12.4 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 813

Adolescente que seguia com maconha para Naviraí é apreendido pelo DOF em Amambai

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um adolescente de 17 anos de idade que conduzia um veículo com 100 quilos de maconha. A ação policial aconteceu na noite desta quinta-feira (7), na área rural do município de Amambai.

Os militares faziam bloqueio policial para fiscalização na MS-156, quando deram a ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e acelerou o veículo VW Fox. Rapidamente a equipe se deslocou até abordá-lo, logo à frente. Ao descer do Fox e com as mãos na cabeça, o adolescente informou que transportava maconha.

A droga estava em fardos no porta malas e banco traseiro. Questionado sobre o ilícito, disse que foi contratado por um homem em Naviraí; que pegou o carro com a droga em um hotel na cidade de Amambai e teria como destino final aquela cidade.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai, bem como, o Conselho Tutelar local acionado. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 251 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

MS ganha nota A+ do Tesouro Nacional, avaliação máxima que facilita futuras operações de crédito

0

Com gestão responsável e eficiente, Mato Grosso do Sul recebe pela primeira vez na sua história a nota CAPAG A+, que representa a avaliação máxima do Tesouro Nacional em relação a solidez e equilíbrio fiscal de um estado. Ela abre a possibilidade para o Estado ampliar  e facilitar suas operações de crédito com o aval da União.

O Tesouro Nacional enviou uma nota técnica ao Governo do Estado e a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) informando a mudança da classificação do Mato Grosso do Sul, que passou de nota “B” para “A+”, a maior na avaliação da instituição. Isto reflete a capacidade de pagamento do Estado e o risco para contrair empréstimos.

Esta avaliação feita pelo Tesouro Nacional se refere ao exercício financeiro e dados de 2023, primeiro ano de gestão do governador Eduardo Riedel. O equilíbrio fiscal e a responsabilidade nas contas públicas é destaque nacional. 

“Trata-se de um feito muito grande para o Estado, algo positivo que mostra o momento de estabilidade fiscal e crescimento do Mato Grosso do Sul. Este reconhecimento do Tesouro Nacional é indicativo que estamos no rumo certo, com gastos públicos equilibrados para podermos fazer entregas melhores à população”, afirmou o secretário estadual de Fazenda, Flávio César.

O intuito da CAPAG (Capacidade de Pagamento) é fazer uma análise sobre a situação fiscal dos estados e municípios, que com esta avaliação poderão contrair novos empréstimos com garantia da União. O objetivo é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

O indicador foi criado pelo Tesouro Nacional para avaliar as condições financeiras de estados e municípios, verificar se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas. As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito.

A nota é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Assim, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou município.

Poder de investimento

Este cenário de equilíbrio fiscal permite ao Governo do Mato Grosso do Sul ter condições de propor grandes investimentos nos 79 municípios, em áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança e assistência social.

Tanto que o Estado tem a maior taxa de investimento do Brasil. Este dado consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024. Isto significa mais entregas e melhores condições de vida à população.

Para conduzir esta máquina pública de forma eficiente e permitir que Mato Grosso do Sul continue neste ritmo de crescimento, o governador Eduardo Riedel trabalha com quatro eixos principais: Estado verde, digital, próspero e inclusivo.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões

0

Nenhum apostador aceitou as seis dezenas do concurso 2.794, que foram sorteadas na noite desta quinta-feira (7) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 200 milhões.Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhõesMega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões

Este foi o 11º sorteio consecutivo sem ganhadores do prêmio principal. 

Os números sorteados hoje foram: 03 – 09 – 14 – 20 – 28 – 52

A quina teve 160 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 51.793,93. Já a quadra registrou 13.197 ganhadores, com prêmio de R$ 897,06 para cada. 

O concurso 2.795 será realizado sábado (9). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Na Expo Paraguai-Brasil, comitiva de MS tem encontros com empresários das áreas da construção civil e celulose

0

Delegação sul-mato-grossense se reuniu com empresários paraguaios das áreas da construção civil e de celulose na tarde desta quinta-feira (7) durante a 15ª Expo Paraguai-Brasil. Entre as empresas, a Tecnodil, líder do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte da Rota Bioceânica.

Na Expo Paraguai-Brasil, comitiva de MS tem encontros com empresários das áreas da construção civil e celulose

No encontro, os dirigentes confirmaram ao governador Eduardo Riedel que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026. Outro anúncio importante é que a empresa pretende instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul.

A comitiva também se encontrou com dirigentes da Paracel, que está fazendo investimentos de US$ 3 bilhões na área de celulose com uma operação na região de Concepción, no Paraguai. O grupo busca uma cooperação em qualificação profissional com parceiros de Mato Grosso do Sul, criando assim um grande cluster na área da celulose.

Pela manhã, o governador Eduardo Riedel, juntamente com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e do presidente da Fiems, Sergio Longen, apresentou o painel: “Mato Grosso do Sul e Paraguai, oportunidades na Rota Bioceânica”. Riedel e autoridades brasileiras também tiveram reuniões setoriais, discutindo temas importantes como sistema alfandegário e gás natural.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves

Na Expo Paraguay Brasil, presidente da Fiems destaca oportunidades de integração econômica

0

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou nesta quinta-feira (07/11) da abertura da Expo Paraguay Brasil, feira multisetorial que promove oportunidades de conexões entre empresários da região para a realização de negócios entre os dois países. Durante o evento, ele destacou a presença de Mato Grosso do Sul para integração econômica.

A exposição, que segue até sexta-feira (08/11), conta com um estande da Fiems, Governo do Estado e Sebrae, que funciona como ponto de encontro para os empresários fecharem negócios e apresentar para os visitantes do evento as tecnologias do Senai em qualificação profissional.

“Mato Grosso do Sul vem se destacando em ações de industrialização como um todo. O Paraguay é um grande parceiro, então é importante prestigiarmos o evento, trazendo ainda uma comitiva de empresários sul-mato-grossenses. Nosso objetivo é aproveitar ainda mais as oportunidades de integração econômica com o país vizinho e todo o Mercosul, que é algo sonhado por todos os empresários”, afirmou Longen.

Ainda conforme o presidente da Fiems, com a Rota Bioceânica, a tendência é ampliar ainda mais os mercados para os produtos de Mato Grosso do Sul. “É uma realidade e faz parte da estratégia de trabalho com o Paraguai. Entendo que ainda vamos ter de construir as oportunidades, que surgirão com o tempo”, completou.

O governador Eduardo Riedel classificou a Expo Paraguai Brasil como um importante ponto de discussão pra o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Estamos discutindo temas como Rota Bioceânica, navegação no Rio Paraguai, matriz energética. É uma alegria poder estar aqui em contato com representantes paraguaios e do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, tratando de assuntos que vão ajudar nosso Estado a se desenvolver”, destacou.

Abertura

Na Expo Paraguay Brasil, presidente da Fiems destaca oportunidades de integração econômica

A abertura da Expo Paraguay Brasil também contou com a presença do presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, e dos ministros brasileiros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Santiago Penã ressaltou que o Paraguai é um ambiente seguro e vantajoso para investidores, especialmente os brasileiros e elogiou o evento, que serve como porta de entrada para novos negócios e parcerias entre os dois países. “O Paraguai tem demonstrado incansavelmente ser previsível e seguro para investimentos, com baixa inflação, um tipo de câmbio competitivo e uma legislação favorável ao capital estrangeiro”, disse.

Já o ministro Mauro Vieira reforçou a relevância do Paraguai como parceiro estratégico para o Brasil, tanto nos aspectos comerciais quanto políticos. “O Paraguai é um aliado muito importante para o Brasil. Essa relação é uma demonstração clara de nossa vocação integracionista, essencial para o fortalecimento das economias sul-americanas em uma escala global”, salientou.

Reuniões

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado do governador Eduardo Riedel e do deputado estadual Paulo Corrêa ainda participou de reuniões estratégias sobre parcerias entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Os encontros foram com o ministro paraguaio de Indústria e Comércio, Javier Jiménez Garcia; com representantes das empresas Tecnoedil Construtora e Paracel; e com a ministra de Obras Públicas e Comunicação, Claudia Centurión.

Nota de falecimento de Alcindo Silveira Charão

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa quinta-feira, 7 de novembro, no Hospital da Vida, em Dourados, de Alcindo Silveira Charão, de 93 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta sexta-feira (8) às 11h no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Marcos    Fone: 3481-1433

Ao lado do Mercado Manso

SIG de Dourados investiga morte de produtor rural em Sete Quedas

0
Na foto momento que o atirador corre em direção a moto da fuga após atirar no produtor rural. (Fotos e vídeo: Reprodução/Redes Sociais)

Vilson Nascimento

O SIG (Setor de Investigação Geral) da cidade de Dourados, sob a coordenação do delegado Dr. Eramos Cubas, está atuando nas investigações do assassinato de um produtor rural de 61 anos, crime ocorrido à luz do dia, na última terça-feira, 5 de novembro, em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.

Valdeireis Rodrigues de França, o “Paraíba” como também era conhecido na cidade, foi morto com vários disparos de arma de fogo calibre 9 milímetros quando estava no interior de sua caminhonete, uma Toyota Hilux de cor prata.

Os autores do assassinato, conforme imagens gravadas por populares e postadas em redes sociais, foram dois indivíduos a bordo de uma motocicleta.

Um permaneceu na direção do veículo enquanto o garupa teria atirado várias vezes contra o produtor rural, que segundo informações levantadas pela reportagem do grupo A Gazeta, era pecuarista e tinha fazendas no Brasil e no Paraguai, onde criava gado e parte era arrendada para lavoura.

Nessa quarta-feira, dia 6 de novembro, equipes do SIG de Dourados estiveram em Sete Quedas, onde ouviram testemunhas. A polícia mantém sigilo em relação às informações levantadas sobre o caso para não atrapalhar as investigações.

No vídeo momentos da ação dos criminosos

SIG de Dourados investiga morte de produtor rural em Sete Quedas
O produtor rural, Valdeireis Rodrigues de França, o “Paraíba” de 61 anos.

Dois jogos abrem hoje à noite a Copa Tereré de Suíço em Amambai

0

Vilson Nascimento

Dois jogos abrem logo mais à noite na Associação Esportiva Tereré, a edição 2024 da Copa Tereré de Futebol Suíço, em Amambai.

Segundo o presidente da entidade, Azor Assis, a competição, que é interna, ou seja, com equipes formadas somente por jogadores associados ao Tereré, reúne este ano seis equipes.

Na rodada de abertura, na noite dessa quinta-feira, 7 de novembro, serão duas partidas. Às 19h se enfrentam Boleiros F.C e Resenha F.C e na sequência entram em campo Tabajara F.C e Tonho F.C.

Empresários da Fiems são recebidos na Embaixada do Brasil e conhecem cultura paraguaia

0

A missão empresarial promovida pela Fiems para a 15ª Expo Paraguay Brasil, em Assunção, participou nesta quarta-feira (06/11) de um evento de boas-vindas na Embaixada do Brasil no Paraguai. Na ocasião, foi explicada a dinâmica da feira e houve apresentações culturais do país vizinho.

A comitiva é composta por 10 empresários, além de representantes do Sistema Fiems. O objetivo é estreitar as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, já que o as exportações do Estado para o país vizinho aumentaram 12% nos últimos três anos, saindo de US$ 39,1 milhões em 2021, para US$ 43,9 milhões em 2023, conforme levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Fiems.

Ainda de acordo com o estudo, os principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul para o Paraguai em 2023 foram móveis refrigerados para a exposição de produtos, preparações para alimentação de animais, carnes e miudezas bovinas congeladas ou refrigeradas, cereais e suas preparações e sementes forrageiras para semeadura.

A empresária Silvana Gasparini participa da missão a Assunção pela primeira vez. “Nunca tinha vindo para cá. Acredito que essa será uma ótima experiência. A expectativa é de aproximação com o Paraguai no sentido de prospectar novos negócios e poder ampliar a área de atuação da minha empresa”, afirmou.

Na avaliação do empresário Julião Gaúna, que participa da Expo Paraguai Brasil pelo segundo ano, o evento apresenta muitas oportunidades de negócios. “Nossa expectativa é sempre muito positiva, firmar parcerias, buscar novos mercados e observar as novidades. Enfim, trabalhar em resultados positivos para o nosso Estado”, concluiu.

Empresários da Fiems são recebidos na Embaixada do Brasil e conhecem cultura paraguaia

Programa Rodar MS é sancionado e garante investimento para manter rodovias aptas no Estado

0

Projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito com o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para o financiamento do programa Rodar MS foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Eduardo Riedel nesta quinta-feira (7).

O programa de financiamento de infraestrutura rodoviária – Rodar MS – visa a manutenção proativa, adequação à resiliência climática e segurança viária em Mato Grosso do Sul. Os estudos para a contratação, que contam com a garantia da União, foram estruturados pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE). Aliam melhorias nas características físicas da infraestrutura rodoviária ao estabelecimento de critérios de desempenho.

Os investimentos totais do Rodar MS serão de US$ 250 milhões. O valor máximo a ser contratado na operação de crédito é de US$ 200 milhões; Os demais US$ 50 milhões serão aplicados como contrapartida pelo Governo do Estado.

Os recursos contratados com o BIRD serão investidos em obras em trechos rodoviários nos municípios de Jateí, Naviraí, Iguatemi, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Nova Andradina, Angélica, Anaurilânida, Bataguassu, Taquarussu, Água Clara, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba e totalizam 800 quilômetros.

Estruturado durante todo o ano com missões organizadas pelo Banco Mundial (BIRD), o projeto tem como foco um novo modelo proativo de manutenção de pavimento com contratos baseados em desempenho por meio de duas modalidades: CREMA DBM ou PPP.

Ambos os modelos de implantação são de longo prazo. O Crema-DBM (design, built, maintain) de até 10 anos de duração, com contratação integrada de projeto, obra e manutenção do pavimento com maior eficiência e pagamento pelo Estado com base no cumprimento de indicadores de desempenho vinculados a resultados previamente estabelecidos. Já o Crema-PPP (Parceria Público-Privada) possui a duração de até 30 anos com a mesma dinâmica de operação.

As rodovias contempladas pelos investimentos na modalidade de Crema-DBM são: MS-141, MS-145, MS-290, MS-475, MS-488, MS-134, MS-141, MS-145, MS-274, MS-276, MS-395, MS-473, MS-475, MS- 476 e MS-480. Serão 590 km em obras e manutenção das rodovias nas regionais de Naviraí e Nova Andradina. Já a modalidade de Crema-PPP prevê investimentos em 210 km nas rodovias MS-377 e MS-240 por 30 anos.

A proposta do programa é a mudança de paradigma do modelo tradicional de contratos pontuais e fragmentados da administração pública para uma nova metodologia preventiva em gestão dos ativos rodoviários, que inclui modelo de contratos baseados em produção e desempenho.

De acordo com Juliana Pegolo, diretora técnico-operacional do Escritório de Parcerias Estratégicas, os estudos levaram em conta as necessidades logísticas das regiões Sul e Leste. Já os critérios de seleção dos trechos partiram da divisão por regionais.

“Foram excluídas regionais instaladas no Pantanal, as que possuem malha não pavimentada e as que já possuem concessões. Ao final dessa análise chegamos à 7ª e 9ª regionais, Naviraí e Nova Andradina, vizinhas, cuja localização favorece a execução do projeto. Os dois corredores rodoviários selecionados complementam a Rota da Celulose”, explica Juliana Pegolo.

Segundo a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, o novo modelo trará dinamismo na manutenção e economia aos cofres públicos.

“Após a assinatura do contrato serão oito anos de implantação do programa, estabelecendo uma nova metodologia de manutenção de curto, médio e longo prazo. A finalidade é perpetuar o programa, porque se você faz uma boa rodovia com um bom modelo de gestão, ao longo dos anos os investimentos serão mais adequados e menos onerosos ao Estado”.

Metas

Além de melhorarem as características físicas da infraestrutura rodoviária e implantar medidas para aumentar a segurança viária e da resiliência aos eventos climáticos extremos nas rodovias estaduais, os estudos também abrem espaço para maior eficiência e, consequentemente, ao fomento à descarbonização da logística de transportes e da mobilidade urbana estadual.

Busca reduzir os pontos críticos que impactam a população no perímetro das rodovias estaduais, sobretudo aos estudantes no acesso aos ambientes de ensino.

Medidas para ampliar o acesso e aumentar a segurança são requisitos propostos pelo programa, assim como a geração de oportunidades socioeconômicas com integração dos aspectos ambientais.

Os estudos também miram maior eficiência na gestão técnica, ambiental, administrativa e operacional da malha rodoviária com o aperfeiçoamento da gestão do transporte por meio da aquisição de equipamentos, sistemas e capacitação dos servidores.

Próximos passos

O programa está em fase final de preparação junto ao BIRD com previsão de assinatura do contrato para o primeiro semestre de 2025.

Laine Breda, Comunicação EPE
Foto de capa: Edemir Rodrigues/Arquivo

Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente

0

Para definir estratégias que aproximem a sociedade da gestão pública e estabelecer maneiras eficientes de informar a população sobre os diversos serviços públicos oferecidos, o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é realizado hoje (7) e amanhã (8) em Campo Grande.

Com inúmeros desafios presentes na área da comunicação pública, o Fórum reuniu secretários de comunicação de diversos estados para discutir a transformação do setor.

Na abertura do evento, o secretário sul-mato-grossense de Governo, Rodrigo Perez, apontou para os desafios a serem enfrentados na área, além da importância de compartilhar experiências e conhecimento.

“O Governo do Estado tem a comunicação como área estratégica da gestão. E sempre tivemos o apoio do governador Eduardo Riedel, que é muito importante pois a gente consegue dar passos maiores e mais rápidos nos objetivos estabelecidos. O dia de trabalho hoje é para enfrentarmos as grandes temáticas de comunicação, para que continue assertiva, com segurança jurídica e poder de informar”, afirmou Perez.

Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente

O Mato Grosso do Sul, anfitrião do Fórum, é o estado com maior taxa de investimento do Brasil e o crescimento econômico e social também foi apontado na abertura do evento. Com solidez fiscal e gestão eficiente, o dado que consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgado pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024, foi divulgado ontem (6) e reflete em mais entregas e melhores condições de vida à população.

Este indicador do ranking de competitividade está dentro do pilar ‘solidez fiscal’ e avalia se os estados possuem uma gestão fiscal responsável, como por exemplo no controle nos gastos com pessoal. Este cenário positivo permite o investimento público em áreas estratégicas, como saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e educação, que levam ao crescimento econômico do Estado, com geração de empregos e mais renda ao cidadão.

“A gente tem crescimento de 6,5% ao ano, com a terceira menor taxa de desemprego do país, com praticamente pleno emprego. Os problemas são poucos e isso também ajuda no aspecto da comunicação”, afirmou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

O secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa, explicou que o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação é o ambiente para discussão de normas e da legislação.

“É um espaço muito importante para troca de ideias e troca de experiências. Espero que esse Fórum, assim como os outros, traga muito mais recursos para os secretários. E principalmente, o fortalecimento da comunicação pública no Brasil”, disse Fukagawa.

“Este conselho, que representa todos os secretários de Comunicação do país, é muito significativo em relação a nossa força. Pois mostra o entendimento e o desejo que cada um de nós traz para uma ação nacional, como uma mudança e um pensamento que precisa ser colocado, olhando todo o país, todo o Brasil. E isso a partir da colaboração, da experiência de cada um, a partir do que já aconteceu e com o olhar para frente, nas perspectivas de grandes desafios”, afirmou Igor Marques, secretário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do CNSecom (Conselho Nacional de Secretárias Estaduais de Comunicação).

Os secretários de comunicação dos estados participaram das palestras ‘Brasil pós-eleições: o cenário e os impactos políticos’, conduzida por Márcio de Freitas, diretor de Política da FSB Holding, e ‘A Auditoria do TCU no Governo Federal: critérios de gastos em contratos de propaganda’, ministrada por Álvaro Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso.

Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente
Fórum Nacional de Comunicação discute estratégias e informação pública eficiente

“O Fórum é um evento consolidado nacionalmente, onde os secretários conseguem ter essa troca de experiências, e principalmente buscar melhores resultados na comunicação pública. A nossa área passa por muitas mudanças, constante evolução, então é importante estamos sempre atualizados nessas novas regras, leis, e esse é o momento que também vai trazer novidades”, finalizou o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

0
Dinheiro, Real Moeda brasileira

Sem a transferência do antigo fundo PIS/Pasep para o Tesouro, as contas do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) fecharam o mês de setembro com déficit primário de R$ 5,326 bilhões. No mesmo mês do ano passado, o governo tinha registrado superávit primário de R$ 11,554 bilhões.Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhõesSem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

Em setembro do ano passado, cerca de R$ 26,3 bilhões do antigo fundo que abrigava as receitas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram repassados ao Tesouro Nacional. A transferência estava prevista na Emenda Constitucional da Transição, promulgada no fim de 2022. Como as receitas não se repetiram neste ano, o resultado primário piorou.

Apesar do efeito estatístico, o resultado veio pior do que o esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Fazenda, os analistas de mercado esperavam resultado negativo de R$ 2 bilhões em setembro. O resultado foi divulgado com uma semana de atraso por causa da greve dos servidores do Tesouro Nacional.

Nos nove primeiros meses do ano, o Governo Central registra déficit primário de R$ 105,187 bilhões. Em valores corrigidos pela inflação, o montante é 7,4% superior ao do mesmo período do ano passado, quando havia déficit primário de R$ 94,330 bilhões.

O resultado primário representa a diferença entre as receitas e os gastos, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e o novo arcabouço fiscal estabelecem meta de déficit primário zero, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) para cima ou para baixo, para o Governo Central.

No fim de setembro, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas projetou déficit primário de R$ 28,3 bilhões para o Governo Central, o equivalente a um resultado negativo de 0,25% do PIB O valor equivale exatamente a margem de tolerância prevista pelo arcabouço fiscal.

No entanto, com despesas fora do arcabouço fiscal, como precatórios e os créditos extraordinários para a reconstrução do Rio Grande do Sul e combates a incêndios florestais, o resultado negativo previsto está em torno de R$ 68,8 bilhões. Isso ocorre porque despesas excepcionais não estão incluídas na meta de déficit primário.

Mesmo com a arrecadação recorde neste ano, o governo congelou R$ 13,3 bilhões do Orçamento. Todo esse valor decorre do bloqueio de verbas para não descumprir o limite de gastos do arcabouço fiscal. No momento, não há recursos contingenciados (cortados temporariamente) para não estourar a margem de tolerância de cerca de R$ 29 bilhões para o resultado primário prevista nas novas regras fiscais.

Receitas

Sem os recursos extraordinários de setembro do ano passado, as receitas despencaram, enquanto as despesas subiram levemente. No último mês, as receitas líquidas caíram 4,4% em valores nominais. Descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o recuo chega a 8,5%. No mesmo período, as despesas totais subiram 5,9% em valores nominais e 1,4% após descontar a inflação.

O déficit primário ocorreu apesar da arrecadação federal recorde em setembro. Se considerar apenas as receitas administradas (relativas ao pagamento de tributos), houve alta de 17,4% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação. Isso porque as receitas administradas não incluem a transferência do Fundo PIS/Pasep.

Os principais destaques foram o aumento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, provocada pelo aumento do lucro de grandes empresas; da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), decorrente da recomposição de tributos sobre os combustíveis e da recuperação da economia; e o aumento na arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte, por causa da tributação sobre os fundos exclusivos, que entrou em vigor no fim do ano passado.

As receitas não administradas pela Receita Federal caíram 59,8% descontada a inflação em relação a setembro do ano passado. Além do antigo Fundo PIS/Pasep, as maiores quedas foram provocadas em dividendos de estatais, cujos pagamentos recuaram 37,6% em setembro, descontada a inflação. A alta de 12,3% nos royalties, decorrente da valorização do petróleo no mercado internacional, impediram uma queda maior.

Despesas

Quanto aos gastos, o principal fator de alta mensal foi a antecipação de R$ 4,3 bilhões em precatórios previstos para 2025 referentes ao Rio Grande do Sul. Segundo o Tesouro, isso impactou os gastos com a Previdência Social em R$ 2,84 bilhões adicionais, descontada a inflação, por causa do maior número de beneficiários e da política de valorização do salário mínimo.

Turbinados pelo novo Bolsa Família, os gastos com despesas obrigatórias com controle de fluxo (que engloba os programas sociais) subiram R$ 1,16 bilhão acima da inflação em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Também subiram gastos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em R$ 1,1 bilhão acima da inflação, pelo aumento do número de beneficiários e pela política de valorização do salário mínimo.

Os gastos com o funcionalismo federal subiram R$ 2,86 bilhões (+1,1%), descontada a inflação nos nove primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi compensada pela quitação de precatórios no início do ano, o que diminuiu em 50,1%, descontada a inflação, o pagamento de sentenças judiciais.

Quanto aos investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o total nos nove primeiros meses do ano somou R$ 52,285 bilhões. O valor representa alta de 18,5% acima do IPCA em relação ao mesmo período de 2023. Nos últimos meses, essa despesa tem alternado momentos de crescimento e de queda descontada a inflação. O Tesouro atribui a volatilidade ao ritmo variável no fluxo de obras públicas.

No Paraguai, Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países

0

Uma delegação do Governo de Mato Grosso do Sul, liderada pelo governador Eduardo Riedel, participou na manhã dessa quinta-feira (7) da abertura da 15ª Expo Paraguai-Brasil, na cidade de Luque, a 15 quilômetros da capital do país. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil, reúne autoridades e empresários dos dois países para discutir temas fundamentais para o desenvolvimento econômico bilateral, incluindo a integração comercial, a Rota Bioceânica e a transição para uma economia de baixa emissão de carbono.

O governador Eduardo Riedel, juntamente com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e do presidente da Fiems, Sergio Longen, apresentou o painel: “Mato Grosso do Sul e Paraguai, oportunidades na Rota Bioceânica”. Em reuniões setoriais, Riedel e a comitiva sul-mato-grossense discutiram outros temas importantes como sistema alfandegário e gás natural.

Se dirigindo ao presidente do Paraguai, Santiago Peña, o governador destacou que a ida ao Paraguai visa estreitar os projetos em comum entre os dois países. “As ações que estão sendo conduzidas no Mato Grosso do Sul vão trazer mais competitividade ao Brasil e Paraguai”.

O governador ainda enfatizou que dentre as ações em comum está a necessidade de tornar de forma operacional a hidrovia do Rio Paraguai. “Estamos com uma empresa no Brasil com 7 milhões de toneladas de carga estocada por não conseguir fazer a navegabilidade neste momento. O Paraguai tem feito o seu trabalho e avançado e não tenho dúvida que será uma agenda que será destravada, com uma grande oportunidade de desenvolvimento”.

No Paraguai, Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países
No Paraguai, Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países
No Paraguai, Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países

Com relação a Rota Bioceânica, Riedel declarou que os govenos brasileiro e paraguaio estão empenhados com as obras. “O governo federal aplicou este ano quase R$ 1 bilhão nas estruturas necessárias para acesso a ponte da Rota Bioceânica, a revitalização da BR-267, as ações do anel rodoviário de entrada no Estado. E assim, construindo toda uma estratégia de potencializar o acesso ao Pacífico e ao desenvolvimento do Chaco Paraguaio. A região Centro-Oeste do Brasil passará a ter um horizonte importantíssimo aos mercados asiáticos, via os portos do Chile e também toda a região central da América do Sul”, acrescentou.

Riedel se manifestou sobre a Rota Bioceânica Energética, com o gás natural. “Vamos trabalhar junto neste sentido, buscar os investimentos para construir um novo vetor de desenvolvimento nesta matriz energética importante para o Paraguai e Brasil

Em reunião com o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, foram discutidos temas como o um sistem alfandegário único, a dragagem do Rio Paraguai e a implantação de um gasoduto passando pelo Chaco Paraguaio até Mato Grosso do Sul.

Riedel se encontrou também o ministro brasileiro de Minas Energia, Alexandre Silveira, justamente para discutir a questão do gás natural.

Ainda participam do evento o presidente do Banco Central do Paraguai, Carlos Carvallo Spalding, o presidente da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Antonio Carlos Dos Santos, o embaixador do Brasil no Paraguai, Antonio Marcondes, o diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semadesc), Rogerio Beretta, e o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, entre outros.

A programação do evento inclui painéis sobre empoderamento econômico feminino, oportunidades de investimento e casos de sucesso no regime de maquila, além de uma roda de negócios destinada a fortalecer relações empresariais entre os dois países.

O Sistema Fiems, parceiro do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, também está presente na 15ª Expo Paraguay Brasil, com o objetivo de estreitar as relações comerciais e buscar novos mercados para seus negócios.

A participação de Mato Grosso do Sul na Expo Paraguay Brasil é estratégica, já que as exportações do Estado para o país vizinho aumentaram 12% nos últimos três anos, saindo de US$ 39,1 milhões em 2021, para US$ 43,9 milhões em 2023, conforme levantamento
realizado pelo Observatório da Indústria da Fiems. Os principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul para o Paraguai em 2023 foram móveis refrigerados para a exposição de produtos, preparações para alimentação de animais, carnes e miudezas bovinas congeladas ou refrigeradas, cereais e suas preparações e sementes forrageiras para semeadura.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Chaves

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Vista da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 8 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 29 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 Vagas de Alimentador de linha de Produção

1 Vaga de Gerente de Departamento de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de loja (PCD)

2 Vagas de Vendedor interno

1 Vaga para Forneiro de Alto-Forno

1 Vaga Cortador de Eucalipto

1 Vaga para Motofretista

1 Vaga para Motorista Entregador

1 Vaga de Promotor de Vendas

1 Vaga de Vendedor de comércio Varejista

1  Vaga para Monitor Agrícola

2  Vaga para serviços gerais

1  Vaga para Faxineiro

1 Vaga para Motorista Lombador

1 Vaga para Folguista

1 Vaga para Diarista

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

CERD 2024: Textos e desenhos do Concurso de Redação e Desenho são selecionados

0
Professores se reuniram na sala Onevan de Matos com a presidente da Escola do Legislativo, deputada Mara Caseiro. Foto: Victor Chileno

O Concurso Estadual de Redação e Desenho da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet de Mato Grosso do Sul (CERD) está chegando à fase final e tão aguardada, a premiação. A segunda fase, de correção dos trabalhos selecionados foi encerrada ontem (6), na sala de reuniões Onevan de Matos, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com a participação de 14 professores avaliadores, integrantes da Comissão Julgadora.

A premiação acontece no dia 29 de novembro. São 40 kindle 11ª Geração 6” 16 GB ao todo, 1 celular, 5 tablets Ipad, um patinete elétrico infantil, uma bicicleta infantil, de 6 a 10 anos e as premiações em dinheiro para as escolas e os professores, totalizando R$ 32 mil, prêmio doado pela Casa de Leis. As parcerias do concurso doaram os prêmios físicos, entre eles a as bicicletas infantis doadas pela Sicoob, o Kindle 1ª Geração 6”16 GB foi doado pela Energisa, o Kit coletânea Manoel de Barros doado pela Fundação Manoel de Barros.

O Concurso é uma realização da ALEMS, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, presidente da Escola do Legislativo, deputada Mara Caseiro (PSDB). “A cerimônia de premiação dos finalistas do II Concurso de Redação e Desenho, da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet será um momento especial de reconhecimento. Vamos celebrar não só os alunos e suas conquistas, mas também os professores e as escolas que desempenham um papel fundamental na formação dos cidadãos do futuro”, enalteceu a parlamentar.

“Estamos ansiosos para ver o talento e a dedicação dos participantes, e temos certeza de que esses projetos continuarão inspirando ações educacionais e culturais que fazem a diferença para nossa sociedade. Aproveito para agradecer todos os nossos parceiros, em especial, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, que mais uma vez tem sido apoiador desse evento que incentiva nos alunos e alunas sul-mato-grossenses, a criatividade e o conhecimento da Língua Portuguesa”, concluiu a presidente da Escola do Legislativo, deputada Mara Caseiro.

Foram selecionados 40 trabalhos do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas participantes, sendo dez nos anos iniciais na Categoria Desenho I, 1º e 2º ano, com o tema do objetivo 15 – Vida sobre a Terra; e mais dez na categoria Desenho II, do 3º ao 5º ano com o tema do objetivo 13 – Combate às alterações Climáticas. Dos anos finais, foram escolhidos dez na categoria Produção de Texto I, 6º e 7º ano, sobre o tema do Objetivo 4 – Educação de Qualidade – Contos Populares; e dez na categoria produção de texto II – 8º ao 9º, sobre o objetivo geral, uma dissertação de livre escolha sobre os 17 objetivos.

Agenda 2030

O foco do Concurso é alinhado aos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), (Agenda 2030) as ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo com o senso crítico à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e fomentando e estimulando o debate sobre a importância da participação livre, efetiva e consciente no processo político e educacional.

