6.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 215

MS: Projeto que cria sistema de coleta de embalagens veterinárias é entregue ao governador

0
O deputado estadual Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, entrega ao governador Eduardo Riedel o projeto de lei que institui o sistema de logística reversa de embalagens de produtos veterinários em Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental no Estado. Foto: Assessoria

O deputado estadual Renato Câmara entregou nesta semana ao governador Eduardo Riedel o projeto de lei que institui o sistema de logística reversa das embalagens de produtos veterinários no Mato Grosso do Sul. A proposta estabelece regras para a coleta, o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada de embalagens e resíduos de medicamentos veterinários industrializados ou manipulados.

O texto prevê a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que deverão estruturar e operacionalizar o sistema de logística reversa, além de apresentar planos específicos ao órgão ambiental competente. A medida busca reduzir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e das águas superficiais, fortalecendo a sustentabilidade da produção rural e a proteção da saúde humana e animal.

Durante a entrega do projeto, o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, destacou que a iniciativa nasceu de amplo diálogo técnico com entidades do setor produtivo, órgãos ambientais e especialistas ligados à saúde animal. “Estamos dando um passo importante para alinhar o desenvolvimento do agronegócio com responsabilidade ambiental. É uma proposta moderna, que orienta, organiza e cria um caminho seguro para o descarte correto desses resíduos”, afirmou o parlamentar.

O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância de políticas públicas que integrem produção, meio ambiente e saúde. Segundo ele, o projeto vai ao encontro das diretrizes do Estado para fortalecer práticas sustentáveis no campo e aprimorar a gestão de resíduos. “Mato Grosso do Sul tem vocação agropecuária, e iniciativas como essa contribuem para tornar nossa produção cada vez mais responsável e competitiva”, destacou.

A proposta também prevê campanhas de comunicação e conscientização aos consumidores, além da implantação gradual dos pontos de coleta em todo o Estado. Após a tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto seguirá para análise do Executivo, com previsão de regulamentação pelo Governo Estadual em até 180 dias após eventual sanção.

Com a iniciativa, Renato Câmara reforça sua atuação voltada à sustentabilidade, ao agronegócio e à proteção ambiental, áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria Dep. Renato Câmara

Representantes da Sanesul vão até Sete Quedas para prestar esclarecimentos ao Prefeito e ao Presidente da Câmara sobre a qualidade da água

0
Fotos: Assessoria


Na manhã de segunda-feira (8), uma equipe técnica da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) esteve no município de Sete Quedas para prestar esclarecimentos sobre a qualidade da água fornecida à população, após a circulação de boatos nas redes sociais que geraram preocupação entre os moradores.

A reunião contou com a presença do prefeito Erlon Fernando Possa Daneluz e do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Luiz de Carvalho, conhecido como “Miro”. Representando a Sanesul, participaram do encontro o gerente regional Marcelo Piell Martins, o diretor Comercial e de Operações, Madson Roberto Pereira Valente, o gerente de Controle da Qualidade, Sérgio Ortega, e o supervisor da unidade de Sete Quedas, Alexandre Ortega.

Durante o encontro, os representantes da Sanesul explicaram que a água distribuída no município é captada por meio de um poço com mais de 750 metros de profundidade, no Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, com investimento superior a R$ 5 milhões. A equipe técnica detalhou os processos de captação, tratamento, monitoramento e controle da qualidade, além da frequência das análises laboratoriais realizadas para garantir a potabilidade da água.

Segundo a Sanesul, todas as amostras analisadas atendem rigorosamente aos parâmetros estabelecidos pelas vigilâncias sanitárias federal, estadual e municipal, cumprindo integralmente os requisitos legais para o fornecimento de água potável à população.

O diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Roberto Pereira Valente, afirmou ao prefeito e ao presidente da Câmara que as informações disseminadas nas redes sociais não possuem respaldo técnico, classificando-as como notícias falsas.

“São boatos que acabaram gerando pânico na população. Estamos entregando oficialmente ao prefeito e ao presidente da Câmara laudos técnicos que comprovam a qualidade da água fornecida aos consumidores de Sete Quedas”, destacou.

O prefeito Erlon Fernando Possa Daneluz ressaltou que a reunião foi fundamental para esclarecer dúvidas e reforçou que buscou, junto à Sanesul, total transparência na informação à população. Segundo ele, foram apresentadas informações técnicas detalhadas sobre a origem da água, os métodos de tratamento, os controles de qualidade e os laudos laboratoriais.

