18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 243

Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior. Os novos valores passam a vigorar no dia 1º de fevereiro. Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidorasPetrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras

O modo como essa redução será sentida pelo consumidor final dependerá de outros fatores, como custos de transporte, impostos e margens de lucros de distribuidoras e revendedoras.

A atualização não impacta o preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. Já o gás natural veicular (GNV) é afetado.

Desde dezembro 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 38%, incluindo o efeito da redução de fevereiro, conforme informou a empresa. 

A redução anunciada hoje leva em consideração a parcela indexada ao Henry Hub, referência para o mercado de gás natural nos Estados Unidos, que começou a valer no início de 2026, para as distribuidoras que optaram por essa alternativa de indexação. 

Além da variação do Henry Hub, segundo a Petrobras, os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, considerando as oscilações do petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio real/dólar (R$/US$). 

“Para o trimestre que inicia em fevereiro de 2026, considerando a variação do petróleo Brent, do Henry Hub, do câmbio e a ponderação dos volumes contratados pelas distribuidoras junto à Petrobras, o efeito combinado dessas referências resultará na redução média de preços da parcela molécula em cerca de 7,8%”, comunicou a empresa. 

Preços 

A companhia destaca que as efetivas variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, considerando os prêmios criados pela Petrobras a partir de 2024: o prêmio por performance e o prêmio de incentivo à demanda. Os prémios possibilitam a redução do preço a depender dos volumes retirados. 

Já o preço final do gás natural ao consumidor, de acordo com a Petrobras, não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), depende ainda dos postos de revenda. 

A Petrobras ressalta ainda que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio    Fone: 99820-3883

Em frente a Valotta Calçados

Identificados suspeitos pela morte de morador de Laguna Carapã; crime teria motivação fútil

0
Local onde corpo da vítima foi encontrado - Crédito: Divulgação

A Polícia Civil detalhou, na tarde desta terça-feira (27), a identificação dos envolvidos na morte de T.M.S., de 37 anos, morador do distrito de Bocajá, em Laguna Carapã. O corpo da vítima, que estava desaparecida desde o dia 11 de janeiro, foi localizado no último dia 21, em uma área rural do município de Aral Moreira.

As informações foram repassadas pelo delegado titular do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, Lucas Veppo, e pela delegada Gabriela Vanoni, durante coletiva de imprensa.

Segundo familiares, T.M.S. tinha deficiência intelectual, fazia uso frequente de bebidas alcoólicas e costumava andar pelas ruas da cidade, mas sempre retornava para casa. No entanto, no dia 11 de janeiro, ele não voltou, o que levou a família a registrar ocorrência três dias depois.

Última vez visto com suspeito

Diligências preliminares em Laguna Carapã apontaram que T.M.S. foi visto pela última vez no domingo à tarde, dia 11, na companhia de um homem que acabou se tornando o principal suspeito. Conforme apurado, esse indivíduo teria dado carona à vítima, que não foi mais vista desde então.

Em oitiva, o suspeito relatou apenas que ofereceu a carona a pedido de T.M.S., com destino a uma fazenda da região. Posteriormente, a namorada dele também foi ouvida e apresentou versão semelhante, o que levantou suspeita de possível acordo entre ambos para alinhamento dos depoimentos.

Outro ponto que reforçou as suspeitas foi o fato de que, no dia anterior ao desaparecimento, T.M.S. teria subtraído uma caixa de som de um estabelecimento comercial pertencente à namorada do investigado, o que passou a indicar possível vingança ou retaliação como motivação do crime.

Identificados suspeitos pela morte de morador de Laguna Carapã; crime teria motivação fútil
Delegada Gabriela Vanoni e o delegado titular do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, Lucas Veppo.

Diante da complexidade do caso, o SIG de Dourados foi acionado. Na segunda-feira (19), a equipe esteve no distrito de Bocajá e iniciou diligências em campo, ouvindo testemunhas e confirmando que o desaparecido havia, de fato, furtado a caixa de som no fim de semana em que sumiu.

Durante as investigações, a polícia chegou a dois indivíduos que trabalhavam em fazendas na região, sendo um deles o namorado da proprietária da conveniência de onde a caixa de som teria sido furtada.

Ainda segundo o delegado Lucas Veppo, foi constatado que a caminhonete de um dos suspeitos se deslocou até Amambai, local que pode ter servido como ponto de apoio após o crime.

Execução em estrada vicinal

Um dos envolvidos confessou que esteve presente no momento em que T.M.S. foi induzido a entrar na caminhonete e levado até Amambai. No município, os investigadores apuraram que os suspeitos seguiram por uma estrada vicinal, desceram do veículo e executaram a vítima com três tiros, sendo dois na cabeça e um no peito.

O corpo foi jogado em uma vala e coberto com uma caçamba de areia, em Aral Moreira. Quando localizado, já estava em avançado estado de decomposição. Equipes da perícia de Ponta Porã e do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência.

Um dos investigados se apresentou espontaneamente na delegacia de Ponta Porã e confessou parcialmente os fatos.

De acordo com a Polícia Civil, informações atuais apontam que o crime foi motivado por motivo fútil, relacionado ao furto da caixa de som. Na ação foi utilizada uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito. As armas e a caminhonete foram apreendidas e passarão por perícia.

Próximos passos

As investigações continuam para ouvir novas testemunhas, esclarecer detalhes e confirmar definitivamente a motivação do crime. Informações indicam que os envolvidos teriam oferecido bebida alcoólica à vítima, o que pode caracterizar uma emboscada.

De acordo com informações policiais, o segundo suspeito afirma que não sabia da intenção criminosa do principal envolvido. Já uma terceira suspeita é a namorada deste, havendo indícios de que ela possa ter influenciado ou induzido o companheiro a cometer o crime, embora o relacionamento entre eles fosse recente.

Até o momento, não houve prisão, uma vez que não houve flagrante e os suspeitos têm colaborado com as investigações. A delegada Gabriela Vanoni ressaltou, no entanto, que isso não impede que eles venham a ser presos no decorrer do inquérito, conforme o avanço das apurações.

