13.3 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 221

Sesc tem inscrições abertas para Prêmio de Literatura 2026

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até 2 de março para obras ainda não publicadas nas categorias Romance, Conto e Poesia.Sesc tem inscrições abertas para Prêmio de Literatura 2026Sesc tem inscrições abertas para Prêmio de Literatura 2026

Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil cada.

Os escritores vencedores participarão também de bate-papos e mesas-redondas em eventos culturais promovidos pelo Sesc ao longo do ano que vem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site

“O Prêmio Sesc de Literatura cumpre o papel fundamental de identificar autores que, muitas vezes, mesmo fora dos grandes eixos de circulação, possuem obras de alto vigor artístico”, disse Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

O processo de seleção dos trabalhos inscritos é realizado por comissões julgadoras compostas por críticos literários, escritores e editores, de diferentes regiões do país. O júri avalia os textos sem ter conhecimento da identidade dos autores.  

O resultado será divulgado em agosto e os vencedores vão ser apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no fim do ano.

Após a publicação, os livros serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc, em todas as regiões do Brasil.

Minervini ressalta que a premiação tem o objetivo de oferecer ao autor estreante não apenas a publicação de sua obra, mas uma inserção real no mercado editorial e o contato direto com o público em todo o país. 

Criado em 2003, o prêmio já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Em 2025, os vencedores foram Marcus Groza (SP), com o romance Goiás; Leonardo Piana (MG), com o livro de poemas Escalar Cansa; e Abáz (BA), com a coletânea de contos Massaranduba.

Move Brasil já liberou quase R$ 2 bilhões em um mês

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em evento em Guarulhos (SP), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse neste domingo (8) que o programa Move Brasil liberou aproximadamente R$ 2 bilhões em financiamentos para renovação da frota de caminhões no primeiro mês de vigência.Move Brasil já liberou quase R$ 2 bilhões em um mêsMove Brasil já liberou quase R$ 2 bilhões em um mês

O programa busca substituir veículos antigos e retomar o ritmo de vendas, que havia recuado 9,2% em 2025. Em relação aos modelos pesados, voltados para transporte de longas distâncias, a retração foi mais acentuada, de 20,5% ante 2024.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado de caminhões iniciou o ano em retração de 34,67% (em relação a janeiro de 2024).

Para Alckmin, a queda nas vendas está relacionada à alta taxa de juro no país.

“Temos recorde de safra, com aumento de 17,9%. Também de exportação, com US$ 349 bilhões, e uma corrente de comércio de US$ 629 bilhões. Esses produtos precisam chegar a portos e aeroportos. Qual foi o problema? A taxa de juros. Normalmente, quem compra esse tipo de bem de uso duradouro financia, é difícil comprar à vista. Eu vou e financio. A taxa estava em 22%, 23% ao ano, e a resposta foi boa, cerca de R$ 1,9 bilhão neste comecinho”, destacou. 

Dono de uma empresa de transportes em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, Orlando Boaventura pegou empréstimo pelo Move Brasil. A empresa, familiar, tem 30 funcionários e existe há 20 anos. Com os recursos, compraram o 29º caminhão.

“Um modelo novo gasta hoje até R$ 200 a menos em combustível em uma viagem daqui para o Rio de Janeiro, por exemplo. A gente busca a renovação de frota e essa taxa de juros é adequada, está dentro do nosso padrão. Conseguimos um bom preço e achamos que era o melhor momento para comprar”, contou. A empresa deve contratar mais cinco trabalhadores este ano. 

O representante dos trabalhadores, Wellington Damasceno, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, destacou o esforço conjunto de empresas, sindicatos e do governo federal para elaboração do programa, que visa a manutenção dos empregos no setor, como a diminuição das emissões de carbono e a transição para modelos de logística mais sustentáveis.

No evento, os representantes da indústria pediram a manutenção do programa, como forma de estimular a retomada das vendas do setor, que envolve fábricas, concessionárias, indústrias de peças e outros produtos relacionados.

“Vemos uma tendência do Banco Central de pensar o início de um ciclo de redução da taxa Selic. Isso talvez compense, caso não haja perenização no programa, mas ele já tem um valor importante porque antecipa a expectativa e como a taxa de juros estará a partir do terceiro e quarto trimestres deste ano”, destacou o CEO da Scania, Christopher Polgorski, acrescentando que cada emprego mantido na produção e vendas diretas reflete na manutenção de outros seis empregos indiretos.

Alckmin informou que o programa não tem um prazo de conclusão, e que teto deve continuar em R$ 10 bilhões. “Neste momento não temos discussão de aumento do valor [do teto]. O prazo pode durar dois meses, quatro meses, seis meses, até que o recurso se esgote. Depois disso nós vamos estudar”, disse.

Move Brasil

O Move Brasil libera crédito para a compra de caminhões novos e de seminovos fabricados a partir de 2012 por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os veículos precisam atender a critérios ambientais.

No final de janeiro, o Renovação da Frota, dentro do Move Brasil, beneficiou caminhoneiros autônomos, cooperados e empresas transportadoras de 532 municípios. Somente no mês passado, foram realizadas 1.152 operações, com valor médio de R$ 1,1 milhão.

No total, o programa disponibilizará R$ 10 bilhões em crédito, entre recursos do Tesouro Nacional e BNDES. Desse total, R$ 1 bilhão é reservado exclusivamente a caminhoneiros autônomos e cooperados. As taxas de juros cobradas estão em torno de 13% a 14% ao ano. Há condições melhores para quem comprovar entrega de veículos mais antigos para desmonte.

