15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 804

Por que oferecer o vale-alimentação é benéfico para sua empresa? Confira os 3 principais motivos!

0
Créditos: Antonio_Diaz/iStock

Alimentar-se de forma saudável e equilibrada, com uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, traz diversos benefícios à saúde, como: prevenção de inúmeras doenças físicas e mentais, aumento da disposição do corpo, melhora na qualidade de vida, no regulamento intestinal e até no humor. Isso porque, quando consumimos alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, o corpo é verdadeiramente nutrido com tudo aquilo que precisa para funcionar de forma adequada.

Infelizmente, alimentar-se bem, atualmente, é um privilégio de poucas pessoas, pois nem todo mundo tem condições financeiras para ir ao mercado e comprar o suficiente para suprir as necessidades da família inteira. Como consequência, segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas realizada em 2023, o cenário de instabilidade alimentar se tornou uma realidade para cerca de 9 milhões de brasileiros.

Mas, há algumas alternativas para amenizar esse contexto de vulnerabilidade. Caso você seja proprietário de algum ambiente corporativo, por exemplo, oferecer o vale-alimentação como benefício pode possibilitar uma melhor alimentação a seus funcionários. Isso porque, ele é recarregado com um valor à parte do salário e pode ser utilizado em restaurantes, supermercados e lanchonetes. Além disso, pode trazer alguns retornos à empresa. Separamos alguns deles:

Aumento da produtividade

Por ser um dos benefícios que mais motivam os funcionários, o vale-alimentação tem impacto direto no aumento da produtividade. Isso acontece porque o vale contribui para que os colaboradores tenham uma alimentação balanceada e nutritiva, o que implica em uma melhor saúde, ânimo, concentração e desempenho do serviço diário. Além disso, com salários justos e benefícios garantidos, as pessoas tendem a se sentir mais valorizadas no trabalho e a ter mais apreço por ele, tornando o ambiente mais eficiente e produtivo.

Cultura organizacional

Oferecer o benefício do vale-refeição é uma das formas de cuidar dos funcionários, de suas famílias e da empresa e demonstrar que se importa e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Desse modo, as relações podem ser fortalecidas, especialmente entre patrões e funcionários, o que contribui para que o ambiente seja harmônico e confortável, sem tensões hierárquicas que apenas prejudicam o bom andamento do serviço.

Por isso, os pontos positivos do vale-alimentação envolvem trocas recíprocas e empáticas entre empregadores e empregados.

Atração de funcionários qualificados

O vale-alimentação pode ser útil até para atrair funcionários qualificados para a sua empresa, visto que é um benefício bastante valorizado no momento de escolha do lugar para trabalhar. Isso porque, a despesa com a alimentação é algo certo no mês, então, conseguir aliviá-la por esse meio significa ter mais segurança e estabilidade financeira para investir em sonhos.

Portanto, se deseja chamar a atenção de profissionais capacitados, que sabem o valor de seu trabalho e contribuem para o crescimento do negócio – investir nesse benefício é uma ótima estratégia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Lia Nogueira destaca necessidade de reforço na segurança das unidades de saúde de Dourados e região

0
Fotos: Assessoria

O trágico episódio ocorrido em Douradina, onde o médico Edivandro Gil Braz foi esfaqueado dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), expôs uma preocupante vulnerabilidade enfrentada por profissionais de saúde em Mato Grosso do Sul.

Sensibilizada com o caso e sempre atenta às demandas da saúde pública, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) protocolou um requerimento solicitando informações detalhadas sobre as condições de segurança nas unidades de saúde de Dourados, município que também é referência no atendimento à população de cidades vizinhas, como Douradina.

Lia Nogueira, que recentemente visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados para entregar equipamentos adquiridos com recursos parlamentares, constatou a falta de segurança adequada nesses locais. A ausência de medidas efetivas que garantam tranquilidade para profissionais e pacientes foi um dos fatores que motivaram o requerimento.

Lia Nogueira destaca necessidade de reforço na segurança das unidades de saúde de Dourados e região

No documento, a deputada solicita informações à Prefeitura de Dourados sobre como é realizado o policiamento na UPA, Hospital da Vida e nas UBSs, além de questionar a existência de protocolos para prevenir situações de violência e se há planos para reforçar a segurança nessas unidades.

“Embora o episódio lamentável tenha ocorrido em Douradina, ele reflete uma realidade que preocupa toda a nossa região. Dourados, por ser um polo de saúde, precisa oferecer condições seguras tanto para os profissionais que aqui atuam quanto para os pacientes que dependem desses serviços essenciais”, destacou a deputada.

A parlamentar enfatizou que sua preocupação não se limita a Dourados, mas abrange toda a rede de saúde que atende municípios do entorno. “O caso de Douradina escancara a vulnerabilidade enfrentada por nossos profissionais de saúde, e Dourados, por ser o maior centro de atendimento da região, precisa dar o exemplo, garantindo segurança e dignidade para quem trabalha e para quem utiliza esses serviços”, concluiu Lia Nogueira.

Fonte: Assessoria da Dep. Lia Nogueira

Prefeito Lídio Ledesma participou de reunião com o presidente da Energisa, em Campo Grande

0
Foto: Assessoria

O prefeito Dr. Lídio Ledesma, na manhã desta terça-feira (19), esteve reunido com o presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, para solicitar agilidade na retirada de um poste na saída para Tacurú, fazer a ligação da rede elétrica dos novos postes implantados com iluminação de LED nas Avenidas Waloszek Conrad e Laudelino Peixoto e também agendar uma visita do Presidente aos assentamentos do município para tratar da falta de energia elétrica, que tem causado inúmeros transtornos para os moradores dessas comunidades.

A falta de energia elétrica é um problema que pode causar uma série de prejuízos significativos. Os problemas mais comuns são com os eletrodomésticos, alimentos e até mesmo a interrupção de serviços essenciais, como aquecimento, resfriamento, sistemas de segurança e comunicação.

“São pedidos importantes para a nossa cidade, e temos a certeza do apoio da Energisa, pois o objetivo principal é atender à população de Iguatemi com qualidade, tanto por parte da empresa quanto da administração”, falou Dr. Lídio Ledesma.

Participaram da reunião, além do prefeito e do presidente da Energisa, o secretário municipal de Administração, Delsio Sovernigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Projeto de lei de Neno Razuk propõe compensação ambiental por meio do plantio de árvores em novas edificações

0

O deputado estadual Neno Razuk, do PL, apresentou um projeto de lei para estabelecer a obrigatoriedade do plantio de árvores como medida compensatória para os impactos ambientais gerados por novas edificações no estado. 

A proposta tem o objetivo de mitigar os efeitos da crescente urbanização e a diminuição das áreas verdes nas cidades.

De acordo com o projeto, as construtoras e incorporadoras deverão plantar, no mínimo, uma muda de árvore nativa para cada cinco unidades habitacionais ou comerciais construídas. “Caso não seja possível realizar o plantio nas proximidades do empreendimento, as empresas podem dialogar com a autoridade municipal competente para identificar áreas alternativas adequadas. Mas ainda assim, fica a cargo das construtoras e incorporadoras e em caso de descumprimento a penalidade será feita por meio de multa cujo valor será estipulado pela autoridade estadual, por cada árvore não plantada. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro”, explicou o deputado sobre o projeto.

Conforme a proposição, os recursos arrecadados com as multas serão destinados à manutenção e preservação do meio ambiente, e o Poder Executivo terá um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para regulamentar as normas necessárias ao seu cumprimento. As despesas decorrentes da execução da lei serão custeadas pelas dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário.

“Esse PL reforça a importância das árvores na filtragem de poluentes atmosféricos e na melhoria da qualidade do ar, destacando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 12 m² de área verde por habitante. Além disso, a proposta busca combater o fenômeno da “ilha de calor urbana”, que tem se tornado um problema crescente nas cidades. Hoje sabemos que a falta de áreas verdes causa aumento das temperaturas urbanas e eleva o risco de doenças relacionadas ao calor, além de contribuir para problemas respiratórios”, justificou.

Com a implementação desse projeto de lei, Neno Razuk pretende garantir que os impactos negativos das novas construções sejam mitigados, promovendo a saúde pública e a qualidade de vida nas cidades.

Capacitação de Operador de Caixa é realizada gratuitamente em Amambai

0
Turma composta por 27 alunos terá carga horária de 20 horas para conclusão do curso. Foto: Divulgação

Redação

O curso de “Operador de Caixa: Qualidade na Linha de Frente”, oferecido gratuitamente, está sendo realizado na Escola Municipal Júlio Manvailer, localizada à Rua Wanderley Silva Ramos, nº 944, em Amambai. A capacitação conta com uma turma de 27 alunos e carga horária de 20 horas, com aulas presenciais entre os dias 18 e 25, das 18h às 22h.

A formação é voltada para pessoas maiores de 18 anos que estejam desempregadas, com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho, especialmente para quem está em situação de vulnerabilidade social.

O curso tem como propósito qualificar profissionais para a função de operador de caixa, atendendo à demanda crescente do comércio local, especialmente na época das festas de fim de ano. Além disso, busca fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional, suprindo a carência de mão de obra qualificada no setor.

A Casa do Trabalhador, que registra oportunidades abertas na área, destaca que empresas da região já manifestaram interesse em contratar alunos que concluírem o curso. A iniciativa tem o apoio do Fecomércio-MS, Senac, Funtrab, Semadesc e Governo do Estado, reforçando sua importância para o município.

Jornalista Dilermano Alves é homenageado pela Câmara de Vereadores de Caarapó

0
Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Vereadores de Caarapó homenageou na sessão da última segunda-feira (18) o jornalista Dilermano Alves, assessor de Comunicação Social da prefeitura local. O Poder Legislativo dedicou ao profissional uma Moção de Congratulação pelos serviços prestados ao município por quase 40 anos. De iniciativa do vereador Manoelito Bagaceira e subscrita pela dos integrantes do Parlamento, a honraria foi aprovada por todos os parlamentares.

Biografia

DILERMANO ALVES DOS SANTOS nasceu na cidade de Campanário, em Minas Gerais, aos 5 de julho de 1962. Veio para o então Mato Grosso no ano de 1964, trazido pelos pais: Ermelindo Alves dos Santos e Maria Macêdo Alves (já falecidos), junto com os irmãos Vicentina Alves dos Santos e Generindo Alves dos Santos.

DILERMANO ALVES, como é conhecido, residiu com os pais e irmãos na zona rural de Caarapó, na conhecida fazenda do Pascoal – dos Crudi ou Crudo (Fazenda Santa Terezinha), onde iniciou os seus estudos (fim da década de 1960), na antiga Escola Duque de Caxias. Aprendeu a ler e escrever com a professora Santa Marta de Oliveira. Também residiu na propriedade da família Coutinho – especificamente do Sr. Zezé, como era conhecido. Nas duas propriedades, os pais de Dilermano Alves trabalharam como arrendatários – pequenos produtores.

No início da década de 1970, Dilermano Alves, seus irmãos e seus pais transferiram residência para uma propriedade pertencente a Oliveira Ladeia de Farias (pai do ex-prefeito Mateus Palma de Farias), nas proximidades da conhecida Fazenda Asa Branca, zona rural de Caarapó, onde continuaram como pequenos produtores. Nessa época – em 1971, Dilermano Alves, então com oito anos, estudava no antigo Grupo Escolar de Caarapó – onde hoje funciona o CMEI Rosely Alves de Brito. O grupo escolar era dirigido pela professora Loide Viegas Machado (Loide Machado de Carvalho, nome de casada). Ali, Dilermano Alves concluiu a 3ª série do antigo curso primário.

Já morando na cidade de Caarapó com a família – seu pai passou a trabalhar em algumas das muitas serrarias existentes na localidade -, Dilermano Alves passou a estudar na recém-construída Escola Joaquim Alfredo Soares Vianna, onde cursou a 4ª série. Era o ano de 1974. Nessa época, já trabalhava: era amarrador de ripas na serraria onde seu pai era operário, a antiga Itu.

Em 1975, Dilermano Alves, aos 12 anos, transferiu-se sozinho para a cidade de Rio Brilhante-MS, ingressando no Seminário Santo Antônio, dos franciscanos, onde cursou da 5ª à 8ª série do antigo ginásio. Em 1979, deu continuidade aos seus estudos no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, em São Paulo, onde ingressou no primeiro ano do antigo segundo grau. No fim do mesmo ano, aos 17 anos, retornou a Caarapó, desistindo da carreira sacerdotal, para a qual estudava.

Em Caarapó, no início da sua juventude, Dilermano Alves trabalhou como ajudante de serralheria, almoxarife na antiga Serraria Madral (depois denominada Lutral), boia-fria e diarista em fazendas. Ainda no início da década de 1980, lecionou como professor leigo em escolas da zona rural de Caarapó e na antiga Escola Narciso Menezes, na sede do município. Para chegar às escolas onde lecionava (Aldeia Indígena Te’yikue e Escola Clemente Mariani, nas proximidades da Fazenda Joá – Cotamarques), Dilermano Alves se deslocava de bicicleta, de Caarapó até as unidades escolares.

Dilermano Alves voltou aos bancos escolares em 1983, ingressando no segundo ano do antigo segundo grau na Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna, onde concluiu o Magistério em 1984, obtendo o título de professor.

Em 1985, atuou como professor convocado do Estado na Escola Joaquim Vianna. No ano seguinte, foi servidor temporário da União, atuando no IBGE. Foi apresentador de programa radiofônico musical e esportivo, além de comentarista esportivo em transmissões de jogos de futebol na antiga Rádio Difusora (hoje Jota FM). Também foi apresentador do programa Espaço Vip e Panorama Regional na TV Grann Dourados (TV a cabo em Dourados-MS).

Em 1986, Dilermano Alves foi convidado para assumir o cargo de assessor de Imprensa na prefeitura de Caarapó pelo então prefeito Takeioshi Nakayama, o João Nakayama. Em 1991, foi aprovado em concurso público para o cargo de tesoureiro – depois reclassificado para assistente administrativo. Na prefeitura de Caarapó, Dilermano Alves ainda exerceu o cargo de chefe de Gabinete nas gestões de João Nakayama, Elzo Cassaro (prefeito em exercício por afastamento de João Nakayama) e de Guaracy Boschilia. Dilermano Alves concluiu a sua trajetória no serviço público da prefeitura de Caarapó em 2024 na função de assessor de Comunicação – aposentando-se no último dia 1º de novembro.

Dilermano Alves é casado com Seila Marin Alves e é pai da psicóloga Geysianne Marquezolo Santos e do publicitário Allysson Fernando Marquezolo Santos.

Formação acadêmica

Dilermano Alves é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran. Também possui uma segunda graduação: é licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário UniÚnica (Grupo Prominas), Ipatinga-MG.

Possui três pós-graduações (especializações): Comunicação e Marketing (Unigran); Gestão Pública (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande-MS); e Ciência Política (Faculdade Única – Grupo Prominas, Ipatinga-MG).

Sobre a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, Dilermano Alves agradeceu aos parlamentares pela iniciativa, especialmente ao vereador Manoelito Bagaceira, tendo os demais edis como signatários. “Receber esse reconhecimento por tantos anos de dedicação é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida”, registrou o jornalista, acrescentando que, “ao longo desses anos, tive a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, de servir à população com ética e profissionalismo. Foram muitas as alegrias, os desafios e as aprendizagens. Mas, acima de tudo, foram anos de muita realização pessoal e profissional”.

Dilermano Alves também fez questão de registrar agradecimentos aos prefeitos que assessorou ou com quem trabalhou: Nilson Lima (como professor na zona rural); Takeioshi (João) Nakayama, de saudosa memória (dois mandatos); Quinto Di Domenico (já falecido); Guaracy Boschilia (dois mandatos); Mateus Palma de Farias (dois mandatos); Mário Valério (por 6 anos); André Nezzi (por aproximadamente 6 anos) – ainda no cargo.

Câmara Municipal de Caarapó entrega Moção ao jornalista Dilermano Alves por sua aposentadoria

0
Foto: Assessoria

Por iniciativa do vereador Manoelito Felix de Oliveira o “Bagaceira” (PSDB) e aprovada por todos os parlamentares, a Câmara Municipal de Caarapó entregou na noite desta segunda-feira (18), Moção de Congratulação ao jornalista Dilermano Alves dos Santos pela sua aposentadoria como servidor público municipal.

Conforme justificou o vereador propositor da comenda, a homenagem tem por finalidade expressar o reconhecimento do Legislativo pelos quase 40 anos de serviços do servidor prestados à municipalidade durante sua trajetória no funcionalismo público desde o ano de 1986.

O texto da Moção destaca que Dilermano Alves atuou como assessor de imprensa, na gestão do Prefeito Takeioshi Nakayama. No ano de 1.991 foi aprovado em concurso público municipal para o cargo de tesoureiro, sendo reclassificado como assistente administrativo. Ainda nas gestões Takeioshi Nakayama / Elzo Cassaro e Guaracy Boschillia exerceu o cargo de Chefe de Gabinete, tendo concluído sua trajetória no serviço público da Prefeitura Municipal de Caarapó, como Assessor de Comunicação até o ano de 2024, onde conquistou a sua merecida aposentadoria.

Confira a biografia do homenageado clicando AQUI

Sangue Bom pede melhorias no Terminal Rodoviário em Amambai

0
O Terminal Rodoviário Antônio Delgado, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de oferecer maior conforto aos usuários e um melhor aspecto visual da localidade, principalmente para quem visita o município, o vereador Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom” (MDB) está buscando junta prefeitura, a realização de diversas melhorias para o Terminal Rodoviário Antônio Delgado, em Amambai.

Por meio de indicação apresentada na sessão da Câmara realizada no dia 11 de novembro, Sangue Bom pediu ao Executivo Municipal a restauração da pavimentação asfáltica ao entorno do Terminal Rodoviário e a reforma total das instalações da rodoviária.

“A manutenção desse espaço não apenas resgata sua função original, mas também atende a necessidade da comunidade”, disse Sangue Bom ao enfatizar que o objetivo, com a indicação, é revitalizar esse espaço, proporcionando para a população usufruir de um ambiente saudável e seguro.

Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

0

A engenheira agrônoma Larissa Pereira Ribeiro Teodoro participa de uma pesquisa inédita financiada pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e que revela a contribuição que florestas plantadas de eucalipto podem dar para que Mato Grosso do Sul alcance a meta de ser carbono neutro até 2030. O estudo  também confirma que a diversidade microbiológica do solo não é afetada pela cultura.

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

“Após dois anos de estudo, novamente se comprovou que a cultura de eucalipto emitiu menos CO2, quando comparado aos outros usos também avaliados e de forma similar à mata nativa. Isto é um resultado muito importante quando a gente pensa em termos de estratégias econômicas, que aliam economia e sustentabilidade para o Estado”, avalia a pesquisadora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no campus Chapadão do Sul.

Outra informação importante indicada pelo estudo que a doutora em Genética e Melhoramento participa diz respeito à diversidade microbiológica do solo.

Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

“Muitos defendem que culturas agrícolas podem afetar e diminuir a diversidade microbiológica do solo. O que seria algo extremamente maléfico para o meio ambiente, até porque os microrganismos fazem parte de todo esse balanço de carbono. Porém, foi observado [na cultura de eucaliptos] que a diversidade é muito similar a áreas que nunca sofreram antropização como a uma mata nativa. Ou seja, sem ação humana sobre a natureza”.

A pesquisadora ainda enfatiza a importância da preservação de áreas nativas.

“A vegetação nativa é de extrema relevância para a biodiversidade e também para alcançarmos as metas de neutralidade de carbono. Nossos resultados visam contribuir para criar estratégias mais sustentáveis dentro do setor agropecuário e florestal, substituindo sistemas de produção com maior emissão de carbono, como pastagens degradadas, ou aumentar as áreas em sistemas de integração pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta. Todos caminhos promissores”.

O projeto

O projeto, financiado pela Fundect é liderado pelos professores Paulo Teodoro, da UFMS, e Carlos Antonio Silva Junior, da Unemat/Sinop (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Muito elogiado por especialistas, o estudo foi publicado no periódico Journal of Cleaner Production, que é publicada pela editora holandesa Elsevier, especializada em conteúdo científico e sustentável, técnico e médico. O artigo científico na revista projetou Mato Grosso do Sul como sendo pioneiro em elaboração de estratégias de mitigação de gases de efeito estufa.

Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Recentemente, Larissa Ribeiro recebeu um prêmio Fundação Bunge, considerado um dos mais prestigiados reconhecimentos de mérito científico do Brasil na área de agropecuária. Ela venceu na categoria Juventude. A premiação foi conquistada pelo trabalho da pesquisadora em diversos projetos, incluindo o intitulado ‘Predição do fluxo de CO2 e desempenho fisiológico de soja utilizando aprendizagem de máquina e sensor hiperespectral’, desenvolvido com o apoio da Fundect.

Veja neste link o artigo (em inglês) publicado na revista científica.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Divulgação 

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

0
Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

A Caixa Econômica Federal paga terça-feira (19) a parcela de novembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 681,22. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,77 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,11 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, e de mais quatro estados (Amazonas, Pará, Paraná e Sergipe) receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada no último dia 14, independentemente do número do NIS. O pagamento unificado beneficiou 62 municípios do Amazonas e 140 do Pará afetados pela estiagem e pela vazante dos rios, quatro municípios do Paraná e oito municípios de Sergipe afetados por fortes chuvas.

A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,83 milhões de famílias estão na regra de proteção em novembro. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 372,85.

Brasília (DF) 19/11/2024 - Arte calendário Bolsa Família Novembro 2024Arte Agência Brasil

Bolsa Família – Novembro 2024 – Arte Agência Brasil

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em dezembro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

0
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil têm chamado a atenção para tentativas de golpe envolvendo mensagens de texto. Essas mensagens direcionam para sites falsos que solicitam dados pessoais, alegando suspensão ou cassação da carteira nacional de habilitação (CNH)..Detran alerta para golpes por mensagens SMSDetran alerta para golpes por mensagens SMS

Os golpistas enviam mensagens de texto se passando pelo Detran, afirmando que a CNH está com processo de suspensão ou cassação. As mensagens contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários. Além de pedir informações pessoais, os sites mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.

O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado

O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais: Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.

Em Ypejhú, Nueva Estrella invicto conquista o hexacampeonato da liga de futebol local

0
Fotos: Divulgação

Na tarde deste domingo, 17/11, no campo Aldo Aguilar, em jogo único valendo o título da Liga Mbaracayuense de 2024, a equipe do Nueva Estrella confirmou sua superioridade. Após um primeiro tempo morno, sem gols de ambos os lados, a equipe se encontrou na segunda etapa e venceu o Atlético Ypejhú pelo placar de 4 a 0.

Os gols da “Laranja Ypejhúense” foram marcados por Noberto (Lobo), que abriu o placar, e Eden Sérgio, que fez valer a “lei do ex” ao assinalar três vezes.

A Liga Mbaracayuense conta com cinco equipes, incluindo atletas brasileiros de Paranhos e região, todos devidamente registrados na competição, com direito a negociações de passe.

Com o resultado, o Nueva Estrella confirma seu sexto título e o terceiro consecutivo (2022, 2023 e 2024). Além da taça de campeão, a equipe fronteiriça teve o goleiro Rubén Ortiz eleito o melhor defensor do campeonato, recebendo a “Luva de Ouro”.

Do outro lado, o vice-campeão Atlético Ypejhú teve o artilheiro de 2024, Sidnei Sanabria, que marcou cinco gols e ganhou a “Chuteira de Ouro”.

O vereador Hélio Acosta marcou presença na final do campeonato.

Em Ypejhú, Nueva Estrella invicto conquista o hexacampeonato da liga de futebol local
Goleiro menos vazado.
Em Ypejhú, Nueva Estrella invicto conquista o hexacampeonato da liga de futebol local
Lei do ex.
Em Ypejhú, Nueva Estrella invicto conquista o hexacampeonato da liga de futebol local
Artilheiro.

Fonte: Assessoria

CGU reformula Portal de Transparência para incluir dados sobre emendas

0
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou nesta segunda-feira (18) uma reformulação no Portal da Transparência, site mantido
pelo governo federal para divulgar os gastos de recursos públicos. O
portal foi reformulado para incluir mecanismos de controle de repasses
de emendas parlamentares.CGU reformula Portal de Transparência para incluir dados sobre emendasCGU reformula Portal de Transparência para incluir dados sobre emendasA medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal
(STF) Flávio Dino nos processos que tratam da inconstitucionalidade das
emendas do chamado orçamento secreto. Os novos mecanismos permitem a consulta de emendas em relação aos
convênios celebrados para receber os repasses, consulta de emendas por
favorecido, por documentos de despesas, além da possibilidade de criação
de filtros de busca para rastrear as emendas por localidade e tipo.Segundo o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, todas as
medidas de transparência determinadas pelo ministro Flávio Dino ao Poder
Executivo foram cumpridas pelo órgão. “O portal Transparência é uma
conquista da sociedade brasileira e está fazendo 20 anos”, ressaltou o
ministro.Além das alterações no portal, Dino também determinou ao órgão a
análise de risco e eficiência das emendas, uma auditoria em 20
municípios que receberam emendas de comissão e nos repasses para
organizações não governamentais (ONGs).

Entenda

Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP 8 e
RP 9 são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional
aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos
por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.No entanto, o PSOL,  partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continua em descumprimento. Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução dos trabalhos.Em agosto deste ano, Dino determinou a suspensão das emendas e
decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O
ministro também mandou a CGU auditar os repasses realizados pelos
parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.



















Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo    Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

Brasil e Argentina fazem acordo sobre exportação de gás natural

0

O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou nesta segunda-feira (18) Memorando de Entendimento com a Argentina para viabilizar a exportação de gás natural argentino ao Brasil. O acordo foi feito durante o G20, cúpula de líderes mundiais das 19 maiores economias mais União Europeia e União Africana. O ato cria um grupo de trabalho bilateral para identificar as medidas necessárias para viabilizar a oferta do produto argentino, com destaque para o Gás de Vaca Muerta, no norte da Patagônia.Brasil e Argentina fazem acordo sobre exportação de gás naturalBrasil e Argentina fazem acordo sobre exportação de gás natural

Dentre as medidas, se destacam o estudo da viabilidade econômica das rotas logísticas, considerando a possível expansão da infraestrutura existente dos dois países, por meio da qual estima-se uma viabilidade de movimentação de 2 milhões de metros cúbicos por dia no curto prazo, aumentando nos próximos 3 anos para 10 milhões, até atingir 30 milhões em 2030.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da concretização do ato. “Essa é uma importante entrega do programa Gás Para Empregar, que criamos com o objetivo de aumentar a oferta de gás natural e promover a reindustrialização do país. Ao concretizar a importação do gás de Vaca Muerta, estamos fortalecendo o desenvolvimento das indústrias de fertilizantes, vidro, cerâmica, petroquímicos e tantas outras que trazem desenvolvimento econômico ao Brasil. Teremos mais gás, e junto com ele mais emprego, renda e riqueza para brasileiras e brasileiros”, afirmou.

O documento indica que o grupo deve buscar o uso da infraestrutura já existente nos dois países, permitindo a exportação do gás argentino no menor tempo e com o menor custo possível. Para isso, o grupo formado deverá identificar meios para viabilizar o projeto e a construção de infraestruturas necessárias para interconectar os gasodutos existentes de cada país.

Na agenda de trabalho dos estudos, estão elencadas prioridades como infraestrutura, transporte e interconexão entre os países e tipos de operações. O memorando tem validade de 18 meses, prorrogáveis. Ao final desse período, será apresentado relatório das atividades.

“Hoje estabelecemos um protocolo com o ministro da Economia argentino o que demonstra que estamos empenhados em construir política de Estado e não de governo para poder dar mais um passo fundamental no programa Gás Para Empregar que visa ampliar a competitividade nacional. Sabemos da importância do gás para reindustrializar o Brasil. A indústria química do Brasil tem hoje 30% de ociosidade porque não tem competitividade na aquisição do gás. O gás no Brasil só vamos diminuir o preço quando aumentarmos a oferta”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Governo de MS e ministra discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

0

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão em andamento no Mato Grosso do Sul com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

A reunião ocorreu no Gabinete do Receptivo do Governo do Estado. Entre as obras de infraestrutura em pauta está o acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho. A nova alça é essencial para viabilizar o projeto da rota bioceânica e assim encurtar o caminho de Mato Grosso do Sul para o Oceano Pacífico.

A obra que já foi iniciada está sendo feita pelo Governo Federal, tem o investimento de R$ 472,4 milhões. Lá será pavimentado um trecho de 13 km ligando a BR-267 até o local onde está sendo construída a ponte binacional, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Além da alça, está previsto a construção de um centro aduaneiro e um trabalho de terraplanagem, para um acesso elevado à ponte.

Governo de MS e ministra discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado
Governador ao lado da ministra Simone Tebet e do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha

Também foi discutido o contorno rodoviário em Três Lagoas, assim como a restauração de estradas e rodovias federais dentro do Mato Grosso do Sul. Outro assunto de destaque é a concessão das rodovias que fazem parte da “Rota da Celulose”, que vão a leilão no próximo dia 6 de dezembro. Neste pacote estão trechos da BR-262 (Campo Grande a Três Lagoas) e BR-267 (Bataguassu a Nova Alvorada do Sul) que foram cedidos pela União ao Estado.

“Concedemos as duas rodovias (BR-262 e BR-267) ao Estado para que elas sejam levadas ao leilão, que tenho certeza que será exitoso. Além das obras e rodovias, também discutimos parcerias importantes com o Estado, como os investimentos na saúde e educação, que possuem obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)”, afirmou a ministra.

Simone ainda citou o acordo histórico selado entre proprietários rurais, lideranças indígenas em Antônio João, para colocar fim no conflito nesta região que se arrastava há mais de 25 anos. “Já foi feito o primeiro pagamento que é das benfeitorias e o restante segue em precatórios para pagar em 2026. Foi aberto um precedente positivo, que traz paz no campo e atende aos dois lados”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Lia Nogueira solicita academias ao ar livre para comunidades indígenas de Juti

0

Atenta às demandas das comunidades indígenas, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação à Assembleia Legislativa solicitando a instalação de academias ao ar livre nas aldeias Jarará e Taquara, no município de Juti. A proposta visa proporcionar saúde, lazer e mais qualidade de vida às populações locais.

“Essas comunidades têm enfrentado muitas dificuldades, especialmente pela falta de espaços adequados para lazer e atividades físicas. As academias ao ar livre são uma forma de levar mais dignidade e melhorar o bem-estar dessas pessoas”, destacou a deputada.

O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PSDB), ao secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz (PSDB). A iniciativa também atende a uma solicitação do vereador Vando Adão Claudino (União).

A proposta prevê a instalação de equipamentos gratuitos que possam ser utilizados por moradores de todas as idades. Lia Nogueira ressaltou que, além dos benefícios à saúde, os espaços contribuirão para o fortalecimento da convivência comunitária e a valorização dos espaços públicos.

“Acredito que o governo vai entender a importância desse projeto e, assim, atender a essa demanda que tem um impacto tão significativo na vida das comunidades indígenas”, afirmou a deputada.

Caso concretizada, a iniciativa será um marco na melhoria da qualidade de vida das populações indígenas das aldeias Jarará e Taquara.

Casa do Trabalhador disponibiliza 17 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Fachada da Secretaria de Desenvolvimento/Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 17 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 19 de novembro. (Foto: Vilson Nascimento/A Gazeta)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 17 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 19 de novembro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

1 Vaga de Atendente de lojas e mercados

1 Vaga de Empregado doméstico

1 Vaga de Faxineiro

1 Vaga de Forneiro de alto-forno

1 Vaga de Gerente de departamento de

produção

1 Vaga de Mecânico reparador de máquinas

1 Vaga de Monitor agrícola

1 Vaga de Motofretista

1 Vaga de Motorista de caminhão

1 Vaga de Operador de caixa

1 Vaga de Operador de escavadeira

1 Vaga de Operador de pá carregadeira

1 Vaga de Porteiro

1 Vaga de Promotor de vendas

1 Vaga de Vendedor de comércio varejista

2 vagas de Vendedor interno

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 13h. Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Paranhos celebra 37 anos de emancipação com shows musicais

0
Fotos: Assessoria

No domingo, dia 17, a cidade de Paranhos celebrou 37 anos de uma linda trajetória, contada na voz de uma gente forte e trabalhadora, que conquistou a emancipação e representa, em sua essência, o que a cidade é hoje: um município em constante desenvolvimento.

No último sábado, dia 16, para comemorar essa data especial, o governo municipal, em parceria com a Câmara de Vereadores e com o apoio do Governo do Estado, realizou um show musical, que trouxe ainda mais animação para o público. No palco montado no Estádio Municipal José Betiati, as apresentações foram em dose dupla.

Na abertura, a revelação sul-mato-grossense Rodrigo e Thayane deu início à festa. Em seguida, o casal Maria Cecília e Rodolfo cantou seus sucessos e abrilhantou a noite, marcando a chegada do aniversário de Paranhos.

Autoridades também prestigiaram o evento, entre elas os vereadores Elizabeth Brites Benites, Hélio Acosta, Denílson Rafaine e Joãozinho de Quadros, além do agente regional da Casa Civil, Antônio Dantas.

“Foi uma festa muito tranquila, pensada para a família. A segurança foi mantida, e todos puderam se divertir bastante e voltar para casa em segurança. Parabéns, Paranhos!”, afirmou o prefeito Donizete Viaro.

Fonte: Maurício Silva/Assessoria da Prefeitura de Paranhos