18.6 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 811

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

0
Foto: Bruna Araújo/MEC

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, disse neste domingo (10) que estuda voltar a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A mudança deve passar a valer no Enem de 2025.MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

Segundo o ministro, a recomendação foi feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. A certificação por meio do exame deixou de vigorar em 2016. 

“A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade”, afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.

Camilo Santana também afirmou que outra possibilidade em análise é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.

“Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb. O Inep terá prazo até antes das inscrições do próximo ano para concluir essa recomendação. Esse é um passo que o Ministério da Educação quer proporcionar para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025”, afirmou.

Ocorrências

Mais cedo, o ministro da Educação fez um balanço do segundo domingo de provas do exame. Segundo Santana, a aplicação foi realizada sem ocorrências graves.

Pelos dados divulgados, 1,9 mil participantes foram eliminados hoje por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos e deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.

Neste domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.

Gabarito

Santana informou ainda que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito e os cadernos de questões no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana. 

O Inep informará a nova data. 

Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025. 

Copa Tereré de suíço segue nesta terça-feira com dois jogos em Amambai

0
A equipe Tonho F.C estreou com vitória na Copa Tereré de Suíço 2024. Competição interna segue nesta terça-feira (12) com mais dois jogos. (Fotos: Clube Tereré)

Vilson Nascimento

Duas partidas movimentam na noite desta terça-feira, dia 12 de novembro, a segunda rodada da Copa Tereré, de futebol suíço, em Amambai.

Na primeira partida, às 19h jogam Máfia do Tereré e Boleiros F.C e na sequência será a vez do desafio entre Tereré City F.C e Tabajara F.C.

Segundo o presidente da Associação Esportiva Tereré, Azor Assis, a edição 2024 campeonato interno do Clube Tereré conta com a participação de seis equipes divididas em duas chaves de três times cada e tem rodadas todas as terças e quintas-feiras no período noturno.

A rodada de abertura da competição, na noite da quinta-feira, dia 7 de novembro, teve o empate em 1×1 entre Boleiros F.C e Resenha F.C pela Chave-A e pela Chave-B o Tonho F.C venceu o Tabajara F.C pelo placar de 4×2.

Copa Tereré de suíço segue nesta terça-feira com dois jogos em Amambai
A equipe Boleiros F.C.
Copa Tereré de suíço segue nesta terça-feira com dois jogos em Amambai
O time Resenha F.C.
Copa Tereré de suíço segue nesta terça-feira com dois jogos em Amambai
O elenco do Tabajara F.C.

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

0
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembroGabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil

0

O Flamengo garantiu o título da Copa do Brasil após derrotar o Atlético-MG por 1 a 0, na tarde deste domingo (10) em Belo Horizonte. Esta é a quinta oportunidade na qual o Rubro-Negro leva para casa o troféu da competição, após vencer em 1990, 2006, 2013 e 2022.Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do BrasilFlamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil

O Rubro-Negro ficou com o título porque, na partida de ida da decisão, no último domingo (3) no estádio do Maracanã, triunfou por 3 a 1.

Pressão inicial

Precisando marcar gols para buscar o título da Copa do Brasil, a equipe comandada pelo técnico argentino Gabriel Milito criou as melhores oportunidades de marcar. A primeira surgiu logo aos 4 minutos, com chute de primeira de Zaracho, que desviou em Wesley antes de ir para fora.

Nove minutos depois o goleiro Rossi teve que trabalhar para defender forte cobrança de falta do atacante Hulk. Aos 18 minutos o camisa 7 deu novamente trabalho ao goleiro do Flamengo ao acertar uma pancada da entrada da área.

Aos 24 o Flamengo conseguiu criar uma boa oportunidade, quando Wesley avançou pela direita e cruzou para Arrascaeta, que, de peixinho, acabou finalizando por cima do gol defendido por Everson. Mas a oportunidade mais clara de marcar foi do Galo. Aos 35 minutos Rossi e Pulgar erraram dentro da área e a bola ficou com Paulinho, que, com muita liberdade, finalizou, mas o goleiro do Rubro-Negro conseguiu se recuperar e fazer a defesa.

Um minuto depois o Flamengo chegou a criar um ótimo contra-ataque, mas Lyanco fez falta para matar a jogada, que poderia terminar em gol. O zagueiro foi punido com cartão amarelo, enquanto os flamenguistas pediram a expulsão do defensor.