O limite de financiamento é de até R$ 50 milhões por usuário. Os empréstimos terão prazo máximo de 5 anos e carência de até 6 meses.

Todas as operações são cobertas pelo Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), com garantias de até 80% do valor financiado.

Prefeitura interdita para manutenção ponte sobre o Rio Jaguari em Amambai

0
Interdição do tráfego pelado na ponte é uma medida de precaução, diz Seimfra. Reparos começam esta semana. (Fotos e vídeo: Divulgação)

Vilson Nascimento

A prefeitura interditou nesse domingo, dia 8 fevereiro, por meio da Seimfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), o tráfego de veículos pesados na ponte sobre o Rio Jaguari, localidade que liga a região da Fazenda Três Barras e a Rodovia MS-289, que liga Amambai a Jutí.

Segundo o secretário de infraestrutura do município, Luiz Fernando Fischer, a interdição da ponte, que é de madeira e está com a estrutura necessitando de reparos é para veículos pesados, ou seja, veículos de carga.

Em vídeo (assista abaixo) Fernando Fischer destaca que a interdição do tráfego na localidade é para veículos de carga como caminhões e carretas.  Para veículos leves, como carros de passeio, atuando com cuidado, o tráfego poderá ser exercido.

Segundo o secretário municipal os reparos na estrutura da ponte vão começar já neste início de semana.

Prefeitura interdita para manutenção ponte sobre o Rio Jaguari em Amambai

Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos

0
O congresso técnico para os Jogos de Verão 2026 em Paranhos aconteceu na sexta-feira, dia 6 com a participação de representantes das duplas. (Fotos: Sejel)

Vilson Nascimento

Tem início a partir das 16h, com abertura oficial programada para às 18h30 deste domingo (8) e vai até o próximo domingo, dia 15 de fevereiro, na quadra de areia do Lago Municipal, em Paranhos, os Jogos de Verão 2026.

Promovida pela prefeitura local através da Sejel (Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer), a competição será disputada nas modalidades de Vôlei de Areia e Beach Tênnis masculino e feminino, na modalidade de Futevôlei masculino e reunirá, segundo a organização, 60 duplas.

São 18 duplas no Vôlei de Areia feminino, 14 duplas no Vôlei de Areia masculino, 7 duplas no Beach Tênnis feminino, 8 duplas no Beach Tênnis masculino e 13 duplas no Futevôlei masculino.

O congresso técnico com a participação dos representantes das duplas, para definir detalhes da competição, que foi coordenado pelo secretário de esportes do município, Denílson Rafaíne, com apoio do Carlos Pavão e do Inácio Cubilha, ambos da Sejel, aconteceu nessa sexta-feira, dia 6 de fevereiro, na quadra de areia do Lago Municipal, onde acontecerão os jogos.

O secretário de esportes, Denílson Rafaíne e o prefeito Heliomar Klabunde convidam a toda a população de Paranhos para prestigiar dos Jogos de Verão 2026, que terão partidas no decorrer da semana com início a partir das 18h.

Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos
Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos
Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos
Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos
Com 60 duplas Jogos de Verão vão até o dia 15 de fevereiro em Paranhos

2025 reforça foco em eficiência na nutrição animal

0
Esses fatores impactaram diretamente os custos. Foto: Vilson Nascimento

O ano de 2025 reforçou a centralidade da qualidade dos grãos nas decisões estratégicas da cadeia de nutrição animal. Em um ambiente de preços voláteis, limitações logísticas e pressão crescente por eficiência, o mercado passou a olhar além do volume produzido e a concentrar esforços na conservação, estabilidade e segurança das matérias-primas utilizadas na alimentação animal.

No cenário global, o consumo de grãos destinados à nutrição animal alcançou cerca de 1,048 bilhão de toneladas no ciclo 2024/25, representando aproximadamente 45% do total disponível. No Brasil, a produção de rações e concentrados cresceu cerca de 2,8% em 2025, chegando a 90 milhões de toneladas, com destaque para os segmentos de aves e suínos.

Mesmo diante de uma safra recorde estimada em 339,6 milhões de toneladas, a heterogeneidade da qualidade dos grãos e o déficit de armazenagem, superior a 120 milhões de toneladas, ampliaram riscos de perdas físicas, microbiológicas e nutricionais. As condições climáticas, marcadas por períodos prolongados de umidade, favoreceram o desenvolvimento de fungos e micotoxinas, presentes em grande parte das amostras analisadas globalmente.

Esses fatores impactaram diretamente os custos e a previsibilidade dos resultados zootécnicos. Grãos com problemas de conservação elevaram despesas de formulação e reduziram a eficiência alimentar, reforçando a importância de uma gestão preventiva, com monitoramento contínuo e foco na segurança do alimento e das operações. O aprendizado de 2025 aponta para um futuro em que eficiência e qualidade caminham juntas como diferencial competitivo.

“A inovação não está apenas no ingrediente, mas na integração entre ciência, tecnologia e serviços técnicos. É esse modelo que permite reduzir perdas invisíveis, aumentar a previsibilidade e sustentar uma nutrição animal mais segura, eficiente e sustentável”, conclui Pamela Marquesin, Gerente de Serviços Técnicos da Kemin.

Pressão financeira se espalha pela cadeia do agro

0

O agronegócio brasileiro atravessa um período de forte pressão financeira, marcado pela combinação de preços mais baixos, juros elevados e restrição de crédito, com impactos que se espalham por toda a cadeia produtiva. A avaliação é de José Renato Donadon, gerente comercial de Pesados na Unidas, que analisa esse movimento como um efeito dominó que começa no campo e alcança fornecedores de insumos, revendas e tradings.

