13.3 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 222

Desenvolvimento e logística no Vale da Celulose: nova ferrovia em MS projeta segurança, economia e integração

0
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Mato Grosso do Sul se consolida como a nova potência mundial da celulose, com investimentos robustos e ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento econômico, estabelecidos com ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado. E é nesse cenário que foi lançado nesta sexta-feira (6) em Inocência a pedra fundamental da ferrovia do Projeto Sucuriú, que engloba a fábrica de celulose da Arauco, com construção em andamento.

Primeira ‘short line’ (linhas férreas de pequeno porte, fazendo a ligação de pequenas distâncias, geralmente atendendo fábricas em específico ou núcleos industriais) do Brasil, a nova ferrovia terá 54 km, interligando a Arauco de Inocência à Malha Norte, operada pela Rumo atualmente. A ideia é avançar a integração logística da produção local, dando mais competitividade aos produtos dali exportados através de um modal econômico e seguro.

“A logística é absolutamente necessária para a competitividade das empresas. Essa short line conecta a fábrica a rede da Malha Norte e depois à Malha Paulista. E esse ano teremos a concessão da Malha Oeste, a nossa ferrovia de Mato Grosso do Sul que liga Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá à Malha Paulista, desaguando a produção no Porto de Santos”, frisa o governador Eduardo Riedel, durante sua fala no evento do Projeto Sucuriú.

“As investimentos em rodovias, concessões, a Rota da Celulose, tudo isso soma R$ 10 bilhões de aporte próprio do Estado. Só nessa região [Vale da Celulose] o investimento é de R$ 1 bilhão. São rodovias que são fundamentais para ligar pontos de produção às unidades de fabriz e dar segurança para o trânsito das pessoas”, comenta Riedel ao destacar a importância da logística para o desenvolvimento regional e da iniciativa pública nesse setor.

Além de Riedel, também participaram do lançamento da pedra fundamental da ‘short line’ os ministros Renan Filho (Transportes) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do presidente da Arauco do Brasil, Carlos Altimiras Ceardi, os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov) e Eliane Detoni (EPE), os senadores Tereza Cristina e Nelson Trad Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, e o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, popularmente conhecido como Toninho da Cofap.

No evento foram formalizadas a ordem de início de serviço da obra de construção do gasoduto do Projeto Sucuriú, com mais de R$ 170 milhões em investimentos da MS Gás, e a ordem de início de serviço da obra de implantação e pavimentação asfáltica de dois acessos na rodovia MS-377, obra essa que vai contar com mais de R$ 26,9 milhões em investimentos do Estado.

Além disso, também foi assinado o contrato de concessão para a Caminhos Celulose, consórcio que vai operar as rodovias que formam a Rota da Celulose. “Mato Grosso do Sul se desenvolve, cresce com parcerias e absoluto foco no desenvolvimento, gerando oportunidade para a população”, complementa o governador Eduardo Riedel.

Presidente da Arauco no Brasil, Carlos Alimiras, destacou que as parcerias com o setor privado fundamentais para um olhar de longo prazo, sendo a nova ferrovia um marco legal claro nessas parcerias. “Demonstra flexibilidade em função do que precisamos, pois é muito importante a logística, é essencial para o Brasil desenvolver infraestrutura e logística para que seja muito mais competitivo”, analisa o executivo sobre a consolidação de Mato Grosso do Sul como centro estratégico global de operações da área de celulose.

“Nesses quatro anos o nosso Estado está fazendo história porque tem um governador que teve a capacidade de defender Mato Grosso do Sul. E nós temos que resolver o problema das rodovias e da ferrovia, e isso está acontecendo agora”, afirmou a ministra Simone Tebet. “O Mato Grosso do Sul está em máxima de investimento do Governo Federal, de atração de investimento privado e vai entrar agora para o leilão da Malha Oeste, em máxima de investimento ferroviário. Isso vai aumentar a competitividade. O Estado se aproxima de São Paulo em infraestrutura para exportar aquilo que produz. Então é muito importante”, disse o ministro Renan Filho.

