Na noite desta terça-feira (06), durante patrulhamento rural na região da Fazenda Bela Vista, às margens do Rio Amambai, a equipe do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) realizou a abordagem de dois indivíduos que praticavam pesca em local proibido.
Durante a fiscalização, os policiais localizaram uma espingarda de pressão adaptada para calibre .22, municiada, além de diversos petrechos utilizados na pesca irregular. Também foi apreendido um peixe da espécie dourado, cuja captura é proibida, caracterizando crime ambiental.
Além disso, a ocorrência foi registrada durante o período da piracema no estado, fase de reprodução dos peixes em que a pesca nos rios é proibida, conforme a legislação ambiental vigente, com o objetivo de preservar as espécies.
Diante dos fatos, foi acionada a Polícia Militar Ambiental, e os envolvidos foram presos em flagrante, sendo encaminhados juntamente com o material apreendido à Delegacia de Polícia Civil de Amambai, para as providências legais cabíveis.
Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com o maior valor de exportações da sua história, alcançando US$ 10,7 bilhões em vendas externas. O resultado supera o recorde anterior, registrado em 2023, quando o Estado exportou US$ 10,6 bilhões e representa crescimento de 7,51% em relação ao ano de 2024.
Os dados estão na Carta de Conjuntura do Comércio Exterior elaborada pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nas informações do ComexStat, divulgadas pelo Governo Federal.
A pauta exportadora sul-mato-grossense segue concentrada em três grandes cadeias produtivas. A celulose liderou as exportações em 2025, com participação de 28,98%, consolidando-se como principal produto e com perspectiva de crescimento nos próximos anos, impulsionada pelos elevados investimentos industriais em curso.
A soja aparece na sequência, com cerca de 22% do total exportado, seguida pela carne bovina, que respondeu por aproximadamente 17%. “Essas três cadeias são hoje a base das exportações de Mato Grosso do Sul e têm enorme relevância para a geração de renda, empregos e divisas”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.
Na avaliação do secretário, o resultado foi alcançado em um cenário internacional adverso, e a principal boa notícia foi a capacidade de daptação da economia estadual.
“Em 2025 tivemos discussões e restrições comerciais importantes impostas pelos Estados Unidos, nosso segundo principal mercado para a carne bovina, além de impactos sobre a citricultura, ferroligas, café e laranja. Isso trouxe reflexos relevantes para Mato Grosso do Sul, mas conseguimos reagir e superar esse cenário, batendo recorde de exportações. As vendas externas totalizaram US$ 10,7 bilhões em 2025″, revela Verruck, que completa.
“Conseguimos realocar produtos para outros mercados e manter o fluxo normal de produção, inclusive com ajustes na pauta, como no caso da celulose, que deixou de ser direcionada ao mercado americano”, explicou. O principal destino das exportações segue sendo a China, com 48,57% de participação, seguida pelos Estados Unidos.
Melhorias no Rio Paraguai garantiram logística de exportação do minério sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo)
Na análise por município, Três Lagoas manteve a liderança como maior exportador do Estado, concentrando 19,68% do total, impulsionada pela indústria de celulose. Ribas do Rio Pardo aparece em segundo lugar, com cerca de 11%, ultrapassando Dourados e Campo Grande, também em função da atividade florestal e industrial.
“É importante lembrar que, diferentemente da celulose, a soja tem origem bastante diluída, estando presente em mais de 60% dos municípios do Estado, o que explica essa diferença de concentração regional”, concluiu Jaime Verruck.
Logística apoia aumento das exportações
O desempenho positivo das exportações também foi sustentado pela logística de escoamento da produção. O Porto de Santos foi o principal canal de saída das mercadorias, respondendo por cerca de 38% do total exportado, com forte utilização do transporte ferroviário por meio da Malha Norte.
Paranaguá concentrou aproximadamente 33% das exportações, principalmente via transporte rodoviário de soja, enquanto São Francisco do Sul respondeu por cerca de 12%, com perfil mais voltado às proteínas animais. Já Corumbá participou com cerca de 5% do total exportado.
Nesse contexto, o secretário Jaime Verruck chama atenção para o desempenho do setor mineral. “Com a manutenção do calado do rio ao longo de 2025, foi possível ampliar a produção mineral. O Estado bateu recorde de exportação de minério de ferro, com volume superior a 8 milhões de toneladas, reforçando a importância desse segmento para a economia sul-mato-grossense”.
Importações
Já do lado das importações, o total acumulado em 2025 foi de US$ 2,8 bilhões, o que representa retração de 3,4% em relação ao ano anterior. O principal produto importado foi o gás natural, item estratégico da pauta estadual.
“Houve uma contração no volume importado de gás natural, o que inclusive impactou nossas finanças estaduais”, observou o secretário.