Fonte: Jessica Beatriz e Osvaldo Duarte/Dourados News

Prefeito de Paranhos Heliomar Klabunde é recebido pelo comandante do 17º RC Mec

0
O prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde, ladeado pelo comandante do 17º RC Mec, coronel Pedro Augusto Porto (d) e o sargento Henrique, durante vista ao Regimento nessa segunda-feira,. dia 26 de janeiro. (Foto: Tony Bressan)

Vilson Nascimento

O prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde, visitou nessa segunda-feira, dia 26 de janeiro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada (17º RC Mec), unidade do Exército Brasileiro, com sede em Amambai.

Recepcionado pelo comandante da Organização Militar, coronel Pedro Augusto Porto, durante a visita de cortesia, foi abordado entre outros assuntos, segundo o prefeito, a possibilidade de o Regimento ceder o espaço físico do Destacamento Militar, que está desativado e conta com uma ampla área verde, incluindo gramando, para a realização de equoterapia.

A implantação desse formato de sistema terápico em Paranhos, que é aplicado com o empego de equinos (cavalos) e tem colhido excelentes resultados onde é desenvolvido, é uma proposta da primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Neftali Klabunde, que está em fase de estudos.

“Quero aqui agradecer ao comandante do 17º RC Mec, coronel Porto, pela receptividade. Foi uma ótima conversa”, disse o prefeito Heliomar Klabunde.

Governo de Mundo Novo convoca novos servidores aprovados em concursos públicos

0
Foto: Divulgação

O Governo de Mundo Novo publicou, nesta semana, editais de convocação referentes aos Concursos Públicos nº 001/2025 e nº 002/2025, chamando novos servidores aprovados para reforçar o quadro efetivo do município a partir de 2026.

Pelo Concurso Público nº 002/2025, destinado à área da Educação, foram convocados 59 profissionais, distribuídos nos seguintes cargos:

• 4 Orientadores Educacionais

• 5 Professores de Arte

• 15 Professores de Educação Infantil

• 28 Professores de Ensino Fundamental

• 5 Professores de Letras/Inglês

• 2 Psicopedagogos

Já pelo Concurso Público nº 001/2025, que contempla diversas secretarias da administração municipal, foram convocados 48 servidores, para os cargos de:

• 1 Agente Administrativo

• 9 Agentes Comunitários de Saúde (USF I, II e III)

• 5 Agentes de Combate às Endemias

• 2 Analistas de Serviços Públicos

• 14 Assistentes de Educação

• 1 Assistente Social

• 1 Atendente de Farmácia

• 1 Auxiliar de Dentista

• 1 Controlador Interno

• 1 Enfermeiro

• 1 Fiscal de Obras e Posturas

• 1 Fiscal de Tributos Municipais

• 1 Fiscal de Vigilância Sanitária

• 1 Médico

• 5 Motoristas Especializados

• 1 Nutricionista

• 1 Odontólogo

• 4 Orientadores Sociais

• 3 Secretários de Escola

Os convocados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos dentro do prazo estabelecido em edital para entrega da documentação e realização dos exames admissionais. Após o cumprimento de todas as exigências legais, a posse está prevista para o início de março de 2026.

A administração municipal destaca que a convocação de servidores efetivos fortalece os serviços públicos, garantindo mais qualidade, continuidade e eficiência no atendimento à população de Mundo Novo.

Fonte: Ascom Prefeitura

MS: Pedágio na BR-262 pode chegar a R$ 57,60 após concessão da Rota da Celulose

0
Concessão da BR-262 prevê pedágio eletrônico e 102 km de pista dupla em MS (Foto: Edemir Rodrigues)

A principal ligação rodoviária entre Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo vai entrar em uma nova fase a partir de 2026. A BR-262, corredor estratégico para o escoamento da produção industrial e florestal, passará a integrar oficialmente a concessão da chamada Rota da Celulose, que prevê cobrança de pedágio eletrônico, duplicações pontuais e investimentos bilionários ao longo de 30 anos.

A rodovia faz parte do sistema concedido ao Consórcio Caminhos da Celulose, vencedor do leilão realizado em maio de 2025. A assinatura do contrato, inicialmente prevista para janeiro, deve ocorrer na primeira semana de fevereiro de 2026, em Campo Grande, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. A partir daí, começa a contagem do prazo para implantação das melhorias e do sistema de pedágio.

Ao todo, a concessão abrange 870,3 quilômetros de rodovias na região leste de Mato Grosso do Sul, incluindo trechos das BRs 262 e 267 e das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395. A BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, terá 101,73 quilômetros duplicados entre a Capital e Ribas do Rio Pardo, além de terceiras faixas e acostamentos em outros trechos.

Pedágio na BR-262 pode chegar a R$ 57,60 após concessão da Rota da Celulose
Mapa mostra trecho da BR-262 que será duplicado entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo

Pedágio na BR-262

Os motoristas que utilizam a BR-262 deverão começar a pagar pedágio a partir do fim de novembro de 2026, após autorização da Agência Estadual de Regulação (AGEMS). O valor total para veículos de passeio será de R$ 57,60, distribuído em quatro pórticos ao longo do trajeto entre Três Lagoas e Campo Grande.

O primeiro ponto de cobrança ficará no km 39, entre Três Lagoas e Água Clara, com tarifa de R$ 12,60. O segundo será no km 104, no mesmo trecho, com valor de R$ 14,75. O terceiro pórtico está previsto para o km 207, entre Água Clara e Ribas do Rio Pardo, com cobrança de R$ 16,55. O último ficará no km 292, entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, com tarifa de R$ 13,70.

Os valores já consideram o desconto de 8% oferecido pelo consórcio no leilão e poderão variar conforme a categoria e o número de eixos dos veículos.

Pedágio na BR-262 pode chegar a R$ 57,60 após concessão da Rota da Celulose
Tabela da tarifa de pedágio, após desconto ofertado pela concessionária no leilão, na Rota da Celulose – BR-262, BR-267, MS-040 e MS-338

Free Flow

A Rota da Celulose adotará o sistema Free Flow, modelo de pedágio eletrônico em livre passagem, sem praças físicas ou cancelas. Nesse formato, os veículos passam pelos pórticos na velocidade permitida, com identificação automática por meio de TAG eletrônica ou leitura da placa.

Quem optar pela TAG poderá ter acesso a descontos. Já os motoristas sem etiqueta eletrônica deverão quitar a tarifa pelos canais de atendimento da concessionária em até 30 dias após a passagem, para evitar penalidades.

Pedágio na BR-262 pode chegar a R$ 57,60 após concessão da Rota da Celulose
Mapa mostra pontos dos pórticos de pedágio na Rota da Celulose – BR-262, BR-267, MS-040 e MS-338

Outras rodovias

Além da BR-262, a concessão inclui pedágios em outras vias estratégicas. Na MS-040, entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo, o valor total será de R$ 41,20, distribuído em três pórticos. Na MS-338, entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu, haverá um ponto de cobrança com tarifa de R$ 10,40. Já na BR-267, o custo total para automóveis será de R$ 43,70, somando quatro pórticos entre a divisa com São Paulo, Bataguassu, Casa Verde e Nova Alvorada do Sul.

Ao todo, serão 14 pórticos de pedágio em toda a Rota da Celulose, incluindo dois instalados em trechos de pista dupla.

Investimentos

O projeto da concessão prevê investimentos estimados em R$ 10,098 bilhões, sendo R$ 6,907 bilhões em obras (CAPEX) e R$ 3,191 bilhões em custos operacionais (OPEX). Estão previstas duplicações, implantação de acostamentos, terceiras faixas, contornos urbanos, dispositivos de segurança, passagens de fauna e postos de atendimento ao usuário.

Segundo o governo estadual, após a assinatura do contrato, a concessionária terá 12 meses para executar as intervenções iniciais obrigatórias. A cobrança do pedágio só será autorizada após a comprovação do cumprimento dessas exigências.

Fonte: EnfoqueMS

Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump

0
© RICARDO STUCKERT / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, conversaram na manhã desta terça-feira (27) sobre a proposta do Conselho da Paz. O colegiado foi idealizado, criado e é presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump para, segundo ele, pacificar e reconstruir a Faixa de Gaza.

No telefonema, que durou cerca de 1 hora, Lula e Macron defenderam o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e concordaram que iniciativas em matéria de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU. O teor da conversa entre os presidentes foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

Lula foi um dos líderes convidados a ocupar um assento no conselho, mas ainda não respondeu ao convite. Na semana passada, em um evento em Salvador, ele chegou a criticar a proposta de criação do Conselho da Paz, afirmando que Trump quer criar uma nova ONU para ser o dono. A França também foi convidada, mas já negou o convite. 

Na últimas semanas, Lula tem feito e recebido ligações de importantes líderes mundiais, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; da Colômbia, Gustavo Petro; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; da Espanha, Pedro Sánchez; do Canadá, Mark Carney; e a presidenta do México, Claudia Sheinbaum.

Nesta segunda-feira (26), Lula conversou, inclusive, com o presidente Trump. Ele sugeriu que o Conselho da Paz incluísse um assento para a Palestina e se limitasse a discutir as questões relacionadas à Faixa de Gaza. Também ficou combinada uma visita de Lula aos Estados Unidos, ainda este ano, em data a ser definida.

Venezuela

No telefonema, Lula e Macron também trocaram impressões relacionadas à Venezuela. Segundo o Planalto, ambos condenaram o uso da força em violação ao direito internacional e concordaram sobre a importância da paz e da estabilidade na América do Sul e no mundo.

No dia 3 de janeiro, os Estados Unidos bombardearam a Venezuela e sequestraram o presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores. Os dois foram levados para os Estados Unidos e a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, assumiu o comando do país interinamente.

Acordo Mercosul-EU

Ainda, os líderes de Brasil e França trataram sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Lula reafirmou sua visão de que a parceria é positiva para os dois blocos e “constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras”.

O acordo foi assinado no dia 17 de janeiro deste ano, após 26 anos de negociação. Entretanto, no dia 21, o Parlamento Europeu decidiu pedir ao Tribunal de Justiça da União Europeia uma avaliação jurídica sobre a parceria comercial com os sul-americanos. Na prática, a medida paralisa o processo de implementação do acordo; o tribunal costuma demorar cerca de dois anos para emitir um parecer.

A França é um dos países que se opõem à ratificação sob o argumento de que o acordo ameaça a agricultura local ao criar “concorrências desleal” com as importações mais baratas do Mercosul.

Por fim, o presidente Lula e o presidente Macron trataram sobre a agenda bilateral e se comprometeram a finalizar negociações em curso, para assinatura de acordos ainda no primeiro semestre de 2026. Segundo Planalto, os dois mantêm diálogo frequente sobre a cooperação entre os dois países, em especial nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Fiscalização educativa do Detran-MS orienta instrutores e alunos na primeira habilitação

0
Foto: Rodrigo Maia

A Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS inicia, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, uma fiscalização educativa voltada a veículos, instrutores e alunos que estão em processo de primeira habilitação.

Durante a ação, serão verificados os documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), os equipamentos obrigatórios, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da credencial do instrutor. Também será exigida a Licença de Aprendizagem (LADV) do aluno.

Veículos

Os veículos utilizados nas aulas práticas devem estar devidamente registrados e licenciados, além de corretamente identificados como veículos de aprendizagem. Para os automóveis pertencentes aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as regras permanecem as mesmas já estabelecidas.

A principal mudança refere-se aos veículos particulares que poderão ser utilizados eventualmente na aprendizagem. Nesses casos, o veículo deve conter, ao longo da carroceria e à meia altura, uma faixa branca removível com vinte centímetros de largura, com a inscrição “AUTOESCOLA” na cor preta.

Instrutores

Os instrutores devem cumprir todos os requisitos legais para atuação, incluindo a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais, condição necessária para o credenciamento junto ao Detran-MS.

Durante todo o percurso com o aluno, é obrigatório portar a CNH, a credencial de instrutor e a Licença de Aprendizagem (LADV) do aluno. Também é responsabilidade do instrutor zelar pelas condições de circulação do veículo e pelo cumprimento das normas de trânsito durante as aulas.

Alunos

Os alunos devem portar documento oficial de identificação com foto e a Licença de Aprendizagem (LADV). O processo de habilitação pode ser cancelado em situações específicas, como reincidência em faltas graves ou prática de violência contra instrutores, examinadores ou servidores.

O Detran-MS reforça que é proibido entregar o veículo a pessoas não habilitadas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 309, tipifica como crime dirigir veículo automotor em via pública sem a devida Permissão para Dirigir ou CNH, quando a conduta gera perigo de dano. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa, sem prejuízo das demais sanções administrativas e penais cabíveis.

