15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 228

Indisponibilidade temporária dos sistemas do Detran-MS nesta quarta-feira

0
Foto: Rachid Waqued

O Detran-MS informa que, nesta quarta-feira (04), enfrenta uma indisponibilidade temporária em seus sistemas em razão de um problema técnico no nobreak do datacenter. Por esse motivo, os sistemas estão fora do ar no momento, o que também afeta o funcionamento dos telefones.

As equipes técnicas já estão atuando com a máxima urgência para solucionar a situação. Até o momento, não há previsão para o restabelecimento dos serviços.

O Detran-MS agradece a compreensão dos cidadãos e reforça que novas informações serão divulgadas assim que houver atualização do quadro.

Fonte: Gov MS

Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo

0
Fotos: Divulgação

Entraram na fase final de construção as 49 moradias rurais que estão sendo edificadas em Japorã, no interior da Aldeia Porto Lindo, num investimento superior a R$ 4,5 milhões. As novas unidades habitacionais integram a 2ª etapa do programa Oga Porã (Moradia Indígena), de autoria do Governo de Mato Grosso do Sul, e fazem parte do projeto federal Minha Casa Minha Vida Rural.

Durante visita às construções, a Administração Municipal de Japorã constatou o andamento regular dos serviços, com a maioria das casas já com o telhado instalado e entrando na fase final de construção. “Constatamos que agora está faltando instalar o forro, a parte elétrica, os vidros e a finalização da área de serviço. Por último, o acabamento com pintura geral”, informa o prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias.

Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo

As construções estão sendo executadas por empreiteira contratada, como resultado de parceria do Município com o Governo do Estado, via Agehab (Agência de Habitação Popular de MS), e o Governo Federal, após a assinatura de termo de adesão realizado em março do ano passado e ordem de serviço assinada em abril em comemoração ao Dia do Indígena.

“O importante deste projeto habitacional é que ele veio para substituir casas de pau a pique, em condições precárias, por casas de alvenaria. Essas 49 famílias indígenas passarão a ter casas mais dignas para morar. Será um avanço sem precedente na questão da habitação, dentro da Aldeia Porto Lindo”, destaca Malaquias.

O cacique Onésio Dias o vice cacique Bento Hara, e os vereadores indígenas Dorival Velásquez e Jaclison Lopes, que também estiveram no ato da assinatura do programa Oga Porã, antecipadamente comemoram a conquista, convictos de que as novas habitações proporcionarão melhor qualidade de vida às famílias contempladas.

Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo
Japorã: Construção de 49 casas do ‘Oga Porã’ entra na fase final na Aldeia Porto Lindo

Por sua vez, a indígena Marlene Ocampos, de 21 anos, mãe de 3 filhos, junto com o marido aguardam com expectativa a entrega das casas para receberem as chaves da Oga. Com a planta baixa em mãos, informaram alegremente que a nova casa tem 42,56m2 de área construída, mas, futuramente poderá ser ampliada para 50,70m2 de acordo com o projeto. “Sim. É um sonho que está se realizando para nós”, confessou Marlene Ocampos que atualmente reside em uma casa humilde e sem infraestrutura.

“O programa Oga Porã promoverá moradia digna para nossa comunidade indígena, respeitando as tradições culturais. Com certeza, este projeto de habitação reafirma o compromisso que o Governo de Japorã e o Governo do Estado têm com o desenvolvimento social e a valorização das comunidades tradicionais”, finalizou Vitor Malaquias.

Outras melhorias:

A comunidade da Aldeia Porto Lindo também foi contemplada com o programa “Água para Todos”; a construção de um centro comercial/cultural indígena; uma pista de caminhada; Iluminação Noturna para o Estádio de Futebol local; e agora, recém foi iniciada a construção de dois Centros de Educação Infantil Proinfância (creches), para atender 300 crianças.