Na sequência, destacam-se as máquinas destinadas à indústria de papel e celulose e o cobre, reflexo da presença de uma indústria consolidada de fios de cobre no Estado.
No dia 31 de janeiro de 2026, a cidade de Amambai (MS) estará “cheia da graça” — literalmente. A Primeira Igreja Batista de Amambai receberá o casal de pastores Alan Daniel e Graciele, conhecidos nacionalmente nas redes sociais pelo perfil “Um Casal Cheio da Graça”, que soma mais de 1 milhão de seguidores em todo o Brasil, especialmente no interior de São Paulo.
Casados há 22 anos, Alan e Graciele conquistaram o público ao retratar, de forma leve e bem-humorada, situações do cotidiano conjugal. O casal se mudou para Sorocaba (SP) em 2010 e, desde então, passou a compartilhar experiências e reflexões sobre relacionamento, sempre com linguagem acessível e bom humor.
O pastor Alan Daniel ganhou destaque ao criar o irreverente “Sindicato dos Homens Casados”, iniciativa que lhe rendeu o apelido de “presidente” entre os seguidores. Já a pastora Graciele fundou o “STF – Supremo Tribunal Feminino”, espaço em que, junto com outras mulheres, discute de maneira descontraída e reflexiva temas ligados ao casamento e à convivência familiar.
A participação do casal integra a Conferência de Casais promovida pela Primeira Igreja Batista de Amambai, que será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, sempre a partir das 19 horas. No dia 30, uma sexta-feira, acontecerá o culto de abertura. Já no sábado, dia 31, o destaque será a ministração do casal convidado.
Para participar da conferência, é necessário realizar inscrição antecipada, pois o número de vagas é limitado a 100 casais. No dia do evento, os inscritos deverão apresentar a pulseira de acesso na entrada. A programação inclui dinâmicas para casais, stand-up com humor conjugal e uma pregação voltada ao fortalecimento do casamento. Após o culto, será oferecido um coffee break no salão social da igreja.
Segundo o pastor presidente da igreja, Marcos Alves da Fonseca, o principal objetivo da conferência é investir nos casamentos, promovendo fortalecimento, cuidado e proteção da vida conjugal, sempre colocando Deus como prioridade e buscando sabedoria para enfrentar os desafios que surgem ao longo do matrimônio.
A Primeira Igreja Batista de Amambai está localizada na Rua Procoro Alves Nogueira, nº 652, Vila São Luiz, nas proximidades da APAE. A igreja mantém uma programação semanal que inclui células de homens às segundas-feiras, culto na Congregação do Sol às terças-feiras, culto de oração às quartas-feiras no templo, células às quintas-feiras e, aos sábados, jovens às 19 horas. Aos domingos, há Escola Bíblica às 9 horas e Culto da Família às 19 horas.
As inscrições para a Conferência de Casais podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 9 9292-2289, com Harrison, ou presencialmente na própria igreja, junto ao pastor Marcos.
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7).
Para a igreja, Jesus descerá até um ponto no céu e receberá os cristãos nos ares por ação do Espírito Santo. A parte da igreja que está no Paraíso, ressuscitará; e a parte que estiver na terra, será transformada e toda a igreja se encontrará com Cristo nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
Não haverá aviso: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52). “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória” (Cl 3.4). “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13).
O arrebatamento será para livrar os cristãos da ira que virá na Grande Tribulação; primeiro a ressurreição, em seguida o rapto dos vivos: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9).
A vinda do Senhor como Juiz, será para julgamento das nações: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” Ap 19.11-16).
Todos que rejeitaram a graça salvadora em Cristo Jesus, não obedeceram ao evangelho do Senhor, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16) verão Jesus: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7).
Depois da Grande Tribulação, todos verão Jesus: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potencias dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.29,30). Deus abençoe!
Vista da entrada da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 40 oportunidades de emprego nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
7 vagas para pedreiro
5 vagas para vendedor ou vendedora
3 vagas para atendente
3 vagas para controlador de centro de controle operacional
2 vagas para auxiliar de mecânico de autos
2 vagas para mecânico de autos em geral
1 vaga para contador
1 vaga para recepcionista (necessário CNH)
1 vaga para cuidador de idoso (necessário curso)
1 vaga para desenhista copista
1 vaga para banhista de animais domésticos
1 vaga para cozinheira
1 vaga para garçom
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para costureira
1 vaga para auxiliar de armazenamento (necessário CNH)
1 vaga para auxiliar de linha de produção
1 vaga para auxiliar de limpeza
1 vaga para mecânico de automóveis
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para moto frentista
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para carpinteiro
1 vaga para torneiro mecânico
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.
Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
Pesquisadores avaliaram como diferentes estratégias de intensificação na pecuária influenciam o ganho de peso de bovinos nelore, a emissão de metano entérico e o acúmulo de carbono no solo. Foto: Thais Rodrigues de Sousa
Sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) que incluem consórcio entre leguminosas e gramíneas forrageiras de maior potencial produtivo promovem melhor desempenho animal e menor intensidade de emissão entérica de metano (CH₄), além de elevar o acúmulo de carbono no solo. A conclusão é de um estudo conduzido pela Embrapa Cerrados (DF), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O trabalho científico foi destaque em simpósio internacional coordenado pelo Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), da Universidade de São Paulo (USP). Veja quadro abaixo.
Os resultados fazem parte da tese de doutorado da bolsista Thais de Sousa, que está sendo desenvolvida com a colaboração dos pesquisadores da Embrapa Cerrados Arminda de Carvalho, Roberto Guimarães Junior e Robélio Marchão, sob orientação da professora da UnB Lucrécia Ramos.
Durante o estudo, pesquisadores avaliaram como diferentes estratégias de intensificação na pecuária influenciam o ganho de peso de bovinos nelore BRGN, a emissão de metano entérico e o acúmulo de carbono no solo. Foram analisados três sistemas de produção: uma pastagem contínua solteira de capim BRS Piatã (S1); uma pastagem contínua de BRS Piatã consorciada com a leguminosa feijão-guandu IAPAR 43 (S2); e uma pastagem em rotação com lavoura (ILP) de capim BRS Zuri (S3).
Os resultados mostraram que os animais apresentaram maior ganho de peso nos sistemas mais intensificados. No S1, o ganho médio diário foi de 0,44 kg; no S2, de 0,69 kg; e no S3, de 0,76 kg por animal. A intensidade de emissão de metano, que expressa a relação entre emissão e o ganho de peso total por área foi menor nos sistemas S2 e S3. Por outro lado, a pastagem solteira utilizada como referência no estudo alcançou 450 g CH₄ kg GPV/ha (quilo de ganho de peso vivo por hectare), o consórcio com leguminosa emitiu 269 g CH₄ kg GPV/ha e o sistema integrado com capim Zuri em rotação, 224 g CH₄ kg GPV/ha.
O estoque de carbono no solo na camada de 0 – 30 cm acompanhou a mesma tendência, sendo maior nos sistemas integrados, com destaque para o S2 com a presença da leguminosa, que apresentou 83,17 t C ha⁻¹ (toneladas por hectare), em comparação a 62,20 t C ha⁻¹ na pastagem solteira, ou seja, mais de 20 t ha⁻¹ de incremento de C no consórcio do Piatã com o guandu anão.
Emissões de GEE
O estudo também demonstrou que é possível intensificar a produção pecuária e, ao mesmo tempo, mitigar as emissões de GEE. Sistemas bem manejados, seja com a inclusão de leguminosas ou com a rotação lavoura-pecuária, permitiram maior produção de carne com menor emissão de metano, além de aumentarem o carbono armazenado no solo, melhorando o balanço geral. Resultados anteriores obtidos na mesma área experimental já haviam demonstrado que os sistemas integrados também reduzem as emissões de óxido nitroso (N2O), um outro gás de efeito estufa, em até 59%.
Esses resultados evidenciam que tecnologias como o consórcio de pastagens com leguminosas e a rotação com lavoura são fundamentais para tornar a pecuária mais sustentável e resiliente, contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa e uma produção de carne de baixo carbono.
Os dados foram coletados no experimento com sistemas ILP mais antigo do Brasil, localizado na Embrapa Cerrados e implantado em 1991. As avaliações ocorreram em maio, agosto e dezembro de 2024.
Metano no centro dos debates
O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, e mais de 90% dessa produção ocorre em sistemas a pasto, que ainda apresentam grande potencial de intensificação. A emissão de metano entérico, gerado no processo digestivo dos animais, tem um alto potencial de aquecimento global, 27 vezes maior que o do CO₂ em 100 anos, sendo influenciado principalmente pela qualidade, disponibilidade e consumo da forragem por ruminantes.
O tema foi destaque nas discussões sobre como a agropecuária brasileira pode contribuir para mitigação das mudanças climáticas durante a COP30, realizada em Belém (PA). “A redução das emissões sem comprometer o desempenho animal é um dos principais desafios da agropecuária, e sistemas integrados, consorciados ou intensivos têm se mostrado alternativas viáveis na descarbonização desse setor”, afirma a pesquisadora Arminda de Carvalho.
Atualização das recomendações Recomendações sobre o uso de leguminosas em consórcio com pastagens estão sendo atualizadas. Uma circular técnica com orientações para a introdução do guandu-anão em consórcio com capim-braquiária, em sistema de plantio direto, foi publicada em setembro deste ano pela equipe de especialistas da Embrapa Cerrados e está disponível para consulta aqui.