Início das operações

Com previsão de iniciar as operações regulares até o fim de 2027, a fábrica de celulose da Arauco em Inocência estima gerar mais de 14 mil empregos durante sua fase de construção, enquanto cerca de 6 mil vagas entre postos diretos e indiretos devem ser criados na etapa operacional. Para isso, o Projeto Sucuriú engloba outras atividades além do trabalho fabril.

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou o início da construção de gasoduto que ligará a estação de gás de Três Lagoas à fábrica em Inocência. A obra absorverá investimento total que gira em torno de R$ 170 milhões, assegurados por intermédio da MS Gás. O gasoduto de distribuição de gás natural terá cerca de 125 km de extensão.

Já ferrovia, a primeira ‘short line’ brasileira, foi viabilizada após o novo marco regulatório das ferrovias, instituído em dezembro de 2021. A previsão é de que as obras do ramal sejam concluídas no segundo semestre de 2027, sendo 9 km percorridos no complexo industrial do Projeto Sucuriú e outros 45 km até chegar à Malha Norte. Assim que pronta, 3,5 milhões de toneladas de celulose devem ser escoados anualmente por ali, saindo a Arauco diretamente para os portos do litoral brasileiro – em especial o Porto de Santos.

O investimento é parte de um projeto privado da Arauco que soma US$ 4,6 bilhões e tem como conceito a otimização de custos logísticos. O lançamento da pedra fundamental da ferrovia, assim como os demais empreendimentos autorizados pelo Governo do Estado, representam uma etapa estratégica para a Arauco e para o desenvolvimento econômico e sustentável local.

Caminhos da Celulose

Também foi assinado o contrato de concessão para recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade de trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, que integram a Rota da Celulose.

O contrato foi firmado entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o consórcio Caminhos da Celulose, que ficará responsável pelas cinco rodovias, com investimentos de R$ 10,1 bilhões – somando aí custos de operação (opex) e de aportes para modernizar o serviço (capex) – ao longo de 30 anos. O contrato prevê melhorias como 115 km de duplicações e construção de acostamento em todo o sistema rodoviário concessionado.

Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

STF: caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

0
© MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais também pode ser punida como ato de improbidade administrativa.

Com o entendimento formado pelos ministros, os políticos acusados de fazerem campanha com recursos não contabilizados poderão ser responsabilizados duplamente nos casos em que as provas também apontem para o cometimento de improbidade.

A questão está sendo definida em julgamento virtual do plenário da Corte. A votação eletrônica começou em dezembro do ano passado e será finalizada nesta sexta-feira, às 23h59.

Prevalece no julgamento o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. O ministro afirmou que as esferas de responsabilização são independentes e definiu que caberá à Justiça comum julgar os casos de improbidade administrativa que também forem tratados como crime eleitoral.

Atualmente, atos de improbidade são julgados na esfera cível, enquanto a prática de caixa dois é de responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Moraes também sugeriu uma tese para aplicação em todos os casos semelhantes em tramitação na Justiça.

“É possível a dupla responsabilização por crime eleitoral caixa dois (art. 350 do Código Eleitoral) e ato de improbidade administrativa (Lei 8.429/1992), pois a independência de instâncias exige tratamentos sancionatórios diferenciados entre os atos ilícitos em geral (civis, penais e político-administrativos)”, sugeriu o ministro.

O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, André Mendonça, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux, Flávio Dino e Gilmar Mendes, que acompanhou o relator com ressalvas.

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria São José         Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega

Polícia Civil prende homem por lesão corporal, cárcere privado e ameaça contra companheira em Naviraí

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí (DAM/Naviraí), com apoio da Delegacia Regional de Naviraí – DRP, prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (5), um homem de 49 anos investigado por praticar os crimes de lesão corporal, ameaça e cárcere privado contra sua companheira, de 51 anos.

De acordo com o relato da vítima, o investigado chegou à residência durante a madrugada em visível estado de embriaguez e, ao ser informado de sua intenção de deixar o local, iniciou uma série de agressões físicas e verbais, proferindo ameaças de morte e impedindo sua saída.

Aproveitando um momento de descuido do suspeito, a vítima conseguiu fugir pela garagem da residência, solicitando ajuda.

Após o relato, a equipe policial deu início a diligências que resultaram na prisão em flagrante do autor.

Fonte: Assessoria PCMS

Colisão frontal na MS-386 deixa uma vítima fatal em Amambai

0
Fotos: Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado no início da tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, para atender vítimas de um acidente de trânsito ocorrido na MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, nas proximidades da Fazenda Cascata.

O acidente envolveu uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo Volkswagen Gol. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta não sofreu ferimentos. Já o condutor do Gol, identificado como Idecir Lima Moura, de 55 anos, natural de Sanga Puitã, morreu no local.

Ainda segundo os bombeiros, foi necessário o uso do desencarcerador e de outras ferramentas para a retirada da vítima das ferragens do veículo.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. A Polícia Civil e a perícia estiveram no local para os procedimentos necessários.

Em casos de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Colisão frontal na MS-386 deixa uma vítima fatal em Amambai

Fonte: Amambai Notícias /Grupo A Gazeta

Juti: Secretaria de Educação promove reunião de alinhamento para o início do ano letivo de 2026

0
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Juti realizou uma reunião de alinhamento com diretores, secretários escolares e coordenadores pedagógicos de toda a rede municipal na manhã desta sexta-feira (06), com foco na organização do início do ano letivo de 2026, que começa no próximo dia 19.

O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes pedagógicas e administrativas, garantindo um início de ano letivo organizado e integrado em todas as unidades da rede municipal.

Participaram da reunião a Secretária Municipal de Educação, Simone Aparecida de Paula Freire Urbieta, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Paula Regina Santoro, e o Chefe de Gabinete, Cliver de Freitas, reforçando a atuação conjunta entre as áreas e o compromisso com a educação pública.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Criança pede socorro à avó de madrugada após ser abusada pelo primo em Naviraí

0
Vista aérea do município de Naviraí (Foto: Divulgação)

Menina de 10 anos pediu socorro no portão da casa de sua avó na madrugada desta sexta-feira (6), após ser abusada pelo primo, 33 anos, na casa onde moram. O fato ocorreu no Bairro Vila Nova, em Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 4h23 para atender a denúncia. Ao chegar ao imóvel, a equipe foi recebida pela avó da vítima. Segundo ela, a menina apareceu no portão no meio da madrugada, em prantos, afirmando que havia sido acordada pelo primo, que a teria apalpado na região genital.

Em conversa reservada com os policiais, a vítima, em estado de choque e visivelmente abalada, relatou que estava em uma residência da mesma rua, pertencente à mãe do autor, onde mora com sua mãe. Antes disso, todos haviam passado a noite bebendo na casa da irmã da genitora, no Bairro Jardim Paraíso.

Ainda segundo o relato, por volta das 2h, a vítima pediu à mãe para retornarem para casa, mas a mulher optou por permanecer para consumir mais uma bebida. O retorno ocorreu por volta das 3h30, quando foram dormir. Pouco depois, a vítima acordou com o autor apalpando sua genitália por cima do short e tentando colocar a mão por baixo da roupa.

Diante da situação, a menina fugiu gritando em direção à casa da avó, que acionou a polícia. O Conselho Tutelar foi chamado imediatamente para prestar assistência.

O autor, a vítima e a mãe da criança foram encaminhados à delegacia. Foi necessário o uso de algemas no suspeito, que apresentou resistência e estava embriagado.

Fonte: Bruna Marques/Campo Grande News

Voucher Desenvolvedor: inscrições para alunos da rede pública terminam neste domingo

0
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Na sua segunda edição, o programa Voucher Desenvolvedor chega na reta final de inscrições, com prazo para o próximo domingo (8). São 124 vagas direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os contemplados terão à disposição um curso gratuito de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

O Voucher Desenvolvedor é mais uma oportunidade de o estudante se qualificar ao mercado de trabalho em uma área que está em plena ascensão. A inciativa é do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS.

Podem participar do processo seletivo estudantes da rede pública de ensino, que estejam no 2° ou 3° ano do ensino médio, que tenham uma renda per capita de até dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas no site do Senac-MS (Clique neste link).

São 124 vagas divididas em cinco cidades: Campo Grande (30), Dourados (30), Ponta Porã (30), Corumbá (14) e Três Lagoas (20). O curso possui 1.200 horas e visa atender a crescente demanda do mercado por profissionais de tecnologia, oferecendo formação técnica gratuita em desenvolvimento de sistemas. Também abre a possibilidade de estágio a partir do sexto mês do curso. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso.

O programa de sucesso integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, que vão estar capacitados para atuar nesta área em expansão”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Cresol Pioneira abre inscrições para o Fundo Social 2026

0
Foto: Assessoria Cresol

Na segunda-feira, 2 de fevereiro, a Cresol Pioneira anunciou o início das inscrições para projetos interessados em participar do Fundo Social 2026. A iniciativa abrange aproximadamente 67 municípios nas regiões Sudoeste, Norte e Noroeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O principal objetivo do Fundo Social é apoiar ações de interesse coletivo, promovendo melhorias em áreas como esporte, educação, saúde, cultura, inclusão social, segurança e meio ambiente. A medida visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades que recebem o apoio da Cresol.

Neste ano, a cooperativa destinou mais de R$ 1,5 milhão ao Fundo Social, valor que será dividido entre suas agências e salas de negócios. “Em 2025, aprovamos mais de 253 projetos que beneficiaram mais de 500 mil pessoas. Esperamos que esse número seja ainda maior em 2026,” destacou o conselheiro presidente, Geraldo Maziero.

Geraldo enfatizou a importância da missão da cooperativa. “Nosso compromisso é desenvolver de forma econômica e social nossas comunidades. O Fundo Social reforça nossas ações e complementa nossa presença e apoio nos municípios”.

As entidades interessadas têm até o dia 31 de março para enviar seus projetos, que devem ser submetidos através do formulário disponível no site www.cresol.com.br  ou no link da bio do perfil no Instagram @cresolpioneira.

Os projetos inscritos passarão por um rigoroso processo de avaliação, com base nos critérios estabelecidos no regulamento.

A criação deste fundo evidencia o propósito da Cresol Pioneira de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. “Estamos comprometidos em investir em projetos que tenham um impacto real nas comunidades, promovendo o desenvolvimento e a inclusão social. Este fundo oferece uma oportunidade para que todos possam apresentar suas ideias e transformá-las em ações concretas,” afirmou Marcelo Ludvichak, diretor de negócios.

Os projetos contemplados pelo Fundo Social deverão alinhar-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas globais promovidas pelas Nações Unidas em 2015. Estes objetivos visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030.

Sobre a Cresol

Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 20 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria Cresol

AM Telhas e Aço fortalece mercado de estruturas metálicas e telhas em Naviraí e região

0
Estrutura da Telhas e Aço atendendo Naviraí e região. Fotos: Divulgação

Fundada em 25 de outubro de 2023, a empresa AM Telhas e Aço vem se consolidando como uma importante fornecedora de telhas metálicas e materiais para estruturas na região de Naviraí, atendendo tanto a construção civil quanto obras comerciais e industriais.

A empresa pertence aos empresários Micheli Janaína Santana de Souza e Alexandre Lourenço de Melo e possui unidade exclusivamente em Naviraí, com atendimento também para os municípios de Itaquiraí, Mundo Novo, Iguatemi, Eldorado, Juti e Jateí.

Entre os principais produtos comercializados estão telhas galvalume simples, telhas sanduíche com isopor, disponíveis nas cores natural, madeirada, preta e branca, além de tubos, perfis U e G para estruturas robustas, bem como parafusos e eletrodos, oferecendo soluções completas para diferentes tipos de obra.

Atualmente, a AM Telhas e Aço gera emprego direto para seis colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

A história da empresa começou a partir de uma ideia trazida por Adailton, cunhado de um dos sócios, que conheceu uma fábrica no estado do Paraná e identificou a oportunidade de implantar o mesmo modelo de negócio em Mato Grosso do Sul. A proposta inicial previa a abertura de uma unidade em Nova Andradina e outra em Naviraí, dando origem ao empreendimento.

De acordo com os proprietários, o desempenho da empresa está diretamente ligado ao comportamento da construção civil, setor que vem apresentando crescimento na região. Eles avaliam que a aceitação do mercado foi positiva, especialmente por oferecer um produto diferenciado e de qualidade.

Para 2026, a expectativa é ampliar o atendimento e fortalecer ainda mais a presença regional, mantendo o foco em qualidade, agilidade e bom relacionamento com os clientes.

Fonte: Redação A Gazeta

Com investimento do Governo de MS, HRMS retoma cirurgias bucomaxilofaciais

0
Fotos: Patrícia Belarmino/HRMS

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) retomou, nesta semana, a realização de cirurgias bucomaxilofaciais, ampliando o acesso da população a procedimentos especializados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A retomada do serviço foi possível após investimento de aproximadamente R$ 500 mil do Governo do Estado, destinado à aquisição de órteses e próteses.

O primeiro procedimento desta nova fase foi realizado em um jovem de 20 anos, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido há mais de 30 dias. O paciente estava internado em outra unidade hospitalar. Ao chegar ao HRMS, foi submetido à cirurgia bucomaxilofacial.

De acordo com o cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HRMS, Fernando Esgalha, o caso ilustra a importância da retomada do serviço.

“Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade, agravada pelo tempo em que o paciente aguardou atendimento em outra unidade hospitalar. Hoje, além do trauma, foi necessário operar também a sequela do trauma, pois os ossos já estavam em processo de consolidação”, explicou.

Com investimento do Governo de MS, HRMS retoma cirurgias bucomaxilofaciais
Com investimento do Governo de MS, HRMS retoma cirurgias bucomaxilofaciais

Segundo ele, a retomada do serviço representa um avanço significativo para a saúde pública estadual. “A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a vítimas de traumas, especialmente de acidentes de trânsito, por exemplo. Retomar esse serviço no HRMS significa garantir acesso, com qualidade e resolutividade”, destacou.

A diretora-presidente da FUNSAU (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão do HRMS, Marielle Alves, ressaltou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado fortalecem a capacidade assistencial do hospital.

“A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito e quedas, por exemplo. Retomar esse serviço significa agilizar o tratamento e oferecer cuidado integral à população”, afirmou.

Marielle também destacou que o fortalecimento do serviço abre caminho para novos avanços. “O hospital, agora, pode iniciar os procedimentos para solicitar habilitações para cirurgias de maior complexidade, como as ortognáticas. Isso amplia a oferta de serviços especializados no SUS, dentro da nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul”, completou.

Referência em média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, o HRMS realizou, no último ano, mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos. Na unidade hospitalar, foram realizados mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, consultas ambulatoriais, exames e atendimentos multiprofissionais, entre outros, em 2025.

Fonte: Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo

0
Prefeito Malaquias recebe do Patrão do Clube de Laço Renner, a bola 8 e um taco de sinuca, simbolizando a abertua do torneio em Japorã. © Roney Minella/PMJ

O som das tacadas ecoou forte na noite desta quinta-feira (05-02), marcando o início histórico do  1º Mega Torneio de Sinuca de Japorã . O Salão de Eventos do Clube de Laço Estrela da Fronteira, no distrito de Jacareí, se transformou em uma arena monumental para receber centenas de competidores em um evento que promete não dar descanso às mesas até o próximo domingo (08).

Tradição e Inovação no Taco

A abertura de abertura foi transmitida de simbolismo. O patrão do Clube de Laço,  Renner dos Reis Ramos , oficializou o início das disputas ao entregar a bola 8 e um taco ao prefeito  Vitor da Cunha Rosa , o “Malaquias”. O gesto selou uma parceria entre o Executivo Municipal, o Clube de Laço e com a organização assinada por  Paula Raposo , nome de peso no cenário nacional da sinuca feminina.

Para o prefeito Malaquias, o apoio ao torneio reforça o compromisso de gestão com a diversidade esportiva. “É uma inovação. Decidimos acatar o projeto sabendo do grande número de apaixonados pela sinuca. Estamos atentos para promover as diversas modalidades de interesse de nossos esportistas”, destacou o gestor, acompanhado pela vice-prefeita  Aninha  e pelo presidente da Câmara,  Gabriel Klasmann , que em nome dos demais vereadores presentes e do Legislativo avaliou o investimento do Município.

Estrelas na Mesa e Maratona de Jogos

O torneio não é apenas para amadores. A cidade já respira o clima de alto nível com a presença de ícones como o renomado jogador  Katrina . O público também aguardou os duelos eletrizantes envolvendo os desafiantes  Brinquinho  e o paraguaio  Cabalito , além de concorrentes vindos de Campo Grande, Dourados, Paraná e de toda a região do Cone Sul.

A logística impressiona: as competições reiniciam hoje (06), às 13 horas, e a partir daí o relógio não para. Serão  24 horas de jogos por dia  até a grande final no domingo.

Estrutura

Para suportar o fluxo de centenas de jogadores — entre iniciantes e profissionais —, o Clube de Laço de Jacareí disponibiliza uma infraestrutura de ponta, contando com:

· Hospedagem:  Alguns chalés no local permitem a comodidade das pessoas que optam pela estrutura. O amplo espaço também permite a instalação de barracas individuais ou coletivas. 

· Gastronomia:  Praça de alimentação completa. 

· Ambiente:  Segurança e tranquilidade para os visitantes e famílias. 

Seja pela técnica apurada dos profissionais ou pela paixão dos iniciantes, Japorã escreve seu nome na rota nacional da “Sinuquinha” com um evento que já nasce gigante.

Presentes ao Evento

Os secretários municipais, Paulo Franjotti (Superintendente Geral), Ivoni Maciel Gois (Saúde), Veridiana Barbosa (Educação), Nivaldo Dias Lima (Governo), Luiz da Silva Francisco (Desenvolvimento Rural), Leomar Rodrigues (Cultura), vereadores Dorival e Luizinho, dentre outros integrantes do Executivo Municipal, da comunidade local e lideranças indígenas participaram da abertura do evento.

Fotos: © Roney Minella/PMJ

Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo
Japorã vira a Capital da Sinuca em Mato Grosso do Sul, até domingo

Fonte: Panorama do MS

Iguatemi: Com recursos próprios, Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves será ampliada com anfiteatro e campo de futebol suíço

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Iguatemi realiza obras para ampliação da Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves. O investimento de R$ 472.255,97 (quatrocentos e setenta e dois mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e noventa e sete centavos), vai trazer mais opções de lazer para os alunos tendo em vista que, a área conta com um campo de futebol suíço e um amplo salão de alvenaria que poderá ter múltiplas utilidades. O salão terá um anfiteatro que será usado nas aulas eletivas, aulas de dança, teatro, música e, também, para reuniões e apresentações.

A contratação da Empresa E. MELO ARCE-ME (CNPJ Nº 26.885.923/0001-61) se deu através do Processo nº 000164/25, Modalidade Concorrência nº 14/2025. As reformas e ampliações serão: construção de alambrado, muro, reforma do campo de Bocha, reforma dos sanitários e do salão de eventos. A realização das obras, será feita com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Iguatemi

As reformas e ampliações não são apenas melhorias físicas, elas visam oferecer um espaço para práticas esportivas e um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos desta Unidade Escolar. “Porque nós acreditamos, afinal, que a educação de qualidade não se limita apenas às salas de aula, mas também aos espaços que as cercam”, destacou a Diretora da Escola, Rosana Mantovani.

Fonte: Imprensa oficial

Caarapó: Moacir Baratelli participa da primeira reunião do Conselho Segurança de 2026

0
Foto: Assessoria

O vereador em Caarapó, Moacir Baratelli (PL), participou recentemente da primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança de 2026, nesta quarta-feira (04), que teve como pauta principal o aumento do número de andarilhos nas vias públicas do município.

A reunião reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, reforçando o caráter participativo e interinstitucional do conselho. Estiveram presentes o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Matheus, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Monteiro, além de outras autoridades e membros da comunidade. Os trabalhos foram presididos pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nivaldo Melo.

Durante o encontro, os participantes apresentaram contribuições, sugestões e apontamentos com o objetivo de construir alternativas que possibilitem melhorar e equilibrar a situação de vulnerabilidade social enfrentada pelos andarilhos, aliando ações de segurança pública, assistência social e políticas de acolhimento.

O vereador Moacir Baratelli destacou a importância do diálogo entre os órgãos públicos e a sociedade civil para enfrentar o problema de forma humanizada e eficaz. Segundo ele, é fundamental buscar soluções que respeitem a dignidade das pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que se garante a ordem e a segurança da população.

A reunião marcou o início das atividades do Conselho Municipal de Segurança em 2026, reafirmando o compromisso das autoridades e da sociedade em buscar respostas conjuntas para os desafios sociais que impactam diretamente o cotidiano do município.

Fonte: Assessoria Câmara

Governo avalia editar decreto sobre licenciamento ambiental

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou hoje (6), em Brasília, que equipes do governo federal estudam a possibilidade de criar nova regulamentação para o processo de licenciamento ambiental.

A meta é reduzir os impactos negativos das mudanças promovidas pelo novo marco legal.

“A análise inclui a possibilidade de edição de decretos federais, portarias, instruções normativas ministeriais e, em especial, resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, destaca nota enviada à Agência Brasil.

De acordo com o órgão, a judicialização das mudanças promovidas pelo Congresso Nacional, conforme a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, havia sugerido anteriormente, também não foi descartada. “Cabe à Advocacia-Geral da União o papel de representação perante o Poder Judiciário”, destaca a mesma nota.

Acrescenta que, apesar dos processos de licenciamento ambiental iniciados estarem sujeitos integralmente às novas diretrizes, há uma regra de transição a ser cumprida para os pedidos que estão em curso nos órgãos ambientais. Com isso, obrigações e cronogramas estabelecidos nos processos precisam ser cumpridos.

Novas leis

De acordo com o MMA, durante toda a tramitação das novas leis que tratam do assunto, houve um esforço por parte do governo federal para preservar o licenciamento ambiental como uma ferramenta capaz de “evitar, reduzir e compensar impactos adversos de atividades potencialmente poluidoras”.

O informe destaca, ainda, que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 15.190/2025 tinham esse objetivo, mas foram rejeitados pelo Congresso Nacional.

“As mudanças na lei sugeridas pelo presidente mantinham a integridade do processo de licenciamento ambiental no país, ao mesmo tempo que consideravam pontos de modernização da legislação trazidos pelos parlamentares”, conclui.

Fonte: Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Termina nesta sexta-feira (6) o prazo de inscrição para os interessados em participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC)  possibilita financiar mensalidades em cursos superiores de instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O prazo termina às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, horário de Brasília.

Nesta seleção, o MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos. 

Como se inscrever

A inscrição gratuita deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br. É preciso também informar um e-mail pessoal válido.

O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.

Ao fazer sua inscrição no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2026, o candidato deverá obrigatoriamente informar seu perfil (etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, se concluiu ou não o ensino superior).

Quem pode participar do Fies

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem se inscrever no Fies, desde que tenham obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.

Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).

No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), os candidatos deverão comprovar a situação por meio de laudo médico, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).  

Classificação

A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

Fies Social

O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Os pré-selecionados que cumprirem as regras do Fies Social poderão solicitar a contratação do financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.

Caso a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de ensino superior identifique divergência na renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação. 

Resultado

Conforme o edital do Fies, o resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro.

Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

A pré-seleção na lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Fonte: Agência Brasil

Aral Moreira assina ordem de serviço para construção de 25 unidades habitacionais

0
Prefeita Dra Elaine Soligo durante assinatura da ordem de serviço para construção de 25 casas em Aral Moreira. Fotos: Reprodução

Redação

Nesta quinta-feira, dia 5, o setor habitacional de Aral Moreira foi beneficiado com a assinatura da ordem de serviço para a construção de 25 novas moradias. O projeto é fruto do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), viabilizado por uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Município.

Aral Moreira assina ordem de serviço para construção de 25 unidades habitacionais
Engenheiro civil Vilmar Figueiredo.

A prefeita Dra. Elaine Soligo aproveitou a oportunidade para enfatizar o impacto social da iniciativa, ressaltando que o acesso à casa própria é a realização de um sonho fundamental que promove dignidade aos cidadãos.

Na ocasião, a gestora agradeceu o empenho da diretora de Projetos e Convênios de Aral Moreira, Dayni Calonga Soligo, e o trabalho do engenheiro Vilmar Figueiredo. Como representante da empresa vencedora do processo licitatório, Vilmar expressou satisfação em participar do projeto e garantiu compromisso com sua execução.

De acordo com a ordem de serviço nº 001/2026, a obra será executada pela empresa LLT Comércio de Materiais de Construção Ltda, vencedora do processo licitatório, com investimento de R$ 3,22 milhões. O contrato prevê prazo de execução de 360 dias a partir de 5 de fevereiro de 2026 e conclusão prevista até 31 de janeiro de 2027. O empreendimento integra o Programa Moradia Digna, com recursos do FNHIS, conforme termo de compromisso firmado junto à Caixa Econômica Federal.

Este novo empreendimento soma-se a outras frentes de trabalho já em andamento na região, como a construção de mais de 40 unidades habitacionais na Aldeia Guassuti. Ao destacar esse projeto paralelo, Dra. Elaine reafirmou a expansão contínua dos investimentos municipais destinados a reduzir o déficit de moradia e melhorar a qualidade de vida da população aralmoreirense.

Aral Moreira assina ordem de serviço para construção de 25 unidades habitacionais
Diretora de Projetos e Convênios de Aral Moreira, Dayni Calonga Soligo.

Fonte: Grupo A Gazeta

Amambai: DOF apreende haxixe marroquino escondido em chassi de moto

0
Foto: Assessoria DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na tarde de quinta-feira (5), um homem de 34 anos transportando 13,7 quilos de haxixe marroquino ocultos em uma motocicleta. A ação ocorreu na rodovia MS-289, em Amambai.

Os militares realizavam bloqueio na rodovia quando deram ordem de parada ao condutor de uma Honda CG 150 Titan. Durante a abordagem, o homem, residente em Dourados, demonstrou nervosismo, o que motivou uma vistoria minuciosa no veículo.

A droga foi localizada escondida no interior do chassi e nas carenagens da motocicleta, distribuída em 33 invólucros. Questionado, o autor afirmou ter sido contratado para levar o veículo preparado com o entorpecente de Coronel Sapucaia até Caarapó, onde receberia mil reais.

O condutor, a motocicleta e o entorpecente, avaliado em aproximadamente R$ 975 mil, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Licitação para construção de 75 casas em Tacuru recebe aval do Tribunal de Contas

0
Prefeito Rogério Torquetti. Foto: Reprodução

Redação

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, anunciou nesta sexta-feira (6), por meio de vídeo publicado em suas redes sociais, que o processo licitatório para a construção de 75 unidades habitacionais no município recebeu parecer favorável no controle prévio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

De acordo com o prefeito, o Processo Administrativo nº 0001/2026 foi analisado pelo TCE-MS, que considerou o procedimento regular, permitindo o avanço da contratação. No vídeo, gravado durante a madrugada de hoje, Torquetti destacou o trabalho da equipe de licitação da Prefeitura e da equipe responsável pelo convênio.

A licitação refere-se à Concorrência Pública nº 0001/2026, com valor estimado de R$ 7.196.038,72. O objeto é a contratação de empresa especializada em engenharia civil ou arquitetura para a execução das unidades habitacionais, conforme convênio firmado entre o município de Tacuru e a Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Segundo o Termo de Referência, a obra deverá ser executada no prazo de até 540 dias, contados a partir da emissão da ordem de serviço, e deverá seguir os projetos, especificações técnicas e o plano de trabalho definidos no convênio. O empreendimento integra a política habitacional estadual e tem como objetivo ampliar o acesso à moradia no município.

Fonte: Grupo A Gazeta

Nota de falecimento de Terezinha Rodrigues Xavier

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Terezinha Rodrigues Xavier, de 90 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera e o sepultamento acontece no Cemitério Municipal Crepúsculo neste sábado, às 08h.

Informou Pax Primavera – Fone: 3481-1887