Fonte: Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS

0
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Nos primeiros meses de vida, cada cuidado faz diferença. Para bebês que chegam antes do tempo previsto ou que já enfrentam algum problema de saúde, a proteção contra vírus respiratórios pode representar a diferença entre uma recuperação tranquila e a necessidade de internação.

É nesse cenário que a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Imunização, inicia em 2026 a Estratégia de Imunização contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), com a incorporação do Nirsevimabe ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Mato Grosso do Sul recebeu 440 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde para dar início à estratégia já no começo de fevereiro. Os municípios farão a retirada na Rede de Frio estadual na quinta-feira (29) e sexta-feira (30) e posteriormente farão a entrega às maternidades selecionadas.

Ao todo, 17 maternidades contarão com estoque do imunobiológico especial, localizadas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Amambai, Ponta Porã, Bonito, Nova Andradina, Rio Brilhante, Iguatemi, Miranda, Aquidauana, Paranaíba, Chapadão do Sul, Jardim, Cassilândia e Maracaju. Os demais municípios poderão solicitar as doses por meio do sistema E-CRIE.

A estratégia é voltada a bebês prematuros com menos de 37 semanas de gestação e a crianças com comorbidades até 24 meses de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias). Entre as condições contempladas estão cardiopatia congênita, imunocomprometimento grave (inato ou adquirido), fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia), síndrome de Down e doenças neuromusculares.

Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde para verificar se a criança se enquadra nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS
O imunobiológico Nirsevimabe protege contra o VSR em bebês, especialmente os mais vulneráveis. (Foto: Divulgação SES)

O Nirsevimabe, anticorpo monoclonal incorporado nacionalmente, será ofertado ao público mais vulnerável às complicações causadas pelo VSR — um dos principais responsáveis por infecções do trato respiratório em bebês, podendo evoluir para hospitalização e, em casos mais graves, óbito.

O medicamento também será disponibilizado nas maternidades, permitindo a administração ainda nas primeiras horas ou dias de vida, de forma semelhante ao que já ocorre com a BCG e a vacina contra hepatite B. A proposta é garantir agilidade na proteção e ampliar o alcance entre o público elegível.

A implantação marca ainda uma transição na política de prevenção ao VSR no Estado. Até então, o Palivizumabe era disponibilizado pela Assistência Farmacêutica para um grupo mais restrito, como prematuros extremos. Com o Nirsevimabe, a coordenação passa a ser da área de Imunização e o público é ampliado.

Durante essa fase de transição, os bebês que já iniciaram o esquema com Palivizumabe deverão concluir o protocolo conforme os critérios vigentes, mantendo o fluxo pela Assistência Farmacêutica, que continua responsável pela dispensação do medicamento em polos específicos do Estado.

A orientação é que os pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde para receber as informações adequadas sobre cada caso. A medida exige alinhamento entre as áreas técnicas para garantir continuidade do cuidado e evitar desassistência, especialmente neste período de sazonalidade do vírus.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança representa um avanço significativo na proteção da primeira infância.

“O vírus sincicial respiratório acomete principalmente crianças prematuras e com comorbidades. Estamos falando de um público extremamente vulnerável. Antes atendíamos prematuros com menos de 30 semanas. Agora ampliamos para os nascidos com menos de 37 semanas, além das crianças com comorbidades. É uma estratégia mais abrangente, que permitirá proteger um número maior de bebês e reduzir o risco de hospitalizações e agravamentos”, destaca.

Para organizar a implementação, a SES concluiu o fluxo operacional, realizou webconferência com os 79 municípios e promove treinamentos específicos para equipes municipais e profissionais das maternidades, garantindo alinhamento técnico e segurança na aplicação.

Nas maternidades, o foco principal será a imunização dos prematuros. Casos específicos de comorbidades identificados ainda no período neonatal também poderão ser contemplados. Já as crianças com comorbidades diagnosticadas posteriormente passarão por avaliação criteriosa no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), com análise médica para liberação do imunizante.

Segundo a coordenadora, a agilidade na organização coloca o Estado em posição de destaque nacional. “Já recebemos o quantitativo inicial e estruturamos o fluxo rapidamente. Nossa intenção é iniciar o quanto antes. Se conseguirmos começar nos primeiros dias de fevereiro, seremos um dos primeiros estados a colocar a estratégia em prática”, afirma.

A SES reforça que o Nirsevimabe é um medicamento de alto custo, agora incorporado ao SUS, e representa um avanço importante na proteção da primeira infância. A recomendação é que pais e responsáveis fiquem atentos às orientações das unidades de saúde para garantir o acesso ao imunizante dentro dos critérios estabelecidos.

Fonte: Kamilla Ratier, Comunicação SES

IFMS: matrículas da 2ª chamada começam nesta terça-feira

0
IFMS: matrículas da 2ª chamada começam nesta terça-feira - Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital de 2ª chamada do Exame de Seleção 2026, com a relação de candidatos aptos a preencherem as vagas remanescentes nos cursos técnicos integrados da instituição.

Os convocados, ou seus responsáveis legais (no caso de menores de 18 anos), devem realizar a solicitação de matrícula obrigatoriamente entre os dias 27 e 29 de janeiro.

Conforme a instituição, o candidato que não realizar o procedimento ou não enviar a documentação correta dentro do prazo perderá o direito à vaga.

Matrícula

Para a solicitação, é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • Histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente (com comprovação de escola pública para cotistas);
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Documento de quitação com o serviço militar (para homens entre 19 e 45 anos);
  • Foto digital atual (3×4 ou selfie);
  • Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para menores de 18 anos;
  • Documentos específicos para beneficiários de Ações Afirmativas (cotas), conforme o Anexo III do edital;
  • Laudo médico para candidatos com deficiência (Anexo V).
  • Os arquivos devem estar em formatos como PDF ou JPEG, com tamanho máximo de 5 megabytes cada.

Todas as informações constam do edital publicado na Central de Seleção.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram convocados nesta segunda chamada e desejam continuar concorrendo às vagas remanescentes devem, obrigatoriamente, manifestar interesse em permanecer na lista de espera.

