A reação do deputado estadual Coronel David (PL) a uma reportagem veiculada pela imprensa em Mato Grosso do Sul, que equipara ações policiais à aplicação de “pena de morte”, expõe um debate que ultrapassa estatísticas e alcança um ponto sensível da democracia: o limite entre informar e distorcer, entre o direito à crítica e a irresponsabilidade que coloca vidas de policias em risco.
Com a autoridade de quem comandou a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e viveu a rotina das ruas, Coronel David classificou como “manipulação” a comparação feita entre mortes decorrentes de intervenções policiais no estado e execuções judiciais nos Estados Unidos. Para o parlamentar, o uso do termo “pena de morte” fora do contexto jurídico não apenas falseia a realidade, como induz o leitor a uma conclusão equivocada sobre a atuação das forças de segurança.
“O que existe nos Estados Unidos é um processo judicial que pode levar 25 anos entre condenação, à pena de morte e a execução, com o criminoso preso durante todo esse período. No Brasil, o policial tem dois segundos e meio para decidir se volta para casa ou se vira estatística”, afirmou.
O episódio que motivou o debate (a morte de um homem suspeito de cometer furto a um comércio em Campo Grande) foi tratado, na avaliação do parlamentar, sem o devido cuidado jornalístico. Coronel David criticou duramente a divulgação do nome do sargento envolvido, do batalhão em que serve e até do comércio da esposa. “Isso não é informação. É colocar um alvo nas costas de um policial”, declarou.
Para o deputado, o ponto omitido na matéria foi que, embora o policial estivesse de folga, ele se identificou, deu ordem de parada e reagiu diante de uma ameaça real. “Uma chave de fenda mata. Ele reagiu para não morrer”, ressaltou David, observando que a atuação do militar se enquadra na legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal.
Coronel David alerta que a fragilização da imagem da polícia não atinge apenas a corporação, mas o próprio Estado. “Quem ataca a polícia enfraquece o Estado. Quem expõe o policial coloca vidas em risco”, afirmou.
O parlamentar também chamou atenção para o impacto humano por trás dos números. Para ele, cada ocorrência envolve famílias, histórias e consequências irreversíveis. “Para alguns, isso é estatística. Para mim, é um irmão de farda que pode não voltar para casa”, finaliza Coronel David.
Prefeito Rodrigo Sacuno acompanhado de importantes autoridades durante lançamento do Avança Saúde (Foto: Roni Silva/PMN)
A Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Saúde oficializou o lançamento do programa Avança Saúde. Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (06/02), no auditório da ACEN. A iniciativa visa enfrentar um dos maiores gargalos da administração pública: a redução das filas de espera por consultas, exames de imagem e procedimentos cirúrgicos.
O lançamento reuniu o prefeito Rodrigo Sacuno, acompanhado pela primeira-dama Naiza Capucci; a vice-prefeita Telma Minari; a gerente de saúde, Josiane de Oliveira; o presidente da Câmara, Daniel Moretto, além dos vereadores Bruno Liuti, Breno Caique, Sara Castelão e Giovana Silvério, gerentes e representantes de órgãos estaduais e municipais do setor da saúde.
O “Avança Saúde” nasce com o objetivo de atacar diretamente o maior sofrimento da população: a longa espera. Durante o lançamento, foi enfatizada a necessidade de resolver esse problema antigo do município: “Precisamos reduzir as filas para consultas, filas de anos para exames, assim como de cirurgias e outros procedimentos. Estamos aqui para fazer diferente. Estamos aqui para cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Rodrigo Sacuno.
Para viabilizar esses atendimentos, a Gerente de Saúde, Josiane de Oliveira, destacou as metas e ações que darão sustentação a esse objetivo. Segundo ela, o impacto será significativo com a meta de zerar a fila de cirurgias de catarata em 60 dias e a ampliação da oferta de Endoscopias e Colonoscopias. “Para modernizar o diagnóstico, estou disponibilizado exames complexos, como Ressonância Magnética e Doppler, somados à telemedicina em 13 especialidades. Toda essa evolução será sustentada por investimentos em infraestrutura, com reformas nas enfermarias do Hospital Municipal e a construção das novas Unidades de Saúde São Pedro e Grande Paraíso (Nelson Trad)”, complementou a gerente.
