário acrescentou que os novos investimentos privados no Estado retratam o “bom ambiente de negócios” criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul. “Aqui as empresas têm boa recepção, diálogo aberto com o Governo e ambiente positivo. No caso da Coamo eles ainda avaliam a expansão agrícola que o Estado tem, com espaço para ampliação na produção de soja. Além dos nossos investimentos em infraestrutura e logística para melhorar as estradas, rodovias e acessos”.

Antônio Sérgio Gabriel, diretor administrativo e financeiro da Coamo, destacou que todo este cenário positivo facilita os investimentos no Estado. “Fomos bem recebidos e acolhidos pelo governador. Agora estamos investindo neste aumento da capacidade da nossa indústria de soja em Dourados e teremos mais três unidades de armazenamento. Com expectativa de R$ 500 milhões. Está muito fácil trabalhar em MS”.

Com apoio do Governo, Coamo anuncia R$ 500 milhões para ampliar indústria e construir novos armazéns em Amambai e mais dois municípios
Reunião com a direção da Coamo ocorreu no Gabinete do Receptivo

Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem

0

“Vocês ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul”. A frase do governador Eduardo Riedel destaca bem a dimensão do envolvimento social dos homenageados na noite de ontem (31) em evento organizado pela Assembleia Legislativa, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. Quase 90 nomes receberam títulos de cidadão sul-mato-grossense ou comendas do mérito legislativo pelo trabalho realizado no Estado.

Entre os homenageados, aparecem membros do secretariado do Governo de Mato Grosso do Sul, como a secretária da Cidadania, Viviane Luiza, e o secretário de Educação, Hélio Daher, além do adjunto da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Roberto Gurgel, e da procuradora chefe da Consultoria Legislativa (Conleg), Doriane Chamorro.

“É uma celebração, um reconhecimento com aqueles que de alguma forma estejam contribuindo, seja quem for, fazendo a diferença junto a sua comunidade. De alguma maneira nossos parlamentares reconhecem essas pessoas e hoje é o momento de agradecermos”, completou o governador Eduardo Riedel durante o evento.

Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem

Representando todos os homenageados, a juíza e presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Mariel Cavalin, discursou relembrou alguns de seus primeiros passos no Estado e convidou a cada um que também rememorrassem os seus.

“Essa terra guaicuru, estrategicamente posicionada no coração do Brasil, concedendo às pessoas de todas as origens a possibilidade de desfrutar da pujança, que é o orgulho e a grandeza do futuro do Brasil. Ao Mato Grosso do Sul, nossa gratidão”, frisou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gerson Claro, ressaltou a importância de agraciar pessoas que acreditaram no futuro e no presente de Mato Grosso do Sul, realizando aqui um trabalho tido como extraordinário.

“São contribuições dinâmicas e destacadas para o desenvolvimento e projeção de nosso estado, fazendo por merecerecem o reconhecimento e a graditção do parlamento sul-mato-grossense. Os deputados não falam por si, falam pela população inteira”, concluiu.

Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem
Trabalhos que contribuiram para o desenvolvimento de MS são reconhecidos em homenagem

Além de deputados estaduais e demais autoridades, estiveram presentes no evento os secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Frederico Fellini (SAD), e a primeira-dama Mônica Riedel.

As homenagens entregues nessa noite foram o ‘Título de Cidadão Sul-mato-grossense’, homenagem às pessoas nascidas em outro estado mas que impactaram positivamente a vida daqueles que residem em Mato Grosso do Sul, e a ‘Comenda do Mérito Legislativo’, entregue às pessoas nascidas ou não no Estado e que visa ressaltar a importância do trabalho daquele indivíduo.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Deputada Lia Nogueira destina emenda no valor de R$ 50 mil para a APAE de Coronel Sapucaia

0
Fotos: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, dia 1º de novembro, o vereador Carlão e o empresário Ratinho estiveram na APAE de Coronel Sapucaia, acompanhando a exposição dos materiais adquiridos com o recurso destinado por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), no valor de R$ 50 mil.

Com esse recurso, foram comprados:

  • 01 liquidificador industrial
  • 01 batedeira planetária
  • 03 panelas industriais grandes
  • 08 formas grandes
  • 02 TVs Smart de 50 polegadas
  • 05 computadores com monitores
  • 01 panela de pressão de 12 litros
  • 01 ar-condicionado de 12.000 BTUs (frio)
  • 01 chaleira hotel nº 22 de 5 litros
  • 01 caneca hotel nº 18 de 4,5 litros

Durante o evento, Carlão e Ratinho aproveitaram a presença da presidente da APAE, Marineide Pinto, e parabenizaram toda a equipe que faz parte da entidade pelo brilhante trabalho que desempenham com muita competência. Em tempo, Carlão e Ratinho também destacam e agradecem à Deputada Lia Nogueira pela emenda, que já está beneficiando os quase 80 alunos da APAE de Coronel Sapucaia.

Fonte: Zé Roberto: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Coronel Sapucaia.

PMR divulga balanço do comparativo anual, com destaque para redução de óbitos nas rodovias estaduais

0
Fotos: Divulgação/PMR

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, subordinado ao Comando de Policiamento Rodoviário da PMMS, é o responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo e a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul.

Nos 10 primeiros meses de 2024 foram atendidos 76 acidentes com vítimas fatais, redução de 24% em relação à 2023 quando foram 100 acidentes, o que ocasionou 89 óbitos neste ano, contra 128 em 2024, redução de 30,4% nas mortes em acidentes.

PMR divulga balanço do comparativo anual, com destaque para redução de óbitos nas rodovias estaduais

O total de acidentes até o momento em 2024 é de 518, contra 522 em 2023, sendo também observado uma redução no número de pessoas feridas, de 547 em 2023 para 478 em 2024, redução de 12,6%.

O BPMRv tem intensificado a fiscalização de trânsito nas rodovias estaduais, contando com a inauguração de duas novas bases operacionais este ano, na MS 162 em Maracaju, e na MS 145 em Angélica, sendo as principais infrações de trânsito flagradas no período: conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação ou lâmpadas queimadas, dirigir sem possuir CNH, realizar ultrapassagem em local proibido, conduzir veículo sem o devido licenciamento.

Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.

Fonte: Assessoria/PMR

De médico a empresário, Coronel David homenageia personalidades com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

0
Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (PL) concedeu o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a três figuras de destaque em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (31), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A sessão solene, promovida pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), contou com a presença de parlamentares e autoridades da sociedade.

“Essa justa homenagem reconhece cidadãos que, por meio de seu trabalho e dedicação, contribuíram significativamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado.

Entre os homenageados está o médico pneumologista Dr. Ronaldo Perches Queiroz, reconhecido por sua extensa trajetória na área da saúde. Natural de Lins, São Paulo, ele reside há 15 anos em Campo Grande, onde atua como consultor e gestor hospitalar, além de ser professor universitário. Dr. Queiroz tem uma carreira marcada por sua atuação tanto no setor público quanto no privado, com destaque para o seu trabalho no combate à COVID-19. Formado pela Universidade Gama Filho e com especializações pela Unifesp, sua contribuição para a saúde pública no estado o torna merecedor da honraria.

De médico a empresário, Coronel David homenageia personalidades com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

“Com esse reconhecimento ao receber essa honraria, esse Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, nós todos em casa recebemos essa premiação com muita alegria, com muita emoção, mas especialmente com muito orgulho, e a nossa palavra é de gratidão! Gratidão ao Coronel David, que fez a indicação, aos parlamentares que aprovaram e a todo o povo sul-mato-grossense que nos recebeu com tanto carinho e respeito. Aqui nós nos sentimos em casa”, disse Dr. Queiroz.

Osvaldo Junior Barreiros Favoreto também foi agraciado com o título. Diretor comercial da revista Portal Saúde, Favoreto se destacou no cenário empresarial pelo seu espírito inovador e sua trajetória marcada por persistência e resiliência. Nascido em Perobal, Paraná, ele trilhou uma carreira de sucesso, passando por grandes cooperativas de crédito antes de fundar o Portal Group, uma das maiores agências de comunicação do estado. Seu trabalho conecta empresários de diversas regiões e setores, impulsionando o desenvolvimento de negócios no Mato Grosso do Sul.

De médico a empresário, Coronel David homenageia personalidades com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

“Eu fico muito feliz em ter esse reconhecimento profissional e pessoal. Meus filhos, amigos, minha esposa e toda a família vão ficar muito felizes em saber que eu pude contribuir tanto com Campo Grande quanto com o estado. Primeiramente, eu gostaria de agradecer a Deus, porque, sem os ensinamentos e direcionamentos dele, nada disso poderia estar acontecendo. Passamos por momentos de dificuldade e de alegria; em todos eles, Deus esteve conosco”, comemorou Favoreto.

O terceiro homenageado é Geraldo de Souza Carvalho Junior, pecuarista e administrador de empresas. Nascido em Araçatuba, Geraldo se tornou um dos maiores criadores de nelore pintado no Brasil, à frente do Grupo São Lourenço. Com fazendas no Mato Grosso do Sul, ele implementou modernas técnicas de reprodução e melhoramento genético, consolidando-se como referência no setor agropecuário. Seu empenho e dedicação ao aprimoramento das raças zebuínas são amplamente reconhecidos, rendendo-lhe prêmios em exposições agropecuárias de renome, como a Expozebu e a Expogrande.

De médico a empresário, Coronel David homenageia personalidades com Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

“Estou muito contente e honrado em receber o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Hoje, eu e minha família, definitivamente, fixamos nossas raízes aqui e nos comprometemos a cada vez mais trabalharmos pela divulgação e por enaltecer esse pujante estado”, comentou o pecuarista.

Fonte: Assessoria do Deputado Coronel David

Nilsinho quer estacionamento em frente ao CEMA e Delegacia de Polícia Civil em Caarapó

0

O vereador Clenilson Francisco da Silva o “Nilsinho” (PSDB) vai apresentar na sessão da próxima semana, indicação endereçada à Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, solicitando a construção de estacionamento na Av. Barão do Rio Branco, trecho entre as ruas Antônio Menegatti Filho e Ramão Vargas de Oliveira, em frente à Delegacia de Polícia Civil e o CEMA.

Conforme explicou o vereador, no local existe um grande fluxo de veículos devido às duas instituições. “Por isso estamos solicitando a construção deste estacionamento, que vai organizar o trânsito no local e ainda garantir a segurança de pedestres”, disse o vereador.

O vereador também relatou a preocupação com a quantidade de árvores no canteiro. Nesta semana parlamentar convidou o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Gustavo Backer para ir ao local e avaliar a situação. “Sabemos da importância das árvores, no entanto neste caso, com construção do estacionamento, precisamos melhorar a luminosidade e evitar quedas de galhos, já que algumas árvores são antigas”, explicou Nilsinho.

Nilsinho quer estacionamento em frente ao CEMA e Delegacia de Polícia Civil em Caarapó

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Ponta Porã/Campo Grande – Estudantes de MS são selecionados para programa Jovens Embaixadores nos EUA

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Arquivo/Correio do Estado

Arthur Pereira da Conceição, de Ponta Porã, e Miguel Morgiroth Partzlaff, de Campo Grande, foram escolhidos para representar Mato Grosso do Sul no programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos, de 7 a 25 de janeiro, que selecionou 30 estudantes brasileiros com foco no tema ambiental. Nos EUA, visitarão Washington, D.C., e participarão de atividades nos estados da Flórida, Oklahoma e Ohio. (Correio do Estado)

Fátima do Sul – Adolescente é o responsável por filiar o presidente Lula ao PL em MS, diz Polícia Federal

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Um adolescente de 13 anos foi identificado em Fátima do Sul como responsável por inserir falsamente o presidente Lula no Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro. A operação revelou que dados foram inseridos no sistema do TSE sem hackeamento, filiando Lula em julho de 2023. A ação é considerada criminosa, pois a solicitação não partiu de Lula, e a PF investiga o envolvimento de um funcionário do partido. (g1)

MS-134 – Morre motorista que capotou carro em rodovia

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Nova News

Gilberto Candias Raimundo, de 22 anos, faleceu no Hospital da Vida, em Dourados, no domingo (27), um dia após sofrer um acidente na MS-134. Enquanto dirigia em direção a Nova Andradina, o veículo que conduzia invadiu a pista contrária e colidiu com um barranco, capotando. Ele sofreu ferimentos graves, incluindo suspeita de traumatismo cranioencefálico. (Campo Grande News)

Ribas do Rio Pardo – Morre Magnólia Marques Fogaça, a primeira vereadora da cidade

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Campo Grande News

Magnólia Marques Fogaça, a primeira vereadora de Ribas do Rio Pardo, faleceu na sexta-feira (25), aos 102 anos. Ela foi eleita para seu primeiro mandato em 1944, coincidindo com a emancipação política do município, e cumpriu um segundo mandato em 1959, embora não tenha concorrido a mais cargos desde então. (Diário do Interior MS)

Coxim – Jovem busca socorro em conveniência e morre esfaqueado

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Abraão Morais de Brito, de 24 anos, morreu na Santa Casa de Campo Grande após ser esfaqueado em Coxim. O jovem chegou ferido a uma conveniência na Vila Bela, onde pediu socorro antes de desmaiar. Devido à gravidade dos ferimentos – duas perfurações no abdômen e uma no braço – ele foi transferido em vaga zero. (MS Todo Dia)

Caarapó – Direto de Londres: Cosan confirma investimento de R$ 1,3 bilhão

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Unidade da Raizen em Caarapó. Foto: Divulgação

O governador Eduardo Riedel (PSDB) celebrou um investimento de R$ 1,3 bilhão da Cosan, em Caarapó, anunciado pelo vice-presidente da empresa, Cláudio Oliveira, durante a Lide Brazil Conference, em Londres. O investimento será direcionado à ampliação da Raízen, focando na produção de etanol de segunda geração a partir do bagaço de cana. (Campo Grande News)

Bataguassu – Homem é preso com imagens de crianças em cenas pornográficas

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

Um homem de 35 anos foi detido, em Bataguassu, após ter baixado e compartilhado cerca de 500 vídeos e fotos contendo cenas de sexo explícito e pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. A investigação durou cerca de seis meses e ensejou a expedição do mandado de busca e apreensão. (Metrópoles)

Campo Grande – Acusado de participar de chacina com quatro mortes no RS é preso

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Vítimas tinham 22, 23, 35 e 40 anos. Foto: Reprodução, Arquivo Pessoal

Um homem de 25 anos, suspeito de envolvimento em uma chacina com quatro vítimas em Rolante (RS), foi preso em Campo Grande na quinta-feira (31). O ataque ocorreu em 1º de setembro, com mais de 120 disparos feitos por armas de quatro calibres. Outros cinco já haviam sido presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. (Midiamax)

Campo Grande – Falso advogado é preso suspeito de aplicar golpes em clientes

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/PCMS

Um homem foi preso na quarta-feira (30) por se passar por advogado e extorquir dinheiro de vítimas, incluindo uma com prejuízo de R$ 600 mil. Após denúncia, a Polícia Civil monitorou um encontro em Campo Grande onde ele exigia mais dinheiro, levando à sua prisão. Ele responderá por estelionato, em sua forma tentada, e porte ilegal de arma de fogo. (Diário Digital)

Paraguai – Polícia prende 7 brasileiros pelo sequestro de agricultor no Paraguai

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação/Polícia Nacional

Ontem (31), sete brasileiros foram presos pela Polícia Nacional do Paraguai, acusados de sequestrar o agricultor Silvio Fiedler na segunda-feira (28) em Mbaracayú, Departamento de Alto Paraná, no Paraguai. Fiedler foi libertado na noite de quarta-feira (30) em Itakyry, sem que o resgate de 30 mil dólares exigido fosse pago. (Dourados Informa)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

0
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1º), o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

Além dessa mudança, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix Automático

Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.

Por meio do Pix Automático, o usuário autoriza, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. 

Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.

Fim de semana terá tempo instável e previsão de chuva em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Vilson Nascimento

A previsão para este fim de semana é de tempo instável no Estado, com chuvas intensas em diferentes regiões. Não estão descartadas tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo. São esperados acumulados significativos de (chuva) com valores acima de 30 mm em 24 horas.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), essa situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. A formação de áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer esta instabilidade em todo Estado.

Para as regiões sul, leste e sudeste as mínimas ficam entre 21-23°C e as máximas chegam a 28-34°C. Já no sudoeste e Pantanal variam entre 24-27°C e 29-35°C. No Bolsão e norte ficam entre 21°C (mínima) e 35°C (máxima). Na Capital a mínima será de 21°C e máxima de 32°C. Os ventos ficam entre 40-60 km/h e, pontualmente podem ser rajadas mais acentuadas.

Fim de semana terá tempo instável e previsão de chuva em Mato Grosso do Sul
Fim de semana terá tempo instável e previsão de chuva em Mato Grosso do Sul
Fim de semana terá tempo instável e previsão de chuva em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS