14.2 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 812

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

0
Foto: Fiocruz

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país. A medicação, quando disponibilizada nesse tipo de dispositivo, é aplicada pelo próprio paciente, em casos de reação alérgica grave e potencialmente fatal, quadro médico conhecido como anafilaxia.Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileiraAlergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a adrenalina figura atualmente como o único medicamento disponível no mercado capaz de tratar casos de anafilaxia. O modelo autoinjetável, entretanto, só pode ser adquirido no Brasil por importação, o que torna o custo extremamente elevado.

Rio de Janeiro 08/11/2024 - O pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental, fala sobre a primeira caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros.Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental fala sobre a 1ª caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O médico Renato Rozental coordena a equipe responsável pela caneta nacional. Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que, apesar de ser o primeiro protótipo brasileiro, não se trata de uma “inovação radical”. “Você encontra essa caneta com facilidade na Europa, na América do Norte, na Ásia, na Oceania”.

“A grande pergunta é: por que demorou tanto tempo pra termos isso acontecendo no Brasil?”, questionou o pesquisador da Fiocruz.

Rozental lembrou que, desde 2018, com a quebra do monopólio, opções genéricas da caneta no mercado externo fizeram com que o preço do dispositivo caísse substancialmente. “Mas continuava exorbitante”.

“Pra quem tem seguro de saúde, caríssimo lá fora, o preço chega a US$ 100. Quem não tem seguro paga até US$ 700. No Brasil, pessoas que têm condições, por meio de processos de judicialização, conseguem importar, mas o preço ainda está nas alturas. Importar uma caneta por R$ 3 mil ou R$ 4 mil é algo fora da realidade brasileira.”

“A maior parte da população brasileira, não apenas via Sistema Único de Saúde (SUS) mas também na rede privada, não tem acesso. O que fizemos foi estruturar, observando canetas já existentes no mercado. O processo é muito rápido. Começamos a conversar no ano passado e já temos um protótipo funcional agora.”

Anvisa

Rozental ressaltou que, há poucos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fechou um acordo de bilateralidade com a agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA). A proposta é agilizar a entrada, no Brasil, de medicamentos já aprovados nos Estados Unidos.

“A Anvisa teria acesso a esses resultados de forma direta, apesar de serem confidenciais. Isso facilitaria muito a aprovação de qualquer dispositivo no Brasil. É um processo que vamos discutir na semana que vem, em Salvador, onde teremos um representante da Anvisa que lida especificamente com isso”, disse, ao se referir ao debate agendado para a próxima sexta-feira (15) no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

“Do nosso lado, teríamos condições de, em 11 meses, ter essa caneta de adrenalina pronta para distribuição no país. Mas vai depender dessa discussão na próxima semana, do reconhecimento e da liberação pela Anvisa. Não está nas nossas mãos.”

Anafilaxia

À Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fábio Chigres, alertou para um “aumento exponencial” de alergias no Brasil – incluindo casos de anafilaxia.

“Há 30 anos, em hospitais públicos especializados no tratamento de alergia, referência para esses casos, a gente via oito ou dez casos por ano de crianças com alergia a leite de vaca. Hoje, vejo isso em uma semana”.

Brasília (DF) 08/11/2024 - Fábio Chigres, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Fábio Chigres, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). – Fábio Chigres/Divulgação

Segundo ele, os alimentos figuram, no país, como a principal causa de alergia entre crianças – sobretudo leite e ovo. “Não é lagosta ou algo que se come eventualmente”, destacou.

“E essa criança com alergia alimentar fica muito mais exposta na rua do que quando está dentro de casa. Com isso, a qualidade de vida de toda a família fica muito ruim. Eles vivem esperando uma reação grave. Temos casos de crianças que caminham pela sessão de laticínios do mercado e têm reação”.

Já entre adultos, a principal causa de alergia, de acordo com Chigres, são medicamentos – sobretudo analgésicos e anti-inflamatórios, remédios que sequer exigem pedido médico no ato da compra. Antibióticos também respondem por um número considerável de casos de alergia na população adulta, além de alimentos como crustáceos e mariscos.

“No caso específico da anafilaxia, trata-se de uma reação alérgica muito grave e que se desenvolve rapidamente”, disse. “Essa reação causa choque anafilático, uma queda de pressão abrupta e muito grande, que faz com que o sangue não circule pelo corpo e não chegue ao cérebro. O organismo libera uma substância chamada histamina, que causa uma reação generalizada e pode afetar pele e pulmão, além de causar broncoespasmo e edema de glote, fechando as vias aéreas superiores.”

“A adrenalina reverte todos esses sintomas. Se eu começo a ter uma reação dessa e aplico a adrenalina, no prazo de um a cinco minutos, reverto quase totalmente o quadro de anafilaxia – ou permito que essa pessoa vá ao hospital completar o tratamento”, destacou Chigres.

