O HRD (Hospital Regional de Dourados) inicia nesta segunda-feira (19) o atendimento a pacientes pediátricos, ampliando de forma significativa o acesso à assistência especializada para crianças dos 34 municípios que integram a região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
O início do serviço pediátrico faz parte do processo de consolidação do hospital como referência regional em saúde pública, fortalecendo a rede de atenção e garantindo mais segurança, qualidade e humanização no cuidado infantil. O serviço de pediatria será regulado pelo Complexo Regulador Estadual, portanto, não terá atendimento de demanda espontânea.
De acordo com o contrato de gestão do HRD, ao final da abertura de todos os serviços, a previsão é de que a unidade atenda pacientes pediátricos contemplando as especialidades de cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia, neurologia clínica e acompanhamento de pacientes egressos da UTI.
Além da realização de procedimentos cirúrgicos pediátricos mensais, nas especialidades de cirurgia geral e urologia. Na unidade, são disponibilizados 12 leitos de internação e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pediatria.
Avanço para a saúde pública
Para o diretor técnico do HRD, João Angelo Hoffmann, o início do atendimento pediátrico representa um avanço importante para a saúde pública da região.
“A implantação do serviço pediátrico no Hospital Regional de Dourados é um marco para a nossa unidade e, principalmente, para a população. Estamos falando de um atendimento que beneficia diretamente crianças de todos os 34 municípios do Cone Sul, garantindo acesso a um cuidado especializado, seguro e de qualidade, mais próximo de casa”, destaca.
Comunicação SES *com informações do HRD Fotos: HRD
A Prefeitura de Caarapó publicou o Edital de Notificação nº 01/2026, determinando que proprietários, inquilinos e possuidores de terrenos baldios e outros imóveis urbanos realizem, de forma obrigatória, a limpeza e manutenção de suas propriedades no perímetro urbano do município e nos distritos.
O edital estabelece o prazo improrrogável de 30 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial, para que sejam feitas a roçada, retirada de lixo, entulhos, resíduos e materiais inservíveis, além da eliminação de qualquer condição que favoreça a proliferação de vetores, animais peçonhentos ou riscos à saúde e à segurança da população.
A Prefeitura alerta que o descumprimento da notificação resultará em autuação, aplicação de multas e demais sanções administrativas, conforme o Código de Posturas do Município, legislação sanitária e normas ambientais vigentes, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis.
Medida visa proteger a saúde pública e a segurança
A ação tem caráter preventivo e fiscalizatório, com o objetivo A medida tem como principal objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, reduzir riscos de acidentes e incêndios, preservar o meio ambiente urbano e garantir melhores condições de limpeza e organização da cidade. Terrenos sujos representam ameaça direta à saúde pública e ao bem-estar coletivo.
O edital possui caráter geral, funcionando como notificação coletiva, sem excluir fiscalizações individuais e lavratura de autos de infração sempre que necessário.
A população também pode colaborar encaminhando denúncias de terrenos em situação irregular para o e-mail [email protected], informando endereço e, se possível, anexando fotos. O sigilo do denunciante será preservado.
A Prefeitura de Caarapó reforça que a manutenção dos imóveis é responsabilidade de seus proprietários e que a medida é essencial para manter a cidade mais limpa, segura e saudável para todos.
O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de inflação no Brasil em 2026. Divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC), em Brasília, o Boletim Focus projeta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano a 4,02% – percentual inferior aos 4,05% projetados há uma semana; e aos 4,06% estimados há quatro semanas.
O IPCA é o índice que serve de referência para a inflação oficial do país. Para 2027 e 2028, as projeções de inflação permanecem estáveis há 11 semanas consecutivas em 3,80% e 3,50%, respectivamente.
Meta de inflação
Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para 2025 e 2026 é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a inflação medida em dezembro teve alta de 0,33%, ante o 0,18% do mês anterior. Com isso, o IPCA de 2025 ficou dentro da meta do governo: 4,26%, portanto.
Juros
Os demais índices anunciados pelo Boletim Focus apresentam estabilidade na comparação com as semanas anteriores.
No caso da taxa básica de juros (Selic), o mercado financeiro mantém os 12,25% estimados para o final de 2026, percentual calculado há quatro semanas consecutivas. Atualmente, a Selic encontra-se em 15%, o maior nível desde julho de 2006 quando atingiu 15,25%.
