Organizadores e dirigentes de equipes durante o congresso técnico para a Copa Santa Rosa de Suíço 2024 na noite dessa segunda-feira, dia 11 de novembro. (Fotos: Divulgação)
Vilson Nascimento
Três jogos abrem na noite desta quinta-feira, dia 14 de novembro, a 14ª edição da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.
Em 2024 a competição, que segundo a organização vai distribuir R$ 8 mil em prêmios, vai reunir 16 equipes, entre times da cidade, em Amambai e de toda a região, onde as equipes foram divididas em quatro chaves de quatro times cada.
Na partida de abertura, na noite dessa quinta (14), a atual campeã do certame, Fazenda Flamboyant, time dirigido pelo produtor rural Peterson Zanata, o “Peteca”, que tem como técnicos Andrey Fernandes e Willian Copeu e este ano tem a parceria do União Esporte Clube, vai enfrentar, às 19h45, a equipe Invernada, da Aldeia Amambai.
Fazenda Flamboyant e Invernada se enfrentaram há duas semanas pela final da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, também em Amambai e na ocasião a Flamboyant levou a melhor e ficou com o título.
Na segunda partida da rodada de abertura, às 20h45 a Intech/Balts, de Amambai entra em campo para enfrentar o Jutí/Amigos do Bisteca, de Jutí e na sequência, às 21h45 jogam Clinica das Motos/Bom Fim e Time dos Amigos/Desportivo Ovando, que tem como técnico o Benito Ovando, ex-técnico da equipe Invernada.
O congresso técnico para Copa Santa Rosa de Futebol Suíço 2024, que tem a frente da promoção e organização o Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 11 de novembro.
Na 13ª edição da Copa Santa Rosa, realizada em 2023, o título ficou com a equipe da Fazenda Flamboyant.
Confia a composição das chaves para a Copa Santa Rosa 2024
Com foco na geração de empregos e no desenvolvimento regional, a citricultura está em expansão no Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (11) o Grupo Cutrale, gigante mundial do setor de de laranja, apresentou ao governador Eduardo Riedel a primeira fase da sua produção em Sidrolândia, que já está em pleno vapor. O projeto prevê plantio de quase 5 mil hectares (laranja).
O encontro ocorreu na Fazenda Aracoara, situada entre Sidrolândia e Campo Grande (BR-060). Além de conhecer o projeto, o governador também visitou a área experimental de 120 hectares que já está em plena produção de laranja. Ao todo serão investidos R$ 500 milhões pelo grupo empresarial.
“Estamos aqui na fazenda da Cutrale onde estão sendo plantadas os pomares de laranja, que vão chegar a quase 5 mil hectares. Um projeto audacioso, que alavanca uma nova atividade aqui no Mato Grosso do Sul. Na sequência disto certamente vamos avançar para industrialização no setor”, afirmou o governador.
Riedel destacou que esta cadeia produtiva vai gerar empregos e renda às pessoas. “Podemos acompanhar hoje aqui o plantio e ver tantas pessoas capacitadas e treinadas para trabalhar neste plantio. Estamos com uma nova divisa de prosperidade em Mato Grosso do Sul. Ficamos felizes com a confiança dos produtores em investir aqui. Hoje já vamos para quase 30 mil hectares de laranja plantados no Estado”.
O Grupo (Cutrale) estava produzindo de forma experimental há cinco anos em uma área de 120 hectares. Neste momento já foi executado 25% do projeto, gerando atualmente 200 empregos. Quando iniciar a nova fase vai chegar a 570 (empregos).
A expectativa é que em abril de 2026 a fazenda tenha 4,8 mil hectares plantados. Quando o pomar atingir 8 anos tem estimativa de produção de 8 milhões de caixas de laranja por ano. O investimento previsto é de R$ 500 milhões no projeto, podendo chegar a R$ 1 bilhão.
Nova cadeia produtiva
Além do Grupo Cutrale, outros produtores de laranja já anunciaram novos investimentos no Mato Grosso do Sul, entre eles o Agro Terena em Bataguassu, que vai plantar em 1,2 mil hectares, assim como o Grupo Junqueira Rodas, que começou em abril o projeto de citricultura em Paranaíba, com a intenção de plantar em 1.500 hectares.
Na semana passada foi a vez do Grupo Moreira Sales anunciar investimento de R$ 1,2 bilhão no Estado, iniciando o plantio de laranja ainda este ano na área que fica em Ribas do Rio Pardo, próximo ao município de Água Clara. A meta é colher 8 milhões de caixas da fruta, assim como gerar 1,2 mil empregos diretos e 2,4 mil indiretos.
Mato Grosso do Sul se tornou o novo “cinturão citrícola” do Brasil devido ao bom ambiente de negócios, condições fitossanitárias adequadas e uma legislação rígida de controle de doenças, principalmente contra a ameaça da “greening”, que afetou pomares de todo mundo, assim como do maior produtor nacional, o Estado de São Paulo.
Plantação do Grupo Cutrale em Sidrolândia
O Governo do Mato Grosso do Sul faz a sua parte com investimentos robustos na área de infraestrutura e logística, para facilitar o escoamento da produção e melhorar os acessos em diferentes regiões. Também contribui com apoio e mediação no contato com órgãos estaduais, entre elas na questão energética.
“O Estado tem buscado a diversificação da sua base de produção. A Citricultura apareceu como uma grande alternativa. Para isto definimos uma legislação sanitária extremamente rígida, para que tenhamos uma produção saudável e conseguimos em curto espaço de tempo trazer 30 mil hectares já captados, em diferentes municípios”, afirmou o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.
Na sua avaliação a citricultura já começa a se consolidar em Mato Grosso do Sul. “Uma grande alternativa de produção, de grandes investimentos e geração de empregos. Quando chegarmos a 50 mil hectares (plantados) será um processo natural a vinda de industrias neste setor. Neste momento estamos conhecendo esta cultura, definindo uma capacitação técnica para que outros produtores também entrem nesta grande alternativa de produção”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende
O Comitê de Política Monetária (Copom) alertou que a desancoragem das expectativas de inflação pode levar a um prolongamento do ciclo de alta de juros e que o ritmo de ajustes futuros na Selic será ditado pelo “firme compromisso de convergência da inflação à meta”.
“Uma deterioração adicional das expectativas pode levar a um prolongamento do ciclo de aperto de política monetária”, diz a ata da reunião, divulgada nesta terça-feira (12) pelo Banco Central (BC).
A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, começando a aumentar a Selic na reunião de setembro, quando a taxa subiu 0,25 ponto.
Críticas
A decisão de aumentar a Selic foi criticada por entidades como a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para quem a taxa básica de juros de equilíbrio deveria estar em 8,4% ao ano. As centrais sindicais Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical também fizeram críticas à elevação da taxa.
Ao justificar o aumento na Selic, o Copom disse que o cenário de curto prazo para a inflação se mostra mais desafiador, especialmente no que diz respeito à inflação de serviços, que segue acima do nível compatível com o cumprimento da meta.
“Houve uma reavaliação dos preços de alimentos por diversos fatores, dentre eles a estiagem observada ao longo do ano. Com relação aos bens industrializados, o movimento recente do câmbio pressiona preços e margens, sugerindo maior aumento em tais componentes nos próximos meses”, explica o comitê.
O colegiado apontou ainda que a percepção do mercado financeiro, expressa pelo boletim Focus, sobre o crescimento dos gastos públicos e a sustentabilidade do arcabouço fiscal, vêm tendo impactos relevantes sobre os preços de ativos e as expectativas. As expectativas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano e 2025, apuradas pela pesquisa Focus com agentes do mercado financeiro, encontram-se em torno de 4,6% e 4%, respectivamente.
Na ata, o Copom voltou a cobrar ajuste dos gastos públicos e disse que passará a incorporar em seus cenários uma desaceleração no ritmo de crescimento desses gastos ao longo do tempo.
“Uma política fiscal crível, embasada em regras previsíveis e transparência em seus resultados, em conjunto com a persecução de estratégias fiscais que sinalizem e reforcem o compromisso com o arcabouço fiscal nos próximos anos, são importantes elementos para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de riscos dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária”, diz o documento.
O Copom defendeu uma política monetária e fiscal contracíclica, com menos incentivo para a atividade econômica, com o argumento de que contribui para assegurar a estabilidade de preços. Para o Copom, a redução de crescimento dos gastos, principalmente de forma mais estrutural, pode ser indutor de crescimento econômico no médio prazo por meio de seu “impacto nas condições financeiras, no prêmio de risco e na melhor alocação de recursos.”
Em relação ao mercado de trabalho, o Copom esclarece que permanece o cenário de conjunção de um mercado de trabalho robusto, política fiscal expansionista e vigor nas concessões de crédito às famílias. Esse cenário segue indicando um suporte ao consumo e consequentemente à demanda agregada.
Ambiente externo
Na avaliação do Copom, o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do banco central daquele país, o Fed.
“Com relação aos Estados Unidos, permanece grande incerteza sobre o ritmo da desinflação e da desaceleração da atividade econômica. Em paralelo, a possibilidade de mudanças na condução da política econômica também traz adicional incerteza ao cenário, particularmente com possíveis estímulos fiscais, restrições na oferta de trabalho e introdução de tarifas à importação”, diz a ata.
No cenário de referência adotado pelo comitê, com base nos dados da pesquisa Focus, o dólar ficará em R$ 5,75. O preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura pelos próximos seis meses e passa a aumentar 2% ao ano posteriormente. Além disso, adota-se a hipótese de bandeira tarifária “amarela” em dezembro deste ano 2024 e de 2025.
“Em virtude das incertezas envolvidas, o comitê preferiu uma comunicação que reforça a importância do acompanhamento dos cenários ao longo do tempo, sem conferir indicação futura de seus próximos passos, insistindo, entretanto, no seu firme compromisso de convergência da inflação à meta”, aponta o Copom.
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) garantiu um total de R$ 300 mil em emendas para o Hospital da Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social) de Fátima do Sul, reforçando seu compromisso com a saúde da região. O valor será dividido em três parcelas, tendo sido pago R$50 mil em 2023, R$100 mil neste ano, e a parlamentar já garantiu R$150 mil para 2025, assegurando que o hospital continue a oferecer atendimento de qualidade à população.
Em 2023, os R$ 50 mil foram aplicados na compra de materiais de consumo, proporcionando suporte contínuo aos pacientes. Já os R$ 100 mil deste ano foram investidos na aquisição de um novo e moderno aparelho de anestesia que ajudará a atender a crescente demanda da unidade. Para 2025, Lia Nogueira reafirmou seu compromisso com o hospital e destinou mais R$ 150 mil, com o objetivo de continuar aprimorando a infraestrutura e os serviços de saúde da instituição.
Durante o evento, a deputada ressaltou a importância de garantir esse apoio por três anos consecutivos. “Esse investimento contínuo na saúde do município é um compromisso que assumimos com a população. São três anos seguidos de emendas para o Hospital da Sias, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade do atendimento. A cada ano, buscamos garantir que os recursos cheguem a quem precisa, até porque o hospital se tornou referência para a região da grande Dourados”, afirmou Lia Nogueira.
A diretora do hospital, Rosa Conceição, também expressou sua gratidão pela emenda e destacou a relevância da parceria. “Esse apoio é essencial para o hospital e para todos os moradores que dependem de nossos serviços. Agradeço aos recursos que, com certeza, vão nos ajudar a melhorar o atendimento e a estrutura do nosso hospital. Estamos muito gratos”, comentou Rosa Conceição.
A Delegacia de Polícia de Sete Quedas, em ação que contou com o apoio de equipes de Dourados, Três Lagoas e Adamantina (SP) apreendeu nesta segunda-feira (11), vasta quantidade de armas ilegais, bem como petrechos de armas utilizados por grupos de extermínio e grande quantidade de munições na residência de um suspeito acusado por ser o mandante da execução do pecuarista Valdereis Rodrigues de França (61), no início deste mês em Sete Quedas.
No dia 5 de novembro, Valdereis foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo calibre 9mm enquanto estava transitando em sua camioneta Toyota Hilux, pela Rua 4 de abril, no Centro da cidade.
O crime ocorreu em plena luz do dia, por volta das 9h15, e foi rapidamente atendido pelas equipes das forças de segurança local.
Equipe de Perícia Científica e as equipes da Polícia Civil realizaram os trabalhos de coleta de evidências. Foram encontrados 8 estojos de munição calibre 9mm e 5 projéteis, demonstrando que o crime foi executado com armamento pesado e de forma premeditada.
Diante dessas informações a equipe da Seção de Investigações Gerais de Dourados foi designada para presidir as investigações, tendo em vista que havia suspeita do envolvimento de uma rede de pistoleiros no crime.
Os agentes conseguiram identificar o mandante do crime, o pecuarista O.V.N. de 64 anos, residente no Brasil e também com cidadania Paraguaia. A moto utilizada no crime também foi localizada incinerada com intuito de apagar as provas do crime.
Na manhã desta segunda-feira (11), policiais deslocaram até a fazenda do suspeito, nos limites entre o município de Paranhos e Sete Quedas, bem como na sua residência na cidade de Adamantina-SP.
Durante o cumprimento dos mandados de busca os policiais localizaram na fazenda do mandante carregadores com grande capacidade de armazenamento, além de outras armas e muitas munições na residência do suspeito, no município de Adamantina.
Ao todo foram apreendidas mais de 10 armas de fogo e quase munições 1000 munições, além de drones, binóculos e outros petrechos que podem ter sido utilizados na execução do crime.
A ação contou com apoio do SIG de Três Lagoas e também de equipes da Polícia Civil de São Paulo.
O suspeito não foi encontrado nos endereços. De acordo com o apurado, ele teria fugido para o Paraguai, e segue foragido até o momento. A polícia paraguaia foi acionada para colaborar na captura do suspeito.
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (12), a Operação Pó de Serra, com o objetivo de reprimir e desarticular Organização Criminosa atuante no tráfico de cocaína. Cerca de 160 Policiais Federais cumprem 63 mandados de busca e apreensão e prisão nas cidades de Maringá, Umuarama, Guaíra, Rolândia, Amambai/MS, Naviraí/MS e Mundo Novo/MS.
Segundo a Polícia, foram 36 mandados de Busca e Apreensão e 27 mandados de Prisão Preventiva. Pelo fato de alguns dos alvos estarem localizados no Paraguai, 11 Mandados de Prisão Preventiva foram inseridos no sistema de Difusão Vermelha na Interpol.
A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante em Guaíra/PR, de um casal transportando 53 kg de cocaína. O destino da droga seria a cidade de Umuarama/PR. No decurso do Inquérito Policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta quadrilha. No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém se estima que desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga.
Conforme foi apurado, os motoristas da organização criminosa normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, através de rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul. Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.
No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto.
Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389.000.000,00 (trezentos e oitenta e nove milhões de reais), vinculadas a 31 investigados.
A investigação contou com o apoio do GISE (Grupo de Investigações Sensíveis) da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.
Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.
Evento contou com a participação de 123 operadores de Mato Grosso do Sul e do Paraguai. Fotos: Divulgação
Amambai sediou, no último domingo (10), a terceira edição da “Operação Atalaia”, evento que reuniu 123 operadores de Airsoft, incluindo participantes masculinos e femininos. De abrangência nacional, a organização foi feita pela UA (União Amambaiense de Airsoft), com o apoio da Equipe Carcará Airsoft.
Nesta edição, a operação teve como enredo e objetivo a simulação de conflitos entre Estados Unidos e União Soviética. O evento aconteceu em uma área de mata atrás do Dom Leon, com vários objetivos inéditos no Estado, como o lançamento de um drone com alto-falante, anunciando missões e soltando um objetivo com paraquedas, que simulava um avião de guerra lançando cargas do alto. Houve também uma missão para snipers, que precisavam acertar um balão a aproximadamente 50 metros de altura na base inimiga.
Participaram equipes de diversas cidades do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, incluindo times renomados, como: D.A.T (Dourados-MS), Terminus (Bela Vista-MS), Divisão Fronteira (Pedro Juan Caballero-PY / Ponta Porã-MS), Alpha Airsoft (Naviraí-MS), Carcará Airsoft (Amambai-MS), P.M.C (Mundo Novo-MS), Urutau (Dourados-MS), Maddogs (Campo Grande-MS), Lobo Branco (Dourados-MS), Tróia (Brasilândia-MS), Titans (Itaquiraí-MS), GTA (Naviraí-MS), Gtam (Maracaju-MS), AACC (Amambai-MS), RPAT (Campo Grande-MS), Esquadrão 67 (Naviraí-MS), Kveiras Safezone (Três Lagoas-MS), Gtor (Dourados-MS) e Máscara A Lenda (Campo Grande-MS).
Este ano marca a terceira edição do evento, que inicialmente previa a participação de 90 jogadores, mas alcançou 123 operadores, superando as expectativas e consolidando-se como um dos melhores eventos do estado do MS. A terceira edição já foi concluída com grande expectativa para o próximo evento.
Devido ao aumento no número de participantes, que subiu de 87 na edição passada, a realização desta edição foi um desafio. A associação organizadora contou com 11 operadores, sob a presidência de Jorge Anselmo, e com o apoio da Equipe Carcará Airsoft, composta por 25 operadores, dos quais alguns trabalharam incansavelmente na organização, enquanto os demais participaram do evento.
Cada membro desempenhou um papel importante para que tudo ocorresse com organização e qualidade, desde a logística até o suporte em campo. Um diferencial da Operação Atalaia 3 foi a receptividade, respeito, união, parceria e atenção a cada detalhe para o bem-estar dos participantes, desde a chegada até a saída.
No sábado (9), a equipe recebeu alguns jogadores que moram mais distantes com toda a hospitalidade e alegria, permitindo que acampassem no Salão do Sisem e proporcionando um show do cantor Marlon Flores. No domingo, foi servido café da manhã, almoço, além de premiações e sorteios de brindes oferecidos pelas empresas parceiras, que apoiam e acreditam no evento, tornando-o mais leve e incentivador para que seja cada vez melhor.
A União Amambaiense de Airsoft é uma associação dedicada ao airsoft, fundada em 4 de agosto de 2021, com o objetivo de divulgar o esporte na cidade e em toda a região. A UA viu na “Operação Atalaia” uma oportunidade de reunir jogadores experientes e entusiastas do Airsoft para uma experiência imersiva e única.
Patrocínios e apoios
Neste ano, a “Operação Atalaia 3” contou com o apoio de patrocinadores essenciais para alcançar um novo patamar de qualidade, como: Try Airsoft (São Caetano do Sul-SP), Tango Down (Osasco-SP), Yeshua Militaria (Goiânia-GO), LindaFem (Liga Nacional de Airsoft Feminino), Squad Imports (Campo Grande-MS), Coruja Airsoft (Campo Grande-MS), Fogaça Fardas (Curitiba-PR), Mega Alimentos, Precisão Armas, Silo Conveniência, Grupo Arroyo, Intech Telecom, Sicredi, Marmoraria Stilos, Açaí MM, Airsoft Girls, Mercado Bons Amigos, Hoff Grill Restaurante, Janaína Modas, Alpha Adventure, Equipe Terminus, Bárbara Looks, José Roberto Advogado, Berlitzs, Exata Materiais para Construção, Farmácia Master Farma, Doce Sabor Cunha, Tá On Burguer, Vipe Griffe, Ervas São Roque, Enci Smart, Grupo A Gazeta, Personalize, Mid West Samuel Seidel, Recanto Tereré, vereadora Janete Córdoba, MV Cargas, e com o apoio dos parceiros Expert Personal Marketing, Guerra Móveis, fotógrafo Wagner Cubas, Grupo A Gazeta, Sedesc, Prefeitura de Amambai, Christiano Bortolotto e da madrinha do Airsoft, vereadora Cida Farias.
O cantor gaúcho de renome nacional, Baitaca, durante apresentação do CTG Sentinela de Amambai nesse domingo, dia 10 de novembro. (Fotos: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
Uma domingueira dançante com o cantor gaúcho Baitaca, reuniu um grande número de pessoas nesse domingo, 10 de novembro, no CTG Sentinela de Amambai, em Amambai.
Pessoas de vários municípios da região estiveram presentes no Centro de Tradição Gaúcha para prestigiar o baile show com o cantor, que é conhecido nacionalmente e tem entre seus sucessos, uma das músicas gauchescas mais tocadas na atualidade no Brasil, a música “Do Fundo da Grota”.
Um pouco do sucesso No Fundo da Grota durante a domingueira no CTG
O patrão do CTG, José Henrique Outeiro, o “Zezinho do Mercado Nossa Senhora Aparecida”, destacou que a domingueira foi sucesso total, agradeceu a equipe de voluntários que atuou na organização do evento, que teve início com um almoço, e fez um agradecimento especial às pessoas que se fizeram presentes, prestigiando mais um evento de grande vulto realizado pelo Centro de Tradição Gaúcha Sentinela de Amambai.
O patrão do CTG Sentinela de Amambai, José Henrique, o “Zezinho”. Com casa cheia, vento foi considerado sucesso total.
Neste final de semana, aconteceu o exame de faixas dos alunos de Kung Fu e Boxe Chinês da Escola Dragões de Fogo, com participantes de Amambai, Dourados e Caarapó. O exame foi coordenado pelo professor Egberto e avaliado pelo Grão-Mestre João Valdivino Lima Ferreira, presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Kung Fu Kuoshu.
Ao todo, 19 alunos foram avaliados com sucesso e conquistaram novas graduações: três de Dourados, um de Caarapó e os demais de Amambai.
Foram graduados para a Faixa Branca os alunos Ivan Lucero, Marcela dos Santos Alves, Lucas Vargas Titton, Levi Recalde Herrig, Laura Beatriz Fritzen Pompeu e Enzo Hashinokiti. Para a Faixa Amarela, Jakson Santos Jara, Fábio Alencar Lima, Luis Carlos Moreschi Neto, Samuel dos Santos Alves e Miguel Maurício Antunes Ramires. Para a Faixa Laranja, Taiane Paula Antunes da Silva, Fábio Alencar Lima e Luis Carlos Moreschi Neto. Para a Faixa Roxa, Carlos Monteiro e Moisés Chamorro; e para a Faixa Marrom, Enzo Gabriel Vilhagra e João Matheus Coradine Fonseca. O aluno Gabriel Oliveira foi graduado para a Faixa Roxa em Boxe Chinês.
A faixa nas artes marciais representa a evolução do aluno em conhecimento e técnica, buscando sempre melhorar e evoluir em todos os sentidos: físico, mental e espiritual. O grande objetivo é alcançar a tão sonhada Faixa Preta. Mas, para isso, o aluno deve se dedicar e procurar sempre aprimorar sua técnica e conhecimento.
A deputada Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao governador Eduardo Riedel (PSDB), ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), a construção de um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) no Distrito de Itahum, em Dourados. O objetivo é acabar com o drama das famílias que não contam com este benefício e com a demanda reprimida por vagas na localidade.
O distrito de Itahum, fica distante 70 quilômetros da sede do município e tem cerca de 4.000 habitantes e possui potencial na agricultura e pecuária. A região também conta com dois assentamentos rurais, Lagoa Grande e Amparo, criados pelo INCRA em 1998.
Segundo Lia Nogueira, essa é uma demanda antiga dos moradores do distrito, que enfrentam desafios significativos devido à falta de um local apropriado para acolher as crianças. As mães são particularmente afetadas, pois precisam ajustar seus horários de trabalho, por não ter onde deixar os filhos e muitas vezes, abandonam seus empregos para cuidar das crianças.
A implantação de um CEIM em Itahum, também defendida pela vereadora Leandra Brambilla (PSDB), garantiria acesso à educação de qualidade para as crianças e melhoraria significativamente a qualidade de vida dos moradores da região.
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) zerou o imposto de importação de 13 produtos. Entre os itens beneficiados, estão medicamentos usados no tratamento do câncer de próstata e outros tipos de câncer.
Outros produtos com tarifa zerada são insumos usados na produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus e defensivos agrícolas, lentes de contato hidrogel e filmes para radiografias. O imposto de importação, que variava de 3,6% a 18%, foi zerado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), as tarifas para esses produtos foram zeradas para atender à demanda interna para produtos com pouca produção nacional.
O Gecex-Camex também concedeu ex-tarifários para 226 produtos de bens de capital (máquinas e equipamentos usados na produção) e para 202 itens do Regime de Autopeças Não Produzidas no país. Por meio do ex-tarifário, produtos sem produção nacional similar passam a ter a tarifa de importação reduzida ou zerada.
O Mdic também deliberou favoravelmente a pedidos de elevação tarifária para fortalecimento da produção local e a geração de empregos no Brasil. Entre os produtos, estão insumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas usadas na produção de painéis solares.
No caso do vidro, as alíquotas passaram de uma faixa de 9% a 16,2% para 25%. Para os insumos de painéis solares, as tarifas subiram de 9,6% para 25% sobre o que ultrapassar a quota de importação.
O Mdic não forneceu mais detalhes, como os nomes dos medicamentos com tarifa zerada nem a lista completa dos produtos com tarifas zeradas. As medidas entram em vigor após a publicação da resolução no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer nos próximos dias.
Sem a definição do anúncio do pacote do corte de gastos, o mercado financeiro teve mais um dia de volatilidade. O dólar subiu pela terceira sessão seguida. A bolsa de valor fechou estável, após alternar altas e baixas ao longo do dia.
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (11) vendido a R$ 5,77, com alta de R$ 0,032 (+0,56%). A divisa iniciou o dia em forte alta, chegando a R$ 5,81 por volta das 10h30, mas desacelerou durante a tarde.
Apesar da alta desta segunda, a moeda norte-americana acumula pequena queda de 0,19% em novembro. Em 2024, a divisa sobe 18,89%.
No mercado de ações, o dia foi marcado pela instabilidade. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.874 pontos, com alta de apenas 0,03%. Pela manhã, o indicador chegou a cair 0,39%. Por volta das 15h20, subia 0,21%.
Assim como nos últimos dias, tanto fatores domésticos quanto externos influenciaram o mercado financeiro. No cenário internacional, o dólar se fortaleceu com as medidas de protecionismo anunciadas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. As commodities (bens primários com cotação internacional) recuaram por causa de dados fracos da economia chinesa.
No mercado interno, as negociações voltaram a ser influenciadas pelo atraso no anúncio do pacote de corte de gastos obrigatórios. Na tarde desta segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se a sós com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora da agenda. O encontro ocorreu após dias de reuniões, ao longo da semana passada, de Lula com os ministros das áreas que podem ser afetadas.
A partir de 1º de janeiro de 2025, apenas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC) poderão solicitar adesão ao Pix, o sistema instantâneo de pagamentos operado pela autoridade monetária. As novas medidas, anunciadas nesta segunda-feira (11), pelo BC, constam na Resolução nº 429. Publicada hoje, ela ajusta as regras de participação do Pix para, segundo o BC, “garantir que o serviço continue sendo prestado de forma segura, inclusiva e transparente para a população”.
O Banco autoriza, regula e supervisiona instituições financeiras para garantir a estabilidade e o funcionamento adequado do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Essa autorização tem como base o valor das movimentações financeiras de cada empresa. Nesse sentido, algumas delas não estão sujeitas à autorização pelo BC, mas puderam aderir ao Pix.
De acordo com o BC, há 867 instituições ativas no Pix e 80 em processo de adesão. “Os atuais participantes [do Pix] que não sejam autorizados [a operar pelo BC] poderão continuar participando, desde que protocolem pedido de autorização dentro dos prazos estabelecidos na regulação”, esclareceu o Banco.
Além disso, até o fim deste ano, as instituições de pagamento que ainda não fazem parte do Pix e que não se enquadram no critério geral para solicitar autorização de funcionamento pelo BC podem pedir adesão ao o sistema instantâneo de pagamentos. “Ao serem autorizadas, as instituições passam a estar sujeitas, integralmente, à regulação aplicável às instituições de pagamento”, destacou a autarquia.
Para as instituições impactadas pela medida – que já estão no Pix, mas não são reguladas pelo BC – o pedido de autorização deverá ser feito em três períodos, de acordo com o momento em que essas instituições aderiram ao Pix:
– entre novembro deste ano e março de 2025, para as instituições de pagamento que aderiram até dezembro de 2022;
– entre abril de 2025 e dezembro de 2025, para as instituições de pagamento que aderiram entre janeiro de 2023 e junho de 2024;
– entre janeiro de 2026 e dezembro de 2026, para as instituições que aderiram entre julho de 2024 e o final deste ano.
Enquanto a autorização não é concedida, os participantes do Pix com processo de autorização em curso, bem como aqueles que ainda não tenham alcançado o período para apresentar o pedido passam a estar sujeitas às seguintes medidas, a partir de 1° de julho de 2025:
– à regulação contábil e de auditoria, consubstanciada no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif), inclusive no que se refere à elaboração, à remessa de documentos contábeis para o BC e à divulgação de demonstrações financeiras;
– ao envio de informações relativas a clientes ao Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS);
– ao envio de informações referentes a saldos contábeis diários e a operações de crédito;
– e a partir de 1° de janeiro de 2026, ao requerimento de integralização e manutenção de capital social e de patrimônio líquido não inferior a R$ 5 milhões.
Segundo o BC, essas medidas têm como objetivo compatibilizar os requerimentos regulatórios ao nível de exigência operacional requerido para a oferta de pagamentos instantâneos aos clientes, além de tornar mais efetiva a atividade de supervisão exercida pelo Banco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou seu comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo. A reunião está prevista para o próximo dia 22. Em agosto, o mesmo comitê declarou a doença como emergência em saúde pública de importância internacional.
Dados da entidade revelam que, de 1º de janeiro de 2022 a 30 de setembro deste ano, 109.699 casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, além de 236 mortes. Pelo menos 123 países reportaram casos da doença.
O continente africano responde pela maior parte das infecções – 11.148 casos confirmados entre 1º de janeiro a 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A África contabiliza também 53 mortes confirmadas por mpox e 1.081 óbitos suspeitos.
A República Democrática do Congo segue liderando o ranking, com 8.662 casos confirmados, 39.501 casos suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 óbitos suspeitos pela doença. Em seguida aparecem Burundi, com 1.726 casos confirmados, e Uganda, com 359 casos confirmados.
Nova variante
Segundo a OMS, três novos países confirmaram casos importados da variante 1b: Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue. Além disso, pela primeira vez, a transmissão local da nova variante foi detectada fora da África – no Reino Unido, três pessoas foram infectadas por um viajante.
Emergência global
Em agosto, a OMS decretou que o cenário de mpox no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da entidade. Em coletiva de imprensa em Genebra à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que surtos de mpox vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e que as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos.
Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência global para a mpox em razão do surto da doença em diversos países.
A doença
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.
Reunião de domingo, dia 10, na Aldeia Limão Verde para definir detalhes do segundo turno. Fotos: Divulgação
No último domingo, 10 de novembro, a comunidade indígena da Aldeia Limão Verde, localizada em Amambai, se reuniu no Centro de Eventos da aldeia para definir a realização do segundo turno das eleições para capitão . A decisão, que envolveu intensa mobilização e discussões, veio após denúncias de irregularidades no primeiro turno, realizadas no início do mês.
Empate
De acordo a Comissão Eleitoral, uma denúncia recebida após a apuração apontou que um eleitor de outra aldeia teria votado indevidamente em um dos candidatos, o que contraria o edital eleitoral. “O edital da convocação da eleição estabelece que só pode votar quem tem residência fixa na Aldeia Limão Verde. Por isso, esse voto foi invalidado”, explicou a Comissão.
A anulação desse voto resultou em um empate técnico entre os candidatos Delfino Borvão e Oldeir Pavão, com 250 votos cada. Originalmente, Delfino havia sido declarado vencedor por uma margem de apenas um voto.
Diante dessa situação, a comunidade decidiu, por consenso, realizar um segundo turno para garantir uma definição clara da liderança, evitando divisões internas. Data definida e nova comissão eleitoral
O segundo turno foi marcado para o próximo domingo, 17 de novembro, com votação das 8h às 16h. Durante a reunião, uma nova Comissão Eleitoral foi instituída para conduzir o pleito. Essa comissão já iniciou os trâmites necessários, notificando a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o Ministério Público Federal (MPF), entre outros órgãos competentes.
A decisão reflete o desejo da comunidade de assegurar a transparência e legitimidade do processo eleitoral. Conforme consta no relatório da reunião, o principal objetivo é “declarar o resultado oficial da liderança de forma democrática e em conformidade com as regras estabelecidas”.
Mobilização comunitária
O encontro de domingo contou com a participação ativa dos moradores da aldeia. Segundo o relatório enviado pela Comissão Eleitoral, a comunidade demonstrou maturidade e união ao tomar decisões coletivas, priorizando o respeito às normas do edital e a harmonia interna. Agora, a Aldeia Limão Verde aguarda o segundo turno como uma oportunidade de reforçar os valores democráticos e decidir, de forma definitiva, quem será a nova liderança.
A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou na semana passada, em primeira votação, alterações na Lei nº 5.615, de 14 de dezembro de 2020, referentes ao programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
As modificações na legislação foram propostas pela própria comunidade esportiva de Mato Grosso do Sul, por meio de uma audiência pública realizada no dia 14 de agosto deste ano, em Campo Grande.
Entre as principais mudanças estão a obrigatoriedade de equidade de gênero, a criação de novas categorias de bolsa e a alteração da idade máxima para a categoria Bolsa Atleta Nacional. As adequações também visam alinhar a legislação estadual à Lei Geral do Esporte, vigente em âmbito federal.
Foram incluídas três novas categorias no programa: Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, e Bolsa Atleta Pódio Complementar Surdolímpico.
A inclusão da comunidade surda é um dos destaques da nova lei, que agora contempla atletas e técnicos surdos em categorias específicas. Para pleitear o benefício, o atleta deve estar filiado a uma entidade de administração do desporto de surdos, seja estadual ou nacional.
A categoria Bolsa Atleta Pré-Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, intermediária entre a bolsa internacional e a olímpica, foi criada para fornecer suporte financeiro aos atletas durante o ciclo Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, além de competições internacionais. Essa iniciativa visa assegurar que esses atletas tenham recursos adequados para se preparar e competir em alto rendimento.
“Percebemos que existia uma lacuna para os atletas com potencial olímpico, paralímpico ou surdolímpico. Esses atletas enfrentam despesas elevadas, pois precisam participar de circuitos competitivos na Europa, América e outros locais. Com essa bolsa específica, conseguimos oferecer um apoio financeiro que se ajusta às necessidades deles”, destaca Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
Além das novas categorias, a lei agora garante paridade de gênero na distribuição dos recursos públicos do Bolsa Atleta e Técnico, estabelecendo que os valores destinados ao incentivo de modalidades masculinas e femininas sejam equivalentes, com um percentual mínimo de 30% reservado para qualquer um dos gêneros.
Outra alteração importante diz respeito à idade mínima para requerer a Bolsa Atleta Nacional, Bolsa Atleta Nacional Paralímpica e Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico, que foi reduzida de 14 para 12 anos. Esse ajuste representa um avanço para o esporte no Estado, promovendo inclusão, equidade e apoio a atletas de várias modalidades.
No total, o programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, na edição 2023-2024, contempla 345 atletas e 38 técnicos. Os valores das bolsas variam entre R$ 500 e R$ 7.000 por mês, com recursos provenientes do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).
No esforço contínuo para melhorar a qualidade da saúde pública, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), investiu mais de R$ 850 milhões em ações e serviços de saúde nos últimos quatro meses. Desse total, a maior contrapartida foi de recursos estaduais com 86,49% investidos.
Conforme o balanço da prestação de contas do 2º quadrimestre (maio a agosto) de 2024, os investimentos abrangem diversas áreas, incluindo a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médicos, além da contratação de novos profissionais de saúde. Com essas medidas, o governo busca garantir acesso a tratamentos de qualidade e melhoria das estruturas de atendimento à população.
Durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), na tarde de quinta-feira (7), o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou ações diversas, como a finalização do Hospital Regional de Dourados e reformas de unidade de Saúde.
“Temos investido nas diversas áreas carentes da nossa saúde estadual. Gostaria de destacar as resoluções que fizemos no intuito de atender os municípios com relação à atenção primária, em um programa que chamamos de Resolve APS, investimentos para a reforma do ambiente interno das unidades básicas de saúde e, fundamentalmente, os investimentos para o término do Hospital Regional de Dourados, que nós pretendemos inaugurar agora no primeiro trimestre de 2025”, enfatizou o secretário.
De acordo com o gerente de Planejamento da SES, Waldeir Sanches, uma das metas da pasta é reduzir a mortalidade infantil.
“Apresentamos uma redução de 0.5% nas taxas de mortalidade materna-infantil, comparado ao mesmo período de 2023. Para ampliar cada vez os serviços, trabalhamos projetos relacionados como o Bem Nascer, o projeto Elas – de acolhimento às mães adolescentes -, além de estar em trabalho conjunto com os municípios para melhorarmos cada vez mais esses índices”, ressaltou.
Na audiência também foi destacado o programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’. A iniciativa visa reduzir as filas de espera e ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos e exames nos municípios.
Superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.
“Com esse Programa temos acelerado o processo de atendimento dos nossos pacientes. Foram registradas 68.026 solicitações de consultas avaliativas no sistema de regulação estadual, no período de maio do ano passado a 15 de outubro deste ano. Números bastante positivos neste quadrimestre e vamos para o próximo com expectativa maior para tirar os pacientes da fila, oferecendo tratamento adequado e devolvendo a qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Alems, deputado estadual Lucas de Lima, os dados apresentados à Comissão foram importantes e esclarecem o que o Estado tem investido na área da saúde. Ele reforçou a relevância da prestação de contas.
“É de suma importância que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, venha prestar contas do dinheiro público que foi investido nesse segundo quadrimestre do ano de 2024. E todos os relatórios são detalhados e ficam à disposição das pessoas após terminar a nossa audiência pública. Então, quem quiser conferir ou pedir as cópias desses relatórios que são apresentados hoje, estarão inteiramente à disposição”, disse o parlamentar.
De acordo com o relatório apresentado por gestores e técnicos da SES, o Governo empenhou R$ 853,66 milhões no segundo quadrimestre, dos quais R$ 807,06 milhões foram liquidados e R$ 774,47 milhões já pagos. Esse último valor representa alta de 12,3% sobre os R$ 689,64 milhões, aplicados na saúde comparado ao quadrimestre de 2023. Na comparação com o primeiro quadrimestre deste ano, quando foram pagos R$ 608,65 milhões, a alta é ainda maior, de 27%.
Investimentos em infraestrutura
A política de regionalização da saúde segue firme com a construção do Hospital Regional e dos Centros de Diagnóstico e Especialidades Médicas de Dourados. O complexo hospitalar que será inaugurado no primeiro trimestre de 2025 vai ampliar o atendimento à saúde de uma população estimada de 900 mil pessoas, em uma região que abrange 33 municípios.
Também estão sendo executadas reformas e ampliação no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e Lacen MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, ampliação de enfermarias do Hospital Regional de Ponta Porã e reforma do hemocentro de Dourados.
Helton Davis, Comunicação SES Fotos: Wagner Guimarães/Alems
A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de atividades especiais durante o Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama e de colo do útero entre as mulheres do município. Entre palestras educativas, coleta de exames preventivos e consultas de saúde, a campanha reforçou o cuidado com a saúde da mulher e o diagnóstico precoce de doenças.
Atendimentos e exames realizados
De 21 a 25 de outubro, as unidades de saúde de Amambai ofereceram atendimentos exclusivos, contando com uma equipe dedicada de profissionais da saúde, como enfermeiras e agentes de endemias. As atividades incluíram:
• Consultas médicas e de enfermagem: Foram realizadas 6.073 consultas com foco em mulheres entre 25 e 69 anos, faixa etária prioritária para exames de prevenção de câncer de mama e colo do útero.
• Testes rápidos de ISTs: Um total de 488 testes rápidos foram realizados, reforçando a importância do cuidado integral com a saúde feminina.
• Exames preventivos: Foram realizadas 363 coletas de citopatológico e exames clínicos das mamas para identificar possíveis alterações.
Parcerias e ações em conjunto
A campanha contou também com a presença do Caminhão do Hospital de Amor, uma parceria que envolveu o banco Sicredi e colaboradores locais, como ACIA, 17º RCMec, Sanesul e Rotary. Durante a ação, realizada na semana de 14 a 18 de outubro, foram coletados 123 exames citopatológicos e 215 mamografias, garantindo acesso a exames de alta qualidade para as moradoras de Amambai.
Palestras e conscientização
Palestras educativas também foram destaque, a Enfermeira Luzia e a Agente de Combate às Endemias Joice Morlas , que atuaram em parceria com a Cooperativa Lar, levando orientações as trabalhadoras, já na SMS a enfermeira Aline Klein e a fisioterapeuta Amanda Morais realizaram atividades educativas com as servidoras da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, ampliando a conscientização sobre a importância da prevenção e do autocuidado.
Facilitando o acesso aos serviços de saúde
Pensando naquelas que têm dificuldade de comparecer aos atendimentos durante o dia, a Secretaria de Saúde ofereceu atendimento noturno no dia 24 de outubro, das 18h às 22h. Esse horário especial foi essencial para que mais mulheres tivessem acesso a consultas, exames e orientações.
A campanha do Outubro Rosa em Amambai demonstra o compromisso da administração pública em cuidar da saúde feminina, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce.