
Vice no Sul-Centro Americano, Brasil sela vaga no Mundial de handebol
O Brasil dependia apenas de um empate contra a Argentina para conquistar o tri consecutivo no Campeonato Sul-Centro Americano de handebol, em Assunção (Paraguai). Mas, por diferença de um gol, marcado por Giménez a 13 segundos do término do jogo, a taça ficou com o arquirrival sul-americano. Na noite de sábado (24), a Amarelinha foi superada por 26 a 25 pelos argentinos, na última rodada do torneio de pontos corridos.

A Amarelinha encerrou a campanha em segundo lugar geral, com oito pontos, dois a menos que a Argentina. Foi o segundo título dos hermanos, campeões pela primeira vez na edição inaugural, em 2023.
A competição distribuiu quatro vagas para o Mundial de 2027, na Alemanha. Além de argentinos e brasileiros, também se classificaram chilenos e uruguaios. Na rodada final, o Chile assegurou a medalha de bronze ao derrotar o Paraguai por 36 a 29. Já a última vaga no Mundial ficou com o Uruguai, que bateu o Peru por 36 a 17.
Nota de falecimento de João Laurindo Leichtweis
Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 25 de janeiro, em sua residência, em Amambai, de João Laurindo Leichtweis, de 90 anos.
Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece nesta segunda-feira (26) às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Santo Antônio.
Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887
Enamed reforça importância de fiscalizar cursos, dizem especialistas
O resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) levantou uma discussão sobre a qualidade da formação médica no Brasil. Cerca de 30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório, porque menos de 60% dos estudantes não alcançaram a nota mínima para proficiência. A maioria dessas instituições são municipais ou privadas com fins lucrativos.

O Ministério da Educação anunciou sanções para as faculdades com os piores desempenhos. No que se refere aos alunos, entidades como o Conselho Federal de Medicina, voltaram a demandar a criação de um exame de proficiência, que avalie os recém-formados antes da concessão do registro profissional.

Eliana Amaral ressalta que providência mais importante é o fortalecimento do sistema de regulação que fiscaliza as faculdades- Cleo Velleda/Divulgação
Mas para a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Eliana Amaral, a providência mais importante para garantir uma formação médica de qualidade no Brasil é o fortalecimento do sistema de regulação que fiscaliza as faculdades.
“A faculdade que inventou de ter uma escola de medicina sabe que vai transformar a pessoa em médico e portanto assumiu essa responsabilidade com a sociedade. Mas o sistema de regulação tem que orientar qual poderia ser a solução, tem que estabelecer um plano de trabalho e fazer essa instituição se comprometer”, defende a docente, que também já presidiu a Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e hoje é vice-presidente do colegiado.
Eliana Amaral lembra que esta é a primeira edição do Enamed, mas os formandos das faculdades de medicina, assim como os de todos os outros cursos, já eram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. Portanto, de acordo com a professora, muitos dos problemas apontados pelo Enamed já eram conhecidos.
Mas a professora também ressalva que é inadequado medir a qualidade de um curso apenas pelo desempenho dos alunos em uma prova, inclusive porque historicamente o Enade foi utilizado como instrumento de protesto, sob a forma de boicote.
Por isso, ela lembra que o MEC tem um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que leva em conta as notas do Enade, mas também inspeciona as instituições para verificar in loco a qualidade da formação oferecida.
Eliana Amaral destaca que a formação médica do Brasil sempre foi de “altíssima qualidade”, e as diretrizes básicas que devem ser seguidas por todos os cursos garantem que o profissional formado saiba atender questões emergenciais. Ainda assim, a professora diz esperar que toda a discussão a respeito do Enamed atue como um “detonador” para fortalecer a fiscalização das faculdades, especialmente quanto ao ensino prático.
“Onde se aprende a cuidar de gente? Quando você cuida de gente. E pra isso a faculdade tem que garantir um bom estágio de clínica médica, pediatria, cirurgia. E depende não só de você entender os sintomas, o que você prescreve, mas também a postura profissional, que é altamente influenciada pelos exemplos adquiridos com bons professores”
Expansão
O presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, também compartilha da mesma expectativa. Para ele, houve uma “expansão desenfreada” de vagas de medicina no país, colocando o ensino prático sob risco.
“Quase metade do curso tem que ser feito em campo prático, e isso pressupõe bons laboratórios, bons ambulatórios de atenção básica, unidades de pronto atendimento, de atenção ambulatorial de média complexidade.”

César Eduardo Fernandes diz que falta de médicos não deve ser contornada com abertura sem critério de faculdades – AMB/Divulgação
Fernandes defende que o problema da falta de médicos em determinadas regiões do país não deve ser resolvido com a abertura de faculdades médicas, mas com melhores políticas de alocação de profissionais, que passam pela melhoria da infraestrutura de atendimento, e a oferta de salários mais atrativos.