Para 2027, a expectativa do mercado financeiro é de que a Selic caia para 10,50%, percentual que se repete nas projeções há 49 semanas seguidas. Para 2028, o mercado reviu para cima as expectativas da taxa básica de juros, passando dos 9,88% projetados na semana passada para 10%.
Essa tendência de alta nas expectativas para a Selic em 2028 tem sido observada em alguns dos boletins anteriores. Na semana passada, foi apresentada uma projeção de Selic a 9,88% para 2028. Há quatro semanas, as projeções apontavam uma Selic de 9,75%, também para 2028.
Variações da Selic
Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
Dólar
Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todos bens e serviços produzidos no país – as expectativas são de que a economia brasileira cresça 1,80% em 2026, mesmo percentual que se repete há seis semanas.
Para os anos seguintes, o mercado financeiro projeta crescimento de 1,80% em 2027 e de 2% em 2028.
As expectativas do mercado financeiro relacionadas ao dólar sinalizam cotação de R$ 5,50 para a moeda dos Estados Unidos ao final de 2026 – percentual que é mantido há 14 semanas, projetado também para 2027. Para 2028, estima-se o dólar a R$ 5,52.
As inscrições para o programa Bolsa Atleta, que beneficia com pagamentos mensais, por um ano, atletas de diversas categorias que tenham obtido resultados em competições no ano anterior têm início nesta segunda-feira (19).
O edital prevê cinco categorias: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil. O valor das bolsas varia de R$ 410 a R$ 16.629,00. Os valores são pagos com recursos do Ministério dos Esportes.
Em 2025, o Bolsa Atleta bateu recorde de beneficiários, com 9.207 atletas registrados, mais que os 8.739 contemplados no ano anterior. Podem pleitear a ajuda financeira praticantes de todas as modalidades esportivas consideradas olímpicas, paralímpicas ou surdolímpicas.
Para atletas olímpicos, por exemplo, que se preparam para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, o critério para o recebimento da bolsa é ter integrado a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de verão em Paris 2024, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de Inverno em Beijing 2022, Jogos Surdolímpicos de verão em Tóquio 2025 ou Jogos Surdolímpicos de inverno em Erzurum 2022.
O edital completo com todos os detalhes pode ser encontrado no Diário Oficial da União.
Confira abaixo o cronograma do edital para o Bolsa Atleta 2026.
PRAZOS
ETAPAS
I
19/1 a 6/2/2026 (19 dias corridos)
Inscrição online
II
Até 30 dias corridos (da primeira notificação*)
Complementação de documentos comprobatórios (se for o caso)
III
23/3 a 27/3/2026
Publicação da primeira lista de contemplados
IV
Até 10 dias corridos (nos termos da Cláusula Nona)
Recurso
V
20/4 a 24/4/2026
Publicação da lista de atletas que tiverem o recurso deferido
A Prefeitura Municipal de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará no dia 30 de janeiro de 2026 uma audiência pública destinada à apresentação e análise do 3º Relatório Detalhado do Último Quadrimestre (RDQA) de 2025 do Fundo Municipal de Saúde.
A audiência acontecerá às 9h, no Plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua Euclides Serejo Batista, nº 870, Centro, e será aberta à participação de toda a população.
O objetivo do encontro é promover a transparência na gestão dos recursos da saúde, permitindo que a comunidade tenha acesso às informações sobre as ações desenvolvidas, os serviços prestados e a aplicação dos recursos públicos no período analisado.
A Prefeitura de Caarapó e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam a importância da participação popular como instrumento de controle social e de fortalecimento das políticas públicas de saúde, convidando a sociedade civil, profissionais da área e demais interessados a acompanharem a audiência.
Prefeitos de municípios que integram o Consórcio Sul Fronteira. Eduardo Campos, de Ponta Porã (e), o presidente e anfitrião da reunião desta quinta (22), Marcelo Pé, de Antônio João, Sérgio Barbosa, de Amambai e Dra. Elaine Soligo, de Aral Moreira. (Foto: Assessoria)
Nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro de 2026 o município de Antônio João será sede de um importante passo para o desenvolvimento da nossa região. O Consórcio Multifacetário Sul Fronteira realizará sua Assembleia Geral Ordinária para alinhar as metas e investimentos dos próximos anos.
A reunião de trabalho está prevista para iniciar a partir das 10h da manhã, na sede da prefeitura local.