“Não é só sobre o acesso à adrenalina. Preciso de um dispositivo que facilite o uso. E a caneta brasileira pode ser aplicada, na parte lateral da coxa, por uma pessoa que não tem formação em saúde.”

Segundo Chigres, a estimativa é que a caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros chegue ao mercado nacional custando em torno de R$ 400.

Bombeiros socorrem motociclista vítima de acidente em Amambai

0

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros socorreu, por volta das 23h dessa sexta-feira, 8 de novembro, um motociclista de 20 anos, vítima de acidente de trânsito, em Amambai.

Segundo os bombeiros o rapaz sofreu escoriações no braço e na perna esquerda quando a moto que conduzia, uma Yamaha Factor, veio a colidir com um veículo Corcel.

Depois de receber atendimento no local do acidente, ocorrido na região central da cidade, a vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para passar por cuidados médicos.

Nota de falecimento de Wanderley Lima Nunes

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, 8 de novembro, em sua residência, em Amambai, de Wanderley Lima Nunes, de 51 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu neste sábado (9) às 9h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Tradicional Copa Santa Rosa de Suíço começa neste dia 14 em Amambai

0
Em 2023 o título da 13ª Copa Santa Rosa de Futebol Suíço ficou com a equipe da Fazenda Flamboyant, de Amambai. (Foto: Organização/Arquivo)

Vilson Nascimento

Está prevista para acontecer na noite desta quinta-feira, dia 14 de novembro, com a realização de três jogos, a abertura da edição 2024 da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.

Considerada uma das competições mais tradicionais da modalidade realizada anualmente na região de fronteira, no Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, a Copa Santa Rosa, que este ano entra na 14ª edição e vai distribuir R$ 8 mil e prêmios, vai reunir, segundo a organização, 16 equipes, entre times de Amambai, de municípios da região e até do país vizinho, Paraguai.

Segundo o coordenador geral do certame, Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, o congresso técnico para a Copa Santa Rosa de Suíço 2024 está marcado para acontecer na noite desta segunda-feira, 11 de novembro e o pontapé inicial da competição regional está previsto para acontecer às 19h do dia 14 de novembro, no campo da Chácara Santa Rosa, localizada às margens da Rodovia MS-386,na saída para Ponta Porã, em Amambai.

Em 2023 o time campeão da competição regional, que tem as rodadas no campo da Chácara Santa Rosa, na saída para Ponta Porã, foi a Fazenda Flamboyant, que tem como técnico-diretor o Peterson Zanata, o “Peteca”.

Maiores informações sobre a competição poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99936-2701.

Polícia Civil apura morte de homem de 51 anos em Amambai

0
Peritos da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai estiveram no local realizando os levantamentos periciais. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

A Polícia Civil vai apurar a morte de um homem de 51 anos, ocorrida no final da tarde dessa sexta-feira, 8 de novembro, em Amambai.

Wanderley Lima Nunes foi encontrado já sem vida em frente à sua residência, localizada na região da Vila Marechal Rondon.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou a ser acionado e esteve no local, familiares teriam relatado que a vítima era cardiopata, ou seja, portadora de doença relacionada às funções cardíacas, o que reforçaria a hipótese que a morte pode ter ocorrido por causas naturais.

Uma equipe da Polícia Civil local, bem como peritos da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai, estiveram no local realizando os levantamentos de praxe.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Ultra Popular    Fone: 3481-1832

Próximo ao Mercado Manso

Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro

0
Evento esportivo simula operações militares. Foto: Divulgação/Arquivo

Redação

A terceira edição da Operação Atalaia, de abrangência nacional, acontecerá em Amambai nestes dias 9 e 10 de novembro, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre operadores e acompanhantes. Organizado pela União Amambaiense de Airsoft, com o apoio da Equipe Carcará Airsoft, o evento tem o objetivo de atrair participantes de diversas cidades do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e também do Paraguai.

De acordo com os organizadores, o encontro reunirá entusiastas do Airsoft, um esporte de simulação militar com réplicas de armas de fogo, em atividades que envolveram táticas e trabalho em equipe. O evento, além de promover a prática esportiva, fortalece o intercâmbio entre equipes e cidades, fomentando o desenvolvimento do Airsoft na região.

A 3ª edição da Operação Atalaia conta com o apoio de diversos patrocinadores, sendo eles: Try Airsoft, Tango Down, Cordeiro Patches Emborrachados, Acero Botas, Expert Personal, Fogaça Fardas, SQUAD Imports CG, Yeshua Militaria, Exata Materiais para Construção, Airsoft Girls, Aninha Festas, Berlitz, Bárbara Looks, Doce Sabor Cunha, Ervas São Roque, Grupo A Gazeta, Guerra Móveis, Hoff Grill Churrascaria, Intech, José Roberto (Advogado), Linda Fem (Liga Nacional de Airsoft Feminino), Master Farma, Mercado Bons Amigos, MV Cargas, Personalize, Precisão Armas, Recanto Tereré, Silo Conveniência, Tatuador Samuel Seidel e Vipe Grife.

Para mais informações e inscrições, interessados podem entrar em contato com Jhenny pelo telefone (67) 99270-8168.

PATROCINADORES

Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro
Amambai recebe evento nacional de Airsoft neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro

10º Encontro de Carro Antigo acontece neste final de semana em Amambai

0
Com dez anos de tradição, o Encontro de Carros Antigos de Amambai atrai reliqueiros de várias regiões de Mato Grosso do Sul e até de fora do Estado. (Fotos: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

Acontece neste final de semana, sábado (9) e domingo, 10 de outubro, na Praça Coronel Valêncio de Brum, a praça central da cidade, em Amambai, o 10º Encontro de Carros Antigos.

Promovido pelo ACA (Automóvel Clube Amambai), o evento reúne anualmente reliqueiros de várias regiões de Mato Grosso do Sul e até de fora do Estado.

Para este ano, segundo Paulo Sérgio Catto, que coordena a organização, a programação em torno do Encontro de Carros Antigos começa já neste sábado (9) com a chegada dos reliqueiros e a exposição dos veículos na praça central .

A noite acontecerá, no Clube Palladium Buffet, o Baile de Saudade, um baile flashback que vai sortear um veículo Fusca entre os participantes que estiverem vestidos a caráter. A mesa para o baile custa R$ 200,00 e o ingresso individual R$ 50,00.

A programação segue na manhã de domingo (10) com a exposição dos carros antigos na praça central e no final da manhã acontecerá o encerramento do Encontro com o sorteio de brindes entre os expositores que expuseram seus carros antigos durante o evento.

“Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição para expor seu carro antigo durante o Encontro de Carros Antigos promovido pelo Automóvel Clube Amambai e o expositor ainda participa do sorteio de brindes oferecidos pela organização”, informou Paulo Catto ao convidar a todas as pessoas de Amambai e região que possuem carros, caminhões e motos antigas, para comparecer na praça central, em Amambai e expor suas relíquias durante o 10º Encontro de Carros Antigos.

Maiores informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99855-2648.

10º Encontro de Carro Antigo acontece neste final de semana em Amambai
Para expor sua relíquia durante o 10º Encontro de Carros Antigos o proprietário não para nada e ainda concorrer a prêmios, segundo Paulo Catto, que coordena a organização do evento.
10º Encontro de Carro Antigo acontece neste final de semana em Amambai

Polícia Militar realiza 1º Jogos PROERD na Aldeia Amambai

0
Fotos: ASSECOM 3ª CIPM

Na manhã desta sexta-feira (8), a Polícia Militar realizou o 1º Jogos PROERD de Amambai, com os alunos formandos PROERD 2024 das Escola Municipais Indígenas Mbo’eroy Guarani-Kaiowa e Mbo’erenda Ypyendy, na Aldeia Guapoy, também chamada de Aldeia Amambai.

Os Jogos PROERD tiveram as modalidades de futsal misto, dança e pintura e foi realizado na Escola Ypyendy. O objetivo foi incentivar os alunos, que receberam os ensinamentos para se manterem longe de drogas e violência ao longo de 2024, a praticarem atividades saudáveis e seguras, que geram prazer e satisfação para eles, suas famílias e comunidade.

Os Jogos PROERD contaram com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – COMUD, das Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social e de Cultura e Esporte e da Câmara Municipal de Amambai.

Abaixo, confira vídeo e fotos do evento:

Vídeo: Divulgação

Fonte: ASSECOM 3ª CIPM

Brasil aposta na Política Nacional de Transição Energética para impulsionar desenvolvimento sustentável

0
Créditos: Adam Smigielski/iStock

O Brasil deu um passo importante rumo ao futuro sustentável com o lançamento da Política Nacional de Transição Energética, que visa promover a transição de uma matriz energética tradicional, baseada em combustíveis fósseis, para fontes renováveis e mais limpas.

A política, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estimula o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e prevê um potencial de investimentos de até R$ 2 trilhões.

A transição energética é um dos temas centrais nas discussões globais sobre mudanças climáticas e representa o esforço para substituir fontes de energia poluentes, como petróleo e carvão, por alternativas mais sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente.

Esse movimento é essencial para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e combater o aquecimento global, dois dos maiores desafios ambientais do século XXI. A nova política brasileira se alinha com as metas internacionais de redução de emissões de carbono, principalmente no contexto do Acordo de Paris, em que o Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões em 50% até 2030.

Para atingir esse objetivo, o país tem uma vantagem: sua vasta capacidade para gerar energia limpa. A matriz energética brasileira já se destaca por ser uma das mais renováveis do mundo, com quase metade da energia proveniente de fontes como hidrelétrica, solar, eólica e biomassa. Com a Política Nacional de Transição Energética, essa participação deve aumentar ainda mais.

O que é a transição energética?

A transição energética consiste na mudança de um sistema de geração de energia baseado em combustíveis fósseis para um sistema mais sustentável e limpo, utilizando principalmente fontes renováveis, como energia solar, eólica e hidrelétrica.

Esse processo envolve tanto a modernização da infraestrutura energética quanto o desenvolvimento de tecnologias que promovam eficiência energética, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental de geração e consumo de energia.

A importância dessa transição está diretamente ligada à necessidade de mitigar os efeitos do aquecimento global e preservar os recursos naturais. Hoje, a queima de combustíveis fósseis é responsável por grande parte das emissões globais de gases de efeito estufa, agravando fenômenos como secas, enchentes e aumento do nível do mar.

Ao adotar fontes renováveis de energia, é possível reduzir drasticamente essas emissões, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Energia solar

O Brasil, com seu vasto território e recursos naturais abundantes, tem um enorme potencial para diversificar suas fontes de energia renovável. A energia hidrelétrica já é uma realidade consolidada no país, respondendo por cerca de 60% da geração de eletricidade. No entanto, outras fontes têm ganhado espaço na matriz energética brasileira.

A energia solar, por exemplo, é uma das apostas mais promissoras para o futuro. Com alta incidência de radiação solar em grande parte do território, o Brasil possui condições ideais para o desenvolvimento de grandes projetos solares.

Além disso, a energia eólica vem se expandindo rapidamente, especialmente nas regiões Nordeste e Sul, onde os ventos constantes favorecem a geração de eletricidade a partir de turbinas.

Portanto, essa fonte surge como uma alternativa limpa, que reduz a dependência de combustíveis fósseis e proporciona uma maior segurança energética, uma vez que os recursos renováveis, como o sol e o vento, são praticamente inesgotáveis. No entanto, a diversificação da matriz energética ajuda a mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das variações climáticas e da escassez de recursos não renováveis.

Investimentos

Um dos pontos centrais para o sucesso da transição energética é o investimento em tecnologias e infraestrutura. Projetos de grande porte, como a construção de usinas solares e eólicas, demandam capital inicial elevado. Por isso, mecanismos de financiamento são essenciais para viabilizar a implementação de sistemas de geração de energia limpa.

No caso da energia solar, por exemplo, existem diversas opções de financiamento para pessoas físicas e empresas interessadas em adotar essa tecnologia. Bancos e instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para a instalação de painéis solares, facilitando o acesso a essa forma de energia sustentável.

Essa modalidade de financiamento de energia solar é fundamental para que mais brasileiros possam aderir à transição energética, aproveitando os benefícios ambientais e econômicos de uma fonte limpa e abundante.

De maneira geral, a Política Nacional de Transição Energética do Brasil é um marco importante na busca por um futuro mais sustentável e menos dependente de fontes de energia poluentes. Com o incentivo à adoção de energias renováveis, como a solar e a eólica, e a criação de mecanismos de financiamento para projetos sustentáveis, o Brasil se posiciona como um protagonista no cenário global da transição energética.

Fonte: Assessoria

Para Gerson , nota A da STN consolida MS como “bola da vez” na atração de investimentos privados

0
Foto: Assessoria

A nota CAPAC  A + concedida a Mato Grosso do Sul pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda , na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro , é um vetor importante para atrair ainda mais investimentos privados, porque passa uma mensagem clara de credibilidade aos agentes econômicos sobre o compromisso do Governo do Estado com a “robustez das contas publicas de Mato Grosso do Sul, onde o compromisso com a austeridade é uma política de Estado consolidada, sem espaço com rompantes característicos do populismo fiscal “.

O CAPAG (Capacidade de Pagamento) é um indicador  criado pelo Tesouro Nacional para avaliar as condições financeiras de estados e municípios, verificando se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas.  As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito.

A nota é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Assim, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou município.  O Estado tem a maior taxa de investimento do Brasil. Este dado consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024. Isto significa mais entregas e melhores condições de vida à população.  O orçamento do Estado projeta mis de R$ 3,2 bilhões em investimento, sendo R$ 1 bilhão em obras rodoviárias.

” Sem qualquer exagero, a logística favorável , o ambiente de negócio previsível, construído a partir do compromisso das forças políticas  de focar  na entrega de resultados em favor da população,  ainda que cada segmento preserve  sua identidade ideológica, Mato Grosso do Sul é a bola da vez dos investimentos em cadeias produtivas lastreadas na sustentabilidade ambiental”” , destaca Gerson .
O deputado lembra que o equilíbrio nas contas públicas é fundamental para garantir ao Governo capacidade de investimento, não só em em obras de infraestrutura , mas também em saúde ,educação , segurança pública e nos programas de transferência de renda e inserção social.   Ele está convencido  que a  nota CAPAC  abriu  caminho para o Estado contratar o financiamento de até 200 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para implantação de um novo formato de manutenção da malha viária estadual .

“O Estado tem de se preparar para atender ac demanda de infraestrutura e serviços gerados com a entrada em funcionamento dos novos complexos industriais que estão em implantação, resultado de R$ 75 bilhões privados contratados”, comenta Claro .
Mato Grosso do Sul a tem uma dívida consolidada que corresponde a 49,17% da receita corrente líquida anual , bem abaixo do limite prudencial de 200% fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Também recebeu nota A no indicador liquidez, já que suas obrigações financeiras só comprometem 12,99% das receitas líquidas.

Fonte: Assessoria do Deputado Gerson Claro

Paranhos abre a 23ª Taça Cidade

0
Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 8, o governo municipal de Paranhos realiza a abertura da 23ª Taça Cidade. Este grande evento conta com 119 equipes divididas em 7 categorias e 2 modalidades.

Os jogos ocorrerão no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, envolvendo cerca de 1.400 atletas de várias idades e ambos os sexos. O superintendente de Esportes (Sejel), Edson Valtuir, agradeceu o apoio da administração municipal. “Quero agradecer às equipes participantes, aos dirigentes e à administração municipal. Tivemos investimentos e colhemos resultados positivos. Os paranhenses merecem lazer, mais saúde e mais vida, e o esporte proporciona tudo isso”, disse.

O prefeito Donizete também manifestou sua satisfação em realizar a 23ª Taça. “Com muita responsabilidade, fizemos acontecer no esporte. O esporte é mais um ponto importantíssimo de destaque da nossa administração. Foram várias conquistas intermunicipais em diversas modalidades. Parabéns à Sejel, às equipes, e em especial aos atletas. Me coloco à disposição de todos”, frisou o prefeito Donizete. A abertura da 23ª Taça terá três jogos na noite desta sexta-feira.

Paranhos abre a 23ª Taça Cidade
Paranhos abre a 23ª Taça Cidade

Fonte: Maurício Silva/Assessoria da Prefeitura de Paranhos

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

0
Fotos: Assessoria

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), da Expo Paraguay Brasil, feira multisetorial, realizada em Assunción, capital paraguaia, para promover debates e encontros que visam estreitar os laços econômicos e possibilitar novas conexões empresariais que podem beneficiar ambos países.

Durante o evento, Paulo Corrêa destacou as vantagens da parceria econômica para Mato Grosso do Sul, ressaltando a posição estratégica do Estado para explorar novas oportunidades comerciais e fortalecer sua economia com apoio da Rota Bioceânica. “Essa proximidade com o Paraguai abre portas para investimentos em diversos setores, gerando crescimento para nossa região”, afirmou o parlamentar, ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

“A integração econômica que estamos criando é de extrema importância para Mato Grosso do Sul. Com a Rota Bioceânica, estamos estabelecendo um corredor estratégico que liga o Brasil, atravessa o Paraguai e a Argentina, e chega ao Chile, no Oceano Pacífico. Essa rota facilita o comércio, reduz custos logísticos e amplia o acesso a mercados asiáticos, fortalecendo nossa conexão com o Paraguai, nosso país vizinho, e com demais parceiros da região”, pontuou Corrêa.

O parlamentar ainda ressaltou o papel da ALEMS no processo. “A Assembleia Legislativa tem sido uma parceira ativa, trabalhando com o Governo do Estado e a iniciativa privada, por meio da Fiems, para fortalecer essa infraestrutura e apoiar políticas que garantam o sucesso da rota. Estamos unidos com outros estados e países envolvidos para transformar a Rota Bioceânica em uma realidade concreta que traga crescimento e oportunidades para nossa população”, garantiu.

Encontros com empresários dos setores de construção civil e celulose

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

A comitiva sul-mato-grossense se reuniu com a Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Claudia Centurión, para discutir os avanços da Rota Bioceânica, que segue em ritmo acelerado. O tema também foi tratado com representantes da Tecnoedil, empresa líder do consórcio PYBRA e responsável pela construção da ponte bioceânica, que informou que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026.

A empresa ainda anunciou a intenção de instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul. Também houve discussões sobre cooperação com a Paracel, empresa que investe US$ 3 bilhões na área de celulose em Concepción, Paraguai, visando à qualificação profissional em parceria com Mato Grosso do Sul, referência mundial na produção de celulose.

Na Expo Paraguay Brasil, Paulo Corrêa destaca integração econômica e oportunidades para MS

Após a apresentação do painel “Mato Grosso do Sul e Paraguai: oportunidades na Rota Bioceânica”, conduzida pelo governador Eduardo Riedel, foram realizadas reuniões setoriais focadas em temas como o sistema alfandegário e o gás natural, reforçando a integração entre os dois países.

Fonte: Assessoria do Dep. Paulo Corrêa

Suplementação para pets: como funciona e quando é necessária?

0
Créditos: CasarsaGuru/iStock

Os suplementos nutricionais já fazem parte da vida de muitas pessoas, mas, quando o assunto envolve animais de estimação, é comum que surjam novas dúvidas. Para começar, é importante ressaltar que a suplementação para pets é uma prática segura e, em muitos casos, indicada por veterinários. O objetivo é o mesmo que o dos humanos: reforçar a carga nutricional de vitaminas específicas.

Assim como as pessoas, os animais também precisam manter um nível nutricional específico de cada vitamina em seu organismo para garantir uma boa saúde. Por inúmeros motivos, nem sempre isso é possível, principalmente quando o pet é mais restritivo com sua alimentação. Dessa forma, pode ser necessário garantir os nutrientes necessários por outros métodos.

No geral, cães e gatos que seguem uma dieta baseada em rações premium dificilmente precisarão de suplementação, já que a ração proporciona todos os nutrientes mais importantes em quantidades adequadas. A medida costuma ser limitada aos casos em que o animal consome apenas ração comum ou comida caseira.

Além disso, as necessidades nutricionais variam de acordo com as circunstâncias. Cachorros maiores, por exemplo, precisam de uma quantidade de nutrientes maior que as raças menores. Os mais idosos também exigem uma atenção especial, pois, na terceira idade, é comum que o organismo fique mais fragilizado e propício a desenvolver problemas de saúde.

Somente um profissional de saúde pode definir se o pet realmente precisa de suplementos e, em caso positivo, qual tipo utilizar em seu tratamento. Por isso, é válido frisar que esse tipo de produto só pode ser usado sob as orientações de um veterinário.

Fique atento aos sinais

As deficiências nutricionais são de grande risco para a saúde do animal, mas quase sempre são muito difíceis de serem identificadas casualmente. O tutor precisa ficar atento a quaisquer mudanças no comportamento do seu pet que possam indicar algum problema de saúde, para que assim a questão possa ser investigada com a ajuda de um veterinário.

Geralmente, um cão ou gato com falta de algum nutriente tende a ter uma pelagem mais seca e quebradiça, além de apresentar uma descamação anormal na pele (o que pode ser difícil de notar quando o bicho tem muitos pelos). Em casos mais severos, é possível apresentar até mesmo fraturas ósseas.

A suplementação sempre será utilizada como um tratamento para a saúde, então é importante seguir as orientações do veterinário à risca – incluindo o tipo de suplemento e a quantidade recomendada para cada refeição. A variedade desses produtos é alta, e cada um é indicado para um grupo específico de bichos – o Ograx 500, por exemplo, é um reforço de ômega 3 direcionado exclusivamente para animais pequenos.

Uma vez que o animal já esteja em boas condições de saúde, o mais indicado é estabelecer uma dieta com rações premium para dispensar a necessidade dos suplementos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS

0
Arte: Grupo A Gazeta

Nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam o Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:

Anastácio – Jovem é preso após assassinar desafeto com barra de ferro

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: O Pantaneiro/Divulgação

Na quarta-feira (6), um jovem de 20 anos foi preso acusado de assassinar um homem de 39 anos, em Anastácio. A motivação pode estar relacionada a uma dívida do tráfico de drogas, pois ambos tinham passagens pela polícia. Durante o crime, que ocorreu em via pública, o autor solicita que alguém fotografe o momento em que atinge a vítima com uma barra de ferro. (Dourados News)

Estado – Número de fraudes de energia cresce 60% no primeiro semestre do ano

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Divulgação

No primeiro semestre deste ano, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 60% nos casos de fraudes e furtos de energia elétrica em comparação com o ano anterior. Em média, 100 fraudes são identificadas diariamente. Em Dourados, uma recente operação vistoriou 33 estabelecimentos em um único dia, levando cinco pessoas à delegacia, quatro das quais foram autuadas em flagrante por furto de energia e estelionato. (A Crítica)

Três Lagoas – Esposa se irrita com oração e esfaqueia marido

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução

Um homem de 38 anos foi esfaqueado pela esposa, de 32 anos, ao tentar orar por ela durante na segunda-feira (4). A vítima relatou que o ataque ocorreu após um desentendimento enquanto orava, irritando a esposa, que foi à cozinha, pegou uma faca e o atacou. O homem sofreu hemorragia e foi transferido em estado grave. (Em Tempo)

Naviraí – Dionizio Tavares grava minissérie com atores globais em Florianópolis

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução, redes sociais

O ator Dionizio Tavares, natural de Naviraí, integra o elenco da minissérie brasileira Eu Preciso Dizer Que Te Amo, atualmente em gravação em Florianópolis. Ele interpreta Barbosa, um político que tenta explorar um orfanato para alavancar sua carreira. O elenco conta também com atores como Sidney Sampaio e Maria Otavio Cordazzo. (Midiamax)

Campo Grande – Bebê de 2 meses é nova vítima da Covid-19 em MS

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação

Um bebê de 2 meses morreu de Covid-19 em Campo Grande, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na quarta-feira (6). O óbito ocorreu em 28 de outubro, sete dias após o diagnóstico, sem registro de comorbidades. Até o momento, em 2024, o Estado soma 124 mortes e 12.580 casos confirmados. (JD1 Notícias)

Cuiabá – Ginasta de MS conquista ouro inédito em Torneio Nacional

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Arquivo pessoal

Júlia Mari, atleta sul-mato-grossense de 11 anos, fez história ao vencer a 27ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, em Cuiabá (MT). Ela conquistou o título inédito da categoria Individual Geral Infantil – Nível 2, representando o Centro-Oeste. Júlia venceu todas as provas que disputou, incluindo mãos livres e arco, alcançando um feito inédito para o Estado. (g1 MS)

Fátima do Sul – Assaltantes furtam R$ 14 mil em mercadorias e são presos

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Três assaltantes de Campo Grande furtaram um supermercado em Fátima do Sul, na quarta-feira (6), levando cerca de R$ 14 mil em produtos. Eles fugiram, e a Polícia Civil da cidade acionou a Guarda Municipal e a Polícia Civil de Dourados, que prenderam o trio na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Parque dos Ipês. (Capital News)

Estado – União de polícias garante maior operação de fiscalização para coibir pesca ilegal durante a Piracema

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Fotos: Mairinco de Pauda

Desde terça-feira (5), está em andamento a Operação Piracema 2024/2025, maior ação de fiscalização contra pesca ilegal no Estado, visando proteger o período de reprodução dos peixes. A operação, que se estende até 28 de fevereiro, conta com 320 policiais ambientais, 70 fiscais do Imasul e 120 policiais da Polícia Militar Rural. 184 mil trechos de rios serão monitorados para garantir a preservação dos cardumes em áreas de desova. (Correio de Corumbá Pantanal)

Itaporã – Mulher morta com tiro na cabeça é a 27ª vítima de feminicídio do ano em MS

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Reprodução/Redes sociais

Simone Alves de Siqueira, de 31 anos, foi encontrada morta na terça-feira (5) na granja onde trabalhava, próxima a Itaporã, sendo a 27ª vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul em 2024. Ela, que havia iniciado um relacionamento recentemente, foi morta com um tiro na cabeça. O principal suspeito é o ex-marido, que não aceitava o fim do casamento de 19 anos. (Correio do Estado)

Maracaju – Criança de 3 anos é raptada quando brincava na calçada de casa

Giro pelo Estado: Confira notícias que repercutiram na semana em MS
Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Maracaju

Uma criança de três anos foi raptada por um homem de 42 anos, enquanto brincava com o irmão na calçada em frente à sua casa em Maracaju, ontem (7). A polícia foi acionada e encontrou o suspeito, caído na rua, após ser agredido por moradores que o identificaram. Testemunhas relataram que o homem chegou a uma casa da vizinhança com a menina, afirmando que ela era sua filha, antes de levá-la novamente. (Campo Grande News)


Fonte: Redação/Grupo A Gazeta

Amambai recebe workshop sobre ferramentas digitais para empreendedores

0
Foto: divulgação

No dia 14 de novembro, a Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) será palco do workshop “Ferramentas Digitais para Empreendedores”. O evento, que ocorrerá das 19h às 23h, é uma oportunidade para empresários e gestores locais aprenderem a utilizar ferramentas digitais que podem interagir com seus negócios.

Com o apoio da Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS) e do Sebrae, o workshop tem como objetivo capacitar os participantes para enfrentar os desafios do mercado digital, ampliando a competitividade e o alcance de seus empreendimentos. Durante as quatro horas do evento, serão abordadas práticas e estratégias que podem ser aplicadas diretamente no dia a dia das empresas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas online por meio do link Sympla . O evento será realizado na sede da ACIA, localizada na Avenida Pedro Manvailer, 3981, no Centro de Amambai.

A parceria entre FAEMS, ACIA e Sebrae reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico da região, oferecendo capacitação de qualidade aos empreendedores locais.

Amambai recebe workshop sobre ferramentas digitais para empreendedores

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Lia Nogueira solicita base avançada da PM para reforçar segurança em Ponta Porã

0
Foto: Assessoria

Em uma indicação que reflete as preocupações de quem vive e trabalha na fronteira, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou a construção de uma base avançada da Polícia Militar no Bairro da Granja, em Ponta Porã. A medida, endereçada ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), visa atender a um pedido das forças de segurança locais, apoiado também pelo vereador Vanderlei Avelino (PSDB).

Lia Nogueira solicita base avançada da PM para reforçar segurança em Ponta Porã

Lia Nogueira reforçou a importância dessa nova base para aumentar a segurança de todos na região. Segundo a deputada, o local ajudaria tanto os policiais quanto os moradores e comerciantes da área, que poderiam se sentir mais protegidos com a presença constante de uma equipe de segurança. “Com essa unidade fixa, os policiais poderão atuar de forma mais segura e estar mais próximos da população,” destacou Lia.

O pedido chega em um momento em que os números de criminalidade em Ponta Porã são preocupantes. Dados da Sejusp mostram que a cidade registrou recentemente 15 homicídios, 110 roubos e 289 ocorrências ligadas ao tráfico de drogas, uma questão agravada pela presença do crime organizado na região. Além disso, houve 442 casos de violência doméstica, indicando uma alta necessidade de apoio policial.

Lia Nogueira solicita base avançada da PM para reforçar segurança em Ponta Porã

“Ainda há muitos casos que não são registrados oficialmente, mas esses números já mostram a urgência da situação”, ressaltou a deputada. Ela acredita que o reforço policial ajudará a conter delitos na região e que a instalação de uma estrutura física de apoio é um passo importante para a corporação, que lida com um cenário complexo, onde as questões de fronteira agravam o desafio do combate ao crime.

Lia Nogueira também destacou que a base não será apenas uma estrutura física, mas um ponto de apoio fundamental para os policiais, permitindo que eles trabalhem em melhores condições e cumpram seu papel de proteção de maneira mais efetiva. “Esse suporte é essencial em uma área como essa, onde a demanda por segurança é altíssima,” finalizou a deputada.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Homem de 93 anos morre no Hospital da Vida em Dourados após ser atropelado em Amambai

0
Foto: Ricardo Minella/SES, com montagem A Gazeta

Redação

Alcindo Silveira Charão, de 93 anos, faleceu ontem (7) no Hospital da Vida, em Dourados, após ser atropelado por um carro na terça-feira (5), na Avenida Pedro Manvailler, em Amambai.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros no dia da ocorrência, o motorista envolvido afirmou que não percebeu o pedestre atravessando a via. O impacto, que aconteceu no retrovisor do veículo, fez a vítima cair e sofrer fraturas e escoriações.

Os bombeiros prestaram os primeiros socorros à vítima e a encaminharam ao Hospital Regional de Amambai. Devido à gravidade dos ferimentos, Alcindo foi transferido para o Hospital da Vida, em Dourados, onde foi a óbito.

Adolescente que seguia com maconha para Naviraí é apreendido pelo DOF em Amambai

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um adolescente de 17 anos de idade que conduzia um veículo com 100 quilos de maconha. A ação policial aconteceu na noite desta quinta-feira (7), na área rural do município de Amambai.

Os militares faziam bloqueio policial para fiscalização na MS-156, quando deram a ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e acelerou o veículo VW Fox. Rapidamente a equipe se deslocou até abordá-lo, logo à frente. Ao descer do Fox e com as mãos na cabeça, o adolescente informou que transportava maconha.

A droga estava em fardos no porta malas e banco traseiro. Questionado sobre o ilícito, disse que foi contratado por um homem em Naviraí; que pegou o carro com a droga em um hotel na cidade de Amambai e teria como destino final aquela cidade.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Amambai, bem como, o Conselho Tutelar local acionado. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 251 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

MS ganha nota A+ do Tesouro Nacional, avaliação máxima que facilita futuras operações de crédito

0

Com gestão responsável e eficiente, Mato Grosso do Sul recebe pela primeira vez na sua história a nota CAPAG A+, que representa a avaliação máxima do Tesouro Nacional em relação a solidez e equilíbrio fiscal de um estado. Ela abre a possibilidade para o Estado ampliar  e facilitar suas operações de crédito com o aval da União.

O Tesouro Nacional enviou uma nota técnica ao Governo do Estado e a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) informando a mudança da classificação do Mato Grosso do Sul, que passou de nota “B” para “A+”, a maior na avaliação da instituição. Isto reflete a capacidade de pagamento do Estado e o risco para contrair empréstimos.

Esta avaliação feita pelo Tesouro Nacional se refere ao exercício financeiro e dados de 2023, primeiro ano de gestão do governador Eduardo Riedel. O equilíbrio fiscal e a responsabilidade nas contas públicas é destaque nacional. 

“Trata-se de um feito muito grande para o Estado, algo positivo que mostra o momento de estabilidade fiscal e crescimento do Mato Grosso do Sul. Este reconhecimento do Tesouro Nacional é indicativo que estamos no rumo certo, com gastos públicos equilibrados para podermos fazer entregas melhores à população”, afirmou o secretário estadual de Fazenda, Flávio César.

O intuito da CAPAG (Capacidade de Pagamento) é fazer uma análise sobre a situação fiscal dos estados e municípios, que com esta avaliação poderão contrair novos empréstimos com garantia da União. O objetivo é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

O indicador foi criado pelo Tesouro Nacional para avaliar as condições financeiras de estados e municípios, verificar se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas. As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito.

A nota é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Assim, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou município.

Poder de investimento

Este cenário de equilíbrio fiscal permite ao Governo do Mato Grosso do Sul ter condições de propor grandes investimentos nos 79 municípios, em áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança e assistência social.

Tanto que o Estado tem a maior taxa de investimento do Brasil. Este dado consta no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024. Isto significa mais entregas e melhores condições de vida à população.

Para conduzir esta máquina pública de forma eficiente e permitir que Mato Grosso do Sul continue neste ritmo de crescimento, o governador Eduardo Riedel trabalha com quatro eixos principais: Estado verde, digital, próspero e inclusivo.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende