18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 247

INSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feira

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26) benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. As datas seguem o calendário de pagamento divulgado no fim do ano passadoINSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feiraINSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feira

Para se certificar da data de pagamento, é preciso verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço. Um exemplo: se o número do benefício for 0102-4, o dígito final a ser considerado é o 2.

De acordo com o INSS, os pagamentos de um salário mínimo começam nesta segunda-feira e terminam no dia 6 de fevereiro. Já os benefícios acima de um salário mínimo começarão a ser pagos no dia 2 de fevereiro e devem ser encerrados no dia 6.

O número do cartão do benefício pode ser acessado pelo site ou aplicativo Meu INSS, clicando no serviço “extrato de pagamento”. Também é possível obter a informação pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Prefeitura de Caarapó abre licitação para construção de quiosques e banheiros no Balneário Municipal

0

A Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Suprimento e Logística, publicou o aviso de licitação referente à Concorrência Eletrônica nº 001/2026, que tem como objetivo a contratação de empresa de engenharia para a execução de obras no Balneário Municipal Ayrton Senna da Silva.

O certame será realizado na modalidade menor preço global, conforme o Processo Administrativo nº 013/2026, seguindo as normas estabelecidas pela Lei Federal nº 14.133/2021, que rege as licitações e contratos da administração pública.

A sessão pública está marcada para o dia 9 de fevereiro de 2026, às 9h (horário de Brasília), e ocorrerá de forma totalmente eletrônica, por meio da plataforma BNC – Bolsa Nacional de Compras. A disputa acontecerá no modo aberto, conforme as condições definidas no edital e seus anexos.

O objeto da licitação contempla a construção de quiosques e de um conjunto de banheiros, incluindo o fornecimento de materiais, mão de obra, equipamentos e todos os insumos necessários para a execução completa da obra, sob regime de empreitada por preço unitário e execução indireta.

A obra será realizada com recursos do Convênio nº 2025TR005617, firmado entre a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e o Município de Caarapó, e tem como finalidade melhorar a estrutura do balneário, ampliando as condições de uso e o atendimento à população e aos visitantes.

O edital completo, bem como seus anexos e demais informações sobre o processo licitatório, estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência do Município e nos sites oficiais indicados no aviso.

Caso haja feriado ou qualquer fato que impeça a realização da sessão na data prevista, a licitação será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, mantendo-se o mesmo horário e local eletrônico. Todos os prazos do certame obedecerão ao horário oficial de Brasília.

Detran-MS abre primeiro leilão de veículos de 2026 com motos e carros a partir de R$ 3,7 mil

0
Leilão do Detran-MS: veículos apreendidos podem sair por preço baixo — Foto: Carlos Ferrari

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) abriu o primeiro leilão de veículos de 2026. Ao todo, estão disponíveis 147 lotes, entre motocicletas, automóveis e sucatas, todos apreendidos em operações de trânsito em 10 municípios do estado e não retirados pelos antigos proprietários.

O leilão é conduzido pelo leiloeiro oficial Carlos Ferrari e ocorre exclusivamente pela internet. Os interessados podem dar lances até o dia 5 de fevereiro, quando o certame será encerrado de forma escalonada.

📅 Como participar do leilão

Os lances devem ser feitos pelo site www.carloferrarileiloes.com.br. Para participar, é obrigatório realizar cadastro prévio e enviar a documentação exigida. A recomendação é que o cadastro seja feito com pelo menos 24 horas de antecedência, para evitar problemas de liberação.

O leilão começou a receber lances às 10h (horário de Brasília) do dia 21 de janeiro. O encerramento está previsto para 5 de fevereiro, a partir das 10h30, também no horário de Brasília.

Os lotes serão fechados um a um, com intervalo de 60 segundos entre eles. Para que um lote seja finalizado, ele precisa ficar três minutos sem receber novos lances. Caso haja uma oferta nesse período final, o sistema prorroga automaticamente o tempo por mais três minutos.

Carros e motos apreendidos vão a leilão no MS; lances seguem até fevereiro — Foto: Carlos Ferrari
Carros e motos apreendidos vão a leilão no MS; lances seguem até fevereiro — Foto: Carlos Ferrari

A visitação presencial dos lotes será permitida apenas para avaliação visual, sem manuseio ou retirada de peças. Os interessados poderão conferir os veículos nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no pátio da Autotran, localizado na Avenida Gerval Bernardino de Souza, nº 644, bairro Rita Vieira, em Campo Grande.

O Detran-MS e o leiloeiro alertam que a vistoria é essencial, já que não serão aceitas reclamações após o arremate.

Veículos para circulação

Na categoria Circulação, estão disponíveis 108 lotes, sendo 78 motocicletas e 30 automóveis. Nessa modalidade, pessoas físicas e jurídicas podem participar.

Entre os destaques estão:

  • VW Up 2014/2015, cor vermelha, com lance inicial de R$ 8.653;
  • Honda CG 2021/2022, também vermelha, com lance inicial de R$ 3.702;
  • Fiat Uno Vivace 2015/2016, de Campo Grande, avaliado em R$ 8.023.

A circulação dos veículos só será permitida após a transferência para o nome do arrematante junto ao Detran. O auto de arrematação não autoriza o uso imediato.

Em leilão do Detran-MS, VW Up 2014/2015, cor vermelha, está com lance inicial de R$ 8.653 — Foto: Carlos Ferrari
Em leilão do Detran-MS, VW Up 2014/2015, cor vermelha, está com lance inicial de R$ 8.653 — Foto: Carlos Ferrari

Sucatas aproveitáveis e inservíveis

O leilão também inclui:

  • 39 lotes de sucatas aproveitáveis, com 59 motocicletas e 27 automóveis. Nessa categoria, apenas empresas credenciadas em Detrans de qualquer estado podem participar.
  • Um lote único de sucatas inservíveis, com 17 motocicletas e 7 automóveis, totalizando cerca de 16,8 toneladas de material ferroso. Podem participar apenas empresas dos ramos de siderurgia, fundição ou reciclagem, credenciadas no Detran-MS.

💰 Atenção às regras e custos

Os veículos são vendidos no estado em que se encontram, sem garantia. Eventuais problemas mecânicos, vícios ocultos ou irregularidades estruturais são de responsabilidade do arrematante.

Também cabe ao comprador arcar com:

  • custos de regularização junto ao Detran, se necessários;
  • taxas, vistorias, Inmetro e certificadoras;
  • IPVA proporcional, licenciamento e seguro obrigatório do ano vigente.

O Detran-MS alerta ainda que a retirada de débitos e restrições pode levar meses, pois depende de trâmites administrativos do órgão.

Venda direta

Os lotes que não forem arrematados durante o leilão ficarão disponíveis posteriormente na modalidade de venda direta.

Mais informações e o edital completo podem ser consultados no site do leiloeiro.

Fonte: Mirian Machado, g1 MS

Lei do Processo Administrativo entra em vigor em MS e redefine regras no serviço público

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Entrou em vigor ontem (25) a Lei nº 6.490, que cria o Marco do Processo Administrativo de Mato Grosso do Sul. A norma estabelece diretrizes unificadas para a condução de processos do Poder Executivo Estadual, com a proposta de simplificar rotinas, dar mais segurança jurídica e tornar os procedimentos mais ágeis e padronizados.

Antes da nova legislação, o Estado operava com regras fragmentadas, aplicáveis apenas a áreas específicas — como o processo tributário — além de normas infralegais. Com o novo marco, tanto a administração pública quanto os cidadãos passam a ter parâmetros claros sobre prazos, deveres e garantias, o que contribui para reduzir conflitos e aumentar a previsibilidade das decisões.

O texto da lei foi construído por um grupo técnico da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado), integrado pela procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, pelo procurador-geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Costa, e pelas procuradoras Marcela Gaspar, Ana Lígia Zanin e Luiza Iara Borges Daniel.

Entre os pontos centrais estão a preservação de direitos fundamentais, como o respeito ao contraditório, a aplicação da norma mais favorável ao administrado e a proibição de dupla punição pelo mesmo fato.

Para a procuradora-geral do Estado, a legislação representa um avanço institucional. “O marco legal organiza e moderniza a atuação administrativa. O processo eletrônico passa a ser a regra e há autorização para uso de inteligência artificial nas decisões, o que contribui para dar mais eficiência e rapidez aos procedimentos”, afirmou.

A lei também estimula a adoção de soluções consensuais. “Há um incentivo claro à celebração de acordos entre o Estado e os cidadãos, fortalecendo a cultura do diálogo. Além disso, a norma aproxima o processo administrativo do Código de Processo Civil, prevendo cooperação institucional, contagem de prazos em dias úteis e suspensão dos prazos administrativos nos mesmos períodos dos prazos judiciais”, destacou.

Outro avanço é a ampliação dos instrumentos de participação social, com a previsão de consultas e audiências públicas, fortalecendo a transparência e o controle social.

De acordo com o procurador Ivanildo Costa, os efeitos práticos são imediatos. “O cidadão ganha em rapidez e clareza. Os advogados passam a atuar com mais segurança, e a administração se beneficia com procedimentos padronizados, menos burocracia e melhor aproveitamento dos recursos públicos”, avaliou.

Com a entrada em vigor da lei, Mato Grosso do Sul passa a dispor de um regramento moderno e abrangente para os processos administrativos, alinhado às boas práticas de gestão e à busca por um Estado mais eficiente e acessível.

Fonte: Fernanda Fortuna, Comunicação PGE-MS

Respeito começa no atendimento: capacitação sobre cidadania e combate à discriminação orienta servidores em MS

0
Foto: Divulgação

Servidores públicos estaduais e trabalhadores terceirizados da administração pública participaram, nos dias 20 a 23 de janeiro, da capacitação “Sensibilização e combate às diversas formas de discriminação no ambiente de trabalho”, promovida pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). A formação integra a categoria Direitos e Cidadania e tem como objetivo fortalecer uma atuação institucional baseada no respeito, na equidade e na valorização das diferenças, qualificando o atendimento prestado à população.

A atualização é composta por vídeos gravados pelos subsecretários de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Pessoa Idosa, Mulheres, Pessoa com Deficiência, LGBTQIA+ e Povos Originários, e já havia sido ofertada anteriormente de forma online em repartições públicas do Estado. Agora, a capacitação passa a ocorrer também de forma presencial.

Respeito começa no atendimento: capacitação sobre cidadania e combate à discriminação orienta servidores em MS
Secretário-adjunto, José Sarmento, foi quem conduziu a capacitação ressaltando que o lema do Governo do Estado é o de “não deixar ninguém para trás”. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

A abertura, realizada na última terça-feira (20), na SEC, foi conduzida pelo secretário-adjunto da Cidadania, José Francisco Sarmento, que destacou a importância de compreender a diversidade como um princípio essencial do serviço público. “O primeiro contato que o cidadão tem com o Estado, muitas vezes, acontece no atendimento. É ali que se forma a primeira impressão sobre o poder público”, afirmou.

Segundo Sarmento, o desafio do serviço público é reconhecer que a sociedade é plural e marcada por diferentes histórias e vivências. “Nós precisamos atender as pessoas como elas são, respeitando suas diferenças, independentemente da cor da pele, do gênero, da deficiência ou de qualquer outra condição. O nosso compromisso é não deixar ninguém para trás”, ressaltou.

Respeito começa no atendimento: capacitação sobre cidadania e combate à discriminação orienta servidores em MS
Servidora da PGE, Adrieli acompanhou a atualização e destacou a necessidade do conteúdo chegar a todos. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Entre os participantes presentes, a servidora Adrieli Costa de Oliveira Lopes, assessora da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e lotada na Coordenadoria Jurídica do Instituto de Meio Ambiente, avaliou a iniciativa como fundamental para o cotidiano institucional. “A capacitação é excelente porque nos atualiza e nos chama para um processo de reflexão sobre respeito, diferenças, direitos e dignidade, temas muito presentes no nosso dia a dia, especialmente no campo jurídico”, afirmou.

Ela também destacou a importância de que a formação seja replicada nos próprios órgãos. “No meio jurídico, lidamos diretamente com dores e situações de desrespeito, por isso é essencial que as legislações sejam respeitadas e cumpridas”, completou.