Sob a presidência do prefeito de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira (Marcelo Pé), o encontro reunirá lideranças e representantes dos municípios consorciados para deliberar sobre temas que impactam diretamente a vida do cidadão.
O que será discutido?
Plano Plurianual (PPA): Apresentação e aprovação das metas para o quadriênio de 2026 a 2029.
Orçamento Financeiro: Definição dos recursos para o exercício de 2026.
Ações Regionais: Alinhamento de projetos entre os municípios parceiros.
A reunião acontecerá no gabinete da Prefeitura de Antônio João, a partir das 10:00 horas, e contará com a articulação entre as cidades de Amambai, Aral Moreira, Dourados, Douradina, Laguna Carapã e Ponta Porã.
A união desses municípios fortalece a nossa fronteira e garante uma gestão pública mais eficiente e transparente para todos.
Para a gestão 2025/2026 o Consórcio Multifacetário Sul Fronteiram tem como presidente o prefeito de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o “Marcelo Pé”, como vice-presidente da prefeita de Douradina, Nair Branti e como secretário-geral o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa.
Com 9 gols marcados, Augusto Goulart Ferreira foi o artilheiro da categoria Sub-11 anos da competição nacional no interior paulista. (Fotos: Divulgação)
Vilson Nascimento
Os irmãos gêmeos de Sete Quedas, Artur Goulart Ferreira e Augusto Goulart Ferreira, de 10 anos, foram destaque na Copa Interior de Futebol de Base, realizada entre os dias, 10 e 17 de janeiro nos municípios de Lourdes e Buritana, no estado de São Paulo.
Defendendo as cores do San Lorenzo, equipe da cidade de Itakyry, no Paraguai, eles foram campeões da competição nacional de base na categoria Sub-11 anos e Augusto inclusive foi o artilheiro do torneio, com 9 gols marcados.
A competição de base nas cidades paulistas, além de promover o futebol nas categorias de base, também foi um ambiente propício para revelar novos talentos, tendo em vista que “olheiros” de vários clubes do futebol brasileiro se fizeram presentes, avaliando os jovens atletas.
A equipe San Lorenzo, da cidade de Itakyry, no Paraguai, campeã do torneio em São Paulo, na categoria Sub-11 anos.Os gêmeos setequedenses, Arthur e Augusto Goulart, com os olheiros do Corinthians, Josias Oliveira e do São Paulo, Lucas Coimbra.Os gêmeos, Arthur e Augusto Goulart, com a mãe Jéssica Goulart, profissional da área de saúde, em Sete Quedas.Com 9 gols marcados, Augusto Goulart Ferreira foi o artilheiro da categoria Sub-11 anos da competição nacional no interior paulista.
Foto: China está no centro de projetos importantes - Foto: Divulgação
A integração profunda das cadeias produtivas tem se consolidado como um diferencial estratégico no agronegócio global, especialmente em um cenário de crescente competição e busca por eficiência. Segundo análise de Artur Vasconcelos Barros, Diretor Executivo no Grupo Central, a forma como a Syngenta estruturou sua atuação na China oferece um exemplo claro de visão de longo prazo e alinhamento industrial.
A estratégia adotada no país asiático vai além da produção em larga escala ou da redução de custos. A China foi transformada em um centro estratégico, reunindo capital, inovação e capacidade industrial em um ecossistema integrado que abrange desde pesquisa e desenvolvimento até a comercialização. Esse modelo garante agilidade, escala e maior controle da cadeia de suprimentos, fatores considerados decisivos para sustentar competitividade global.
A análise também destaca que a integração com fornecedores locais estratégicos fortalece relações comerciais e amplia o poder de precificação, criando um ambiente de maior previsibilidade e confiança. Mais do que um caso isolado, a experiência observada é tratada como um modelo de referência para empresas que buscam eficiência e solidez em mercados dinâmicos, além de provocar reflexões sobre como o agronegócio brasileiro pode aprimorar suas próprias cadeias produtivas nos próximos anos.
“Essa jornada da Syngenta na China não é um caso isolado. É um blueprint. Um modelo que mostra o caminho para quem busca inovação, eficiência e solidez em um mercado global tão dinâmico. Mas pra mim a grande questão é: Como a experiência da Syngenta na China pode inspirar (e desafiar) a estratégia das empresas agrícolas brasileiras para os próximos anos?”, conclui.