Durante o evento, o prefeito falou sobre as dificuldades de gestão, incluindo o abastecimento da farmácia municipal. “Sabemos do desafio que é o atendimento de medicamentos. O processo de compra é demorado e esbarramos em dificuldades que fogem do nosso controle. Isso me incomoda, mas é uma batalha que estamos travando e vamos vencer”, pontuou Sacuno, defendendo que a melhoria do SUS depende diretamente da qualidade da acolhida ao cidadão.
O prefeito encerrou o lançamento com uma convocação aos servidores da saúde, reforçando que não adianta investir em todas essas ações, e principalmente, em estrutura física, se não houver humanização. “Isso tudo começa pela porta de entrada, pelo atendimento com atenção e carinho. Faço um apelo aos profissionais da saúde: iniciaremos hoje uma nova história para que possamos nos orgulhar ainda mais do trabalho que a população nos confiou”, concluiu.
Com o apoio da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde, o programa Avança Saúde entra agora em fase de execução para agilizar os agendamentos de exames e procedimentos cirúrgicos.
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) iniciou o ano reafirmando um dos principais compromissos do seu mandato: o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul. Quase R$ 400 mil em emendas parlamentares já estão disponíveis e começam a ser aplicadas em municípios do Estado, garantindo melhorias diretas no atendimento à população.
Os recursos, já creditados, têm como objetivo reforçar a estrutura da rede pública de saúde, assegurando melhores condições de trabalho às equipes e mais qualidade no atendimento aos pacientes. Ao destacar a importância dos investimentos, a parlamentar ressaltou o cuidado tanto com os usuários do SUS quanto com os profissionais da área.
“Quando destinamos recursos para a saúde, estamos cuidando de duas pontas essenciais: do cidadão que depende do SUS e do profissional que está na linha de frente salvando vidas. Nosso compromisso é garantir dignidade no atendimento para quem precisa e melhores condições de trabalho para médicos, enfermeiros e equipes de saúde. Fortalecer o SUS é respeitar quem é atendido e valorizar quem cuida”, enfatizou Lia Nogueira.
Em Dourados, maior município do interior do Estado, a deputada destinou R$ 160 mil para a saúde, voltados à aquisição de materiais permanentes e ao custeio de ações estratégicas, fortalecendo a capacidade de resposta da rede municipal.
Já em Naviraí, os investimentos somam R$ 110 mil, enquanto os municípios de Jardim e Angélica receberam R$ 50 mil cada, ampliando o alcance das ações de fortalecimento da saúde pública em diferentes regiões do Estado.
Os números reforçam que a saúde segue como um dos principais focos do mandato de Lia Nogueira. Somente em 2025, a deputada já destinou mais de R$ 2,2 milhão em emendas para a área em Mato Grosso do Sul.
Desde o início do mandato, mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares foram direcionados exclusivamente para a saúde, garantindo a aquisição de camas hospitalares, equipamentos para postos de saúde, UPAs e hospitais, além do custeio de serviços essenciais.
Para a deputada, investir em saúde é investir em dignidade e qualidade de vida. “É uma prioridade permanente do nosso mandato. Saúde não pode esperar, e nosso trabalho é garantir que os recursos cheguem onde as pessoas mais precisam”, destacou.
Mato Grosso do Sul se consolida como a nova potência mundial da celulose, com investimentos robustos e ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento econômico, estabelecidos com ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado. E é nesse cenário que foi lançado nesta sexta-feira (6) em Inocência a pedra fundamental da ferrovia do Projeto Sucuriú, que engloba a fábrica de celulose da Arauco, com construção em andamento.
Primeira ‘short line’ (linhas férreas de pequeno porte, fazendo a ligação de pequenas distâncias, geralmente atendendo fábricas em específico ou núcleos industriais) do Brasil, a nova ferrovia terá 54 km, interligando a Arauco de Inocência à Malha Norte, operada pela Rumo atualmente. A ideia é avançar a integração logística da produção local, dando mais competitividade aos produtos dali exportados através de um modal econômico e seguro.
“A logística é absolutamente necessária para a competitividade das empresas. Essa short line conecta a fábrica a rede da Malha Norte e depois à Malha Paulista. E esse ano teremos a concessão da Malha Oeste, a nossa ferrovia de Mato Grosso do Sul que liga Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá à Malha Paulista, desaguando a produção no Porto de Santos”, frisa o governador Eduardo Riedel, durante sua fala no evento do Projeto Sucuriú.