O prazo para essa confirmação ocorre de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. Ao contrário de anos anteriores, a confirmação de interesse agora é feita mediante a submissão dos documentos de matrícula no sistema on-line.

Caso surjam novas vagas após o período de matrícula da segunda chamada, elas serão preenchidas por quem realizou este procedimento, respeitando a ordem de classificação e o sistema de cotas.

Em cursos onde não houver mais candidatos em lista de espera, como o técnico em Edificações em Aquidauana ou Agropecuária em Coxim, as vagas serão abertas diretamente à comunidade interessada, com solicitações presenciais também de 27 a 29 de janeiro.

Saiba*

O procedimento deve ser feito de forma on-line pelo Sistema de Matrícula do IFMS. Candidatos que não possuam acesso à internet podem comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual concorrem para receber apoio presencial. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelo e-mail

Fonte: Alison Silva/Correio do Estado

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

0
© CLTH20/PIXABAY

Mais de 4,12 milhões de trabalhadores tiveram que se afastar temporariamente de suas funções, no Brasil, em 2025, por motivos de saúde. Contabilizado pelo Ministério da Previdência Social, o número de licenças laborais por incapacidade temporária é o maior desde 2021, e 15% superior aos pouco mais de 3,58 milhões de casos registrados em 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, as dores nas costas lideraram o ranking das doenças e transtornos que exigiram o pagamento de benefícios assistenciais por incapacidade temporária no país. Só as queixas relacionadas à dorsalgia (CID M54) forçaram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a auxiliar a 237.113 trabalhadores formais forçados a se afastar de seus empregos por mais de 15 dias. Em 2024, a dorsalgia também ocupou o topo da lista, com 205.142 casos.

Em segundo lugar geral, no ano passado, ficaram as lesões ou desgastes dos discos intervertebrais (CID M51), como as hérnias de disco, que, em 2025, totalizaram 208.727 casos. Na sequência, aparecem as fraturas da perna, incluindo de tornozelos (CID S82), que somaram 179.743 registros. Nos dois casos, os resultados foram piores que os registrados em 2024, quando o INSS concedeu, respectivamente, 172.452 e 147.665 benefícios.

Em 2025, a quarta e a sexta posição do ranking geral das doenças e transtornos incapacitantes foram ocupados por agravos mentais e comportamentais, como a ansiedade em suas diferentes manifestações (F41), que geraram a concessão de 166.489 benefícios, e os episódios depressivos (126.608). Também nestes casos, os afastamentos laborais vêm crescendo ano após ano: em 2024, por exemplo, eles totalizaram 141.414 e 113.604 registros, respectivamente.

>> Ranking das doenças que mais afastaram trabalhadores em 2025
 

dores nas costas 237.113 casos
lesões ou desgastes dos discos invertebrais208.727 casos
fraturas da perna ou tornozelo179.743 casos
transtornos ansiosos166.489 casos
lesões de ombro135.093 casos
episódios depressivos126.608 casos

Gênero

Considerando o recorte de gênero, sempre há diferenças na ordem das doenças e transtornos que mais geraram benefícios por incapacidade temporária. Em 2025, enquanto a maioria das mulheres (121.586) teve que se afastar do serviço por dores na coluna, a maior parcela (116.235) dos homens foi impedida de trabalhar por ter fraturado as pernas e/ou o tornozelo.

No caso das mulheres, em segundo lugar, aparecem os transtornos ansiosos (118.517), seguidos pelas lesões ou desgastes dos discos intervertebrais (98.305). Já no caso dos homens, em segundo fica a dorsalgia (115.527) e, em terceiro lugar, também as lesões ou desgastes dos discos intervertebrais (110.422), como as hérnias.

Dos 4.126.112 benefícios que o INSS concedeu em 2025, mais de 2,10 milhões foram para trabalhadoras formais seguradas e pouco mais de 2,02 milhões para homens.

Auxílio

O Auxílio por incapacidade temporária, antes conhecido como Auxílio-doença, é um benefício federal concedido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar incapacitado de executar seu trabalho ou atividade laboral habitual por mais de 15 dias consecutivos, devido a uma doença ou acidente.

Em geral, a concessão do auxílio é precedida por uma perícia médica, que pode ser presencial ou realizada por meio da análise documental. A avaliação pericial poderá concluir tanto pela incapacidade temporária podendo gerar o Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-Doença) ou a Incapacidade Permanente podendo gerar o benefício de Aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez).

Para solicitar o benefício, o trabalhador segurado do INSS pode acessar a plataforma meu.inss.gov.br ou ligar, gratuitamente, para 135.

As informações foram divulgadas, inicialmente, pelo G1, posteriormente confirmadas pela Agência Brasil.

Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Governo de MS fortalece desenvolvimento e amplia oportunidades para a população

0
Fotos: Afrânio Pissini

Mato Grosso do Sul vive um novo ciclo de desenvolvimento, impulsionado por grandes investimentos, fortalecimento do municipalismo e políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população. A avaliação é do secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, em entrevista à rádio NFM, nesta terça-feira (27).

Segundo o secretário, o Estado passa por uma transformação estrutural que já impacta diretamente a vida dos sul-mato-grossenses. “Estamos construindo uma geração que não vai mais precisar sair do Mato Grosso do Sul. As pessoas vão permanecer em suas cidades, formar suas famílias e encontrar oportunidades aqui”, afirmou.

Governo de MS fortalece desenvolvimento e amplia oportunidades para a população

Walter destacou que o Estado consolida sua posição como polo agroindustrial, agregando valor à produção e ampliando a competitividade econômica. Nesse cenário, a Rota Bioceânica surge como vetor estratégico, fortalecendo o agronegócio, estimulando novos empreendimentos e ampliando a integração com mercados internacionais.

Municípios como Inocência, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho passam a ocupar papel de destaque no desenvolvimento regional. De acordo com o secretário, o Governo do Estado atua de forma planejada e integrada para enfrentar os desafios do crescimento.

A atuação ocorre em parceria com prefeituras e investidores, por meio de planos de mitigação que garantem investimentos em saúde, segurança, educação e infraestrutura urbana. “Mato Grosso do Sul concentra alguns dos maiores investimentos industriais do país, o que exige planejamento e ampliação da infraestrutura logística. O Governo do Estado mantém um amplo programa de investimentos em rodovias, obras urbanas e integração logística”, completou.

Segundo o secretário, o avanço da infraestrutura rodoviária é resultado do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a bancada federal e as parcerias público-privadas. “Para este ano, estão previstos mais de 800 quilômetros de novas rodovias, além da recuperação de mais de 2 mil quilômetros da malha viária estadual”, destacou.

As ações refletem um modelo de gestão baseado no planejamento, responsabilidade fiscal e eficiência administrativa.

Municipalismo ativo

Governo de MS fortalece desenvolvimento e amplia oportunidades para a população
Secretário Walter Carneiro JR

Por meio do programa MS Ativo Municipalismo, o Governo do Estado mantém diálogo permanente com os municípios para definição das prioridades locais. Na segunda etapa do programa, foram pactuados R$ 1,5 bilhão em investimentos urbanos, voltados principalmente à infraestrutura, saneamento básico e pavimentação asfáltica. “O saneamento é saúde e é um compromisso do governo levar essas melhorias para todos os municípios”, reforçou o secretário.

Ao avaliar o quarto ano da gestão do governador Eduardo Riedel, Walter Carneiro Júnior ressaltou que o municipalismo ativo se consolidou como uma das marcas do governo. “O foco é garantir que as políticas públicas cheguem aos municípios, com obras, serviços e ações que transformam a vida das famílias”, afirmou.

Entre os avanços, estão os investimentos na educação em tempo integral, valorização dos profissionais, modernização das escolas e fortalecimento da rede estadual de saúde. O secretário também destacou o apoio da Assembleia Legislativa na viabilização de financiamentos voltados exclusivamente para obras e projetos estratégicos. “O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul segue sendo construído com planejamento, responsabilidade e foco nas pessoas”, concluiu.

Fonte: Beatricce Bruno/Comunicação Casa Civil

Governo lança Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em MS

0
Foto: Arquivo Defensoria Pública da União

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) realiza amanhã, dia 28, no Bioparque Pantanal, o lançamento do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso do Sul.

A solenidade contará com a presença do secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Arosio, do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, e da coordenadora da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MS), Janaína Carlin, além de representantes de instituições parceiras e da sociedade civil.

O lançamento do plano representa um marco importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção do trabalho digno, à defesa dos direitos humanos e ao enfrentamento das diferentes formas de exploração do trabalho escravo contemporâneo no Estado. O documento estabelece diretrizes, ações estratégicas e mecanismos de articulação entre os diversos órgãos envolvidos na prevenção, fiscalização, repressão e no atendimento às vítimas.

Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, o plano reafirma o compromisso do Governo do Estado e das instituições parceiras com a justiça social, a dignidade humana e a erradicação de práticas que violam direitos fundamentais dos trabalhadores. “O enfrentamento ao trabalho escravo exige ações integradas, contínuas e estruturadas, que vão desde a prevenção até a reinserção social das vítimas”, destaca.

A COETRAE/MS é um espaço de governança interinstitucional que reúne órgãos do poder público estadual, sistema de justiça, instituições de fiscalização, organizações da sociedade civil e entidades representativas. Sua atuação reforça o entendimento de que nenhuma instituição, de forma isolada, é capaz de enfrentar um problema complexo, que envolve dimensões econômicas, sociais, territoriais e culturais.

Vinculada à Semadesc, a COETRAE/MS congrega instituições que atuam em todas as etapas do ciclo do trabalho escravo contemporâneo — da denúncia e fiscalização ao resgate das vítimas, passando pelo atendimento emergencial e pelas ações de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho. O Plano Estadual consolida esse esforço conjunto, fortalecendo a articulação institucional e ampliando a capacidade de resposta do Estado no combate a essa grave violação de direitos humanos.

Fonte: Rosana Siqueira, da Semadesc

Safra de soja 2025/26 apresenta bom desenvolvimento no Cone Sul de MS, aponta SIGA-MS

0
Foto: Rafael Machado/Amambai Notícias

A colheita da soja da safra 2025/26 começou na terceira semana de janeiro em Mato Grosso do Sul e, no Cone Sul do Estado, o cenário é considerado majoritariamente positivo. Dados do Projeto SIGA-MS, desenvolvido pela Aprosoja/MS, indicam que a maior parte das lavouras dos municípios da região encontra-se em boas condições de desenvolvimento, reflexo de um ciclo marcado por clima mais equilibrado em comparação à safra anterior.

No Cone Sul, que engloba municípios como Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo e Naviraí, os levantamentos técnicos mostram que os percentuais de lavouras classificadas como “boas” variam entre 45% e 75%, dependendo do município, enquanto as áreas em condição “ruim” permanecem, em sua maioria, abaixo de 25%.

Entre os destaques, Aral Moreira e Sete Quedas apresentam 75% das lavouras em boas condições, com baixos índices de áreas problemáticas. Naviraí, maior produtor da região Sudeste do Cone Sul, também registra 75% das áreas em bom estado. Já Iguatemi chama atenção pelo maior percentual de lavouras em condição ruim, chegando a 25%, reflexo principalmente da textura arenosa do solo associada a períodos de estiagem.

De acordo com o boletim técnico, nesta safra o plantio da soja em Mato Grosso do Sul foi concluído em 13 semanas, uma semana antes da média dos últimos cinco anos. No Centro e Sul do Estado, a semeadura avançou rapidamente, favorecida pelos bons volumes de chuva. Em contrapartida, no Norte, a escassez hídrica desacelerou o ritmo das operações, cenário diferente do observado nas últimas safras.

Em Amambai, o presidente do Sindicato Rural, Douglas Peixoto, percorreu recentemente estradas rurais do município, acompanhado pelo poder público municipal, avaliando as condições de acesso às propriedades neste período de colheita. Segundo ele, as chuvas foram bem distribuídas ao longo do ciclo, o que favoreceu o desenvolvimento das lavouras e traz uma expectativa positiva para a colheita. Ainda assim, Douglas destaca que os produtores seguem atentos às condições climáticas, especialmente neste momento decisivo da safra, já que o clima continua sendo fator determinante para o resultado final no campo.

Até o dia 9 de janeiro de 2026, 74,9% das lavouras do Estado estavam em boas condições, 18,7% em situação regular e apenas 6,4% classificadas como ruins. O resultado é significativamente melhor que o registrado no mesmo período da safra 2024/25, quando apenas 61,6% das áreas apresentavam bom desenvolvimento.

A colheita, embora tenha iniciado com cerca de uma semana de atraso em relação ao ciclo anterior, tende a ganhar ritmo nas próximas semanas. Isso ocorre porque, na safra passada, o estresse provocado pela seca e pelo calor antecipou a maturação das lavouras. Neste ano, com menor incidência de extremos climáticos, o desenvolvimento da cultura seguiu seu curso normal.

Segundo a Aprosoja/MS, técnicos do Projeto SIGA-MS realizam visitas diárias às propriedades rurais, avaliando aspectos como estande de plantas, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, além do vigor das lavouras. A classificação em “bom”, “regular” ou “ruim” considera o potencial produtivo de cada área, com base em critérios técnicos padronizados.

A expectativa é de que o pico da colheita no Cone Sul, assim como no restante do Estado, ocorra entre o início de fevereiro e a primeira quinzena de março, com a conclusão dos trabalhos prevista para o mês de maio.

Condições das lavouras de soja – Cone Sul de MS

Aral Moreira

• Soja: 130.128 ha
• Bom: 75%
• Regular: 20%
• Ruim: 5%

Amambai

• Soja: 154.719 ha
• Bom: 50%
• Regular: 30%
• Ruim: 20%

Coronel Sapucaia

• Soja: 34.598 ha
• Bom: 50%
• Regular: 30%
• Ruim: 20%

Tacuru

• Soja: 27.880 ha
• Bom: 50%
• Regular: 25%
• Ruim: 25%

Paranhos

• Soja: 25.108 ha
• Bom: 60%
• Regular: 20%
• Ruim: 20%

Sete Quedas

• Soja: 39.366 ha
• Bom: 75%
• Regular: 15%
• Ruim: 10%

Eldorado

• Soja: 34.447 ha
• Bom: 75%
• Regular: 20%
• Ruim: 5%

Iguatemi

• Soja: 65.987 ha
• Bom: 45%
• Regular: 30%
• Ruim: 25%

Itaquiraí

• Soja: 72.317 ha
• Bom: 70%
• Regular: 25%
• Ruim: 5%

Japorã

• Soja: 8.180 ha
• Bom: 75%
• Regular: 22%
• Ruim: 3%

Mundo Novo

• Soja: 12.788 ha
• Bom: 70%
• Regular: 25%
• Ruim: 5%

Naviraí

• Soja: 139.562 ha
• Bom: 75%
• Regular: 20%
• Ruim: 5%

Fonte: A.N/ Grupo A Gazeta

Prefeitura de Japorã executa reforma geral da escola ‘José de Alencar’, no distrito de Jacareí

0
Fotos: Paulo Gomes/Caíque Fernandes/PMJ

O prédio da E.P.M.E.I.E.F. (Escola Polo Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) ‘José de Alencar’, o maior colégio localizado no distrito de Jacareí, no município de Japorã, está recebendo reforma completa em sua estrutura física. “A prioridade é a troca total de todo o forro das 15 salas de aulas, refeitório, são 22 salas no total, e a pintura geral de mais de dois mil metros de alvenaria”, informa o mestre de obras, Dejair Eleno de Souza, da E & G Engenharia e Serviços ME.

Além da manutenção geral do telhado, calhas, de parte do sistema elétrico, e pintura do piso da quadra de esportes, a ordem de serviço assinada pelo prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias, prevê a demolição e remoção de todo o calçamento que está rachado, afundando e deteriorado. Em substituição serão construídos 250 metros de novas calçadas.

NOVAS CONSTRUÇÕES

“Nessa mesma ordem de serviço, temos o projeto de construção de uma passarela coberta, e de modificações nos fundos da escola, onde construiremos uma lavanderia de 5m x 5m, com uma área coberta de 50 metros quadrados. Estas construções acontecerão nos próximos meses. Agora, estamos focados na correção do telhado, substituição dos forros, calçadas novas e, na sequência, faremos o acabamento com pintura geral, possibilitando que as salas fiquem prontas para o início regular das aulas deste ano”, afirmou Dejair Eleno.

INVESTIMENTOS

Para garantir a ampla reforma e novas construções na escola José de Alencar, o Governo de Japorã viabilizou R$ 760.000,00 junto ao FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

“A José de Alencar é uma das escolas que possui a maior clientela estudantil de Japorã. Nos turnos da manhã e tarde temos 830 alunos da Rede Municipal de Ensino. Somados aos estudantes do período noturno que em sua maioria são da Rede Estadual, temos aproximadamente 1.100 alunos”, confirma o diretor da escola, Nivaldo Lara.

O prefeito Vitor Malaquias destaca a importância do investimento. “As reformas e novas construções visam as melhorias necessárias para garantir conforto e segurança à toda comunidade escolar e, sobretudo, refletirão positivamente no avanço do ensino. O resultado dessa manutenção será a melhor qualidade do aprendizado e a escola José de Alencar, com certeza, será uma das unidades de ensino de referência em nosso município”, prevê Malaquias.

Fonte: Assessoria

Conferência de Casais da PIB acontecerá neste final de semana em Amambai

0
Foto: Divulgação

A Primeira Igreja Batista de Amambai irá realizar a Conferência de Casais nesse próximo final de semana, nos dias 30 e 31 de Janeiro as 19 horas, sendo que no dia 31 terá a presença confirmada dos pastores “Casal Cheio da Graça”, Pastor Alan e Graciele.

O “Casal Cheio da Graça” é formado pelos pastores Alan Daniel e Graciele Daniel, conhecidos por seu ministério bem-humorado focado na restauração e fortalecimento de casamentos. Baseados em Sorocaba (SP), eles utilizam o humor e o stand-up comedy cristão em cultos e palestras para abordar as diferenças entre homens e mulheres e os desafios diários da vida a dois. 

Os destaques sobre o trabalho deles em cultos:

  • Estilo de Ministração: Alan e Graciele, da Igreja do Evangelho Quadrangular, focam em uma abordagem leve e descontraída, mas com bases bíblicas, para ensinar princípios de convivência, afeto e respeito.
  • Conteúdo nos Cultos: Suas mensagens abordam a importância de manter a harmonia no casamento, a comunicação, a finanças e a vida de oração conjunta.
  • Stand-Up para Casais: Eles realizaram conteúdos como “Uma Vida a Dois” e outros quadros de stand-up, muitas vezes iniciados durante a pandemia, abordando de forma hilária situações comuns no casamento.
  • Presença nas Redes: O casal é bastante ativo, com um grande número de seguidores no Instagram (@umcasalcheiodagraca) e YouTube, onde compartilham testemunhos e cenas de seus cultos. 