Plata decisivo

Após o intervalo o técnico Gabriel Milito lançou sua equipe de vez no ataque, colocando o centroavante Alan Kardec no lugar do volante Otávio. E a mudança fez efeito rápido, com o Galo construindo boas oportunidades com Gustavo Scarpa, aos 8 minutos, e com Hulk, aos 14.

Porém, a mudança do Atlético deu ao Flamengo mais espaço para atacar, e quem mais aproveitou essas oportunidades foi Bruno Henrique, que, na volta do intervalo, substituiu um Gabigol que pouco fez na partida. Aos 17 minutos o atacante do Rubro-Negro teve grande oportunidade de marcar quando ficou cara a cara com Everson para bater por cobertura. Mas o goleiro do Galo conseguiu segurar.

Três minutos depois a bola sobrou para Michael, que, com muita liberdade, tentou driblar Everson, mas o goleiro do Galo se recuperou no lance e conseguiu tomar o domínio da bola. Diante de um Flamengo perigoso nos contra-ataques, o Atlético pouco conseguia fazer, e viu o adversário chegar com perigo em mais uma oportunidade, aos 35 minutos, quando Everson mais uma vez brilhou para fazer uma grande defesa, desta vez de Alex Sandro.

Após inúmeras tentativas o Rubro-Negro finalmente conseguiu ser eficiente em um contra- ataque, aos 37 minutos. Bruno Henrique lançou Plata, o equatoriano partiu em grande velocidade desde o campo de defesa de sua equipe, driblando Saravia no caminho, e bateu por cobertura para superar Everson.

No momento do gol, torcedores do Galo atiraram objetos na direção dos jogadores do Flamengo, entre eles uma bomba que explodiu próxima de Plata. A partida ficou então interrompida por cerca de oito minutos.

Quando a bola voltou a rolar, o Rubro-Negro teve outra grande oportunidade de marcar, aos 46 minutos, quando Bruno Henrique puxou contra-ataque e cruzou para Wesley, que bateu de primeira para defesa de Everson. Quatro minutos depois o Galo ficou com um homem a menos, quando Saravia acabou expulso ao derrubar Bruno Henrique na entrada da área em oportunidade clara de gol. Um minuto depois o zagueiro David Luiz cobrou a falta muito bem e obrigou o goleiro Everson a fazer a sua última grande defesa na decisão.

Com a nova vitória, o Flamengo garantiu o pentacampeonato da Copa do Brasil.

Café no Brasil sobe com alta do dólar

0
No Brasil, apesar das quedas internacionais, os preços do café apresentaram leve alta - Foto: Divulgação

Conforme análise da StoneX, o mercado futuro de café encerrou a última semana sob pressão, influenciado pelo retorno das chuvas no Brasil, o início da colheita no Vietnã e a divulgação de dados robustos de exportação. Em Nova Iorque, o contrato de café arábica com vencimento em março de 2025 registrou uma queda de 510 pontos (-2,1%), fechando a sexta-feira (01) a US¢ 242,40 por libra-peso. 

Em Londres, o contrato de robusta para janeiro recuou USD 132 por tonelada (-3,0%), finalizando a semana cotado a USD 4.279 por tonelada. No acumulado de outubro, os preços de arábica em Nova Iorque caíram 8,4%, enquanto em Londres o robusta teve uma desvalorização de 16,4%.

No Brasil, apesar das quedas internacionais, os preços do café apresentaram leve alta no mercado interno, impulsionados pela valorização do dólar, que subiu 2,9% na semana. O indicador Cepea para o café arábica avançou 1,1%, enquanto o robusta registrou um acréscimo de 0,5%. Esse movimento reflete o impacto da taxa cambial sobre os preços, que tende a mitigar as oscilações internacionais no mercado doméstico, garantindo certa estabilidade relativa para os produtores.

No acumulado do mês de outubro, mesmo com as quedas externas significativas, os preços internos do café arábica tiveram uma valorização de 1,35%. O robusta, por sua vez, registrou um recuo de 4,07% no mercado brasileiro, uma queda inferior à observada em Londres, onde a desvalorização atingiu 16,4%. A alta do dólar em 6,2% no mês contribuiu para conter uma queda mais intensa no Brasil, destacando o papel da moeda norte-americana em sustentar o preço do café no mercado interno.

