10.9 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 817

Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos

0

Estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que 77% das famílias têm alguma dívida, como conta sem pagar e financiamento imobiliário, o que significa que 1,45 milhão de famílias a mais assumiram dívidas nos últimos dois anos. Segundo a pesquisa, 29% das famílias têm contas em atraso e 13% disseram não ter condições ou perspectivas de quitar os débitos. Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anosMais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos

A pesquisa ouviu 18 mil famílias em 27 capitais em julho. Mais da metade das famílias endividadas (52%) vivem nos estados do Sudeste.

As capitais com maior quantidade de famílias endividadas são: São Paulo (2.888.081), Rio de Janeiro (2.028.143), Distrito Federal (765.823), Belo Horizonte (744.993) e Fortaleza (712.465).

Em termos de porcentagem Porto Alegre e Vitória, tem registro de 91% das famílias nessa situação. Em Belo Horizonte, Boa Vista e Curitiba, o percentual é de 90% e em Fortaleza, 88%. Já Campo Grande e Salvador (66%), Goiânia e Macapá (68%) e Belém (69%) apresentam percentuais menores. 

O percentual de famílias endividadas cresceu em quatro capitais em 2024 na comparação com 2022. O aumento ocorreu em Teresina (de 61% para 86%), João Pessoa (78% para 87%), Porto Velho (72% para 84%) e Fortaleza (71% para 88%). Houve queda em Rio Branco (89% para 77%), São Paulo (75% para 68%) e Curitiba (95% para 90%) no mesmo período analisado.

Em nota, a FecomercioSP explica que as diferenças entre as capitais estão relacionadas às “condições macroeconômicas de cada estado e região, em que indicadores como inflação, juros e renda familiar criam circunstâncias distintas pelo país, e quanto maior o número de famílias convivendo com dívidas mais caro fica o crédito no mercado, elevando, como consequência, o risco de inadimplência, principalmente em um cenário de juros altos ou inflação pressionando o consumo”.

Na nota técnica, a Fecomercio afirma “mesmo que esse endividamento represente mais acesso da população ao crédito e aumento do consumo, também traz riscos: se mal gerido, pode levar à inadimplência e à exclusão no mercado. Por isso, é fundamental equilibrar o incentivo ao consumo com medidas que protejam o orçamento das famílias, especialmente as mais vulneráveis”.

Para o economista Fábio Pina, assessor da FecomercioSP, o grau de endividamento está um pouco acima da média histórica, porém aponta que os dados de emprego indicam boas condições de renda e um mercado de trabalho aquecido, o que pode permitir às famílias reorganizarem as contas. “Eu não antevejo um solavanco, eu antevejo uma desaceleração da economia gradual no ano que vem. Isso dá tempo em tese de você fazer vários ajustes, você faz no mercado privado e dá tempo para o governo fazer ajustes onde ele precisa fazer”, explica. 

Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

0

Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto por fatores domésticos como externos. A bolsa de valores subiu quase 2% e recuperou os 130 mil pontos.Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercadoDólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (4) vendido a R$ 5,783, com recuo de R$ 0,087 (-1,48%). A cotação operou o dia todo em queda. Na mínima do dia, por volta das 13h15, chegou a R$ 5,75.

Na sexta-feira (1º), a moeda norte-americana tinha fechado em R$ 5,87 no maior valor em quatro anos e na segunda maior cotação nominal desde o Plano Real. Mesmo com a queda desta segunda-feira, a divisa acumula alta de 1,31% em uma semana e de 19,16% em 2024.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 130.515 pontos, com alta de 1,73%. Ações de mineradoras, de bancos e de empresas ligadas ao consumo doméstico puxaram a alta.

O alívio repetiu-se tanto no mercado interno como no mercado global. No Brasil, a desistência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de viajar para a Europa e a possibilidade de anúncio do pacote de corte de gastos obrigatórios ainda nesta semana foram bem recebidas pelos investidores.

No cenário externo, o dólar caiu perante as principais moedas de países emergentes com a redução das apostas na vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta terça-feira (5). As taxas dos títulos do Tesouro norte-americano, considerados os investimentos mais seguros do planeta, recuaram nesta segunda, o que estimula a migração de capitais financeiros para países emergentes, como o Brasil.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vital Farma    Fone: 3481-2625

Próximo ao Mercado Alô Amambai

ACIA lança campanha “Natal Premiado” com R$ 45 mil em prêmios em Amambai

0

A Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) acaba de lançar a campanha mais esperada do ano, o “Natal Premiado”. Neste ano, a premiação chega ao valor total de R$ 45 mil, trazendo uma grande oportunidade para quem faz compras no comércio local.

De acordo com a ACIA, serão sorteados diversos prêmios, incluindo um PIX de R$ 15 mil para o primeiro lugar e um PIX de R$ 5 mil para o segundo colocado. Além disso, os participantes concorrem a uma moto elétrica, uma geladeira, uma TV de 59 polegadas, um patinete elétrico e cinco vales-compras de R$ 1 mil, que poderão ser usados nas empresas participantes da campanha.

Como participar
Neste Natal, a ACIA continuará com o formato tradicional de sorteio por meio de cupons e urnas. Para participar, basta solicitar o cupom ao realizar suas compras nas empresas participantes da campanha. Após preencher o cupom com seus dados, deposite-o na urna disponibilizada pelo estabelecimento.

Sorteio
O sorteio acontecerá no dia 25 de janeiro de 2025, com o horário e o local a serem definidos e divulgados antecipadamente pela ACIA.

Empresas participantes
A campanha “Natal Premiado” conta com o apoio de diversas empresas locais, entre elas:

• São Luiz – Tudo para sua construção
• Panificadora Nossa Senhora Aparecida
• Mercado Ki-Bacana
• Silo Conveniência
• Esporte Valotta Calçados
• Pax Vida Amambai
• Sicredi
• Mega Mercado
• Mercado Mega
• Auto Posto Berlitz
• Grupo Arroyo (Supermercado Planalto e Arroyo Atacadista)
• Sol Supermercado
• Sul Fronteira – Auto Peças
• CoocaTrans
• Marmoraria Stilos
• Exata Materiais para Construção
• Prefeitura de Amambai
• Sicoobai

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana, diz Haddad

0
Diogo Zacarias/MF

O pacote de revisão de gastos públicos obrigatórios deve ser anunciado ainda nesta semana, disse nesta segunda-feira (4) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo está pronto para apresentar as medidas, faltando apenas alguns detalhes técnicos e jurídicos antes do envio do pacote ao Congresso.Pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana, diz HaddadPacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana, diz Haddad

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad cancelou a viagem à Europa prevista para esta semana. Oficialmente, a pasta informou que o ministro permanecerá em Brasília, “dedicado a temas domésticos”. Nesta segunda, Haddad confirmou que a viagem foi adiada por causa do anúncio do pacote.

“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição – se, nesta semana ou na semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, disse Haddad a jornalistas após voltar do Palácio do Planalto.

Das 9h às 11h, Haddad e vários ministros reuniram-se com o presidente Lula para fazer o balanço das ações do G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana, presidido pelo Brasil neste ano. Além de Haddad e Lula, o encontro reuniu os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

“O presidente Lula não quis desmarcar as reuniões que já estavam agendadas em função da reunião de cúpula, com o Itamaraty e com a Fazenda. Fizemos essa reunião. Ele agora tem uns telefonemas internacionais que também já estavam agendados. E aí, com mais calma, a gente conversa para finalizar [as medidas da revisão de gastos]”, explicou Haddad.

Nesta tarde, Haddad retornou ao Palácio do Planalto para conversar com Lula sobre o pacote. As ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estão participando do encontro.

Haddad também informou que, durante o fim de semana, Lula pediu que técnicos da equipe econômica lhe apresentassem os detalhes das medidas de corte de gastos obrigatórios. Segundo o ministro, os pontos que cabem ao Ministério da Fazenda estão com as definições bastante adiantadas.

O adiamento da viagem e a previsão do anúncio do pacote ainda nesta semana trouxeram alívio ao mercado financeiro. O dólar, que fechou a R$ 5,87 na última sexta-feira (1º), fechou a R$ 5,77. A bolsa de valores subiu 1,7%.

Casa do Trabalhador disponibiliza 26 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Vista da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 26 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 5 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 26 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 5 de novembro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 Vagas de Alimentador de linha de Produção

1 Vaga de Gerente de Departamento de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Manicure/Pedicure

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de loja (PCD)

2 Vagas de Vendedor interno

1 Vaga para Forneiro de Alto-Forno

1 Vaga Cortador de Eucalipto

1 Vaga para Motofretista

1 Vaga para Motorista Entregador

1 Vaga de Promotor de Vendas

1 Vaga de Vendedor de comércio Varejista

1 vaga para Monitor Agrícola

1 vaga para serviços gerais

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Governo do Estado apresenta desempenho econômico de MS ao mercado financeiro e investidores

0

“O Mato Grosso do Sul está inserido numa agenda global, comprometido com a segurança alimentar e contribuindo com a transição energética do País”. Assim o governador Eduardo Riedel se posicionou durante sua participação on-line no AgroForum 2024, evento focado no setor agrícola e organizado pelo BTG Pactual.

Riedel iniciou sua explanação no painel ‘O Papel dos Estados no Futuro do Agronegócio’ dando um panorama da revolução no agronegócio, que aconteceu no Estado nos últimos 15 anos, saltando sua produção agrícola de 1,8 milhões de hectares de área plantada para atuais 4,6 milhões de hectares.

“Diversificamos a nossa matriz de produção sem avançar em áreas de Cerrado aberto, recuperando áreas de pastagens, sem perder a pecuária de corte, e ampliando na criação de suínos e aves”, destacou.

Governo do Estado apresenta desempenho econômico de MS ao mercado financeiro e investidores

Riedel, junto com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Piauí, Rafael Fonteles, ainda ressaltou a agroindustrialização com a chegada no Estado de grandes cooperativas, empresas do setor de bionergia e avanço na erradicação da pobreza extrema, 6,6% de crescimento (o dobro da média nacional) e um dos menores índices de desemprego do País.

“São inovações muito fortes, com a produção do biometano, uma nova fronteira agrícola com a citrocultura, somada a cultura de grãos, florestas plantadas, com os maiores parques industriais deste setor no mundo. Tudo isso, cria uma condição de competitividade e arcabouço tributário favorável aos negócios e a expectativa de um balanço de carbono neutro até 2030”, frisou.

Quando perguntado sobre o momento mundial de emergência climática e mitigação de riscos, Riedel afirmou que o modelo de desenvolvimento econômico adotado em Mato Grosso do Sul está amparado na sustentabilidade e que o próprio plantio direto absorve milhões de toneladas de carbono e que a tecnologia adotada respeita o meio ambiente e permite hoje a colheita de até três safras por ano de algumas culturas.

“Temos uma avenida colocada à nossa frente e não podemos perder este bonde com cada vez mais fontes renovavéis, e um bioma único como o Pantanal, com 84% da sua área preservada”.

O governador acrescentou que nesta última estiagem – num nível mais grave do que ocorreu em 2020 – houve um incremento e uma preparação para enfrentar as queimadas com novos equipamentos, aumento de efetivos e inteligência em monitoramento.

O chefe do executivo estadual encerrou sua participação falando sobre os investimento em parcerias público privadas e com os leilões de trechos rodoviários que ocorrerão no inicío de dezembro na Bolsa de Valores, em São Paulo, e também da expectativa de nova concessão da malha ferroviária oeste e adequações de hidrovias, especialmente, no Rio Paraguai.

Ele lembrou ainda da entrada em operação em 2026 da Rota Bioceânica, oferecendo um novo escoamento de produtos de valor agregado, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, e assim alcançando o mercado asiático, com uma economia de até 14 dias no transporte marítimo.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação

Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

0
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no BrasilVacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

Segundo o Ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.

O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.

As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.

Zé Gotinha

Apesar da substituição da vacina oral, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias, continuará sendo um símbolo da imunização no país.

“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.

Crédito do BNDES para indústria supera agronegócio

0
Rio de Janeiro - Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Pela primeira vez, as operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a indústria superam o agronegócio desde 2016. As aprovações do BNDES para a indústria representaram 27% do total de crédito do banco no acumulado do ano até setembro. O volume de crédito aprovado para agro representou 26% do total do BNDES no acumulado do ano.Crédito do BNDES para indústria supera agronegócioCrédito do BNDES para indústria supera agronegócio

Até setembro, o banco aprovou R$ 154 bilhões para a Nova Indústria Brasil. Só em projetos de inovação foram R$ 9 bilhões, o maior valor já registrado pela instituição até hoje. 

“Houve uma mudança na qualidade do crescimento do Brasil, liderado pela indústria e pelos investimentos. Temos um grande desafio coletivo de dar prosseguimento a esses indicadores tão promissores, que revelam a confiança no investimento e na expansão de capacidade produtiva, fruto de condições macroeconômicas favoráveis e de iniciativas como a Nova Indústria Brasil, que tem sido uma das grandes responsáveis por contribuir para o desenvolvimento de uma indústria digital, verde e exportadora”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. 

Empregos 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (1º), dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) referentes a setembro. Os números revelam aumento de 1,1% na comparação com o mês anterior, com destaque para o aumento de 4,2% na fabricação de bens de capital. No dia anterior também havia sido divulgada a queda na taxa de desocupação para 6,4% no trimestre de julho a setembro, a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua do IBGE, iniciada em 2012.   A pesquisa mostrou que o aumento da ocupação no trimestre foi puxado pelo crescimento de 3,2% no emprego industrial.

Copa Sindimig de Futebol Suíço para Servidores teve abertura no dia 1º de Novembro

0

Na noite do sábado (01/11), teve início a 4ª COPA SINDIMIG DE SOCIETY 2024. A copa, é realizada anualmente pela Diretoria do Sindicato dos Servidores, que tem como Presidente Luiz Carlos Binelo. A competição, é disputada exclusivamente por Servidores Públicos e as partidas acontecem na quadra de grama sintética da Praça João Francisco Lopes. 7 equipes lutam pelo título deste ano.

Na Abertura Oficial, aconteceu o desfile das equipes participantes. Em seguida, no uso da palavra, o Presidente do Sindimig, patrocinador da copa, Luiz Carlos Binelo, cumprimentou a todos os atletas e desejou boa sorte na competição.

Fonte: Kidão /Assessoria Prefeitura Iguatemi

Lia Nogueira alerta para crise de água na Aldeia Jaguapiru: “Questão de dignidade e justiça”

0

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) vem chamando atenção para a crise persistente de abastecimento de água na Aldeia Jaguapiru, em Dourados. Em requerimento dirigido à Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e ao coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, Lindomar Ferreira (Lindomar Terena), a deputada busca esclarecer as causas e as medidas adotadas para solucionar a grave escassez de água que afeta a comunidade indígena há meses.

“Temos discutido essa questão repetidamente, mas até agora a aldeia Jaguapiru continua sofrendo. O uso de caminhão-pipa é uma medida emergencial, e não uma solução sustentável. Não podemos continuar ignorando uma situação que impacta diretamente a saúde e a dignidade dessas famílias”, afirma a deputada.

Segundo o requerimento, a escassez de água tem durado mais de três meses e atinge as necessidades mais básicas da aldeia, prejudicando não apenas a saúde dos moradores, mas também o acesso à educação. Com o abastecimento instável, muitas crianças da aldeia têm deixado de frequentar a escola, o que agrava ainda mais a situação.

Para a deputada, que vem destacando o problema em várias frentes, a situação exige uma ação imediata e duradoura. “O acesso à água potável é um direito fundamental, e garantir que essa água chegue de forma contínua e digna a todas as aldeias do Estado é uma questão de justiça”, defende. Ela acrescenta que a situação na Aldeia Jaguapiru expõe uma vulnerabilidade crítica das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, que merecem políticas públicas que atendam de maneira estrutural e eficaz.

A deputada solicita, além de um levantamento detalhado das causas da crise de abastecimento, um cronograma com as ações que estão sendo tomadas para resolver definitivamente o problema. “Não se trata apenas de um problema de infraestrutura, mas de um compromisso com a dignidade e os direitos dessas famílias. Vamos seguir cobrando respostas e medidas efetivas para que essas pessoas tenham o que deveria ser garantido a todo cidadão: acesso adequado e contínuo à água”, conclui.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Sete Quedas

0

Durante policiamento ostensivo preventivo na cidade de Sete Quedas, após serem ouvidos disparos de arma de fogo, a Polícia Militar visualizou um veículo em circunstâncias suspeitas na região conhecida como “Buracão”.

O automóvel modelo pick-up de origem estrangeira, era conduzido por um casal de jovens. Após a abordagem e revista, foram encontradas duas pistolas de calibre 9mm escondidas em seu interior. Uma das armas, de marca Taurus, modelo 24/7, estava registrada com número de série, enquanto a outra, de marca Luger, apresentava numeração suprimida. Ambas estavam sem munição.

O indivíduo responsável pelo veículo afirmou ser o proprietário das armas, mas não apresentou documentação de porte. Diante da situação, ele foi encaminhado juntamente com as armas de fogo à Delegacia de Polícia Civil para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Fonte: Assessoria Polícia Militar

BID Invest, DEG e Cresol unem forças para impulsionar a inclusão financeira e o crescimento sustentável de pequenas empresas no Brasil

0
Foto: Assessoria

O BID Invest assinou dois empréstimos no valor total de US$ 85 milhões com a Cresol, a terceira maior cooperativa de crédito do Brasil, para expandir o crédito para pessoas de baixa renda e Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Um empréstimo de US$ 25 milhões será destinado à cooperativa Central Sicoper, e US$ 60 milhões à cooperativa Central Baser. Estes fundos ajudarão a expandir as carteiras de crédito da Cresol, promovendo o crescimento econômico e inclusivo no Brasil.

O empréstimo de US$ 25 milhões para a Central Sicoper, inclui US$ 10 milhões do BID Invest; US$ 10 milhões da Instituição Alemã de Financiamento do Desenvolvimento (DEG), e US$ 5 milhões do Canadian Net Zero and Climate Resilience Accelerator, facilitado pelo produto de financiamento misto do BID Invest.

Da mesma forma, o empréstimo de US$ 60 milhões para a Central Baser inclui US$ 25 milhões do BID Invest; US$ 25 milhões do DEG, fazendo sua primeira transação desde que se juntou à Rede Financeira da Amazônia (AFN); e um adicional de US$ 10 milhões do Acelerador Canadense de Resiliência Climática e Net Zero.

“Para a Cresol essa é uma grande parceria que vai elevar as nossas ações, e fazer principalmente com que nosso sistema cresça cada vez mais, mas sem perder a nossa essência de estar próximo às comunidades levando desenvolvimento aos nossos cooperados”, avalia o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.

Os empréstimos irão expandir as ofertas de crédito da Cresol para indivíduos de baixa renda e MPMEs, com um forte foco no avanço da agricultura sustentável. O empréstimo para a Central Baser tem como objetivo estimular o crescimento econômico na região amazônica. Por meio desses investimentos, a Cresol aumentará o acesso ao crédito e, ao mesmo tempo, promoverá o financiamento verde e a sustentabilidade. A estrutura de financiamento misto inclui incentivos baseados no desempenho para ajudar a Cresol a aumentar a sua carteira de agricultura de baixo carbono, apoiar MPMEs lideradas por mulheres e adotar práticas líderes de divulgação de riscos climáticos.

O setor bancário do Brasil, o maior da América Latina, registrou um crescimento significativo nos empréstimos às MPMEs, com o crédito aumentando cerca de 11% ao ano, entre 2019 e 2023. No entanto, esse crescimento está concentrado principalmente entre as empresas de médio porte, deixando as micro e pequenas empresas – que representam quase 99% de todas as empresas no Brasil – com acesso limitado. Como resultado, muitas dessas pequenas empresas precisam depender de cartões de crédito para financiar suas operações, restringindo sua capacidade de reinvestir lucros e limitando seu potencial de crescimento.

O financiamento é fundamental para impulsionar o crescimento econômico inclusivo no Brasil, ao mesmo tempo que promove a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável, com especial ênfase na região amazônica.

Como parte do projeto, o BID Invest também fornecerá à Cresol serviços de consultoria em finanças sustentáveis para desenvolver ainda mais sua estratégia sustentável. A assessoria ajudará a Cresol a refinar sua taxonomia para agricultura sustentável e tecnologias de baixo carbono, realizar pesquisas de mercado de referência, fortalecer a governança e identificar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para projetos climáticos, verdes e sustentáveis.

Além disso, a Cresol melhorará o seu sistema de gestão de riscos climáticos, reforçará o seu programa de empreendedorismo com módulos centrados no clima e realizará novos workshops de formação para equipe e direção.

Para se qualificar para as condições concessionais do empréstimo de financiamento misto, a Cresol dará prioridade à sua agenda ecológica. A transação incluirá também um Plano de Ação Ambiental e Social destinado a melhorar o Sistema de Gestão Ambiental e Social, através da incorporação das Normas de Desempenho da Sociedade Financeira Internacional e de outras melhorias.

Este projeto contribuirá para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: erradicar a pobreza (ODS 1), promover a agricultura sustentável (ODS 2), trabalho digno e crescimento econômico (ODS 8), indústria, inovação e infraestruturas (ODS 9), consumo e produção responsáveis (ODS 12), ação climática (ODS 13) e parcerias para os objetivos (ODS 17).

Sobre o BID Invest

O BID Invest é um banco multilateral de desenvolvimento, empenhado em promover o desenvolvimento econômico dos seus países membros na América Latina e Caribe, através do setor privado. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis para obter resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental na região. Com uma carteira de US$ 21 bilhões em ativos sob gestão, e mais de 394 clientes em 25 países. O BID Invest oferece soluções financeiras inovadoras e serviços de consultoria que atendem às necessidades de seus clientes em uma variedade de setores. Para mais informações, visite o site idbinvest.org.

Sobre a DEG

Há mais de 60 anos que a DEG financia e aconselha empresas privadas que operam em países em desenvolvimento e em mercados emergentes. Com uma carteira de cerca de 10,3 mil milhões de euros, é um dos maiores financiadores de desenvolvimento do setor privado. Como investidor de impacto e climático, acompanham empresas que abordam a transformação ao tentar aproveitar as suas oportunidades. A DEG, é uma subsidiária do KfW, e contribui para a criação de mais empregos qualificados e rendimentos locais e para melhorar a criação de valor no terreno, em conformidade com os ODS. Mais informações: www.deginvest.de

Sobre o Canadian Net Zero and Climate Resilience Accelerator

O Canadian Net Zero and Climate Resilience Accelerator é um fundo administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo é impulsionar a resiliência climática e reduzir as emissões de gases com efeito estufa na América Latina e Caribe através de novas tecnologias, modelos de negócio inovadores e soluções baseadas na natureza, promovendo simultaneamente a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 913 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

MS tem semana com previsão de chuva e chegada de frente fria

0
Foto: Vilson Nascimento

A semana começa em Mato Grosso do Sul, com previsão de condições meteorológicas favoráveis ao aumento de nebulosidade, chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre essa segunda (4) e quarta-feira (6).

“Essa situação metrológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliados à disponibilidade de umidade. Além disso, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica deverá favorecer a formação de instabilidades no Estado”, disse a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 28°C e 31°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneira e Sudeste, espera-se mínimas entre 23°C a 26°C e máximas entre 32°C a 35°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte, são esperadas mínimas entre 22°C a 24°C e máximas entre 28°C a 34°C. Em Campo Grande, as mínimas devem ficar entre 21°C e 24°C e máximas entre 28°C e 30°C. Os ventos atuam no quadrante norte com velocidade entre 40 e 60 km/h, pontualmente, podem correr rajadas de vento acima de 60 km/h.

Na quinta-feira (7), a aproximação e o avanço de uma frente fria reforçam a instabilidade no Estado, com previsão de acumulados significativos de chuvas – acima de 40 mm em 24 horas.

Já as temperaturas mínimas previstas ficam entre 21°C a 23°C e máximas entre 27°C a 29°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Nas regiões Pantaneiras e Sudoeste, esperam-se mínimas entre 24°C e 25°C e máximas entre 30°C e 31°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte, são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 28°C e 30°C. E em Campo Grande, mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 26°C e 28°C. Os ventos atuam entre o quadrante oeste e sul, com valores entre 30 a 50 km/h.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Polícia Militar de Tacuru visita o DEMTRAT e realiza diversas orientações

0
Foto: Divulgação

O DEMTRAT recebeu a visita da Polícia Militar, o Comandante Major PM Ryo Sato, Sargento PM Eleno Correa da Silva e o Subtenente Francisco Miranda Romeiro, com informações e orientações importantes sobre o uso de patinetes e bicicletas elétricas.

No momento, também foi apresentado o novo comando das ações da Polícia Militar em Tacuru, sob a responsabilidade do Sargento Eleno Correa da Silva. Juntos por um trânsito mais seguro.

Fonte: Assessoria

Escola Dr. Mitsuro Saito promove feira com exposições e atividades culturais em Paranhos

0
Fotos: Divulgação

Nos dias 31/10 e 01/11, nas dependências da Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito, aconteceu a Feira Cultural-Científica e Social, que contou com a participação dos pais, dos estudantes e da comunidade em geral. Foram expostos vários trabalhos nos mais diversos componentes curriculares.

A feira foi abrilhantada com a presença do professor Marcos Deodate, de Eldorado, que apresentou, juntamente com seus alunos, capoeira e zumba. O professor Antônio Carlos, juntamente com sua equipe, preparou um saboroso arroz pantaneiro para a degustação de comida típica da região. 

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito Donizete Aparecido Viaro, a secretária de Educação, professora Antônia Zagonal, e os vereadores Hélio Acosta (representando a presidente da Câmara Municipal) e professora Adriana Alves dos Santos Ribeiro.

A feira foi um sucesso e demonstrou o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

A direção da escola Dr. Mitsuro Saito agradece a presença de todos, em especial, daqueles que colaboraram para a realização desse vento e ressalta o dinamismo dos professores que, incansavelmente, trabalharam para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

Fonte: Assessoria de Comunicação

DOF apreende em Aral Moreira haxixe marroquino em moto que seguia para São Paulo

0
Fotos: Divulgação/DOF

Um homem de 25 anos de idade foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) neste sábado (2), em Aral Moreira, com quase 5 quilos de Haxixe Marroquino. A droga estava em compartimentos ocultos em uma moto Honda CG 150, que tinha como destino final a cidade de São Paulo (SP).

Os policiais faziam bloqueio na MS-289, zona rural do município, quando abordaram o motociclista. Durante entrevista, o homem apresentou versões desencontradas sobre os motivos da viagem.

Em vistoria minuciosa na moto, os militares encontraram diversos compartimentos ocultos, onde estavam escondidos 4,2 quilos do entorpecente. Questionado, ele afirmou aos policiais que veio da Capital paulista e comprou a motocicleta e as drogas em Coronel Sapucaia e retornaria até a cidade de São Paulo, percorrendo mais de 1.100 quilômetros.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Coronel Sapucaia.

DOF apreende em Aral Moreira haxixe marroquino em moto que seguia para São Paulo

Assistência Social realizará a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Iguatemi

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi convida toda a população a participar da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Iguatemi-MS, que ocorrerá no dia 26 de novembro de 2024, a partir das 7h, no Centro de Convivência Lírios do Vale, localizado na Avenida Waloszek Konrad, nº 715, Vila Nova Esperança. O evento é gratuito e aberto a todos os cidadãos.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a Conferência tem o objetivo de unir a comunidade e as autoridades locais para discutir melhorias e propor ações que garantam um desenvolvimento urbano mais justo e democrático para Iguatemi e para todo o Mato Grosso do Sul.

Esse é um espaço democrático e participativo, onde a sociedade pode contribuir diretamente para a formulação de políticas públicas. Os debates ajudarão a estabelecer metas que refletem os interesses e as necessidades da população, orientando ações em diversas áreas, como infraestrutura, moradia, transporte e preservação ambiental.

Venha e faça parte das decisões que impactam o futuro da nossa cidade!

Fonte: Kidão/Assessoria

Em semana de Copom, mercado eleva previsões para taxa de juros

0
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) esperam pelo aumento da taxa básica de juros, a Selic, para 11,25% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6).Em semana de Copom, mercado eleva previsões para taxa de jurosEm semana de Copom, mercado eleva previsões para taxa de juros

A previsão está no Boletim Focus desta segunda-feira (4), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC com a expectativa para os principais indicadores econômicos. Os analistas de mercado também elevaram a estimativa para a taxa básica para os próximos anos.

Na reunião de setembro, o Copom elevou a Selic pela primeira vez em mais de dois anos, para 10,75% ao ano, diante da alta recente do dólar e das incertezas em torno da inflação.

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano. Depois do encontro desta semana, o Copom vai se reunir mais uma vez este ano, em 10 e 11 de dezembro.

Para o fim de 2025, a estimativa para a taxa básica subiu de 11,25% ao ano para 11,5% ao ano. Para 2026 e 2027, o mercado prevê que a taxa seja reduzida, mas elevou o seu nível em 0,25 ponto percentual para os dois anos, para 9,75% ao ano e 9,25% ao ano, respectivamente.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Pela quinta semana consecutiva, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu, passando de 4,55% para 4,59% este ano. Se confirmado, o IPCA estoura o teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 4% para 4,03%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,61% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo CMN, a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua e, assim, o CMN não precisará mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em setembro, puxado principalmente pela conta de energia elétrica das residências, a inflação no país foi de 0,44% após o IPCA ter registrado deflação de 0,02% em agosto. De acordo com o IBGE, em 12 meses o IPCA acumula 4,42%.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano também subiu de 3,08% para 3,1%. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) surpreendeu e subiu 1,4% em comparação com o primeiro trimestre. De acordo com o IBGE, na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.

Para 2025, a expectativa para o PIB é de crescimento de 1,93%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.

Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, atingindo R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,50 para o fim deste ano. No fim de 2025, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,43.

DOF apreende 400 quilos de maconha na Linha Internacional em Coronel Sapucaia

0
Fotos: Divulgação/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (4), um veículo Ford Ecosport carregado com 400 quilos de maconha, em Coronel Sapucaia. Na ação ninguém foi preso.

Os militares faziam patrulhamento pela MS-165 (Linha Internacional), quando encontraram os veículos as margens da rodovia, com um dos pneus furados. Durante vistoria, os policiais localizaram diversos fardos de maconha.

Diligências foram feitas na região, mas nenhum suspeito encontrado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 825 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Coronel Sapucaia.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).