Fonte: Panorama do MS

Casa do Trabalhador disponibiliza 54 oportunidades de emprego em Amambai

0

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 54 oportunidades de emprego para esta quarta-feira, 4 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

5 vagas para vendedor ou vendedora 

3 vagas para serralheiro 

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para vigia 

3 vagas para mecânico de automóveis 

2 vagas para auxiliar de mecânico 

2 vagas para auxiliar de linha de produção 

2 vagas para auxiliar de limpeza 

2 vagas para atendente 

2 vagas para empregada doméstica 

1 vaga para garçom 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para costureira 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para lavador de carro 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado 

1 vaga para mestre de obras 

1 vaga para pintor de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para torneiro mecânico

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhõesMega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

A estimativa de prêmio do próximo concurso, que será realizado no dia 5 de fevereiro, é de R$ 144 milhões. 

Nenhum apostador acertou as seis dezenas: 10 – 11 – 22 – 26 – 36 – 46

Oitenta e duas apostas ganharam a quinta, cada uma no valor de R$ 52.559,29.

Outras 6.705 apostas levaram a quadra, alcançando R$ 1.059,53 cada.

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria

0
Foto: Isac Nóbrega/PR

O alto nível da Taxa Selic – juros básicos da economia – foi o principal responsável pela estagnação da indústria no fim de 2025, avaliou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao comentar a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústriaCNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria

Segundo a entidade, o ciclo de juros altos, atualmente em 15% ao ano, encareceu o crédito e drenou o apetite dos consumidores. O cenário foi agravado por uma demanda interna insuficiente e pelo avanço das importações, que capturaram parte significativa do mercado brasileiro, sustenta a CNI.

O diretor de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, avalia como “enorme” o prejuízo causado pelos juros.

“O patamar punitivo da taxa Selic encareceu o crédito ao setor produtivo, que segurou investimentos, e reduziu o apetite dos consumidores por produtos industriais. O prejuízo causado pelos juros altos é enorme. Em 2024, com a Selic menor, a demanda doméstica por bens da indústria de transformação cresceu quatro vezes mais do que a demanda registrada até novembro de 2025”, ressaltou Telles, em nota.  

Esse enfraquecimento, ressaltou o diretor da CNI, resultou em estoques acima do planejado e na queda de 0,2% na produção da indústria de transformação, que converte matérias-primas em bens de consumo.

A análise da confederação também alerta para a pressão externa: as compras de bens de consumo no exterior saltaram 15,6% no ano passado. Ao mesmo tempo em que a indústria nacional reduzia o ritmo, os produtos importados preenchiam as lacunas, dificultando qualquer tentativa de recuperação do empresariado local ao longo dos dois semestres de 2025.

Queda na confiança

Esse efeito conjunto impactou severamente o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado no fim de janeiro, que registrou o pior desempenho para o mês em dez anos. Com o indicador operando abaixo dos 50 pontos – linha que separa o otimismo do pessimismo – há 13 meses, a CNI diagnostica um quadro de falta de confiança persistente, o que paralisa investimentos essenciais para a modernização e expansão das fábricas brasileiras.

Para a CNI, sem uma mudança na política de juros e no estímulo à demanda interna, o crescimento deste ano está em risco. A entidade receia que a inércia produtiva e a baixa intenção de contratação se estendam, prejudicando não apenas a indústria de transformação, mas o desempenho de toda a economia nacional no curto prazo.

A pesquisa do IBGE confirmou a perda de fôlego do setor. A produção industrial fechou 2025 com um crescimento de apenas 0,6%, um resultado modesto se comparado à expansão de 3,1% registrada em 2024. O levantamento oficial detalha que a desaceleração ganhou força no segundo semestre, acompanhando justamente o aperto monetário.

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção

0
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo. O texto assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham rendaper capita de até meio salário mínimo.Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sançãoSenado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção

A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, foi aprovada em menos de 24 horas tanto na Câmara quanto no Senado, e agora segue para sanção presidencial, já que os parlamentares fizeram algumas alterações no texto.

“Cabe, aqui, um agradecimento aos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, por aprovarem, de forma tão rápida, uma medida que reduz desigualdades e fortalece a coesão social. O Congresso Nacional dá um recado claro: o bem-estar das pessoas está no centro das nossas decisões. Que esse benefício chegue rápido à mesa e à vida de quem mais precisa”, afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao comemorar a aprovação da medida.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando pouco mais 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício criado no governo passado e que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país, aumentando o alcance e o número de famílias atendidas, segundo o governo.

De acordo com o regulamento do programa,a quantidade de recargas gratuitas de 13 kg será de quatro por ano para famílias de duas a três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, será de seis ao ano.

O texto também cria uma nova modalidade no programa, destinada à instalação de sistemas de baixa emissão de carbono e biodigestores que gerem gás metano por decomposição de restos de alimentos. Essa modalidade é destinada a áreas rurais e cozinhas comunitárias, e ainda depende de regulamento a ser feito pelo governo.

O texto aprovado pela Câmara e agora confirmado no Senado reformula as prioridades de recebimento do auxílio. Terão prioridade as famílias atingidas por desastres ou em local com situação de emergência reconhecida pelo poder público; com mulheres vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas de urgência; pertencentes a povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas; com maior número de membros; e com menor renda por pessoa.

Bolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos

0

Em mais um dia de otimismo,a bolsa brasileira bateu mais uma vez recorde e aproximou-se da marca inédita de 186 mil pontos. O dólar teve pequeno recuo e fechou praticamente estável.Bolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontosBolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta terça-feira (3) aos 185.674 pontos, com alta de 1,58%. O indicador foi sustentado por ações de mineradoras e com a confirmação de que o Banco Central (BC) pretende cortar os juros, divulgada na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O mercado de câmbio teve um dia de mais oscilações. Após queda expressiva durante a manhã, o dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,25, com recuo de apenas 0,15%. A moeda estadunidense cai 4,38% em 2026.

Na mínima do dia, por volta das 11h30, a cotação chegou a R$ 5,20, mas reduziu o ritmo de queda durante a tarde em meio à redução do otimismo no mercado externo e a especulações sobre os futuros diretores do Banco Central (BC).

Em entrevista a uma rádio na manhã desta terça, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação do economista Guilherme Mello para a Diretoria de Política Econômica do BC e do professor Tiago Cavalcanti, da Fundação Getulio Vargas, para a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro.

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda desde 2023, Mello enfrenta resistências do mercado financeiro por posições consideradas heterodoxas. As indicações para o BC estão sob análise de Lula, que ainda não definiu os nomes.

Sessão solene marca a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara de Jutí

0
Em Jutí a sessão de abertura do ano legislativo 2026 aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Uma sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no Plenário Narcina Ferreira Alves, sob a direção do presidente da Casa de Leis, vereador Deunizar da Silva Dias, , marcou a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara Municipal de Jutí.

A abertura dos trabalhos no Poder Legislativo Municipal local contou com a presença do prefeito do município, Gilson Marcos da Cruz, que levou pessoalmente a mensagem do Executivo ao Poder Legislativo, do vice-prefeito do município, Elício Rocha, o “Mano”, que já foi vereador no município, secretários municipais e representantes da comunidade jutiense.

No vídeo fala do presidente da Câmara vereador Deunizar

Além do presidente da Casa de Leis, vereador Deunizar, fazem parte da atual legislatura na Câmara Municipal de Jutí o vereador Plínio Leonardo Santoro, o “Léo Santoro”, a vereadora Luzia Aparecida Araújo Rocha, o vereador Alberto Moreira Bueno, o vereador Edimauro da Cruz Libert, o vereador Rogério Dias da Silva, o “Azeitona”, a advogada e vereadora, Dra. Andréia dos Santos Tobias Lopes, a “Loira do PT”, a vereadora Ângela Biasi Ferlin, a “Ângela do Banco” e o vereador Gabriel Pinheiro David, o “Gabriel David”.

Na sessão dessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a vereadora Ângela Biasi Ferlin, a “Ângela do Banco”, participou de forma remota.

Entre os secretários municipais presentes na sessão estavam, Paula Regina Santoro, de administração e planejamento e Renata Bernardina, de assistência social.

No vídeo fala do prefeito de Jutí Gilson Cruz

Sessão solene marca a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara de Jutí
Sessão solene marca a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara de Jutí
Sessão solene marca a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara de Jutí
Sessão solene marca a abertura do ano legislativo 2026 na Câmara de Jutí

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Paulo         Fone: 3481-1693

Ao lado dos Correios

Prefeitura de Amambai presta homenagem ao Padre Nikolaus

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai realizou, nesta semana, a entrega de uma placa de homenagem ao Padre Nikolaus Gelinger Gafeor, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade amambaiense ao longo dos últimos anos.

O ato simbólico aconteceu pouco antes da partida do sacerdote, que está deixando o município para seguir uma nova missão religiosa. A homenagem foi entregue pela secretária municipal de Educação, Rosemeire de Medeiros Charão Barizon, que representou oficialmente a Prefeitura de Amambai no momento.

Padre Nikolaus chegou a Amambai no dia 1º de fevereiro de 2019 e, desde então, dedicou-se intensamente ao trabalho pastoral, social e comunitário. Natural da Indonésia e com 57 anos de idade, ele viveu na cidade por cerca de sete anos, período em que conquistou o carinho, o respeito e a admiração dos fiéis e de toda a população.

Durante sua permanência no município, o sacerdote se destacou pela presença constante junto às famílias, pela escuta atenta, pelo incentivo à fé e pelas diversas ações desenvolvidas em benefício da comunidade. Sua atuação deixou marcas positivas e um importante legado de espiritualidade e serviço ao próximo.

Na placa entregue pela administração municipal, a Prefeitura de Amambai expressa gratidão pela dedicação do padre e pelo exemplo de amor e compromisso demonstrado ao longo de sua caminhada na cidade.

A despedida de Padre Nikolaus representa o encerramento de um ciclo, mas também o reconhecimento de uma trajetória marcada por muito trabalho e pela construção de fortes laços com o povo amambaiense.

Fonte: Secom /Prefeitura de Amambai

Prefeitura de Amambai prestigia abertura do ano legislativo em Campo Grande

0
Fotos: Marcelo Costa/Secom

A Prefeitura de Amambai marcou presença na abertura oficial do ano legislativo de Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS), em Campo Grande.

O município foi representado pelo prefeito de Amambai em exercício, Jaime Vizzotto, que participou da Sessão Solene de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, cerimônia que marca o início dos trabalhos parlamentares de 2026.

A solenidade reuniu deputados estaduais, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de municípios sul-mato-grossenses, reforçando o diálogo institucional e o compromisso com o desenvolvimento do Estado.

A presença da Prefeitura de Amambai destaca a importância da integração entre os municípios e o Governo do Estado, fortalecendo parcerias em prol da população.

 

Fonte: Secom com informações da Agência ALEMS.

Vendas de veículos novos caem 0,38% em janeiro, diz Fenabrave

0
© ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

As vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,38% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias, em janeiro foram comercializadas 170,5 mil unidades de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em relação a dezembro, a queda foi de 38,96%.

Considerando-se o emplacamento de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o mercado de veículos começou o ano em trajetória positiva, com crescimento de 7,42% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo contando com um dia útil a menos. No total foram emplacados 366.713 veículos.

Na comparação com dezembro de 2025 houve retração de 25,54%, considerada típica do primeiro mês do ano por causa do período de férias e do menor ritmo da atividade econômica.

Para o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o desempenho do setor em janeiro demonstra a resiliência da demanda brasileira por veículos novos, embora o ambiente de crédito ainda permaneça enfrentando dificuldades em função das taxas de juros elevadas.

“O resultado confirma que o setor inicia 2026 com bases consistentes. Mesmo com menos dias úteis na comparação anual, observamos crescimento real do mercado, o que demonstra manutenção da demanda”, disse, em nota.

Motocicletas

O melhor desempenho entre os veículos continua sendo observado no segmento de motocicletas, que apresentou crescimento de 17,49% em janeiro na comparação a janeiro do ano passado e queda de 7,57% em relação a dezembro. O crescimento na comparação anual, informou a Fenabrave, se deve principalmente ao fato de que as motocicletas estão sendo procuradas para serviços de entrega e também como alternativa de mobilidade individual.

Outro fator que contribui para o aumento de vendas das motocicletas é a ampliação do uso do consórcio como modalidade de aquisição. “O segmento de motocicletas mantém trajetória consistente de expansão. Trata-se de um movimento ligado a mudanças no perfil de mobilidade e no comportamento do consumidor”, disse Arcelio Junior.

