15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 803

Prefeitura de Iguatemi executa obras de reforma da Praça Marcílio Augusto Pinto com recursos próprios

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando obras de reforma na Praça Marcílio Augusto Pinto, a “Pracinha”, um dos principais espaços de recreação, eventos culturais e outras atividades. Os trabalhos no local atendem a um compromisso do prefeito Lídio Ledesma, com o objetivo de tornar essa praça tão importante cada vez mais bonita e atraente para os iguatemienses.

As obras na praça incluem serviços como melhorias no piso, criação de áreas ajardinadas, reforma dos bancos, instalação de novos sombreiros, recuperação da quadra de areia com a substituição do material, pintura geral e outras melhorias. A praça já recebeu moderna iluminação, com a instalação de luminárias de LED em toda a sua estrutura. Em breve, a população poderá usufruir de todas as benfeitorias que a administração municipal está executando na “Pracinha”.

As reformas estão sendo realizadas com recursos próprios da Prefeitura Municipal, no valor de R$ 369.011,44 (trezentos e sessenta e nove mil, onze reais e quarenta e quatro centavos). A empresa vencedora foi a Concrecasa Construções Ltda-EPP, conforme Processo nº 170/2024, Concorrência nº 010/2024, e Contrato Administrativo nº 416/2024.

O secretário municipal de Obras, José Gonçalves, esteve visitando as obras da praça. “Estamos muito felizes em realizar essa reforma para a comunidade, que tanto frequenta o local, utilizando a praça como opção de lazer. Queremos revitalizar esse espaço não só para as crianças se divertirem, mas também para as pessoas interessadas em praticar exercícios físicos e outras atividades”, declarou o secretário Gonçalves.

Fonte: Kidão/Assessoria

Coronel David entrega Medalha Coronel PM Adib Massad e Assembleia homenageia 30 personalidades da segurança pública

0
Foto: Pedro Ernesto

Na noite desta terça-feira (19), a ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizou solenidade para reconhecer o trabalho de destaque de profissionais da segurança pública. Presidido pelo deputado estadual Coronel David (PL), o evento marcou a entrega do Diploma de Mérito e da Medalha Coronel PM Adib Massad, honrarias instituídas pela Resolução 31 de 2017, de autoria do parlamentar.

O evento homenageou ao todo 30 profissionais que se destacaram na defesa e proteção da sociedade sul-mato-grossense. Entre os agraciados pelo deputado estão líderes de operações, agentes que atuaram em casos emblemáticos e representantes de instituições que contribuem para a segurança e bem-estar coletivo.

Para Coronel David, a solenidade é mais do que uma cerimônia de entrega de medalhas: trata-se de um tributo ao empenho e à coragem de homens e mulheres que dedicam suas vidas à segurança da população.

“Valorizar quem garante a segurança de nossa população é uma das principais missões do meu mandato”, destacou o parlamentar durante seu discurso.

Ainda de acordo com o deputado, a Medalha Adib Massad é uma forma de reconhecer e perpetuar a memória daqueles que, como Adib, dedicaram suas vidas à proteção de nosso estado.

Entre os dez homenageados indicados por Coronel David estão policiais militares e civis, policiais do DOF, líderes de projetos de segurança comunitária e integrantes de órgãos que se destacaram no último ano. Suas histórias de dedicação refletem o espírito da honraria.

“Em nome de todos os homenageados, agradeço ao deputado Coronel David por esta iniciativa, que não apenas celebra nosso trabalho, mas também valoriza a importância da segurança pública como pilar fundamental para a sociedade. Sigamos em frente, com fé em Deus, coragem no coração e determinação na alma, honrando o legado que recebemos e a confiança que nos foi depositada”, agradeceu coronel Daniel Benevides, um dos agraciados com a Medalha.

O legado do Coronel Adib

A homenagem também é uma oportunidade de manter viva a memória do Coronel PM Adib Massad, ícone da segurança pública em Mato Grosso do Sul. Conhecido por sua liderança no antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), atualmente Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Adib Massad foi um dos grandes nomes no combate ao crime organizado na região de fronteira durante os anos 1990.

Faleceu em 2021, aos 91 anos, mas seu legado permanece inspirando gerações de agentes de segurança pública. “Adib foi e continuará sendo um exemplo para todos nós, pela sua determinação, coragem e compromisso com o bem-estar do povo sul-mato-grossense,” pontuou Coronel David.

O parlamentar encerrou a solenidade reforçando o papel de seu mandato na valorização da segurança pública. “Esta noite é um lembrete do quanto devemos aos nossos heróis. Meu compromisso é continuar lutando por políticas públicas que reconheçam e fortaleçam o trabalho de quem arrisca tudo pela nossa segurança,” concluiu.

A solenidade foi aberta ao público e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, familiares e amigos dos homenageados, reafirmando a relevância da segurança pública como um dos pilares para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Confira o nome dos homenageados, indicados pelo proponente da solenidade: deputado federal, Rodolfo Nogueira; Cel PMMS reformado, Daniel de Souza Benevides; tenente-coronel BM, Aldinei Peres da Silva; delegado de polícia aposentado, Jackson Perdigão; delegado de polícia civil aposentado, Luiz Carlos Rodrigues da Silva; investigador da polícia civil, Juliano Candido Picoli; tenente da PM DOF, Tatiana Fonseca de Carvalho; subtenente, Santo Evanildo Melo Cacildo; 3° SGT PM designado, Alexandre Luiz Ramão; e 3 ° SGT PM, Silvana Gomes de Rezende Lacerda.

Fonte: Thiago Gonçalves/Assessoria de Comunicação

Quem será o Anticristo? – Por Eloir Vieira

0

“E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer” (Ap 6.2).

O cavalo branco de Apocalipse 6.2, representa a entrada de um período de paz proporcionado pelo seu cavaleiro, um homem guerreiro com seu arco que cimboliza arma de guerra. Ele receberá poder, representado pela coroa que lhe será dada; e terá êxito vencendo batalhas com a ajuda de muitos aliados. O mundo estará em guerra, e ele negociará o fim com um tratado de paz; porém, ele mesmo quebrará o acordo de paz.

É Jesus que libera ele: E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Ap 5.1-5).

Essa será a primeira de sete fases de juízo de Deus, simbolizadas por sete selos; quem libera as fases é o Senhor Jesus. O cavalo branco significa paz, e seu cavaleiro, um guerreiro com arma na mão, simbolizando um líder mundial: “E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer” (Ap 6.1,2).

Na profecia das Setenta Semanas de Daniel, esse cavaleiro do cavalo branco simboliza  o anticristo que trará paz na terra;  falsa paz, pois, durará por pouco tempo; na verdade ele fará um governo de sete anos e na metade desse tempo ele quebrará o tratado de paz e trará Grande Tribulação: “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (Dn 9.27). Em profecias, uma semana são sete anos.

Nos primeiros três anos e meio do seu governo, o anticristo fará coisas incríveis! Será um só governo, uma só moeda, e uma só religião; mas nos últimos três anos e meio, trará Grande Tribulação: “E esse rei fará conforme a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a qualquer deus, porque sobre tudo se engrandecerá” (Dn 11.36,37).

O anticristo é simbolicamente representado como a besta que sobe do mar:E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia” (Ap 13.1). Mar significa povos, e multidões, e nações, e línguas (Ap 17.15). Esse será o anticristo.

Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões

0

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.798 que foram sorteadas na noite desta terça-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 18 milhões.Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhõesMega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões

Os números sorteados foram: 03 – 09 – 18 – 54 – 59 – 60

A quina teve 70 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 33.750,59. Já a quadra registrou 4.184 ganhadores, com prêmio de R$ 806,65 para cada. 

O concurso 2.799 será realizado no próximo sábado (23). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Povo    Fone: 3481-4574

Próximo ao Silo Conveniência

Nota Oficial de Delfino Borvão e seus Apoiadores/Aldeia Limão Verde

0

Nós, Delfino Borvão e nosso grupo de apoiadores, vimos a público para expressar nossa total insatisfação com o processo eleitoral realizado na Aldeia Limão Verde, em Amambai. Reiteramos nossa posição de que houve irregularidades graves nas eleições, especialmente no segundo turno, realizado no último domingo, 17 de novembro.

No primeiro turno, realizado em 3 de novembro, conquistamos a maioria dos votos, com 250 contra 249 de Oldeir Pavão. No entanto, a invalidação de um voto levou ao empate técnico, e, mesmo sob nossa contestação, foi decidido pela realização de um segundo turno, oficializada em reunião no dia 10 de novembro. Sempre acreditamos que o resultado do primeiro turno deveria ser validado, confirmando o número da nossa chapa, 02, como vencedora legítima do pleito.O segundo turno trouxe à tona ainda mais irregularidades.

Denunciamos a participação de votos de pessoas que não residem na aldeia, menores de idade e até não indígenas, comprometendo a lisura do processo. Registramos formalmente nossas denúncias junto à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal (MPF) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), destacando que 79 votos foram, de forma injusta, retirados de nós.Além das irregularidades no processo eleitoral, também denunciamos ameaças recebidas por integrantes de nosso grupo, o que evidencia um ambiente de tensão insustentável na comunidade.

Por isso, exigimos a validação do resultado da primeira eleição, onde fomos vencedores, e, caso haja a persistência de contestação pelo adversário, a solução mais viável será a divisão de comando da liderança da aldeia, garantindo representatividade e a pacificação entre as partes.Seguiremos acompanhando de perto as investigações das autoridades competentes e não descansaremos até que a verdade seja restabelecida e a justiça seja feita. Nosso compromisso é com a verdade e o bem-estar da comunidade.

Fonte: Delfino Borvão e seus Apoiadores

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

0

Mato Grosso do Sul já registrou 19.429 casos prováveis de Dengue, sendo 16.012 casos confirmados, em 2024.  Estes dados foram apresentados no boletim referente à 45ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (19). Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Porto Murtinho, Amambai, Caarapó e Itaquiraí tiveram casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 189.910 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.280 casos prováveis, sendo 917 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 45 – 2024 (1)

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 45 – 2024

Helton Davis, Comunicação SES
Foto: Divulgação

Câmara aprova texto final de projeto que muda as regras para emendas

0

A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (19) a votação do projeto de lei complementar (PLP) 175/24 ,que regulamenta as regras de transparência, execução e impedimentos técnicos de emendas parlamentares ao Orçamento. O projeto já havia passado pela avaliação dos deputados, mas sofreu mudanças no Senado e teve que tramitar de novo na Câmara e será enviado à sanção presidencial.Câmara aprova texto final de projeto que muda as regras para emendasCâmara aprova texto final de projeto que muda as regras para emendas

A proposta surgiu devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a execução de emendas parlamentares até que sejam definidas regras sobre controle social, transparência, impedimentos e rastreabilidade. O ministro Flávio Dino exigiu determinou que as emendas só poderão ser pagas pelo Poder Executivo mediante total transparência sobre sua rastreabilidade.

O texto aprovado deixa de fora do limite do arcabouço fiscal as emendas de modificação se elas forem de interesse nacional, podendo ter destinatário ou localização específica se isso já constar do Projeto de Lei Orçamentária. O projeto também fixa um novo parâmetro de valor, seguindo diretriz da decisão do Supremo que prevê “obediência a todos os dispositivos constitucionais e legais sobre metas fiscais ou limites de despesas”.

Atualmente, 3% da receita corrente líquida da União no exercício anterior são direcionados às emendas parlamentares (2% para individuais e 1% para bancada) do ano seguinte. De acordo com o texto aprovado, em 2025 as emendas parlamentares para despesas primárias seguirão o critério da receita líquida, exceto para emendas de correção de erros ou omissões. No caso das emendas de comissão, o valor será de R$ 11,5 bilhões.

A partir de 2026, o limite seguirá a regra do regime fiscal, com a correção do valor do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais crescimento real equivalente a 70% ou 50% do crescimento real da receita primária de dois anos antes, conforme o cumprimento ou não de metas fiscais.

No caso das emendas de comissão, o valor global será o do ano anterior corrigido pelo IPCA de 12 meses encerrados em junho do ano anterior àquele a que se refere o Orçamento votado.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Copa Santa Rosa de Suíço segue nesta terça-feira com três jogos em Amambai

0
Atual campeã, a Fazenda Flamboyant também venceu na estreia e segue firme na busca pelo bicampeonato. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Três jogos movimentam na noite desta terça-feira, 19 de novembro, a segunda rodada da Copa Santa Rosa de Futebol Suíço, em Amambai.

Às 19h30 jogam Fazenda Itapoty e Panduí E.C, às 20h30 se enfrentam Sporting La Luz e Amambai E.C e fechando a rodada, às 21h30 será a vez do confronto entre Auto Elétrica Conesul e Camisa 10.

A rodada de abertura do certame regional, realizada na noite da quinta-feira, dia 14 de novembro, teve 16 gols assinalados.

Os destaques ficaram por conta da vitória da atual campeã, Fazenda Flamboyant/União Esporte Clube, pelo placar de 3×1 sobre a Invernada, da Aldeia Amambai e para a goleada de Jutí/Amigos do Bisteca, time da cidade de Jutí, mas que tem a base do elenco da cidade de Naviraí, pelo placar de 5×1 sobre a Intech Telecom/Baltz, de Amambai.

A rodada no campo da Chácara Santa Rosa, localizada às margens da Rodovia MS-386, na saída para Ponta Porã, em Amambai, também teve a vitória da Clínica das Motos/Bomfim pelo placar de 4×2 sobre o Time dos Amigos/Desportivo Ovando.

Na abertura da competição, na noite da quinta-feira (14), antes da bola rolar, com jogos válidos pelo campeonato, foi realizada uma partida apresentação entre equipes infantis da escolinha de futebol Esporte Clube União e do Colégio CELQ.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson    Fone: 3481-2645

Ao lado do Ponto do Pastel

Comércio de Amambai poderá abrir nesta quarta mediante pagamento extra a funcionários

0
Vista da entrada da cidade de Amambai. Comércio local poderá abrir nesta quarta-feira (20) mediante pagamento extra aos funcionários. (Foto: Vilson Nascimento/Arquivo)

Vilson Nascimento

O comércio de Amambai vai poder abrir suas portas normalmente nesta quarta-feira, 20 de novembro, feriado nacional de Zumbi e Consciência Negra, mediante pagamento extra aos funcionários.

Segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Porã, Laguna Carapã e Amambai, em acordo firmado em Convenção Coletiva com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, para abrir nesta quarta-feira (20) entre às 8h e às 17h o comerciante terá que pagar R$ 80,00 ao funcionário, R$ 10,00 como taxa administrativa ao Sindicato Laboral e conceder, em data posterior, um dia de folga para o funcionário que trabalhou neste feriado de Zumbi e Consciência Negra.

De acordo com o Sindicato, também foi definido durante a convenção a dispensa, por parte do comerciante, de conceder o dia de folga em data posterior ao funcionário que trabalhar neste feriado.

Nesse caso o comerciante, ao invés de pagar os R$ 80,00 ao trabalhador, vai precisar pagar R$ 120,00, mais a taxa de contribuição de R$ 10,00 ao Sindicato Laboral.

Comércio de Amambai poderá abrir nesta quarta mediante pagamento extra a funcionários

Atleta de Tacuru é indicado para avaliação no Cruzeiro Esporte Clube

0
Fotos: Divulgação

Redação
O jovem Nicolas Henderson Lopes, de 14 anos, foi selecionado para participar de uma avaliação no Cruzeiro Esporte Clube, em Belo Horizonte (MG). A indicação do atleta é fruto de seu desempenho nos treinamentos da Escolinha de Futebol de Tacuru, conduzidos pelo treinador Tiago Puff.

Nicolas viajará para Minas Gerais na próxima segunda-feira, dia 25, onde permanecerá por aproximadamente 10 dias realizando treinamentos supervisionados por profissionais do clube. Durante esse período, será avaliado seu potencial para integrar as categorias de base do Cruzeiro, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.

A indicação de Nicolas destaca o trabalho desenvolvido na escolinha e reforça a importância de iniciativas esportivas para a revelação de novos talentos. O resultado da avaliação será determinante para definir se o atleta terá a oportunidade de ingressar na equipe do Cruzeiro.

Atleta de Tacuru é indicado para avaliação no Cruzeiro Esporte Clube

Amambai já supera 90% de área plantada de soja com boas expectativas na safra 2024/2025

0
Lavoura de soja no município de Amambai. Foto: Rafael Machado/Amambai Notícias

O plantio de soja em Amambai segue com um ritmo acelerado nesta safra, superando os 90% da área total prevista. De acordo com o monitoramento mais recente da Aprosoja/MS, as lavouras estão em condições bastante favoráveis, com 75% da área considerada em boas condições, 20% regular e 5% ruim.

Amambai já supera 90% de área plantada de soja com boas expectativas na safra 2024/2025

A área total plantada na região sul de Mato Grosso do Sul, incluindo os municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas, está em estágio fenológico variado, entre VE (emergência) e R2 (floração). As condições climáticas têm sido favoráveis, com umidade adequada no solo e controle satisfatório sobre as plantas daninhas. A incidência de pragas é considerada moderada, com destaque para o controle de capim-amargoso (Digitaria insularis), milho tiguera (Zea mays) e capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), além de algumas pragas como a vaquinha-da-soja (Diabrotica speciosa) e percevejo marrom (Euschistus heros), com variação na incidência.

Em Amambai, as lavouras já atingiram mais de 90% da área prevista. O engenheiro agrônomo e presidente do Sindicato Rural de Amambai, Manoel Douglas Antunes Pinto Junior, se declarou otimista no início da safra em entrevista à imprensa. “Estamos observando um excelente início de safra, melhor do que nos últimos três anos. No entanto, precisamos estar atentos aos veranicos entre dezembro e janeiro, que podem impactar o rendimento. A expectativa é de uma colheita positiva, o que será fundamental para o fortalecimento da economia local”, comentou.

Amambai já supera 90% de área plantada de soja com boas expectativas na safra 2024/2025
Foto: Rafael Machado/Amambai Notícias

A expansão da área plantada, que deve alcançar 144.529,72 hectares na safra 2024/2025, demonstra a confiança dos produtores em uma recuperação significativa da economia local e no crescimento contínuo do agronegócio em Amambai.

Estágios Fenológicos e Condições das Lavouras

O estágio fenológico das lavouras da região encontra-se entre VE (emergência) e R2 (floração), fases importantes para o desenvolvimento da soja. Neste momento, as lavouras apresentam boas condições gerais, com um controle eficaz das plantas daninhas e uma incidência baixa de pragas, especialmente quando comparado aos desafios de anos anteriores.

Monitoramento de Pragas

Foi registrado uma incidência moderada de plantas daninhas, como o capim-amargoso e o milho tiguera, além de algumas pragas, como a vaquinha-da-soja, tripes e percevejos. Os produtores da região estão acompanhando de perto o controle dessas pragas, que podem afetar o rendimento da safra caso não sejam manejadas adequadamente.

Expectativas e Desafios

A expectativa é de que a safra 2024/2025 de soja em Amambai seja uma das melhores dos últimos anos, com uma colheita robusta que pode trazer um alívio significativo para os produtores da região. A ampliação da área plantada e as boas condições climáticas até o momento são indicativos positivos, mas os produtores permanecem atentos aos desafios climáticos, como os veranicos e a necessidade de estratégias eficientes de comercialização.

VE, V3 e R2 – Estágios Iniciais da Soja

Entenda os estágios iniciais do desenvolvimento da soja:

  • VE (Emergência): Este é o primeiro estágio visível, quando as plântulas emergem do solo, com as primeiras folhas aparecendo.
  • V3 (Terceira Folha Trifoliada): Neste estágio, a planta já desenvolveu três conjuntos de folhas trifoliadas (com três folíolos cada). Este estágio marca um progresso no crescimento vegetativo, indicando que a planta está bem estabelecida e começando a formar uma estrutura mais robusta.
  • R2 (Floração): A planta começa a florescer, o que indica um avanço importante no desenvolvimento reprodutivo, preparando-se para a formação de vagens e sementes.

Esses estágios são fundamentais para a formação de uma safra bem-sucedida e para a definição da produtividade final.

Amambai já supera 90% de área plantada de soja com boas expectativas na safra 2024/2025
Foto: Rafael Machado/Amambai Notícias

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Brasil encara Uruguai na Bahia em último jogo do ano das Eliminatórias

0

A noite desta é de clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai, em Salvador (BA), pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. De um lado estará a seleção, quarta colocada (17 pontos), e do outro a Celeste, atual vice-líder (19) na tabela. O duelo será a partir das 21h45 (horário de Brasília) na Arena Fonte Nova.

O embate também pode ter clima de revanche. Em junho, os uruguaios eliminaram os brasileiros nos pênaltis, nas quartas de final da Copa América, em Las Vegas (Estados Unidos). No histórico de jogos, Brasil e Uruguai já se enfrentaram 80 vezes, com 38 vitórias da seleção, 21 da Celeste e 21 empates.

“Vai ser um jogo bem difícil, bem complicado, pro Uruguai também. Vamos tentar criar o máximo possível e tentar neutralizar nosso adversário. A torcida pode esperar a mesma entrega de sempre da seleção brasileira”, garantiu o técnico Dorival Júnior, durante coletiva na tarde de segunda (19).

A novidade em campo esta noite será a presença de Danilo, na lateral-direita, na vaga de Vanderson, suspenso no jogo da última quinta (14) contra a Venezuela, fora de casa, que terminou em 1 a 1. Dorival deve repetir boa parte dos relacionados para os últimos jogos das Eliminatórias.

Após um ano no comando da seleção, o treinador soma seis vitórias, seis empates e uma derrota em 13 jogos. Quando assumiu a função, o Brasil ocupava a sexta posição na tabela das Eliminatórias, com sete pontos.

“Espero que daqui para frente os resultados sejam melhores pelo que estamos vendo nos treinamentos. Essas três apresentações de setembro, outubro e novembro nos deu um contato maior e ajudou a diminuir a distância entre o que está proposto e o que está sendo assimilado”, pontuou Dorival.

O Brasil deve começar a partida com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vinicius Júnior, Igor Jesus e Savinho.

Do lado uruguaio, o técnico argentino Marcelo Bielsa não poderá contar com o meio-campista Ugarte, decisivo na vitória por 3 a 2 contra a Colômiba, na última sexta (19), ao balançar a rede nos acréscimos. Outro desfalque será o lateral-direito Nández, que cumpre suspensão. Bielsa deve substituí-los, respectivamente, por Rodrigo Aguirre e Guillermo Varela (jogador do Flamengo).

A expectativa é que a seleção uruguaio inicie o jogo com Rochet, Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Valverde, Aguirre e Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez e Araújo.

Copa Tereré define finalistas de 2024 hoje em Amambai

0
O time Resenha F.C vai abrir as semifinais contra o Tonho F.C (Fotos: Clube Tereré)

Vilson Nascimento

Acontecem logo mais à noite na sede da Associação Esportiva Tereré, as semifinais da Copa Tereré de Futebol Suíço 2024, em Amambai.

A competição interna, que tem a frente da organização geral o presidente do Tereré, o empresário Azor Assis, reuniu inicialmente seis equipes, todas formadas por membros associados ao clube.

Na primeira semifinal, na noite desta terça-feira (19), vão se enfrentar, a partir das 19h, Resenha F.C e Tonho F.C e logo na sequência, Tereré City e Máfia Tereré definem quem será o outro finalista do certame.

Copa Tereré define finalistas de 2024 hoje em Amambai
A equipe Tonho F.C.
Copa Tereré define finalistas de 2024 hoje em Amambai
A equipe Máfia do Tereré terá pela frente, na outra semifinal, o Tereré City.
Copa Tereré define finalistas de 2024 hoje em Amambai
O elenco do Tereré City.
Copa Tereré define finalistas de 2024 hoje em Amambai

Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS

0

Para reconhecer e valorizar iniciativas que possam contribuir na modernização e eficiência da gestão pública em Mato Grosso do Sul, alinhadas com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), o Governo do Estado realizou o XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.

O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de entrega do prêmio, com ações propostas por servidores públicos estaduais, realizada na manhã desta terça-feira (19).

“Em diferentes áreas, a gente tem muito clara a visão do Estado para o nosso futuro, dentro de quatro grandes eixos, que são o desenvolvimento social, o crescimento, com competitividade e produção, inovação e sustentabilidade e o eixo de governança, importante também para levar adiante todas as nossas ações. Dentro de ideias práticas que são inovadoras, quando a gente abrange toda essa gama de iniciativas, a gente vê claramente que existe, dentro do governo do Estado, uma capacidade e uma iniciativa de poder se conectar com as demandas da sociedade”, disse Riedel.

Assista abaixo entrevista com o governador

O concurso contou com 185 propostas inscritas, divididas entre as modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso”, com 48 projetos apresentados, e “Ideias Inovadoras Implementáveis”, com 137 projetos. A premiação reconhece as contribuições propostas por servidores públicos estaduais por suas contribuições para a modernização da administração pública.

“Este prêmio fortalece a administração pública, que está aberta a inovação e transformação constante”, afirmou a diretora-presidente da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), Ana Paula Martins de Assunção.

Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS

Com foco em inovação e alto impacto, o prêmio visa incentivar soluções que aperfeiçoem os serviços públicos, promovendo resultados alinhados a áreas prioritárias como “desenvolvimento social”, “produção e competitividade”, “inovação e sustentabilidade”, e “governança para resultados”. Foram premiados 20 projetos que se destacaram por suas práticas inovadoras e ideias implementáveis, alinhadas aos eixos estratégicos do governo.

Os 20 projetos premiados – que se destacaram por suas práticas inovadoras e ideias implementáveis, alinhadas aos eixos estratégicos do governo –, receberam R$ 180 mil, distribuídos entre as modalidades. O primeiro lugar de cada categoria foi contemplado com R$ 12 mil, o segundo com R$ 8 mil e o terceiro com R$ 6 mil.

Entre os projetos premiados, no eixo Inovação e Sustentabilidade, a proposta “Implantação do Sistema SCI nas Operações de Combate a Incêndio Florestal no Pantanal”, do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar), foi a vencedora. Já na área “Desenvolvimento Social”, o projeto “Estudantes no Controle”, da CGE (Controladoria-Geral do Estado), ficou em primeiro lugar.

“Agradecemos a todos que dividiram tempo e conhecimento com o Governo do Estado, para que possamos ter práticas eficientes para a entrega de políticas públicas aos cidadãos”, disse Frederico Felini, secretário de Estado de Administração.

Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS
Prêmio reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para modernização e eficiência da gestão em MS

O prêmio é coordenado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) e com a colaboração da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Recém-formado? Saiba como um empréstimo pode ajudar a abrir seu próprio negócio

0
Créditos: FatCamera/iStock

Concluir uma graduação é sempre uma grande conquista, mas depois chega o momento mais aguardado: exercer o ofício como um profissional formado. Muitas pessoas desejam começar essa fase com o pé direito, abrindo seu próprio negócio e empreendendo na área. Esse é um sonho perfeitamente possível, mas que está inevitavelmente ligado a uma série de desafios.

O principal obstáculo para se abrir o próprio negócio quase sempre está concentrado na parte financeira. Na maioria dos casos, uma pessoa que acabou de concluir a faculdade ainda está longe de alcançar uma carreira estável e bem remunerada, então reunir a quantia em dinheiro necessária para se obter a autonomia profissional pode levar um tempo considerável.

Nesse caso, a melhor alternativa está nos empréstimos. Usar sua linha de crédito para conseguir uma boa quantia em dinheiro acaba sendo o método mais rápido para fazer o sonho do empreendimento acontecer. Existem diferentes modalidades disponíveis, e cada uma atende a um público específico, então é importante estudar bem a possibilidade para encontrar a mais adequada.

O que levar em consideração?

Pedir o empréstimo acaba sendo uma das últimas etapas desse processo. É muito importante analisar bem a situação e o mercado, a fim de saber com exatidão todos os investimentos necessários para se abrir a empresa. Todo empréstimo é uma dívida a longo prazo, sempre acrescida de juros, então, quanto menos dinheiro estiver envolvido, melhor para o empreendedor.

O planejamento do orçamento precisa considerar aluguel de ponto comercial (já pensando em uma localização estratégica), compra de equipamentos e produtos necessários para o ofício, contratação de colaboradores e as despesas básicas dos primeiros meses do negócio, como água, luz, internet, etc. A partir disso, torna-se possível chegar ao valor ideal.

Qual o melhor empréstimo para recém-formado?

Essa é uma pergunta bem relativa, já que tudo vai depender da renda do indivíduo e dos seus hábitos de consumo. Um empréstimo pessoal costuma garantir quantias maiores para quem tem um score mais elevado, algo que nem sempre é possível garantir no início da carreira profissional.

Diante disso, uma das melhores opções acaba sendo o empréstimo com garantia. Nessa modalidade, o indivíduo concede algum bem de valor à instituição financeira como compensação, caso não consiga arcar com as parcelas. O empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, usa um automóvel para fechar o acordo.

Os empréstimos com garantia são bem mais flexíveis em relação às quantias obtidas, garantindo valores maiores de acordo com o bem oferecido. A modalidade acaba sendo a mais vantajosa para aqueles que ainda não possuem uma linha de crédito muito alta.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mara Caseiro solicita recuperação asfáltica de trecho crítico da MS-473

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) protocolou, nesta terça-feira (19), pedido de recuperação asfáltica do trecho da rodovia MS-473, denominado Jesus Ferreira Neves. O pedido contempla a realização de tapa-buracos no trecho que liga os municípios de Taquarussu e Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul.

A solicitação encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon, foi motivada por demandas apresentadas por vereadores das cidades impactadas, incluindo Rogério Francisco dos Santos, Gilso Francisco Filho, Maria Benedita Pereira da Silva Martins, Cayo Ravi Santos Neves, Jorge Febbo, Adilson da Silva Borges, Clodoaldo da Costa Crivelli, Luciano Batista de Jesus e Clovis Leandro Ferreira Crivelli. A justificativa do pedido reforça a importância estratégica da rodovia para a região e as dificuldades enfrentadas pela população local.

Segundo a deputada, o trecho entre Nova Andradina e Taquarussu encontra-se intrafegável, com buracos que, em alguns casos, ocupam uma faixa inteira da pista. Tal situação tem comprometido a segurança dos motoristas, causado danos materiais aos veículos e aumentado o risco de acidentes graves. Além disso, a precariedade da via afeta diretamente a logística para o escoamento da produção agrícola e o transporte de insumos essenciais às atividades rurais, prejudicando a economia local e regional.

“Proporcionar boas condições viárias em todo o território sul-mato-grossense é sinônimo de desenvolvimento para o nosso Estado. É uma ação que reflete a preocupação com a segurança do cidadão e com o incentivo à economia regional”, destacou Mara Caseiro na justificativa. 

A recuperação asfáltica da MS-473 tem sido uma demanda recorrente dos moradores e representantes políticos da região. A falta de manutenção regular, segundo a deputada, resulta em perdas econômicas significativas e impacta a qualidade de vida das pessoas que dependem da rodovia para suas atividades cotidianas.

Os vereadores que formalizaram o pedido à deputada ressaltam que a situação exige atenção imediata do Governo do Estado. “A MS-473 é vital para a nossa região, e a recuperação dela é fundamental para garantir segurança e eficiência no transporte”, declarou Rogério Francisco dos Santos, vereador de Taquarussu.

Fonte: Tavane Ferraresi/ALEMS

Por que oferecer o vale-alimentação é benéfico para sua empresa? Confira os 3 principais motivos!

0
Créditos: Antonio_Diaz/iStock

Alimentar-se de forma saudável e equilibrada, com uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, traz diversos benefícios à saúde, como: prevenção de inúmeras doenças físicas e mentais, aumento da disposição do corpo, melhora na qualidade de vida, no regulamento intestinal e até no humor. Isso porque, quando consumimos alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, o corpo é verdadeiramente nutrido com tudo aquilo que precisa para funcionar de forma adequada.

Infelizmente, alimentar-se bem, atualmente, é um privilégio de poucas pessoas, pois nem todo mundo tem condições financeiras para ir ao mercado e comprar o suficiente para suprir as necessidades da família inteira. Como consequência, segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas realizada em 2023, o cenário de instabilidade alimentar se tornou uma realidade para cerca de 9 milhões de brasileiros.

Mas, há algumas alternativas para amenizar esse contexto de vulnerabilidade. Caso você seja proprietário de algum ambiente corporativo, por exemplo, oferecer o vale-alimentação como benefício pode possibilitar uma melhor alimentação a seus funcionários. Isso porque, ele é recarregado com um valor à parte do salário e pode ser utilizado em restaurantes, supermercados e lanchonetes. Além disso, pode trazer alguns retornos à empresa. Separamos alguns deles:

Aumento da produtividade

Por ser um dos benefícios que mais motivam os funcionários, o vale-alimentação tem impacto direto no aumento da produtividade. Isso acontece porque o vale contribui para que os colaboradores tenham uma alimentação balanceada e nutritiva, o que implica em uma melhor saúde, ânimo, concentração e desempenho do serviço diário. Além disso, com salários justos e benefícios garantidos, as pessoas tendem a se sentir mais valorizadas no trabalho e a ter mais apreço por ele, tornando o ambiente mais eficiente e produtivo.

Cultura organizacional

Oferecer o benefício do vale-refeição é uma das formas de cuidar dos funcionários, de suas famílias e da empresa e demonstrar que se importa e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Desse modo, as relações podem ser fortalecidas, especialmente entre patrões e funcionários, o que contribui para que o ambiente seja harmônico e confortável, sem tensões hierárquicas que apenas prejudicam o bom andamento do serviço.

Por isso, os pontos positivos do vale-alimentação envolvem trocas recíprocas e empáticas entre empregadores e empregados.

Atração de funcionários qualificados

O vale-alimentação pode ser útil até para atrair funcionários qualificados para a sua empresa, visto que é um benefício bastante valorizado no momento de escolha do lugar para trabalhar. Isso porque, a despesa com a alimentação é algo certo no mês, então, conseguir aliviá-la por esse meio significa ter mais segurança e estabilidade financeira para investir em sonhos.

Portanto, se deseja chamar a atenção de profissionais capacitados, que sabem o valor de seu trabalho e contribuem para o crescimento do negócio – investir nesse benefício é uma ótima estratégia.

Fonte: Assessoria de Comunicação