Segundo o pesquisador Robélio Marchão, a Embrapa Cerrados tem atuado em projetos voltados a posicionar novas cultivares de forrageiras nos sistemas integrados, de acordo com suas funcionalidades. “Trata-se de um novo conceito, em que as plantas forrageiras têm sido utilizadas como espécies de duplo propósito ou plantas de serviço, podendo atuar tanto como pastagens nas áreas de integração com a pecuária quanto como plantas de cobertura nas áreas agrícolas, desempenhando papéis específicos na melhoria do sistema de produção”, destaca o pesquisador.
No caso do consórcio com guandu-anão, a equipe ressalta que, além de elevar o valor nutritivo da forragem, há uma melhoria na qualidade do solo que impacta diretamente a gramínea, aumentando a disponibilidade de nitrogênio em formas orgânicas.
Menção honrosa O trabalho “Enteric methane emission of Nellore cattle and soil carbon stock on integrated systems in the Cerrado” recebeu menção honrosa como destaque do “3rd CCARBON/USP Symposium – Sustainable and Resilient Livestock: Ecological Strategies for Climate Mitigation and Biodiversity Conservation”.
Segundo a doutoranda Thais de Sousa, o prêmio representa mais do que um reconhecimento acadêmico, pois materializa o esforço de uma equipe multidisciplinar que se empenhou para a realização do trabalho e reforça a importância das pesquisas sobre redução das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário.
O 3rd CCARBON/USP foi organizado pelo Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical da USP e realizado em 6 de novembro, no auditório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), em Piracicaba (SP).
O evento reuniu pesquisadores, empresas, formuladores de políticas públicas e produtores para discutir estratégias visando uma produção pecuária mais sustentável e voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa.
Nesta segunda-feira, 5 de janeiro, o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, divulgou um vídeo em suas redes sociais anunciando o início da troca do telhado do Hospital Municipal.
Na gravação, o prefeito aparece no teto da unidade de saúde e explica que a obra era necessária devido a problemas antigos de infiltração, que comprometiam o funcionamento do hospital. Segundo ele, o telhado estava em más condições e permitia a entrada de água em períodos de chuva.
Rogério Torquetti informou que toda a estrutura do telhado será substituída e que o novo material contará com telhas acústicas e térmicas, que devem reduzir o ruído e o calor no interior do prédio.
De acordo com o prefeito, a primeira etapa da obra consiste na manutenção e troca completa do telhado. Na sequência, será realizada a reforma da parte interna do hospital, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes.
Ao final do vídeo, o prefeito destacou que a iniciativa faz parte das ações de melhoria na infraestrutura da saúde do município e reafirmou o compromisso da administração com a população de Tacuru.
Criada para permitir o acesso público a anúncios veiculados em plataformas digitais, a biblioteca de anúncios reúne informações sobre criativos, formatos e mensagens utilizadas por anunciantes. Segundo especialistas em marketing, a ferramenta ajuda a compreender padrões de comunicação e tendências de mercado.
De acordo com conteúdos publicados por portais especializados, a biblioteca de anúncios surgiu como resposta à demanda por maior clareza sobre publicidade digital, oferecendo um ambiente em que qualquer pessoa pode consultar anúncios ativos ou já veiculados.
Como acessar a biblioteca de anúncios do Facebook?
O acesso à ferramenta é aberto e não exige cadastro prévio. Conforme explicam materiais educativos do setor, basta entrar no site oficial da plataforma responsável pela biblioteca e selecionar o país e a categoria desejada. A navegação permite pesquisar anúncios por palavras-chave, nomes de páginas ou temas específicos.
Segundo publicação da Eduzz, a proposta é garantir que usuários, empresas e profissionais de marketing consigam visualizar campanhas em circulação, entendendo melhor como as marcas se comunicam com seus públicos.
Para que serve a biblioteca de anúncios da Meta?
A principal função da ferramenta é oferecer transparência sobre anúncios pagos. De acordo com análise publicada pela Reportei, a biblioteca permite acompanhar peças publicitárias ativas, entender variações de criativos e observar mensagens utilizadas em diferentes campanhas.
Para as empresas, isso representa uma oportunidade de análise estratégica. Ao observar anúncios em circulação, profissionais conseguem identificar abordagens recorrentes, formatos mais usados e tipos de comunicação mais frequentes dentro de determinados segmentos.
Qual a importância da biblioteca de anúncios para empresas?
A importância da biblioteca de anúncios está diretamente ligada à inteligência de mercado. A ferramenta contribui para promover decisões mais embasadas, evitando estratégias baseadas apenas em tentativa e erro. Segundo especialistas citados pelo RD Station, analisar anúncios existentes ajuda empresas a compreender o cenário competitivo e aprimorar suas próprias campanhas.
Entre os principais benefícios apontados, estão:
maior compreensão das tendências de comunicação;
análise de mensagens utilizadas em diferentes setores;
apoio na construção de campanhas mais alinhadas ao mercado;
incentivo à transparência publicitária.
Nesse contexto, a importância dabiblioteca de anúncios vai além da simples consulta, tornando-se um recurso de aprendizado contínuo para equipes de marketing.
Como pesquisar anúncios na biblioteca de anúncios?
A pesquisa pode ser feita de forma simples e intuitiva. Conforme orientações disponíveis em guias especializados, é possível:
buscar por palavras-chave;
filtrar por país ou período;
selecionar categorias específicas;
visualizar anúncios ativos ou inativos.
Esses filtros facilitam a análise e permitem que o usuário encontre informações relevantes, de forma rápida e organizada.
A biblioteca de anúncios é paga ou gratuita?
Segundo informações divulgadas por portais de marketing digital, a ferramenta é totalmente gratuita. Não há cobrança para acessar, pesquisar ou visualizar anúncios, o que amplia o alcance e reforça seu papel como instrumento de transparência.
Como saber quais anúncios estão ativos na biblioteca da Meta?
A identificação de anúncios ativos ocorre diretamente na visualização da ferramenta. Conforme explicam materiais educativos do setor, cada anúncio exibe informações sobre seu status, período de veiculação e variações de criativos.
Para consultar a biblioteca de anúncios da Meta, por exemplo, é preciso acessar o site específico para isso, em que os anúncios são organizados de forma pública e acessível. Essa funcionalidade permite acompanhar campanhas em tempo real e entender como as mensagens estão sendo distribuídas.
A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico das arboviroses — dengue, chikungunya e zika — referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025, com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Conforme o levantamento, ao longo de 2025 foram 652 casos de dengue notificados no município. Deste total, 607 casos foram encerrados, sendo 28 confirmados e 579 descartados. Não houve registro de óbitos por dengue no período.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os números podem ser ainda maiores, uma vez que muitas pessoas com sintomas leves não procuram atendimento médico, o que pode resultar em subnotificação dos casos.
Em relação à chikungunya, foram 644 casos notificados, com 591 encerrados. Entre eles, 16 casos foram confirmados e 575 descartados, também sem registro de óbitos. Já sobre o zika vírus, o município contabilizou 17 notificações, todas encerradas, sem nenhum caso confirmado.
Prevenção é essencial
Mesmo com a ausência de óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a prevenção continua sendo a principal forma de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A população deve manter cuidados simples no dia a dia, como eliminar água parada em recipientes, manter caixas d’água bem fechadas, limpar calhas e quintais e permitir o acesso dos agentes de endemias às residências.
A Prefeitura de Amambai reforça que o enfrentamento às arboviroses depende do envolvimento de toda a comunidade, sendo fundamental a colaboração da população para reduzir os riscos e proteger a saúde pública.
A Aldeia Amambai vive dias de intensa movimentação esportiva e integração comunitária com a realização da 5ª edição dos Jogos Indígenas de Verão, que teve abertura oficial no sábado, 3 de janeiro, e já contabiliza diversos jogos disputados com grande participação do público e dos atletas.
O evento reúne aproximadamente 600 atletas indígenas, representando aldeias e comunidades de diferentes municípios da região, entre elas Campestre (Antônio João), Takuaperi (Caarapó), CELSapucaia, Jaguapiru Bororó (Dourados), Sassoró (Tacuru), Guassuty e Guaviry (Aral Moreira), Sete Cerro (Paranhos) e Rancho Jacaré (Laguna), consolidando-se como um dos maiores encontros esportivos indígenas do sul do Estado.
As competições acontecem diariamente, na quadra da Escola Municipal Guarani Kaiowá, nos horários das 13h às 17h e das 18h às 21h30, e seguem até a próxima semana. A data de encerramento será divulgada no início da próxima semana pela organização.
Abertura marcou celebração do esporte e da cultura indígena A cerimônia de abertura foi realizada no sábado (3), às 18h, e contou com a presença de autoridades municipais, lideranças indígenas e representantes da comunidade. Estiveram presentes o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Maria Helena Rozin Barbosa, a vereadora Suzana Ulisses, além dos secretários municipais de Desporto e Cultura, Ramón Batista, e de Infraestrutura, Fernando Fischer, entre outras lideranças.
A abertura deixou em evidência o talento, a dedicação e o espírito coletivo dos atletas indígenas, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão, fortalecimento cultural e promoção da saúde. Organização e apoio Os Jogos Indígenas de Verão são idealizados e coordenados pelo professor de Educação Física Neimar Ortiz, com o apoio direto de Elivelton, Aguinaldo, Tailon e Jânio, que integram a equipe organizadora. O evento também conta com o apoio das lideranças da Aldeia Amambai, Flaviano Franco e Hernani Cáceres, além do suporte da Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEdesc), e de diversos patrocinadores.
De acordo com a organização, a iniciativa tem como principal objetivo estimular hábitos saudáveis, promover a integração entre as aldeias e destacar os benefícios do esporte para a saúde física e mental, especialmente entre os jovens.
Modalidades disputadas Nesta edição, os jogos contam com quatro modalidades, disputadas nas categorias masculino e feminino: • Atletismo – corrida de 5 km • Voleibol misto • Futsal • Basquete As premiações são em dinheiro. No futsal, uma das modalidades mais aguardadas da competição, a premiação total será de R$ 10 mil, o que reforça a importância do torneio e valoriza ainda mais o empenho e a competitividade das equipes participantes. Vôlei misto já tem campeões definidos As disputas do voleibol misto já foram encerradas. Confira a classificação final: • 1º lugar – Dourados: R$ 2.000,00 • 2º lugar – Ava Mbareté Master (Amambai): R$ 300,00 • 3º lugar – Stars Vôlei: R$ 100,00
Os Jogos Indígenas de Verão seguem como um verdadeiro espaço de celebração do esporte, da cultura e da união entre os povos indígenas, fortalecendo laços comunitários e reafirmando a Aldeia Amambai como referência regional na promoção de atividades esportivas e sociais.
A prefeita de Aral Moreira, Elaine Soligo, publicou um vídeo nesta segunda-feira, 5 de janeiro, pedindo a colaboração da população para a preservação da praça central do município.
Durante a gravação, a prefeita destacou que o espaço passou por um processo de revitalização no final de 2025, mas que, ao passar pelo local nesta segunda-feira, encontrou a praça tomada por lixo, como garrafas PET, garrafas de cerveja e cacos de vidro.
Ela ressaltou que a situação compromete a segurança das famílias, especialmente das crianças, que ficam impossibilitadas de utilizar o espaço público de forma adequada e segura.
Elaine Soligo reforçou que a conservação dos espaços públicos depende do envolvimento de toda a comunidade e pediu o apoio da população para manter a praça limpa, garantindo o bom uso do local por todos os moradores.
Um cachorro chamado Kelvin está desaparecido em Amambai desde a manhã de domingo, 4 de janeiro. O animal sumiu na região da Vila Caiuás.
De acordo com a família, Kelvin faz uso de medicamento controlado e está tosado, o que aumenta a preocupação com seu paradeiro. Qualquer informação que possa ajudar a localizá-lo pode ser repassada pelo telefone (67) 9 9294-2586.
Uma cachorra chamada Samanta está desaparecida em Amambai desde o dia 31 de dezembro. De acordo com a tutora, o animal sumiu na região da Vila Cristina após se assustar com fogos de artifício.
Samanta é de porte médio e qualquer informação que possa ajudar a localizá-la pode ser repassada pelo telefone (67) 9 9886-1392.
A família pede o apoio da comunidade para compartilhar as informações e ajudar no reencontro.
A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (SEFAZ/MS) informa que o prazo para pagamento do IPVA 2026 à vista, com 15% de desconto, que venceria nesta segunda-feira (5), foi prorrogado excepcionalmente para quinta-feira, dia 8 de janeiro.
A decisão foi adotada em razão de uma inconsistência no sistema, que gerou instabilidade no período da manhã e dificultou a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAEMS) para parte dos contribuintes. A medida tem como objetivo evitar prejuízos a aqueles que não conseguiram gerar o boleto dentro do prazo originalmente previsto.
Para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas, com os seguintes vencimentos:
Vista da entrada da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 19 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, em Amambai.
Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas
1 vaga para pedreiro
2 vagas para atendente de balcão
2 vagas para mecânico de automóveis
1 vaga para auxiliar de mecânico de autos
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para recepcionista (necessário ter CNH)
1 vaga para vendedor
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para contador
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para torneiro mecânico
Casa do trabalhador também oferece
A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região.
Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade).
A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.
O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.
Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.
Seleção de animais superiores, otimização de dietas, oferta de água de qualidade, aprimoramento da sanidade animal, e busca do bem-estar estão entre as estratégias para redução do metano na pecuária. Foto: Gisele Rosso
A Embrapa desenvolveu três protocolos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar o sequestro de carbono na produção de leite. Denominados Boas práticas para a mitigação da emissão de metano dos bovinos; Boas práticas para a redução da emissão de amônia e óxido nitroso no solo; e Boas práticas de manejo de solos para acúmulo de carbono, eles são resultado de anos de pesquisa e incidem sobre os principais processos geradores de GEE da pecuária de carne e leite, como a aplicação de fertilizantes nos solos e o uso de insumos na produção de alimentos para os animais. A iniciativa representa uma contribuição concreta para a mitigação dos impactos climáticos na agropecuária.
Os protocolos, que fazem parte de um livro publicado pela Embrapa Pecuária Sudeste (veja mais detalhes no último quadro desta matéria), vão contribuir para os objetivos de descarbonização da cadeia leiteira do País e para o atendimento da meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de combate às mudanças climáticas.
De acordo com a pesquisadora Patrícia Perondi Anchão Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), a atividade leiteira é desafiadora para o produtor. A redução das emissões é mais um fator de preocupação que pecuaristas devem considerar na tomada de decisões nas propriedades para garantir a segurança alimentar das gerações futuras, com menor impacto ambiental, e atendendo ao mercado consumidor, cada vez mais exigente.
Segundo estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de 2024, ano base 2022, o setor agropecuário é responsável por 30,5% das emissões de GEE do Brasil. Dessas, 19% são de metano. Das emissões de metano, 97% são provenientes dos bovinos e, desse montante, 86% do rebanho de corte e 11% do rebanho leiteiro.
Os três protocolos desenvolvidos pela Embrapa estabelecem métodos e tecnologias que podem ser adotados nos sistemas de produção de leite para diminuir as emissões e aumentar o sequestro de carbono. Técnicos e produtores têm à disposição soluções para cooperar na garantia da sustentabilidade do Planeta. “A adoção de tecnologias adequadas para cada tipo de sistema é crucial para desenvolver uma pecuária mais resiliente, sustentável e responsável”, destaca o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.
Saiba mais detalhes sobre os três novos protocolos:
Boas práticas para mitigação da emissão de metano pelos animais A demanda por produtos de origem animal tem aumentado significativamente e supera a produção. Dessa forma, é necessário aprimorar os sistemas pecuários para atender a crescente necessidade por alimentos, sem deixar de lado a sustentabilidade e o bem-estar animal.
A pesquisadora lembra que os bovinos são capazes de transformar pasto em carne e leite, produtos de elevado valor nutricional. No entanto, liberam metano pela eructação (arroto), mais de 95%, e, uma pequena parcela, na forma de flatulência.
Cientistas têm se debruçado em busca de soluções para reduzir os impactos negativos do metano. No caso da produção leiteira, as estratégias incluem melhoria dos índices produtivos e reprodutivos; diminuição de animais de reposição; seleção de animais superiores; otimização de dietas, uso de aditivos; oferta de água de qualidade; avanço no manejo dos bovinos e das pastagens; aprimoramento da sanidade animal; e, busca do bem-estar.
A pesquisadora explica que qualquer animal que, por questões sanitárias ou de estresse, paralise a produção, agrava as emissões por litro de leite, uma vez que a vaca continua emitindo metano mesmo sem produzir, por ser um processo natural dos ruminantes.
A exposição às doenças aumenta a quantidade de energia e nutrientes despendidos para combatê-las, diminuindo a disponibilidade deles para produção. Assim, manter bovinos saudáveis reduz a quantidade de metano produzido por quilo de leite. Outro fator é a especialização genética. Em pastagens de alta qualidade, verificou-se diferença na produção de metano em função das raças, de 18,4 e 25,3 gramas por litro (g/L) de leite em holandesas puras e girolandas, respectivamente. Ou seja, as vacas holandesas, com maior produção, distribuem melhor a carga de metano pelo leite produzido.
Melhores índices zootécnicos também influenciam na emissão, e podem ser alcançados com práticas nutricionais, sanitárias e reprodutivas. Segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo, animais saudáveis de alta produtividade colaboram para a redução do impacto do setor sobre as mudanças climáticas.
Ele afirma que um rebanho equilibrado é composto por 70% de vacas e 30% de fêmeas jovens. Do total de vacas adultas, em média, 83% devem estar em lactação. Quanto mais bovinos lactantes, maior a produtividade total em litros de leite por ano, resultando em maior eficiência e menor emissão. Para mostrar a importância dos índices zootécnicos nas emissões por quilo de leite corrigido para gordura e proteína, os pesquisadores realizaram simulações usando uma calculadora em desenvolvimento pela Embrapa.
Na primeira, foi avaliado um rebanho com 12 meses de intervalo entre partos, idade ao primeiro parto de 24 meses, 10 meses de lactação e dois de descanso no pré-parto. Na segunda, o foco foi um rebanho com 18 meses de intervalo entre partos, idade ao primeiro parto de 30 meses, 15 meses de lactação e três de descanso no pré-parto.
Observou-se que a emissão de metano aumentou de 0,906 para 1,108 quilos de gás carbônico (CO2) equivalente por quilo de leite corrigido, quando se passou do primeiro para o segundo cenário. A adoção de índices inapropriados levou a um aumento na emissão de 22%, ressaltando a necessidade da observação desses indicadores.
Melhorar os sistemas pecuários em equilíbrio com o meio ambiente e com foco em bem-estar, manejos na dieta, promoção da saúde e melhoramento genético é o caminho para uma agropecuária mais sustentável.
Boas práticas para a redução da emissão de amônia e óxido nitroso no solo O segundo protocolo refere-se a medidas para diminuição de dois gases poluentes. O óxido nitroso (N2O) tem potencial de aquecimento global 298 vezes superior ao dióxido de carbono (CO2), permanecendo na atmosfera por até 114 anos. A emissão de N2O ocorre pela aplicação de fertilizantes nitrogenados, dejetos animais e queima de combustíveis fósseis.
O outro gás, a amônia (NH3), é um composto volátil que se forma no solo após a aplicação da ureia, provocando emissão indireta de GEE, uma vez que parte da amônia é transformada em N2O na atmosfera. As emissões de óxido nitroso e amônia ainda representam desperdício desses fertilizantes, gerando prejuízos econômicos e baixa eficiência agronômica.
O produtor pode empregar ações para diminuir as emissões e as perdas. Leguminosas consorciadas com gramíneas fixam nitrogênio no solo e contribuem para reduzir a emissão de GEE porque diminuem o uso de fertilizantes nitrogenados. Conforme o estudo, com a eficácia dessa redução, evita-se a emissão de 5,42 quilos de CO₂ do processo de fabricação para cada quilo de fertilizante produzido.
A distribuição mais uniforme dos dejetos animais também reduz a emissão desses gases. Para isso, o pecuarista deve organizar os bovinos na área ao longo do tempo para não ter altas concentrações em locais específicos, sendo a lotação rotativa uma alternativa.
Ainda, os fertilizantes de eficiência aumentada disponibilizam o nitrogênio gradualmente, fazendo com que a planta aproveite melhor os seus benefícios, amenizando as perdas. Há práticas capazes de reduzir a volatilização de amônia decorrente da utilização de ureia, como aplicação incorporada no solo, parcelamento da aplicação, irrigação ou chuva após emprego do fertilizante.
A correção e a fertilização dos solos da mesma forma melhoram a sustentabilidade pela eficiência de uso e diminuição das perdas de nutrientes. A lista é composta de análise de solo, uso de corretivos, agricultura de precisão, uso de fertilizantes de eficiência aumentada e de leguminosas. As medidas, se adotadas, vão representar redução do impacto no clima e economia de dinheiro na redução do uso de fertilizantes e eficiência.
Boas práticas de manejo de solos para acúmulo de carbono O carbono (C) presente na atmosfera na forma de CO2 é o principal GEE, e um dos gases mais diretamente relacionados às mudanças climáticas.
Por outro lado, pode ser retirado da atmosfera (sequestro de C) e incorporado no solo, por longos períodos, para mitigar a emissão. Isso ocorre, principalmente, quando resíduos vegetais são depositados no solo e transformados em matéria orgânica (MOS).
As práticas de conservação como plantio direto, adubação verde, sistemas integrados, recuperação de pastagens e intensificação do manejo da pastagem, irrigação e bioinsumos são primordiais para aumentar e preservar o carbono sequestrado no solo. Em sistemas integrados com árvores ainda é possível abater as emissões dos animais.
São necessários a taxa de crescimento de 52 eucaliptos para compensar a emissão de uma vaca produzindo 26 quilos de leite por dia, durante um ano . Pastagens tropicais têm alto potencial de sequestro de carbono, quando bem manejadas. Áreas com forrageiras bem manejadas são capazes de sequestrar carbono em mais de um metro de profundidade.
Além das mudanças climáticas, animais criados no pasto são menos suscetíveis a doenças e estresse, por estarem em seu habitat natural. Técnicas como calagem, fertilização, manejo intensivo de pastagens, consorciação, plantio direto, plantas de cobertura e adubação verde podem aumentar a produção das culturas e pastagens e contribuírem para elevar a quantidade imobilizada de carbono.
Segundo Berndt, o principal desafio para ampliar a adoção de práticas sustentáveis é o custo, principalmente do investimento inicial. “Migrar para uma produção mais eficiente e sustentável exige que o pecuarista adote tecnologias, o que implica em um custo inicial para o produtor, que muitas vezes encontra-se descapitalizado. Contudo, após a adoção, passa-se a produzir mais e de forma mais eficiente.
A rentabilidade da atividade subsequente vai permitir a realização de novos investimentos”, explica. Políticas públicas, como o Plano ABC+, são essenciais. Além disso, arranjos locais envolvendo cooperativas, associações ou indústrias (como laticínios) podem ajudar nessa transição.