Casa do Trabalhador disponibiliza 30 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 30 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 11 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 30 oportunidades de emprego nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 Vagas de Alimentador de linha de Produção

1 Vaga de Gerente de Departamento de Produção

1 Vaga de Cabeleireiro feminino

1 Vaga de Mecânico

1 Vaga de Atendente de loja (PCD)

2 Vagas de Vendedor interno

1 Vaga para Forneiro de Alto-Forno

1 Vaga Cortador de Eucalipto

1 Vaga para Motofretista

1 Vaga para Motorista Entregador

1 Vaga de Promotor de Vendas

1 Vaga de Vendedor de comércio Varejista

1  Vaga para Monitor Agrícola

2  Vaga para serviços gerais

1  Vaga para Faxineiro

1 Vaga para Motorista Lombador

1 Vaga para Folguista

1 Vaga para Diarista

1 Vaga de Cozinheira

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Mega-Sena: aposta de Cuiabá fatura sozinha quase R$ 202 milhões

0

Uma aposta de Cuiabá, no Mato Grosso, acertou sozinha os seis números da Mega-Sena sorteados na noite de sábado (9) e faturou o prêmio de R$ 201.963.763,26 do concurso 2795.Mega-Sena: aposta de Cuiabá fatura sozinha quase R$ 202 milhõesMega-Sena: aposta de Cuiabá fatura sozinha quase R$ 202 milhões

A sortuda ou o sortudo fez uma aposta física simples, de apenas seis números, que custa R$ 5, e acertou todos os palpites. 

Os números sorteados pela Caixa Econômica Federal foram 13, 16, 33, 43, 46, 55. 

Com cinco acertos, 242 apostas ganharam R$ 49.426,51. Além disso, 19.146 apostas fizeram quatro acertos e vão render R$ 892,48.

O próximo concurso da Mega-Sena terá seu sorteio em 13 de novembro, e o prêmio será de R$ 3,5 milhões.  

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Vidal Farma    Fone: 99329-1923

Em frente à Rodoviária

Nota de falecimento de Luiz Eduardo Dondoni de Morais

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, 9 de novembro, no Hospital da Cassems, em Dourados, de Luiz Eduardo Dondoni de Morais, de 23 anos.

Trasladado para Amambai, seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu neste domingo (10) às 9h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Amambai    Fone: 99626-7766

Próximo a Pantanal Móveis

Polícia Militar e Polícia Civil participam de evento sobre profissões para alunos do Ensino Médio, em Amambai

0
Fotos: ASSECOM/ 3ª CIPM

Na sexta-feira (8), policiais militares e civis ministraram palestra para os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa sobre o tema profissões, focando nas carreiras das forças de segurança estadual.

O evento foi organizado pela professora Mayara Escobar e fez parte disciplina Projeto de Vida. O objetivo da disciplina é proporcionar autoconhecimento e orientação para que o estudante direcione seus estudos para suas áreas de interesse profissional.

Nesse sentido, os policiais civis e militares explanaram sobre as diferenças e os papéis constitucionais de cada instituição, como funcionam as carreiras, o ingresso e os requisitos.

Espera-se que a explanação dos profissionais da segurança pública auxilie os jovens, que estão prestes a entrar na universidade e no mercado de trabalho, e realizar a escolha de uma área de atuação profissional a decidirem com qual se identificam.

Fonte: ASSECOM 3ªCIPM

Azeite de oliva: produção global deve crescer 27% após anos de crise

0

A produção mundial de azeite de oliva está projetada em aproximadamente 3,1 milhões de toneladas para a safra 2024/25, representando um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Essa recuperação marca o fim de dois anos de safras menores que reduziram o abastecimento global e elevaram os preços a níveis recordes. A maioria das azeitonas para fabricar azeite de oliva são cultivadas em países ao redor do Mar Mediterrâneo, região que sofreu com secas e más condições climáticas na safra 2022/23 e na safra 2023/24, afetando a produtividade, conforme apontou o relátorio mensal de mercado e comércio mundial de leaginosas do UDSA.

Segundo o relatório, com o início da colheita na região do Mediterrâneo, produtores esperam por um ano de safra forte, embora os preços devam permanecer elevados devido ao baixos estoques globais inciais. A União Europeia projeta uma produção estimada em 2,0 milhões de toneladas, acima do 1,5 milhão do ciclo anterior. Espanha, que representa cerca de dois terços do azeite de oliva da União Europeia, deve se beneficiar de condições climáticas favoráveis com chuvas e temperaturas adequadas. Grécia e Portugal também esperam aumentos produtivos. Já a Itália pode ver uma queda devido à seca e ao calor nas pricipais regiões de cultivo no sul do país.