“As investimentos em rodovias, concessões, a Rota da Celulose, tudo isso soma R$ 10 bilhões de aporte próprio do Estado. Só nessa região [Vale da Celulose] o investimento é de R$ 1 bilhão. São rodovias que são fundamentais para ligar pontos de produção às unidades de fabriz e dar segurança para o trânsito das pessoas”, comenta Riedel ao destacar a importância da logística para o desenvolvimento regional e da iniciativa pública nesse setor.
Além de Riedel, também participaram do lançamento da pedra fundamental da ‘short line’ os ministros Renan Filho (Transportes) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do presidente da Arauco do Brasil, Carlos Altimiras Ceardi, os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov) e Eliane Detoni (EPE), os senadores Tereza Cristina e Nelson Trad Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, e o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, popularmente conhecido como Toninho da Cofap.
No evento foram formalizadas a ordem de início de serviço da obra de construção do gasoduto do Projeto Sucuriú, com mais de R$ 170 milhões em investimentos da MS Gás, e a ordem de início de serviço da obra de implantação e pavimentação asfáltica de dois acessos na rodovia MS-377, obra essa que vai contar com mais de R$ 26,9 milhões em investimentos do Estado.
Além disso, também foi assinado o contrato de concessão para a Caminhos Celulose, consórcio que vai operar as rodovias que formam a Rota da Celulose. “Mato Grosso do Sul se desenvolve, cresce com parcerias e absoluto foco no desenvolvimento, gerando oportunidade para a população”, complementa o governador Eduardo Riedel.
Presidente da Arauco no Brasil, Carlos Alimiras, destacou que as parcerias com o setor privado fundamentais para um olhar de longo prazo, sendo a nova ferrovia um marco legal claro nessas parcerias. “Demonstra flexibilidade em função do que precisamos, pois é muito importante a logística, é essencial para o Brasil desenvolver infraestrutura e logística para que seja muito mais competitivo”, analisa o executivo sobre a consolidação de Mato Grosso do Sul como centro estratégico global de operações da área de celulose.
“Nesses quatro anos o nosso Estado está fazendo história porque tem um governador que teve a capacidade de defender Mato Grosso do Sul. E nós temos que resolver o problema das rodovias e da ferrovia, e isso está acontecendo agora”, afirmou a ministra Simone Tebet. “O Mato Grosso do Sul está em máxima de investimento do Governo Federal, de atração de investimento privado e vai entrar agora para o leilão da Malha Oeste, em máxima de investimento ferroviário. Isso vai aumentar a competitividade. O Estado se aproxima de São Paulo em infraestrutura para exportar aquilo que produz. Então é muito importante”, disse o ministro Renan Filho.
Início das operações
Com previsão de iniciar as operações regulares até o fim de 2027, a fábrica de celulose da Arauco em Inocência estima gerar mais de 14 mil empregos durante sua fase de construção, enquanto cerca de 6 mil vagas entre postos diretos e indiretos devem ser criados na etapa operacional. Para isso, o Projeto Sucuriú engloba outras atividades além do trabalho fabril.
O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou o início da construção de gasoduto que ligará a estação de gás de Três Lagoas à fábrica em Inocência. A obra absorverá investimento total que gira em torno de R$ 170 milhões, assegurados por intermédio da MS Gás. O gasoduto de distribuição de gás natural terá cerca de 125 km de extensão.
Já ferrovia, a primeira ‘short line’ brasileira, foi viabilizada após o novo marco regulatório das ferrovias, instituído em dezembro de 2021. A previsão é de que as obras do ramal sejam concluídas no segundo semestre de 2027, sendo 9 km percorridos no complexo industrial do Projeto Sucuriú e outros 45 km até chegar à Malha Norte. Assim que pronta, 3,5 milhões de toneladas de celulose devem ser escoados anualmente por ali, saindo a Arauco diretamente para os portos do litoral brasileiro – em especial o Porto de Santos.
O investimento é parte de um projeto privado da Arauco que soma US$ 4,6 bilhões e tem como conceito a otimização de custos logísticos. O lançamento da pedra fundamental da ferrovia, assim como os demais empreendimentos autorizados pelo Governo do Estado, representam uma etapa estratégica para a Arauco e para o desenvolvimento econômico e sustentável local.
Caminhos da Celulose
Também foi assinado o contrato de concessão para recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade de trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, que integram a Rota da Celulose.
O contrato foi firmado entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o consórcio Caminhos da Celulose, que ficará responsável pelas cinco rodovias, com investimentos de R$ 10,1 bilhões – somando aí custos de operação (opex) e de aportes para modernizar o serviço (capex) – ao longo de 30 anos. O contrato prevê melhorias como 115 km de duplicações e construção de acostamento em todo o sistema rodoviário concessionado.
Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais também pode ser punida como ato de improbidade administrativa.
Com o entendimento formado pelos ministros, os políticos acusados de fazerem campanha com recursos não contabilizados poderão ser responsabilizados duplamente nos casos em que as provas também apontem para o cometimento de improbidade.
A questão está sendo definida em julgamento virtual do plenário da Corte. A votação eletrônica começou em dezembro do ano passado e será finalizada nesta sexta-feira, às 23h59.
Prevalece no julgamento o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. O ministro afirmou que as esferas de responsabilização são independentes e definiu que caberá à Justiça comum julgar os casos de improbidade administrativa que também forem tratados como crime eleitoral.
Atualmente, atos de improbidade são julgados na esfera cível, enquanto a prática de caixa dois é de responsabilidade da Justiça Eleitoral.
Moraes também sugeriu uma tese para aplicação em todos os casos semelhantes em tramitação na Justiça.
“É possível a dupla responsabilização por crime eleitoral caixa dois (art. 350 do Código Eleitoral) e ato de improbidade administrativa (Lei 8.429/1992), pois a independência de instâncias exige tratamentos sancionatórios diferenciados entre os atos ilícitos em geral (civis, penais e político-administrativos)”, sugeriu o ministro.
O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, André Mendonça, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux, Flávio Dino e Gilmar Mendes, que acompanhou o relator com ressalvas.
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí (DAM/Naviraí), com apoio da Delegacia Regional de Naviraí – DRP, prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (5), um homem de 49 anos investigado por praticar os crimes de lesão corporal, ameaça e cárcere privado contra sua companheira, de 51 anos.
De acordo com o relato da vítima, o investigado chegou à residência durante a madrugada em visível estado de embriaguez e, ao ser informado de sua intenção de deixar o local, iniciou uma série de agressões físicas e verbais, proferindo ameaças de morte e impedindo sua saída.
Aproveitando um momento de descuido do suspeito, a vítima conseguiu fugir pela garagem da residência, solicitando ajuda.
Após o relato, a equipe policial deu início a diligências que resultaram na prisão em flagrante do autor.
O Corpo de Bombeiros de Amambai foi acionado no início da tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, para atender vítimas de um acidente de trânsito ocorrido na MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, nas proximidades da Fazenda Cascata.
O acidente envolveu uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo Volkswagen Gol. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta não sofreu ferimentos. Já o condutor do Gol, identificado como Idecir Lima Moura, de 55 anos, natural de Sanga Puitã, morreu no local.
Ainda segundo os bombeiros, foi necessário o uso do desencarcerador e de outras ferramentas para a retirada da vítima das ferragens do veículo.
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. A Polícia Civil e a perícia estiveram no local para os procedimentos necessários.
Em casos de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
A Secretaria Municipal de Educação de Juti realizou uma reunião de alinhamento com diretores, secretários escolares e coordenadores pedagógicos de toda a rede municipal na manhã desta sexta-feira (06), com foco na organização do início do ano letivo de 2026, que começa no próximo dia 19.
O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes pedagógicas e administrativas, garantindo um início de ano letivo organizado e integrado em todas as unidades da rede municipal.
Participaram da reunião a Secretária Municipal de Educação, Simone Aparecida de Paula Freire Urbieta, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Paula Regina Santoro, e o Chefe de Gabinete, Cliver de Freitas, reforçando a atuação conjunta entre as áreas e o compromisso com a educação pública.
Vista aérea do município de Naviraí (Foto: Divulgação)
Menina de 10 anos pediu socorro no portão da casa de sua avó na madrugada desta sexta-feira (6), após ser abusada pelo primo, 33 anos, na casa onde moram. O fato ocorreu no Bairro Vila Nova, em Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande.
Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 4h23 para atender a denúncia. Ao chegar ao imóvel, a equipe foi recebida pela avó da vítima. Segundo ela, a menina apareceu no portão no meio da madrugada, em prantos, afirmando que havia sido acordada pelo primo, que a teria apalpado na região genital.
Em conversa reservada com os policiais, a vítima, em estado de choque e visivelmente abalada, relatou que estava em uma residência da mesma rua, pertencente à mãe do autor, onde mora com sua mãe. Antes disso, todos haviam passado a noite bebendo na casa da irmã da genitora, no Bairro Jardim Paraíso.
Ainda segundo o relato, por volta das 2h, a vítima pediu à mãe para retornarem para casa, mas a mulher optou por permanecer para consumir mais uma bebida. O retorno ocorreu por volta das 3h30, quando foram dormir. Pouco depois, a vítima acordou com o autor apalpando sua genitália por cima do short e tentando colocar a mão por baixo da roupa.
Diante da situação, a menina fugiu gritando em direção à casa da avó, que acionou a polícia. O Conselho Tutelar foi chamado imediatamente para prestar assistência.
O autor, a vítima e a mãe da criança foram encaminhados à delegacia. Foi necessário o uso de algemas no suspeito, que apresentou resistência e estava embriagado.
Na sua segunda edição, o programa Voucher Desenvolvedor chega na reta final de inscrições, com prazo para o próximo domingo (8). São 124 vagas direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os contemplados terão à disposição um curso gratuito de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
O Voucher Desenvolvedor é mais uma oportunidade de o estudante se qualificar ao mercado de trabalho em uma área que está em plena ascensão. A inciativa é do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS.
Podem participar do processo seletivo estudantes da rede pública de ensino, que estejam no 2° ou 3° ano do ensino médio, que tenham uma renda per capita de até dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas no site do Senac-MS (Clique neste link).
São 124 vagas divididas em cinco cidades: Campo Grande (30), Dourados (30), Ponta Porã (30), Corumbá (14) e Três Lagoas (20). O curso possui 1.200 horas e visa atender a crescente demanda do mercado por profissionais de tecnologia, oferecendo formação técnica gratuita em desenvolvimento de sistemas. Também abre a possibilidade de estágio a partir do sexto mês do curso. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso.
O programa de sucesso integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação.
“Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, que vão estar capacitados para atuar nesta área em expansão”, destacou o governador Eduardo Riedel.
Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Na segunda-feira, 2 de fevereiro, a Cresol Pioneira anunciou o início das inscrições para projetos interessados em participar do Fundo Social 2026. A iniciativa abrange aproximadamente 67 municípios nas regiões Sudoeste, Norte e Noroeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O principal objetivo do Fundo Social é apoiar ações de interesse coletivo, promovendo melhorias em áreas como esporte, educação, saúde, cultura, inclusão social, segurança e meio ambiente. A medida visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades que recebem o apoio da Cresol.
Neste ano, a cooperativa destinou mais de R$ 1,5 milhão ao Fundo Social, valor que será dividido entre suas agências e salas de negócios. “Em 2025, aprovamos mais de 253 projetos que beneficiaram mais de 500 mil pessoas. Esperamos que esse número seja ainda maior em 2026,” destacou o conselheiro presidente, Geraldo Maziero.
Geraldo enfatizou a importância da missão da cooperativa. “Nosso compromisso é desenvolver de forma econômica e social nossas comunidades. O Fundo Social reforça nossas ações e complementa nossa presença e apoio nos municípios”.
As entidades interessadas têm até o dia 31 de março para enviar seus projetos, que devem ser submetidos através do formulário disponível no site www.cresol.com.br ou no link da bio do perfil no Instagram @cresolpioneira.
Os projetos inscritos passarão por um rigoroso processo de avaliação, com base nos critérios estabelecidos no regulamento.
A criação deste fundo evidencia o propósito da Cresol Pioneira de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. “Estamos comprometidos em investir em projetos que tenham um impacto real nas comunidades, promovendo o desenvolvimento e a inclusão social. Este fundo oferece uma oportunidade para que todos possam apresentar suas ideias e transformá-las em ações concretas,” afirmou Marcelo Ludvichak, diretor de negócios.
Os projetos contemplados pelo Fundo Social deverão alinhar-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas globais promovidas pelas Nações Unidas em 2015. Estes objetivos visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030.
Sobre a Cresol
Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 20 estados brasileiros.
Estrutura da Telhas e Aço atendendo Naviraí e região. Fotos: Divulgação
Fundada em 25 de outubro de 2023, a empresa AM Telhas e Aço vem se consolidando como uma importante fornecedora de telhas metálicas e materiais para estruturas na região de Naviraí, atendendo tanto a construção civil quanto obras comerciais e industriais.
A empresa pertence aos empresários Micheli Janaína Santana de Souza e Alexandre Lourenço de Melo e possui unidade exclusivamente em Naviraí, com atendimento também para os municípios de Itaquiraí, Mundo Novo, Iguatemi, Eldorado, Juti e Jateí.
Entre os principais produtos comercializados estão telhas galvalume simples, telhas sanduíche com isopor, disponíveis nas cores natural, madeirada, preta e branca, além de tubos, perfis U e G para estruturas robustas, bem como parafusos e eletrodos, oferecendo soluções completas para diferentes tipos de obra.
Atualmente, a AM Telhas e Aço gera emprego direto para seis colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
A história da empresa começou a partir de uma ideia trazida por Adailton, cunhado de um dos sócios, que conheceu uma fábrica no estado do Paraná e identificou a oportunidade de implantar o mesmo modelo de negócio em Mato Grosso do Sul. A proposta inicial previa a abertura de uma unidade em Nova Andradina e outra em Naviraí, dando origem ao empreendimento.
De acordo com os proprietários, o desempenho da empresa está diretamente ligado ao comportamento da construção civil, setor que vem apresentando crescimento na região. Eles avaliam que a aceitação do mercado foi positiva, especialmente por oferecer um produto diferenciado e de qualidade.
Para 2026, a expectativa é ampliar o atendimento e fortalecer ainda mais a presença regional, mantendo o foco em qualidade, agilidade e bom relacionamento com os clientes.
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) retomou, nesta semana, a realização de cirurgias bucomaxilofaciais, ampliando o acesso da população a procedimentos especializados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A retomada do serviço foi possível após investimento de aproximadamente R$ 500 mil do Governo do Estado, destinado à aquisição de órteses e próteses.
O primeiro procedimento desta nova fase foi realizado em um jovem de 20 anos, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido há mais de 30 dias. O paciente estava internado em outra unidade hospitalar. Ao chegar ao HRMS, foi submetido à cirurgia bucomaxilofacial.
De acordo com o cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HRMS, Fernando Esgalha, o caso ilustra a importância da retomada do serviço.
“Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade, agravada pelo tempo em que o paciente aguardou atendimento em outra unidade hospitalar. Hoje, além do trauma, foi necessário operar também a sequela do trauma, pois os ossos já estavam em processo de consolidação”, explicou.
Segundo ele, a retomada do serviço representa um avanço significativo para a saúde pública estadual. “A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a vítimas de traumas, especialmente de acidentes de trânsito, por exemplo. Retomar esse serviço no HRMS significa garantir acesso, com qualidade e resolutividade”, destacou.
A diretora-presidente da FUNSAU (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão do HRMS, Marielle Alves, ressaltou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado fortalecem a capacidade assistencial do hospital.
“A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito e quedas, por exemplo. Retomar esse serviço significa agilizar o tratamento e oferecer cuidado integral à população”, afirmou.
Marielle também destacou que o fortalecimento do serviço abre caminho para novos avanços. “O hospital, agora, pode iniciar os procedimentos para solicitar habilitações para cirurgias de maior complexidade, como as ortognáticas. Isso amplia a oferta de serviços especializados no SUS, dentro da nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul”, completou.
Referência em média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, o HRMS realizou, no último ano, mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos. Na unidade hospitalar, foram realizados mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, consultas ambulatoriais, exames e atendimentos multiprofissionais, entre outros, em 2025.
O som das tacadas ecoou forte na noite desta quinta-feira (05-02), marcando o início histórico do 1º Mega Torneio de Sinuca de Japorã . O Salão de Eventos do Clube de Laço Estrela da Fronteira, no distrito de Jacareí, se transformou em uma arena monumental para receber centenas de competidores em um evento que promete não dar descanso às mesas até o próximo domingo (08).
Tradição e Inovação no Taco
A abertura de abertura foi transmitida de simbolismo. O patrão do Clube de Laço, Renner dos Reis Ramos , oficializou o início das disputas ao entregar a bola 8 e um taco ao prefeito Vitor da Cunha Rosa , o “Malaquias”. O gesto selou uma parceria entre o Executivo Municipal, o Clube de Laço e com a organização assinada por Paula Raposo , nome de peso no cenário nacional da sinuca feminina.
Para o prefeito Malaquias, o apoio ao torneio reforça o compromisso de gestão com a diversidade esportiva. “É uma inovação. Decidimos acatar o projeto sabendo do grande número de apaixonados pela sinuca. Estamos atentos para promover as diversas modalidades de interesse de nossos esportistas”, destacou o gestor, acompanhado pela vice-prefeita Aninha e pelo presidente da Câmara, Gabriel Klasmann , que em nome dos demais vereadores presentes e do Legislativo avaliou o investimento do Município.
Estrelas na Mesa e Maratona de Jogos
O torneio não é apenas para amadores. A cidade já respira o clima de alto nível com a presença de ícones como o renomado jogador Katrina . O público também aguardou os duelos eletrizantes envolvendo os desafiantes Brinquinho e o paraguaio Cabalito , além de concorrentes vindos de Campo Grande, Dourados, Paraná e de toda a região do Cone Sul.
A logística impressiona: as competições reiniciam hoje (06), às 13 horas, e a partir daí o relógio não para. Serão 24 horas de jogos por dia até a grande final no domingo.
Estrutura
Para suportar o fluxo de centenas de jogadores — entre iniciantes e profissionais —, o Clube de Laço de Jacareí disponibiliza uma infraestrutura de ponta, contando com:
· Hospedagem: Alguns chalés no local permitem a comodidade das pessoas que optam pela estrutura. O amplo espaço também permite a instalação de barracas individuais ou coletivas.
· Gastronomia: Praça de alimentação completa.
· Ambiente: Segurança e tranquilidade para os visitantes e famílias.
Seja pela técnica apurada dos profissionais ou pela paixão dos iniciantes, Japorã escreve seu nome na rota nacional da “Sinuquinha” com um evento que já nasce gigante.
Presentes ao Evento
Os secretários municipais, Paulo Franjotti (Superintendente Geral), Ivoni Maciel Gois (Saúde), Veridiana Barbosa (Educação), Nivaldo Dias Lima (Governo), Luiz da Silva Francisco (Desenvolvimento Rural), Leomar Rodrigues (Cultura), vereadores Dorival e Luizinho, dentre outros integrantes do Executivo Municipal, da comunidade local e lideranças indígenas participaram da abertura do evento.
A Prefeitura de Iguatemi realiza obras para ampliação da Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves. O investimento de R$ 472.255,97 (quatrocentos e setenta e dois mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e noventa e sete centavos), vai trazer mais opções de lazer para os alunos tendo em vista que, a área conta com um campo de futebol suíço e um amplo salão de alvenaria que poderá ter múltiplas utilidades. O salão terá um anfiteatro que será usado nas aulas eletivas, aulas de dança, teatro, música e, também, para reuniões e apresentações.
A contratação da Empresa E. MELO ARCE-ME (CNPJ Nº 26.885.923/0001-61) se deu através do Processo nº 000164/25, Modalidade Concorrência nº 14/2025. As reformas e ampliações serão: construção de alambrado, muro, reforma do campo de Bocha, reforma dos sanitários e do salão de eventos. A realização das obras, será feita com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Iguatemi
As reformas e ampliações não são apenas melhorias físicas, elas visam oferecer um espaço para práticas esportivas e um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos desta Unidade Escolar. “Porque nós acreditamos, afinal, que a educação de qualidade não se limita apenas às salas de aula, mas também aos espaços que as cercam”, destacou a Diretora da Escola, Rosana Mantovani.
O vereador em Caarapó, Moacir Baratelli (PL), participou recentemente da primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança de 2026, nesta quarta-feira (04), que teve como pauta principal o aumento do número de andarilhos nas vias públicas do município.
A reunião reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, reforçando o caráter participativo e interinstitucional do conselho. Estiveram presentes o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Matheus, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Monteiro, além de outras autoridades e membros da comunidade. Os trabalhos foram presididos pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Nivaldo Melo.
Durante o encontro, os participantes apresentaram contribuições, sugestões e apontamentos com o objetivo de construir alternativas que possibilitem melhorar e equilibrar a situação de vulnerabilidade social enfrentada pelos andarilhos, aliando ações de segurança pública, assistência social e políticas de acolhimento.
O vereador Moacir Baratelli destacou a importância do diálogo entre os órgãos públicos e a sociedade civil para enfrentar o problema de forma humanizada e eficaz. Segundo ele, é fundamental buscar soluções que respeitem a dignidade das pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que se garante a ordem e a segurança da população.
A reunião marcou o início das atividades do Conselho Municipal de Segurança em 2026, reafirmando o compromisso das autoridades e da sociedade em buscar respostas conjuntas para os desafios sociais que impactam diretamente o cotidiano do município.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou hoje (6), em Brasília, que equipes do governo federal estudam a possibilidade de criar nova regulamentação para o processo de licenciamento ambiental.
A meta é reduzir os impactos negativos das mudanças promovidas pelo novo marco legal.
“A análise inclui a possibilidade de edição de decretos federais, portarias, instruções normativas ministeriais e, em especial, resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, destaca nota enviada à Agência Brasil.
De acordo com o órgão, a judicialização das mudanças promovidas pelo Congresso Nacional, conforme a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, havia sugerido anteriormente, também não foi descartada. “Cabe à Advocacia-Geral da União o papel de representação perante o Poder Judiciário”, destaca a mesma nota.
Acrescenta que, apesar dos processos de licenciamento ambiental iniciados estarem sujeitos integralmente às novas diretrizes, há uma regra de transição a ser cumprida para os pedidos que estão em curso nos órgãos ambientais. Com isso, obrigações e cronogramas estabelecidos nos processos precisam ser cumpridos.
Novas leis
De acordo com o MMA, durante toda a tramitação das novas leis que tratam do assunto, houve um esforço por parte do governo federal para preservar o licenciamento ambiental como uma ferramenta capaz de “evitar, reduzir e compensar impactos adversos de atividades potencialmente poluidoras”.
O informe destaca, ainda, que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 15.190/2025 tinham esse objetivo, mas foram rejeitados pelo Congresso Nacional.
“As mudanças na lei sugeridas pelo presidente mantinham a integridade do processo de licenciamento ambiental no país, ao mesmo tempo que consideravam pontos de modernização da legislação trazidos pelos parlamentares”, conclui.
Fonte: Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira (6) o prazo de inscrição para os interessados em participar da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026. O programa do Ministério da Educação (MEC) possibilita financiar mensalidades em cursos superiores de instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O prazo termina às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, horário de Brasília.
Nesta seleção, o MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos.
Como se inscrever
A inscrição gratuita deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br. É preciso também informar um e-mail pessoal válido.
O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.
Ao fazer sua inscrição no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2026, o candidato deverá obrigatoriamente informar seu perfil (etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, se concluiu ou não o ensino superior).
Quem pode participar do Fies
Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem se inscrever no Fies, desde que tenham obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.
Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).
No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), os candidatos deverão comprovar a situação por meio de laudo médico, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Classificação
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Fies Social
O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Os pré-selecionados que cumprirem as regras do Fies Social poderão solicitar a contratação do financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.
Caso a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de ensino superior identifique divergência na renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.
Resultado
Conforme o edital do Fies, o resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro.
Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.
Lista de espera
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.
A pré-seleção na lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Prefeita Dra Elaine Soligo durante assinatura da ordem de serviço para construção de 25 casas em Aral Moreira. Fotos: Reprodução
Redação
Nesta quinta-feira, dia 5, o setor habitacional de Aral Moreira foi beneficiado com a assinatura da ordem de serviço para a construção de 25 novas moradias. O projeto é fruto do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), viabilizado por uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Município.
Engenheiro civil Vilmar Figueiredo.
A prefeita Dra. Elaine Soligo aproveitou a oportunidade para enfatizar o impacto social da iniciativa, ressaltando que o acesso à casa própria é a realização de um sonho fundamental que promove dignidade aos cidadãos.
Na ocasião, a gestora agradeceu o empenho da diretora de Projetos e Convênios de Aral Moreira, Dayni Calonga Soligo, e o trabalho do engenheiro Vilmar Figueiredo. Como representante da empresa vencedora do processo licitatório, Vilmar expressou satisfação em participar do projeto e garantiu compromisso com sua execução.
De acordo com a ordem de serviço nº 001/2026, a obra será executada pela empresa LLT Comércio de Materiais de Construção Ltda, vencedora do processo licitatório, com investimento de R$ 3,22 milhões. O contrato prevê prazo de execução de 360 dias a partir de 5 de fevereiro de 2026 e conclusão prevista até 31 de janeiro de 2027. O empreendimento integra o Programa Moradia Digna, com recursos do FNHIS, conforme termo de compromisso firmado junto à Caixa Econômica Federal.
Este novo empreendimento soma-se a outras frentes de trabalho já em andamento na região, como a construção de mais de 40 unidades habitacionais na Aldeia Guassuti. Ao destacar esse projeto paralelo, Dra. Elaine reafirmou a expansão contínua dos investimentos municipais destinados a reduzir o déficit de moradia e melhorar a qualidade de vida da população aralmoreirense.
Diretora de Projetos e Convênios de Aral Moreira, Dayni Calonga Soligo.