O objetivo do ministério deles é que, através do humor, os casais recebam cura, libertação e a presença do Espírito Santo, fortalecendo os laços conjugais. 

Para participar da Conferência será necessário os participantes efetuarem as inscrições antecipadamente, pois a quantidade de casais estavam se esgotando até fechamento dessa matéria, limitadas a 100 casais, precisarão apresentar a pulseira na entrada. O casal cheio da graça realizarão dinâmicas com os casais, stand up e ao final uma pregação voltada ao casamento. E nesse mesmo dia 31 ocorrerá um coffee break após o culto no salão social da igreja.

A Primeira Igreja Batista tem investido nas vidas dos casados, e famílias através de cursos, encontros e conferências como essa, fortalecendo a convivência familiar e alicerçando o casamento em Deus!

A PIB de Amambai se localiza na rua Procoro Alves Nogueira, 652 – Vila São Luiz próximo a APAE.

Para fazer a inscrição poderá entrar em contato pelo whatsApp (67) 9 9292-2289 falar com Harrison, ou presencialmente na própria igreja juntamente com o Pastor Marcos.

Fonte: Assessoria

Prefeito de Iguatemi recebe representantes do Conselho de Pastores e garante apoio à Marcha para Jesus 2026

0
Fotos: Divulgação

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu em seu gabinete representantes do Conselho de Pastores de Iguatemi (CONPEI) para tratar da realização da Marcha para Jesus 2026. Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal reafirmou o apoio da Administração Municipal ao evento, que integrará a programação oficial das festividades em comemoração aos 61 anos de Iguatemi, no mês de maio.

Participaram da reunião o presidente do CONPEI, Pastor Gilvan Rodrigo, o vice-presidente, Pastor Paulo de Jesus Nascimento, e o Pastor Genival Nascimento de Oliveira. Na ocasião, foram discutidos aspectos organizacionais do evento, que tradicionalmente reúne fiéis de diferentes denominações cristãs, promovendo fé, união e manifestação pública de valores cristãos.

O prefeito destacou a importância da Marcha para Jesus como um momento de integração da comunidade e valorização da diversidade religiosa, ressaltando que a Prefeitura estará à disposição para colaborar com a realização do evento dentro do calendário comemorativo do município.

A Marcha para Jesus 2026 reforça o compromisso de Iguatemi com a promoção de eventos que fortalecem a cultura, a espiritualidade e a participação social da população, celebrando mais um ano de história do município.

Fonte: Imprensa oficial

Sala do Empreendedor Rural passa a atender em novo endereço em Amambai

0
Foto: Secom

A Prefeitura de Amambai informa aos empreendedores rurais do município que a Sala do Empreendedor Rural está atendendo em novo endereço. A partir de agora, os serviços passam a ser oferecidos na Rua Marechal Teodoro, nº 711, no mesmo local onde funciona a Sala do Empreendedor.

A mudança tem como objetivo facilitar o acesso, integrar atendimentos e oferecer mais agilidade e qualidade aos serviços prestados aos produtores e empreendedores do meio rural.

A administração municipal reforça que a equipe segue à disposição para orientar, esclarecer dúvidas e apoiar o desenvolvimento das atividades rurais, fortalecendo a economia local.

Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente a Sala do Empreendedor no novo endereço. Contato: (67) 99859-6933.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Prefeito de Iguatemi recebe visita cortesia dos diretores da Universidade Anhanguera

0
Fotos: Divulgação

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu em seu gabinete a visita de cortesia dos diretores da Universidade Anhanguera. O encontro teve como objetivo o fortalecimento do diálogo institucional e a solicitação de apoio do Poder Executivo para que a instituição continue oferecendo serviços educacionais de qualidade à população.

Participaram da reunião o reitor da Universidade Anhanguera, professor Everson Camargo, e a coordenadora da unidade, Márcia Cristina. Na oportunidade, os representantes da instituição destacaram a importância da parceria com o município e reafirmaram o compromisso da universidade com a formação acadêmica e profissional dos estudantes de Iguatemi e região.

O prefeito Dr. Lídio Ledesma ressaltou a relevância da educação superior para o desenvolvimento do município e colocou a administração municipal à disposição para contribuir, dentro das possibilidades legais, com iniciativas que fortaleçam o ensino e ampliem as oportunidades para a comunidade.

A visita reforça o compromisso conjunto entre o poder público e as instituições de ensino na busca por uma educação cada vez mais acessível e de qualidade.

Fonte: Imprensa oficial

Câmara Municipal recebe convite para participar da 1ª Taça TRAB dos Servidores em Coronel Sapucaia

0
Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira, 27/01/2026, a Câmara Municipal de Coronel Sapucaia recebeu o convite oficial para participar da 1ª Taça TRAB dos Servidores Municipais, competição inédita de futsal promovida pela Prefeitura Municipal de Coronel sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O torneio acontece de 20 de abril a 1º de maio (Dia do Trabalhador), na Poliesportiva Rachidão, e tem como objetivo integrar os servidores e fortalecer o espírito esportivo no município.

O secretário municipal de Esportes, Bruno França, esteve na Câmara para reforçar o convite e incentivar a participação do Legislativo, convidando o presidente João do Banquinho a formar uma equipe para a disputa. O encontro contou também com a presença dos vereadores Fernando Marinho, Maria Eloir, Ney Kuasne e o servidor público Paulinho, que destacaram o esporte como instrumento de união, saúde e confraternização entre os funcionários públicos.

Conforme o ofício circular nº 002/2026, a Taça TRAB visa promover o intercâmbio de amizade, valorizar os servidores e incentivar a prática esportiva. A organização será participativa, com reunião arbitral, sorteio dos confrontos e definição do regulamento junto aos representantes das equipes.

A 1ª Taça TRAB já nasce com grande expectativa e promete movimentar Coronel Sapucaia, reunindo servidores, famílias e a comunidade em um clima de lazer, integração e competição saudável.

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação