16.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 805

Novo polo: MS aprimora defesa fitossanitária da citricultura diante do crescimento da produção

0

Com a previsão de quase 30 mil hectares em projetos de citricultura para os próximos quatro anos, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação) e em parceria com o Sistema Famasul, começa a realizar a capacitação da assistência técnica para aprimorar a sanidade vegetal na produção de citros.

Hoje (18) foi realizada a primeira reunião para técnicos agropecuários do Senar-MS, fiscais agropecuários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e técnicos extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul) para falar sobre a Prevenção e Controle Sanitário da Citricultura.

O evento aconteceu na Famasul, e contou com as  palestras do pesquisador da Fundecitrus, Rafael Silvestre, e da gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Glaucy Ortiz. A reunião foi comandada pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta, e pelo diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e contou com a participação da coordenadora de Citricultura, Karla de Nadai.

Segundo Beretta, o objetivo do encontro foi fazer um alinhamento de ações entre as assistências técnicas de órgãos governamentais do Estado como a Semadesc, Agraer e Iagro e dos parceiros como o Senar-MS.

“Hoje é um dia de alinhamento institucional e técnico. Vocês vão ver uma série de eventos, de cenários, Agraer atuando junto ao Iagro. É uma coisa que estamos construindo, porque os órgãos precisam estar alinhados para que a gente consiga potencializar o conhecimento e não sombrear. Então a nossa meta, que é uma vontade do governador Riedel e o secretário Jaime é potencializar a ação dessas instituições. Isso é importante para o Estado, e assim vai ser construído”, destacou.

Novo polo: MS aprimora defesa fitossanitária da citricultura diante do crescimento da produção
Reunião técnica reuniu Agraer, Semadesc, Famasul e Iagro para debater prevenção da sanidade vegetal na Citricultura na Famasul

Beretta ressaltou que o Estado tem hoje cerca de 10 mil hectares de citricultura, mas pode chegar a aproximadamente 30 mil nos próximos quatro anos.

“Hoje nós temos uma oportunidade para virar realidade, mas para isso precisamos fazer as coisas bem feitas. Por isso, hoje estamos aqui fazendo um alinhamento para que as pessoas não olhem determinadas ações com um viés errado. Nós estamos fazendo isso para que a oportunidade vire realidade. Porque nós estamos trazendo para o Estado a citricultura, e Mato Grosso do Sul não é a única alternativa de citricultores importantes. Além de Mato Grosso do Sul eles têm oportunidade de ir para Minas Gerais ou Goiás. Então o conjunto de garantias que a gente puder dar para eles, para que essa doença, não entre ou que entre o mais tarde possível, que a gente consiga mantê-la sob controle, é que vai fazer com que determinados grupos que estão saindo de São Paulo, porque o índice de infestação do greening em São Paulo já é de 44%, e estão procurando novas áreas para fazerem os seus investimentos, investimentos que são altíssimos, venham para o MS”.

O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman reforçou a parceria da assistência técnica da Agraer neste trabalho de atuação e conscientização junto as comunidades e os pequenos produtores.

“Nós, como a empresa técnica pública de assistência técnica e extensão rural, estamos ouvindo as recomendações e vamos participar do manejo adequado na atividade. Então,  estamos aqui para colaborar, e sempre que formos demandados. Nós estamos nos 79 municípios do Estado e podemos contribuir com essa atividade e diversificar cada vez mais a base econômica do MS, que passa por um momento muito bom economicamente. Acredito que a citricultura vai ser uma atividade muito próspera aqui no Estado. E eu tenho certeza, como sempre, com o apoio da nossa empresa”, afirmou.

Palestras

O engenheiro do Fundecitrus Rafael Silvestre, abordou o tema Greening em sua palestra explicando o que é a doença e como ela afetou mais de 44% dos laranjais de SP. O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes.

As árvores novas afetadas não chegam a produzir e as adultas em produção sofrem uma grande queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo. A ocorrência no Estado é muito baixa, segundo o agrônomo, mas o objetivo da palestra foi justamente ajudar a prevenir a ocorrência, diante da chegada de grandes projetos de citricultura ao Estado.

Novo polo: MS aprimora defesa fitossanitária da citricultura diante do crescimento da produção
Engenheiro da Fundecitrus Rafael Silvestre detalhou cenário do greenning em SP e País e as ameaças da doença

Silvestre passou diversas orientações aos participantes, discorrendo sobre o cenário do greening no estado de SP e no País. O agrônomo também falou sobre os psilídeos (inseto vetor da doença) que se prolifera em mudas de citrus e também murta; apresentou ferramentas da Fundecitrus como o Alerta Psilídeo, Avalia Psilídeo e Avalia Greening, além de mostrar o levantamento anual de greening.

Defesa vegetal

As ações de defesa fitossanitárias da Iagro no setor de citricultura foram destacadas na palestra da gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Glaucy Ortiz, que falou sobre a nova legislação estadual que visa garantir a segurança sanitária dos pomares do Estado.

Em agosto, o Governo do Estado sancionou a Lei nº 6.293, que altera a legislação de Defesa Sanitária Vegetal, originalmente instituída pela Lei nº 4.225 de 2012. A nova legislação introduz mudanças e reforça o combate a pragas que ameaçam a agricultura, com destaque para a proibição do cultivo, comércio, transporte e produção da planta exótica murta (Murraya paniculata).

Novo polo: MS aprimora defesa fitossanitária da citricultura diante do crescimento da produção
Gerente de Deefesa Sanitária Vegetal da Iagro, Glaucy Ortiz falou sobre as ações da defesa fitossanitária na citricultura e a nova legislação

A murta foi identificada como hospedeira da bactéria Candidatus liberibacter, transmitida pelo inseto vetor Diaphorina citri, responsável pela doença huanglongbing (HLB), conhecida como greening, uma das mais devastadoras para a citricultura. A doença causa a queda precoce de frutos e a morte das árvores, comprometendo seriamente a produtividade das plantações.

Além das medidas específicas contra a murta, a lei estabelece novas diretrizes para a fiscalização agropecuária em Mato Grosso do Sul. Entre as principais mudanças estão a ampliação das competências da Iagro, que poderá interditar, apreender e destruir produtos vegetais e insumos que não atendam às normas de sanidade. A legislação também introduz a possibilidade de conversão de multas em bens e serviços, como alternativa para infrações leves.

Glaucy ainda reforçou sobre o perigo da compra de mudas irregulares, que podem trazer graves problemas aos pomares do Estado, principalmente os urbanos e domésticos em função do greening. Por esta razão a recomendação da Iagro é para que sejam feitas as aquisições de mudas de qualidade e seja combatido a comercialização irregular, como é feita por ambulantes, que podem trazer riscos iminentes para os pomares do Estado.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda

Fórum de Mudanças Climáticas de MS está com inscrições abertas: participação é gratuita

0

Interessados em participar do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, nos dias 27 e 28 de novembro, já podem fazer a inscrição totalmente gratuita e garantir assento no evento. O Fórum é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e será realizado no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Micros e Pequenas Empresas) em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel e o titular da Semadesc, Jaime Verruck, farão pronunciamentos na abertura detalhando os compromissos do Estado com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Importantes estudiosos do tema foram convidados para palestrar no evento, que contará ainda com rodadas de conversa e reuniões técnicas.

Nessa segunda edição do Fórum, a intenção é avançar no debate e criar “oportunidade para o fortalecimento das políticas ambientais em níveis estadual e municipal, a partir do momento em que propicia a troca de experiências e a integração de práticas sustentáveis”, ponderou o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.

Haverá uma programação extensa com palestrantes renomados abordando diversos assuntos dentro do tema ‘mudanças climáticas’. No primeiro dia (27) acontecem as palestras e no dia 28 as câmaras técnicas do Fórum se reúnem para discutir, dentro de um processo de mediação, a definição das principais diretrizes dos trabalhos e demais direcionamentos resultantes dos debates.

Fórum de Mudanças Climáticas de MS está com inscrições abertas: participação é gratuita

O I Fórum Estadual de Mudanças Climáticas foi realizado em abril deste ano, também em Campo Grande, e teve como um dos principais palestrantes o pesquisador Daniel Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em sua exposição, Vargas ofereceu elementos para provocar uma reflexão sobre a postura que o Brasil e outros países tropicais devem adotar nos fóruns mundiais que criam as regras ambientais. Vargas salientou que o Brasil tem muito a oferecer para o equilíbrio mundial das emissões de GEE (gases do Efeito Estufa), no entanto é tratado como parte do problema.