“O produtor de alho é extremamente técnico" - Foto: Pixabay
A produção nacional de alho se destaca entre as hortaliças de maior valor agregado no país, combinando elevado nível tecnológico e altos custos de implantação. Com área cultivada próxima de 13 mil hectares e produção média anual de 172 mil toneladas, segundo o IBGE, a cultura exige investimentos que podem chegar a R$ 250 mil por hectare, mas também oferece potencial de faturamento superior a R$ 360 mil, com produtividades entre 16 e 20 toneladas por área.
“O produtor de alho é extremamente técnico e busca constantemente ferramentas que tragam mais assertividade, garantia e segurança ao manejo. Quando conseguimos oferecer soluções biotecnológicas que otimizam a nutrição e protegem a planta, geramos valor real”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento de Negócios Nacional da Superbac, Luiz Fernando Ribeiro.
Esse perfil torna o segmento altamente profissionalizado, com produtores que adotam manejo de precisão e buscam soluções capazes de aumentar a eficiência e reduzir riscos. O consumo de fertilizantes é um dos principais desafios, já que o alho utiliza volumes muito superiores aos de grandes culturas, especialmente de nitrogênio, nutriente essencial ao desenvolvimento vegetativo, mas que, quando mal manejado, pode favorecer doenças.
Além da dependência de insumos importados, o cultivo enfrenta pressão de patógenos e necessidade de irrigação constante, sobretudo em regiões como o Cerrado Mineiro, Cristalina, no Centro-Oeste, e áreas do Sul do país. Doenças como bacterioses foliares e raiz rosada comprometem o sistema radicular e limitam o potencial produtivo.
Nesse cenário, o uso de fertilizantes biotecnológicos e biodefensivos tem ganhado espaço como estratégia para melhorar nutrição, sanidade e produtividade. Resultados de campo indicam maior retenção foliar e incrementos de até 700 quilos por hectare, com impacto direto na receita. As tecnologias também contribuem para o equilíbrio biológico do solo, afetado pelo manejo intensivo, favorecendo a longevidade das áreas e a sustentabilidade da produção. “Estamos falando de bactérias que fazem a planta produzir e bactérias que protegem a planta. Esse equilíbrio biológico é o que permite ao produtor alcançar mais produtividade, sustentabilidade e estabilidade econômica”, finaliza Ribeiro.
As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília.
O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.
A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes.
As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas.
Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.
Vagas
São mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições, em 587 municípios do país.
Com isso, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.
Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050.
O MEC avisa que é de responsabilidade do candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição no Sisu 2026, não sendo possível a escolha do semestre de ingresso, o qual será definido de acordo com a nota do candidato.
Ações afirmativas
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.
No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.
Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas.
A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Seleção
Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025.
Caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso.
Porém, é preciso que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação).
O MEC explica que, em caso de empate no uso das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido e conforme a ordem de prioridade.
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
De cada dez empresas industriais, oito enfrentaram dificuldades para obter crédito. Elas apontam os juros elevados como o principal obstáculo ao financiamento no país. O dado faz parte de pesquisa divulgada nesta segunda-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Segundo a Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito em 2025, 80% dos empresários que tiveram problemas para acessar crédito de curto ou médio prazo (até 5 anos) citaram os juros altos como o maior entrave. Em seguida aparecem a exigência de garantias reais, como imóveis ou máquinas (32%), e a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades das empresas (17%).
O cenário se repete no crédito de longo prazo, acima de 5 anos. Nesse caso, 71% dos industriais atribuíram as dificuldades aos juros elevados, enquanto 31% mencionaram a exigência de garantias e 17% a ausência de linhas compatíveis com seus projetos de investimento.
“A atual política monetária é bastante restritiva e encarece o crédito. Com a Selic em 15% ao ano e juros reais em torno de 10%, o financiamento fica mais caro e desestimula investimentos em expansão e inovação”, explica Maria Virgínia Colusso, analista de Políticas e Indústria da CNI.
Selic alta reduziu a busca por crédito
54% das empresas não buscaram crédito de longo prazo nos seis meses anteriores à pesquisa
49% não procuraram crédito de curto ou médio prazo no mesmo período
apenas 26% contrataram ou renovaram crédito de curto prazo
no crédito de longo prazo, o percentual caiu para 17%
Dificuldade maior no crédito de longo prazo
Quase um terço das empresas que tentaram crédito de longo prazo não teve sucesso
Cerca de 20% das que buscaram crédito de curto ou médio prazo também não conseguiram
Crédito de curto ou médio prazo
Médias: 26% não obtiveram crédito
Pequenas: 21%
Grandes: 16%
Crédito de longo prazo
Médias empresas: 43% não obtiveram crédito
Pequenas empresas: 37%
Grandes empresas: 27%
Condições de crédito pioraram
35% das empresas avaliaram que as condições de crédito de curto ou médio prazo pioraram
33% fizeram a mesma avaliação para o crédito de longo prazo
Para 47%, as condições permaneceram semelhantes
Apenas 14% relataram melhora no curto ou médio prazo
No longo prazo, o índice cai para 12%
Baixa adesão ao risco sacado
Apenas 13% das indústrias contrataram operações de risco sacado nos últimos 12 meses
Outros 5% pretendiam contratar
54% não contrataram nem pretendiam contratar
29% não souberam ou preferiram não responder
O risco sacado é uma modalidade de antecipação de recebíveis em que o fornecedor recebe o pagamento antecipado de uma instituição financeira, enquanto o comprador assume o compromisso de quitar o valor na data acordada.
A Sondagem Especial ouviu 1.789 empresas industriais de 1º a 12 de agosto do ano passado. Desse total, 713 são de pequeno porte, 637 de médio porte e 439 de grande porte.
A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de janeiro do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (19) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo cerca de 18,8 milhões de famílias receberão o benefício neste mês.
Os beneficiários de nove estados receberão o crédito nesta segunda, independentemente do número final do NIS. O pagamento unificado beneficia localidades em situação de emergência ou em estado de calamidade pública nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
O valor mínimo corresponde a R$ 600. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Além do benefício integral, cerca de 2 milhões de famílias estão na regra de proteção em novembro. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.
Desde junho do ano passado, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, quem entrou na regra até maio de 2025 continua a receber metade do benefício por dois anos.
Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Auxílio Gás
Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em fevereiro.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
O torneio masculino e feminino acontecerá na quadra de areia da Praça Orçando Viol, próximo ao Ginásio de Esportes Flávio Derzi. (Foto: Vilson Nascimento)
Vilson Nascimento
Com a participação de 39 duplas, a segunda edição do Torneio de Vôlei de Praia, prevista para iniciar nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, vai marcar a abertura do calendário esportivo 2026 da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) da prefeitura, em Amambai.
Segundo o secretário de desporto e cultura do município, Ramon Venceslau Batista, a competição, que acontecerá na arena de areia da Praça Orlando Viol, próximo o Ginásio de Esportes Flávio Derzi, será disputada nos naipes masculino e feminino e nas categorias, adulto e de 12 a 16 anos.
De acordo com a Sedesc, na categoria adulta feminina serão 5 duplas e na categoria adulta masculina serão 16 duplas. Na categoria 12 a 16 anos feminina serão 11 duplas e na categoria masculina 12 a 16 anos masculina serão 7 duplas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante contra a arbovirose é o primeiro de dose única do mundo.
“São aqueles profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, que visitam as famílias, são os primeiros profissionais a receber quem tem sinal e sintoma de dengue”, anunciou o ministro da Saúde.
“Os primeiros cuidados são feitos pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais e equipes multifuncionais que estão cadastrados nas unidades básicas de saúde”, complementou.
O ministro explicou que a vacinação deste público será possível com a chegada de mais doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais desta vacina nacional contra a dengue, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os anticorpos da Butantan-DV oferecem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74% da vacina brasileira, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Produção de mais doses
O governo federal quer ampliar gradualmente a vacinação em dose única para todo o país, para pessoas de 15 a 59 anos, o que depende da disponibilidade de novas unidades da vacina Butantan-DV, que foram encomendadas no mês passado pelo Ministério da Saúde.
Para acelerar a fabricação em larga escala do imunizante, o ministro divulgou que o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia à empresa WuXi Vaccines, da China.
Com a parceria, a expectativa do Ministério da Saúde é que a produção chinesa da vacina com tecnologia brasileira seja ampliada em até 30 vezes.
“Eles [diretores da WuXi Vaccines] se comprometeram com um cronograma de produção e de entrega. Nossa expectativa é de termos, neste ano ainda, em torno de 25 a 30 milhões de doses [da vacina Butantan-DV]”, estimou o ministro da Saúde.