“É uma ideia equivocada criar escolas médicas como bancos assistenciais. Muitas vezes elas são colocadas em municípios que não tem menor condição de assistir a sua população, muito menos de usar essas vagas assistenciais como campo de ensino para o médico. A melhoria da estrutura tem que vir antes”
Já a professora da Unicamp Eliana Amaral acredita que um “acordo de sociedade” possa melhorar o cenário atual. “A necessidade de expansão para ocupar os lugares que não tinha médico é um problema no mundo. Isso não é um problema só no Brasil. O que a gente precisa é um acordo sério de sociedade e uma regulação séria. Abrir uma escola numa determinada região vai ajudar a desenvolvê-la? Então tem que chamar o Ministério da Saúde, as secretarias de Saúde para resolver qual o lugar onde os alunos vão poder aprender o que eles precisam”
Estudantes
A estudante de medicina Vanessa Conceição da Cruz se forma ainda este mês, após a graduação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, que obteve nota máxima no Enamed. Apesar de estar em uma cidade de interior, com menos de 80 mil habitantes, Vanessa diz que a universidade oferece uma formação prática de excelente qualidade

Vanessa acredita que a prova conseguiu avaliar bem a formação básica dos estudantes – Kello Imagens/Divulgação
“A estrutura é realmente muito boa. Temos os hospitais e parcerias com municípios vizinhos, o que nos permite ter uma uma gama de cenários bem diversificados, mais urbanos, mais rurais. E o contato com os pacientes ocorre desde os primeiros anos do curso. Um dos pontos fortes aqui é isso, muito contato com a porta de entrada da saúde, a atenção primária, as unidades básicas…”
Vanessa fiz acreditar que isso também possa ter ajudado os alunos da UFV na hora de fazer o Enamed, já que a prova teve muitas questões sobre diagnósticos e tratamentos, que são melhor compreendidos durante os estágios práticos. Na opinião da futura médica, a prova conseguiu avaliar bem a formação básica dos estudantes, mas também engrossa o coro por uma fiscalização constante das faculdades.
“Para ver os cenários práticos, se é suficiente para que os alunos possam ter contato, inclusive com a atenção primária. Porque o pronto-atendimento e os postos de saúde geralmente são as áreas que os estudantes recém-formados procuram para trabalhar. Então é importante que os médicos que estão se formando já tenham essa experiência”.
Cruzeiro bate São Paulo e fatura bicampeonato da Copinha após 19 ano
O Cruzeiro conquistou de forma invicta – nove vitórias em nove jogos – o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do futebo brasileiro. Após hiato de 19 anos, o time mineiro levantou a taça no Estádio do Pacaembu, com vitória sobre o São Paulo,c ampeão de 2025. William abriu o placar para as Crias da Toca (apelido do time sub-20 do Cruzeiro) e Isac empatou no finzinho do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Gustavinho marcou o primeiro gol dele na competição, 11 minutos após deixar o banco de reservas, garantindo a vitória e o segundo título da história do Cruzeiro no torneio.

O equilíbrio deu o tom da partida na primeira etapa com leve predomínio do Cruzeiro na construção de jogadas. Os mineiros abriram o placar aos 11 minuto, após bobeada da defesa do Tricolor: Baptistella cobrou escanteio na segunda trave, na medida para William subir sozinho e cabecear para o fundo da rede. Após o gol, o jogo seguiu ainda mais acirrado. O Cruzeiro enfileirou chances de ampliar, mas o goleiro João Pedro brilhou com ótimas defesas.
O arqueiro do Cruzeiro, Victor Lamourier também fez milagres. Mas, aos 47 minutos, ficou rendido: após cobrança de escanteio, Gutava Santana escorou para Isac deixar tudo igual no Pacaembu.
Na volta do intervalo, as equipes se fecharam na defesa e jogo ficou mais truncado. Aos 17 minutos, o técnico Mairon César colocou Gustavinho em campo no lugar de William, e ele mudaria a história do jogo 11 minutos depois. O camisa 7 arriscou um chute de longe, a bola bateur na trave e tocou caprichosamente nas costas do goleiro João Pedro antes de entrar. O Cruzeiro voltava a liderar o placar, agora por 2 a 1. Mesmo visivelmente cansados, os paulistas buscaram o empate. Aos 31 minutos, o árbitro anotou pênalti´a favor do São Paulo, após falta de Kaiquy Luiz. No entanto, em revisão do VAR foi marcada falta fora da área. À frente do placar, o Cruzeiro administrou o resultado Campanha do Cruzeiro na Copinha.
Campanha do Cruzeiro
As Crias da Toca dominaram o torneio desde o início. A 56ª edição da Copinha começou com 128 times, divididos em 34 chaves. O time mineiro concluiu a primeira fase na liderança do grupo 13, somando vitórias sobre Barra-SC, Esporte de Patos e Francana. Nas fases mata-mata (eliminatórias), o Cruzeiro eliminou Meia-Noite, Ponte Preta, Santos e Guanabara City. Depois, na semifinal, superou o Grêmio e, neste domingo (25), derrotou o São Paulo. Ao final de 22 dias de competição, as Crias da Tocas totalizaram 22 gols marcados, e sofreram apenas cinco.
Com dois títulos na Copinha, o Cruzeiro empata com em número de conquistas com o Palmeiras, Nacional-SP, Portuguesa e Ponte Preta. O maior vencedor da Copinha é o Corinthians, com 11 taças. O São Paulo, detém cinco títulos, mesmo total de Fluminense e Internacional.
PMRv apreende 250 quilos de maconha e prende duas mulheres entre Amambai e Caarapó
Na manhã deste sábado (24/01/2026), por volta das 6h15, a equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) realizou a apreensão de 250 quilos de substância análoga à maconha durante fiscalização de trânsito na rodovia MS-156, no trecho entre Amambai e Caarapó.
Durante a fiscalização, os policiais deram ordem de parada a um veículo Fiat Argo, de cor branca, com placas do município de Apucarana/PR, ocupado por duas mulheres, moradoras de Londrina/PR. No momento da abordagem, a condutora e a passageira apresentaram nervosismo excessivo e informações contraditórias sobre o motivo da viagem, o que motivou a realização de vistoria veicular.
Durante a busca, foi localizada grande quantidade de entorpecente acondicionada a granel no porta-malas e no interior do veículo, atrás dos bancos. Após a retirada e contagem do material, foram apreendidos 249 tabletes, totalizando aproximadamente 250 quilos de maconha.
Em entrevista, as autoras relataram que haviam deixado o veículo na cidade de Amambai/MS, onde um indivíduo desconhecido teria carregado o automóvel com a droga. Informaram ainda que receberiam a quantia de R$ 5.000,00 para transportar o entorpecente até a cidade de Caarapó, onde receberiam novas instruções.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão às autoras pelo crime de tráfico de drogas, sendo garantidos seus direitos constitucionais. As envolvidas, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providências legais cabíveis.
O valor estimado da droga apreendida é de R$ 500.000,00, e o veículo foi avaliado em R$ 74.000,00, totalizando prejuízo de aproximadamente R$ 574.000,00 ao crime.

ACIA divulga ganhadores do sorteio da campanha Natal Premiado 2025
A Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA) realizou, neste sábado, dia 24, no Parque da Cidade, o sorteio da sua campanha Natal Premiado 2025, contemplando consumidores com vales-compras e prêmios em dinheiro via Pix, em uma ação que movimentou o comércio local e reuniu a comunidade.
Ao todo, foram sorteados 10 vales-compras de R$ 500,00, 6 vales-compras de R$ 1.000,00 e 6 prêmios em Pix, com valores que chegaram a R$ 15 mil. A campanha teve como objetivo incentivar as compras nas empresas participantes e fortalecer a economia de Amambai.
Confira abaixo a relação completa dos ganhadores:
Vales-compras de R$ 500,00 (10)
- Adriana Maciel Wildener – Pé Forte Calçados
- Honorio Nunes Lemes – Panificadora Vendrame
- Celina Fernandes – Mega Atacadista
- Neusa Robaldo – Auto Posto Berlitz
- Gloria Lucia Nogueira – D’Istak Cosméticos
- Rayane Machado – Esporte Valotta Calçados
- Lucielen dos Santos Jarra – Mega Mercado
- Gabrielli Almeida da Silva Benites – São Luiz
- Yrineu Peralta Arce – Grupo Arroyo
- Miriam Gomes – Supermercado Mansou
- Vales-compras de R$ 1.000,00 (6)
- Cristiane Ortega Pereira – Supermercado Dutra
- Clarice B. Françolin – Auto Posto Berlitz
- Victor Pereira – Panificadora Vendrame
- Sindulfa Mora Ortiz – Mercado Ki Bacana
- Rosana Moraes Golsalves – Cresol
- Francisca Baes – Solutrab
Prêmios em Pix
- João Pedro Sarmento – R$ 2.000,00 – Esporte Valotta Calçados
- Danielly da Silva Santos – R$ 2.000,00 – São Luiz
- Roseli C. Sanches – R$ 2.500,00 – Sementes Moreira
- Edilha Escobar – R$ 5.000,00 – Borracharia WM Pneus
- Pedro Silveira Maciel Filho – R$ 7.500,00 – Auto Posto Berlitz
- Hevillin Luana S. Ramos – R$ 15.000,00 – Grupo Arroyo
Durante o evento, também foi realizado o sorteio dos Prêmios Fidelidade, porém a lista oficial dos ganhadores será confirmada e divulgada nesta segunda-feira, após conferência das informações pela Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA). O sorteio foi transmitido ao vivo pela entidade, e a live permanece disponível na página oficial da ACIA no Instagram, permitindo que os interessados acompanhem ou revejam todos os momentos do sorteio.
Fonte: A.N/Grupo A Gazeta
IA é a principal preocupação de segurança para os negócios no Brasil
Um ranking de riscos empresariais elaborado pela seguradora corporativa do Grupo Allianz, a Allianz Commercial, mostra que a inteligência artificial é a principal preocupação do setor de negócios no Brasil. Essa é a primeira vez que a IA aparece como o principal risco empresarial apontado pelos executivos brasileiros.

Segundo o levantamento, a inteligência artificial segue sendo vista como uma poderosa alavanca estratégica para os negócios, mas também como uma fonte crescente de riscos operacionais, legais e reputacionais, superando a capacidade das empresas de estruturar governança, acompanhar a regulação e preparar adequadamente suas equipes.
“Considerando a crescente importância da IA na sociedade e na indústria, não é surpreendente que ela seja o principal fator de variação no Allianz Risk Barometer. Além de trazer enormes oportunidades, seu potencial transformador, aliado à rápida evolução e adoção, está remodelando o cenário de riscos, tornando-se uma preocupação central para empresas”, destacou o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund.
As principais preocupações apontadas pelos empresários no ranking são:
- Inteligência artificial (32% de citações);
- Incidentes cibernéticos (31%);
- Mudanças na legislação e regulamentação (28%);
- Mudanças climáticas (27%) e
- Catástrofes naturais (21%).
Estamos lutando pelo futuro das próximas gerações”, declara Rodolfo Nogueira no último dia de manifestação em Brasília
Após três dias de caminhada o deputado federal Rodolfo Nogueira participa, neste domingo (25), do último dia da manifestação nacional pela liberdade, realizada na Praça do Cruzeiro, na capital federal. O ato é liderado pelo deputado Nikolas Ferreira e reúne milhares de brasileiros de diferentes regiões do país.
Visivelmente cansado, mas firme em seu propósito, Rodolfo declarou que a mobilização representa mais do que um ato político. “Somos guerreiros lutando pelo futuro das próximas gerações”, afirmou. Para ele, a caminhada simboliza o sentimento de um povo que se recusa a se calar diante do que considera injustiças que atingem o país.
Durante as caminhadas, o parlamentar destacou que o movimento tem como uma de suas principais bandeiras a defesa do presidente Bolsonaro e dos brasileiros presos em decorrência dos atos do dia 8 de janeiro. “Estamos aqui por Bolsonaro e por todos os presos políticos do 8 de janeiro. Vamos marchar até que as muralhas da injustiça e da corrupção caiam”, declarou.
Rodolfo ressaltou que, apesar do desgaste físico enfrentado ao longo da caminhada, o sacrifício pessoal é pequeno diante do que, segundo ele, Bolsonaro vem enfrentando. “A caminhada é dura, o corpo sente, mas nada se compara ao que estão fazendo com Bolsonaro. O que ele vive hoje é muito mais pesado”, disse.
O deputado também citou casos de pessoas presas após os atos de 8 de janeiro, que, em sua avaliação, representam excessos e perseguições. Entre os nomes mencionados estão Débora Rodrigues, conhecida como “Débora do batom”, mãe de dois filhos e condenada a 14 anos de prisão; Adalgisa, uma idosa de 65 anos; além de outros brasileiros. Rodolfo lembrou ainda de Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, que morreu na Penitenciária da Papuda após ser detido pelos atos.
O parlamentar concluiu destacando que o presidente Bolsonaro é alvo de perseguição política e que as decisões adotadas contra ele e contra os presos ultrapassam os limites do debate democrático.
Na chegada a Brasília, no sábado, o deputado Nikolas Ferreira publicou em suas redes sociais que os objetivos da caminhada foram alcançados. Segundo ele, o movimento cumpriu seu papel de despertar a nação brasileira e mobilizar pessoas que não aceitaram permanecer em silêncio.
Gianni Nogueira, pré-candidata ao Senado pelo MS, integra movimento pela liberdade liderado por Nikolas
A pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul, Gianni Nogueira, passou a integrar o movimento em defesa da liberdade liderado pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Ela chegou à capital federal na noite deste sábado (25) e participará do ato marcado para este domingo, às 12h, na Praça do Cruzeiro, em Brasília.
“Estamos vivendo um momento decisivo na história da nossa nação. A caminhada liderada por Nikolas Ferreira nos lembra que não existem soluções mágicas, nem salvadores da pátria, mas a verdadeira mudança acontece quando um povo decide caminhar passo a passo com propósito e constância”, afirmou Gianni em suas redes sociais.
A mobilização reúne parlamentares, lideranças políticas e apoiadores que protestam contra as arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal (STF), além de defenderem o respeito às garantias constitucionais, à liberdade de expressão e ao devido processo legal.
“Estamos todos reunidos pela liberdade do presidente Bolsonaro e de milhares de presos e perseguidos políticos”, enfatizou Gianni.
Segundo aliados, a presença de Gianni Nogueira no movimento reforça seu posicionamento político alinhado às pautas conservadoras e à crítica ao que considera excessos de outros Poderes sobre o Legislativo e a sociedade civil.
O ato deste domingo faz parte de uma série de manifestações organizadas em diferentes cidades do país, com foco na defesa das liberdades individuais e na cobrança por transparência e respeito à Constituição.
Mulher é presa após invadir casa do ex-marido em Amambai, provocar danos materiais e proferir ameaças

Vilson Nascimento
Uma mulher de 33 anos foi presa no final da tarde dessa sexta-feira, 23 de janeiro, sob acusação de invadir a casa do ex-marido, danificar um notebook, um aparelho celular iPhone 12 Pro Max, quebrar o para-brisa do veículo do homem, de 38 anos e praticar ameaças, inclusive de morte, contra ele e sua atual convivente, uma mulher de 21 anos.
Segundo a ocorrência policial, o ex-marido estava tomando banho quando a ex-esposa teria invadido sua casa, situada na região da Vila Mendonça e começado a chutar a porta do banheiro.
Ao sair do banheiro o morador teria se deparado com a acusada arma com uma faca. Ela teria tentado, sem sucesso, golpeá-lo e passado a proferir xingamentos e ameaças dizendo; “Vou te matar; eu vou ser presa, mas quando eu sair, eu vou te matar”.
Diante do exposto o homem teria conseguido conter a acusada e colocá-la para fora de sua casa, mas a mulher teria voltado a invadir a residência, foi quando teria provocado os danos acima descritos e em ato contínuo, também teria passado a promover xingamentos e inclusive ameaças de morte contra a atual convivente do ex-marido, uma mulher de 21 anos.
Consta também na ocorrência policial que a acusada teria sido contida e permaneceu retida pelo ex-marido até a chegada da Polícia Militar.
As partes envolvidas na ocorrência foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, em Amambai, onde a acusada foi autuada em flagrante e enquadrada em delitos como; ameaça, violação de domicílio, dano e lesão corporal. Depois de certo empo presa, as depois foi liberada pelo Poder Judiciário para responder pelas acusações em liberdade.
Segundo a polícia a acusada e a atual esposa do ex-marido da acusada não sofreram lesões, já o homem apresentava lesões aparentes tipo arranhões nas pernas, braços e boca, supostamente causados pela ex-esposa.
Brasil pode alcançar recorde no esmagamento de soja
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou suas projeções para o complexo soja, evidenciando o protagonismo do processamento interno. O grande destaque do novo balanço é a expectativa de que o esmagamento de soja no Brasil alcance o patamar recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, representando um aumento de 0,8% em relação à estimativa anterior.
Este impulso na atividade industrial é acompanhado pelo crescimento na oferta de derivados. De acordo com as projeções da ABIOVE para 2026, a produção de farelo de soja está estimada em 47 milhões de toneladas (+0,9%), enquanto a fabricação de óleo de soja deve chegar a 12,25 milhões de toneladas (+0,8%). Esse cenário é sustentado por uma produção agrícola robusta, que segundo dados da Conab está estimada em 177,1 milhões de toneladas para o próximo ciclo.
No comércio internacional, o Brasil deve manter sua liderança com a exportação de 111,5 milhões de toneladas de soja em grão (+0,5%). No segmento de subprodutos, as projeções indicam o embarque de 24,6 milhões de toneladas de farelo e um crescimento expressivo de 11,5% nas exportações de óleo de soja, que devem atingir 1,45 milhão de toneladas.
“O foco crescente no esmagamento reflete o amadurecimento da indústria brasileira. Ao processarmos 61 milhões de toneladas, estamos agregando valor à nossa matéria-prima e garantindo o suprimento de proteínas e energia para o mercado interno e global”, ressalta Daniel Furlan Amaral, Diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE.
Balanço do Complexo da Soja em 2025
O desempenho do setor em 2025 já antecipava essa tendência de alta. O esmagamento consolidado para o ano fechou em 58,5 milhões de toneladas, processando uma safra que atingiu 171,5 milhões de toneladas de grãos, segundo a Conab. Assim como a atividade industrial de 2025 que, de acordo com dados da ABIOVE, resultou na produção de 45,1 milhões de toneladas de farelo de soja e 11,7 milhões de toneladas de óleo de soja.
Quanto ao fluxo comercial, os dados validados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), confirmam a exportação de 108,2 milhões de toneladas de soja em grão, 23,3 milhões de toneladas de farelo e 1,36 milhão de toneladas de óleo. No lado das importações, o país adquiriu 969 mil toneladas de soja e 105 mil toneladas de óleo de soja para suprir demandas pontuais.
Processamento mensal e acumulado
O vigor da indústria foi reafirmado pelos dados mensais. Em novembro de 2025, o processamento de soja somou 4,369 milhões de toneladas, volume 5,4% superior ao registrado em novembro de 2024 (ajustado pelo percentual amostral).
No acumulado do ano, o setor apresenta um crescimento sólido. Entre janeiro e novembro de 2025, o processamento atingiu 48,1 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 4,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando 2025 como um ano de expansão contínua para as indústrias de óleos vegetais.
Bioparque Pantanal desperta interesse nacional e atrai turistas para Campo Grande
O Bioparque Pantanal se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Em quase quatro anos desde a inauguração, o complexo de aquários tem despertado em visitantes de todas as regiões do país, e também do exterior, o interesse em conhecer Campo Grande e o Pantanal.
Turistas relatam que, ao descobrirem o maior aquário de água doce do mundo, passam a planejar viagens à capital sul-mato-grossense com o principal objetivo de visitar o Bioparque Pantanal. O visitante Teruka Anamura, morador de Suzano (SP), integrou um grupo de 60 turistas do estado de São Paulo e compartilhou sua experiência.

“Sempre ouvi falar do Pantanal e agora, aos 79 anos, tive a oportunidade de conhecer. O Bioparque é inimaginável. Eu não imaginava que existiam tantas variedades de peixes, nem quantos milhões de litros de água são necessários para manter essa estrutura. É algo fantástico. Com certeza vou compartilhar essa experiência com meus amigos para que eles também façam essa visita”, relatou.
Para a visitante Marily Cleia, de Araras (SP), a passagem pelo Bioparque foi marcante e repleta de aprendizado. “É a primeira vez que venho a esse lugar maravilhoso. Fiquei sabendo por meio de amigos e está sendo uma experiência incrível. É um espaço organizado, acolhedor, eu adorei. Todos deveriam ter essa oportunidade, porque vale muito a pena”, afirmou.
Esse perfil de visitantes contribui diretamente para o fortalecimento do turismo em Campo Grande, impulsionando a economia local, a hotelaria, a gastronomia, a cultura e diversos outros serviços. Mesmo tendo o Bioparque Pantanal como principal motivação da viagem, muitos turistas aproveitam a estadia para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como museus, parques, a Feira Central de Campo Grande, além dos biomas da região.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que receber turistas de diferentes cidades do Brasil e de outros países é motivo de grande satisfação para toda a equipe.
“O Bioparque Pantanal tem o propósito de conectar as pessoas à biodiversidade. Ver visitantes planejando suas viagens especialmente para nos conhecer reforça a relevância desse trabalho. O Bioparque se consolida como uma porta de entrada para o Pantanal, despertando o interesse pela nossa cultura, pelos nossos biomas e pela conservação ambiental. Além disso, impulsiona o turismo sustentável, movimenta a economia local, gera oportunidades para Campo Grande e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul, levando a mensagem de valorização e proteção do Pantanal para todo o Brasil”, ressaltou.
Em 2023, o Bioparque Pantanal foi reconhecido pela revista internacional Time como um dos 50 destinos de viagem extraordinários do mundo. O empreendimento também se destaca pelo turismo acessível, ao oferecer uma experiência inclusiva e acolhedora para todos os públicos.

Exemplo disso é Leonardo da Silva, autista, que descobriu o Bioparque ao navegar pela internet e, encantado, pediu aos pais que viajassem mais de 20 horas de carro, de Palhoça (SC) até Campo Grande, exclusivamente para conhecer o maior aquário de água doce do mundo.
A mãe de Leonardo, Lisandra da Silva, contou que planejou a viagem meses antes para atender ao desejo do filho e se emocionou ao ver o sonho realizado. “Nós gostamos muito da experiência. Foi muito melhor do que imaginávamos. Estamos muito felizes e indicamos para que outras pessoas também venham visitar”, afirmou.
Além do programa “Bioparque Para Todos – Iguais na Diferença”, que reforça o compromisso com a inclusão, o complexo de aquários desenvolve ações voltadas à educação ambiental, pesquisa, conservação, cultura e lazer, aliadas ao uso de tecnologia e inovação, promovendo a conscientização sobre a importância da biodiversidade.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: Eduardo Coutinho/Bioparque Pantanal
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado neste sábado (24). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 92 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 03 – 09 – 15 – 17 – 30 – 60
- 121apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 22.818,11 cada
- 7.163 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 635,36 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (27), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.
Do campo ao mercado: como o agricultor pode vender na Ceasa de Mato Grosso do Su
A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) é uma importante aliada do agricultor em um dos processos mais desafiadores para quem tira o sustento da terra: a comercialização da produção. Para vender no entreposto, o produtor precisa se planejar e estar atento a diversos fatores que influenciam o percurso do que ele colhe até chegar ao consumidor final.
Como vender na Ceasa
O primeiro passo recomendado é que o agricultor procure o escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em sua região. A agência é acionista majoritária da Ceasa-MS e está presente nos 79 municípios do Estado. Os endereços e telefones das unidades da Agraer podem ser consultados por meio deste link.
Além de prestarem assistência técnica adequada a cada agricultor, de acordo com o tipo de hortifrutigranjeiro produzido, os técnicos da Agraer também orientam sobre os procedimentos necessários para a comercialização da produção no Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), localizado dentro da Ceasa.
É a Agraer quem analisa se o produtor se enquadra na agricultura familiar. Após o respectivo credenciamento na Agência, ele é autorizado a se cadastrar na administração da Ceasa para comercializar a sua mercadoria, conforme o fluxo de produção, nas “pedras” do Cecaf, como são chamados os espaços destinados à venda de produtos no pavilhão. O contato do Cecaf é pelos telefones (67) 3321-1044 / 3321-1048.
A partir do cadastramento na Ceasa de MS, o produtor passa a retirar os romaneios, documento que substitui a nota fiscal e que é o único custo que o agricultor tem ao vender seus hortifrutigranjeiros no Cecaf, conforme explica o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MSS, Fernando Begena.
“Cada romaneio custa apenas R$ 5 e equivale a uma carga de produtos trazidos pelo agricultor para o Cecaf. O produtor só é autorizado a entrar na Ceasa e vender seus produtos no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar mediante a apresentação do romaneio”, explica Begena.
O agricultor também pode optar por fornecer seus hortifrutigranjeiros diretamente às empresas sediadas na Ceasa, sem a necessidade de se estabelecer no Cecaf.
“O produtor pode negociar a mercadoria diretamente com as empresas, desde que apresente o romaneio ou a nota fiscal de sua mercadoria. O objetivo desse trâmite é dar procedência a tudo aquilo que entra na Ceasa”, esclarece Fernando Begena.
Em ambos os casos, o diretor ressalta que o agricultor deve estar ciente de que todo o processo de comercialização é de sua inteira responsabilidade. A Ceasa-MS não intermedia as vendas, atuando como um polo que concentra e dinamiza a oferta de frutas, verduras e legumes de primeira qualidade produzidos nos municípios sul-mato-grossenses, além de mercadorias provenientes de outras regiões do país.
“A Ceasa tem um fluxo intenso e diário, a partir das 4h, com a presença de centenas de comerciantes, representantes de grandes empresas e também do consumidor final, todos em busca de produtos de qualidade e bons preços. A demanda é grande, mas, para vender bem, o agricultor precisa entender de negócios, saber negociar, praticar preços adequados e avaliar se tem capacidade de atender às exigências do mercado. Da porteira para fora, ele também é um comerciante, além de agricultor”, destaca Begena.
Participação de Mato Grosso do Sul
O volume de hortifrutigranjeiros produzidos em Mato Grosso do Sul e comercializados na Ceasa cresce a cada ano, reforçando a força da agricultura familiar no Estado.
Entre janeiro e setembro de 2025, MS ficou em 2º lugar no ranking dos estados que mais forneceram produtos ao entreposto, com cerca de 25 mil toneladas de hortigranjeiros comercializados — um aumento de 8,93% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A mandioca (4,3 mil toneladas), a laranja (4,2 mil toneladas) e o ovo (3,6 mil toneladas) foram os produtos sul-mato-grossenses mais comercializados nas Centrais nos primeiros seis meses do ano passado.
Comunicação Ceasa-MS
Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai
Plantão: Master Farma/Farmácia do Povo Fone: 3481-4574
Próximo ao Silo Conveniência
Rodolfo Nogueira afirma: “a caminhada é árdua, mas nada se compara ao que estão fazendo com Bolsonaro”
Durante a Caminhada pela Liberdade, liderada por Nikolas, o deputado federal Rodolfo Nogueira comentou o atual cenário político envolvendo o presidente Bolsonaro. Na ocasião, Nogueira afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos participantes do movimento, “a caminhada é árdua, mas nada se compara ao que estão fazendo com Bolsonaro”.
“Estamos aqui por todos os presos políticos. Débora Rodrigues, conhecida como “Débora do batom”, mãe de dois filhos e condenada a 14 anos de prisão; Adalgisa, uma idosa de 65 anos e tantos outros brasileiros presos injustamente; além de Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, que morreu na Penitenciária da Papuda após ser preso pelos atos do 8 de janeiro. Esses nomes simbolizam os excessos e perseguições políticas que estamos sofrendo no Brasil”, afirmou.
Segundo o parlamentar, o esforço físico e político da mobilização representa apenas uma fração do que o presidente vem enfrentando nos últimos tempos. Rodolfo Nogueira classificou a situação de Bolsonaro como uma injustiça e afirmou que as ações direcionadas contra ele e os demais perseguidos ultrapassam os limites do embate político.
“O caminho é difícil, exige resistência e união, mas nada disso se compara ao que está acontecendo com Bolsonaro, com o que estão fazendo com o presidente”, declarou o deputado durante o ato. Para Nogueira, o ex-presidente é alvo de perseguição e de decisões que ferem princípios básicos do Estado Democrático de Direito.
Nikolas adiantou que se os objetivos da caminhada não forem alcançados, ele vai continuar com o protesto. Os parlamentares pedem a liberdade dos presos políticos e de Bolsonaro. O evento tem como pauta principal a defesa das liberdades individuais, críticas ao sistema político e manifestações contra os excessos institucionais.
Aberto o primeiro leilão do ano do Detran-MS com VW/Up 2015 e Honda CG
O primeiro leilão de 2026 do Detran-MS, sob responsabilidade do leiloeiro Carlos Ferrari, de veículos de circulação, sucatas aproveitáveis e sucatas inservíveis, foi aberto na quarta-feira, 21 de janeiro, às 9h (horário de Mato Grosso do Sul), e segue até o dia 5 de fevereiro, às 9h30 (horário de Mato Grosso do Sul).
No total, são ofertados 147 lotes de motocicletas e automóveis, além de um lote com material ferroso. Os veículos foram apreendidos e recolhidos em 10 municípios de Mato Grosso do Sul, e os proprietários não efetuaram a retirada dos bens dos pátios.
Os lances podem ser realizados pelo site www.carloferrarileiloes.com.br. A visitação aos lotes poderá ser feita nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, no pátio da Autotran, localizado na Avenida Gerval Bernardino de Souza, nº 644, no bairro Rita Vieira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
Na categoria Circulação, estarão disponíveis 108 lotes, sendo 78 motocicletas e 30 automóveis. Entre os veículos ofertados estão um VW/Up 2014/2015, na cor vermelha, com lance inicial de R$ 8.653,00, e uma Honda CG 2021/2022, também na cor vermelha, com lance inicial de R$ 3.702,00. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ofertar lances nessa categoria.
Já na categoria Sucatas Aproveitáveis, apenas pessoas jurídicas devidamente credenciadas em qualquer Detran do país podem ofertar lances nos 39 lotes, que somam 59 motocicletas e 27 automóveis.
O lote único de Sucatas Inservíveis conta com 17 motocicletas e 7 automóveis, totalizando aproximadamente 16.830 kg de material ferroso. Podem participar apenas pessoas jurídicas que atuem nos ramos de siderurgia, fundição ou reciclagem, devidamente credenciadas no Detran-MS.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Prefeito de Naviraí esclarece que recomendação do MPMS não se refere à atual gestão
O prefeito de Naviraí, Rodrigo Massuo Sacuno (PL), esclareceu que não é investigado por irregularidades nem responde por atos relacionados às denúncias conhecidas como “asfalto fantasma”, que dizem respeito a contratos e serviços executados em período anterior ao início de sua gestão. Apesar disso, a atual administração municipal foi formalmente notificada de uma recomendação expedida pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), de caráter preventivo, orientativo e administrativo, sem imputação de responsabilidade ao chefe do Executivo municipal.
A recomendação tem origem em um inquérito civil já concluído, que analisou contrato firmado entre a Prefeitura de Naviraí e o Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), referente a obras de pavimentação realizadas antes da atual administração. No curso da apuração, o MPMS identificou falhas na fiscalização e inconsistências documentais relacionadas à execução contratual daquele período.
Entre os apontamentos técnicos, relatório elaborado pelo Corpo de Engenharia e Arquitetura do MPMS cita registros da Usina de Asfalto, datados de janeiro e março de 2022, que indicariam a produção de 255,06 toneladas de CBUQ, sem a devida especificação do local de aplicação ou do serviço executado. O valor estimado do material seria de R$ 141.755,63, sem comprovação documental suficiente de sua destinação à época, segundo o Ministério Público.
O próprio MPMS ressalta que as irregularidades apontadas estão associadas à ausência de estudos técnicos preliminares, projetos básicos adequados e fiscalização eficiente no período analisado, não havendo qualquer menção a condutas praticadas pela atual gestão municipal.
Mesmo não sendo responsável pelos fatos investigados, o prefeito Rodrigo Sacuno afirmou ter recebido a recomendação com respeito institucional e reafirmou o compromisso de sua administração com a legalidade, a transparência e o fortalecimento dos mecanismos de controle da administração pública.
Na recomendação, o Ministério Público orienta que todas as licitações de obras e serviços de engenharia, incluindo manutenção asfáltica, sejam instruídas com projeto básico, conforme prevê a legislação vigente, além de acompanhamento técnico regular, medições padronizadas, vistorias presenciais e registros detalhados dos materiais utilizados.
A administração municipal reforça que a recomendação não implica culpa, investigação ou sanção, tratando-se de uma medida administrativa voltada ao aprimoramento das rotinas públicas. O prefeito informou ainda que permanece à disposição dos órgãos de controle e da sociedade, mantendo o compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos.
Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa
A vacinação contra a covid-19, iniciada há 5 anos no Brasil, levou ao fim da pandemia – mas a doença ainda persiste, mesmo que em patamares muito menores. Por isso, especialistas alertam que é essencial manter a imunização entre aqueles que não foram vacinados antes ou que têm risco maior de desenvolver quadros graves da doença.

A cobertura, no entanto, está longe do ideal: em 2025, de cada 10 doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, menos de 4 foram utilizadas. Foram, ao todo, 21,9 milhões de vacinas, e apenas 8 milhões aplicadas.
Dados da plataforma Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora a ocorrência da chamada síndrome respiratória aguda grave (SRAG), mostram as consequências dessa baixa cobertura. Em 2025, pelo menos 10.410 pessoas adoeceram com gravidade após a infecção pelo coronavírus, com cerca de 1,7 mil mortes. Os números se referem apenas aos casos confirmados com teste laboratorial e, como alguns registros são inseridos tardiamente no sistema de vigilância do Ministério da Saúde, os dados de 2025 ainda podem aumentar.
O coordenador do Infogripe Leonardo Bastos reforça que o coronavírus continua sendo um dos vírus respiratórios mais ameaçadores para a saúde.
“A covid não foi embora. De tempos em tempos a gente tem surtos e avalia constantemente se esses surtos crescem, se eles podem se transformar em uma epidemia. O que a gente vê hoje de número de casos e mortes ainda é algo absurdo. Mas, como a gente passou por um período surreal na pandemia, o que seria considerado alto, acaba sendo normalizado”, diz.
A pesquisadora da plataforma,Tatiana Portella complementa que o vírus ainda não demonstrou ter uma sazonalidade, como a influenza, por exemplo, que costuma apresentar aumento de casos no inverno.
“A gente pode ter uma nova onda a qualquer momento com o surgimento de uma nova variante, que pode ser mais transmissível, infecciosa, e não tem como prever quando que vai surgir essa nova variante. Por isso que é importante que a população sempre esteja em dia com a vacinação”, recomenda.
Crianças

A Secretaria de Saúde do DF promoveu dia de vacinação infantil na Creche Sempre Viva, na cidade satélite de Ceilândia – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Desde 2024, a vacina contra a covid-19 foi incluída no calendário básico de vacinação de três grupos: crianças, idosos e gestantes. Além disso, pessoas que fazem parte de grupos especiais (confira as informações completas abaixo) devem reforçar a imunização periodicamente. No entanto, cumprir esse calendário tem sido um desafio no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, 2 milhões de doses foram aplicadas no público infantil em 2025, mas a pasta não especificou qual o índice de cobertura atingido com esse total.
O painel público de vacinação indica que apenas 3,49% do público-alvo menor de 1 ano foi vacinado em 2025. Em nota, o Ministério informou que “os dados atuais subestimam a cobertura real: o painel apresenta apenas a aplicação em crianças menores de um ano, enquanto o público-alvo inclui crianças menores de cinco anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais” e que “está desenvolvendo a consolidação dos dados por coorte etária”
Mesmo enquanto o status de emergência sanitária estava em vigor, a cobertura ideal de 90% ficou longe de ser atingida. A vacinação infantil começou em 2022, e até fevereiro de 2024, apenas 55,9% das crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, e 23% das que tinham 3 e 4 anos tinham sido vacinadas.
Para a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, a principal causa disso é a baixa percepção de risco.
“O ser humano é movido pela percepção de risco. O Brasil foi um dos primeiros países que atingiram uma cobertura maior de 80% para toda a população adulta. Mas quando a vacina chegou para as crianças, o cenário era outro, com menos casos, menos mortes e a percepção de risco tinha diminuído. Aí o antivacinismo começa a fazer efeito. Porque as fake news contra a vacina só dão certo quando as pessoas não estão vendo o risco”, argumenta.
Mas o risco da covid existe e é alto. As crianças com menos de 2 anos são o segundo grupo mais vulnerável às complicações pela covid-19, atrás apenas dos idosos. Segundo dados da plataforma Infogripe, de 2020 a 2025, quase 20,5 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram registrados nessa faixa etária, com 801 mortes. Mesmo no ano passado, em que a doença estava teoricamente controlada, foram 55 mortes e 2.440 internações.
As crianças também podem desenvolver uma complicação rara associada à covid-19 chamada de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que provoca a morte em cerca de 7% dos casos. De 2020 a 2023, o Brasil registrou cerca de 2,1 mil casos de SIM-P, com 142 óbitos. Além disso, um estudo com quase 14 milhões de crianças e adolescentes na Inglaterra mostrou também maior incidência de doenças cardiovasculares como miocardite e tromboembolismo após a infecção pela Covid-19.
Por outro lado, a eficiência da vacina também foi comprovada. O acompanhamento de 640 crianças e adolescentes vacinados com a coronavac em São Paulo, mostrou que apenas 56 delas foram infectadas pela covid depois da vacinação e nenhuma com gravidade. As vacinas infantis também já se provaram seguras. Em 2022 e 2023, o Brasil aplicou mais de 6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 em crianças, com poucas notificações de eventos adversos e a grande maioria leves, segundo o monitoramento do Ministério da Saúde.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações ressalta a importância dos profissionais de saúde para aumentar as coberturas vacinais. Isabela Ballalai defende que é preciso melhorar a formação médica, e que os profissionais já atuantes devem se manter atualizados conforme as melhores evidências da ciência, e recomendar a vacinação às famílias.
“Infelizmente nós temos médicos renomados, que sempre defenderam as vacinas, agora dizendo que nem todas as vacinas. Por trás disso há muitos interesses, políticos, financeiros, de vários tipos. E entre um médico que você já conhece e alguém que você ainda não conhece, em quem você vai confiar? Mas nós que defendemos as vacinas temos todas as evidências científicas pra provar o que a gente diz”
Quem deve se vacinar contra a covid-19?
Bebês:
– 1ª dose aos 6 meses
– 2ª dose aos 7 meses
– 3ª dose aos 9 meses, apenas para as crianças que tiverem recebido a vacina da Pfizer
Crianças imunocomprometidas:
– 1ª dose aos 6 meses
– 2ª dose aos 7 meses
– 3ª dose aos 9 meses, independente do imunizante
– Dose de reforço a cada 6 meses
Crianças indígenas, ribeirinhas, quilombolas ou com comorbidades:
– Esquema básico semelhante ao das crianças em geral
– Dose de reforço anual
Crianças com menos de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que não receberam todas as doses devem completar o esquema básico
Gestantes:
– Uma dose a cada gravidez
Puérperas (até 45 dias após o parto):
– Uma dose, caso não tenham tomado durante a gravidez
Idosos, a partir dos 60 anos:
– Uma dose a cada 6 meses
Pessoas imunocomprometidas:
– Uma dose a cada 6 meses
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas que vivem ou não em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios:
– Uma dose por ano
Pessoas entre 5 e 59 anos, que não se encaixam nos grupos prioritários mas nunca foram vacinadas contra a covid-19:
– Uma dose


