Serviço:

II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas.
Data: 27 e 28 de novembro de 2024.
Local: Sebrae/MS – Av. Mato Grosso, 1661, Campo Grande – MS.
Inscrições: acesse o site oficial do evento.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto de capa: Saul Schramm/Arquivo

Lula adverte para risco de nova guerra se ordem global não mudar

0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A modernização das instituições internacionais, inseridas na lógica de um mundo multipolar, é essencial para evitar o risco de uma nova guerra mundial ou de uma crise econômica de escala planetária, advertiu nesta segunda-feira (18) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele abriu a segunda sessão da Cúpula de Líderes do G20, que discute a reforma da governança global.Lula adverte para risco de nova guerra se ordem global não mudarLula adverte para risco de nova guerra se ordem global não mudar

“A resposta para a crise do multilateralismo é mais multilateralismo. Não é preciso esperar uma nova guerra mundial ou um colapso econômico para promover as transformações de que a ordem internacional necessita”, discursou o presidente no encontro, que começou com mais de duas horas de atraso após a demora na realização da foto oficial dos líderes da reunião de cúpula.

Dizendo que a ordem vigente desde o fim da Segunda Guerra Mundial e o neoliberalismo não deram certo, Lula defendeu a reforma das instituições internacionais que amplie o peso dos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. A reforma da governança internacional é um dos eixos da presidência do Brasil no G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana).

“A globalização neoliberal fracassou. Em meio a crescentes turbulências, a comunidade internacional parece resignada a navegar sem rumo em disputas hegemônicas. Permanecemos à deriva, arrastados por uma torrente que nos empurra para uma tragédia. Mas o confronto não é uma fatalidade. Negar isso é abrir mão da nossa responsabilidade”, acrescentou Lula.

Para Lula, o G20 tem poder para reformar a ordem internacional na medida em que o grupo reúne tanto países ricos como em desenvolvimento.

“Em torno desta mesa estão os líderes das maiores economias e blocos regionais do planeta. Não há ninguém em melhor posição do que nós para mudar o curso da humanidade. Este ano, a reforma da governança global entrou em definitivo na agenda do G20”, comentou.

Conselho de Segurança

Uma das pautas da revisão da governança global é a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, Lula criticou o poder de veto dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Segundo o presidente brasileiro, esse sistema resulta na omissão do poder internacional diante de guerras e conflitos.

“A omissão do Conselho de Segurança tem sido ela própria uma ameaça à paz e à segurança internacional. O uso indiscriminado do veto torna o órgão refém dos cinco membros permanentes. Do Iraque à Ucrânia, da Bósnia a Gaza, consolida-se a percepção de que nem todo território merece ter sua integridade respeitada e nem toda vida tem o mesmo valor”, declarou Lula, numa crítica indireta a Estados Unidos, Israel e Rússia.

O presidente acrescentou que sanções unilaterais produzem sofrimento e atingem os mais vulneráveis. Lula mencionou conflitos esquecidos em países pobres e criticou intervenções estrangeiras que não conseguiram resolver guerras. “Intervenções desastrosas subverteram a ordem no Afeganistão e na Líbia. A indiferença relegou o Sudão e o Haiti ao esquecimento. Sanções unilaterais produzem sofrimento e atingem os mais vulneráveis”, comentou.

Segundo turno elege Oldeir Pavão como Capitão da Aldeia Limão Verde, mas Delfino contesta o resultado

0
Entrada da Aldeia Limão Verde no município de Amambai (Foto: Reprodução/Rádio Terena)

A comunidade indígena da Aldeia Limão Verde, localizada em Amambai, vive um momento de intensa mobilização e debate após a realização do segundo turno das eleições para a escolha de sua nova liderança. O pleito, ocorrido no último domingo, 17 de novembro, foi marcado por discussões sobre legitimidade e transparência.

O primeiro turno e as polêmicas

No início do mês, a eleição para capitão da aldeia ocorreu com uma disputa acirrada entre os candidatos Delfino Borvão e Oldeir Pavão. Ao final da apuração, Delfino foi declarado vencedor com 250 votos contra 249 de Oldeir. No entanto, uma denúncia apresentada à Comissão Eleitoral apontou que um eleitor de outra aldeia havia votado indevidamente, o que contraria as regras do edital eleitoral, que restringem o voto a moradores com residência fixa na Aldeia Limão Verde.

Com a invalidação desse voto, houve um empate técnico entre os candidatos, com 250 votos cada. Diante disso, a comunidade decidiu, por consenso, realizar um segundo turno para garantir uma definição clara da liderança e evitar divisões internas.

Segundo turno

No dia 10 de novembro, durante uma reunião no Centro de Eventos da aldeia, ficou definida a realização do segundo turno. A decisão incluiu a criação de uma nova Comissão Eleitoral e a comunicação oficial a órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o Ministério Público Federal (MPF).

Delfino Borvão, no entanto, contestou o voto irregular que gerou o empate técnico, afirmando que não houve fraude e que os votos do primeiro turno eram válidos. Apesar disso, o segundo turno foi marcado para o dia 17 de novembro, como forma de pacificar a comunidade e garantir uma liderança definida.

Resultado do Segundo TurnoA votação ocorreu das 8h às 16h, e os resultados foram os seguintes:

• Oldeir Pavão / Vice: Rosana Rodrigues

o Assinaturas: 560
o Nulas: 12
o Válidas: 548

• Delfino Borvão / Vice: Paulo Izidoro

o Assinaturas: 528
o Nulas: 30
o Válidas: 498

Oldeir Pavão foi declarado vencedor do pleito com uma diferença de 50 votos válidos.

Contestações e novas acusações

Após o anúncio do resultado, Delfino Borvão apresentou um ofício à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal contestando o segundo turno. Ele alegou que houve fraudes no processo, incluindo votos de pessoas que não residem na aldeia, menores de idade e até de não indígenas. Segundo Delfino, “79 votos foram roubados” e, por isso, seu grupo pede a anulação do segundo turno e a realização de um terceiro turno com supervisão de órgãos competentes, ou até mesmo a divisão do comando da aldeia.

Próximos passos

A situação permanece tensa na Aldeia Limão Verde, com a comunidade dividida e a legitimidade do processo eleitoral sob questionamento. A decisão final sobre o caso deverá contar com a intervenção de autoridades como o MPF e a FUNAI, que já foram acionados para avaliar as denúncias apresentadas.

Enquanto isso, a eleição, que deveria ser um momento de unidade, reflete os desafios de conduzir processos democráticos em meio a divergências internas. A comunidade aguarda um desfecho que possa restabelecer a harmonia e a confiança na liderança local.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Escola CELQ realiza Feira Cultural “Explorando o Mundo 2024”

0
Fotos: Geovana Biron

A Escola CELQ, de Amambai, promoveu na última quinta-feira, 14 de novembro, a Feira Cultural “Explorando o Mundo 2024, marcando o retorno de um dos eventos mais tradicionais da instituição. A exposição havia sido realizada pela última vez em 2019, em 2020 a feira não pode ser realizada devido à pandemia de Covid-19 que atingiu o país, e permaneceu sem novas edições até este ano.

Segundo a coordenadora pedagógica, Aline Marchese Benedeti, a feira acontece há mais de 15 anos. O evento deste ano trouxe exposições de 15 países e as regiões brasileiras, totalizando 16 países. A feira proporcionou aos visitantes uma introdução em aspectos como história, culinária e vestimentas tradicionais de cada nação, além de destacar questões geográficas, econômicas e culturais.

Preparação e impacto educacional

Segundo Aline, os alunos se prepararam intensamente por quatro meses para a feira. “É muita pesquisa e trabalho com os professores. Os alunos não apenas aprendem sobre os países, mas também desenvolvem habilidades importantes, como a oralidade, o planejamento e o trabalho em equipe. Cada grupo é responsável por um projeto, e eles passam por etapas até chegar ao que está sendo apresentado”, explicou.

Além do ganho em disciplinas como geografia, história e filosofia, os estudantes desenvolvem competências gerais e sociais. “A feira trabalha o conhecimento e a capacidade de apresentar-se em público. Eles aprenderam a criar cartazes, a planejar, a se organizar em grupo. É um exercício de cidadania e de formação de pensamento crítico”, destacou Aline.

Outro ponto ressaltado foi o impacto emocional e a criação de memórias intensas. “Muitos professores e pais que participam, hoje, contam sobre suas próprias experiências em feiras passadas. Isso cria uma conexão emocional única e é algo que os alunos levarão para a vida inteira”, comentou.

Integração entre escolas

A Feira Cultural foi aberta ao público e promoveu a interação entre diferentes escolas do município que visitaram as exposições, enriquecendo o ambiente de troca de conhecimento. “Esse momento de interação é muito importante. Vivemos em uma comunidade, e as escolas devem manter essa relação de amizade e colaboração, como já fazemos em outras atividades, como os jogos escolares”, enfatizou Aline.

Confira fotos do evento:

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Polícia Militar Rodoviária divulga balanço da Operação Proclamação da República com nenhum óbito registrado nas rodovias estaduais em MS

0

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, subordinado ao Comando de Policiamento Rodoviário da PMMS, realizou, entre os dias 14 e 18 de novembro, a Operação Proclamação da República, nas rodovias estaduais.

Por conta do período de feriado houve o reforço na fiscalização de trânsito, com foco no combate às principais infrações flagradas nas rodovias, prevenindo assim acidentes e aumentando a sensação de segurança nas rodovias, o que garantiu um período sem nenhuma morte registrada nas rodovias estaduais, sendo atendidos 12 acidentes pelos policiais militares rodoviários.

Foram empregadas 20 viaturas, espalhadas pelas bases operacionais em todo o estado, com cerca de 105 policiais militares empenhados, o que resultou em 834 veículos abordados, 1.412 pessoas abordadas, 397 autos de infração lavrados, um condutor preso em flagrante por embriaguez, três indivíduos presos com mandado de prisão em aberto.

Para denúncias e informações, ligue 198 e fale com a PMR.

Camionete roubada no Paraná é recuperada pelo DOF em Japorã

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na madrugada desta segunda-feira (18), uma camionete GM S10 de cor prata. A ação policial ocorreu na rodovia 386, área rural do município de Japorã.

Os militares faziam um patrulhamento na região de um assentamento rural quando se depararam com a camionete abandonada. Após fazer uma checagem dos agregados do veículo constatou-se que as placas afixadas eram falsas, além de um registro criminal de roubo ocorrido na cidade paranaense de Cascavel, no dia 6 de dezembro do ano passado.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Japorã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Homem que seguia com droga para reserva indígena é preso pelo DOF em Amambai

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na noite deste domingo (17), um homem de 27 anos de idade por tráfico de drogas. Ele seguia com 1,365 quilos de skank. A ação policial ocorreu na rodovia 289, área rural do município de Amambai.

Os militares faziam um bloqueio policial para fiscalização, quando visualizaram o momento em que o condutor de uma motoneta de origem estrangeira tentou retornar. Após ser alcançado e abordado, os policiais localizaram a droga dentro do compartimento para guardar o capacete.

O homem disse que adquiriu a droga na reserva indígena Taquaperi e que pretendia revender na reserva indígena Limão Verde, município de Amambai, onde reside.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Amambai. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 14 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar reconhece papel essencial desses profissionais em Amambai

0
Membros do Conselho Tutelar de Amambai, da esquerda para a direita: Anderson Martines, Márcia Lima, Edmilson Ferreira, Alba dos Santos e Jhonatan Antunes. Foto: Divulgação

Redação

Nesta segunda-feira, dia 18, celebra-se o Dia do Conselheiro Tutelar, uma data dedicada a homenagear os profissionais que atuam na defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Em Amambai, a data foi marcada por uma homenagem especial aos conselheiros tutelares, destacando o compromisso e a importância de seu trabalho.

Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atuando em casos de negligência, violência, exploração e outras situações que ameacem os direitos de menores. O dia em homenagem a esses profissionais reforça o reconhecimento pelo esforço e dedicação na promoção de um futuro mais seguro e digno para as crianças e adolescentes.

A data também é uma oportunidade para lembrar a população da importância de apoiar o trabalho do Conselho Tutelar, valorizando sua missão de garantir que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos e respeitados.

Coronel David celebra Segurança Pública com entrega da Medalha Coronel PM Adib Massad

0
Foto: Assessoria

Em uma homenagem que valoriza os heróis da segurança pública no estado, nesta terça-feira (19), às 19h, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, sob a presidência do deputado estadual Coronel David (PL), a entrega do Diploma de Mérito e da Medalha Coronel PM Adib Massad. Instituída pela Resolução 31 de 2017, de autoria do parlamentar, a honraria reconhece profissionais e entidades que se destacaram na defesa e proteção da sociedade sul-mato-grossense.

Para o parlamentar, a solenidade vai além de uma homenagem: é um tributo à dedicação e coragem de profissionais que arriscam a vida pelo bem-estar coletivo.

“Valorizar quem garante a segurança de nossa população é uma das principais missões do meu mandato”, destaca Coronel David. “A Medalha Coronel PM Adib Massad é uma forma de reconhecer e perpetuar a memória daqueles que, como Adib, dedicaram suas vidas à proteção de nosso estado.”

O legado do Coronel Adib

O evento também celebra a trajetória do Coronel PM Adib Massad, um ícone da Segurança Pública. Reconhecido por sua atuação no combate ao crime organizado, ele comandou o antigo GOF (Grupo de Operações de Fronteira), hoje DOF (Departamento de Operações de Fronteira), nos anos 1990, consolidando-se como uma referência no enfrentamento ao crime na região de fronteira.

Coronel Adib Massad faleceu em 2021, aos 91 anos, mas seu legado permanece vivo, sendo honrado anualmente pela Assembleia Legislativa por meio desta medalha, fruto da iniciativa do Coronel David.

O deputado Coronel David convida toda a sociedade para prestigiar este momento especial. “É uma oportunidade de reconhecermos aqueles que garantem a nossa paz e a nossa segurança. Contamos com a presença de todos para juntos, homenagearmos nossos heróis,” finaliza o parlamentar.

Fonte: Assessoria do Dep. Coronel David

Homem foragido da Justiça é preso pelo DOF em Coronel Sapucaia

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam um homem de 23 anos de idade que estava foragido da Justiça. A ação policial aconteceu na madrugada desta sexta-feira (15), na cidade de Coronel Sapucaia.

Os militares faziam um patrulhamento quando abordaram o condutor de um veículo locado. Durante a checagem dos dados pessoais constatou-se o registro de mandado de prisão a cumprir, em desfavor do homem, e expedido pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande (MS). O veículo, um VW T-Cross, também era objeto de crime por apropriação indébita.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Coronel Sapucaia. O T-Cross está avaliado em 120 mil e pertence a uma locadora.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido pelo DOF em Caarapó

0
Foto: Assessoria/DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde deste sábado (16), um veículo GM Vectra branco carregado com mil pacotes de cigarros e uma caixa de som. A ação policial ocorreu na rodovia 378, área rural do município de Caarapó.

Os militares faziam um patrulhamento quando deram a ordem de parada ao condutor (43) e passageira de uma Hilux preta e, logo em seguida, ao condutor (36) do Vectra, onde estavam os produtos ilegais.

Questionado sobre o ilícito, o homem que conduzia o Vectra disse que recebia informações sobre o policiamento do casal que seguia em uma Hilux preta. Disse, ainda, que foram contratados para entregarem o material apreendido em Vila Vargas (MS), não informando quem seria a pessoa responsável por contratá-los.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal, em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 279,5 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Veículo com sinais identificadores adulterados é apreendido pelo DOF em Amambai

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um veículo Volkswagen Polo de cor preta. O condutor, um homem de 35 anos de idade, tentou fugir, mas foi detido. A ação policial aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), na rodovia 289, área rural do município de Amambai.

Os militares faziam um bloqueio policial para fiscalização quando deram a ordem de parada ao condutor do Polo, que desobedeceu e tentou fugir, sendo alcançado e detido. Questionado sobre a evasão da abordagem policial, o homem disse que temia estar foragido da Justiça.

Realizada a busca no sistema de cadastro criminal, nada constava em seu desfavor. Durante a vistoria veicular constatou-se indícios de adulteração na numeração do motor do Polo. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Amambai.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms e no Facebook: OficialDOF

Fonte: Assessoria DOF

Iguatemi vai receber 3,2 milhões de dólares do Focem para obras de infraestrutura

0
O prefeito Dr. Lídio Ledesma (d) com o secretário de Estado, em MS, Eduardo Rocha. Iguatemi vai receber do Focem, 3,2 milhões de dólares para obras de infraestrutura. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

O município de Iguatemi vai receber, em 2025, uma quantia de 3,2 milhões de dólares para execução de obras de infraestrutura.

O reforço da informação da destinação do recurso para Iguatemi foi passado ao prefeito reeleito do município, Dr. Lídio Ledesma, pelo secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, durante evento realizado no mês passado (outubro) em Amambai. (Assista no vídeo abaixo)

Segundo Eduardo Rocha, o recuso, que vem do Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), através do governo federal brasileiro, via Ministério do Planejamento e Orçamento do Brasil, que tem como titular da pasta a ministra Sul-mato-grossense, Simone Tebet, só não foi liberado para Iguatemi neste ano de 2024, tendo em vista os danos provocados pelas chuvas no Rio Grande do Sul e os valores destonados pelo Fundo para a recuperação dos estragos foram elevados.

Jutí busca parceria com Amambai para atender assentamentos rurais

0
O prefeito de Jutí, Gilson Cruz (e) com o vereador e vice-prefeito eleito, Elício Rocha, o “Mano” e o procurador jurídico da prefeitura, Adão Ronaldo, durante discussão sobre o termo de cooperação. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Prefeitura de Jutí está buscando parceria com a Prefeitura de Amambai, com o objetivo de atender as demandas de pequenos produtores de dois assentamentos rurais localizados no município de Amambai.

Os assentamentos, Guanabara e Sebastião Rosa da Paz estão localizados do lado amambaiense do Rio Amambai, mas a cerca de 80 quilômetros da sede do município e a apenas cerca de 20 quilômetros da cidade de Jutí.

O prefeito de Jutí, Gilson Cruz, enfatiza que os dois assentamentos rurais tem demandas frequentes como conservação de estradas, por exemplo, mas o atendimento por parte do município de Amambai acaba dificultado por conta da distância.

Gilson Cruz ressalta também que Jutí dispõe de programa de assistência e incentivo ao pequeno produtor, que poderiam atender também as famílias dos dois assentamentos amambaienses, mas não podem ser colocado em prática devido à legislação, por estarem em outro município.

“A maior parte dos moradores dos assentamentos, incluindo o Guanabara, frequentam e buscam atendimento em Jutí, mas a prefeitura não pode desempenhar ações lá pela questão de ser em outro município. Nossa proposta é criar um Termo de Cooperação entre os municípios de Jutí e Amambai para garantir um atendimento mais eficiente aos pequenos produtores instalados nos dois assentamentos”, disse o prefeito Gilson Cruz.

Durante o ato Roda de Conversa de Prefeito para Prefeito, realizado em outubro, em Amambai, ao ser procurado pelo vereador e vice-prefeito eleito de Jutí, Elício Rocha, o “Mano”, na ocasião representando o prefeito Gilson Cruz, para tratar sobre o assunto, o prefeito eleito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, se mostrou interessado.

Sérgio Barbosa lembrou que, para formalizar a parceria entre os dois municípios visando melhor atendimento as demandas das duas comunidades rurais, será necessário a implantação de um Termo de Cooperação entre as prefeituras de Amambai e Jutí, com a aprovação das câmaras municipais dos dois municípios para dar legalidade jurídica à parceria.

Jutí busca parceria com Amambai para atender assentamentos rurais
O vereador e vice-prefeito eleito de Jutí, Elício Rocha, o “Mano” (e), com o prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa. Termo de cooperação terá que passar pelas câmaras dos dois municípios para garantir validade jurídica.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS

0
Fotos: Bruno Chaves

O Governo de Mato Grosso do Sul participou neste domingo (17) do Fórum Empresarial entre Brasil e Indonésia, no Rio de Janeiro. O evento que é paralelo ao G20, foi mais uma oportunidade ao Estado para viabilizar grandes investimentos privados. Uma das reuniões foi com a Bracell, que confirmou e alinhou os próximos passos para construção de uma fábrica de celulose em Água Clara.

A empresa pretende investir US$ 4 bilhões (dólares) na unidade em Mato Grosso do Sul. Já foi iniciado o processo de licenciamento ambiental, com estudo previsto para ficar pronto até fevereiro do ano que vem, sendo mais um empreendimento no setor dentro do Estado.

A unidade terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose, em uma área localizada a 15 quilômetros do perímetro urbano da cidade. A perspectiva é de gerar 10 mil empregos nas obras e 3 mil na operação.

“Participamos do Fórum empresarial indonésia e Brasil, onde tivemos uma rodada de negócios com empresários dos dois países. O motivo principal da nossa vinda é para nos reunirmos com a Bracell, que é uma e empresa do grupo RGE, da indonésia, que discute uma planta industrial no Estado”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS
Governo de MS participou do Fórum Empresarial entre Brasil e Indonésia

Riedel destacou que estes novos investimentos da Bracell no Estado vão gerar empregos e melhorar a renda dos cidadãos. “ Foi uma reunião muito produtiva, que conseguimos alinhar uma série de pontos específicos. Ainda prestigiamos este Fórum de Negócios, que é mais uma oportunidade para buscar novos investimentos ao Estado”, completou o governador.

O evento ocorreu no Copacabana Palace, tendo a presença do CEO da Bracell, Anderson Tanoto, além do presidente da República da Indonésia, Prabowo Subianto e empresários dos dois países. Da comitiva do Mato Grosso do Sul, também estiveram presentes os secretários Jaime Verruck da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rodrigo Perez da Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica).

Verruck destaca que a nova fábrica de celulose no Estado, mostra a força do Mato Grosso do Sul no setor. “O governador aproveitou a oportunidade para apresentar toda a estrutura em termos de licenciamento ambiental, política de incentivos fiscais e investimentos em logística, que é importante para estas empresas. Inclusive citou o leilão das rodovias que fazem parte da Rota da Celulose, que vai ocorrer em 6 de dezembro na Bolsa de Valores”.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS
Governador (centro) ao lado dos secretários Rodrigo Perez (esquerda) e Jaime Verruck (direita)

Sobre a Bracell, o secretário citou que a empresa já tem investimentos importantes no Estado. “Ela tem sua base de plantio em Água Clara, que já está se expandindo para Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Começou no Estado há cinco anos, tem mais de dois mil empregos aqui e inaugurou recentemente um viveiro com mais de 250 mulheres contratadas”.

Mato Grosso do Sul já é reconhecido nacionalmente como o “Vale da Celulose”, tendo 24% da produção nacional. O Estado já dispõe da segunda maior área cultivada de eucalipto e o primeiro na produção de madeira em tora para papel e celulose. Também é vice-líder em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A cadeia produtiva florestal em MS gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. conta com quatro fábricas de celulose em operação, já tendo anunciado a quinta (Arauco) e confirmada a sexta (Bracell). Este cenário é fruto de um ambiente positivo de negócios construído pelo Governo do Mato Grosso do Sul.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS
Reunião do Governo de MS com a direção da Bracell

Discussão e novos negócios

O Fórum Empresarial entre Brasil e Indonésia, realizado no Rio de Janeiro, foi mais uma oportunidade para troca de informações entre autoridades e empresários dos dois países, que desejam investir em diferentes setores.

O encontro também discutiu temas centrais que estão na pauta do mundo, como colaboração estratégica nas áreas de segurança alimentar, segurança energética, segurança sanitária e desenvolvimento sustentável, onde ambos os países possuem pontos fortes complementares.

O governador Eduardo Riedel destacou no evento que Mato Grosso do Sul tem se posicionado de forma estratégica sobre estes temas globais, com investimentos robustos em infraestrutura, assim como incentivando a produção sustentável, atraindo inclusive investimentos que vêm da Indonésia.

“A Indonésia tem aparecido no nosso Estado, como a Bracell que tem investimentos importantes, naquele que vem a ser uma das grande fronteiras de investimentos na área de celulose, já chegando a 1,6 milhão de hectares de florestas plantadas. Nossa parte é criar cada vez mais um ambiente de negócios favoráveis para que empresas destes segmentos e outros possam investir”.

Fonte: Leonardo Rocha e Bruno Chaves, Comunicação do Governo de MS

Nota de Falecimento de Maria Madalena Diozebio Barbosa

0
Foto: Divulgação

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, 18 de novembro, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Maria Madalena Diozebio Barbosa, 85 anos.

Seu corpo está sendo trasladado para Iguatemi, onde será velado e sepultado. Dona Maria é mãe do prefeito eleito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Farma Popular    Fone: 99613-1749

Em frente a praça central

Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai

0
Com base do elenco formado por jogadores de Naviraí, a equipe Juti/Amigos do Bisteca estreou com goleada na Copa Santa Rosa de Suíço 2024, em Amambai. (Fotos: Organização)

Vilson Nascimento

Três jogos movimentam na noite desta terça-feira, 19 de novembro, a segunda rodada da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.

Às 19h30 jogam Fazenda Itapoty e Panduí E.C, às 20h30 se enfrentam Sporting La Luz e Amambai E.C e fechando a rodada, às 21h30 será a vez do confronto entre Auto Elétrica Conesul e Camisa 10.

A rodada de abertura do certame regional, realizada na noite da quinta-feira, dia 14 de novembro, teve 16 gols assinalados.

Os destaques ficaram por conta da vitória da atual campeã, Fazenda Flamboyant/União Esporte Clube, pelo placar de 3×1 sobre a Invernada, da Aldeia Amambai e para a goleada de Jutí/Amigos do Bisteca, time da cidade de Jutí, mas que tem a base do elenco da cidade de Naviraí, pelo placar de 5×1 sobre a Intech Telecom/Baltz, de Amambai.

A rodada no campo da Chácara Santa Rosa, localizada às margens da Rodovia MS-386, na saída para Ponta Porã, em Amambai, também teve a vitória da Clínica das Motos/Bomfim pelo placar de 4×2 sobre o Time dos Amigos/Desportivo Ovando.

Na abertura da competição, na noite da quinta-feira (14), antes da bola rolar, com jogos válidos pelo campeonato, foi realizada uma partida apresentação entre equipes infantis da escolinha de futebol Esporte Clube União e do Colégio CELQ.

Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
Atual campeã, a Fazenda Flamboyant também venceu na estreia e segue firme na busca pelo bicampeonato.

Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
O time Clínica das Motos/Bomfim também venceu na estreia.
Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
A equipe Invernada.
Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
O plantel do Time dos Amigos/Desportivo Ovando.

Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
A equipe Intech Telecom/Baltz.
Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai
Na abertura da competição, na noite da quinta-feira (14), foi realizada uma partida apresentação entre equipes da escolinha do Esporte Clube União e do Colégio CELQ.