17.4 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 224

Casa do Trabalhador disponibiliza 48 oportunidades de emprego em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 48 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 48 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 6 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

3 vagas para vendedor ou vendedora 

3 vagas para serralheiro 

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para mecânico de automóveis 

3 vagas para vigia

2 vagas para auxiliar de mecânico 

2 vagas para auxiliar de linha de produção 

2 vagas para auxiliar de limpeza 

2 vagas para atendente 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para padeiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para garçom 

1 vaga para costureira 

1 vaga para controlador de qualidade 

1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração 

1 vaga para banhista de animais domésticos 

1 vaga para desenhista copista 

1 vaga para instalador de sistema eletrônico 

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado 

1 vaga para operador de escavadeira 

1 vaga para operador de patrola 

1 vaga para caçambeiro 

1 vaga para pintor de obras 

1 vaga para servente de obras 

1 vaga para mestre de obras 

1 vaga para carpinteiro de obras 

1 vaga para torneiro mecânico

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Japorã intensifica manutenção de estradas para garantir escoamento e tráfego seguro

0
Fotos: © Paulo do Ouro Gomes/PMJ

A Prefeitura de Japorã, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, deflagrou uma operação de recuperação das estradas vicinais e vias rurais do município. Nesta semana, a força-tarefa liderada pelo secretário Renner dos Reis Ramos concentra esforços no entorno do perímetro urbano, transformando a mobilidade de quem circula pelas ruas A, D, M, E, G, F, B e P.

O cronograma de obras é estratégico e não será apenas nas cercanias da cidade. Assim que os reparos atuais foram concluídos, o maquinário pesado e as frentes de trabalho avançaram para os assentamentos PA Savana, Indianópolis, Tagros e a Aldeia Porto Lindo. “A recuperação será geral. Nosso compromisso é levar o mesmo padrão de qualidade para todas as comunidades”, garantiu o secretário.

Foco na Trafegabilidade

Sob orientação direta do prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias), os serviços focam na resolução definitiva de problemas identificados nas vias. A equipe trabalha na eliminação de buracos, valetas e das incômodas “costelas de férias”, além de realizar o corte lateral em pontos críticos para evitar o acúmulo de águas pluviais e a formação de banhados.

“Onde for necessário, o corte lateral para escoamento das enxurradas é prioridade. Queremos estradas que resistam ao tempo, por isso, faremos manutenções periódicas deixando as estradas em condições ideais”, destacou o prefeito Malaquias.

Homens e Máquinas

Para garantir a celeridade e a eficiência das intervenções, uma massa de infraestrutura mobiliza um arsenal logístico composto por motoniveladoras, caminhões basculantes, pá carregadeira e retroescavadeira.

O objetivo final, segundo Renner Ramos, é claro: segurança, mobilidade e apoio ao setor produtivo. “Recebemos a missão de entregar estradas em perfeitas condições. Isso significa garantir o tráfego seguro para as famílias e, acima de tudo, facilitar o escoamento da produção agropecuária, que é o motor da nossa economia”, concluiu.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Biofarma         Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega

Corrida em trilha reuniu cerca de 100 participantes em Amambai

0
Com cerca de 100 participantes, o Treinão Trail da T&M Runners foi sucesso total, em Amambai. (Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Uma corrida pedestre desenvolvida em trilhas, parte dela em meio a selva, marcou o esporte de aventura no domingo, dia 1 de fevereiro, em Amambai.

O Treinão Trail, promovido pela equipe de corridas T&M Runners, aconteceu na localidade rural conhecida como Trilha do Casarão, teve percurso de 6 quilômetros e, segundo a organização, reuniu cerca de 100 participantes, entre competidores de ambos os sexos.

O evento, que teve como objetivo promover mais lazer e aventura do que competitividade em sim, premiou os melhores classificados da categoria masculina e feminina com troféus. Também houve a entrega de medalha de participação aos atletas participantes.

Na categoria feminina a 1ª colocada foi a atleta Luz Maricel Lopez e a 2ª colocada a Liz Mariela Lopez, ambas da equipe de corrida Run Sapucaia, de Coronel Sapucaia e na categoria masculina o 1º colocado foi atleta Marcelo Augusto, tendo na 2ª colocação o atleta Bruno Fernandes.

De acordo com a organização, apoiaram o Treinão Trail da T&M Runners no domingo, dia 1º de fevereiro, em Amambai a Associação Trilhas & Milhas, a AMG Aventurese a Eletroxuxao Corujão Pré Fabricados, a Exata a São Luiz, a Zuca Bolos, a Souzamaq, a Ciclo Center, a Padaria Nossa Senhora Aparecida, a Rota Crepúsculo, a Unipharma,o Studio Tauany Siqueira, a Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura), o Mega Supermercado, Erva Mate São Roque e o Café Amambai.

Corrida em trilha reuniu cerca de 100 participantes em Amambai
A equipe organizadora do Treinão Trail da T&M Runners.
Corrida em trilha reuniu cerca de 100 participantes em Amambai
Corrida em trilha reuniu cerca de 100 participantes em Amambai

Chuva deixa mais de 700 pessoas isoladas, pontes destruídas e cidades em emergência em MS

0
Cabeceira de ponte desabou e deixou famílias de assentamento isolada. — Foto: Defesa Civil Municipal de Corguinho

As fortes chuvas dos últimos dias provocaram estragos em Mato Grosso do Sul. Em várias regiões, enchentes interditaram pontes e estradas. Diante dos danos, alguns municípios decretaram situação de emergência.

Rio Negro

A Prefeitura de Rio Negro (MS) decretou Situação de Emergência por 180 dias na quarta-feira (4) em áreas urbanas e rurais do município após chuvas intensas registradas na noite de 2 de fevereiro de 2026.

O temporal provocou a queda de pontes, destruição de estradas e acessos, alagamento de residências e danos a móveis, alimentos e estruturas públicas e privadas.

De acordo com a Defesa Civil, o desastre causou o isolamento de cerca de 700 pessoas, superando a capacidade de resposta imediata do município. Comunidades inteiras ficaram isoladas, e o levantamento dos danos humanos, materiais e ambientais ainda está em andamento.

Com o decreto, o município fica autorizado a mobilizar todos os órgãos públicos, convocar voluntários e promover campanhas de arrecadação para atendimento às famílias afetadas. Também fica permitida a dispensa de licitação para contratação de obras, serviços e compra de materiais emergenciais, além da adoção de medidas urgentes para resgate, evacuação e proteção da população em áreas de risco.