Já a servidora Silvana Giovanoni, do centro estadual que acompanha estudantes com autismo matriculados na rede estadual de ensino, reforçou a relevância do debate sobre deficiência nos ambientes de trabalho. “Essas questões estão cada vez mais presentes não só na educação, mas também nos ambientes profissionais. Compreender as diferentes formas de comunicação e interação é fundamental para promover inclusão”, destacou.

Respeito começa no atendimento: capacitação sobre cidadania e combate à discriminação orienta servidores em MS
Sede do Procon, em Campo Grande, também recebeu o curso de forma presencial entre os colaboradores. (Foto: Kleber Clajus/Procon)
Respeito começa no atendimento: capacitação sobre cidadania e combate à discriminação orienta servidores em MS
Assistente da Superintendência, Munir Sayegh, discutir o tema desperta empatia e garante inclusão nos serviços públicos. (Foto: Kleber Clajus/Procon)

A capacitação também foi levada à sede do Procon/MS, nos dias 22 e 23 de janeiro, ampliando o alcance da iniciativa junto aos servidores que atuam diretamente no atendimento à população. A assistente de relações de consumo do Procon, Camila Muinarski, pontua que a formação promove uma reflexão relevante ao reforçar a importância da igualdade, do respeito e da inclusão no ambiente de trabalho e no atendimento ao público.

“Compreendo que o combate à discriminação não é apenas uma obrigação legal, mas deve ser um compromisso institucional com a dignidade da pessoa humana e com a construção de relações profissionais saudáveis.”

Para o advogado e assistente da Superintendência do Procon, Munir Sayegh, a sensibilização ofertada promove o respeito aos direitos humanos, o combate às desigualdades históricas e a desconstrução de estereótipos, possibilitando que os servidores atuem com mais empatia, garantindo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços públicos.

“A partir do momento em que a instituição nos orienta sobre a forma como devemos agir, especialmente no atendimento a essas pessoas, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, que valoriza a diversidade, não normaliza o preconceito e garante a participação de todos.”

A capacitação reafirma o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania, com a promoção de um serviço público mais humano, inclusivo e preparado para atender a diversidade da população sul-mato-grossense.

Para visualizar a série de vídeos clique aqui e acompanhe o material pelo canal da Cidadania no Youtube.

Fonte: Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania, e Kleber Clajus, Comunicação Procon

Edital de R$ 6,45 milhões do Governo de MS fomenta iniciativas assistenciais do terceiro setor

0
Foto: Laucymara Ayala Ajala/Sead/Arquivo

Foi publicado nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial do Estado o edital da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) para escolher as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que receberão fomento do Governo de Mato Grosso do Sul, que totaliza R$ 6,45 milhões. As OSCs são entidades privadas sem fins lucrativos, incluindo associações e fundações, que compõem o terceiro setor e atual de forma voluntária em áreas sociais, culturais, entre outras.

Assinado pelo secretário em exercício Ben-Hur Ferreira, o edital deste ano é dividido em três campos: Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Feinad), que soma R$ 3,6 milhões; Direitos Humanos, que totaliza R$ 1,02 milhão; e Assistência Social, com R$ 1,83 milhão previsto. O valor mínimo por proposta entregue é de R$ 100 mil.

O período para apresentação das propostas começa em 9 de fevereiro e vai até 10 de março. O processo é totalmente on-line, realizado no site do Siafic (www.siafic.ms.gov.br), sendo que as OSCs interessadas em participar devem já estar cadastradas no sistema.

Conforme descrito no edital, poderão participar do chamamento público as OSCs não convocadas para a celebração de parceria no chamamento público Sead nº 01/2025, publicado no Diário Oficial nº 11.826, de 13 de maio do ano passado.

Além idsso, entidades que foram convocadas mas não efetivaram a celebração da parceria em razão de desclassificação naquele processo seletivo também podem participar dessa nova seleção. Mais detalhes sobre o edital podem ser conferidos no próprio, disponível a partir da página 12 do Diário Oficial do Estado 12.057.

Fonte: Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Prazo para pagar primeira parcela do IPVA 2026 termina na sexta em MS

0
(Foto: Saul Schramm)

Os motoristas de Mato Grosso do Sul entram na reta final para regularizar o IPVA de 2026. Quem optou pelo parcelamento — após perder o prazo do pagamento à vista com desconto — tem até sexta-feira (30) para quitar a primeira parcela do imposto, conforme calendário da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

O parcelamento é voltado aos contribuintes que não pagaram o tributo em cota única até 8 de janeiro, data que garantia abatimento de 15%. Nessa modalidade, o valor pode ser dividido em até cinco parcelas mensais e iguais, sem desconto.

De acordo com o decreto estadual, os vencimentos do IPVA 2026 parcelado foram definidos da seguinte forma: 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.

Neste ano, cerca de 870 mil veículos integram a base de cobrança do imposto em Mato Grosso do Sul. A Sefaz destaca que o lançamento do IPVA foi antecipado e os boletos passaram a ser disponibilizados ainda em novembro de 2025, exclusivamente em formato digital, o que ampliou o período de planejamento financeiro para os contribuintes.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras credenciadas, por meio do Daems, disponível no portal da Sefaz, ou pela Guia Única de Arrecadação do Detran-MS, quando emitida pelo órgão.

O decreto reforça que o atraso no pagamento gera cobrança de juros e multa, além de impedir o licenciamento, a transferência e o registro do veículo. As regras valem para veículos registrados em todo o Estado.

Isenções e benefícios

Mato Grosso do Sul mantém um dos maiores conjuntos de isenções do país. Estão dispensados do pagamento do IPVA, entre outros, veículos oficiais, de entidades assistenciais e templos religiosos, máquinas agrícolas, aeronaves rurais, embarcações de pescadores profissionais, além de táxis, mototáxis, ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros e veículos diplomáticos. Automóveis com mais de 15 anos de fabricação também são isentos.

Pessoas com Deficiência (PCD) têm redução de 60% no valor do imposto. Empresas com frotas a partir de 30 veículos contam com alíquotas diferenciadas. Veículos movidos a GNV seguem totalmente isentos, assim como casos de furto, roubo ou perda total.

O setor produtivo também permanece contemplado: caminhões, ônibus, utilitários e motorhomes mantêm redução de até 50% na base de cálculo, medida que, segundo o governo estadual, contribui para a competitividade econômica e o equilíbrio fiscal.

Mais informações, emissão de boletos e serviços relacionados ao IPVA estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda.

Fonte: EnfoqueMS

Delas Day 2026: protagonismo feminino avança em MS e consolida parcerias institucionais do Governo de MS

0
Fotos: Messias Ferreira/Sebrae

Maior evento para valorização das mulheres em Mato Grosso do Sul, o “Delas Day” vai ocorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande. Com entrada gratuita, a iniciativa tem como objetivo gerar reflexão sobre as vivências femininas, além de reconhecer sua identidade, fortalecer autonomia e participação (mulheres) em diferentes espaços da sociedade.

Com dois dias de programação, haverá debates, oficinas e palestras que vão enriquecer a discussão sobre temas essenciais para o dia a dia das mulheres. Ela traz como título central “Nossa identidade, nossa força”. Pelo terceiro ano consecutivo o evento ainda trata diálogos sobre liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão, ciência e tecnologia.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre várias instituições, entre elas o Governo do Estado, Sebrae-MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e UFMS (Universidade Federal de MS).

A programação reúne palestras com convidados de renome nacional, com destaque para Natalia Beauty e Giovanna Antonelli, assim como painéis e espaços de conexão, pensados para inspirar, provocar reflexões e impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

 A infraestrutura também foi planejada para garantir um ambiente acolhedor e inclusivo, com área kids, sala de amamentação, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes e praça de alimentação com food trucks.

O evento é voltado para lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino. Um ambiente de troca de experiências, fortalecimento de redes e aprendizado.

O Delas Day conta com o apoio da Faems (Federação das Associações Empresariais de MS), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Banco do Brasil, Assomasul (Assoociação dos Municípios de MS), Apex Brasil, Femedi (Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional) e Prefeitura de Campo Grande.

Serviço – Delas Day

Data: 24 e 25 de fevereiro de 2026

Horário: 13h às 21h

Local: Bosque Expo, em Campo Grande (Shopping Bosque dos Ipês – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796)

Inscrições: delasday.com.br

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
*com informações do Sebrae

Indústria de MS encerrou 2025 com recorde nas exportações

0
Factory for the production of edible oils. Shallow DOFF. Ukraine

A indústria de Mato Grosso do Sul fechou 2025 com o melhor resultado já registrado na série histórica das exportações de produtos industriais, conforme levantamento do Observatório da Indústria da Fiems. No acumulado do ano, a receita alcançou US$ 7,81 bilhões, crescimento de 14% em relação a 2024, quando totalizou US$ 6,83 bilhões.

Em dezembro, as exportações industriais somaram US$ 687,6 milhões, alta de 10% frente ao mesmo mês do ano anterior (US$ 623,3 milhões), configurando o melhor desempenho para um mês de dezembro.

A indústria respondeu por 79% da receita total das exportações do Estado em dezembro. “No acumulado de 2025, a participação do setor foi de 73%, reforçando o peso da indústria no comércio exterior de Mato Grosso do Sul”, destacou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.

Indústria de MS encerrou 2025 com recorde nas exportações

Grupos industriais que apresentaram maior participação nas receitas de exportação

Os segmentos com maior participação nas receitas de exportação em 2025 foram Celulose e papel, Complexo frigorífico e Óleos vegetais e demais produtos de sua extração, que juntos responderam por 82% das exportações do Estado de janeiro a dezembro de 2025.

No grupo Celulose e papel, a receita acumulada foi de US$ 6,9 bilhões. O principal produto foi a pasta química de madeira. Entre os principais compradores estão China, Itália, Holanda, Estados Unidos e Turquia.

O Complexo frigorífico somou US$ 2,4 bilhão entre janeiro e dezembro. Os principais produtos foram carnes desossadas congeladas e refrigeradas de bovino e peito de frango desossado e congelado. China, Estados Unidos, Chile, México e Holanda lideraram entre os importadores.

Já o grupo de Óleos vegetais e demais produtos de sua extração registrou receita de US$ 561 milhões. Os produtos mais exportados foram bagaços e resíduos da extração do óleo de soja, farinhas e pellets de soja e óleo de soja bruto. Holanda, Indonésia, Polônia, Espanha e Índia foram os principais destinos.

Indústria de MS encerrou 2025 com recorde nas exportações

Mutirão de enquadramento no Simples Nacional orienta empresários de Caarapó sobre regularização fiscal

0
Fotos: Assessoria

Empresários, microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos negócios de Caarapó terão uma oportunidade estratégica para colocar a situação fiscal em dia e garantir permanência no Simples Nacional. A Prefeitura Municipal de Caarapó, por meio da Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Semade), promove entre os dias 26 e 31 de janeiro, das 7h às 13h, o Mutirão de Enquadramento ou Regularização no Simples Nacional 2025/2026, com atendimento especial realizado por consultora do Sebrae.

Mutirão de enquadramento no Simples Nacional orienta empresários de Caarapó sobre regularização fiscal

A ação acontece na Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 861, no Centro, e tem como foco orientar empresários que possuem pendências fiscais, débitos tributários ou que foram excluídos do Simples Nacional, auxiliando no processo de regularização, parcelamento de dívidas e solicitação de reenquadramento dentro do prazo legal.

A iniciativa busca evitar que empreendedores percam os benefícios do regime simplificado, considerado essencial para a sustentabilidade de pequenos negócios, especialmente em um cenário econômico que exige planejamento, organização financeira e cumprimento das obrigações fiscais.

Apoio técnico para evitar exclusão do regime simplificado

O mutirão foi planejado para atender uma demanda crescente de micro e pequenos empresários que enfrentam dificuldades para compreender as regras do Simples Nacional, sobretudo após notificações de débitos ou recebimento do Termo de Exclusão. Durante o atendimento, os empreendedores contarão com orientação técnica especializada para identificar pendências, entender os prazos legais e formalizar corretamente os pedidos junto aos órgãos competentes.

Entre os principais serviços oferecidos durante o mutirão estão a regularização de pendências do Simples Nacional, orientação específica para MEIs excluídos por débitos em 2025, parcelamento e quitação de dívidas tributárias e a solicitação de reenquadramento no regime simplificado.

O suporte da consultora do Sebrae permite que o atendimento seja mais preciso e personalizado, ajudando o empreendedor a tomar decisões corretas e evitar erros que possam resultar em exclusão definitiva do regime.

Prazos exigem atenção dos empreendedores

Um dos principais alertas do mutirão está relacionado aos prazos legais. O prazo final para solicitar opção ou reenquadramento no Simples Nacional é 31 de janeiro de 2026. Para os MEIs que receberam o Termo de Exclusão, é obrigatório regularizar todas as pendências e formalizar o pedido dentro do prazo estabelecido, por meio do Portal do Simples Nacional ou pelo e-CAC.

Caso a regularização não seja feita dentro do período determinado, o empresário pode ser excluído de forma definitiva do regime simplificado, passando a ser enquadrado em modelos tributários mais complexos, como o Lucro Presumido ou o Lucro Real, o que pode gerar aumento significativo na carga tributária e maior burocracia para o negócio.

Por isso, a orientação é que os empreendedores não deixem para a última hora e aproveitem o mutirão como uma forma segura de resolver pendências e manter a empresa regularizada.

Importância do Simples Nacional para pequenos negócios

O Simples Nacional é um regime tributário criado para facilitar o pagamento de impostos por micro e pequenas empresas, reunindo diversos tributos em uma única guia e oferecendo alíquotas reduzidas em comparação a outros regimes. Para os MEIs, o enquadramento no Simples representa não apenas economia, mas também acesso a benefícios previdenciários e maior segurança jurídica para o exercício da atividade empresarial.

Manter-se regular no Simples Nacional é fundamental para que o empreendedor possa emitir notas fiscais, participar de licitações, acessar linhas de crédito e manter a empresa formalizada perante os órgãos fiscalizadores.

Nesse contexto, o mutirão se apresenta como uma ação preventiva e educativa, ajudando o empresário a compreender suas obrigações e a manter o negócio saudável.

Sala do Empreendedor como ponto de apoio permanente

A Sala do Empreendedor de Caarapó atua como um espaço permanente de orientação e apoio aos pequenos negócios do município. Além de ações pontuais como o mutirão, o local oferece atendimento contínuo para abertura de empresas, emissão de documentos, orientação fiscal e acesso a programas de capacitação.

A parceria com o Sebrae fortalece o atendimento, ampliando o acesso a informações qualificadas e soluções práticas para os desafios enfrentados pelos empreendedores locais.

Segundo a organização do mutirão, a expectativa é atender um grande número de empresários ao longo dos seis dias de ação, especialmente aqueles que aguardavam uma oportunidade para regularizar a situação com acompanhamento técnico.

Serviço

O Mutirão de Enquadramento ou Regularização no Simples Nacional 2025/2026 acontece de 26 a 31 de janeiro, das 7h às 13h, na Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 861, Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3453-5535, também disponível via WhatsApp.

A ação é realizada pela Sala do Empreendedor através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEMADE), com apoio do Sebrae, e integra as iniciativas da Prefeitura Municipal de Caarapó, que reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico local.

Fonte: Assessoria

“Brilha Caarapó” moderniza iluminação pública e substitui 1.737 pontos de luz por LED em 2025

0
Foto: Assessoria

A Prefeitura Municipal de Caarapó deu um passo decisivo na modernização da infraestrutura urbana ao substituir e instalar 1.737 pontos de iluminação pública por tecnologia LED ao longo de 2025. A iniciativa integra o programa ‘Brilha Caarapó’ e foi executada pela Secretaria de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano (SMPPHC), consolidando um dos maiores avanços recentes na política de eficiência energética do município.

A ação contemplou a retirada gradual de lâmpadas de vapor de sódio, tecnologia considerada ultrapassada e menos eficiente, e a instalação de luminárias LED em vias públicas, praças e espaços estratégicos da cidade. O objetivo central é oferecer mais qualidade de vida à população, com ruas mais iluminadas, seguras e sustentáveis, além de promover economia aos cofres públicos por meio da redução do consumo de energia elétrica e dos custos de manutenção.

Ao investir na modernização da iluminação pública, a administração municipal reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano planejado, alinhando crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e segurança para os moradores.

Eficiência energética como política pública

A substituição das lâmpadas convencionais por LED representa mais do que uma mudança estética. Trata-se de uma política pública estruturante, que impacta diretamente o dia a dia da população. A tecnologia LED oferece maior eficiência luminosa, melhor distribuição da luz e maior durabilidade dos equipamentos, reduzindo significativamente a necessidade de trocas frequentes.

Além disso, o LED consome menos energia elétrica quando comparado às lâmpadas de vapor de sódio, o que resulta em economia na fatura mensal do município. Essa redução de custos permite que os recursos públicos sejam realocados para outras áreas essenciais, como saúde, educação e assistência social.

Outro ponto relevante é o impacto positivo na segurança pública. Ambientes bem iluminados inibem ações criminosas, aumentam a sensação de segurança e contribuem para a valorização dos espaços urbanos. Ruas mais claras e visíveis também favorecem o trânsito de pedestres e veículos, especialmente no período noturno.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

O programa ‘Brilha Caarapó’ também se destaca pelo viés ambiental. As luminárias LED possuem maior vida útil e não contêm metais pesados, como o mercúrio presente em outros tipos de lâmpadas, o que reduz os riscos de contaminação ambiental no descarte.

A menor demanda por energia elétrica contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, colaborando com metas de sustentabilidade e preservação ambiental. A iniciativa está alinhada a práticas modernas de gestão pública, que buscam conciliar desenvolvimento urbano com responsabilidade ecológica.

Com a adoção dessa tecnologia, Caarapó avança no conceito de cidade inteligente, utilizando soluções mais eficientes e sustentáveis para atender às necessidades da população.

Investimento em frota reforça manutenção da rede elétrica

Paralelamente à modernização da iluminação pública, a Prefeitura de Caarapó também investiu no fortalecimento da estrutura operacional responsável pela manutenção da rede elétrica municipal. Em 2025, foi adquirida uma caminhonete utilitária zero quilômetro, ano/modelo 2025/2025, especialmente configurada para atender as demandas do setor elétrico.

O novo veículo passa a integrar a frota da SMPPHC e foi projetado para garantir mais agilidade, eficiência e segurança aos servidores que atuam diariamente na manutenção da iluminação pública e das redes elétricas do município.