Caminhões

Já o mercado de caminhões iniciou o ano em retração de 34,67% (em relação a janeiro), ainda sem refletir o impacto do Programa Move Brasil, que oferece crédito para a compra de caminhões. Segundo a Fenabrave, o resultado desse programa só deverá começar a ser observado nos próximos meses.

“O desempenho do segmento está diretamente ligado ao nível de atividade econômica, ao comportamento do agronegócio e ao custo do crédito para aquisição de veículos pesados e, com o Move Brasil, esperamos uma retomada nos emplacamentos, principalmente, entre os caminhões pesados, que representam 45% do mercado”, disse Arcelio Junior.

Estabilidade

Em relação aos automóveis e veículos leves o desempenho foi considerado estável, com aumento de 1,64% em relação a janeiro de 2025 e queda de 39,17% em relação a dezembro.

“Os veículos leves iniciam 2026 mantendo o nível de atividade. O mercado segue sensível às condições de financiamento, mas demonstra capacidade de sustentação do volume”, disse o presidente da entidade.

Fonte: Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil

IBC de Amambai emite Nota de Pesar pelo falecimento de Olinda Duarte Cubilha

0

Vilson Nascimento

Vilson Nascimento

A IBC (Igreja Batista Central) de Amambai, por meio do Pastor Ataliba Silva de Albuquerque, emitiu nota de pesar pelo falecimento de dona Olinda Duarte Cubilha, de 99 anos.

Amambaiense, dona Olinda, que é filha de membros fundadores da IBC, em Amambai, faleceu nessa terça-feira, dia 3 de fevereiro, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, onde estava residindo.

Ela está sendo velada no Cemitério Park Monte das Oliveiras, na Avenida Guaicurus, número 7.000, na capital Sul-mato-grossense e o sepultamento ocorrerá às 13h30 desta quarta (4) no Cemitério Park Monte das Oliveiras.

IBC de Amambai emite Nota de Pesar pelo falecimento de Olinda Duarte Cubilha

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

0
© FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta terça-feira (3) pedido do Ministério Público Militar (MPM) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, três generais do Exército e um almirante da Marinha sejam expulsos das Forças Armadas em função da condenação na ação penal da trama golpista.

O MPM entrou com ações de perda do oficialato contra Bolsonaro, que é capitão da reserva do Exército, os generais da reserva Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier. Todos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal do núcleo crucial da trama golpista.

A medida do MPM foi tomada após o Supremo declarar, no ano passado, o trânsito em julgado das condenações, ou seja, reconhecer o fim da possibilidade de recorrer e determinar a prisão do ex-presidente e dos demais condenados.

De acordo com a Constituição, o oficial das Forças Armadas pode ser expulso no caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. No caso do processo da trama golpista, as penas de Bolsonaro e dos demais acusados variam entre 19 e 27 anos de prisão.

Se a perda das patentes for decretada pelo STM, o salário que Bolsonaro e os demais militares recebem será repassado para a esposa ou filhas em forma de pensão. O benefício é conhecido como “morte ficta” e está previsto na legislação das Forças Armadas desde 1960. 

O tribunal militar é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, cujas cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.

Relatores

Após o MPM protocolar as ações, o tribunal definiu eletronicamente os relatores dos processos. A ação contra Bolsonaro será relatada por um ministro oriundo da Aeronáutica. O processo contra o general Braga será relatado por um ministro da cadeira do Exército.

  • Bolsonaro: ministro Carlos Vyuk Aquino (Aeronáutica);
  • Almirante Garnier: ministra Veronica Sterman (Civil);
  • General Paulo Sergio Nogueira: ministro Barroso Filho (Civil);
  • General Heleno: ministro Celso Luiz Nazareth (Marinha);
  • General Braga Netto: ministro Flavio Marcus Lancia (Exército).

Julgamento

Em coletiva de imprensa, a presidente do STM, ministra Maria Elisabeth Rocha, explicou que o tribunal não tem prazo legal para julgar as ações.

A presidente disse que vai pautar os processos para julgamento imediatamente após os relatores liberarem os casos para julgamento. De acordo com as regras internas do STM, a presidente só vota em caso de empate e sempre a favor do réu nas ações de perda do oficialato.

“Não pretendo procrastinar o julgamento de questões tão relevantes que são submetidas à apreciação dessa Corte”, afirmou.

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil

Prefeitura de Naviraí realiza inscrições para torneios de futsal e futebol suíço

0
Foto: jcomp/Freepik/Ilustrativa

Redação

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Esportes e Lazer (Gerel), promove duas competições esportivas voltadas ao público adulto e master, com foco na participação de atletas locais e regionais.

14ª Copa Cidade de Futsal Adulto

A primeira delas é a 14ª Copa Cidade de Futsal Adulto, destinada exclusivamente a atletas de Naviraí. As inscrições já estão abertas, com valor de R$ 200,00 por equipe. O formato de premiação segue o mesmo modelo da Copa Master, com 60% para o campeão, 30% para o vice-campeão, e 5% destinados ao goleiro destaque e ao artilheiro do torneio.

O encerramento das inscrições da Copa Cidade de Futsal Adulto, bem como a realização do congresso técnico, acontece no dia 12 de fevereiro, às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo. O início das competições está previsto para o dia 20 de fevereiro de 2026.

19ª Copa Master Suíço

A outra competição confirmada é a 19ª Copa Master Suíço, que contará com duas categorias: de 38 a 44 anos, para atletas nascidos entre 1988 e 1982, e 45 anos ou mais, com ano-base em 1981. Em ambas as categorias, a posição de goleiro é livre. Datas do evento serão divulgadas posteriormente pelos organizadores.

A taxa de inscrição é de R$ 300,00 por equipe. A premiação será distribuída da seguinte forma: 60% para o primeiro colocado, 30% para o segundo, além de 5% para o goleiro destaque e 5% para o artilheiro da competição.

Fonte: Grupo A Gazeta

MS: Secretaria de Educação convoca 17 professores aprovados em concurso público para inspeção e posse

0
Foto: Divulgação

A SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 12.062, de sexta-feira (30), o edital n. 26/2026 – SAD/SED/PROFESSOR/2022, de convocação de 17 candidatos do Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento no cargo de professor de carreira profissional da Educação Básica do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação.

As vagas são decorrentes de nomeações de candidatos aprovados, anteriormente convocados, e que tiveram suas nomeações tornadas sem efeito. O procedimento de investidura dos candidatos nomeados para exercer o cargo de Professor, função Docência, será integrado por duas etapas:

Etapa I – Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório;
Etapa II – Posse.

Exame admissional

A Etapa I, conforme anexo único, consiste no Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, deverá ser realizado na DPMP/AGEPREV (Diretoria de Perícia Médica Previdenciária), na Avenida Mato Grosso 5.778 – Campo Grande/MS. O candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta e chegar com, no mínimo, meia hora de antecedência, sob pena de não ser atendido.

Posse

A Etapa II – Posse, de caráter eliminatório, consistirá na realização dos seguintes procedimentos, todos de natureza obrigatória:

Procedimento 1 – Para preenchimento do pré-cadastro dos dados pessoais e remessa online de documentos o candidato deverá acessar o Portal do Servidor, por meio do endereço eletrônico http://www.portaldoservidor.ms.gov.br, no período compreendido entre as 8 horas do dia 13 de fevereiro e as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de fevereiro de 2026.

Procedimento 2 – Apresentação presencial dos originais dos documentos, comprovação dos requisitos exigidos para a investidura no cargo de Professor, de acordo com o estabelecido no Item 2 do Edital n. 1/2022 – SAD/SED/PROFESSOR/2022, de 22 de fevereiro de 2022, escolha de vaga de lotação e posse.

A posse dos 17 candidatos ocorrerá, de 23 a 25 de fevereiro de 2026, na SED (Secretaria de Estado de Educação) – Coordenadoria de Recursos Humanos – Avenida do Poeta, 1.779 – Parque dos Poderes – Bloco V – Campo Grande/MS, conforme especificado no anexo único do Edital.

Os procedimentos de investidura dos candidatos nomeados para exercer o cargo de Professor, função Docência, emissão de documentos, preenchimentos cadastrais constam no edital.

O candidato deverá cumprir todas as etapas descritas no edital e comparecer na data, horários e locais marcados, sendo que com o não comparecimento, a inobservância do prazo ou a não comprovação dos requisitos e condições legais para o provimento do cargo, o ato de nomeação será tornado sem efeito, cessando as obrigações da Administração Estadual para com o concursado.

EDITAL N. 26/2026 – SAD/SED/PROFESSOR CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS – SAD/SED/PROFESSOR/2022

Fonte: Adersino Junior, Comunicação SED

Câmara de Iguatemi realiza Primeira Sessão Ordinária de 2026 e aprova importantes indicações

0
Fotos: Assessoria

A Câmara Municipal de Iguatemi realizou, na noite de segunda, 02 de fevereiro de 2026, a Primeira Sessão Ordinária do ano legislativo, marcando o início oficial dos trabalhos parlamentares de 2026. Na ocasião, os vereadores apreciaram e aprovaram diversas indicações e proposições, voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, saúde pública, proteção animal, segurança, valorização dos servidores e desenvolvimento do município.

Indicações aprovadas

De autoria da Vereadora Miriam Krenczynski, foram aprovadas as seguintes indicações:

  • Indicação nº 001/2026, solicitando à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a troca, manutenção e restauração dos equipamentos da academia ao ar livre localizada no canteiro central da Avenida Waloszek Konrad, esquina com a Rua Honorina Teixeira Espíndola, no bairro Vila Nova Esperança.
  • Indicação nº 002/2026, solicitando ao Executivo Municipal, à Controladoria Interna e à Secretaria Municipal de Saúde a avaliação e estudo de minuta de Projeto de Lei que visa instituir normas reguladoras para coibir maus-tratos, crueldade, negligência, abandono e abuso contra animais, abrangendo animais de quaisquer espécies domésticas, domesticadas ou silvestres e nativas no âmbito do município de Iguatemi.

De autoria do Vereador Agnaldo Santos Souza, foram aprovadas:

  • Indicação nº 001/2026, solicitando ao Executivo Municipal a instalação de câmeras de monitoramento na Praça João Francisco Lopes, com o objetivo de reforçar a segurança no local.
  • Indicação nº 002/2026, solicitando ao Executivo Municipal a construção de um acesso para veículos ligando o bairro Waloszek Konrad à área central da cidade, visando melhorar a mobilidade urbana.

De autoria do Vereador José Carlos dos Santos, foram aprovadas:

  • Indicação nº 001/2026, solicitando ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a realização de reparos nas lâmpadas do campo de futebol do Assentamento Rancho Loma.
  • Indicação nº 002/2026, solicitando ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a execução de serviços de limpeza no núcleo urbano dos Assentamentos Auxiliadora e Rancho Loma.

De autoria do Vereador Genésio Boamorte Neto, foi aprovada:

  • Indicação nº 001/2025, solicitando ao Executivo Municipal a elaboração de Projeto de Lei que autorize o pagamento retroativo de anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. A proposta busca reconhecer o esforço dos servidores públicos que permaneceram atuando durante o período crítico da pandemia, devendo o projeto ser acompanhado de estimativa de impacto orçamentário e financeiro.Proposições verbais

Durante a sessão, também foram apresentadas proposições verbais, entre elas:

  • Do Vereador Genésio Boamorte Neto, solicitando à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a manutenção para recuperação do acesso entre estradas e caixas de contenção no Assentamento Rancho Loma, garantindo o correto escoamento das águas pluviais, bem como reparos na iluminação pública nas Ruas Aroeira e Morumbi, nº 289, próximo à entrada do bairro Jardim Élida.
  • Do Vereador Celso Aparecido de Lima, solicitando à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico o encaminhamento da relação dos pequenos produtores beneficiados pelo uso de horas/máquina no ano de 2025.

A Câmara Municipal reforça seu compromisso com o diálogo institucional e com a busca de soluções que promovam o bem-estar da população, o desenvolvimento urbano e a valorização dos servidores públicos e da comunidade iguatemiense.

Fonte: Sabrina Badziak /Assessoria Câmara de Iguatemi

Mato Grosso do Sul teve temperaturas médias acima de 25°C em 2025 e se manteve acima da média histórica

0
Foto: Divulgação

Dados sistematizados pelos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) com base nos registros das estações meteorológicas mostram que em 2025 as temperaturas médias foram de 25,1°C, mantendo-se em tendência de crescimento e ficando 0,4°C acima da média histórica em Mato Grosso do Sul. Esse comportamento está em consonância com a tendência de aumento gradual das temperaturas observada ao longo das últimas décadas como efeito das mudanças climáticas.

Os moradores de Porto Murtinho experimentaram calor intenso por mais tempo; foram 105 dias com temperaturas acima de 36°C, quase um terço do ano. Em outros seis municípios os termômetros ficaram mais de um mês acima dos 36°C: Corumbá (83 dias), Coxim (73), Três Lagoas (68), Paranaíba (54), Bonito (53) e Dourados (40). Cidade com clima ameno e registros frequentes de geada, Ponta Porã só teve um dia com temperatura acima de 36°C em 2025, no dia 10 de janeiro.

Porto Murtinho também registrou a temperatura mais elevada do ano. No dia 17 de janeiro do ano passado os termômetros chegaram a 42,1°C. Outras onze cidades sul-mato-grossenses experimentaram dias com calor acima de 40°C no ano passado. Enquanto isso, a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos em algumas localidades. Amambai e Ponta Porã registraram 8% de umidade relativa do ar no dia 10 de setembro. Outras cinco cidades tiveram dias com até 10% de umidade no ar, condição considerada crítica.

No outro extremo, foi um ano de muito frio, com as temperaturas mínimas ficando em torno de zero grau em oito localidades entre os dias 24 e 25 de junho, quando o Estado foi atingido por uma forte frente fria. A menor temperatura desse dia foi registrada em Sete Quedas: -0,9°C.

Quanto ao comportamento das chuvas, o município com maior acumulado no ano foi Campo Grande, somando 1.729,0 milímetros, o que equivale a 273,7 milímetros acima da média histórica anual. Por outro lado, o menor acumulado de chuva foi de 807,2 milímetros em Corumbá, ou 190,8 milímetros abaixo da média histórica anual.

Análises_ano2025 (1) (1) 

Mato Grosso do Sul teve temperaturas médias acima de 25°C em 2025 e se manteve acima da média histórica

Veja AQUI a análise completa sobre o tempo em 2025.

Fonte: João Prestes, Semadesc

INSS antecipa perícias médicas em Campo Grande nesta quinta-feira (5)

0
Fachada do prédio do INSS em Campo Grande. (Foto: Caio Tumeleiro)

O Governo Federal promove, nesta quinta-feira (5), a Feira da Cidadania em Campo Grande (MS). O evento será realizado no CEU das Artes, no Parque Lageado, das 8h às 16h, com a oferta de diversos serviços públicos gratuitos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participa da ação com foco na redução de filas e na antecipação de perícias médicas para quem já possui data marcada nas agências.

A abertura do evento terá a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, do presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, e do superintendente regional do órgão, Iracemo Ferreira. A visita das autoridades acompanha o esforço de expansão das políticas previdenciárias e o acompanhamento direto do fluxo de atendimentos no Mato Grosso do Sul.

O destaque da participação do INSS será a possibilidade de antecipar perícias médicas. O serviço é destinado a segurados que aguardam atendimento para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — tanto avaliação inicial quanto revisão — e para pedidos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Para solicitar a antecipação, o cidadão deve comparecer ao local portando documento oficial de identificação com foto, CPF e, se possível, o protocolo do agendamento. Também é recomendável levar exames, laudos e receitas médicas atualizadas para subsidiar a avaliação pericial.

A iniciativa busca agilizar a concessão de benefícios, reduzir o tempo de espera e facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários sem a necessidade de deslocamento às unidades centrais da capital.

Serviço: INSS na Feira da Cidadania

Data: 5 de fevereiro de 2026 (quinta-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: CEU das Artes – Rua Sete de Setembro, s/n, Parque Lageado, Campo Grande (MS).

O que levar: Documento de identidade com foto, CPF e laudos médicos atualizados

Fonte: Assessoria