“Recebemos explicações completas, desde a captação no Aquífero Guarani até os processos de tratamento e distribuição. Também fomos informados sobre a periodicidade das análises, os padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização e os resultados dos laudos, que comprovam que a água fornecida está dentro de todos os parâmetros de qualidade”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que os documentos apresentados oferecem segurança ao poder público e tranquilidade à comunidade. “Essas informações técnicas e os laudos oficiais nos dão respaldo para esclarecer a população e reforçar que a água distribuída em Sete Quedas é segura para o consumo. A transparência da Sanesul é fundamental nesse processo”, completou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Luiz de Carvalho (“Miro”), também ressaltou a importância da visita técnica e dos esclarecimentos prestados. Segundo ele, os vereadores são o primeiro ponto de contato das demandas da população.

“A Câmara é o para-choque da comunidade. É aqui que chegam as cobranças, e é nosso dever buscar informações e cobrar esclarecimentos”, afirmou.

Miro destacou ainda que, mesmo sem conhecimento técnico aprofundado, a apresentação dos laudos traz segurança aos representantes públicos e aos moradores. “Na minha leiguice, é difícil imaginar que uma água captada a mais de 750 metros de profundidade, no Aquífero Guarani, tenha qualidade inferior à de um córrego superficial, onde antes era feita a captação. O mais importante é que os laudos estão à disposição, inclusive para quem quiser fazer contraprova”, declarou.

O vereador avaliou de forma positiva o acompanhamento do Ministério Público no caso. “Isso fortalece a transparência. A Sanesul vai responder com levantamentos técnicos completos, o que ajuda a acabar com qualquer desconfiança. Com mais informação ao consumidor, essas conversas desencontradas tendem a desaparecer”, pontuou.

A Sanesul reafirmou que continuará mantendo diálogo com o poder público e com a população, além de divulgar informações técnicas sempre que necessário, assegurando a qualidade da água distribuída e combatendo a disseminação de notícias falsas.

Fonte: Assessoria

Amambai: BPMRv apreende 663 kg de maconha, recupera veículo roubado e prende autor na MS-156

0
Fotos e vídeo: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Equipes do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), por meio das guarnições TOR 01 e TOR 02, apreenderam 663 quilos de maconha, recuperaram um veículo com registro de roubo e prenderam um homem por tráfico de drogas na rodovia MS-156, km 155, na madrugada do dia 11 de fevereiro de 2026, por volta das 00h30.

Amambai: BPMRv apreende 663 kg de maconha, recupera veículo roubado e prende autor na MS-156

Durante fiscalização, foi dada ordem de parada ao veículo Fiat Cronos, de cor preta, a qual não foi obedecida. O condutor furou o bloqueio policial, sendo iniciado acompanhamento tático por aproximadamente dez quilômetros.

A fuga terminou quando o veículo perdeu o controle, saiu da pista e invadiu uma plantação de soja. O autor desembarcou e se rendeu no local. Durante vistoria veicular, foi localizada grande quantidade de substância análoga à maconha, totalizando 663 kg.

Em entrevista, o autor relatou que teria vindo de São Paulo no dia 09 de fevereiro, permanecido em hotel no município de Coronel Sapucaia e recebido o veículo já carregado em um posto de combustível, informando que receberia R$ 15.000,00 pelo transporte até São Paulo.

Após checagem dos sinais identificadores, constatou-se que o veículo possuía placas adulteradas, com registro de roubo/furto na cidade de Belo Horizonte/MG.

O autor foi preso em flagrante. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, sendo o preso entregue sem lesões corporais aparentes. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1.404.000,00

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Governo federal anuncia investimentos de R$ 4,6 bilhões em aeroportos

0
© ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia nesta quarta-feira (11) um pacote de R$ 4,64 bilhões em investimentos para ampliação e modernização de 11 aeroportos em quatro estados.

De acordo com o Palácio do Planalto, os aeroportos que vão receber recursos são: Congonhas (São Paulo), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

A estimativa do governo federal é que, durante a implantação do projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sejam gerados mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Capacidade operacional

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a proposta é elevar a capacidade operacional aeroportuária, em especial, do aeroporto de Congonhas, que passará de uma capacidade de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros ao ano.

“Os investimentos também contemplam terminais nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, conectando áreas produtivas do interior a grandes centros”, completou o ministério.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

DOF apreende veículo com carga de maconha e skunk em Iguatemi

0
Foto: Assessoria DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na noite de terça-feira (10), um homem de 19 anos transportando 180 quilos de maconha e meio quilo de skunk. A ação ocorreu no perímetro urbano de Iguatemi.

A equipe realizava patrulhamento na entrada da cidade quando deu ordem de parada ao condutor de um Renault Sandero. No interior do veículo, os policiais localizaram diversos tabletes de maconha e uma embalagem de skunk sobre os bancos e no compartimento de carga.

Questionado, o motorista revelou que pegou o carro carregado em Tacuru e pretendia levar a droga até Itaquiraí. O condutor, o veículo e os entorpecentes, avaliados em aproximadamente R$ 500 mil, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Ponta Porã: Com apoio de helicóptero, DOF apreende quase duas toneladas de maconha em caminhonete furtada

0
Fotos: Assessoria DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de terça-feira (10), uma Toyota Hilux carregada com 1.950 quilos de maconha. A ação, que contou com o apoio da aeronave Harpia, ocorreu em uma estrada vicinal conhecida como Balsa Velha, em Ponta Porã.

A equipe realizava patrulhamento quando deu ordem de parada à caminhonete. O condutor desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade. Diante da situação, o helicóptero foi acionado para auxiliar no acompanhamento. Após percorrer vários quilômetros, o suspeito adentrou uma lavoura de soja e abandonou o veículo em uma mata densa, fugindo a pé e não sendo localizado.

Ponta Porã: Com apoio de helicóptero, DOF apreende quase duas toneladas de maconha em caminhonete furtada

No interior da Hilux, os policiais encontraram aproximadamente 2 mil tabletes de maconha. Ao checarem os sinais identificadores do veículo, os militares constataram que as placas eram falsas e que a caminhonete havia sido furtada em Amambai, em 2024.

A ocorrência, que gerou um prejuízo ao crime estimado em mais de R$ 4,5 milhões, foi encaminhada à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Satisfação de brasileiros com SUS supera média da América Latina

0
© FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A satisfação dos brasileiros com o Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 9 pontos percentuais entre 2022 e 2025, passando de 34% para 45%. Os dados são da pesquisa Confiança em Instituições Públicas na América Latina e no Caribe, divulgada esta semana pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que o índice brasileiro está acima da média latino-americana para sistemas de saúde, que ficou em 40% em 2025.

Para a pasta, o crescimento da avaliação positiva reflete o aumento do acesso da população a serviços públicos de saúde como o programa Agora Tem Especialistas, “que registrou recordes históricos na assistência especializada”. Os dados mostram que, entre 2022 e 2025, o número de cirurgias eletivas, por exemplo, cresceu mais de 40%, passando de 10,8 milhões para 14,7 milhões – maior volume em 35 anos e acima do período pré-pandemia.

“Os pacientes da rede pública também estão sendo atendidos por planos de saúde, por hospitais e clínicas privadas de forma complementar, completou o ministério no comunicado.

Atualmente, mais de R$ 200 milhões em cirurgias e exames foram contratualizados com a rede privada para reforçar a assistência no SUS, desafogando a demanda reprimida por atendimento especializado.

O estudo indica ainda a percepção dos brasileiros de que o acesso e a qualidade dos serviços públicos melhoraram durante o período, com aumento de 18 pontos percentuais – o índice passou de 24% para 42%, 10 pontos percentuais acima da média da América Latina (32%).

Metodologia

Considerada padrão ouro de excelência, a pesquisa avalia cinco pilares: integridade, resposta, confiabilidade, abertura e equidade. Com uma amostra de 2 mil cidadãos, por meio de questionário, o levantamento permite comparações internacionais e oferece dados estratégicos para aprimorar a transparência e a qualidade de serviços públicos.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Chuvas intensas atingem país; Inmet emite alerta para tempestade no RS

0
© PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas ao longo desta quarta-feira (11) na maior parte do país, em especial no Centro-Oeste.

As precipitações alcançam também boa parte da regiões Norte e Sudeste, bem como o oeste do Nordeste – mais especificamente, Maranhão, Piauí e na parte oeste da Bahia. Os volumes chuvosos podem chegar a 50 milímetros (mm) com ventos de até 60 kms por hora.

Alerta

A área de maior risco para onde foi emitido alerta sobre perigo de tempestade até quinta-feira (12) situa-se em localidades ao sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes chuvosos podem chegar a 100 milímetros ao longo do dia.

Nas demais áreas gaúchas a expectativa é de tempestades menos intensas, até o dia 12, com volumes chuvosos de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Há, segundo a Meteorologia, expectativas de queda de granizo em todo o estado, bem como no Paraná e em Santa Catarina.

Na Região Sul e no extremo sul do Mato Grosso do Sul, são esperadas tempestades na sexta-feira (13), com chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Perigo potencial

Há perigo potencial de chuvas intensas de hoje até sexta-feira (13) em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O volume de chuvas pode chegar a 50 milímetros diários; e os ventos devem atingir a velocidade de 60 km/h.