A aquisição representa um avanço significativo na capacidade operacional da secretaria, permitindo respostas mais rápidas às demandas da população e maior autonomia nas ações de manutenção preventiva e corretiva.

Tecnologia e segurança para os servidores

A caminhonete foi adquirida com especificações técnicas rigorosas, priorizando a segurança dos operadores e a eficiência do serviço público. O veículo conta com motor a diesel de potência mínima de 180 cavalos, aliado à tração 4×4, o que garante acesso facilitado a todas as regiões do município, inclusive áreas de difícil deslocamento.

A transmissão manual de seis marchas oferece robustez e confiabilidade, enquanto a cabine metálica para dois ocupantes é equipada com itens modernos de segurança e conforto, assegurando melhores condições de trabalho aos servidores.

Um dos principais diferenciais do novo equipamento é o cesto aéreo isolado, com classe de isolamento de até 46 kV. Esse recurso é fundamental para a realização segura de serviços em redes elétricas energizadas, permitindo a troca de lâmpadas, manutenção de postes e atuação em redes de telecomunicação sem comprometer a integridade física dos profissionais.

A carroceria do tipo baú de aço, com estrutura reforçada, atende integralmente às normas técnicas vigentes, oferecendo espaço adequado para o transporte de ferramentas e equipamentos necessários às atividades de manutenção.

Manutenção eficiente e atendimento à população

Com a nova frota e a modernização do parque de iluminação, a Prefeitura de Caarapó passa a ter melhores condições de realizar manutenções preventivas, reduzindo falhas no sistema e evitando apagões ou pontos de luz inoperantes por longos períodos.

A agilidade no atendimento às solicitações da população é outro benefício direto desse investimento. Com equipamentos adequados e tecnologia de ponta, as equipes conseguem atuar com mais rapidez e precisão, elevando o padrão do serviço público oferecido.

Essas ações também valorizam os servidores municipais, que passam a contar com melhores condições de trabalho, equipamentos seguros e estrutura compatível com a complexidade das tarefas executadas diariamente.

Planejamento urbano e visão de futuro

As iniciativas conduzidas pela Secretaria de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano refletem uma visão estratégica de longo prazo para o desenvolvimento de Caarapó. A modernização da iluminação pública e o investimento em infraestrutura operacional demonstram que o planejamento urbano vai além de obras pontuais, abrangendo eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida.

Ao priorizar tecnologias modernas e soluções inteligentes, a administração municipal prepara a cidade para os desafios do futuro, criando um ambiente urbano mais funcional, seguro e atrativo para moradores, comerciantes e investidores.

O programa ‘Brilha Caarapó’ se consolida, assim, como um marco na gestão pública local, evidenciando que investimentos bem planejados geram benefícios duradouros para toda a comunidade.

Compromisso com uma cidade mais moderna

As ações realizadas ao longo de 2025 reforçam o compromisso do poder público municipal com a modernização da infraestrutura urbana e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. A substituição de 1.737 pontos de luz por LED e a aquisição de equipamentos especializados para manutenção elétrica representam avanços concretos na construção de uma cidade mais moderna, sustentável e segura.

Com planejamento, responsabilidade fiscal e foco no bem-estar coletivo, Caarapó avança rumo a um modelo de gestão pública eficiente, que transforma investimentos em resultados visíveis no cotidiano da população.

Fonte: Departamento de Marketing e Comunicação/Prefeitura de Caarapó

Ao final da manifestação, deputado Rodolfo Nogueira afirma: “Estamos só começando”

0
Foto: Assessoria

O deputado federal Rodolfo Nogueira participou neste domingo (25/01) da grande manifestação realizada em Brasília, ato que marcou o encerramento da mobilização nacional iniciada ao longo da semana.

Rodolfo caminhou a pé desde a sexta-feira até a capital federal, somando-se ao movimento convocado pelo deputado Nikolas Ferreira, que iniciou sua caminhada ainda na segunda-feira (19/01), saindo de Minas Gerais rumo a Brasília.

Nogueira destacou que sua presença e participação na caminhada simbolizam o compromisso com a causa defendida pelo movimento.

“Não é o fim, estamos só começando. Estamos lutando por justiça e liberdade”, afirmou o parlamentar.

Segundo ele, a mobilização representa um grito da população contra a corrupção, as injustiças e o desrespeito à Constituição.

“Chega de corrupção e roubalheira. Chega de injustiça. Rasgaram a nossa Constituição”, declarou.

Rodolfo também reforçou que o movimento segue em defesa do presidente Jair Bolsonaro e das pessoas que estão presas injustamente em razão dos atos de 8 de janeiro.

“Lutamos pelo presidente Bolsonaro e pelos presos injustamente do 8 de janeiro”, disse.

Para o deputado, a manifestação deixa um legado para o futuro do país.

“As próximas gerações terão orgulho do que estamos fazendo. A luta continua. Estamos apenas no começo. O Brasil acordou.”

Fonte: Assessoria Rodolfo Nogueira

Contratação de profissionais da educação para o ano letivo de 2026 inicia em Amambai

0
Fotos: Marcelo Costa/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, o processo de contratação de profissionais da educação para o ano letivo de 2026. As convocações estão sendo realizadas no auditório da SEMED, conforme cronograma previamente definido.

A contratação segue rigorosamente a ordem de classificação do Processo Seletivo para contratação de profissionais temporários, garantindo transparência e organização no preenchimento das vagas da rede municipal de ensino.

As inscrições ocorreram no período de 04 a 15 de dezembro de 2025. O resultado final, bem como a convocação oficial dos candidatos para a disputa das vagas, foi publicado no Diário Oficial da ASSOMASUL, no dia 16 de janeiro de 2026, edição nº 4012.

O cronograma de convocações contempla professores da educação infantil, ensino fundamental, áreas específicas, educação indígena, além de assistentes escolares, serventes e merendeiras, tanto da área urbana quanto indígena.

Cronograma de convocações

Dia 26/01/2026

07h30 – Professores da Creche
09h30 – Pré-Escola
13h30 – Professores do 1º ao 3º ano

Dia 27/01/2026

08h00 – Professores do Ensino Fundamental do 4º ao 5º ano
09h30 – Professores de Área (Arte e Educação Física)
13h00 – Professores de Apoio
14h00 – Sala de Recurso

Dia 28/01/2026

Professores das escolas indígenas da Aldeia Amambai
Local: Auditório da SEMED

Dia 29/01/2026

Professores das escolas indígenas da Aldeia Limão Verde
Local: Auditório da SEMED

Dia 30/01/2026

07h30 – Convocação de serventes e merendeiras (urbano e indígena)
13h30 – Convocação de assistente escolar (urbano e indígena)
Local: Auditório da SEMED

A Secretaria Municipal de Educação reforça que todos os convocados devem comparecer no dia e horário estabelecidos, portando a documentação exigida, para dar andamento ao processo de contratação e garantir o início do ano letivo de forma organizada e eficiente.

Contratação de profissionais da educação para o ano letivo de 2026 inicia em Amambai

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Torneio de vôlei de praia abriu calendário esportivo 2026 da Sedesc em Amambai

0
Com quase 40 duplas inscritas, torneio de vôlei de praia abriu com sucesso o calendário esportivo 2026 da Sedesc, em Amambai. (Fotos: Sedesc)-

Vilson Nascimento

Com 39 duplas inscritas, a segunda edição do Torneio de Vôlei de Praia que iniciou na quarta-feira, dia 21 e se encerrou na noite desse domingo, 25 de janeiro, na quadra de areia da Praça Orlando Viol, marcou a abertura do calendário esportivo 2026 da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) da prefeitura, em Amambai.

A solenidade de encerramento e entrega de premiação contou com a presença do vice-prefeito e prefeito em exercício, em Amambai, Jaime Vizzotto, do secretário de desporto e cultura do município, Ramon Venceslau Batista, do secretário de governo da prefeitura, em Amambai, Ronaldo Mayr e do suplente de vereador e secretário de desenvolvimento econômico, meio ambiente e habitação do município, Roberto Dias Júnior.

A Câmara Municipal de Amambai foi representada na ocasião pela vereadora Lígia Borges, que em 2026 será a líder do prefeito Sérgio Barbosa na Casa de Leis.

Na categoria feminina adulta a campeã foi a dupla, Ana Paula e Crislaine, na categoria adulto masculina a campeã foi a dupla, Carlos e Gustavo, na categoria 12 a 16 anos feminino as campeãs foram as irmãs gêmeas, Mariah e Lavínia Grochevis Lhopes e na categoria 12 a 16 anos masculino a medalha de ouro ficou com a dupla, Lucas e Richard.

Veja abaixo o pódio por categoria

Categoria feminina 12 a 16 anos

1º- Mariah e Lavínia

2º- Yasmin Ramires e Lívia

3º- Ana Júlio a Daniela

Torneio de vôlei de praia abriu calendário esportivo 2026 da Sedesc em Amambai
As irmãs gêmeas, Mariah e Lavínia, conquistaram a “medalha de ouro”  na categoria 12 a 16 anos feminino.

Categoria masculina 12 a 16 anos

1º- Lucas e Richard

2º- Luan e Davi

3º- Mikael e Victor Machado

Categoria adulto feminina

1º- Ana Paula e Crislaine

2º- Jheinniffer e Mislaine

3º- Jamili e Maria Eduarda

Torneio de vôlei de praia abriu calendário esportivo 2026 da Sedesc em Amambai
A dupla, Ana Paula e Crislaine foi a campeã na categoria adulta feminina.

Categoria adulto masculina

1º- Carlos e Gustavo

2º- João e Leandro

3º- Hildo e Maikon

Torneio de vôlei de praia abriu calendário esportivo 2026 da Sedesc em Amambai
A dupla, Carlos e Gustavo, foi campeã na categoria adulto masculino.

ABAIXO MAIS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Final do 2º Torneio de Vôlei de Praia consagra campeões na Praça Orlando Viol em Amambai

0
Fotos: Marcelo Costa/ Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), realizou neste domingo, dia 25, a grande final do 2º Torneio de Vôlei de Praia, na Praça Orlando Viol. O evento reuniu atletas, familiares e a comunidade, promovendo um dia de integração, lazer e valorização do esporte local.

A final contou com a presença do prefeito em exercício, Jaime Vizzotto, do secretário municipal de Desporto e Cultura, Ramón Batista, dos secretários de Governo, Ronaldo Mayr, e de Desenvolvimento Econômico, Roberto Junior Dias, além da vereadora Lígia Borges.

Ao longo do torneio, as partidas foram marcadas por disputas equilibradas e bom nível técnico, consolidando o vôlei de praia como uma modalidade em constante crescimento no município. A competição envolveu categorias de base e adulto, tanto no feminino quanto no masculino, incentivando a prática esportiva entre jovens e adultos.

Durante o encerramento, o secretário Ramón Batista destacou o sucesso do evento e agradeceu o empenho da equipe organizadora, bem como a participação dos atletas e o apoio do público, ressaltando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida.

Confira os resultados finais do 2º Torneio de Vôlei de Praia:

Categoria de Base – Feminino (12 a 16 anos)
1º lugar: Mariah e Lavínia
2º lugar: Yasmin e Lívia
3º lugar: Ana Júlia e Daniela
4º lugar: Laura e Amelie

Categoria de Base – Masculino (12 a 16 anos)
1º lugar: Lucas e Richard
2º lugar: Luan e Davi
3º lugar: Mikael e Victor Machado

Categoria Adulto – Feminino
1º lugar: Ana Paula e Crislaine
2º lugar: Jheinniffer e Mislaine
3º lugar: Jamili e Maria Eduarda
4º lugar: Aparecida e Eliete

Categoria Adulto – Masculino
1º lugar: Carlos e Gustavo
2º lugar: João e Leonardo
3º lugar: Hildo e Maikon
4º lugar: Lucas e Guilherme

A Prefeitura de Amambai agradece a todos os envolvidos na realização do torneio e reforça o compromisso com o incentivo ao esporte, ao lazer e à promoção de eventos que fortalecem a convivência comunitária e o desenvolvimento social do município.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

0

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país estarão fechadas de quarta (28) a sexta-feira (30) para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semanaAgências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

Vale lembrar que os canais remotos de atendimento, como o Meu INSS (site e aplicativo ) e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

O INSS alerta ainda que, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro, o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 ficarão indisponíveis.

A medida, segundo o instituto, é necessária para a modernização dos sistemas, de modo a assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.

Para reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS realizou atendimento extra no último final de semana, “com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do serviço presencial”.

O instituto informou ainda que garantiu o reencaixe nos casos em que o beneficiário preferiu receber atendimento presencial em dia útil.

Balança comercial tem superávit de US$ 3,8 bilhões em janeiro

0
Foto: Pixabay

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 3,8 bilhões nas três primeiras semanas de janeiro, resultado de exportações de US$ 14,98 bilhões e importações de US$ 11,2 bilhões. Os dados preliminares foram divulgados nesta segunda-feira (19) pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). Apenas na terceira semana do mês, o saldo foi negativo em US$ 244 milhões, com exportações de US$ 5,1 bilhões e importações de US$ 5,4 bilhões.

Segundo a Secex, “as exportações cresceram 18% na comparação entre a média diária até a terceira semana de janeiro de 2026 e a média registrada em janeiro de 2025”. No mesmo período, as importações apresentaram recuo de 2,6%, conforme o órgão, ao comparar a média diária de janeiro de 2026 com a do mesmo mês do ano anterior.

Até a terceira semana de janeiro de 2026, a corrente de comércio, soma de exportações e importações, alcançou média diária de US$ 2,3 bilhões, enquanto o saldo médio diário ficou em US$ 341,51 milhões. De acordo com a Secex, “na comparação com janeiro de 2025, houve crescimento de 8,2% na corrente de comércio”, refletindo a expansão do fluxo comercial no início do ano.

Na análise setorial das exportações, a Secretaria informou que, na comparação do acumulado até a terceira semana de janeiro de 2026 com igual período do ano passado, houve avanço em todos os segmentos pela média diária. A Indústria Extrativa apresentou crescimento de 32,6%, a Agropecuária avançou 16,6% e a Indústria de Transformação registrou alta de 10,9%, contribuindo para o aumento do valor total exportado no período.

Em relação às importações, o comportamento foi de retração nos principais setores. Conforme a Secex, a média diária das compras externas caiu 26% na Agropecuária, 8% na Indústria Extrativa e 1,7% na Indústria de Transformação, movimento que resultou na redução do valor importado até a terceira semana de janeiro.

No desempenho mensal das exportações, até a terceira semana de janeiro de 2026, a Agropecuária somou US$ 2,21 bilhões, a Indústria Extrativa alcançou US$ 4,85 bilhões e a Indústria de Transformação totalizou US$ 7,85 bilhões. A Secretaria destacou que “a combinação destes resultados levou ao aumento do total das exportações”, mesmo com quedas pontuais em alguns produtos.

Do lado das importações, os dados indicam que, no acumulado do mês até a terceira semana, a Agropecuária registrou US$ 0,23 bilhão, a Indústria Extrativa US$ 0,51 bilhão e a Indústria de Transformação US$ 10,41 bilhões. Segundo a Secex, “a combinação destes resultados motivou a queda das importações”, ainda que alguns itens tenham apresentado aumento nas compras externas.

Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão

0

Integração e desenvolvimento regional. Com este foco o Governo do Estado está promovendo a restauração da MS-436, que liga os municípios de Camapuã e Figueirão. Dividida em dois lotes a obra chega na sua reta final. A população vai ganhar mais segurança viária e a economia local vai dispor de um melhor escoamento da produção.

Com investimento superior a R$ 248 milhões, a restauração de 111 km da rodovia faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socia). Ela começa do entroncamento com a BR-060, em Camapuã, até a conexão com a MS-223, em Figueirão.

Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Obra segue de Camapuã até Figueirão

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, ressaltou que a restauração representa um investimento estratégico na melhoria da logística e da integração regional.

“Trata-se de uma obra fundamental para qualificar a malha rodoviária estadual, garantindo mais segurança, fluidez ao tráfego e melhores condições para o escoamento da produção. Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a infraestrutura como base para o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas”, afirmou.

O primeiro lote da obra sai de Camapuã até a Pontinha do Cocho. Este trecho tem 61,60 km, com investimento de R$ 140,5 milhões. Esta etapa já está com 76% dos trabalhos concluídos, seguindo para a reta final.

Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Rodovia restaurada vai facilitar escoamento da produção

Já o segundo (lote) dispõe de 49,9 km partindo da Pontinho do Cocho até Figueirão. Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS) nesta fase 80% das atividades já estão prontas. São mais R$ 108 milhões neste trecho. Infraestrutura de qualidade para atender a população.

Este grande investimento vai reduzir os riscos de acidentes a todos que trafegam pela rodovia, além de dar mais mobilidade e evitar danos dos veículos. O trajeto é muito por toda região, assim como moradores de estados vizinhos como Goiás e Mato Grosso.

Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão
Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão

Juntando desenvolvimento, modernidade e cuidado com o meio ambiente, os dois trechos dispõem de dispositivos de proteção e direcionamento da fauna, buscando proteger a morte de animais selvagens e melhorar a segurança dos motoristas, assim como travessias de passagens para quem mora ou trabalha perto da estrada.  

A requalificação e pavimentação das rodovias do Estado faz parte da estratégia do Governo do Estado em criar as melhores condições para logística de diferentes regiões, interligando as cidades e contribuindo para economia regional. Mais segurança, empregos e melhor renda ao cidadão.

Na reta final, obra na MS-436 promove integração e impulsiona economia de Camapuã e Figueirão

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
*com informações da Seilog
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

0
Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (26) a parcela de janeiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 697,77. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 18,77 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,1 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 176 cidades de nove estados receberam o pagamento no último dia 19, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 120 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (29), Sergipe (10), Roraima (6), Paraná (4), Amazonas (3), Piauí (2), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível napágina do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,44 milhões de famílias estão na regra de proteção em janeiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

No ano passado, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em fevereiro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Calendário do Bolsa Família de 2026

Calendário do Bolsa Família de 2026 – Arte EBC

Nota de falecimento de Heroci Brites dos Santos

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 25 de janeiro, no Hospital Divina Providência, em Amambai, de Heroci Brites dos Santos, de 60 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial Primavera e o sepultamento aconteceu nesta segunda-feira (26) às 14h no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Primavera- Fone: 3481-1887