A prefeitura ainda divulgou que está arrecadando doações de roupas, calçados e alimentos para famílias atingidas pela chuva. As doações podem ser feitas no CRAS que fica na Rua Mitsuo Ezoe, 625, Centro.

Corguinho

O decreto publicado pela Prefeitura de Corguinho (MS) nesta quinta-feira (5) declara Situação de Emergência por 180 dias em áreas urbanas e rurais do município atingidas por chuvas intensas, enxurradas e inundações. Desde o dia 2 de fevereiro de 2026, o município registrou 238 milímetros de chuva, o que provocou o transbordamento de rios e córregos, alagamentos, destruição de pontes, estradas e danos a residências.

Entre os principais impactos estão o transbordamento do Rio Taboco, que invadiu casas, deixou famílias desalojadas no distrito do Taboco e isolou moradores na Comunidade Boa Sorte. Também houve a destruição total da ponte da rodovia MS-352, interrompendo o tráfego, o transporte escolar, o atendimento emergencial e o escoamento da produção rural.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, dispensa licitação para obras e serviços emergenciais, permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação. Segundo a Defesa Civil, o levantamento de danos ainda é preliminar, e os prejuízos podem ser maiores do que os já registrados.

O contato da Defesa Civil de Corguinho é (67) 99625-8401.

Coxim

A Prefeitura de Coxim (MS) também na quarta-feira (4) decretou Situação de Emergência por 180 dias em partes das áreas urbana e rural do município após chuvas intensas registradas no início de fevereiro de 2026. Segundo dados do Cemaden, o volume acumulado chegou a 201,2 milímetros em 96 horas, provocando enxurradas, alagamentos e danos estruturais em diferentes pontos da cidade.

O temporal atingiu sete bairros, com nove ruas, avenidas e travessas danificadas ou destruídas, além de prejuízos a drenagens, estradas rurais e pontes. A força da água invadiu casas, comércios e vias públicas, causando transtornos à população e comprometendo a mobilidade urbana e rural.

Com o decreto, o município está autorizado a mobilizar todos os órgãos públicos, convocar voluntários e realizar campanhas de arrecadação para atender as famílias afetadas.

Também ficam permitidas medidas emergenciais como dispensa de licitação, entrada em imóveis para resgate e evacuação em áreas de risco e, em casos específicos, a desapropriação de imóveis localizados em áreas consideradas inseguras, com reassentamento das famílias em locais adequados.

Aquidauana

A prefeitura emitiu um alerta para risco de enchentes nas próximas horas, principalmente na Colônia Buriti e no bairro Guanandy. A orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone do plantão social (67)99288-3963.

Bodoquena

A prefeitura de Bodoquena informou que o Balneário Municipal está fechado devido ao alto volume de água e turvo, e todos os atrativos do Vanzella Cânions do Salobra, Fervedouro do Rio Azul e Cachoeira Serra da Bodoquena, estão suspensos nesta quinta-feira (5).

O passeio da região do Cânion do rio Salobra, dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena também está interditado. No local, a régua de controle aponta que o rio está 1,16 metros, ou seja, cerca de 70 centímetros acima do adequado para visitação.

Moradores do Assentamento Sumatra, que fica próximo ao rio Iguaçú, receberam galões de água mineral após a água invadir a vegetação próxima. A situação no local é monitorada e não foi necessário retirar as famílias do local.

Bonito

Apesar da chuva, em Bonito, o governo municipal informou que todos os passeios turísticos estão operando normalmente nesta quinta-feira (05).

Corumbá

Corumbá segue em situação de emergência no município por causa das fortes chuvas registradas na noite de terça-feira (27 de janeiro). O decreto foi publicado ainda no fim do mês passado e tem validade por 180 dias.

De acordo com o decreto, o volume de chuva foi muito superior à média histórica para o período e se concentrou em um curto intervalo de tempo, o que provocou alagamentos em diferentes regiões da cidade, enxurradas e sobrecarga do sistema de drenagem urbana.

Fonte: Ninfa Eugênia, Mirian Machado, g1 MS 

Saúde de MS quer manter maior cobertura vacinal do país e ampliar leitos em hospitais regionais

0
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Saúde pública de qualidade é prioridade da gestão estadual. Nesta quinta-feira (5) o governador Eduardo Riedel assinou contrato de gestão com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Entre as principais metas está o desafio de manter maior cobertura vacinal do país, assim como promover a reestruturação dos hospitais regionais do Estado.

Na reunião a pasta apresentou 15 projetos, com 40 entregas previstas ao longo do ano. Entre as principais está a contratualização com empresa que vai conduzir a PPP (Parceria Público-Privada) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

“Um destaque principal está a questão da contratualização com a operadora que venceu o leilão da PPP do Hospital Regional. Esse é um grande desafio que começa a partir desse ano. Esperamos que até princípio de março seja assinado o contrato e se iniciam os trabalhos nesta parceira privada”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões.

Saúde de MS quer manter maior cobertura vacinal do país e ampliar leitos em hospitais regionais
Saúde de MS quer manter maior cobertura vacinal do país e ampliar leitos em hospitais regionais

Outra proposta é o projeto de ampliação do Hospital Regional de Três Lagoas. “Há uma expectativa da construção de mais um prédio ampliando o número de leitos (120 novos leitos). O hospital vem desempenhando bem na produção hospitalar, mas diante do amplo desenvolvimento econômico que está ocorrendo na região leste, nós nos preocupamos em ampliar a capacidade. Então a gente espera que o projeto de ampliação esteja pronto até o final do ano”.

Simões também citou a entrega da última ala de internação do Hospital Regional de Dourados. “São mais 100 leitos, com uma unidade coronariana e um aparelho de hemodinâmica, no qual será o primeiro (aparelho) 100% SUS (Sistema Único de Saúde) de todo Conesul”.

Saúde de MS quer manter maior cobertura vacinal do país e ampliar leitos em hospitais regionais
Governador Eduardo Riedel durante assinatura de contrato da SES

Destaque nacional

Outro desafio firmado no contrato de gestão é manter a posição de Mato Grosso do Sul como o estado com maior cobertura vacinal do Brasil. “Ano passado ficamos em primeiro lugar em toda a União. Nosso foco é manter esse lugar a partir da implantação dos vacina móvel, que são 10 unidades móveis de vacinação que servirão para cobrir todo o Estado, inclusive comunidades que não estão na cidade, entre eles ribeirinhos, assentamentos, quilombolas pra que eles possam ter acesso a também a cobertura vacinal”.