O titular da pasta prevê que à medida que cheguem as novas doses importadas, o próximo passo do governo brasileiro será realizar a vacinação nacional do público de 15 a 59 anos, começando pela população mais velha (59 anos) e avançando até o público mais jovem (15 anos).
“Na medida que a gente começa a ter uma grande produção, isso vai entrar no calendário oficial [de vacinação] de forma permanente”, projeta o ministro.
Para acompanhar a produção das doses da vacina desenvolvida pelo Butantã, em março deste ano, técnicos do Ministério da Saúde devem viajar à China. “A gente quer ver essas doses de vacinas o mais rápido possível aqui do Brasil”.
Alexandre Padilha explicou também que o Instituto Butantan já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer a avaliação da vacina Butantan-DV no público com mais de 60 anos e já começou o recrutamento de voluntários deste público.
“Nós estamos otimistas que também seja uma vacina segura para quem tem mais de 60 anos de idade, o que vai ser muito importante para o combate à dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Foto: Walterson Rosa/MS
A declaração foi dada pelo ministro em Botucatu (SP), no início da campanha de vacinação em massa da população de 15 a 59 anos deste município. A iniciativa piloto ocorre também nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), desde o último sábado (17). O objetivo é avaliar o impacto da imunização com o novo imunizante.
“Não tenho dúvida nenhuma que essa vacina 100% do Butantan pode ser uma grande arma internacional para combater a dengue em outros países no mundo”, disse Alexandre Padilha.
QDenga em todo o país
Para o público de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente o imunizante internacional QDenga, com esquema vacinal de duas doses.
O Ministério da Saúde afirma que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.
Neste domingo (18), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou a ampliação para todo o país da aplicação da vacina japonesa para esta mesma faixa etária. A expansão ocorre a partir da aquisição de mais estoques da farmacêutica japonesa Takeda.
“A gente comprou 9 milhões de doses, para 2026; mais 9 milhões de doses, para 2027. Ao todo 18 milhões [de doses]. O que permite que a gente possa distribuí-la em todos os municípios brasileiros.”
Aprovada em 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a QDenga foi inicialmente disponibilizada em 2024 às crianças e adolescentes de 2,1 mil municípios considerados prioritários pelo governo do Brasil.
Com o aumento dos estoques, a vacinação da QDenga será feita em unidades básicas de saúde (UBS) do SUS dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, exclusivamente ao público de 10 a 14 anos.
O ministro contabiliza que foram distribuídos e aplicados no Brasil, em 2024 e 2025, cerca de 10 milhões de doses da QDenga para o público infanto-juvenil.
O ar-condicionado pode representar até 40% do consumo residencial nos meses mais quentes, a depender do modelo, da potência e do tempo de uso, segundo estimativas do setor elétrico. Mas, com algumas escolhas simples, ele pode ser um aliado do consumidor na conta de luz, e não um vilão.
O especialista em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Gree, maior fabricante de aparelhos de ar-condicionado do mundo, com sede em Zhuhai, China, Romenig Magalhães, compartilhou, em entrevista à Agência Brasil, algumas dicas para economizar.
Escolha da tecnologia
Aparelhos com tecnologia avançada, do tipo inverter, que oferecem maior controle sobre o consumo, podem se traduzir em menos desperdício de energia. Segundo Magalhães, essa tecnologia pode provocar redução de até 40% no consumo residencial em dias mais quentes.
Os eletrodomésticos com tecnologia inverter operam com maior eficiência, já que contam com dispositivos que otimizam o funcionamento, evitando picos de energia provocados pelo efeito de desligar e ligar o motor de tempos em tempos, o que favorece a economia de energia e prolonga a vida útil do aparelho.
Na prática, o custo de manter o equipamento ligado depende da potência do produto em BTUs, que é a sigla para eficiência energética e tempo de uso. Um equipamento residencial de 9 mil a 12 mil BTUs pode consumir entre 15 quilowatts-hora (kWh) e 45 kWh por mês, em uso moderado.
Os modelos mais antigos, não dotados da tecnologia inverter, podem ultrapassar esse patamar com facilidade, especialmente em períodos de bandeira vemelha, o que se reflete de forma direta no orçamento das famílias.
Selo do Inmetro
Outro requisito importante é o selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Quialidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta que a classificação A, que tem menor consumo e, consequentemente, menor impacto no bolso do consumidor.
Cuidados com o aparelho
Segundo Magalhães, devem também ser levados em conta o ambiente onde está instalado o ar-condicionado e a forma de utilização.
Por exemplo, manter portas e janelas fechadas durante o uso e proteger o local contra o sol e o calor, por meio de cortinas e persianas são pontos positivos.
A manutenção deve também estar em dia, salientou Magalhães, tendo em vista que filtros limpos e revisões periódicas evitam perda de eficiência.
Escolha da temperatura
De acordo com Magalhães, uma temperatura entre 23 e 25 graus no controle remoto é adequada para o ser humano e pode ajudar na economia.
“Dá equilíbrio para que a pessoa sinta um ambiente mais confortável e também faz bem à saúde. Vai ser uma temperatura de conforto térmico para o ambiente”.
Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura, maior vai ser o consumo de energia.
“A temperatura na faixa de 16 graus a 20 graus vai consumir muita energia e acaba causando um desconforto térmico, o ar fica muito seco no ambiente, há baixa umidade do ar”.
Outra dica dada pelo especialista em P&D é utilizar a função “Sono” do ar-condicionado, que estabelece uma temperatura mais equilibrada durante a noite.
“A temperatura vai aumentando de maneira gradual e, ao despertar, o nível de consumo do aparelho vai estar bem mais baixo, sem impacto na conta de energia”.
Sem apostadores que acertassem seis dezenas no concurso 2961, o prêmio da Mega-Sena acumulou na noite de sábado (17), segundo a Caixa Econômica Federal. O próximo concurso, na terça-feira (20), poderá pagar R$ 50 milhões.
Os números sorteados neste fim de semana foram 10, 13, 55, 56, 59 e 60.
Um total de 74 apostas conseguiu acertar cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 29.835,57. Mais 4.863 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 748,36.
Novas apostas podem ser feitas até as 19h de terça-feira. Às 20h, ocorrerá o sorteio no Espaço da Sorte, em São Paulo.
Um homem de 35 anos acabou preso pela Polícia Militar na manhã desse sábado, 17 de janeiro, em Amambai, após arrombar e invadir a casa da ex-esposa, uma mulher de 28 anos e acabar sendo esfaqueado por ela.
Segundo consta na ocorrência policial, após arrombar a porta da residência, segundo relato do acusado com o objetivo de ver o filho ao qual não via há 16 dias porque a ex-mulher não deixava, ele foi atado por ela e ferido com três facadas em um dos braços.
A mulher, por sua vez, relatou a polícia que o ex-marido teria chegado em sua casa, localizada na região da Vila Jussara, em estado de descontrole emocional, arrombado a porta, entrado na residência e ela teria reagido, desferido os golpes de faca com o intuito de se defender.
A mulher relatou também que frequentemente o homem a persegue e por conta disso ela possui inclusive uma Medida Protetiva de Urgência com prazo de validade indeterminado, expedida pelo Poder Judiciário, que seria para impedi-lo de se aproximar dela.
Depois de receber atendimento no Hospital Regional, em Amambai, o acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local, onde foi autuado em flagrante por descumprimento de medida protetiva. Ele também poderá responder por lesão corporal, já que a mulher apresentava, segundo a ocorrência policial, arranhões em um dos braços, segundo teria relatado ela a polícia, provocados pelo ex-marido na ocasião da invasão a sua casa.
Pelos ferimentos à faca provocados no ex-marido a mulher poderá responder judicialmente pelo crime de lesão corporal dolosa, aponta a ocorrência policial.
Recentemente a China suspendeu a proibição de importação de frango do Brasil, reacendendo o otimismo do setor e abrindo caminho para um recorde histórico nas exportações brasileiras em 2025. A decisão do governo chinês reverteu as restrições impostas após um caso isolado de gripe aviária e marca a retomada de um dos mercados mais importantes para a proteína nacional.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com vendas para 151 países, e a China se mantém como o principal destino dessa proteína. A GTF, um dos seis maiores produtores de frango do Brasil e que está entre os dez principais exportadores do país, vê a reabertura do mercado chinês como um importante impulso para seus embarques internacionais.