Nesta edição, 1.171 instituições de ensino do Estado foram convidadas a participar, totalizando 546 escolas privadas e 625 escolas públicas, com 400 mil alunos e 23 mil professores. Destas, 308 participaram e apenas 191 foram classificados. Alunos, professores e as escolas premiadas recebem o certificado de Participação do Concurso. Já a premiação para os alunos dos anos iniciais em Desenho, será um tablet, uma bicicleta e um kindle. O 2º o e o 3º lugar ganham um tablet e um kindle; do 4ª ao 20º lugar todos recebem um kindle. Os anos finais, que participaram com texto recebem, o 1º lugar, um celular, patinete elétrico e kindle, o 2º e o 3º lugar, um tablet e um kindle, e do 4º ao 20º, um kindle.

As escolas receberão pela participação de seus alunos em Desenho o valor de R$ 5000 para o primeiro lugar, R$ 3.000 para o segundo lugar e 2.000 para o terceiro lugar. Do 6º ao 9º ano pela participação em texto, os prêmios também são R$ 5000 para o 1º lugar, 3.000 para o segundo lugar e 2000 para o terceiro lugar. Os docentes recebem pelo 1º lugar em Desenho, R$ 2,500; R$ 2000 pelo segundo lugar e 1.500 no terceiro lugar. Os docentes dos anos finais recebem pelo primeiro lugar em texto, R$ 2.500, 2º lugar R$ 2.000 e R$ 1.500 pelo terceiro lugar.

Parcerias

Entre os parceiros institucionais do Concurso estão o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Conselho Estadual de Educação (CEE/MS), a Fundação Manoel de Barros (FMB), a Academia Sul Mato Grossense de Letras (ASL), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fonte: Christiane Mesquita /Assessoria ALMS

Policiamento aérea na fronteira ganha reforço com inauguração de hangar em Dourados

0
Fotos:Assessoria/DOF

A CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) inaugura nesta sexta-feira (8), na sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Dourados, o novo hangar da unidade, que passará a abrigar um helicóptero dedicado ao enfrentamento as organizações criminosas na região de Fronteira. A cerimônia está marcada para iniciar às 9h30, com a presença de diversas autoridades civis e militares de Mato Grosso do Sul.

Policiamento aérea na fronteira ganha reforço com inauguração de hangar em Dourados

Com a implantação do hangar no município as forças de segurança, na região sul do Estado, irão ganhar um reforço significativo com o policiamento aéreo, além de apoios mais ágeis e eficazes.

De acordo com o coordenador-geral do CGPA, coronel Rosalino Gimenez Filho, a construção do hangar, na base do DOF em Dourados, irá proporcionar um rápido atendimento às demandas de segurança pública da região, além de uma maior vigilância aérea na Fronteira e apoio direto no combate aos crimes transnacionais.

“É um marco importante para a segurança pública de Mato Grosso do Sul, pois teremos um helicóptero dedicado, exclusivamente, às poperações de fronteira. O hangar irá abrigar, de forma permanente, esta aeronave e policiais da CGPA, que atuarão em conjunto com o DOF e demais forças de segurança pública do Estado”, destacou Coronel Gimenez.

Durante a cerimônia de inauguração, haverá apresentação operacional das aeronaves como demonstrações de rapel, abordagem e desembarque a baixa altura, além de simulações de resgate, que evidenciam a versatilidade e a importância dos recursos aéreos no enfrentamento aos mais diversos crimes e apoios.

Governo lança certificação para protetores de animais e ONGs de Mato Grosso do Sul

0

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Estado, resolução que estabelece a Cepa (Certificação Estadual de Protetores de Animais), destinada a indivíduos e ONGs (organizações não governamentais) dedicadas à proteção animal no Estado (clique aqui para acessar). A iniciativa, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal), tem o objetivo de organizar e facilitar o acesso desses protetores a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o “MS Vida Animal”.

Conforme a resolução, os interessados em obter a Cepa devem atender a uma série de requisitos. Para protetores individuais, é preciso comprovar a proteção de pelo menos 10 animais, estar com a vacinação de todos os animais sob seus cuidados atualizada e não possuir qualquer registro de denúncia ou maus-tratos, tanto recente quanto arquivado, nas delegacias civis do Estado. Além disso, a documentação exigida inclui cópias de documentos pessoais (RG e CPF), carteiras de vacinação dos animais, comprovante de residência fixa e fotos do ambiente onde os animais são mantidos, que deve estar limpo e seguro.

As ONGs que desejarem a certificação precisam apresentar documentos como o CNPJ, as carteiras de vacinação dos animais sob seus cuidados, certidões criminais negativas e comprovação de um ambiente adequado, com registro fotográfico de um espaço limpo e apropriado para a guarda dos animais.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda explica que o intuito da certificação é formalizar e dar suporte às ações de proteção animal, garantindo que protetores registrados possam acessar programas estaduais em desenvolvimento. Um dos benefícios previstos é a participação na Caravana da Castração, programada para começar em janeiro de 2025, que realizará castrações e microchipagem em grande escala.

“Queremos que a certificação seja um meio de reconhecer o trabalho essencial dos protetores e facilitar seu acesso aos recursos e programas do governo. Nossa meta é fortalecer essa rede de proteção, promovendo ações que realmente impactem a qualidade de vida dos animais e daqueles que dedicam seu tempo e esforço à causa”, afirma o secretário.

O superintendente estadual de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, também destaca os principais critérios na fiscalização das condições de proteção animal, incluindo a exigência de certidão negativa criminal, a avaliação do bem-estar dos animais, as condições das instalações e o cumprimento das normas de saúde e segurança.

“Os desafios podem ser diversos, como a resistência de algumas comunidades em aceitar novas práticas de cuidado animal ou a falta de recursos para realizar uma fiscalização eficaz em áreas mais remotas. Além disso, garantir que todos os envolvidos estejam cientes das normas e comprometidos com os princípios da proteção animal será crucial para o sucesso da Caravana da Castração e dos benefícios futuros”, explica Rodrigues.

No ano que vem, a Caravana da Castração começará por Miranda, onde as ações serão intensificadas devido à alta incidência de endemias. De acordo com a Suprova, a expectativa é de que sejam realizadas 250 castrações diárias, e protetores independentes, devidamente certificados, terão acesso a essas ações. A Cepa permite que cada protetor cadastrado registre até três animais com seu CPF, enquanto as ONGs poderão cadastrar entre 25 e 30 animais, dependendo de seu porte e necessidades.

A Suprova, além de analisar a documentação enviada para a obtenção da Cepa, poderá realizar visitas aos locais onde os animais são abrigados para verificar as condições de higiene e segurança. O processo de análise da documentação será concluído em até cinco dias após o envio do material, que deve ser encaminhado por meio de cadastro no site oficial da Setesc: www.setesc.ms.gov.br. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9192.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: Bruno Rezende (arquivo)

Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior

0
Foto: Divulgação/MCTIC

Faculdades públicas, cursos noturnos e expansão do ensino a distância (EaD) em cursos superiores são algumas das propostas do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para aperfeiçoar o ensino superior público e democratizar o acesso à educação de qualidade. As propostas estão no relatório Um olhar sobre o ensino superior no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (7), pela ABC.Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superiorFaculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior

Entre as principais propostas está a criação de faculdades federais, que são instituições voltadas exclusivamente para o ensino, mirando na formação de profissionais qualificados a um custo menor por aluno, de forma a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior público.

Atualmente, as universidades federais dedicam-se também à pesquisa e à extensão, que é a interação com a sociedade, em projetos voltados para melhorias sociais. A proposta seriam instituições públicas focadas exclusivamente em formar estudantes no ensino superior. A ideia é facilitar a abertura de vagas que se adaptem às demandas atuais dos estudantes, como maior flexibilidade e acesso ao ensino noturno, por exemplo.

No Brasil, de acordo com o relatório, apenas 22% da população entre 25 e 34 anos têm diploma universitário. Esse percentual está abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é 47%. Além disso, 79% das matrículas estão concentradas no setor privado.

“Isso é um número muito pequeno, se a gente pensa em um país que precisa se desenvolver com rapidez”, diz o professor do Instituto de Física da UFRJ Rodrigo Capaz, membro titular da ABC, que fez parte do grupo de trabalho (GT).

Sobre as faculdades federais, ele explica: “Quando a gente olha experiências ao redor do mundo, a gente ver que em nenhum país do mundo a massificação ou a democratização do ensino superior ocorreu através das universidades de pesquisa. Porque apesar de elas serem enfim altamente qualificadas para realizar pesquisa, elas acabam tendo um gasto por aluno que é maior do que outro tipo de instituição que seria dedicada apenas ao ensino”.

Além das faculdades federais, o documento também propõe a criação de Centros de Formação em Áreas Estratégicas (CFAEs) nas universidades públicas. Eles seriam voltados para seis campos: bioeconomia; agricultura e agronegócio; transição energética; saúde e bem-estar; transformação digital e inteligência artificial; e materiais avançados e tecnologias quânticas. Esses centros atuariam de forma interdisciplinar, promovendo a criação de soluções aplicáveis e o desenvolvimento de novas tecnologias para essas áreas estratégicas.

Ensino a distância

O relatório propõe ainda a ampliação e qualificação da oferta de cursos públicos na modalidade EaD, destinados àqueles que precisam de flexibilidade.

A EaD teve um forte crescimento nos últimos anos. Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Em 2022, 81% dos alunos ingressantes em cursos de licenciatura em 2022, se matricularam na modalidade de ensino a distância.

Essa expansão, no entanto, acendeu um alerta para a necessidade de se garantir a qualidade na oferta desses cursos. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu até 2025 a criação de novas vagas em EaD, para que seja feita uma revisão do marco regulatório desses cursos.

Atualmente, as vagas em EaD são majoritariamente mantidas pelo setor privado, 71,7%, contra 12,9% no setor público. A proposta é que as instituições federais expandam a oferta dessa modalidade.

“A gente não pode negar que o ensino à distância é uma demanda real, e eu acho que irreversível, da sociedade moderna. Óbvio que nem todos os cursos vão ser EaD e não é isso que a gente propõe, mas que a gente possa usar esse instrumento, que é um instrumento poderoso de expansão do ensino, que possibilita, por exemplo, que os alunos em localidade de difícil acesso sejam atendidos ou alunos um pouco disponibilidade de horário que precisam de flexibilizar o seu horário”, defende, Capaz.

Valorização do ensino superior

Segundo Capaz, o trabalho do grupo pretende também valorizar o ensino superior e ampliar o acesso a ele pela população brasileira. “Existe ainda muito espaço e necessidades para a gente aumentar a fração de brasileiros com ensino superior. E isso é que em última análise vai levar ao desenvolvimento do país”, diz.

O relatório é apresentado em um contexto de corte de gastos do governo federal. Mesmo assim, para a presidente da Academia Brasileira de Ciências e também uma das integrantes do GT, Helena Nader, a educação deve ser priorizada.

“Educação, na nossa visão da Academia, deveria ser uma prioridade do Estado brasileiro. Sem educação não vai haver economia estável e não vai haver justiça social. Sabemos dos cortes, mas o país precisa de mais pessoal qualificado profissionalmente, inclusive frente a essas mudanças que vêm em função da inteligência artificial”, afirma.