Também foi equipado todas as unidades básicas de saúde com salas de vacina novas. “Nós pretendemos oferecer uma estrutura para que todos os municípios possam manter a sua capacidade de dar a maior cobertura possível de vacinação”, completou o secretário.

O Contrato de Gestão é um programa de sucesso nacional, com 11 anos de história. Ele define os projetos e metas de cada secretaria para o ano. O objetivo é construir propostas inovadoras que vão melhorar os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão.

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS

Colheita da soja e plantio do milho avançam em ritmo mais lento em MS

0
Foto: Arquivo Aprosoja/MS

A colheita da soja da safra 2025/2026 e o plantio do milho segunda safra avançam em ritmo mais lento em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Projeto SIGA-MS, divulgados pela Aprosoja/MS, até 30 de janeiro, cerca de 115 mil hectares de soja foram colhidos, o que corresponde a 2,4% da área cultivada, enquanto o plantio do milho segunda safra atingiu aproximadamente 44 mil hectares, equivalente a 2% da área estimada. Em comparação com o ciclo anterior, as duas operações apresentam atraso de 9,3 e 5,6 pontos percentuais, respectivamente.

A região Sul concentra os maiores índices até o momento, com 3,4% da área de soja colhida e 2,5% do milho plantado. No Centro, os percentuais são mais moderados, com 1,5% de colheita da soja e 1,1% de plantio do milho. Já na região Norte, as operações seguem em estágio inicial, com apenas 0,02% da soja colhida e 0,04% do milho plantado.

Quanto às condições das áreas de soja, atualmente, 67,8% as lavouras apresentam condições consideradas boas, 20,9% estão em condições regulares e 11,2% em condições ruins. O cenário positivo se concentra, principalmente, nas regionais Oeste e Norte, com áreas boas variando entre 78,7% e 86,9%.

O assessor técnico da Aprosoja/MS, Flávio Aguena, destaca que “este momento de operações simultâneas exige um planejamento muito eficiente, especialmente diante da maturação das lavouras de soja e da janela ideal de plantio do milho. Além disso, é fundamental acompanhar as condições climáticas, já que variações podem interferir diretamente no andamento das operações”.

Nesta safra, a área cultivada com milho deve ocupar aproximadamente 46% da área destinada à soja, uma redução significativa em relação aos ciclos anteriores, quando a cultura chegou a ocupar cerca de 75% da área de soja. A diminuição no cultivo da gramínea é justificada pelo elevado risco climático do período, fazendo com que os produtores optem por culturas alternativas, como sorgo, milheto e pastagens.

Estimativas

Soja

  • Área: 4,7 milhões de hectares
  • Produção: 15,1 milhões de toneladas
  • Produtividade: 52,8 sacas/hectare

Milho

  • Área: 2,2 milhões de hectares
  • Produção: 11,1 milhões de toneladas
  • Produtividade: 84,2 sacas/hectare

Para saber mais, acesse o boletim completo aqui.

Fonte: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

Recuperação de pastagens em MS avança com políticas públicas estruturantes, crédito e tecnologias

0
Fotos – Mairinco de Pauda

Mato Grosso do Sul tem avançado de forma consistente na recuperação de pastagens degradadas e na consolidação de uma agropecuária mais produtiva, sustentável e alinhada às exigências dos mercados nacional e internacional.

Em 2023, Mato Grosso do Sul possuía cerca de 4,7 milhões de hectares de pastagens degradadas passíveis de recuperação, conforme dados do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). Esse cenário está associado, principalmente, à histórica expansão da pecuária extensiva, caracterizada por baixa taxa de lotação animal, manejo inadequado e ausência de reposição de nutrientes ao solo, fatores agravados pela predominância de solos arenosos e por longos períodos de seca.

Entretanto, relatório recente elaborado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base em dados do MapBiomas, aponta que, nos últimos anos, as áreas de pastagens com baixo vigor apresentaram redução significativa, passando de 6,2 milhões de hectares em 2010 para 2,9 milhões em 2024, uma queda de aproximadamente 52% no Estado. Essa redução é atribuída à adoção de novas tecnologias, ao fortalecimento das práticas de conservação do solo e à implementação de sistemas produtivos mais sustentáveis, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que atualmente supera 3,6 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul.

Parte dessas áreas ainda está localizada no Pantanal, em regiões de campo nativo inseridas em zonas de uso restrito, consideradas áreas de resguardo ambiental e não passíveis de alteração, conforme a legislação ambiental vigente. Além disso, as análises baseadas em imagens de satélite sofrem influência da sazonalidade, especialmente em períodos de estiagem, o que pode impactar os índices de vegetação e a interpretação dos resultados relacionados ao vigor das pastagens.

Recuperação de pastagens em MS avança com políticas públicas estruturantes, crédito e tecnologias

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Jaime Verruck, o desafio vem sendo enfrentado com políticas públicas estruturantes e integração entre governo, produtores e setor produtivo.

“Mato Grosso do Sul tem clareza do tamanho do desafio, mas também das oportunidades. A recuperação de pastagens degradadas é estratégica para aumentar a produtividade, reduzir a pressão por abertura de novas áreas e fortalecer uma agropecuária de baixa emissão de carbono. Estamos atuando com planejamento, base técnica e instrumentos financeiros para apoiar o produtor rural nessa transição”, destacou Verruck.

Um destes instrumentos é o Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) que no ano passado destinou mais de R$ 500 milhões somente em projetos de correção do solo e recuperação de pastagens dentro da modalidade FCO Rural. Na reforma de pastagens foram mais de R$ 180 milhões em 93 cartas consulta, e quase R$ 400 milhões em 170 projetos de correção do solo.

“A melhoria nestes índices está relacionada a adoção de novas tecnologias e investimentos na recuperação das pastagens e correção do solo. Temos políticas públicas e obviamente estamos usando o Fundo Constitucional do Centro-Oeste que tem sido o grande financiador de recuperação de áreas degradadas”, complementou.

Programas estruturantes impulsionam recuperação e produtividade

O Governo do Estado atua de forma integrada por meio de programas como o Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água (PROSOLO), que promove práticas conservacionistas, a recuperação da fertilidade do solo, a restauração de áreas afetadas por processos erosivos e a adequação de estradas vicinais, em parceria com prefeituras e produtores rurais.

