Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (4), um veículo Ford Ecosport carregado com 400 quilos de maconha, em Coronel Sapucaia. Na ação ninguém foi preso.
Os militares faziam patrulhamento pela MS-165 (Linha Internacional), quando encontraram os veículos as margens da rodovia, com um dos pneus furados. Durante vistoria, os policiais localizaram diversos fardos de maconha.
Diligências foram feitas na região, mas nenhum suspeito encontrado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 825 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Coronel Sapucaia.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O Sistema Fiems estará presente na 15ª Expo Paraguay Brasil, que será realizada entre os dias 7 e 8 de novembro em Assunção. Uma missão composta por 10 empresários sul-mato-grossenses, além de representantes do Sistema Indústria, embarca para o país vizinho na próxima quarta-feira (06/11) com o objetivo de estreitar as relações comerciais e buscar novos mercados para seus negócios.
A Fiems também terá um estande no evento, que funcionará como um ponto de encontro entre empresários. O espaço ainda contará com um robô quadrúpede e um simulador florestal, ferramentas tecnológicas utilizadas pela área educacional do Senai. O objetivo é mostrar como o Sistema Fiems está pronto para atender as demandas do setor industrial.
A participação de Mato Grosso do Sul na Expo Paraguay Brasil é estratégica, já que as exportações do Estado para o país vizinho aumentaram 12% nos últimos três anos, saindo de US$ 39,1 milhões em 2021, para US$ 43,9 milhões em 2023, conforme levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Fiems.
Ainda de acordo com o estudo, os principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul para o Paraguai em 2023 foram móveis refrigerados para a exposição de produtos, preparações para alimentação de animais, carnes e miudezas bovinas congeladas ou refrigeradas, cereais e suas preparações e sementes forrageiras para semeadura.
O número de postos de trabalho criados pelo setor industrial brasileiro teve aumento expressivo nos nove primeiros meses de 2024, com destaque para a contratação de jovens.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria criou 405.493 novos postos de trabalho de janeiro a setembro, um salto de 75,5% em relação aos 230.943 registrados no mesmo período de 2023.
Somente em setembro, os empregos industriais tiveram saldo de 59.827 vagas — aumento de 40% em relação a setembro de 2023 e de 16% em relação a agosto.
Do total de vagas abertas no mês, 93% vieram da indústria da transformação (55.860), principalmente dos ramos de alimentação (22.488), borracha e material plástico (3.578), e veículos automotores (3.389).
Pelo segundo mês consecutivo, o Nordeste foi a região em que a indústria mais contratou, com participação de 42,4% das vagas criadas em setembro (25.417). Em seguida vêm Sudeste (37,8%), Sul (9,9%), Norte (5,3%), e Centro-Oeste (4,2%).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, programas do governo federal têm contribuído com o aumento das contratações. A pasta cita o programa Mover, voltado ao setor automotivo, a Depreciação Acelerada, que promove a modernização do parque industrial de 23 setores, a retomada do Regime Especial da Indústria Química (Reiq) e o Programa Brasil Semicondutores.
“Como resultado, o setor produtivo já anunciou planos de investimentos que chegam a R$ 1,6 trilhão para os próximos anos, R$ 1,06 trilhão da indústria da construção, R$ 130 bilhões do setor automotivo, R$ 120 bilhões de alimentos, R$ 105 bi de papel e celulose, R$ 100 bi de semicondutores e eletroeletrônicos; R$ 100 bi de siderurgia e R$ 39,5 bi do complexo industrial da saúde”, destacou o ministério.
Jovens
Do total das 405.493 novos postos de trabalho criados nos nove primeiros meses de 2024, 57,4% das vagas foram ocupadas por jovens de 18 e 24 anos. Entre os novos contratados está Caio Cabral, de 18 anos, que conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada em junho, na empresa APS Soluções, na zona Sul da capital paulista.
Caio está cursando o último ano do ensino médio, mas já é formado em eletrotécnica há dois anos. “Foi fácil encontrar o emprego, eu não estava à procura de trabalho. Eu recebi um convite da empresa para uma oportunidade na minha área”, conta.
A função de Caio na empresa é de auxiliar técnico de laboratório. Segundo ele, o emprego tem correspondido à sua expectativa. “O meu salário está dentro do que eu esperava e a empresa é relativamente perto da minha, tenho deslocamento de uns 40 minutos”.
O novo trabalho tem colaborado também com a formação de caio. “Tenho a oportunidade de aprender a cada dia e isso está sendo muito bom para mim e para minha carreira. A estrutura do laboratório é ótima e os profissionais têm muita experiência e me ajudam”.
Marli Matias Lima, de 20 anos, não teve a mesma facilidade de Caio para encontrar um emprego. Desde que terminou o ensino médio, em dezembro de 2022, estava à procura de uma vaga, que só veio encontrar em setembro do ano passado, na Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP).
“Foi difícil conseguir a vaga porque era muita gente fazendo o processo seletivo. Inclusive, o processo abriu em abril de 2023 e eu só fui convocada na segunda chamada, em setembro”, afirma.
Hoje, Marli é preparadora de carrocerias na montadora e cursa faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. “O salário está dentro da minha expectativa porque permite cobrir os gastos que eu tenho. A fábrica não é perto de casa, mas temos o ônibus fretado, que leva 40 minutos para fazer o trajeto”.
Neste domingo (3), primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, a aplicação regular das provas foi encerrada às 19h. Após quase seis horas de avaliação, alunos entrevistados pela Agência Brasil disseram ter gostado do tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, mas consideraram a prova muito cansativa. Com início às 13h30, em 140 mil salas de prova espalhadas em 1.735 cidades, mais de 4 milhões de estudantes estavam aptos a fazer as provas neste domingo.
O aluno Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, disse que achou a prova de hoje mais difícil na área de geografia e história. Para o candidato, a parte de linguagem enfatizou a interpretação de textos, que ele considerou muito densos. “O tema da redação foi surpreendente, porque todo mundo estava esperando algo relacionado a clima e meio ambiente. Achei o tema legal, mas demorei um pouco para encontrar algo para associar ao tema.” Leonardo espera ir bem na prova do próximo domingo, já que tem mais facilidade na área de exatas. “Pretendo ir muito bem, porque é minha zona de conforto.”
Camila Veriano, de 23 anos, avaliou que o tempo para resolver as questões foi muito apertado. Para ela, a parte de humanas foi mais conteudista do que nos anos anteriores. Na avaliação da estudante, a parte de linguagem trouxe questões ambíguas e com muita interpretação de texto, o que aumentou o grau de dificuldade das provas. “O tema de redação eu achei muito bom, fácil, democrático e acho que todo mundo vai conseguir escrever sobre ele, porque dá margem para escrever sobre muita coisa, tem muito a ser falado sobre o tema”. Para o próximo domingo, Camila espera que o conteúdo seja parecido com o dos anos anteriores, porque o Enem vem caminhando nessa linha.
Para o estudante Enzo Zeronian, de 19 anos, a prova foi cansativa, densa, com textos bem longos na parte de linguagens e que demandavam bastante atenção do aluno principalmente com a interpretação. Porém, ele acredita que, na prova de linguagens, as questões estavam mais fáceis. “Eu me surpreendi com o tema da redação porque eles repetiram mais ou menos a dinâmica do ano retrasado, que era a questão dos povos originários.” Para ele, a parte de humanas também exigiu bastante habilidade para interpretação de texto em história e geografia e foi mais difícil em filosofia e sociologia.
Neste primeiro dia de provas, os inscritos no exame tiveram de responder a 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação.
No próximo domingo (10), será aplicada a segunda prova desta edição com questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
O Flamengo levou a melhor sobre o Atlético-MG com vitória por 3 a 1 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil no Maracanã. Arrascaeta abriu o placar e Gabigol marcou duas vezes para o Flamengo. Alan Kardec diminuiu para os mineiros nos minutos finais. No próximo domingo (10), no jogo da volta da final em Belo Horizonte, o time carioca conquista o pentacampeonato mesmo se perder por 1 a 0. Já o Galo precisa ao menos vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para a cobrança de pênaltis. O time mineiro luta pelo terceiro título do torneio.
O jogo mal começou, e o goleiro Rossi do Flamengo evitou que um chute certeiro Gustavo Scarpa, de fora da área, abrisse o placar para o Galo no Maracanã. Mas o ímpeto do time mineiro parou por aí. Aos 10 minutos, Gerson sai com a bola, lança Wesley, que avança sozinho pelo meio campo até rolar para Gabigol finalizar. O goleiro Everson espalmou, e no rebote, Arrascaeta mandou para o fundo do gol, abrindo o placar no Maracanã.
Mais bem posicionado em campo e aproveitando falha na defesa do Galo, o Rubro-Negro passou a controlar o jogo. Aos 28 minutos, Léo Pereira quase amplia ao chutar da intermediária, mas Everson atento espalmou para fora. Dez minutos depois, Gerson lançou a bola pela direita na intermediária, Plata desviou sutilmente de cabeça para Gabigo avançar sozinho e ampliar para os cariocas ao chutar na saída do goleiro Everson.
Após o intervalo, o Atlético-MG começou pressionando: aos 11 minutos quase diminuiu, depois de cruzamento de Hulk para Alonso que cabeceou para o chão, mas a bola passou rente a trave e não entrou. O jogo seguiu com pouca qualidade técnica de ambos os lados, até que aos 28 minutos: Zaracho perde a bola no meio de campo e o atacante rubro-negro Alcaraz aproveita o vacilo, para lançar Gabigol, que disparou um chute cruzado, ampliando para 3 a 0 a vantagem do Flamengo. Na sequência, aos 34 minutos, Zaracho se redime: lança a bola pra Alan Kardec dentro da área. O atacante do Galo, que acabara de deixar o banco de resera, ainda contou a falha do zagueiro Léo Ortiz, para finalizar, diminuindo a desvantagem no marcador. Motivado após o primeiro gol, o Atlético-MG sufocou o Flamengo nos minutos finais em cobrança de escanteios, mas sem êxito. O jogo terminou mesmo com triunfo de 3 a 1 para o Flamengo.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é “pertinente”, “atual”, “apropriado”, “interessante”, “necessário”, “urgente” e “pedagógico”.
As palavras são de professores ouvidos pela Agência Brasil em Brasília e em São Paulo, que avaliam que o assunto proposto na redação do Enem permite aos alunos demonstrarem suas competências textuais e refletirem sobre a realidade brasileira.
Professora Analu Varga diz que tema da redação propõe reflexão sobre funcionamento da sociedade – Foto arquivo pessoal
Professora de redação do SEB, em Brasília, Analu Vargas avalia que o tema escolhido “propõe reflexão acerca do funcionamento da sociedade”. “Estamos falando de uma necessidade de valorizar a herança da cultura africana. Isso abre bagagem para se abordar também preconceito, o racismo, que é um crime, e tratar de processos que chamamos de resquícios pós-escravidão.”
A coordenadora e professora de redação do PB Colégio e Curso em São Paulo, Juliana Rettich, acredita que o Enem, com suas temáticas de redação, tem caráter pedagógico para toda a sociedade brasileira; e que este ano o Inep acertou novamente ao propor um tema que pode se transformar em pauta para reportagens de diferentes veículos de comunicação.
“Sabemos que temos três matrizes culturais no Brasil, mas ainda vivemos sob o que podemos chamar de colonialidade, um regime de poder que continua a subalternizar os povos racializados, como os povos africanos. Nas nossas aulas de redação, trabalhamos a partir da perspectiva da descolonização e da decolonialidade, discutindo a problemática dos currículos eurocentrados nas escolas e nas universidades. Diante disso, o nosso primeiro desafio é combater o epistemicídio, o assassinato do conhecimento, história e cultura produzidos pelos povos africanos e afrodiaspóricos”, aponta a docente.
Racismo estrutural
Coordenadora de redação e professora do Colégio Etapa, em São Paulo, Nayara de Barros, destaca que há vários tópicos a serem explorados no tema do Enem. “Os estudantes poderiam tratar do debate racial que tem havido no campo da educação. O próprio conceito de racismo estrutural poderia ser mencionado, em relação ao racismo como parte da estrutura social, um sistema que se manifesta nas relações políticas, econômicas e jurídicas, que vai se apresentar também como um desafio à valorização dessa herança nas mais diversas instâncias.”
Colega de trabalho de Nayara no Etapa, Luiz Carlos Dias acrescentou que o assunto da redação também diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Segundo ele, o ODS 18 “prima pela igualdade étnico-racial”.
“Então, para que haja a valorização da cultura africana, temos que entender que os povos africanos são marginalizados historicamente no Brasil, desde o mercado de escravizados”, afirma o professor.
Hagda Vasconcelos, professora em Brasília, avalia que tema da redação não surpreendeu – Bruno Peres/Agência Brasil
Para Hagda Vasconcelos, professora do Colégio Galois, em Brasília, o tema “não surpreendeu” porque é uma “problemática persistente” no Brasil. “O Enem é uma prova muito democrática. É uma prova que coloca em questão aquilo que é necessário ser discutido.”
Na avaliação dela, os estudantes brasileiros estão preparados. “Nós temos de trabalhar a educação antirracista. Valorizar o personagem negro. Valorizar o cientista negro. Eu acredito que os meninos estão bem preparados, bem embasados para produzir esse texto”, diz Hagda, considerando o conteúdo ensinado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as diretrizes e os assuntos que devem ser abordados em todas as escolas brasileiras – seja pública ou privada.
“Eu gostei muito do tema. É muito apropriado. É um tema que ampara as nossas discussões”, avalia Gilmar Félix, professor de língua portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também do Colégio Marista de Brasília. O docente lembra que há uma lei desde 2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de cultura africana, além da cultura indígena, nas escolas brasileiras.
“Nós, que somos do movimento negro e que somos professores, queremos uma legitimação desse ensino. O tema não vai ficar só na questão de falar de ensino da cultura africana, mas vai entrar na questão da educação antirracista”, ressalta.
Visão hierárquica
O docente, no entanto, aponta que “a sociedade tem uma dificuldade em lidar com o tema.” E que a abordagem de assuntos em sala de aula pode variar de escola em escola e até conforme a disposição dos docentes. “Alguns professores não querem debater o tema. Na nossa sociedade ainda tem indivíduos que mantêm uma visão hierárquica, de achar, por exemplo, que o papel e o lugar do negro são sempre aqueles que teve ao longo da escravidão”, lamenta.
Professor Gilmar Félix diz que tema da redação do Enem ajuda a desconstruir tendência hierárquica – Foto arquivo pessoal
Para Gilmar Félix, a redação do Enem, ao fazer os estudantes olharem para as heranças culturais africanas e a necessidade da valorização, “ajuda a desconstruir essa tendência hierárquica.”
O docente alerta que, caso algum aluno não tenha desenvolvido a proposta, ainda que escrevendo sem erros de português e com argumentação, corre o risco de ser eliminado ou ter nota baixa por apenas ter “tangenciado o assunto.”
“A competência 2 e a competência 3 [exigidas pelo Inep] vão cobrar justamente que ele trabalhe com repertórios legitimados. Não dá para o aluno vir com achismo. O bom repertório é aquele repertório que é legitimado.”
A competência 2 exige que o candidato interprete corretamente o tema e traga uma abordagem integral em relação a todas as palavras-chave contidas no tema e faça uma escolha adequada de repertórios capazes de contextualizar essa interpretação contida no tema. A competência 3 é uma adequada formatação de um projeto de texto que prevê a construção de uma introdução que apresente o tema, a tese e os argumentos, que aborde a problematização no desenvolvimento e depois caminho para o desfecho de intervenção.
O pastor e professor Flaviano Franco (d) e seu vice, o Hernani Cáceres. Eles obtiveram 37 votos a mais que o segundo colocado. (Fotos: Divulgação)
Vilson Nascimento
O pastor e professor Flaviano Franco foi eleito nesse domingo, 3 de novembro, a nova liderança (capitão) para comandar a comunidade indígena da Aldeia Amambai, em Amambai pelos próximos 4 anos.
Doze candidatos disputaram a eleição na comunidade, que é a maior aldeia do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, com uma população, segundo o Siasi (Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena) de 9.400 mil habitantes.
Segundo a organização, 1.702 moradores compareceram para votar. Flaviano, que tem como vice-capitão o Hernani Cáceres, obteve 417 votos, 37 votos a mais que o segundo colocado, Ronaldo Ortiz, que obteve 380 votos.
Celuniel Valiente obteve 179 votos, Lurdelice Moreira fez 152 votos, Severico Tibeino fez 143 votos, Kaio, que teve como vice o Estevão obteve 94 votos, Paulo Moreira fez 81 votos, Pedro Rodrigues obteve 65 votos, Rodolfo Ricarte, que já foi capitão da comunidade indígena obteve 60 votos, Daniel Lemes fez 58 votos, Reinaldo Sanches fez 30 votos e Bastião Hilário obteve 27 votos.
Nas fotos momentos da apuração. Mais de 1.700 moradores compareceram para votar.
Por um voto de diferença, Delfino Borvão (e) foi eleito a nova liderança da Aldeia Limão Verde, em Amambai. Eleição aconteceu nesse domingo (3) e a posse aconteceu logo após a confirmação do resultado oficial das urnas. (Fotos: Jânio)
Vilson Nascimento
Delfino Borvão foi eleito nesse domingo, 3 de novembro, a nova liderança (capitão) da Aldeia Limão Verde, em Amambai.
Delfino, que tem como vice-capitão o Paulo Isidoro e vai liderar a comunidade local até 2028, objete 251 votos contra 250 do segundo colocado, Oldeir Pavão, que obteve 250 votos.
Além de Delfino Borvão e Oldeir, outros três candidatos participaram do pleito eleitoral. Denildo Montiel obteve 178 votos, José Martins 91 votos e Nissio Araújo 29 votos.
A votação na comunidade indígena que segundo o Siasi (Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena) conta com uma população de 2.800 mil habitantes, aconteceu durante o dia desse domingo, 3 de novembro, nas dependências da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Erenda Tupã`i Ñandeva, na comunidade Limão Verde e, segundo a organização, 799 pessoas compareceram para votar.
No total foram registrados 9 votos nulos e 9 votos em branco e a posse da nova liderança aconteceu logo em seguida ao anúncio oficial do resultado das urnas.
A Polícia Militar e a Força Nacional, bem como integrantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) acompanharam as eleições para novas lideranças nas comunidades indígenas de Amambai nesse domingo.
Eleição foi acompanhada por representantes das forças de segurança pública, da Funai e quase 800 moradores compareceram para votar.
O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa (MDB). Ele cumpre extensas agendas em Campo Grande nesta semana. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa (MDB) vai cumprir, no decorrer desta semana, três dias de agendas de trabalho na capital do Estado, Campo Grande.
Segundo Sérgio Barbosa, o trabalho de levantamentos de sua equipe de transição de governo está em andamento em Amambai e as agendas em Campo Grande junto a órgãos do Governo do Estado, terão como objetivo apresentar demandas do município e tomar conhecimento das ações dos órgãos estaduais que poderão ser destinadas a Amambai.
Eleito no último dia 6 de outubro, Sérgio Barbosa, que assume no dia 1 de janeiro de 2025 seu terceiro mandato como prefeito, em Amambai, realizou no dia 23 de outubro um evento que reuniu prefeitos eleitos, reeleitos e vice-prefeitos eleitos de toda a região. (Clique AQUI para relembrar)
O ato denominado Roda de Conversa de Prefeito para Prefeito, aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) e reuniu 16 dos 17 municípios que integram os consórcios intermunicipais, Conisul e Sul-Fronteira, mais o prefeito eleito de Itaporã.
Na ocasião, além da troca de experiência entre os prefeitos reeleitos e eleitos, enfatizando as demandas de seus respectivos municípios e da região, os presentes puderam acompanhar uma palestra sobre o potencial econômico da região proferida pelo produtor rural, em Amambai, Christiano Bortolotto.
Durante o evento também foi realizada uma palestra ministrada pelo próprio prefeito eleito, Sérgio Barbosa, que é contador e presta consultorias contábeis, com dicas sobre a forma ideal de realizar um processo de transição de governo.
As homenageadas, a empresária e farmacêutica Sandra Bampi (e) e a vereadora Janete Córdoba, com a altura das proposições, deputada Lia Nogueira, ao centro. (Fotos: Paula Carvalho/Assessoria)
Vilson Nascimento
Duas amambaienses, a vereadora Janete Córdoba e a empresária e farmacêutica Sandra Regina Bampi, foram homenageadas pela ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
Janete, que está em seu segundo mandato como vereadora, em Amambai e em 2024 foi candidata a prefeita do município pelo PSDB, foi homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo. Já Sandra Bampi recebeu o título de Cidadã Sul-Mato-Grossense.
As duas honrarias as amambaienses foram propostas pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) e aprovadas pelos demais deputados na Assembleia Legislativa.
A entrega da Medalha do Mérito Legislativo e do Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense aconteceu durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na noite dessa quinta-feira, 31 de outubro, no Centro de Convenção Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A vereadora Janete Córdoba com o esposo, Celo Córdoba, durante a cerimônia no Centro de Convenção Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Momento que Janete Córdoba e Eder Pinzan faziam a entrega para a deputada Mara Caseiro, da indicação com pedido de recursos para atender as demandas da AFHEA. (Fotos: Paula Carvalho/Assessoria)
Vilson Nascimento
A vereadora Janete Córdoba (PSDB) e o vereador eleito nas eleições do último dia 6 de outubro pelo União Brasil, Eder Pinzan, cumpriram nessa quinta-feira, 31 de outubro, uma extensa agenda em Campo Grande, reforçando parcerias e buscando recursos para atender as demandas do município e da população, em Amambai.
Durante a permanência na capital do Estado, Janete e Eder Pinzan mantiveram audiências com o deputado estadual Neno Razuk, com o deputado estadual Rinaldo Modesto, o “Professor Rinaldo” e com a deputada estadual Mara Caseiro.
Entre as demandas apresentadas por Janete Córdoba e Eder Pinzan estava o pedido de viabilização de recursos, por meio de emenda parlamentar, para atender as necessidades da AFHEA (Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai).
Na sessão da Câmara Municipal de Amambai da segunda-feira, dia 28 de outubro, Janete Córdoba havia apresentado uma indicação destinada a deputada estadual Mara Caseiro, pedindo a destinação de recursos para a construção de dois banheiros, uma cocheira para cavalos e de um escritório para atendimento ao público na sede da AFHEA, entidade que oferece gratuitamente, principalmente par crianças e pessoas com necessidades especiais, entretenimento e sessões equoterapia, em Amambai.
A vereadora Janete Córdoba e o vereador eleito, Eder Pinzan, durante audiência com o deputado estadual Neno Razuk.Janete Córdoba e Eder Pinzan com o deputado estadual Professor Rinaldo.
Fachada da Delegacia de Polícia Civil, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)
Vilson Nascimento
A Polícia Civil vai apurar a morte de um homem de 57 anos, que veio a óbito no Hospital Regional, em Amambai.
Segundo a ocorrência policial, Catulino Duarte, que é indígena e residente da Aldeia Jaguari, comunidade distante cerca de 50 quilômetros da cidade, deu entrada na unidade de saúde na manhã desse sábado, dia 2 de novembro, trazido por uma equipe do polo local do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) com um ferimento da cabeça e veio a óbito no final da tarde.
Informações repassadas à polícia dão conta que Catulino Duarte teria se envolvido em uma briga.
O corpo da vítima foi encaminhado para a Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai para passar para exame necroscópico. O caso foi registrado como morte a esclarecer.
Nas fotos o veículo que a vítima conduzia. (Fotos: CBM)
Vilson Nascimento
O Corpo de Bombeiros socorreu, no início da manhã desse domingo, dia 3 de novembro, um homem de aproximadamente 60 anos, vítima de acidente de trânsito, em Amambai.
O capotamento aconteceu na Rodovia MS-386, trecho que liga Amambai a Ponta Porã, nas proximidades do Rio Amambai, quando o motorista, que segundo os bombeiros estava só e teria relatado que retornava de uma festa, acabou perdendo a direção do veículo Parati que conduzia, vindo a sair da pista e capotar às margens da rodovia estadual.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em decorrência do acidente o motorista teria sofrido um corte na cabeça, ferimento na região da face e apresentava algia intensa na região da coluna, mas quando a equipe de resgate chegou ao local o homem estava andando e inclusive teria pedido ajuda para quem passava pela rodovia.
Diante da situação, ele recebeu atendimento emergencial no local do acidente por parte da equipe do Corpo de Bombeiros, posteriormente foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para passar por cuidados médicos.
Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, 2 de novembro, no Hospital da Cassems, em Dourados, de Maria Neres Barbosa Felix, de 78 anos.
Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera, em Amambai e o sepultamento aconteceu neste domingo (3) às 17h30 no Cemitério Municipal de Tacuru.
A apreensão aconteceu na Rodovia MS-289, na altura da Aldeia Taquapery. (Fotos: PMR)
Vilson Nascimento
Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Rural, que atua em Amambai e região, realizou a apreensão, no início da manhã desse sábado, dia 2 de novembro, de 17,5 quilos de Haxixe Dry, um concentrado pastoso extraído da planta da maconha, que segundo reportagem exibida pela TV Record, pode custar R$ 18 mil o quilo em grandes centros do país. (Clique AQUI para assistir)
A apreensão aconteceu quando a equipe da PMR realizava rondas, no âmbito da “Operação Protetor”, na região de Coronel Sapucaia e abordou para checagem, na Rodovia MS-289, trecho que liga a cidade da fronteira com o Paraguai a Amambai, um veículo Gol, cor branca, conduzido por um homem de 35 anos.
Segundo a Polícia Militar Rural em vistoria minuciosa no Gol, os policiais encontraram a droga, que estava escondida no tanque do veículo. O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
De acordo com a polícia, levando em consideração o preço de mercado praticado no destino final do entorpecente, que é em média R$ 18 mil o quilo, a preensão realizada pela Polícia Militar Rural na manhã desse sábado em Coronel Sapucaia resultou em um prejuízo estimado de R$ 315 mil reais para o narcotráfico.
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 55 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 4 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 55 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
40 Vagas de Alimentador de linha de Produção
1 Vaga de Gerente de Departamento de Produção
1 Vaga de Cabeleireiro feminino
1 Vaga de Manicure/Pedicure
1 Vaga de Mecânico
1 Vaga de Atendente de loja (PCD)
2 Vagas de Vendedor interno
1 Vaga para Forneiro de Alto-Forno
1 Vaga Cortador de Eucalipto
1 Vaga para Motofretista
1 Vaga para Motorista Entregador
1 Vaga de Promotor de Vendas
1 Vaga de Vendedor de comércio Varejista
1 Vaga para Serviços Gerais
1 Vaga para Monitor Agrícola
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou nesta sexta-feira (1°/11) da cerimônia de abertura da Expogenética MS 2024. O evento tem como objetivo reunir criadores, pesquisadores, profissionais da agropecuária para comemorar as conquistas e avanços do setor, além de promover networking em torno do melhoramento genético bovino e apresentar as mais recentes inovações da genética bovina.
A feira agropecuária segue até dia 10 de novembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.
Também participou da abertura do evento o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, e o diretor da instituição, Regis Comarella. O Senai conta com um estande para apresentar os produtos e serviços de inovação.
Durante a abertura, Longen comentou sobre o avanço econômico por meio da parceria entre os setores produtivos. “Um encontro como esse, da Expogenética, engrandece ainda mais o produtor, traz à mesa produtos diferenciados e agrega valor a isso. O Mato Grosso do Sul avança a passos largos com agro e indústria juntos”, declarou.
O governador Eduardo Riedel destacou a força da cadeira produtiva da carne com a participação da indústria. “Mato Grosso do Sul tem um dos maiores parques industriais do Brasil na bovinocultura de corte. E com tecnologia, com agregação de valor, com exportação, com mercado interno, enfim, tem um portfólio extremamente diversificado a partir da sua indústria frigorífica para o Brasil e para o mundo”, concluiu.
O presidente da Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Paulo César Matos de Oliveira, reconheceu a importância do setor industrial para a exposição. “Eu quero agradecer ao Sistema Fiems pela colaboração ao nosso evento por meio do Senai. São cerca de 136 mil empregos gerados dentro da cadeia da produção da carne na indústria e nos setores paralelos. A indústria não poderia ficar de fora de um evento como esse”, considerou.
Sobre o evento
A Expogenética MS 2024 vai até o dia 10 de novembro e terá programação com leilões, provas equestres, shopping de animais, área comercial, além de shows e um parque de diversões. As palestras sobre genética e melhoramento de gado são um dos pontos altos, com mais de dez apresentações e painéis liderados por especialistas renomados. O evento é promovido pela Nelore MS.
Com apoio do Governo do Estado, a Expogenética MS, maior evento de exposição agropecuária da raça nelore em Mato Grosso do Sul, foi oficialmente aberta nessa sexta-feira (1°) no Parque Laucídio Coelho – em Campo Grande –, com programação de leilões, exposições, shows e rodeios.
O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel participaram da abertura oficial do evento – que ocorre desde quarta-feira (30) e segue até o dia 10 de novembro.
“Entendo que a Expogenética, muito além do que a área de negócios que ocorre naturalmente com os leilões, com a presença dos produtores, com o fomento da troca de produtos e mercadorias de toda a cadeia produtiva pecuária, ela traz também o fortalecimento da nossa cultura, do nosso posicionamento, da cadeia bovina, o rodeio da PBR reforça isso. Então, dá muito orgulho para nós do Mato Grosso do Sul ver a nossa raiz, a nossa origem que está na pecuária, representada aqui numa feira que é tradicional”, afirmou o governador.
A Nelore-MS (Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore), explica que em torno de 90% de todo o rebanho do Estado é da raça nelore e a Expogenética tem o intuito de celebrar as conquistas, avanços e fazer networking sobre assuntos relacionados ao melhoramento genético.
Mato Grosso do Sul conta atualmente com um rebanho bovino de corte estimado em 18,6 milhões de cabeças. A maior parte dos bovinos são da raça nelore, que se adaptou naturalmente ao clima e geografia do Centro-Oeste brasileiro. O Estado conseguiu melhorar a raça, que é de origem indiana, exportando genética para todo o Brasil.
“Diante da importância que Mato Grosso do Sul tem no contexto nacional, na produção de genética melhoradora, esse evento vem consagrar e mostrar essa força para o restante do País, pois a genética produzida aqui no Estado é exportada para todo o Brasil”, disse o presidente da Nelore-MS, Paulo Matos.
O evento ainda vai contar com o retorno do rodeio no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A PBR (Professional Bull Riders) realiza uma etapa master do Campeonato Mundial, e o ganhador garante uma vaga para a grande final em Las Vegas (Estados Unidos).
No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. As principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões.
No domingo (3) vai acontecer o 1° Leilão de Touros de Rodeio da história do Brasil, onde dois touros campeões mundiais da PBR serão comercializados. A PBR é a maior organização mundial de montaria em touros, presente em vários países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.
Em 12 dias de evento, estão confirmados 10 leilões, palestras técnicas, provas equestres, shopping de animais ao vivo, palestras do melhoramento e evoluções na reprodução, conceito de nutrição, parque de diversões, área comercial, stands, praça de alimentação e shows nacionais.
“O Governo já tem uma atuação muito forte, tanto nos eventos e nas feiras agropecuárias, praticamente nos 79 municípios, quanto aquelas de caráter mais técnico. Feiras de entretenimento, de negócio e pesquisa, nós somos apoiadores por entender que é um segmento importantíssimo da economia do Mato Grosso do Sul. É importante também ressaltar que a feira estava programada antes do aumento da arroba do boi, isso mostra a resiliência do produtor que independe do momento econômico, ele está preparado, fomentando o negócio. O produtor está tendo a capacidade de se reinventar a cada momento com tecnologia, e a expogenética traduz um pouco disso tudo aqui nesse ambiente. E que ótimo que a arroba reagiu, que o mercado está sinalizando dias melhores para toda a cadeia produtiva e isso é muito importante para a manutenção da saúde desse segmento econômico”, finalizou Riedel.
A abertura da Expogenética também reuniu o secretário Rodrigo Perez (Segov), o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, além de outras autoridades, empresários e produtores rurais.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende