Eider Ferreira de Souza, de 40 anos, natural de Tuneiras do Oeste (PR), desapareceu em Sete Quedas. Um primo de Eider registrou o desaparecimento na Delegacia de Polícia Civil do município na manhã desta quarta-feira, dia 13 de novembro.
Conforme o boletim de ocorrência, Eider, que mora de favor com um residente da cidade, comunicou que precisaria sair e, em seguida, partiu com seu veículo, um Fiat Palio. Desde então, ele não retornou e não fez contato com familiares ou amigos.
Qualquer pessoa que tiver informações sobre seu paradeiro, deve entrar em contato com a Delegacia de Sete Quedas por meio do telefone (67) 3479-1480.
Para atender a solicitação de moradores, em especial mães e responsáveis por crianças, o deputado estadual Neno Razuk, do PL, apresentou indicação à Mesa Diretora solicitando ao governador Eduardo Corrêa Riedel a construção de uma praça pública com parquinho infantil na região dos bairros Dioclécio Artuzi, Harrison de Figueiredo e áreas adjacentes, no município de Dourados. Neno Razuk destacou o crescimento populacional na região e ressaltou a falta de espaços públicos de lazer adequados para atender às demandas da comunidade. O deputado pontuou ainda que a ausência de áreas de lazer impacta diretamente o bem-estar das famílias, especialmente de crianças e adolescentes, que precisam de ambientes seguros para atividades recreativas.
“A construção de uma praça pública com parquinho infantil proporcionaria um espaço apropriado para a prática de atividades físicas, recreação e convivência social. Além disso, vai ser um importante ponto de encontro para os moradores, promovendo a integração social e fortalecendo os laços comunitários”, afirmou o deputado.
Neno Razuk também apontou que espaços de lazer bem estruturados são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças e para a promoção do bem-estar geral da comunidade. “Assim, a criação de uma praça pública na região mencionada representaria um investimento de grande valor social, beneficiando diretamente as famílias da região”, finalizou.
A solicitação foi enviada para o governador Eduardo Riedel com cópia ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou nesta terça-feira (12) solicitação para construção de nova sede para a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) no município de Mundo Novo. A indicação foi entregue ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara e ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck.
A demanda foi apresentada pela prefeita eleita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, e ressalta a urgência de melhorias estruturais para atender às crescentes necessidades do setor agropecuário local. “Mundo Novo é uma cidade com forte dependência econômica da agropecuária, setor essencial para o desenvolvimento regional. Atualmente, a sede da AGRAER no município não atende plenamente às demandas, prejudicando o suporte técnico e logístico aos pequenos produtores rurais”, afirmou a deputada.
Ainda segundo ela, o prédio atual não comporta mais as necessidades do município, que tem a agropecuária como base econômica. “Uma sede adequada é essencial para a realização de atividades de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e demais serviços voltados ao desenvolvimento sustentável”, pontuou Mara Caseiro.
Conforme a prefeita eleita, Mundo Novo já dispõe de um terreno adequado e preparado para iniciar as obras, aguardando apenas a liberação da ordem de serviço pelo governo estadual. Diante disso, a deputada reforçou o atendimento da demanda. “A infraestrutura já está encaminhada, portanto solicitamos com a maior brevidade possível que Mundo Novo receba um serviço público à altura de sua importância econômica e social”, finalizou Mara Caseiro.
O prefeito de Caarapó, André Nezzi, recebeu na última terça-feira (12) o relatório final do programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae/MS, que destaca as iniciativas implementadas para fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região. Durante o ciclo 2022/2023, o programa executou uma série de ações divididas em eixos estratégicos, como Desburocratização, Compras Públicas, Sala do Empreendedor, Educação Empreendedora e Liderança. Esses eixos têm o objetivo de facilitar o ambiente de negócios local, incentivando a formalização, o acesso a crédito e o fortalecimento de pequenas empresas.
Entre os principais resultados, Vanessa Pereira Reis, gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, destacou o impacto do programa na formalização de microempreendedores individuais (MEIs), que aumentou 32% em relação ao período anterior. Também foi registrada uma redução de 9% no fechamento de empresas e um crescimento de 6% no número de empresas ativas. “Conseguimos criar um ambiente mais favorável aos negócios e trazer mais oportunidades de mercado, ampliando as vendas e promovendo o desenvolvimento econômico do município”.
O plano de desenvolvimento econômico de Caarapó, elaborado com apoio do SEBRAE, focou em pontos como a redução da evasão de consumo e o fortalecimento do empreendedorismo local. Iniciativas como o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas e o fortalecimento da Sala do Empreendedor mostraram-se eficazes para capacitar jovens e empresários, criando uma nova geração de empreendedores.
Outras ações, como a criação de um catálogo de fornecedores e a implementação do Plano de Desburocratização, simplificaram processos e facilitaram o acesso dos pequenos negócios às compras públicas. A inclusão de produtos locais nessas compras fomentou a agricultura familiar e impulsionou o consumo no município. Esses esforços fazem parte de uma visão integrada de desenvolvimento que busca tornar Caarapó um polo econômico regional.
O Programa Cidade Empreendedora em Caarapó
O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Caarapó, visa fomentar o encadeamento produtivo na região e abrir novas possibilidades de negócios para os empreendedores locais. Na última quinta-feira (13), o Sebrae/MS entregou ao município um Mapa de Oportunidades, destacando as demandas das principais empresas locais e oferecendo possibilidades de investimento e geração de renda.
Na mesma ocasião, a prefeitura recebeu um caderno de resultados que demonstrou o impacto positivo do Cidade Empreendedora em Caarapó, incluindo o fortalecimento do comércio local, o fomento à economia criativa e o estímulo a uma cultura empreendedora nas escolas.
O prefeito André Nezzi ressaltou os avanços significativos trazidos pelo programa, destacando as capacitações oferecidas, que têm contribuído para o desenvolvimento do município, gerando mais oportunidades de emprego e benefícios para os comerciantes locais. “O programa tem atingido seus objetivos com uma contrapartida satisfatória”, afirmou o prefeito.
Vanessa Pereira Reis também enfatizou os grandes avanços proporcionados pelo programa, como a melhoria nos negócios e o incentivo ao empreendedorismo como fonte de renda. Segundo ela, os dados da Receita Federal mostram um aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais durante o programa, uma redução de 9% no fechamento de empresas e um crescimento de 6% no número de empresas ativas. “O programa foi fundamental para a criação de um ambiente de negócios mais favorável, resultando em mais oportunidades para os empreendedores locais”, destacou Vanessa.
Oportunidades de Negócios
O Mapa de Oportunidades, uma das entregas do programa, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo em Caarapó ao identificar as necessidades de grandes empresas locais como a FV Cereais e a Impasa. Este documento orienta os pequenos negócios sobre os melhores investimentos e atrai novos investidores para a cidade.
Na mesma data, foi realizada uma sessão de negócios para aproximar empresários locais das grandes empresas, promovendo conexões e futuras parcerias. Empresários como Ivo Benites e Fagner Fernandes destacaram a importância dessas oportunidades para explorar novos mercados e expandir os negócios.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover o desenvolvimento local através do fortalecimento dos pequenos negócios. Executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios participantes, a iniciativa tem se mostrado eficaz na catalisação do crescimento econômico e na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo em Caarapó.
A Assembleia Legislativa continuará trabalhando para preservar o ambiente de estabilidade institucional alicerçada na harmonia entre os poderes que tem contribuído para Mato Grosso do Sul se manter numa trajetória de desenvolvimento com justiça social que tem garantido ao Estado o mais alto índice de crescimento econômico do País. O compromisso foi ratificado nesta quarta-feira (13) pelo deputado Gerson Claro, reeleito por unanimidade para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no biênio 2025/2026.
“Nossa responsabilidade, é promover a harmonia entre os poderes e caminhar ao lado do governador Eduardo Riedel para manter um ambiente político de cooperação e respeito. Temos o dever de avançar em políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, colocando os interesses do Estado e o bem-estar coletivo acima das diferenças ideológicas, com desenvolvimento, emprego e justiça social. Neste próximos dois anos, avançaremos na busca por soluções que melhorem diretamente a vida de cada sul-mato-grossense”, destacou em seu pronunciamento o presidente da Assembleia após concluída a concluída votação.
Gerson Claro agradeceu a confiança dos colegas de parlamento que por unanimidade apoiaram a recondução da atual Mesa Diretora. “Recebo com imensa gratidão e renovada responsabilidade a confiança que me foi depositada para mais uma vez liderar esta Casa. É uma tarefa que me comprometo continuar honrando”, destacou o parlamentar. Ele reafirmou seu compromisso inabalável com a democracia, a garantia a liberdade de expressão ao contraditório, “dentro dos princípios do nosso Regimento Interno e com o objetivo de representar as diversas vozes e perspectivas de Mato Grosso do Sul’. E acrescentou: “Seguiremos comprometidos com uma gestão que busque sempre a eficiência e a transparência no uso dos recursos públicos. Cada medida adotada, cada iniciativa legislativa será guiada pelo compromisso de promover o bem comum e responder às demandas legítimas da sociedade “.,
Alunos da Escolinha de Futebol receberam novas chuteiras na data de ontem (12). As entregas foram conduzidas pelo secretário de Esportes João Francisco Mendes (Bufão) e pelo Treinador Tiago Puff.
117 crianças serão beneficiadas com a ação, que foi adquirida com recursos do convênio Escolinha de Futebol com parceria da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e da Prefeitura de Tacuru.
A cada calçado entregue, era marcante o sorriso de cada aluno contemplado.
As chuteiras foram entregues aos alunos que regularmente participam das atividades da escolinha no campo e no ginásio, buscando incentivar para que outras crianças também participem.
Confira os locais e horários dos treinos:
Ginásio Poliesportivo
Segunda e Quarta
Manhã: 9h – Todas as idades
Tarde:
13h – Até 9 anos
14h – 10 a 12 anos
15h – 13 a 15 anos
Estádio Municipal
Terça e Quinta
Manhã: 7h30 – Todas as idades
Tarde: 16h30 – Todas as idades
Fonte: Bia Souza/Assessoria da Prefeitura de Tacuru
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam duas mulheres por tráfico de drogas. Elas seguiam viagem com mais de 30 quilos de maconha. A ação policial aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), na rodovia 386, área rural de Maracaju.
Os militares faziam um bloqueio policial para fiscalização quando deram a ordem de parada ao condutor de um Toyota Etios de cor branca. O homem disse que trabalhava como motorista de aplicativo e que transportava as duas passageiras até Laguna Carapã.
Durante a vistoria nas bagagens localizou-se volumes prensados de maconha, com peso total de 37,5 quilos. As mulheres, de 18 e 20 anos de idade, disseram que foram contratadas para entregar a maconha em Goiânia.
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal, em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 75 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
O TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu recentemente um acórdão (nº 2188/24) no qual estabelece boas práticas na gestão dos recursos públicos voltados para a comunicação dentro do mercado publicitário. O assunto foi tema de debate durante o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado neste mês em Campo Grande.
Especialistas em licitações e contratos, junto com secretários de Comunicação, analisaram as mudanças destinadas à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O documento determina que o Governo Federal adote medidas para que as campanhas publicitárias sigam critérios como memória de cálculo para o valor estimado do custo inicial, métricas mínimas e padronizadas, indicadores e metas para mensuração da consecução dos resultados pretendidos com as demandas de campanhas.
As determinações devem ser cumpridas em até 180 dias e visam especialmente, deixar as campanhas mais perceptíveis, com resultados eficazes diante da sociedade.
Apesar de a obrigatoriedade do cumprimento da decisão do TCU estar restrita ao Governo Federal, representantes do Conselho de Secretários destacam que deverão seguir também as determinações contidas no Acordão nº 2.188/2024.
Os secretários estaduais de Comunicação assinaram uma carta na qual se comprometem com uma comunicação pública como pilar essencial da democracia, pautada pela transparência, inclusão digital e informação cidadã.
Um grupo de trabalho, em parceria com entidades, foi criado para analisar os critérios estabelecidos pelo TCU e deverá desenvolver um manual de contratos de publicidade.
Secretário de MS, Frederico de Souza, foi um dos integrantes da mesa
Anfitrião do encontro, o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico de Souza, frisa que as novas regras são um avanço para uma comunicação pública mais eficiente, dentro de parâmetros que apontem o resultado do alcance e entendimento da informação por parte da sociedade.
“Desta forma, vamos garantir que os investimentos agreguem valor ao cidadão, promovendo eficiência e evitando desperdícios. Além disso, faremos esforços contra a disseminação de desinformação por meio de ações educativas e de valorização do jornalismo responsável, estimulando políticas públicas de inclusão digital e promoção da segurança da informação. Estas regras asseguram uma comunicação pública dentro do princípio de veracidade e com uma fonte confiável para a sociedade”, afirma o secretário.
O advogado especialista em licitações e contratos de publicidade e procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto Jr, avalia que a medida do TCU é positiva para o mercado publicitário e a iniciativa deve ser exaltada.
Procurador do DF, Edvaldo Barreto foi um dos palestrantes do evento
“Eu vejo esse acórdão como uma manifestação colaborativa do Tribunal de Contas. Eu não tenho dúvida que os órgãos estaduais e municipais de fiscalização dos recursos públicos passarão a utilizar essa decisão como paradigma para suas próximas decisões”, reconhece o advogado, que abordou no evento “legislação e boas práticas nas despesas públicas com publicidade”.
O presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), em Mato Grosso, Álvaro de Carvalho, também concorda com a decisão do TCU e reconhece que deverá ser replicada nos estados, nos órgãos públicos, mas também na iniciativa privada, num efeito cascata do governo federal para as administrações estaduais e municipais.
Presidente da Abap, Álvaro Carvalho também deu orientações durante o Fórum
“Os Estados em sua maioria são os maiores anunciantes locais, então o impacto de uma decisão tem reflexo. O exercício de ouvir as necessidades e ideias dentro deste fórum contribui para com os órgãos de controle com objetivo de gerar mais transparência, eficiência e a melhor aplicação do dinheiro público. A publicidade pública é um dos melhores investimentos que o Estado pode fazer com a sua população em todas as suas frentes, desde a utilidade pública mais latente como uma campanha de vacinação, queimadas ou segurança pública até construção de cultura e comportamento que possa prevenir ações indesejáveis e construir um ambiente mais justo e harmônico para a sociedade”.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS Foto de capa e interna 2: Álvaro Rezende Internas 1 e 3 : Bruno Rezende
Mega-Sena, concurso da Mega-Sena, jogos da Mega-Sena, loteria da Mega-Sena
As seis dezenas do concurso 2.796 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está estimado em R$ 3,5 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
“Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33).
A vinda do Filho do Homem para a igreja, acontecerá num clima festivo, alegre, com gritaria de anjos e som de trombetas. Jesus não descerá até a terra, mas receberá a igreja nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
No arrebatamento da igreja, o Senhor Jesus descerá do céu com a trombeta de Deus. Serão toques de comemoração, de vitória! Os mortos em Cristo, ouvirão a voz de comando de Jesus para a ressurreição e os vivos em comunhão com Cristo, terão seus corpos transformados e arrebatados: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo 5.28). “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e avida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (Jo 11.25,26).
A trombeta soará algumas vezes; no último toque a igreja será levada ao encontro do Senhor nos ares. Os que morreram em Cristo ressuscitarão num instante; e os vivos em comunhão com Cristo serão transformados, e toda a igreja subirá para o céu: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52).
Os servos do Senhor devem viver vigiando prudentemente e preparados para subirem ao encontro do Senhor nos ares a qualquer momento inesperado: “Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! (Mt 25.6). A igreja precisa estar preparada para encontrar-se com Jesus: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem para o marido, a saber, a Cristo” (2ªCo 11.2). Disse Jesus: “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13). “Portanto, estai-vos também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40).
O Filho do Homem livrará a sUa noiva da ira que virá sobre toda a terra: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9). O Senhor guardará a igreja fiel: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (AP 3.10).
A vinda do Filho do Homem para julgar as nações que rejeitaram a Cristo, será num clima de guerra, após a guerra do Armagedom; dias de ira serão aqueles dias: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6.17). Mas a igreja será livrada da ira: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10). Deus te livre e te guarde!
O Brasil teve, em 2022, o maior aumento dos investimentos em educação pública pelo menos dos últimos dez anos. Neste ano, país destinou R$ 490 bilhões à educação, o que representou um aumento de 23% em relação a 2021. Desde 2013, as despesas com educação pública, ou caíram, ou aumentaram até cerca de 2% de um ano para o outro.
Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado nesta quarta-feira (13), pelo programa Todos Pela Educação, pela Fundação Santillana e pela Editora Moderna. A publicação reúne dados públicos da educação brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação, além de análises das informações.
Os valores se referem a despesas do governo geral, que incluem as três esferas: União, estados e municípios. Segundo a publicação, os gastos do governo brasileiro com educação cresceram 8%, em valores já deflacionados, no período de 2013 a 2022, passando de R$ 452 bilhões para R$ 490 bilhões.
Dentro do volume de gastos com educação, em 2022, a educação básica – etapa que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio – respondeu por 73,8% do total, o que equivale a R$ 361 bilhões.
Em relação ao que representam em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de toda as riquezas produzidas pelo país –, as despesas com educação mantiveram-se estáveis de 2013 a 2018, chegando a 5% do PIB. A partir de 2019, as despesas tiveram redução, mas voltaram a representar 4,9% do PIB em 2022.
Para o gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo, o aumento foi impulsionado pelo Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil, reunindo recursos provenientes de diversos impostos além de uma complementação da União. Entre as medidas do Novo Fundeb está o aumento dos recursos repassados pela União, que ocorre gradativamente, partindo de 10% até atingir 23% em 2026.
Outro fator, segundo Gontijo é o aumento da arrecadação de impostos. A Constituição exige que os estados e municípios apliquem ao menos 25% de sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da educação. Com o aumento da arrecadação, aumenta também o investimento.
“Esses dois fatores explicam o crescimento, que é uma notícia bastante positiva. O Brasil melhorou muito no financiamento educacional, mas ainda existem muitas possibilidades de melhoria porque a gente ainda gasta, por aluno, um valor bem abaixo da média dos países mais ricos e que têm melhores resultados de aprendizagem no Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes]”, diz Gontijo.
Em uma comparação com outros países, o gasto médio por aluno na educação básica no Brasil ainda está aquém. O Brasil gastava cerca de US$ 3,5 mil por ano em 2020, enquanto a média entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) era de US$ 10,9 mil. Comparando com países da América Latina, o México gastava cerca de US$ 2,7 mil, a Argentina, US$ 3,9 mil, e o Chile, cerca de US$ 6,7 mil.
Custo por aluno
Observando os custos por estudante da educação básica, estimativas do Todos Pela Educação apontam que o Brasil investe, em média, R$ 12,5 mil por aluno, por ano, de acordo com os dados de 2023. Esse valor é maior que o de 2013, quando o país investia R$ 8,3 mil. Em 2023, a média variava de R$ 9,9 mil, no Amazonas, até R$ 15,4 mil, em Roraima.
De acordo com o anuário, considerando os municípios, em 2013, 45,9% do total gastaram até R$ 8 mil por aluno da educação básica. Em 2023, os valores aumentaram e o percentual caiu para apenas 1,7% dos municípios pagando R$ 8 mil ou menos. O relatório atribui tal aumento a políticas de financiamento mais redistributivas, como o Fundeb.
Gontijo diz que o país tem o desafio tanto de aumentar a quantidade de recursos disponíveis para educação quanto de melhorar a gestão desse dinheiro.
“Garantir que os recursos sejam aplicados nas políticas educacionais mais efetivas que se transformam em mais acesso e mais aprendizagem para os estudantes. O Brasil vem melhorando essa trajetória de gastos e os resultados vêm aparecendo, mas não na velocidade com que a gente poderia avançar”, enfatiza.
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta terça-feira (12) o Centro de Nefrologia Sakae Kamitani e a obra de restauração funcional do pavimento e substituição do sistema de iluminação pública na avenida Mato Grosso.
As entregas somam aproximadamente R$ 9 milhões em investimentos e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população de toda região. O governador Eduardo Riedel participou da solenidade de entrega das duas obras esta manhã em Naviraí.
“Nós acreditamos em crescer sem deixar ninguém para trás. É imensurável o valor que está sendo aplicado aqui, o resultado que a gente tem alcançado nessas ações de algumas práticas de saúde. E a saúde é algo que a gente tem que ter muita atenção em todos os municípios, porque ela é demandada num limite que o orçamento público não suporta se não for bem trabalhado, planejado, otimizado”, disse Riedel.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, além dos secretários Maurício Simões (Saúde) e Eduardo Rocha (Casa Civil), também participaram da solenidade juntamente com a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, e outras autoridades municipais.
O Centro de Nefrologia, um marco importante para a saúde pública de toda a região Conesul, que foi viabilizado com investimento de R$ 3 milhões da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e vai auxiliar no dia a dia dos pacientes renais crônicos, que precisam passar por hemodiálise, em média, três vezes por semana.
“É um centro de nefrologia para tratamento específico em hemodiálise. Começamos hoje, com dez pacientes, a semana que vem vão ser 30, e a partir de dezembro em torno de 50 pacientes. É um marco importante porque a gente sabe que os pacientes tinham que viajar para outras cidades três vezes por semana para serem atendidos e agora vai estar mais próximo de quem precisa fazer diálise”, disse o médico nefrologista Antônio Pedro Bittencourt, responsável pela gestão do serviço de hemodiálise de Navirai.
Em Mato Grosso do Sul, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), 1.955 pessoas precisam desse serviço para ter qualidade de vida. Com esta implantação, a rede de hemodiálise sul-mato-grossense passa a contar com 17 polos regionais de atendimento – seis em Campo Grande, dois em Dourados e os demais nas cidades de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí, cada uma com um centro de tratamento.
Claudemir Martins da Silva, 48 anos, mora em Naviraí e faz hemodiálise há sete anos. Hoje (12), pela primeira vez ele fez o procedimento na cidade onde vive, sem precisar enfrentar horas de viagem. “Graças a Deus, que deu tudo certo. Agora facilita muito, é perto de casa, sem necessidade de deslocamento”, disse o paciente.
O Centro de Hemodiálise de Naviraí vai beneficiar também pacientes dos municípios de Juti, Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo e Japorã, que não vão mais precisar percorrem longas distâncias para buscar tratamento nos municípios de Dourados, Ponta Porã e Campo Grande, onde o serviço era ofertado para os pacientes de Naviraí.
“Esta unidade é inaugurada com uma capacidade muito maior do que o número de pacientes que necessitam de hemodiálise, que até a semana passada precisavam buscar outros municípios para realizar o seu tratamento. Se cuidarmos da atenção primária, tratando a hipertensão, diabetes, no seu princípio, nós teremos menos pacientes necessitando da hemodiálise. O Governo do Estado será parceiro do município de Naviraí e de todos os municípios ao entorno da unidade, que permanecerá em funcionamento contínuo”, disse o secretário Maurício Simões.
A região tem 57 pacientes em Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo e Naviraí. O Centro tem capacidade para atender de 120 pessoas por mês, em até três turnos. Com recursos do Governo do Estado, viabilizados por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, foram adquiridas 20 máquinas de hemodiálise, das quais 18 já se encontram instaladas e duas ficarão reservadas.
A infraestrutura foi projetada para oferecer um ambiente adequado e eficiente aos pacientes, incluindo uma sala de STDAH (Sistema de Tratamento de Água para Hemodiálise), espaços para acondicionamento e processamento de dialisadores, sala de treinamento para diálise peritoneal, sala de enfermagem e dois consultórios médicos, que garantem atendimento de qualidade e segurança para os pacientes.
“É uma realização impactante que melhora a qualidade de vida das pessoas e cumpre o compromisso do governo do Mato Grosso do Sul de ser um estado próspero”, afirmou o vice-governador José Carlos Barbosa.
A entrega do Centro de Nefrologia Sakae Kamitani, marca as comemorações do aniversário de Naviraí, que completou ontem (11), 61 anos de emancipação político-administrativa.
“É um sonho que está saindo do papel com o Governo do Estado como parceiro, que as famílias de Naviraí e das cidades da região estavam esperando”, disse a prefeita.
Localizado na avenida Amélia Fukuda, o Centro de Nefrologia leva o nome do vice-prefeito de Naviraí, Sakae Kamitani, que faleceu aos 86 anos em 24 de janeiro de 2017, durante seu único mandato. Produtor rural que chegou ao município em 1961, ele foi fundador e presidente da Copasul (Cooperativa Sul-Mato-Grossense).
Infraestrutura
Outros R$ 5,9 milhões de recursos do Estado possibilitaram a restauração asfáltica da Avenida Mato Grosso, uma das principais vias de acesso ao município, que recebeu melhorias em mais 7 mil metros quadrados de asfalto até a BR-163. As obras contemplaram ainda a drenagem de águas pluviais e a substituição do sistema de iluminação pública – as antigas luminárias de vapor de sódio foram substituídas por LED, mais modernas.
“Estamos entregando oficialmente a Avenida Mato Grosso, recapeamento e iluminação de led, obras, que melhoram a vida das pessoas. Naviraí está praticamente toda pavimentada”, disse Riedel.
A obra traz benefícios imediatos para a comunidade local, como também contribuirá para o desenvolvimento econômico da cidade já que ao longo da Avenida Mato Grosso comércios e indústrias geram inúmeros empregos. Além disso, a melhoria na infraestrutura urbana é um fator atrativo para investimentos e novos empreendimentos, impulsionando o crescimento econômico da região.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Bruno Rezende
Na última segunda-feira (11) a prefeita eleita Professora Lurdes, conduziu uma reunião com os atuais vereadores para discutir a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025.
O encontro, que teve a participação ativa dos atuais vereadores, concentrou-se na necessidade de ajustes na proposta de orçamento apresentada na câmara.
A atual administração tem se beneficiado de um espaço de suplementação orçamentária de 40%, permitindo maior flexibilidade e agilidade na execução de projetos e ações administrativas.
Durante as discussões, a prefeita e os vereadores demonstraram compreensão mútua sobre a importância da suplementação orçamentária para garantir a continuidade de programas e iniciativas essenciais na cidade.
Diante disso, os vereadores da atual legislatura firmaram um compromisso com a prefeita, afirmando que votarão pela majoração da suplementação para 40%, conforme os índices dos anos anteriores.
Essa decisão é considerada um passo significativo não apenas para a gestão da prefeita eleita, mas também para a cidade como um todo, já que a suplementação orçamentária se destaca como um importante mecanismo para viabilizar investimentos e atender às demandas da população.
A votação da LOA está prevista para os próximos dias, e a expectativa é que a colaboração entre a nova prefeita e os vereadores da câmara resulte em um orçamento que atenda às necessidades da população e promova melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade.
A reunião foi vista como um sinal positivo de diálogo e cooperação entre os poderes executivo e legislativo, estabelecendo uma base sólida para a nova administração que se inicia.
A duração do Campeonato Brasileiro de 2025 terá 10 meses, com início em 29 de março e término em 21 de dezembro. Essa é uma das principais novidades do calendário de 2025 do futebol nacional anunciado nesta terça-feira (12) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A modificação, segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, foi necessária para evitar conflito do Brasileirão com o Mundial de Clubes no ano que vem, que contará com Flamengo, Fluminense, Palmeiras e com o campeão da Copa Libertadores (Atlético-MG ou Botafogo). O Mundial ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho.
Outra alteração é a data de início dos campeonatos estaduais: começarão em 12 de janeiro e terminarão em 26 de março.
“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, pontuou Ednaldo Rodrigues.
A CBF também inovou estabelecendo um intervalo para o retorno de jogadores convocados para a seleção a seus times de origem. Os clubes que tiverem atletas na seleção terão o prazo preservado de 48 horas entre o fim do período da Data Fifa e suas respectivas partidas no Brasileirão. Este é o terceiro ano seguido que o Campeonato Brasileiro sofrerá interrupção nas Datas Fifa (período em que seleções de cada um dos seis continentes se reúnem para jogos oficiais e amistosos).
“As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos”, concluiu o presidente da CBF.
Assim como ocorreu este ano, as semifinais e as finais da Copa do Brasil serão disputadas em dois finais de semana.
Calendário do futebol brasileiro em 2025
Supercopa do Brasil – 02/02 (01 data)
Copa do Brasil – 19/02 a 09/11 (14 datas)
Série A – 29/03 a 21/12 (38 datas)
Série B – 05/04 a 22/11 (38 datas)
Série C – 13/4 a 26/10 (27 datas)
Série D – 13/04 a 28/09 (24 datas)
Início do Recesso 2025/26 (Série A) – 22/12/2025 (15 datas)
Outras competições
Copa Libertadores (Conmebol) – 05/02 a 29/11 (19 datas)
Copa Sul-Americana (Conmebol) – 05/03 a 22/11 (15 datas)
Trinta tribunais de Justiça estaduais e regionais federais do país receberam nesta semana relatório preliminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para revisão de 496.765 processos penais.
Quatro tipos de processos serão revisados pelos tribunais. Mais de 324 mil processos (65% do total) são relativos à concessão de indultos de Natal para pessoas presas por crimes sem uso de violência ou grave ameaça. Apenas 13% dos casos analisados são considerados graves.
Cerca de 65 mil casos são relacionados a pessoas que foram flagradas portando maconha ou cultivando a planta dentro dos presídios e estão respondendo procedimento disciplinar por esse motivo.
Os tribunais deverão avaliar se o porte era de até 40 gramas da droga ou se o flagra foi de mais de seis pés de planta de maconha, volumes considerados pelo Supremo Tribunal Federal como “ilícito administrativo” e não penal.
Os tribunais também deverão rever a manutenção de prisões preventivas, sem qualquer condenação portanto, com duração maior que um ano. Além desses, deverão ser avaliados os processos de execução penal em que não haja mais pena restante a cumprir ou que a pena está prescrita, bem como processos que caberiam progressão de regime ou livramento condicional.
O CNJ foi criado pela Emenda Constitucional 45, no ano de 2004, e iniciou as atividades em junho de 2005. Desde 2008, o conselho realiza mutirões. No ano passado, 80 mil processos foram revisados pelos tribunais e 21 mil pessoas tiveram reconhecido o direito à alteração no regime de pena.
Os processos em revisão não incluem casos dos tribunais de justiça da Bahia, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, que não prestaram informações para a elaboração do relatório preliminar do CNJ.
A atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve ser reeleita por aclamação nesta quarta-feira (13) para administrar a Assembleia Legislativa no biênio 2025/2026. Os deputados Coronel David e Zé Teixeira, manifestaram apoio a recondução dos deputados Gerson Claro (PP), na presidência; Renato Câmara, 1ª-vice presidência; Zé Teixeira, 2ª-vice-presidência; Mara Caseiro, 3ª-vice-presidência; Paulo Correa, 1º secretário; Pedro Kemp, 2º secretário e Lucas de Lima, 3º secretário.
“Em nome dos demais integrantes da Mesa, agradeço o apoio dos colegas o que aumenta nossa responsabilidade para atender suas expectativas de fortalecer o papel institucional do parlamento estadual, manter o protagonismo da Casa nos debates de interesse da sociedade, sempre na perspectiva de construir consensos e sem renunciar as suas prerrogativas, tem empenhado na entrega de resultados em favor da população”, destacou Gerson, que deixou claro o seu entendimento sobre o seu trabalho como presidente.
“O parlamento é a casa da democracia, administrada de forma colegiada. Quem ocupa a presidência, exerce o papel do síndico, escolhido pelos outros 23 condôminos, com os mesmos direitos e prerrogativas”, comentou Gerson.
Dirigindo-se ao deputado Coronel David, que se somou aos demais colegas favoráveis a recondução dos atuais integrantes da Mesa Diretora, o presidente da ALEMS, enalteceu o trabalho do colega de parlamento. “Vossa excelência é um deputado que exerce com retidão e competência o mandato que o povo lhe outorgou, continuará tendo o nosso respeito e admiração”, destacou.
Vista da cidade de Amambai. Casa do Trabalhador local disponibiliza 18 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 13 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 18 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
1 Vaga de Cabeleireiro feminino
1 Vaga de Mecânico
1 Vaga de Atendente de loja (PCD)
2 Vagas de Vendedor interno
1 Vaga para Forneiro de Alto-Forno
1 Vaga Cortador de Eucalipto
1 Vaga para Motofretista
1 Vaga de Promotor de Vendas
1 Vaga de Vendedor de comércio Varejista
1 Vaga para Monitor Agrícola
2 Vaga para serviços gerais
1 Vaga para Faxineiro
1 Vaga para Motorista Lombador
1 Vaga para Diarista
1 Vaga para Operador de Caixa
1 Vaga para Rasteleiro
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
Organizadores e dirigentes de equipes durante o congresso técnico para a Copa Santa Rosa de Suíço 2024 na noite dessa segunda-feira, dia 11 de novembro. (Fotos: Divulgação)
Vilson Nascimento
Três jogos abrem na noite desta quinta-feira, dia 14 de novembro, a 14ª edição da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.
Em 2024 a competição, que segundo a organização vai distribuir R$ 8 mil em prêmios, vai reunir 16 equipes, entre times da cidade, em Amambai e de toda a região, onde as equipes foram divididas em quatro chaves de quatro times cada.
Na partida de abertura, na noite dessa quinta (14), a atual campeã do certame, Fazenda Flamboyant, time dirigido pelo produtor rural Peterson Zanata, o “Peteca”, que tem como técnicos Andrey Fernandes e Willian Copeu e este ano tem a parceria do União Esporte Clube, vai enfrentar, às 19h45, a equipe Invernada, da Aldeia Amambai.
Fazenda Flamboyant e Invernada se enfrentaram há duas semanas pela final da Copa Cidade Crepúsculo de Futebol Suíço, também em Amambai e na ocasião a Flamboyant levou a melhor e ficou com o título.
Na segunda partida da rodada de abertura, às 20h45 a Intech/Balts, de Amambai entra em campo para enfrentar o Jutí/Amigos do Bisteca, de Jutí e na sequência, às 21h45 jogam Clinica das Motos/Bom Fim e Time dos Amigos/Desportivo Ovando, que tem como técnico o Benito Ovando, ex-técnico da equipe Invernada.
O congresso técnico para Copa Santa Rosa de Futebol Suíço 2024, que tem a frente da promoção e organização o Ramão Batista Júnior, o “Fubica”, aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 11 de novembro.
Na 13ª edição da Copa Santa Rosa, realizada em 2023, o título ficou com a equipe da Fazenda Flamboyant.
Confia a composição das chaves para a Copa Santa Rosa 2024