Em 2024, a GTF comercializou 35 mil toneladas de carne de frango para o mercado asiático, o que representou 45% de suas exportações, sendo 61% destinados à China, um país que contribui de forma significativa para o desempenho das exportações brasileiras do setor. Antes da suspensão temporária, os embarques da companhia para o país já vinham em forte ritmo de crescimento, impulsionados pela confiança dos compradores internacionais na qualidade e segurança alimentar dos produtos da marca.
“A suspensão da proibição e a reabertura das exportações representam um marco importante para nós. Mantemos uma relação comercial sólida com o mercado asiático, tendo na China um dos destinos mais estratégicos, responsável por quase 27% de nossas exportações. Com essa retomada, reforçamos o compromisso da GTF com a excelência, a sustentabilidade e os mais rigorosos padrões sanitários exigidos globalmente”, afirma Rafael Tortola, CEO da GTF.
Com mais de 562 mil toneladas consumidos, a China lidera o ranking mundial, segundo dados da GTF, com 562.207 toneladas e 10,9% de participação global, seguida pelos Emirados Árabes Unidos, com 455.121 toneladas (9%), e pelo Japão, com 443.201 toneladas (8,6%). Esses três países estão entre os principais destinos da carne de frango brasileira, seguidos por Arábia Saudita (7,2%) e África do Sul (6,3%). A reabertura do mercado chinês é um marco estratégico para as exportações brasileiras de frango. Com a China liderando o consumo e sendo responsável por uma parte significativa de nossas vendas, essa decisão reforça a confiança dos mercados internacionais na qualidade e segurança dos produtos. Em 2024, a GTF teve um desempenho notável, em torno de 28% de nossas exportações direcionadas à China. Para 2026, nossas expectativas são ainda mais ambiciosas, com um aumento significativo nas exportações, cerca de 10%, incluindo os mercados asiáticos, e o fortalecimento contínuo de nossa presença global.
Consumo de frango pelo mundo
Presente nos principais mercados mundiais, a GTF exporta cortes de acordo com as preferências de consumo de cada região. Na Ásia, os produtos mais demandados são asa inteira, meio da asa, coxa e sobrecoxa (com e sem osso), cartilagens e pés de frango. Na África, destacam-se coxa e sobrecoxa, MDM (carne mecanicamente separada), peito e pés de frango. O Oriente Médio tem preferência por coxas, sobrecoxas, moelas, fígados e peito; na Europa, o peito é o corte mais procurado; e nas Américas, há demanda por coxas e sobrecoxas (com e sem osso), asa inteira, coxinha da asa, peito e pés de frango. No Brasil, o consumo também é diversificado, mas não há cortes vendidos exclusivamente no mercado interno.
“As diferenças culturais também se refletem nas partes mais valorizadas de cada região. Os pés de frango, por exemplo, são amplamente consumidos em países emergentes, mas na China são considerados uma iguaria de alto valor. Já as cartilagens do peito e do joelho, muitas vezes descartadas em outros mercados, são apreciadas na China e Japão, onde há valorização do aproveitamento integral da proteína”, complementou Kendi Okumura, gerente de exportação da GTF.
O mercado brasileiro de café voltou a apresentar maior dinamismo após a retomada das atividades no início do ano. Dados do Centro de Pesquisas Avançadas em Economia Aplicada (Cepea) indicam que o volume de negociações aumentou, impulsionado principalmente pela valorização dos preços no mercado internacional e por fatores climáticos que seguem no radar do setor.
A partir da primeira semana de janeiro, os preços internos passaram a registrar elevação mais consistente, acompanhando o desempenho dos contratos futuros de café negociados na Bolsa de Nova York. O avanço observado nos vencimentos de março de 2026 estimulou a comercialização no mercado doméstico, aproximando as cotações dos níveis considerados mais atrativos pelos produtores.
Entre os principais fatores de sustentação dos preços está o cenário climático adverso em importantes regiões produtoras do Brasil. A redução das chuvas tem gerado preocupação em relação ao desenvolvimento da safra 2026/27, que se encontra na fase de enchimento de grãos na maior parte das lavouras, especialmente nas áreas produtoras de café arábica.
Além disso, a valorização do real frente ao dólar contribuiu para o movimento de alta nos contratos futuros, influenciando o comportamento dos preços internos. No ambiente doméstico, agentes de mercado apontam que a necessidade de geração de caixa por parte de alguns agricultores no início do ano também favoreceu o aumento da liquidez e das negociações.