O Inmet já havia alertado sobre perigo de chuvas ao longo desta quarta-feira em áreas do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais. O volume chuvoso pode chegar a 100 mm, com ventos de até 100km/h.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

0
Fotos: Bruno Rezende/Secom

A iniciativa integra a estratégia estadual de modernização da rede hospitalar e de consolidação da regionalização da saúde, permitindo ampliar a capacidade de atendimento, descentralizar procedimentos e qualificar os serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento total na aquisição dos equipamentos supera R$ 55,6 milhões.

Entre os principais equipamentos entregues ou em processo de instalação estão arcos cirúrgicos, esterilizadores de baixa temperatura, carros de anestesia, bisturis eletrônicos, ultrassons, autoclaves, mamógrafos, aparelhos de hemodiálise, torres de videolaparoscopia e equipamentos de diagnóstico por imagem, como raio-x fixo, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a modernização do parque tecnológico é essencial para ampliar o acesso e garantir mais qualidade à assistência. “Estamos fortalecendo hospitais regionais, ampliando o diagnóstico e dando suporte às cirurgias, para que a população tenha acesso a atendimentos mais resolutivos, com qualidade e segurança, mais perto de casa”, destacou Maymone.

Regionalização fortalece hospitais estratégicos

A distribuição dos equipamentos segue o planejamento da SES dentro da proposta de regionalização da saúde, fortalecendo unidades estratégicas e reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para grandes centros. Municípios como Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Dourados, entre outros, foram contemplados.

Em Coxim, a unidade recebeu mamógrafo, torres de videolaparoscopia, focos e mesas cirúrgicas, além de equipamentos de hemodiálise e anestesia. Em Ponta Porã, a modernização inclui mamógrafo, arco cirúrgico, raio-x fixo e novos equipamentos para o centro cirúrgico.

Aquidauana passou a contar com máquinas e poltronas de hemodiálise, torre de videolaparoscopia e será contemplada com arco cirúrgico, esterilizadora e raio-x fixo. Outros municípios, como Corumbá, Jardim, Três Lagoas, Nova Andradina, Paranaíba e Costa Rica, também estão sendo fortalecidos com equipamentos estratégicos.

Hospital de Dourados amplia estrutura para alta complexidade

Um dos principais destaques é o HRD (Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto), que recebeu estrutura completa para a realização de procedimentos de maior complexidade. A unidade foi equipada com duas torres de videolaparoscopia e contará com ressonância magnética, além de cardioversores, monitores multiparâmetros e tomografia computadorizada.

Além do hospital, a Policlínica da Região Cone Sul também está sendo contemplada, ampliando a oferta de exames e procedimentos especializados e fortalecendo a região como polo de referência em média e alta complexidade.

Modernização eleva qualidade e segurança assistencial

Para a gerente de Equipamentos da SES, Juliana Fernandes, a modernização do parque tecnológico representa um avanço direto na qualidade do atendimento. “São equipamentos que ampliam a capacidade diagnóstica e cirúrgica das unidades e garantem mais segurança para pacientes e profissionais, fortalecendo a assistência hospitalar em todo o Estado”, afirmou Juliana.

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul
SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Fonte: André Lima, Comunicação SES

Ferramenta estratégica, Observatório da Segurança Pública fortalece inteligência e integração de forças em MS

0
Foto: Arquivo/PMMS

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu oficialmente o Observatório de Segurança Pública, conforme decreto publicado terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado. A iniciativa consolida uma estrutura estratégica da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), voltada à qualificação da produção, da análise e da transparência dos dados de segurança pública.

Entre as principais atribuições do Observatório estão a execução de ações de inteligência de dados, a produção de análises quantitativas e qualitativas sobre criminalidade, violência, atos infracionais, ocorrências envolvendo profissionais da segurança pública, execução penal e eventos de defesa social, além da elaboração de relatórios estatísticos, diagnósticos preditivos e avaliações de políticas públicas.

O Observatório também será responsável por gerenciar a publicação oficial de dados e informações da Sejusp, atender demandas da imprensa, da comunidade acadêmica, de instituições de pesquisa e da sociedade, além de promover o intercâmbio de informações com órgãos das esferas federal, estadual e municipal, respeitando a legislação de acesso à informação e de proteção de dados.

A nova estrutura atuará como Coordenadoria do Observatório de Segurança Pública (COSP), diretamente subordinada à Secretaria-Executiva de Segurança Pública. A criação do Observatório fortalece a política estadual de segurança pública ao consolidar um espaço técnico e estratégico voltado à produção, à análise, à integração e à divulgação de dados, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei Federal nº 13.675/2018.

Ferramenta estratégica, Observatório da Segurança Pública fortalece inteligência e integração de forças em MS
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

Previsto no plano de Governo do governador Eduardo Riedel, o Observatório de Segurança Pública tem como objetivo ampliar a transparência, qualificar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer a integração entre as forças de segurança e as demais instituições que compõem o sistema estadual.

O decreto também institui o Comitê Gestor do Observatório de Segurança Pública, órgão colegiado de caráter deliberativo, responsável por aprovar o planejamento estratégico e as diretrizes de atuação do Observatório. O comitê será presidido pelo Coordenador do Observatório e contará com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Perícias e da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública.

“Com a publicação do decreto, o Estado avança na consolidação de uma política de segurança pública orientada pela ciência de dados, pela integração institucional e pela transparência, ampliando a capacidade de análise e enfrentamento da violência e da criminalidade em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva.

Fonte: Joilson Francelino, Comunicação Sejusp

Caarapó: Vereador Flávio Augusto solicita construção de abrigos cobertos em pontos de ônibus no Bairro Eco Park

0
Foto: Assessoria

O vereador Flávio Augusto (PP) apresentou requerimento à Mesa Diretora solicitando que seja encaminhado expediente à prefeita municipal, Maria Lurdes Portugal (PP), e ao secretário municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Ernani de Almeida Silva Junior, pedindo a construção de abrigos cobertos com demarcação adequada nos pontos de ônibus do Bairro Eco Park.

De acordo com o parlamentar, a solicitação atende a inúmeros pedidos de moradores da localidade, especialmente estudantes e trabalhadores que dependem diariamente do transporte coletivo.

Segundo o vereador, a ausência de estrutura adequada tem causado transtornos à população, que permanece exposta às variações climáticas, como sol intenso, chuva e vento, enquanto aguarda o transporte.

“A presente solicitação tem por finalidade atender inúmeros pedidos de moradores do Bairro Eco Park, trabalhadores e estudantes, que ficam expostos às variações climáticas enquanto aguardam transporte coletivo naquela região”, destaca o requerimento.

O vereador ressaltou ainda que a instalação dos abrigos proporcionará mais segurança, conforto e dignidade aos usuários do transporte público, além de organizar e sinalizar corretamente os pontos de embarque e desembarque.

Diante do exposto, o parlamentar afirmou confiar no pronto atendimento da solicitação por parte do Executivo Municipal, considerando a relevância social da medida para a comunidade.

Fonte: Assessoria Câmara

Leo Mecânico apresenta três pedidos voltados à melhoria da qualidade de vida em Caarapó

0
Foto: Assessoria

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira (09), o vereador Leandro das Vírgens, o Leo Mecânico (PSD) apresentou três indicações relevantes que impactam diretamente o cotidiano da população de Caarapó. As propostas contemplam áreas essenciais como segurança pública, saúde e infraestrutura rural, reforçando o compromisso do parlamentar com a qualidade de vida dos moradores do município.

Um dos pedidos encaminhados pelo vereador trata da melhoria da iluminação pública na Avenida Barão do Rio Branco, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Menegatti Filho e a Avenida Dom Pedro II. De acordo com Leo Mecânico, a presença de árvores de grande porte tem comprometido a eficiência da iluminação existente, deixando o local escuro e gerando sensação de insegurança.

O trecho é considerado estratégico, pois abriga importantes instituições como a Delegacia de Polícia Civil, o CEMA, o CREAS e a Clínica Superar, locais que recebem grande fluxo de pessoas diariamente. A melhoria da iluminação, segundo o vereador, trará mais segurança para motoristas, pedestres, trabalhadores e moradores da região.

Outra indicação apresentada pelo parlamentar solicita a implantação de uma Farmácia Municipal na região central da cidade, utilizando prédios públicos já pertencentes ao município, o que reduziria custos com novas estruturas.

Atualmente, a Farmácia Municipal funciona apenas no PAM, o que dificulta o acesso principalmente para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e trabalhadores que permanecem durante todo o dia no centro da cidade. Para Leo Mecânico, aproximar o serviço da população é uma forma de garantir mais dignidade e continuidade nos tratamentos de saúde.

“Muitas vezes, a distância acaba fazendo com que a pessoa atrase ou até interrompa o uso do medicamento”, pontua o vereador.

Voltando o olhar para a zona rural, Leo Mecânico também solicitou o patrolamento e a manutenção da estrada do Boi Jaguá, no trecho que dá acesso ao antigo frigorífico. A justificativa destaca que as más condições da via dificultam a locomoção dos moradores e o escoamento da produção agrícola.

Em um município com forte vocação para o agronegócio, a manutenção das estradas rurais representa respeito ao produtor e fortalecimento da economia local, além de garantir mais segurança e melhores condições de tráfego.

Participação popular fortalece a cidade

Segundo o vereador, as indicações apresentadas refletem demandas ouvidas diretamente da população, em conversas com moradores, comerciantes e produtores rurais.
“Quando a população participa e aponta os problemas, o trabalho do vereador se torna mais eficiente e a cidade avança”, destaca.

Leo Mecânico reforça que o gabinete está aberto para receber sugestões da comunidade. Problemas em bairros, ruas ou estradas rurais podem se transformar em indicações e contribuir para tornar Caarapó uma cidade cada vez melhor para todos.

Fonte: Assessoria Câmara

Reunião para fundação da Associação Comercial e Empresarial de Japorã será nesta quarta-feira (11)

0
Foto: Divulgação

Empresários, comerciantes e produtores rurais do município de Japorã se reúnem hoje (11-02), na sala de reuniões da Prefeitura (antigo plenário da Câmara de Vereadores), para discutir detalhes e criar oficialmente a ACEJA – Associação Comercial e Empresarial de Japorã.

A assembleia para fundação da ACEJA está marcada para às 19h em primeira convocação, e às 19h30 em segunda convocação. As pautas da reunião serão: Fundação da ACEJA, Aprovação do Estatuto Social, Eleição da 1ª Diretoria, e Posse da Diretoria Eleita. A discussão de assuntos de interesse geral também está pautada.

“Este será um passo importantíssimo em prol do desenvolvimento econômico de Japorã. A fundação da associação comercial e empresarial funcionará como um catalisador deste desenvolvimento, transformando negócios isolados em uma força coletiva capaz de influenciar o destino econômico da cidade”, destaca o Diretor do Departamento de Indústria e Comércio Sidinei Lobo de Souza.

O prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) afirma que a fundação da Associação Comercial e Empresarial de Japorã tem o incondicional apoio do Executivo Municipal. “Será uma entidade que representará os comerciantes, empresários, empreendedores e até os futuros industriais. Juntos estarão discutindo ações para melhorar os negócios e buscar soluções que impulsionem o comércio local. Aliás, a criação da associação tem nosso incentivo total”, afirmou Malaquias.

Um dos empresários envolvidos na fundação da ACEJA, Walter José Silva, observa que é fundamental a presença de todos homens e mulheres de negócios de Japorã para se construir uma associação forte e representativa desde o primeiro dia. “A associação serve como porta-voz dos empresários perante a prefeitura e a câmara municipal, garantindo que os interesses do comércio sejam considerados em leis de zoneamento, taxas e obras de infraestrutura”.

Continuando, Walter Silva disse que a criação da Associação permite que sua diretoria aja legalmente como uma entidade para firmar convênios com órgãos públicos e instituições de financiamento. “Uma das prerrogativas da ACEJA será o estímulo ao consumo interno, organizando campanhas em datas comemorativas (Natal, Dia das Mães), incentivando a população a comprar no próprio município, mantendo o dinheiro circulando na cidade. Em outro prisma, a associação também atuará em parceria com a Prefeitura na realização de eventos oficiais e, sobretudo, no apoio à geração de empregos, pois, ao ajudar as empresas a crescerem, a associação colabora diretamente para a redução do desemprego local e para a estabilidade do mercado de trabalho”, destaca Walter ao defender a fundação da ACEJA.

Fonte: Roney Minella – Panorama do MS

Educação de Tacuru conquista Selo Ouro em reconhecimento nacional do MEC

0

A rede municipal de ensino de Tacuru recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O município foi reconhecido com a classificação Ouro, destacando-se entre os 4.872 municípios participantes da iniciativa em todo o país.

O selo integra o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reconhece os esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

De acordo com a administração municipal, a conquista é resultado de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da base educacional, além do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e pelos profissionais da rede de ensino.

A Prefeitura destacou que o reconhecimento nacional reforça o compromisso do município com a qualidade da educação e com o futuro das crianças de Tacuru.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Crimes contra crianças motivam pedido por delegacia especializada em Dourados

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou indicação ao Governo de Mato Grosso do Sul para a criação de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Dourados. A proposta é que a segunda maior cidade do Estado passe a contar com uma estrutura específica para investigar casos de violência física, psicológica e, principalmente, de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Lia Nogueira lembrou que já havia encaminhado requerimento em 2024 pedindo informações sobre a ausência de uma delegacia especializada no município e sobre os registros de violência contra menores na região. Segundo a parlamentar, Dourados figura entre as cidades com maior número de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, o que torna necessária uma rede de proteção mais estruturada. Ela citou o caso recente de um homem de 33 anos preso após suspeita de abusar da enteada e da sobrinha, de 5 e 8 anos, como exemplo de situação que exige investigação cuidadosa e atendimento técnico adequado.

Hoje, esses casos são atendidos pelas delegacias comuns, que dividem a demanda com outras ocorrências e não contam com equipe específica para acolher o público infantojuvenil. Lia Nogueira defende que a DPCA em Dourados tenha equipe própria, com profissionais preparados para ouvir as vítimas, conduzir os procedimentos com sigilo e articular o atendimento com saúde, assistência social, educação, Ministério Público e Judiciário.

Na avaliação de Lia Nogueira, a criação da delegacia especializada em Dourados é um passo necessário na política de segurança e proteção social do Estado. Ela lembra que a Delegacia de Atendimento à Mulher em regime de plantão permanente no município já mostrou resultados positivos no acolhimento das vítimas e defende que a infância tenha o mesmo nível de prioridade. Para a parlamentar, “uma criança que sofre abuso leva esse trauma para a vida toda. A responsabilidade do poder público é garantir que ela seja acolhida, que o caso seja investigado com seriedade e que o agressor responda pelos crimes que cometeu”.

A deputada demonstrou confiança na sensibilidade do governo para a demanda. “Esse é mais um passo na construção de uma política de proteção que alcance de forma concreta as crianças e adolescentes de Dourados e de toda a região”, completou.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Educação de Coronel Sapucaia conquista Selo Prata e se destaca nacionalmente no Compromisso com a Alfabetização

0

A educação de Coronel Sapucaia vive um momento histórico e de grande orgulho. O município foi reconhecido em nível nacional com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – “Selo Prata”, uma importante condecoração que simboliza o esforço, a seriedade e o compromisso da gestão municipal com o direito de todas as crianças aprenderem a ler e escrever na idade certa.

A conquista reflete diretamente o trabalho incansável da administração da prefeita Niágara Kraievski e seu vice Carlão, que não medem esforços para fortalecer a educação, investir em políticas públicas eficientes e valorizar os profissionais que atuam diariamente nas escolas do município.

O selo é concedido a estados, municípios e ao Distrito Federal que demonstram compromisso efetivo com a alfabetização. O reconhecimento veio após a participação, pelo segundo ano consecutivo, na premiação realizada em regime de colaboração entre a União e as unidades da federação.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi lançado pelo Governo Federal em 23 de setembro de 2024, por meio do Decreto nº 12.191, integrando as estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem como objetivo garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada.

Para a secretária municipal de Educação, Roseni Martins, a conquista é resultado de união, planejamento e de uma gestão que acredita nas pessoas.
“Primeiramente, quero destacar o importante trabalho da prefeita Niágara Kraievski, uma gestora visionária, que valoriza cada profissional da educação e entende que investir nas pessoas é investir no futuro”. “Esse selo é de todos nós: dos professores, coordenadores, gestores, equipes pedagógicas, servidores e de cada profissional que acredita na educação. Seguimos firmes, chamando todos para continuarem engajados, comprometidos e apaixonados por aquilo que fazemos: transformar vidas por meio da educação.”

A prefeita Niágara Kraievski também comemorou a conquista e destacou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação.
“Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e respeito. A educação é a base de tudo. Este ano conquistamos o Prata, mas nosso objetivo é ir além: queremos o Ouro. E isso só será possível com investimento sério, planejamento, compromisso e união. Pela primeira vez na história, Coronel Sapucaia alcança esse reconhecimento nacional, e isso nos enche de orgulho e responsabilidade para avançar ainda mais.”

A conquista do Selo Prata mostra que Coronel Sapucaia está no caminho certo, fortalecendo políticas educacionais, valorizando profissionais e garantindo melhores oportunidades para as crianças do município.

Mais do que um prêmio, o selo representa esperança, transformação e o compromisso real de construir um futuro melhor por meio da educação.

O “FUTURO JÁ COMEÇOU”!!!

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação

Serviço Conviver da Melhor Idade retoma atividades em Sete Quedas

0
Foto: Redes Sociais

A Prefeitura de Sete Quedas realizou, na terça-feira (10), o evento de retomada dos trabalhos do Serviço Conviver da Melhor Idade. A ação marcou o reinício das atividades voltadas ao público idoso no município.

O encontro contou com a presença de servidores públicos, da secretária municipal de Assistência Social, Elaine Pereira, do prefeito Erlon Daneluz e da primeira-dama Edlaura Bonito, além de diversos integrantes da Melhor Idade que participam do serviço.

O Serviço Conviver tem como objetivo fortalecer os vínculos de convivência e promover a valorização da população idosa. A iniciativa busca estimular o respeito, o cuidado coletivo e o senso de pertencimento comunitário entre os participantes.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

MS: Cidadania abre processo seletivo para analista de ações sociais com salário de até R$ 5,5 mil

0
Foto: Matheus Carvalho/SEC/Arquivo

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), abriu processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 14 profissionais de nível superior para atuação em programas, projetos e unidades vinculadas à Pasta. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

As oportunidades são para os cargos de Analista de Ações Sociais – Psicólogo (10 vagas), Analista de Ações Sociais – Assistente Social (3 vagas) e Analista de Ações Sociais – Psicopedagogo (1 vaga). A remuneração bruta é de R$ 5.532,47, com carga horária de 30 ou 40 horas semanais, conforme a função.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 18 de fevereiro de 2026, por meio do site www.econcursoms.ms.gov.br. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, avaliação curricular e entrevista, com caráter eliminatório e classificatório.

O edital prevê ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras e indígenas, conforme a legislação estadual vigente, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a equidade e a inclusão no serviço público. Os profissionais selecionados atuarão no fortalecimento das políticas públicas de proteção, promoção e garantia de direitos, especialmente voltadas a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O resultado final e a homologação do processo seletivo estão previstos para o dia 24 de março de 2026. Todas as informações, cronograma completo e regras do certame estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico e no portal do E-Concurso MS.

Fonte: Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

Caarapó é selecionado pelo Banco do Brasil para implantação da solução BB Alimentação Escolar

0
Fachada do Banco do Brasil em Caarapó. Foto: José Carlos/Arquivo

Caarapó foi escolhido pelo Banco do Brasil para iniciar a implantação da solução BB Alimentação Escolar, uma plataforma inovadora desenvolvida em parceria com a Govtech Lemobs. O projeto teve início em 10 de fevereiro de 2026, contemplando três escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, que participarão de treinamentos e atividades durante três meses, e posteriormente a solução será disponibilizada para todas as escolas do município.

Durante esse período, serão realizadas práticas que incluem:

  • Capacitação para uso das ferramentas digitais;
  • Testes de aceitabilidade dos cardápios; e
  • Levantamento de dados nutricionais dos alunos.

A solução BB Alimentar foi criada para modernizar a gestão da alimentação escolar, utilizando inteligência artificial para otimizar o planejamento de cardápios, elaboração de fichas de preparo, geração de listas de compras e gestão de estoques. Além de aumentar a eficiência e transparência no uso dos recursos públicos, o programa promove sustentabilidade e impacto social, priorizando a agricultura familiar e reduzindo o desperdício de alimentos, em conformidade com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Entre as principais funcionalidades da plataforma BB Alimentação Escolar estão:

  • Registro e acompanhamento de dados antropométricos e restrições alimentares dos alunos;
  • Controle das refeições e calendário escolar;
  • Gestão financeira e visualização de painéis analíticos; e
  • Criação de formulários de vistorias técnicas para maior controle e transparência.

Com essa iniciativa, Caarapó dá um passo importante para garantir uma alimentação escolar mais eficiente, sustentável e inclusiva, reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos estudantes e a boa gestão dos recursos públicos.

Fonte: Assessoria

Iguatemi: Em ação rápida, Polícia Civil recupera bicicleta e prende autora por furto qualificado por rompimento de obstáculo

0
Foto: PCMS

A Delegacia de Iguatemi prendeu em flagrante delito R.A. (22) pelo delito de Furto Qualificado pelo Rompimento de Obstáculo ocorrido no início da tarde de terça-feira (10). 

A vítima compareceu a unidade policial no início da tarde informando sobre um furto qualificado por rompimento de obstáculo em sua residência, onde teria subtraído uma bicicleta. Após o registro, foram realizadas diligencias no local, sendo informado as características da suspeita dos fatos, sendo identifica a suspeita R.A. contumaz praticante de delitos patrimoniais na cidade

Em diligências realizadas, a autora foi encontrada em uma residência na posse da res furtiva, sendo dado voz de prisão pelo delito de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, sendo conduzida a Delegacia de Polícia de Iguatemi para providências cabíveis

A conduzida encontra-se a disposição do Poder Judiciário local.

Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone: (67) 3471-1372.

Fonte: Assessoria PCMS