Outros produtores mediterrâneos também também devem apresentar recuperação durante a safra 2024/25. A Turquia projeta 350.000 toneladas, um crescimento em relação as 190.000 toneladas do ano anterior. A Tunísia deve obter uma produção de 280.000 toneladas, em comparação as 200.000 toneladas do ano passado. Em contraste, Marrocos deve ter produção estável em 110.000 toneladas, impactada por más condições climáticas.

De acordo com o USDA, a exportação global de azeite deve subir 5% para 1,2 milhão de toneladas, impulsionada pela União Europeia, Tunísia e Turquia. O consumo global deve crescer 17%, chegando a 2,8 milhões de toneladas, enquanto os países produtores recuperam os estoques reduzidos durante os últimos 2 anos de baixa produção.

Em paralelo, a produção de oleaginosas caiu mais de 5,1 milhões de toneladas para 682,2 milhões neste mês, devido à menor safra de soja nos EUA e de amendoim no Sudão. O comércio de oleaginosas diminuiu de 200.000 toneladas para 207,4 milhões de toneladas, impactado pelos declínios nas exportações de soja dos EUA  que não foram compensados ??pelas maiores exportações de soja do Brasil. Estoques finais de oleaginosas foram reduzidos em cerca de 3,2 milhões de toneladas em estoques reduzidos de soja nos Estados Unidos, Brasil e Argentina.

Carne bovina brasileira atinge recorde histórico

0
A China continua sendo o principal destino. (Foto: Divulgação)

As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um novo recorde em outubro, com 301.166 toneladas embarcadas e faturamento de US$ 1,36 bilhão. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e analisados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), no acumulado de 2024, o Brasil já exportou 2,4 milhões de toneladas, um aumento de 29,9% em volume e 22,8% em faturamento, somando US$ 10,5 bilhões. Esse desempenho coloca o país próximo de igualar o total exportado em 2023, reforçando a expectativa de recordes até o fim do ano.

A China continua sendo o principal destino, responsável por 54,4% das exportações brasileiras de carne bovina, com quase 160 mil toneladas importadas em outubro. O presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, destacou a importância da parceria com a ApexBrasil para conquistar e manter mercados estratégicos, como o chinês. Camardelli participa atualmente da China International Import Expo (CIIE), em Xangai, onde, junto à ApexBrasil, promove o projeto “The Beef and Road”, com o objetivo de expandir rotas de exportação além de Pequim e Xangai.

Nesse contexto, os Estados Unidos, segundo maior importador, adquiriram 27.940 toneladas, movimentando US$ 159,3 milhões, uma alta de 10,4% em volume comparado a setembro. Filipinas, Emirados Árabes e Hong Kong também figuraram entre os principais destinos da carne bovina brasileira. No total, as exportações de carne in natura somaram 270.332 toneladas, representando cerca de 90% do volume exportado.

Dólar sobe para US$ 5,73 com atraso em pacote, Trump e China

0

Em dia de tensões no mercado interno e externo, o dólar fechou acima de R$ 5,70, após encostar nos R$ 5,80 durante a sessão. A bolsa de valores caiu mais de 1,5% e atingiu o menor nível em três meses.Dólar sobe para US$ 5,73 com atraso em pacote, Trump e ChinaDólar sobe para US$ 5,73 com atraso em pacote, Trump e China

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (8) vendido a R$ 5,737, com alta de 0,062 (+1,09%). A cotação chegou a R$ 5,79 na máxima do dia, por volta das 14h, mas desacelerou nas horas finais de negociação.

Apesar da alta nesta sexta, a moeda norte-americana encerrou a semana com queda de 2,25%. A divisa acumula alta de 18,22% em 2024.

Na bolsa de valores, o dia foi mais turbulento. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.830 pontos, com recuo de 1,43%. O indicador atingiu o menor nível desde 7 de agosto.

Tanto fatores domésticos como internacionais afetaram o mercado financeiro. No cenário doméstico, a demora no anúncio do pacote de corte de gastos e a divulgação de que a inflação acelerou em outubro influenciaram as negociações.

A expectativa de que o Banco Central tenha de elevar os juros além do previsto por causa do aumento na inflação fez a bolsa cair. Isso porque os investidores preferem migrar de aplicações mais arriscadas, como ações, para a renda fixa, como títulos do Tesouro Nacional, em momentos de juros altos.

Em relação às medidas de corte de gastos obrigatórios, o encontro desta sexta-feira para definir os detalhes finais começou por volta das 15h e terminou por volta das 18h. Os ministros saíram da reunião sem falar com a imprensa, e o anúncio das ações ficou para a próxima semana.

No cenário externo, as expectativas em torno do governo do presidente eleito Donald Trump e a China trouxeram turbulências ao mercado global. Um pacote de estímulo de governos regionais chineses foi considerado pequeno pelos investidores, o que provocou a queda do preço de commodities (bens primários com cotação internacional), afetando exportadores como o Brasil. Nos Estados Unidos, Trump reconduziu o advogado ultraprotecionista Robert Lighthizer como representante comercial do país.

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

0
Foto: Fiocruz

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país. A medicação, quando disponibilizada nesse tipo de dispositivo, é aplicada pelo próprio paciente, em casos de reação alérgica grave e potencialmente fatal, quadro médico conhecido como anafilaxia.Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileiraAlergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a adrenalina figura atualmente como o único medicamento disponível no mercado capaz de tratar casos de anafilaxia. O modelo autoinjetável, entretanto, só pode ser adquirido no Brasil por importação, o que torna o custo extremamente elevado.

Rio de Janeiro 08/11/2024 - O pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental, fala sobre a primeira caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros.Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental fala sobre a 1ª caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O médico Renato Rozental coordena a equipe responsável pela caneta nacional. Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que, apesar de ser o primeiro protótipo brasileiro, não se trata de uma “inovação radical”. “Você encontra essa caneta com facilidade na Europa, na América do Norte, na Ásia, na Oceania”.

“A grande pergunta é: por que demorou tanto tempo pra termos isso acontecendo no Brasil?”, questionou o pesquisador da Fiocruz.

Rozental lembrou que, desde 2018, com a quebra do monopólio, opções genéricas da caneta no mercado externo fizeram com que o preço do dispositivo caísse substancialmente. “Mas continuava exorbitante”.

“Pra quem tem seguro de saúde, caríssimo lá fora, o preço chega a US$ 100. Quem não tem seguro paga até US$ 700. No Brasil, pessoas que têm condições, por meio de processos de judicialização, conseguem importar, mas o preço ainda está nas alturas. Importar uma caneta por R$ 3 mil ou R$ 4 mil é algo fora da realidade brasileira.”

“A maior parte da população brasileira, não apenas via Sistema Único de Saúde (SUS) mas também na rede privada, não tem acesso. O que fizemos foi estruturar, observando canetas já existentes no mercado. O processo é muito rápido. Começamos a conversar no ano passado e já temos um protótipo funcional agora.”

Anvisa

Rozental ressaltou que, há poucos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fechou um acordo de bilateralidade com a agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA). A proposta é agilizar a entrada, no Brasil, de medicamentos já aprovados nos Estados Unidos.

“A Anvisa teria acesso a esses resultados de forma direta, apesar de serem confidenciais. Isso facilitaria muito a aprovação de qualquer dispositivo no Brasil. É um processo que vamos discutir na semana que vem, em Salvador, onde teremos um representante da Anvisa que lida especificamente com isso”, disse, ao se referir ao debate agendado para a próxima sexta-feira (15) no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

“Do nosso lado, teríamos condições de, em 11 meses, ter essa caneta de adrenalina pronta para distribuição no país. Mas vai depender dessa discussão na próxima semana, do reconhecimento e da liberação pela Anvisa. Não está nas nossas mãos.”

Anafilaxia

À Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fábio Chigres, alertou para um “aumento exponencial” de alergias no Brasil – incluindo casos de anafilaxia.

“Há 30 anos, em hospitais públicos especializados no tratamento de alergia, referência para esses casos, a gente via oito ou dez casos por ano de crianças com alergia a leite de vaca. Hoje, vejo isso em uma semana”.

Brasília (DF) 08/11/2024 - Fábio Chigres, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Fábio Chigres, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). – Fábio Chigres/Divulgação

Segundo ele, os alimentos figuram, no país, como a principal causa de alergia entre crianças – sobretudo leite e ovo. “Não é lagosta ou algo que se come eventualmente”, destacou.

“E essa criança com alergia alimentar fica muito mais exposta na rua do que quando está dentro de casa. Com isso, a qualidade de vida de toda a família fica muito ruim. Eles vivem esperando uma reação grave. Temos casos de crianças que caminham pela sessão de laticínios do mercado e têm reação”.

Já entre adultos, a principal causa de alergia, de acordo com Chigres, são medicamentos – sobretudo analgésicos e anti-inflamatórios, remédios que sequer exigem pedido médico no ato da compra. Antibióticos também respondem por um número considerável de casos de alergia na população adulta, além de alimentos como crustáceos e mariscos.

“No caso específico da anafilaxia, trata-se de uma reação alérgica muito grave e que se desenvolve rapidamente”, disse. “Essa reação causa choque anafilático, uma queda de pressão abrupta e muito grande, que faz com que o sangue não circule pelo corpo e não chegue ao cérebro. O organismo libera uma substância chamada histamina, que causa uma reação generalizada e pode afetar pele e pulmão, além de causar broncoespasmo e edema de glote, fechando as vias aéreas superiores.”

“A adrenalina reverte todos esses sintomas. Se eu começo a ter uma reação dessa e aplico a adrenalina, no prazo de um a cinco minutos, reverto quase totalmente o quadro de anafilaxia – ou permito que essa pessoa vá ao hospital completar o tratamento”, destacou Chigres.

“Não é só sobre o acesso à adrenalina. Preciso de um dispositivo que facilite o uso. E a caneta brasileira pode ser aplicada, na parte lateral da coxa, por uma pessoa que não tem formação em saúde.”

Segundo Chigres, a estimativa é que a caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros chegue ao mercado nacional custando em torno de R$ 400.

Bombeiros socorrem motociclista vítima de acidente em Amambai

0

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros socorreu, por volta das 23h dessa sexta-feira, 8 de novembro, um motociclista de 20 anos, vítima de acidente de trânsito, em Amambai.

Segundo os bombeiros o rapaz sofreu escoriações no braço e na perna esquerda quando a moto que conduzia, uma Yamaha Factor, veio a colidir com um veículo Corcel.

Depois de receber atendimento no local do acidente, ocorrido na região central da cidade, a vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para passar por cuidados médicos.

Nota de falecimento de Wanderley Lima Nunes

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa sexta-feira, 8 de novembro, em sua residência, em Amambai, de Wanderley Lima Nunes, de 51 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu neste sábado (9) às 9h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Tradicional Copa Santa Rosa de Suíço começa neste dia 14 em Amambai

0
Em 2023 o título da 13ª Copa Santa Rosa de Futebol Suíço ficou com a equipe da Fazenda Flamboyant, de Amambai. (Foto: Organização/Arquivo)

Vilson Nascimento

Está prevista para acontecer na noite desta quinta-feira, dia 14 de novembro, com a realização de três jogos, a abertura da edição 2024 da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.

Considerada uma das competições mais tradicionais da modalidade realizada anualmente na região de fronteira, no Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, a Copa Santa Rosa, que este ano entra na 14ª edição e vai distribuir R$ 8 mil e prêmios, vai reunir, segundo a organização, 16 equipes, entre times de Amambai, de municípios da região e até do país vizinho, Paraguai.

Segundo o coordenador geral do certame, Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, o congresso técnico para a Copa Santa Rosa de Suíço 2024 está marcado para acontecer na noite desta segunda-feira, 11 de novembro e o pontapé inicial da competição regional está previsto para acontecer às 19h do dia 14 de novembro, no campo da Chácara Santa Rosa, localizada às margens da Rodovia MS-386,na saída para Ponta Porã, em Amambai.

Em 2023 o time campeão da competição regional, que tem as rodadas no campo da Chácara Santa Rosa, na saída para Ponta Porã, foi a Fazenda Flamboyant, que tem como técnico-diretor o Peterson Zanata, o “Peteca”.

Maiores informações sobre a competição poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99936-2701.

Polícia Civil apura morte de homem de 51 anos em Amambai

0
Peritos da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai estiveram no local realizando os levantamentos periciais. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

A Polícia Civil vai apurar a morte de um homem de 51 anos, ocorrida no final da tarde dessa sexta-feira, 8 de novembro, em Amambai.

Wanderley Lima Nunes foi encontrado já sem vida em frente à sua residência, localizada na região da Vila Marechal Rondon.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou a ser acionado e esteve no local, familiares teriam relatado que a vítima era cardiopata, ou seja, portadora de doença relacionada às funções cardíacas, o que reforçaria a hipótese que a morte pode ter ocorrido por causas naturais.

Uma equipe da Polícia Civil local, bem como peritos da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Amambai, estiveram no local realizando os levantamentos de praxe.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Ultra Popular    Fone: 3481-1832

Próximo ao Mercado Manso