O Precoce MS incentiva a produção de carne bovina de alta qualidade, oferecendo bonificações aos produtores que adotam, entre outros itens, práticas de manejo sustentável das pastagens, a diversificação de espécies forrageiras, a reposição adequada de nutrientes e a análise da fertilidade do solo.

Outro eixo estratégico é o Programa Estadual de Irrigação – MS IRRIGA, que incentiva o uso racional da água e a adoção de tecnologias de irrigação sustentáveis, possibilitando a recuperação e a intensificação de áreas agropecuárias, inclusive de pastagens.

O Plano Estadual ABC+ também tem papel central nesse processo, ao estimular a adoção de tecnologias sustentáveis, como sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), plantio direto, uso de bioinsumos, manejo de resíduos e a intensificação sustentável da pecuária, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

“Hoje, Mato Grosso do Sul é referência nacional em sistemas de ILPF, com mais de 3,6 milhões de hectares implantados. Isso mostra que é possível produzir mais, com eficiência, sustentabilidade e segurança ambiental, atendendo às demandas do mercado e da sociedade”, finalizou Jaime Verruck.

Fonte: Rosana Siqueira, da Semadesc

Balança comercial tem segundo melhor resultado para janeiro

0
© DIVULGAÇÃO/PORTO DE SANTOS

A balança comercial registrou o segundo maior superávit para meses de janeiro desde o início da série histórica, beneficiada pela queda das importações, divulgou nesta quinta-feira (5) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). No mês passado, as exportações superaram as importações em US$ 4,342 bilhões, alta de 85,8% em relação ao superávit de US$ 2,337 bilhões no mesmo mês de 2025.

O resultado da balança comercial para meses de janeiro só perde para 2024. Naquele mês, houve superávit de US$ 6,196 bilhões.

O valor das exportações e das importações:

  • Exportações: US$ 25,153 bilhões, queda de 1% em relação a janeiro do ano passado;
  • Importações: US$ 20,810 bilhões, queda de 9,8% na mesma comparação.

O valor das exportações é o terceiro melhor para meses de janeiro desde o início da série histórica, em 1989, só perdendo para janeiro de 2024 e de 2025. As importações registraram o segundo melhor janeiro da série, só perdendo para o mesmo mês do ano passado.

Setores

Na distribuição por setores da economia, as exportações em janeiro variaram da seguinte forma:

  • Agropecuária: 2,1%, com queda de 3,4% no volume e alta de 5,3% no preço médio;
  • Indústria extrativa: -3,4%, com alta de 6,2% no volume e queda de 9,1% no preço médio;
  • Indústria de transformação: -0,5%, com recuo de 0,6% no volume e de 0,1% no preço médio.

Produtos

Os principais produtos responsáveis pela queda das exportações em janeiro foram os seguintes:

  • Agropecuária: café não torrado (-23,7%); algodão bruto (-31,2%); e trigo e centeio não moídos (-33,6%);
  • Indústria extrativa, óleos brutos de petróleo (-7,8%); e minério de ferro (-8,6%);
  • Indústria de transformação: óxido de alumínio, exceto corindo artificial (-54,6%); açúcares e melaços (-27,2%) e tabaco (-50,4%).

No caso do agronegócio, as exportações de soja cresceram 91,7% em relação a janeiro do ano passado, por causa da antecipação de embarques, e as vendas de milho não moído aumentaram 18,8%.

Em relação ao petróleo bruto, a queda nas exportações chega a US$ 364,6 milhões em relação a janeiro de 2025. Tradicionalmente, as vendas de petróleo registram forte variação mensal por causa da manutenção programada de plataformas.

Em relação às importações, a queda está vinculada ao petróleo e à desaceleração da economia, com a diminuição dos investimentos. 

Na divisão por categorias, os principais produtos são os seguintes:

  • Agropecuária: cacau bruto ou torrado (-86,3%); e trigo e centeio não moídos (-35,5%);
  • Indústria extrativa: óleos brutos de petróleo (-49,8%); e gás natural (-15,8%);
  • Indústria de transformação: motores e máquinas não elétricos (-66,8%); óleos combustíveis de petróleo (-17,5%); e partes e acessórios de veículos (-20,4%).

Projeções

Para este ano, o Mdic projeta superávit comercial de US$ 70 bilhões a US$ 90 bilhões. As exportações devem encerrar o ano entre US$ 340 bilhões e US$ 380 bilhões e as importações entre US$ 270 bilhões e US$ 290 bilhões.

As projeções oficiais para a balança comercial são atualizadas trimestralmente. Segundo o Mdic, novas estimativas mais detalhadas sobre exportações, importações e saldo comercial de 2026 serão divulgadas em abril. 

No ano passado, a balança comercial registrou superávit de US$ 68,3 bilhões. O recorde de superávit foi registrado em 2023, quando o resultado positivo ficou em US$ 98,9 bilhões.

As estimativas do Mdic estão mais otimistas que as das instituições financeiras. Segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com analistas de mercado, a balança comercial encerrará o ano de 2026 com superávit de US$ 67,65 bilhões.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Paulo Corrêa cobra da Energisa solução para interrupções de energia em MS

0
Foto: Luciana Nassar/ALEMS

Diante das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) defendeu a criação de uma comissão na Assembleia Legislativa para acompanhar de perto a qualidade da distribuição e a frequência do serviço prestado pela Energisa no Estado.

Segundo o parlamentar, têm sido recorrentes as reclamações de produtores rurais, empresários e moradores de vários municípios, relatando longos períodos sem energia elétrica, situação que tem afetado diretamente aviários, assentamentos, comércios e outras atividades essenciais.

“A falta de energia compromete a produção, o funcionamento do comércio, o turismo e a rotina das famílias, além de gerar prejuízos significativos aos setores produtivos”, ressaltou Corrêa.

O 1º secretário da Casa de Leis lembrou ainda que 2026 será um ano decisivo, com a renovação da concessão do serviço de distribuição de energia elétrica pelo Ministério de Minas e Energia.

“Temos uma boa relação com a concessionária, mas o fornecimento contínuo, seguro e de qualidade é um direito do consumidor. Nosso papel é defender os interesses da população sul-mato-grossense e dos setores que geram emprego e renda, que estão sendo prejudicados pelas falhas na prestação do serviço”, afirmou.

Paulo Corrêa destacou que Mato Grosso do Sul vive um momento de franco desenvolvimento e precisa de um serviço de energia elétrica à altura desse crescimento, garantindo segurança jurídica, competitividade e condições adequadas para quem trabalha, produz e investe no Estado.

As reclamações, conforme o parlamentar, têm sido apresentadas por diversos municípios e também por representantes dos setores produtivos, como a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), sindicatos rurais e a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

“Estamos falando de um tema estratégico para o desenvolvimento do Estado e vamos acompanhar de perto para buscar soluções efetivas”, concluiu.

Fonte: Assessoria Paulo Corrêa

Dino manda suspender pagamento de penduricalhos nos Três Poderes

0
© ROSINEI COUTINHO/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (5) a suspensão do pagamento dos chamados “penduricalhos”, benefícios que são concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, de R$ 46,3 mil. A suspensão vale para os Três Poderes.

Pela decisão, os Três Poderes têm prazo de 60 dias para revisar e suspender pagamento das verbas indenizatórias sem base legal.

Na decisão, Flávio Dino afirmou que há um “fenômeno da multiplicação anômala” de verbas indenizatórias incompatíveis com a Constituição. Ele cita o pagamento de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” (benefícios extras de fim de ano) como exemplos de ilegalidade.

“Destaco que, seguramente, tal amplo rol de ‘indenizações’, gerando supersalários, não possui precedentes no direito brasileiro, tampouco no direito comparado, nem mesmo nos países mais ricos do planeta”, argumentou.

A suspensão deve ser cumprida em todo o país e vale para o Judiciário, Executivo e Legislativo federais e estaduais.

Império dos penduricalhos

Flávio Dino também defendeu que o Congresso aprove uma lei para deixar claro quais as verbas indenizatórias podem ser admissíveis como exceção ao teto constitucional, que é equivalente ao salário dos ministros do Supremo.

“Por este caminho, certamente será mais eficaz e rápido o fim do império dos penduricalhos, com efetiva justiça remuneratória, tão necessária para a valorização dos servidores públicos e para a eficiência e dignidade do serviço público”, ressaltou. 

A suspensão dos penduricalhos foi decidida em um processo no qual Dino negou o pagamento de auxílio-alimentação retroativo a um juiz de Minas Gerais.  

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil

BPMRv apreende mercadorias estrangeiras e causa prejuízo de R$ 125 mil ao crime em Aral Moreira

0
Foto: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Nesta quinta-feira, dia 5, por volta das 05h30, a Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), por meio da Base Operacional de Amambai, realizou a apreensão de mercadorias de origem estrangeira sem comprovação fiscal durante fiscalização de trânsito na rodovia MS-386, km 47, no município de Aral Moreira.

Durante a abordagem a um veículo GM Meriva, o condutor informou que transportava produtos provenientes do Paraguai e que não possuía a documentação fiscal exigida. Diante da irregularidade, o veículo foi encaminhado para os procedimentos cabíveis, onde foi realizada a conferência da carga.

Na vistoria, foram apreendidos 31 robôs aspiradores da marca Xiaomi, 50 unidades de TV Box UniTv, 34 unidades de TV Box de marcas diversas, além de caixas contendo perfumes e relógios de pulso.

O valor estimado das mercadorias apreendidas é de R$ 100.000,00, enquanto o veículo foi avaliado em R$ 25.000,00, totalizando um prejuízo de R$ 125.000,00 ao crime.

O autor, o veículo e as mercadorias foram encaminhados às autoridades competentes para a adoção das providências legais cabíveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Quebra do sigilo do Banco Master sai da pauta da CPMI do INSS

0
© ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Vianna (Podemos-MG), retirou de pauta, nesta quinta-feira (5), o requerimento que quebrava os sigilos bancário e fiscal do Banco Master, investigado por supostas fraudes no mercado financeiro.

No contexto das apurações contra o Banco Master, a CPMI do INSS vem transferindo o foco dos trabalhos para a instituição do banqueiro Daniel Vorcaro, que está em prisão domiciliar e tem depoimento marcado na CPMI para o dia 26 de fevereiro.

Como o requerimento apresentado quebrava todo o sigilo do banco, o presidente da CPMI, Carlos Vianna, argumentou que o pedido foge do objeto da Comissão, que deve focar apenas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas realizados pelo Master.

“Não há sentido em nós pedimos a quebra de 100% das operações, uma vez que esses dados não poderão ser utilizados futuramente dentro do relatório”, avaliou Vianna a jornalistas, acrescentando que pediu que o requerimento fosse refeito para ser analisado em outro momento.  

Durante a sessão, o presidente da CPMI alegou ainda que o Judiciário não permite que a Comissão fuja do tema original que justificou sua criação: 

“É a leitura que se faz da Advocacia do Senado e a leitura que se tem hoje por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).”

Os parlamentares têm defendido a investigação de 251 mil contratos de empréstimos consignados de aposentados e pensionistas firmados com o Banco Master. Há indícios de irregularidades nesses contratos, segundo o próprio INSS.

Um dos autores do requerimento, o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS), afirmou que o texto que pede a quebra de sigilo poderia ser ajustado antes da votação e defendeu que há uma tentativa de “blindar” a investigação contra o Banco.

Por outro lado, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) defendeu que o requerimento contra o Banco Master foi apresentado não para ser aprovado, uma vez que não tinha relação com os empréstimos consignados, tema da CPMI, mas sim para criar uma cortina de fumaça.

“Nós temos agora que avançar para chegar nos mandantes [do roubo dos aposentados do INSS]. E é exatamente isso que a oposição tenta impedir, criando cortina de fumaça, criando narrativas falaciosas”, comentou a jornalistas.

Acordo

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-PE), destacou na sessão que o acordo de cooperação técnica do Master com o INSS para empréstimos consignados foi firmado no governo anterior, em 17 de setembro de 2020.

“Talvez isso explique por que o presidente do Banco Central que não interveio no Banco Master tenha sido o Roberto Campos Neto, e não Gabriel Galípolo. No maior escândalo financeiro da história do país, a intervenção ocorreu devido ao Banco Central e à presidência de Gabriel Galípolo”, disse.

Por outro lado, a oposição tenta atribuir o escândalo do INSS e do Banco Master ao atual governo, como fez a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).

“Ladainha da esquerda que quer botar a culpa de tudo no Jair Bolsonaro, que foi lá que começou [os desvios]. O povo não está caindo nessa”, rebateu a deputada.

Presidente do INSS

Ainda nesta quinta-feira (5), a CPMI ouviu o depoimento do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que explicou porque a instituição decidiu não renovar o contrato do Banco Master com o INSS para empréstimos consignados. Dos 324 mil contratos de crédito com aposentados, 251 mil não possuíam os documentos exigidos.

“Verificando a quantidade de reclamação dos nossos segurados, entendemos por bem não renovar o acordo de cooperação técnica em 18 de setembro, muito antes de liquidação de Master”, afirmou.

O presidente do INSS acrescentou que pediu aos representantes do Banco Master para ver os contratos de empréstimos consignados que não haviam sido protocolados no sistema pelo banco.

“Quando mostrou esses contratos, não tinha os elementos mínimos para a gente fazer o controle: não tinha o valor emprestado, taxa de juro, custo efetivo. E pior: a assinatura, que era uma assinatura eletrônica do nosso segurado, não era acompanhada com QR code, com aquilo com que você consegue certificar que a assinatura era daquela pessoa. E a gente saiu da reunião falando: ‘Não tem como assinar o termo de compromisso’”, completou.

Outros requerimentos

O presidente da CPMI, senador Carlos Vianna, decidiu manter a votação apenas dos requerimentos que eram consenso entre governo e oposição, tendo retirado de pauta outros 20 requerimentos sem acordo, como o pedido de prisão preventiva do ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) durante o governo de Jair Bolsonaro, José Carlos Oliveira, que também foi ministro do Trabalho e Previdência do governo anterior.

Vianna justificou que decidiu adiar a análise dos requerimentos tidos como polêmicos para tentar chegar a um acordo entre governo e oposição.

“Como sempre faço, busco consenso entre os líderes para que a gente possa avançar. Vários deles foram retirados, mas vários também, uma dezena muito importante de quebras de sigilo, foram aprovados e vão complementar. Naturalmente as investigações da CPMI”, argumentou.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Turismo em Porto Alegre: dicas essenciais para quem vai à capital gaúcha pela primeira vez

0
Créditos: Michele Ricucci/iStock

O turismo em Porto Alegre tem ganhado cada vez mais atenção de viajantes que buscam cultura, gastronomia e paisagens urbanas marcantes no Sul do Brasil. A capital do Rio Grande do Sul mistura tradição gaúcha, influência europeia e uma cena cultural vibrante, o que a torna um destino interessante tanto para viagens curtas quanto para estadias mais longas.

Para quem está visitando Porto Alegre pela primeira vez, planejamento é essencial. Conhecer os principais bairros, entender a dinâmica da cidade e montar um roteiro equilibrado ajuda a aproveitar melhor a experiência e evitar contratempos comuns em grandes centros urbanos.

Melhores atrações turísticas de Porto Alegre

Entre as principais atrações turísticas de Porto Alegre está a Orla do Guaíba, um dos cartões-postais mais famosos da cidade. O espaço passou por revitalizações recentes e reúne áreas para caminhada, lazer, esportes e contemplação do pôr do sol, considerado um dos mais bonitos do país.

Outros destaques incluem o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e a Praça da Alfândega. Esses pontos ajudam o visitante a entender a história, a cultura e o cotidiano da capital gaúcha logo nos primeiros dias de viagem.

Onde comer bem e barato em Porto Alegre?

Porto Alegre oferece boas opções para quem quer comer bem sem gastar muito. Restaurantes tradicionais, lanchonetes e buffets por quilo estão espalhados por toda a cidade, especialmente no Centro Histórico e em bairros como Cidade Baixa e Bom Fim.

Além disso, a culinária local valoriza pratos simples e saborosos, como o tradicional churrasco, o xis gaúcho e as refeições caseiras. Para o turista iniciante, esses lugares são ideais para experimentar a gastronomia regional com bom custo-benefício.

Roteiro de turismo em Porto Alegre para iniciantes

Um roteiro básico de turismo em Porto Alegre pode ser dividido em dois ou três dias. No primeiro, vale focar no Centro Histórico e na Orla do Guaíba, concentrando atrações próximas e de fácil acesso.

Nos dias seguintes, bairros como Moinhos de Vento e Cidade Baixa complementam a experiência, oferecendo parques, cafés, bares e espaços culturais. Esse roteiro introdutório permite conhecer bem a cidade sem deslocamentos longos.

Porto Alegre é seguro para turistas?

Como toda capital brasileira, Porto Alegre exige atenção em relação à segurança. Áreas turísticas são relativamente movimentadas durante o dia, mas é recomendável evitar ruas vazias à noite e manter cuidados básicos com objetos pessoais.

Para turistas, a dica é priorizar deslocamentos por vias conhecidas, utilizar transporte por aplicativo quando necessário e buscar informações atualizadas sobre os bairros antes de circular pela cidade.

Qual a melhor época para viajar para Porto Alegre?

A melhor época para visitar Porto Alegre costuma ser entre março e maio ou entre setembro e novembro. Nessas estações, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis para passeios ao ar livre.

O verão pode ser bastante quente, enquanto o inverno apresenta dias frios e úmidos. Para quem deseja aproveitar a cidade com mais conforto, as estações intermediárias costumam ser a escolha ideal.

Como se locomover em Porto Alegre?

Porto Alegre conta com uma rede de transporte público ampla, embora nem sempre eficiente para turistas. Ônibus atendem a maior parte da cidade, mas aplicativos de transporte são a opção mais prática para quem não conhece bem os trajetos.

Para quem vem de outras cidades, garantir uma passagem de ônibus para Porto Alegre é uma alternativa acessível e conveniente – especialmente quando a compra é feita antecipadamente, garantindo melhores horários e preços.

Lugares imperdíveis em Porto Alegre

Além dos pontos mais famosos, Porto Alegre reserva lugares menos óbvios que valem a visita, como parques, museus e centros culturais espalhados pelos bairros. Esses espaços ajudam o visitante a enxergar a cidade além do circuito turístico tradicional.

Um deles é o Parque Farroupilha, conhecido popularmente como Redenção. Localizado em uma área central da cidade, o parque é ponto de encontro de moradores e turistas, reunindo áreas verdes, lagos, feiras e espaços culturais. Outro destaque é a Fundação Iberê Camargo, às margens do Guaíba. Além de abrigar exposições de arte contemporânea e obras de um dos artistas mais importantes do país, o prédio em si já é uma atração arquitetônica

Fonte: Divulgação

Rio Taboco: Renato Câmara articula apoio para atender as famílias de Corguinho

0
Renato Câmara é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado e reforça a união entre os poderes para garantir socorro imediato à população atingida. Foto: Luciana Nassar

Em uma demonstração de unidade e força política, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) formalizou nesta quinta-feira (05) uma indicação ao Governo do Estado para somar esforços com a prefeitura de Corguinho na recuperação da região do Rio Taboco. O objetivo é criar uma frente de trabalho robusta junto com o prefeito Barrinha, para reconstruir a ponte na rodovia MS-352 e garantir auxílio humanitário imediato às famílias severamente atingidas pelas recentes chuvas.

Ao encaminhar a solicitação ao governador Eduardo Riedel e à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog), Câmara destacou que o apoio estadual chegará para potencializar o trabalho que já vem sendo realizado pelo município. O parlamentar ressaltou a urgência de uma rede de proteção social para quem perdeu o básico. “Estamos em contato direto com o Governo para reforçar essa parceria. Nossas famílias do Taboco precisam de todo tipo de suporte agora: desde a ajuda para recuperar suas casas e mobílias até o essencial, como comida, roupas e agasalhos. É hora de unir forças para garantir dignidade a quem foi castigado pelas águas”, afirmou Renato Câmara.

Rio Taboco: Renato Câmara articula apoio para atender as famílias de Corguinho
Foto: Divulgação/whatsapp

A articulação visa garantir que o suporte técnico da Agesul e o auxílio da Defesa Civil Estadual complementem as ações da prefeitura, assegurando o pronto restabelecimento do transporte escolar, do escoamento da produção e, principalmente, o atendimento social. O parlamentar segue acompanhando os levantamentos para que as intervenções ocorram com a agilidade que a situação na região demanda.

Finalizando sua análise sobre o momento crítico, o deputado Renato Câmara reforça o espírito de resiliência sul-mato-grossense: “A vida é uma luta constante e o povo desse estado tem a bravura de quem não se curva diante das tempestades, mas ninguém dá conta de superar uma situação dessas se estiver sem apoio. O Rio Taboco, com seu ímpeto de águas bravas, levou móveis e destruiu sonhos, mas não derruba a vontade de quem trabalha unido. A política, quando feita com o coração voltado ao serviço, é como o mutirão na roça: cada braço que chega ajuda a levantar o que o tempo castigou e a aquecer quem ficou no frio da perda”.

Fonte: Débora Louise/ALEMS

Coronel David destaca atuação do DRACCO e prejuízo bilionário ao crime organizado

0
Foto: Assessoria

A atuação contra o crime organizado em Mato Grosso do Sul ganhou reconhecimento oficial na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado estadual Coronel David (PL), foi apresentada Moção de Congratulação ao DRACCO-MS (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), unidade da Polícia Civil e referência nacional em investigações financeiras e desarticulação de organizações criminosas.

A homenagem direcionada à delegada titular do departamento, Dra. Ana Cláudia Oliveira Marques Medina, aos delegados, investigadores e escrivães que integram a unidade, tem como base o levantamento recente que aponta que as operações conduzidas pelo DRACCO já provocaram prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão ao crime organizado.

Desse total, cerca de R$ 890 milhões correspondem a bloqueios de valores e constrição de bens, enquanto aproximadamente R$ 310 milhões referem-se à apreensão de ativos como aeronaves, veículos de luxo, imóveis, joias e entorpecentes. “Os números refletem uma estratégia clara de enfraquecimento das estruturas criminosas por meio da chamada asfixia financeira, foco central das investigações conduzidas pela unidade”, justifica o parlamentar.

Para Coronel David, a retirada do poder econômico das organizações criminosas reduz a capacidade de reinvestimento no crime, interrompe cadeias ilícitas e gera impacto direto na segurança da população. “A recuperação de ativos obtidos ilegalmente fortalece o próprio sistema de justiça e segurança pública”, completa o deputado.

Entre as ações de destaque está a operação “Castelo de Cartas”, que desmantelou esquemas interestaduais de fraudes imobiliárias e de veículos, evidenciando o nível técnico das investigações e o planejamento estratégico adotado pelo departamento.

Fonte: Assessoria Cel. David

Prefeitura de Iguatemi concede reajuste do piso dos professores com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e autoriza o pagamento de parcela extra

0
Foto: Assessoria

Atendendo às reivindicações dos professores da Rede Municipal de Ensino e do Sindicato dos Servidores, o prefeito Dr. Lídio Ledesma assinou, no último dia 04, o Decreto nº 2.826/2026, estabelecendo o reajuste de 5,4% sobre o valor do vencimento inicial dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica do Município de Iguatemi. Esta medida representa o fiel cumprimento do Piso Nacional da categoria, fixado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 82, de 29 de janeiro de 2026, após a edição de Medida Provisória pelo Governo Federal alterando as regras de atualização do piso.

O prefeito Lídio destacou que o MEC tem expedido a Portaria de atualização somente no final do mês de janeiro, publicada no último dia 30, ou seja, quando a folha de pagamento do mês já estava fechada, de modo que inicialmente iria conceder a correção somente a partir de 1º de fevereiro de 2026, considerando que a retroação, além de gerar impactos financeiros, eleva as demandas do Departamento de Recursos Humanos e da Secretaria de Finanças com o lançamento de diferenças salariais e folhas complementares. Porém, após reunir-se com sua equipe, achou por bem conferir os efeitos retroativos, em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado por esses profissionais.

Assim, considerando que o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público da educação básica, para o exercício de 2026, foi estabelecido no valor de R$ 5.130,63 para uma jornada de 40 horas semanais, Iguatemi fixou o valor de R$ 2.565,32 para jornada de 20 horas semanais, cumprindo integralmente o piso.

Pontuou ainda que Iguatemi pagará a Parcela Extra destinada pelo Ministério da Saúde, no último semestre do ano passado, para manutenção do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), diretamente aos servidores que desempenham essas funções junto à Secretaria Municipal de Saúde, referente ao exercício de 2025, de acordo com o número de agentes ACS e ACE registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação.

Ao longo dos anos, a Administração Municipal, sob a gestão do prefeito Lídio Ledesma, vem acompanhando e cumprindo as diretrizes nacionais no que se refere aos pisos salariais, concedendo equiparações, reajustes e revisões anuais, valorizando, desta forma, seus profissionais. Para este ano não foi diferente; ainda que muitas vezes esses valores possam impactar grandemente as contas públicas, o cumprimento do piso nacional das categorias profissionais é de grande relevância.

Fonte: Imprensa oficial

Paulo Corrêa articula reforma e reativação da Escola Agrícola de Aparecida do Taboado

0
Foto: Assessoria

Reforçando o compromisso com a educação e a qualificação profissional, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) articula, junto ao Governo do Estado, obras de reforma, adequação estrutural e a aquisição de equipamentos para a reativação da Escola Agrícola de Aparecida do Taboado.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa encaminhou indicação ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacando a forte vocação agropecuária de Aparecida do Taboado, evidenciada por atividades como a agricultura, a pecuária, a produção sucroenergética, a citricultura e o cultivo de eucalipto e seringueira.

“São setores que desempenham papel estratégico no desenvolvimento econômico regional e na geração de emprego e renda no município”, afirmou o parlamentar.

Conforme Corrêa, a proposta é transformar o espaço em um centro municipal de formação, estudos e desenvolvimento de projetos voltados à agricultura moderna, em parceria com o Governo do Estado.

Paulo Corrêa articula reforma e reativação da Escola Agrícola de Aparecida do Taboado

“Queremos integrar práticas agropecuárias sustentáveis, tecnologia aplicada ao campo e laboratórios modernos para o desenvolvimento de projetos educacionais e produtivos, além de apoiar a rede pública de ensino, inclusive com a produção de alimentos destinados à merenda escolar e à segurança alimentar”, destacou.

A indicação atende a uma solicitação da vereadora Cláudia Padim. “É um trabalho conjunto para garantir mais oportunidades de formação e desenvolvimento para o município”, finalizou.

Fonte: Assessoria Dep. Paulo Corrêa

Prefeitura de Iguatemi segue com o programa de recuperação de ruas e avenidas da cidade

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi continua com o programa de recuperação asfáltica na cidade. O trabalho de recape está contemplando várias ruas em diferentes bairros, principalmente as ruas onde a pavimentação asfáltica está muito danificada. Segundo o Prefeito Lídio Ledesma, a liberação de recursos do programa MS Ativo, para as obras de pavimentação asfáltica, somados aos investimentos com recursos próprios do Município, tem como objetivo recuperar e tornar a área urbana de Iguatemi com 100% das ruas asfaltadas.

De acordo com Dr. Lídio Ledesma, este é um compromisso assumido pelo   Governador Eduardo Riedel, que tem como meta garantir que os 79 Municípios de Mato Grosso do Sul alcancem 100% de pavimentação asfáltica. Isso, certamente promoverá mais qualidade de vida, facilitará a mobilidade urbana e desenvolvimento.

Fonte: Imprensa oficial

Começa hoje o 1º Mega Torneio de Sinuca de MS em Japorã; lenda Katrina participa

0
Momento da chegada das mesas Del Rey no Clube de Laço, em Jacareí. © Caíque Fernandes/PMJ

 Japorã sedia a partir de hoje (05-02) um evento esportivo sem precedentes na região: o 1º Mega Torneio de Sinuca, que promete reunir a elite da sinuquinha em um duelo de gigantes entre representantes do Paraná, Paraguai, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A competição tem início nesta quinta-feira, às 20h, no salão de eventos do Clube de Laço Estrela da Fronteira, no distrito de Jacareí.

O cenário já está montado. Na tarde de ontem, quarta-feira (04), as 15 mesas de bilhar profissional Del Rey foram instaladas, garantindo um padrão de excelência para a competição. Sinuqueiros iniciantes, amadores e profissionais podem participar e estão sendo convidados para o evento que promete marcar a história da sinuca no Cone Sul de MS.

Estrelas da Sinuquinha


O evento é organizado por Paula Raposo, referência nacional na sinuca, em parceria com a Sinukinha Brasil, representada pelo empresário Edimilson, com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Japorã e promoção do Clube de Laço Estrela da Fronteira.

O grande destaque confirmado é o confronto entre os renomados profissionais Fernando da Silva Batista, o Furacão Katrina, e Cavalito. Katrina, famoso no YouTube e nas redes sociais, é conhecido por seus jogos polêmicos contra grandes nomes, incluindo Baianinho de Mauá, trazendo um enorme apelo de público para o torneio.

Começa hoje o 1º Mega Torneio de Sinuca de MS em Japorã; lenda Katrina participa
Começa hoje o 1º Mega Torneio de Sinuca de MS em Japorã; lenda Katrina participa
Começa hoje o 1º Mega Torneio de Sinuca de MS em Japorã; lenda Katrina participa
Começa hoje o 1º Mega Torneio de Sinuca de MS em Japorã; lenda Katrina participa

“Teremos centenas de competidores de diversas regiões, com representantes fortes de Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai. Será, sem dúvida, o maior evento de sinuca de todo o Sul de MS, com disputas intensas durante 4 dias. Porém, a competição terá a participação maciça de competidores amadores da região que vem pra comprovar o seu potencial com jogadas incríveis”, destaca Paula Raposo.

Estrutura de Elite


Para receber o grande público, a organização preparou uma infraestrutura completa, focada no conforto e segurança:

·  Localização no Clube Estrela da Fronteira (Jacareí);

·  Estacionamento amplo;

·  Chalés para hospedagem;

·  Área para acampamento;

·  Segurança privada;

·  Praça de alimentação com restaurante e lanchonete.

“Preparamos tudo para que os amantes da sinuca possam acompanhar o torneio com tranquilidade e conforto com toda a família”, destaca a organizadora.

“Estamos apoiando este mega torneio para movimentar os setores de eventos, esportes, lazer e entretenimento em nosso município. É um incentivo aos amantes do jogo de sinuca, com renda do evento em prol da escolinha do Clube de Laço. Para o sucesso do evento, equipes da Administração foram autorizadas a dar o suporte necessário para que os visitantes sejam bem acolhidos, desfrutem do evento. Enfim, para que tudo ocorra da melhor forma possível”, comenta o prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias.

Serviço:

·  Evento: Mega Torneio de Sinuca de Japorã

·  Data de Abertura: Quinta-feira, 05 de fevereiro, às 20h

·  Local: Clube de Laço Estrela da Fronteira (Distrito de Jacareí – Japorã/MS)

Fonte: Panorama do MS