Com a soja negociada em patamares pressionados, a receita dos produtores diminui, o caixa se estreita e o risco operacional aumenta, especialmente entre aqueles mais alavancados. Esse ambiente ajuda a explicar a intensificação dos pedidos de recuperação judicial no setor, que somaram 565 solicitações no segundo trimestre de 2025, crescimento de 31,7%, sinalizando que a fragilidade financeira deixou de ser pontual. No meio da cadeia, empresas de revenda e insumos enfrentam renegociações complexas e perdas relevantes para credores, com cortes expressivos de dívidas em processos recentes. Ao mesmo tempo, projeções mais conservadoras para 2026, abaixo do que o mercado esperava, reforçam a leitura de que o ciclo segue desafiador, influenciado por incertezas macroeconômicas e de mercado. A pressão também aparece na indústria de insumos, com queda de preços, dificuldades na América Latina e movimentos estratégicos que costumam surgir em fases mais duras do ciclo.

Nesse contexto, a discussão central deixa de ser apenas produtividade e passa a envolver a estrutura de capital. Com juros altos, a compra de máquinas e caminhões pode transformar investimentos em custos fixos difíceis de sustentar, somando parcelas, seguros, manutenção, imobilização e risco de revenda em um momento desfavorável. A locação surge como alternativa para preservar caixa e limite de crédito, garantir flexibilidade de frota conforme a safra e o fluxo de vendas, além de trazer previsibilidade de custos e menor exposição patrimonial. A proposta defendida pela Unidas Pesados é assumir a gestão dos ativos, permitindo que produtores, gestores e cooperativas concentrem esforços na operação agrícola e no ganho de produtividade por hectare, buscando mais resiliência para atravessar o atual ciclo.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Bampi         Fone: 3481-2272

Próximo a torre da antiga Telems

Nota de falecimento de Cintia Elizabeth Flecha

0

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 7 de fevereiro, no Hospital Regional, em Amambai, de Cintia Elizabeth Flecha, de 46 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu neste domingo (8), às 8h da manhã, no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica

0

Com a expectativa de conclusão da ponte da Rota Bioceânica sobre o rio Paraguai, Porto Murtinho avança em obras de infraestrutura, saúde e requalificação urbana. O governador Eduardo Riedel esteve no município no fim da tarde e noite de sexta-feira (6) para supervisionar a obra de ampliação do Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira, que conta com recursos do Estado, além de participar da assinatura de ordens de serviço de obras diversas e da entrega da revitalização da orla do rio Paraguai.

Tendo atualmente 17 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos, o hospital que atende Porto Murtinho passa por ampliação de 835,41 m² graças à convênio assinado em 2022 com o Governo de Mato Grosso do Sul.

As obras compreendem um centro cirúrgico com duas salas e um laboratório. Além disso, está sendo realizada uma reforma na sala de parto, que totaliza 52 m². A obra encontra-se em fase final, com 98% de execução.

Outra entrega realizada foi a revitalização da orla do rio Paraguai, além da assinatura da autorização para celebração de convênio para a obra de pavimentação asfáltica e drenagem no Bairro Florestal, na rua Apaloosa e em demais ruas do município.

“O município assinou hoje uma ordem de serviço de R$ 30 milhões com a Caixa, que somada aos R$ 10 milhões já executados chega a R$ 40 milhões em pavimentação e restauração de asfalto. Além disso, o Governo do Estado autorizou mais R$ 6 milhões agora e outros R$ 6 milhões em três ou quatro meses, totalizando R$ 12 milhões para pavimentação”, destaca o governador durante a solenidade na orla.

“Esse é um projeto que estamos desenvolvendo nos 79 municípios, junto com saneamento básico, e a nossa meta é universalizar o saneamento em Mato Grosso do Sul em dois anos”, complementa Riedel, ao abordar o volume de investimentos em infraestrutura urbana e logística feito no município, já pensando na viabilidade que a Rota Bioceânica trará para a região, inserindo Mato Grosso do Sul nas novas cadeias globais de comércio.

Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica

Na mesma fala, Riedel ressaltou que o atual ciclo de grandes investimentos privados e públicos, especialmente na região oeste do Estado, cria uma nova perspectiva de desenvolvimento para Porto Murtinho e para toda a fronteira.

“O momento que Porto Murtinho e o Estado vivem é muito importante para o nosso futuro. Hoje, estamos tratando da garantia de recursos para concluir os acessos à ponte da Rota Bioceânica, porque isso vai dar uma dinâmica muito grande para a economia dessa região e de todo o Estado. A redução de até 17 dias no transporte marítimo e o acesso, a partir daqui, a mercados que somam bilhões de pessoas mostram que essa rota está se consolidando e vai mudar a realidade de Mato Grosso do Sul nos próximos anos”.

Já o prefeito Nelson Cintra afirmou que o município deixa de ser um “fim de linha” logístico para se tornar um dos principais polos de conexão internacional do Estado, com impactos diretos na geração de empregos, no aumento da arrecadação e no crescimento populacional.

“Porto Murtinho sempre foi uma cidade que ficou esquecida, porque era fim de linha. Hoje, isso mudou. Este corredor vai impactar a vida de mais de 100 milhões de brasileiros, reduzir em até 17 dias o tempo de transporte e gerar muita renda para Porto Murtinho, para o Paraguai, para a Argentina e para o Chile. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, o município possa chegar a 40 ou 50 mil habitantes, com muito mais emprego e desenvolvimento para a nossa população”.

Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica

O governador também realizou vistoria no Porto Hidronave. O Porto Hidronave, antiga Administradora Portuária de Porto Murtinho, a APPM, foi arrematado em leilão, no início de 2025, por R$ 30,5 milhões, pela empresa Porto.Co, da Hidronave South American Logistics AS. O valor do arremate foi 83% superior ao montante inicial de R$ 16,6 milhões, fixado pela SAD (Secretaria Estadual de Administração).

A estrutura estava inativa desde 2022, em razão do encerramento do contrato de concessão com a empresa que a administrava e, após a realização de obras, será o segundo porto do município a entrar em funcionamento. Com área de 47 mil m², o porto está localizado às margens do rio Paraguai, na região central de Porto Murtinho.

Além da área, a empresa vencedora também tomou posse da estrutura com equipamentos para a operação logística, incluindo galpão comercial de quase 4 hectares, além de itens como balança rodoviária, tulha, guarita, via de acesso, compressores e centro administrativo.

Porto Murtinho é considerada ponto estratégico da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que ligará o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, encurtando o caminho até o Oceano Pacífico e abrindo novas oportunidades de integração comercial para o Centro-Oeste brasileiro. A ponte da Rota Bioceânica está com mais de 80% de execução, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

Dedicação e EBA

Durante encontro na sede da Prefeitura com secretários municipais, diretores de escolas e outros agentes públicos, o governador Eduardo Riedel destacou a atuação do prefeito Nelson Cintra e afirmou que a postura da gestão municipal tem sido decisiva para o ritmo de transformação vivido pelo município.

“A relação que o prefeito Nelson construiu com Porto Murtinho, marcada por paixão e compromisso com a cidade, faz muita diferença. Essa postura acaba mobilizando as pessoas, fortalecendo a gestão e fazendo com que as coisas aconteçam no município”.

Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica

Ainda durante o evento realizado na Orla de Porto Murtinho, o governador Eduardo Riedel e integrantes da comitiva estadual foram homenageados pelos participantes do EBA (Encontro Bodes do Asfalto) – Portal da Rota Bioceânica, que ocorre na cidade com programação promovida pela Prefeitura, em parceria com o Moto Clube Bodes do Asfalto, subsede Campo Grande.

A iniciativa reúne motociclistas de diferentes regiões e tem como objetivo fortalecer a divulgação da Rota Bioceânica, além de fomentar o turismo e movimentar a economia local. Esta é a segunda edição consecutiva do encontro, que já integra o calendário oficial de eventos do município.

O coordenador do EBA, Luiz Alexandre Gomes da Silva, destacou o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura para a realização do encontro, ressaltou a continuidade das ações ligadas à Rota Bioceânica e anunciou a realização de uma ação solidária voltada a instituições do município.

“Vamos realizar, dentro da programação, a campanha Bodes Solidários, com arrecadação que será destinada imediatamente às instituições de Porto Murtinho, em parceria com a primeira-dama e entidades locais”.

Realizado durante o período de fechamento da pesca, quando a atividade turística é retomada apenas a partir de 1º de março, o EBA conta com mais de 150 participantes e consolida Porto Murtinho como ponto de encontro regional de motociclistas, ampliando o fluxo de visitantes e incentivando o turismo de eventos.

A programação do EBA conta com apresentações musicais, Feira Criativa, passeio de barco pelo rio Paraguai e visita à Ponte da Rota Bioceânica, valorizando o patrimônio natural e estratégico do município e promovendo integração, turismo e desenvolvimento econômico.

A agenda em Porto Murtinho foi também acompanhada pelos senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, o deputado federal Geraldo Resende, o deputado estadual Paulo Corrêa, o secretário da Casa Civil, Walter Carneiro, e o ex-governador Reinaldo Azambuja.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom

Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia

0

Em mais um dia marcado por alegria, emoção e esperança, o Projeto Marmita Solidária realizou sua segunda grande ação neste sábado, 07 de fevereiro de 2026, na Escola Municipal Fernando de Souza Romanini, atendendo quase duas mil pessoas, superando todas as expectativas e reafirmando o compromisso da gestão municipal com as famílias que mais precisam.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Coronel Sapucaia, liderada pela prefeita Niágara Kraievski, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, mostrando que cuidar das pessoas é uma prioridade que não tira férias.

O cardápio, servido com muito carinho, foi especial:

Arroz, feijão, salada, mandioca e macarrão com carne moída, preparados para levar alimento e conforto às famílias durante o período de férias.

A secretária municipal de Educação, Roseni Martins, destacou a importância do projeto neste momento do ano:

“Essa é uma ação que faz toda a diferença, principalmente durante o período de férias, quando muitas crianças deixam de contar com a merenda das escolas e o orçamento familiar fica ainda mais apertado. Mais do que comida, a Marmita Solidária entrega dignidade, cuidado e a certeza de que ninguém está sozinho.”

A secretária municipal de Assistência Social Jane Cléia falou com emoção sobre participar de um projeto tão transformador:

“É uma satisfação enorme poder contribuir com uma ação tão importante como essa. Estar junto nesse projeto é fortalecer ainda mais o compromisso com nossa população.”

A ação também contou com o apoio e a dedicação do secretário municipal de Administração, Thiago Valencoela, com destaque para a organização e o atendimento humanizado prestado durante toda a entrega.

Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia

E a emoção não parou por aí. Como houve um acréscimo na quantidade de alimentos preparados, algumas marmitas acabaram sobrando após a grande entrega. E demonstrando sensibilidade e compromisso com quem mais precisa, a prefeita Niágara Kraievski fez questão de ir além: ela mesma realizou pessoalmente a entrega dessas marmitas nas residências do bairro Vila Nova, levando alimento e carinho diretamente às famílias.

O gesto reforça a marca de uma gestão presente, humana e próxima da população.

Encerrando o momento, a prefeita Niágara Kraievski falou com o coração cheio de gratidão:

“Estou muito feliz e emocionada por ver tanta gente presente. Cada entrega é um gesto de amor e compromisso com nosso povo. Ver essa quantidade de pessoas comparecendo, nos mostra que estamos no caminho certo, cuidando de quem mais precisa.”

Próxima entrega já tem data marcada:

A prefeita anunciou que a terceira ação do ano será no próximo sábado, dia 14/02:

“Conto com a presença de todos mais uma vez. Vamos continuar juntos nessa corrente de solidariedade.”

O Projeto Marmita Solidária segue sendo um dos maiores exemplos de união, amor ao próximo e compromisso social em Coronel Sapucaia, levando alimento, esperança e dignidade para milhares de famílias.

Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia
Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia
Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia
Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia
Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia
Projeto “Marmita Solidária” faz a segunda entrega histórica e atende quase duas mil pessoas em Coronel Sapucaia

Zé Roberto – Assessoria de Comunicação.

Mara Caseiro reafirma compromisso com os municípios e projeta novos desafios no início do ano legislativo

0

Com o início do ano legislativo, a deputada estadual Mara Caseiro reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul e com a construção de políticas públicas que impactem diretamente a vida das pessoas.

Em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa, Mara destaca que a atuação parlamentar segue firme na defesa de mais infraestrutura, saúde pública de qualidade, fortalecimento da educação, ampliação da assistência social e apoio constante às demandas das cidades do interior e da Capital.

“A nossa luta continua sendo pelos municípios, pelas famílias sul-mato-grossenses e por um Estado mais justo. É no contato direto com as pessoas que identificamos as reais necessidades e transformamos isso em ações concretas, indicações, projetos e articulações junto ao Governo do Estado e às instituições”, afirma a deputada.

Outro eixo prioritário do mandato segue sendo o combate à violência contra a mulher. Em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 39 vítimas de feminicídio — número superior ao de 2024, o que reforça a urgência de políticas preventivas, fortalecimento da rede de proteção e conscientização permanente da sociedade. Mara tem atuado de forma firme nessa pauta, com projetos, cobranças por estrutura adequada e acompanhamento das ações voltadas às mulheres.

Além da continuidade do trabalho legislativo, a deputada também projeta novos desafios para este ano. No quarto mandato como deputada estadual, Mara Caseiro se coloca como pré-candidata a deputada federal, com o objetivo de ampliar sua atuação e levar as demandas de Mato Grosso do Sul para Brasília.

“São muitos anos de experiência, diálogo e compromisso com as pessoas. Quero fazer ainda mais por nosso Estado, agora buscando um espaço onde seja possível defender Mato Grosso do Sul em nível nacional, trazendo mais recursos, obras e políticas públicas para nossa população”, destaca.

Com presença constante nos municípios, escuta ativa das comunidades e forte atuação parlamentar, Mara Caseiro inicia mais um ano de trabalho reforçando seu compromisso com quem mais precisa e com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Miranda         Fone: 99130-5978

Ao lado do O Boticário

Influenciador Henrique Maderite, do bordão ‘sexta-feira, papai’, morre em Ouro Preto

0
Henrique Maderite — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O influenciador digital Henrique Maderite, de 50 anos,foi encontrado morto em um haras no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (6).

De acordo com informações iniciais da Polícia Militar (PM), a corporação foi acionada por vizinhos às 17h27 e encontrou Maderite já sem vida.

Há suspeita de infarto, mas a causa da morte ainda será investigada. Segundo a PM, Henrique estava com uma lesão na parte posterior da cabeça, além de hemorragia no ouvido e escoriações no pescoço.

Bombeiros foram chamados e realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), sem sucesso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte.

Henrique Maderite tinha mais de 2 milhões de seguidores nas rede sociais. Ele ficou conhecido por postar, às sextas-feiras, um vídeo com o bordão “sexta-feira, papai, pode olhar aí, meio-dia, quem fez, fez”. O último foi publicado por volta das 12h desta sexta.

Vídeo bem-humorados

Nas redes sociais, ele conquistou o público com vídeos bem-humorados que mostravam sua rotina de viagens, momentos em casa e a relação com os cavalos, além de conteúdos publicitários.

Nesta sexta-feira (6), ele chegou a publicar o tradicional bordão e, na quinta-feira (5), tinha publicado vídeo andando a cavalo.

A morte dele foi lamentada por políticos como o governador de MG, Romeu Zema, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL), o cantor Michel Teló e os clubes de futebol mineiros Cruzeiro e Atlético.

PGPAF atualiza bônus do Pronaf em fevereiro

0
Foto: Divulgação

Produtores familiares com financiamentos contratados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) passam a contar, em fevereiro, com novos percentuais de redução nas parcelas, conforme a relação de produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A atualização tem como objetivo proteger a renda no campo diante da diferença entre os preços praticados no mercado e o valor de garantia. A lista é elaborada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base no levantamento de preços, e validada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), responsável pela publicação da portaria.

O levantamento referente aos preços registrados em janeiro aponta diferenças entre o valor mínimo garantido e a média de comercialização em diversos estados. No Amapá, o feijão-caupi foi comercializado a R$ 120,00 a saca de 60 quilos, enquanto o valor de garantia é de R$ 285,06. No Rio de Janeiro, a manga teve preço médio de R$ 0,68 por quilo, abaixo do patamar mínimo de R$ 3,47. No Paraná, a batata foi vendida a R$ 29,10 a saca de 50 quilos, ante o valor de referência de R$ 71,87. No Espírito Santo, a raiz de mandioca registrou preço médio de R$ 242,32 por tonelada, frente à garantia de R$ 508,23.

Em relação ao mês anterior, houve mudanças na relação de produtos e Unidades da Federação contempladas. O milho na Bahia passou a integrar o grupo beneficiado, com percentual de 0,11%. tomate, cará/inhame, juta/malva, abacaxi e açaí deixaram de receber o desconto. Para as demais culturas, foram registrados ajustes regionais, com inclusão, manutenção ou retirada de estados, conforme a evolução dos preços de mercado.

O percentual aplicado é calculado a partir da diferença entre o preço médio e o valor de garantia, variando conforme o produto e a Unidade da Federação. No relatório de fevereiro, os maiores índices foram registrados para a manga no Rio de Janeiro, com 80,40%, e em São Paulo, com 63,11%, além da batata no Paraná, com 59,51%, da cebola no Rio Grande do Sul, com 58,57%, e do feijão-caupi no Amapá, com 57,90%.

As informações completas constam na Portaria SAF/MDA nº 354, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6). Os percentuais entram em vigor a partir de 10 de fevereiro e permanecem válidos até 9 de março, conforme estabelecido na portaria.

Biodefensivos ganham espaço nas principais culturas

0
Foto: Pixabay

O mercado brasileiro de biodefensivos registrou crescimento na atual safra, impulsionado pela busca por sistemas produtivos sustentáveis, pelo avanço da resistência de pragas aos defensivos químicos e pela demanda por alimentos com menor resíduo. O segmento movimentou R$ 4,35 bilhões, alta de 18% em relação a 2023/24, de acordo com o estudo FarmTrak Bioinsumos 2024/25, da Kynetec.

A adoção dos bioinsumos é liderada pela soja, que responde por 48% do volume utilizado no país, seguida por milho, cana-de-açúcar, algodão, café e hortaliças e frutíferas. A perspectiva de expansão do mercado é reforçada pela projeção de 177 milhões de toneladas na safra 2025/26 e por uma área plantada estimada em 49,1 milhões de hectares, crescimento de 3,6% em relação ao ciclo anterior, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nesse contexto, o avanço tecnológico tem contribuído para a consolidação do segmento, com destaque para produtos à base de baculovírus, que já alcançam eficiência superior a 80% no controle de pragas, com compatibilidade com programas de Manejo Integrado de Pragas. O movimento acompanha a incorporação de soluções biológicas às estratégias de manejo adotadas no campo.

A Life Biological Control informou crescimento superior a 200% nas vendas nos últimos 12 meses, com destaque para o Defender Soy, desenvolvido a partir da microvespa Telenomus podisi e registrado para o controle de ovos do percevejo-marrom (Euschistus heros). Segundo a empresa, a tecnologia atua de forma preventiva ao interromper o ciclo da praga antes de impactos na lavoura. “O crescimento expressivo do mercado de biodefensivos reflete a evolução do produtor rural, que hoje busca soluções eficazes, sustentáveis e tecnicamente comprovadas. A intensificação da resistência das pragas e a necessidade de preservar ferramentas químicas tornam os biológicos indispensáveis no manejo moderno. Nosso foco em P&D tem sido essencial para desenvolver tecnologias inovadoras, com alta eficiência e aplicabilidade no campo”, afirmou Cristiane Tibola, co-founder e CEO da Life Biological Control, cientista-chefe da empresa e responsável pelos processos de pesquisa e desenvolvimento.

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

0
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Os hospitais filantrópicos poderão ter acesso a recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para buscar financiamentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (6) medida provisória (MP) que permite a destinação de parte do dinheiro do fundo para operações de crédito dessas entidades até 2030.Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicasLula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

A medida também beneficia entidades que atendem pessoas com deficiência e organizações sem fins lucrativos que atuam de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

O anúncio foi feito durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. Na ocasião, Lula também assinou outros três atos voltados ao fortalecimento do financiamento da saúde pública.

De 2019 a 2022, o FGTS estava autorizado a usar recursos em operações de crédito para instituições filantrópicas da saúde. A MP restabeleceu a destinação do fundo para essa finalidade por mais quatro anos.

A expectativa do governo é que a MP permita destinar cerca de R$ 4 bilhões às entidades filantrópicas em 2026, sem impacto nos recursos já previstos para habitação, saneamento e infraestrutura.

Juros

Com a utilização do FGTS, bancos públicos poderão oferecer financiamentos com juros mais baixos. Segundo dados do governo, a taxa média de juros da Caixa Econômica Federal para hospitais filantrópicos com recursos do fundo somou 11,6% ao ano no período anterior, contra 17,7% ao ano nas operações com recursos próprios.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a redução dos encargos financeiros permitirá ampliar e qualificar os serviços prestados ao SUS. De acordo com ele, as entidades poderão acessar crédito com taxa cerca de 30% menor, prazo de pagamento ampliado de 120 para 180 meses e carência de 12 meses. 

“Isso garante a manutenção dos serviços, a ampliação de cirurgias e atendimentos e a aquisição de equipamentos”, disse.

Outros atos

Durante a visita a Salvador, o governo também assinou ato que amplia os atendimentos do programa Agora Tem Especialistas por meio do chamado Componente Créditos Financeiros. A estratégia permite que dívidas de prestadores privados sejam compensadas com a oferta direta de consultas, exames e cirurgias eletivas ao SUS. Na Bahia, um hospital passará a realizar cerca de 150 cirurgias mensais adicionais pelo sistema público.

O Hospital Irmã Dulce foi habilitado pelo Ministério da Saúde para ofertar atendimento especializado em terapia nutricional a pacientes de alta complexidade, como os internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o reconhecimento, a unidade receberá repasse adicional de R$ 2 milhões.

O governo federal também anunciou a ampliação permanente de recursos para serviços especializados já existentes. A Bahia passará a receber um repasse adicional de R$ 23 milhões para custeio dessas ações, que será incorporado ao orçamento da Secretaria estadual da Saúde.

Dólar cai para R$ 5,22, em linha com o mercado externo

0

Num dia de recuperação no mercado financeiro, o dólar aproximou-se de R$ 5,20 e eliminou parte das altas dos últimos dias. A bolsa de valores teve ganho moderado e voltou a encostar nos 183 mil pontos.Dólar cai para R$ 5,22, em linha com o mercado externoDólar cai para R$ 5,22, em linha com o mercado externo

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (6) vendido a R$ 5,22, com recuo de R$ 0,034 (-0,64%).

A cotação operou em baixa durante toda a sessão, chegando a R$ 5,20 por volta das 14h45, mas reduziu o ritmo de queda com investidores aproveitando a cotação baixa para comprar moeda.

Com a queda desta sexta, o dólar caiu 0,65% na semana. Em 2026, a divisa acumula baixa de 4,9%.

Ibovespa

O mercado de ações teve mais um dia de recuperação. Após a forte queda na quarta-feira (4), o índice Ibovespa, da B3, subiu pela segunda vez consecutiva e atingiu 182.950 pontos, com alta de 0,45%.

A bolsa alternou altas e baixas durante a sessão, mas firmou a tendência de alta perto do fim das negociações. Na semana, o Ibovespa subiu 0,87%.

Fatores externos

Sem grandes notícias no cenário interno, o mercado financeiro foi dominado por fatores externos. A recuperação das bolsas estadunidenses, que subiram nesta sexta após várias quedas consecutivas, beneficiou o mercado global.

Nos últimos dias, ações de empresas de tecnologia despencaram por receio do estouro de uma bolha no setor de inteligência artificial. No entanto, parte da queda foi revertida nesta sexta, porque os papéis ficaram baratos, atraindo o interesse de compradores.

Coronel David contesta narrativa sobre “pena de morte”, critica a exposição de nome de PM e defende a atuação policial

0
Foto: Sejusp

A reação do deputado estadual Coronel David (PL) a uma reportagem veiculada pela imprensa em Mato Grosso do Sul, que equipara ações policiais à aplicação de “pena de morte”, expõe um debate que ultrapassa estatísticas e alcança um ponto sensível da democracia: o limite entre informar e distorcer, entre o direito à crítica e a irresponsabilidade que coloca vidas de policias em risco.

Com a autoridade de quem comandou a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e viveu a rotina das ruas, Coronel David classificou como “manipulação” a comparação feita entre mortes decorrentes de intervenções policiais no estado e execuções judiciais nos Estados Unidos. Para o parlamentar, o uso do termo “pena de morte” fora do contexto jurídico não apenas falseia a realidade, como induz o leitor a uma conclusão equivocada sobre a atuação das forças de segurança.

“O que existe nos Estados Unidos é um processo judicial que pode levar 25 anos entre condenação, à pena de morte  e a execução, com o criminoso preso durante todo esse período. No Brasil, o policial tem dois segundos e meio para decidir se volta para casa ou se vira estatística”, afirmou. 

O episódio que motivou o debate (a morte de um homem suspeito de cometer furto a um comércio em Campo Grande) foi tratado, na avaliação do parlamentar, sem o devido cuidado jornalístico. Coronel David criticou duramente a divulgação do nome do sargento envolvido, do batalhão em que serve e até do comércio da esposa. “Isso não é informação. É colocar um alvo nas costas de um policial”, declarou.

Para o deputado, o ponto omitido na matéria foi que, embora o policial estivesse de folga, ele se identificou, deu ordem de parada e reagiu diante de uma ameaça real. “Uma chave de fenda mata. Ele reagiu para não morrer”, ressaltou David, observando que a atuação do militar se enquadra na legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal.

Coronel David alerta que a fragilização da imagem da polícia não atinge apenas a corporação, mas o próprio Estado. “Quem ataca a polícia enfraquece o Estado. Quem expõe o policial coloca vidas em risco”, afirmou.

O parlamentar também chamou atenção para o impacto humano por trás dos números. Para ele, cada ocorrência envolve famílias, histórias e consequências irreversíveis. “Para alguns, isso é estatística. Para mim, é um irmão de farda que pode não voltar para casa”, finaliza Coronel David.

Prefeitura de Naviraí lança Programa “Avança Saúde” para reduzir filas em exames e cirurgias

0
Prefeito Rodrigo Sacuno acompanhado de importantes autoridades durante lançamento do Avança Saúde (Foto: Roni Silva/PMN)

A Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Saúde oficializou o lançamento do programa Avança Saúde. Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (06/02), no auditório da ACEN. A iniciativa visa enfrentar um dos maiores gargalos da administração pública: a redução das filas de espera por consultas, exames de imagem e procedimentos cirúrgicos.

O lançamento reuniu o prefeito Rodrigo Sacuno, acompanhado pela primeira-dama Naiza Capucci; a vice-prefeita Telma Minari; a gerente de saúde, Josiane de Oliveira; o presidente da Câmara, Daniel Moretto, além dos vereadores Bruno Liuti, Breno Caique, Sara Castelão e Giovana Silvério, gerentes e representantes de órgãos estaduais e municipais do setor da saúde.

Prefeitura de Naviraí lança Programa “Avança Saúde” para reduzir filas em exames e cirurgias

O “Avança Saúde” nasce com o objetivo de atacar diretamente o maior sofrimento da população: a longa espera. Durante o lançamento, foi enfatizada a necessidade de resolver esse problema antigo do município: “Precisamos reduzir as filas para consultas, filas de anos para exames, assim como de cirurgias e outros procedimentos. Estamos aqui para fazer diferente. Estamos aqui para cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Rodrigo Sacuno.

Para viabilizar esses atendimentos, a Gerente de Saúde, Josiane de Oliveira, destacou as metas e ações que darão sustentação a esse objetivo. Segundo ela, o impacto será significativo com a meta de zerar a fila de cirurgias de catarata em 60 dias e a ampliação da oferta de Endoscopias e Colonoscopias. “Para modernizar o diagnóstico, estou disponibilizado exames complexos, como Ressonância Magnética e Doppler, somados à telemedicina em 13 especialidades. Toda essa evolução será sustentada por investimentos em infraestrutura, com reformas nas enfermarias do Hospital Municipal e a construção das novas Unidades de Saúde São Pedro e Grande Paraíso (Nelson Trad)”, complementou a gerente.

Durante o evento, o prefeito falou sobre as dificuldades de gestão, incluindo o abastecimento da farmácia municipal. “Sabemos do desafio que é o atendimento de medicamentos. O processo de compra é demorado e esbarramos em dificuldades que fogem do nosso controle. Isso me incomoda, mas é uma batalha que estamos travando e vamos vencer”, pontuou Sacuno, defendendo que a melhoria do SUS depende diretamente da qualidade da acolhida ao cidadão.

O prefeito encerrou o lançamento com uma convocação aos servidores da saúde, reforçando que não adianta investir em todas essas ações, e principalmente, em estrutura física, se não houver humanização. “Isso tudo começa pela porta de entrada, pelo atendimento com atenção e carinho. Faço um apelo aos profissionais da saúde: iniciaremos hoje uma nova história para que possamos nos orgulhar ainda mais do trabalho que a população nos confiou”, concluiu.

Com o apoio da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde, o programa Avança Saúde entra agora em fase de execução para agilizar os agendamentos de exames e procedimentos cirúrgicos.

Prefeitura de Naviraí lança Programa “Avança Saúde” para reduzir filas em exames e cirurgias
Prefeitura de Naviraí lança Programa “Avança Saúde” para reduzir filas em exames e cirurgias

Fonte: Assessoria de Imprensa

Saúde como prioridade, Lia Nogueira garante recursos e leva investimento direto aos municípios

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) iniciou o ano reafirmando um dos principais compromissos do seu mandato: o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Quase R$ 400 mil em emendas parlamentares já estão disponíveis e começam a ser aplicadas em municípios do Estado, garantindo melhorias diretas no atendimento à população.

Os recursos, já creditados, têm como objetivo reforçar a estrutura da rede pública de saúde, assegurando melhores condições de trabalho às equipes e mais qualidade no atendimento aos pacientes. Ao destacar a importância dos investimentos, a parlamentar ressaltou o cuidado tanto com os usuários do SUS quanto com os profissionais da área.

“Quando destinamos recursos para a saúde, estamos cuidando de duas pontas essenciais: do cidadão que depende do SUS e do profissional que está na linha de frente salvando vidas. Nosso compromisso é garantir dignidade no atendimento para quem precisa e melhores condições de trabalho para médicos, enfermeiros e equipes de saúde. Fortalecer o SUS é respeitar quem é atendido e valorizar quem cuida”, enfatizou Lia Nogueira.

Em Dourados, maior município do interior do Estado, a deputada destinou R$ 160 mil para a saúde, voltados à aquisição de materiais permanentes e ao custeio de ações estratégicas, fortalecendo a capacidade de resposta da rede municipal.

Já em Naviraí, os investimentos somam R$ 110 mil, enquanto os municípios de Jardim e Angélica receberam R$ 50 mil cada, ampliando o alcance das ações de fortalecimento da saúde pública em diferentes regiões do Estado.

Os números reforçam que a saúde segue como um dos principais focos do mandato de Lia Nogueira. Somente em 2025, a deputada já destinou mais de R$ 2,2 milhão em emendas para a área em Mato Grosso do Sul.

Desde o início do mandato, mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares foram direcionados exclusivamente para a saúde, garantindo a aquisição de camas hospitalares, equipamentos para postos de saúde, UPAs e hospitais, além do custeio de serviços essenciais.

Para a deputada, investir em saúde é investir em dignidade e qualidade de vida. “É uma prioridade permanente do nosso mandato. Saúde não pode esperar, e nosso trabalho é garantir que os recursos cheguem onde as pessoas mais precisam”, destacou.

Fonte: Assessoria da Deputada Lia Nogueira