6.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 212

Casa do Trabalhador disponibiliza 67 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Vista da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 67 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização (salário R$ 1.771,00 + horas extras + café + almoço; horário de segunda a sexta)
7 vagas para pedreiro
4 vagas para auxiliar de limpeza
4 vagas para auxiliar de linha de produção
3 vagas para atendente
3 vagas para vendedor ou vendedora
3 vagas para vigia
3 vagas para mecânico
3 vagas para serralheiro
3 vagas para servente de pedreiro
2 vagas para auxiliar de mecânico
2 vagas para repositor
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para cozinheira
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para garçom
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança
1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração
1 vaga para lavador de carro
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para motorista de caminhão
1 vaga para caçambeiro
1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado com munck
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para operador de escavadeira
1 vaga para operador de patrola
1 vaga para operador de retroescavadeira
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para torneiro mecânico

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio Fone: 99820-3883

Emlkl frente a Valotta Calçados

De biometria a ultrassom, jacarés do Bioparque Pantanal passam por check-up completo

0
Foto: Eduardo Coutinho

Nem só de sol, sombra e água fresca vivem os jacarés do Bioparque Pantanal! Para garantir o bem estar dos animais que ali estão, a equipe do maior aquário de água doce do mundo cumpriu mais um protocolo semestral de exames de rotina com os 10 jacarés-do-pantanal (paraguayn caiman) que vivem no completo. Os exames tem caráter preventivo e integram as práticas contínuas de cuidado e monitoramento da saúde.

Durante o manejo, os jacarés passaram por procedimentos de biometria, com registro de pesagem e medição corporal, além de exames de ultrassonografia e coleta de sangue para análises laboratoriais. O protocolo permite acompanhar de forma detalhada o desenvolvimento físico, as condições clínicas e o estado geral de saúde de cada indivíduo ao longo do tempo.

O manejo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar do Bioparque Pantanal, composta por mergulhadores, biólogos, médicos veterinários e zootecnistas, seguindo rigorosos padrões técnicos e de segurança. Os exames foram realizados em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) e com a empresa Caimasul, fortalecendo a integração entre ciência, conservação e manejo de fauna.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o acompanhamento periódico é essencial para assegurar a qualidade de vida dos animais.

“No Bioparque Pantanal, prezamos pela saúde e pelo bem-estar de cada animal. Para isso, seguimos protocolos e rotinas bem estabelecidas, que incluem a biometria individual, análises clínicas, laboratoriais, nutricionais e exames por imagem. Todo esse trabalho é realizado por uma equipe técnica altamente qualificada e fortalecido por parcerias importantes, que somam conhecimento, tecnologia e excelência ao cuidado com a nossa fauna”, destacou.

A bióloga-chefe do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski, reforça a relevância dos procedimentos. “Realizamos os procedimentos de biometria, ultrassonografia e coleta de sangue dos jacarés como parte dos protocolos de manejo do Bioparque. Essas ações envolvem uma equipe multidisciplinar e são fundamentais para acompanhar tanto o desenvolvimento dos animais quanto a manutenção da saúde e do bem-estar ao longo do tempo”, explicou.

O médico veterinário e professor da UFMS, Diogo Helney Freire, ressaltou a contribuição da universidade no processo. “A UFMS contribui com o suporte técnico, especialmente na realização e interpretação dos exames de imagem e das análises de sangue, que serão encaminhadas para a universidade. Esses dados são essenciais para garantir a qualidade do desenvolvimento e o acompanhamento sanitário adequado desses animais”, afirmou.

Após a conclusão dos exames, todos os jacarés retornaram aos seus tanques de origem e já podem ser contemplados normalmente pelos visitantes do Bioparque Pantanal, reforçando o compromisso do espaço com a transparência, a ciência e a conservação da vida.

Fonte: Eduardo Coutinho, Comunicação Bioparque Pantanal

Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval

0
Fotos: Arquivo/SES

Enquanto os blocos se organizam e as cidades entram no ritmo do Carnaval, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça que a folia pode — e deve — caminhar junto com a prevenção. Seja para quem vai aproveitar os dias de festa nas ruas ou para quem escolheu descansar em casa, o cuidado com o ambiente é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

Com o aumento da circulação de pessoas e da produção de resíduos durante o período festivo, a SES alerta para a importância do descarte correto do lixo e da eliminação de recipientes que possam acumular água parada. A medida é essencial para reduzir os riscos de formação de criadouros do mosquito.

De acordo com a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o período exige atenção redobrada da população. “Com a chegada do Carnaval, é importante que a população redobre os cuidados, tanto quem for viajar ou aproveitar a folia quanto quem optar por ficar em casa. Pedimos atenção especial para evitar o descarte irregular de lixo e não deixar recipientes com água parada, que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Pequenas atitudes fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”, destaca.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, reforça que o enfrentamento das arboviroses depende da mobilização coletiva. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também de grande circulação de pessoas. Precisamos unir esforço do poder público e da população para impedir o avanço da dengue. A prevenção é contínua e deve fazer parte da rotina, inclusive durante o período festivo”, afirma.

Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval
Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval
Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval

Para quem vai cair na folia, a orientação é simples: utilizar as lixeiras disponíveis nos locais de festa e evitar deixar copos, garrafas e embalagens espalhados em ruas, praças e terrenos baldios. Objetos descartados de forma irregular podem acumular água da chuva e se transformar em ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti.

O coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, chama a atenção para o impacto direto do lixo descartado incorretamente. “Uma simples lata ou copo plástico jogado na rua pode se transformar em um criadouro em poucos dias. O mosquito se desenvolve rapidamente, e cada recipiente com água parada representa um risco. Por isso, a colaboração da população é essencial para evitar novos focos”, explica.

Já para quem permanecer em casa, o feriado pode ser uma oportunidade para vistoriar o quintal e o interior da residência. A SES recomenda verificar calhas, ralos externos, vasos de plantas, garrafas, baldes, lonas, caixas d’água e qualquer outro recipiente que possa reter água. A limpeza regular e a vedação adequada desses locais são medidas eficazes no controle do vetor.

A Secretaria reforça que mais de 70% dos focos do mosquito são encontrados em ambientes domiciliares, o que torna a participação da população decisiva no enfrentamento das arboviroses. “O controle do mosquito começa dentro de casa. Quando cada morador faz a sua parte, conseguimos reduzir significativamente os índices de infestação e proteger toda a comunidade”, complementa Larissa Castilho.

A folia acontece, mas a prevenção não pode ficar de lado. O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada e começa com atitudes simples no dia a dia.

Fonte: Kamilla Ratier, Comunicação SES

Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã

0
Presidente e diretoria da ACEJA são eleitos por aclamação durante assembleia. Fotos: Caíque Fernandes/PMJ

Com total apoio da Administração de Japorã “Amor Por Nosso Povo”, um sonho acalentado há mais de duas décadas pela maioria das autoridades do município, se tornou realidade na noite de ontem (11-02): a fundação da ACEJA – Associação Comercial e Empresarial de Japorã. Por aclamação, o empresário Walter José Silva foi eleito presidente da 1ª diretoria da entidade de classe.

Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Walter José Silva é eleito primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Japorã – ACEJA. © Caíque Fernandes/PMJ

Durante a Assembleia Geral Extraordinária, no salão de reuniões da Prefeitura, foi colocado em apreciação o estatuto social da ACEJA e, simultaneamente, os nomes convidados para formação da primeira diretoria. O moderno estatuto foi aprovado por unanimidade, e da mesma forma, a diretoria apresentada foi eleita com 100 por cento de aprovação.

Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Primeira diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Japorã, eleita e empossada neste dia 11 de fevereiro. © Caíque Fernandes/PMJ

O empresário de Mundo Novo, Júlio Lucca, representando o presidente da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti Júnior, conduziu os trabalhos, empossou a diretoria recém eleita e, por último, fez discurso eloquente, deixando uma mensagem de otimismo e perseverança da FAEMS para a ACEJA, reiterando que a Federação estará atuando e dando suporte às futuras ações da nova afiliada de Japorã.

O presidente recém empossado, citou nominalmente cada um dos componentes da diretoria e do conselho fiscal, apresentou ao público, e a primeira foto oficial foi feita, sacramentando o seu sonho de 20 anos atrás de fundação da ACEJA. Em toda sua fala, Walter Silva fez agradecimentos e afirmou estar consciente sobre a caminhada que inicia a partir de agora. “Vamos encaminhar a inscrição do CNPJ da ACEJA e, simultaneamente, iniciar os trabalhos”, anunciou o novo líder empresarial.

AUTORIDADES E LIDERANÇAS PRESENTES

A fundação da ACEJA e eleição da primeira diretoria contou com as participações de diversas lideranças. Dentre eles, o prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias); 1ª Dama e secretária de Saúde, Ivoni Maciel Gois; vice-prefeita Ana Cristina Teodoro (Aninha); ex-prefeito Paulo César Franjotti; presidente do Poder Legislativo Gabriel Klasmann, demais vereadores; presidente da Associação Comercial de Mundo Novo, Marcos Rogério Moreira Dias; presidentes de associações rurais, secretários municipais, comerciantes, profissionais liberais, dentre outros.

“Hoje um sonho que se tornar realidade. Pela disposição destes vários companheiros, temos a certeza de que esta associação assume um grande desafio de ajudar o desenvolvimento de Japorã. Pelos valorosos companheiros aqui empossados temos a certeza de que escreverão nova história no município. Parabéns e sucesso na caminhada”, desejou o presidente da Câmara Gabriel Klasmann, ao falar em nome de todos os vereadores.

A vice-prefeita Aninha cumprimentou a diretoria eleita, as autoridades, os comerciantes e empresários de Japorã. “Finalmente saiu do papel, com um “empurrãozinho” do Sebrae hoje nasce a ACEJA, órgão que atuará em defesa dos comerciantes e, ao mesmo tempo, no fomento à economia do município. Me coloco à disposição para auxiliar no que for possível. Que a ACEJA tenha um ano de muitas conquistas”, desejou Aninha.

Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Prefeito de Japorã, Vitor Malaquias: “Estamos muito felizes pela fundação da ACEJA que acontece justamente em nossa gestão”. © Caíque Fernandes/PMJ

O prefeito de Japorã comentou sua satisfação em poder participar do momento histórico de criação da ACEJA. “Quis Deus que fosse em nosso mandato. Mas, quero destacar o empenho de todos para tornar realidade a implantação da ACEJA, da busca incansável do Walter, os apoios do Júlio da FAEMS, trabalho do diretor do Departamento de Desenvolvimento, na pessoa do Ney Lobo, e de toda a equipe da Prefeitura”.

Continuando, Vitor Malaquias destacou todos que apostam no potencial do município de Japorã. “Estamos muito felizes. Vamos dar apoio a todos os eventos que tragam sucesso e desenvolvimento para Japorã. Temos a capacidade de conduzir com cuidado e responsabilidade os destinos do município, com o apoio e orientação dos mais experientes. Parabéns à diretoria da ACEJA que tem todo nosso apoio e vem somar pelo desenvolvimento de Japorã”, afirmou Malaquias.

CONHEÇA A 1ª DIRETORIA ELEITA E EMPOSSADA DA ACEJA:

Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã
Com apoio do Executivo, Associação Comercial e Empresarial é fundada em Japorã

Fonte: Roney Minella – Panorama do MS

Criança na Creche: programa que paga cuidador para mães irem trabalhar abre pré-cadastro online

0
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

O programa estruturante do Governo de Mato Grosso do Sul que paga creche ou cuidador particular para que as mães solos beneficiárias do Programa Mais Social possam deixar as crianças em um local seguro, podendo ir trabalhar fora nesse período, está com pré-cadastro disponível no site da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

Por meio do Programa de Apoio à Mãe, Mulher Trabalhadora e Chefe de Família – Criança na Creche, as beneficiárias recebem um adicional de R$ 600 por filho com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias permitindo que elas trabalhem e conquistem a independência financeira.

Em dezembro de 2025, o Criança na Creche foi ampliado para permitir que os filhos fiquem sob os cuidados de cuidador particular. Para isso, o cuidador deverá ter certidões negativas cíveis e criminais da Justiça Estadual e Federal e assinar uma declaração comprometendo-se a seguir as normas do Programa e a zelar pelo bem-estar da criança.

Será necessário ainda indicar formalmente o local onde a criança será cuidada pelo cuidador, para a realização de visitas 

O Criança na Creche não pode ser cumulado com qualquer outro benefício social de transferência de renda, exceto com o BPC (Benefício de Proteção Continuada) e o Mais Social. Também para oportunizar mais oportunidades para essas mães, poderá ser concedido um adicional de R$ 300 às beneficiárias do Programa que estiverem frequentando ensino regular ou educação de jovens e adultos. 

Passo a passo

Para fazer a pré-inscrição basta acessar www.sead.ms.gov.br/programas-e-projetos/mulher-trabalhadora-crianca-na-crech, clicar em pré-cadastro, preencher as informações e enviar. Vale lembrar que o preenchimento não garante a concessão automática do benefício.

O pré-cadastro passará por uma triagem para verificar os requisitos legais e a inexistência de creche pública disponível. A equipe da Superintendência do Mais Social, da Sead, ainda fará cruzamento de dados e emitirá um parecer técnico, antes da concessão do benefício, além do monitoramento contínuo, das pessoas contempladas.

Mais Social

Com mais de 43 mil famílias beneficiárias, o Mais Social garante a segurança alimentar por meio de um cartão que pode ser utilizado exclusivamente para aquisição de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene, sendo proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco.

O benefício, gerido pela Sead, é para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo residente em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos e há prioridade para famílias com menor renda, chefiadas por mulheres, com crianças e para mulheres em situação de violência doméstica.

Fonte: Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Copa de Torcidas e futebol sintético feminino livre estão com inscrições abertas em Tacuru

0
O diretor de esportes, Bufão (d) com o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti. Competição está sendo promovida pela prefeitura local através do Departamento Municipal de Esportes. (Foto: Bia Souza/Assessoria Prefeitura)

Vilson Nascimento

Seguem abertas até o dia 4 de março as inscrições para a 1ª Copa de Torcidas e a Copa Municipal Livre Feminina de futebol em quadra sintética, em Tacuru.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes da prefeitura local, que promove e organiza a competição, João Francisco Mendes, o “Bufão”, as inscrições para as duas modalidades serão encerradas dia 4 e no dia seguinte, 5 de março, uma quinta-feira, já será realizado, a partir das 19h no Ginásio de Esportes, o congresso técnico para a competição.

Bufão lembra que, para a Copa de Torcidas, os times serão formados por jogadores torcedores, como por exemplo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e aí por diante. Maiores informações sobre a 1ª Copa de Torcidas e a Copa Municipal Livre Feminina poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99831-7776 com o Bufão ou diretamente no Ginásio Poliesportivo Mancini & Lopes, em Tacuru, no período das 7h às 11h ou das 13h às 16h.

Copa de Torcidas e futebol sintético feminino livre estão com inscrições abertas em Tacuru

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas

0
O time Los Hermanos , de Sete Quedas, campeão da categoria 40+ em 2025. Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Tem início a partir das 8h da manhã do domingo, dia 22 de fevereiro, no campo do Centro Esportivo José Valci Araújo, em Sete Quedas, a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço.

Promovida pela prefeitura local através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, a competição, que este ano está na 8ª edição, reúne, além de equipes da casa, em Sete Quedas, times das cidades de Amambai, Tacuru, Eldorado, Paranhos e Iguatemi, além de Corpus Christi, Katuetê e da região do Km 05, no Paraguai.

Para este ano, segundo o secretário de esportes do município, Renato Bevilaqua, a Copa Verão de Suíço será disputada em três categorias. Na categoria livre serão 14 equipes, na categoria 40+ serão 6 equipes e a categoria 50+ vai reunir 5 equipes.

Em 2025 a campeã da categoria livre da Copa Verão de Futebol Suíço foi a equipe do Auto Posto Tacuru, da cidade de Tacuru ao vencer a equipe Água Boa, de Sete Quedas, pelo placar de 1×0 na final, com do jogador Juninho, que na ocasião também foi o artilheiro do campeonato com 4 gols marcados.

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
A equipe do Auto Posto Tacuru, campeã da Copa Verão de Suíço 2025, em Sete Quedas, recebendo a premiação.

Veja abaixo as equipes em cada categoria

Categoria 40+

Sete Quedas 

Amambai 

Tacuru

Iguatemi 

Corpus Christi 

Km 05- Paraguai

Categoria 50+

Los Hermanos 

Mecânica do Coronel 

Amambai

Tacuru 

Paranhos

Categoria Livre

Pato Loko (Sete Quedas)

Água Boa (Sete Quedas)

Mapin EC (Sete Quedas)

Leões Da Fronteira (Sete Quedas)

Katuetê FC (Paraguai)

Amambai FC

Eldorado

Tacuru FC

Jaguapiré (Tacuru)

Metalúrgica Metal Forte (Tacuru)

Iguatemi

Paranhos

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas

Paranhos: Vereador Ubaldo Fernandes participa de reunião sobre melhorias em estradas indígenas

0
Foto: Divulgação/Redes sociais

Redação

O vereador Ubaldo Fernandes utilizou as redes sociais na terça-feira, dia 10, para informar sobre uma reunião realizada durante a manhã com o prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde, a advogada do município, Dra. Lígia, o chefe da Funai de Paranhos, Renato Melo da Cunha, o vice-capitão Moacir e membros da comissão da Aldeia Paraguassu.

Conforme o parlamentar, o encontro teve como principal pauta o cascalhamento das estradas internas da comunidade indígena. Segundo ele, as fortes chuvas registradas recentemente causaram grandes estragos, dificultando o acesso à maioria das residências.

Ao final da publicação, o vereador agradeceu a atenção e a disposição de todos os participantes da reunião e reforçou o compromisso coletivo em buscar melhorias para a população.

Fonte: Grupo A Gazeta

Saúde divulga funcionamento das unidades durante o Carnaval em Amambai

0
Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população como será o funcionamento das unidades de saúde durante o período de Carnaval.

Na segunda-feira (16), ponto facultativo, o Posto Central estará aberto com equipe completa para atendimento à comunidade. As demais unidades de saúde permanecerão fechadas neste dia.

Já na terça-feira (17), feriado de Carnaval, todas as unidades de saúde estarão fechadas.

O atendimento será retomado na quarta-feira (18), com funcionamento em todos os postos a partir das 13h. No período da manhã, o atendimento ocorrerá normalmente na Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria reforça que o Hospital Regional de Amambai manterá atendimento normal todos os dias, garantindo também assistência à população em casos de urgência e emergência.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade

0
Fotos: Saul Schramm/Secom

Com avanços já consolidados em diferentes frentes de atuação, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem o contrato de gestão para 2026 voltado à administração interna do Governo de Mato Grosso do Sul. A pasta tem responsabilidade direta com os servidores públicos, compras e patrimônio, com a responsabilidade de intensificar os trabalhos durante o ano.

“O contrato de gestão da SAD abrange todas as nossas áreas de atuação, com atenção a sempre melhorar a tecnologia e inovação nas compras públicas, trabalhando também nessa integração entre as várias secretarias, essa transversalidade”, explicou o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini.

Além da atuação abrangente, com atenção a todas as secretarias, autarquias e fundações, a SAD também é responsável pelos servidores públicos. “Nós temos na gestão de pessoas um cuidado especial com a saúde do servidor, todo o mapeamento de processos das áreas de recursos humanos de todo o Estado. Ainda na gestão de pessoas a modernização do setor de concursos públicos e processos seletivos é um ponto muito importante acordado”, disse o titular da pasta.

Com atuação direta na área de compras, a SAD também responde pela área de patrimônio. “A gente tem a continuação do nosso censo imobiliário com a avaliação dos imóveis e uma alteração legislativa que possibilite uma nova política pública com o imobiliário do Estado”, pontuou Felini.

Como parte do contrato de gestão, o trabalho da SAD ao longo do ano também vai incluir a sustentabilidade. “Além dos três grandes eixos, uma inovação que a secretaria vem adotando como responsável pela política de sustentabilidade do governo é a implementação de todo o diagnóstico que foi feito em 2025. Para que todos os órgãos sejam verdes, uma das bases das nossas políticas públicas”, disse o secretário.

Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade

O secretário-executivo da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), Thaner Nogueira, pontuou que o trabalho executado pela SAD ao longo de 2026 será voltado a organização e modernização dos processos.

“Tem um tom de fechamento. Nós temos a ambição de dar mais agilidade para os processos de compras públicas, com uma série ações relacionadas à melhoria da organização dessas rotinas de trabalho. Tem ainda a implementação de um sistema gerencial que permite enxergar melhor os números do Estado. E a consolidação da agenda de sustentabilidade”, disse o secretário-executivo.

Com planejamento para garantir sustentabilidade em todos os processos de atuação, a SAD vai liderar a atividade na área, juntamente com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escola Gov) e a Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul).

“O contrato de gestão tem duas cláusulas, de resultado e de esforço. E elas estão muito bem conectadas no da SAD. A Escola Gov também tem desafios, na capacitação de todos os servidores. E a Ageprev tem o desafio, talvez histórico, de conseguir consolidar um corpo técnico voltado para os processos de previdência”, finalizou Thaner.

Com o início do ciclo 2026 dos contratos de gestão, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida um modelo de gestão que integra planejamento estratégico, responsabilidade institucional e foco em resultados, e assim segura que as decisões tomadas no âmbito da governança se traduzam em ações com impacto direto na vida do sul-mato-grossense.

Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Prefeitura de Amambai leva vacinação, testes rápidos e prevenção à Praça Central nesta sexta-feira (13)

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, dia 13, das 8h às 11h, a Ação de Saúde na Praça Coronel Valêncio de Brum.

A iniciativa integra as ações de mobilização e conscientização em saúde, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

Durante a manhã, a população terá acesso gratuito a diversos serviços, entre eles:

  • Distribuição gratuita de preservativos;
  • Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
  • Vacinação para adultos, com todas as vacinas disponíveis.

A ação é aberta a toda a comunidade e tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde, incentivar a prevenção e possibilitar o diagnóstico precoce de doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os participantes levem documento pessoal e o cartão do SUS para atendimento.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul

0
© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará duas visitas oficiais entre os dias 17 e 24 de fevereiro. O primeiro destino será a Índia, até o dia 21. No dia seguinte (22), ele partirá para a Coreia do Sul, retornando ao Brasil no dia 24.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) apresentou nesta quinta-feira (12) os detalhes da viagem presidencial. Entre os assuntos que serão tratados estão minerais críticos e terras raras, elementos relevantes para a transição energética; e segurança no uso da inteligência artificial (IA), tema central de evento previsto para os dias 18 e 19, em Nova Délhi, na Índia.

“Será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível sobre IA”, informou o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Itamaraty, Eugênio Vargas Garcia.

Garcia explicou que a cúpula de IA discutirá assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização desta tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social.

A expectativa é que o presidente brasileiro discurse no dia 19, durante a plenária de alto nível, após a abertura do evento, que ficará a cargo do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Visita de Estado

Os dias 20 e 21 serão dedicados à visita de Estado. Esta será a quarta vez que Lula e Modi se encontram. O presidente brasileiro será homenageado com um almoço oferecido pelo presidente indiano, Droupadi Murmu.

Segundo a secretária do Itamaraty para assuntos relacionados à Ásia e ao Pacífico, embaixadora Susan Kleebank, os dois países assinarão parcerias e memorandos de entendimento sobre terras raras e minerais críticos.

“Será também oportunidade para avançarmos no acordo de comercial preferencial entre o Mercosul e a índia”, destacou Susan Kleebank.

Há expectativa de que esses encontros resultem na ampliação do prazo de vistos de turista, dos atuais cinco para dez anos.

São também esperados avanços nas colaborações entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace, uma das empresas que lideram o setor aeroespacial indiano.

Declaração conjunta

Lula participará ainda da inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia. O MRE organizou um fórum empresarial, no dia 21, que já conta com a participação de mais de 300 empresas brasileiras, de setores como agropecuário, saúde, tecnologia, minérios, alimentos e fármacos.

Ao final da visita, está prevista uma declaração conjunta de Brasil e Índia. Susan Kleebank antecipou alguns dos pontos que já vêm sendo acordados entre os dois países que, segundo ela, têm “posições coincidentes na pauta internacional”.

O documento tratará de temas como desafios ao multilateralismo e ao comércio internacional; mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas; e a situação de Gaza.

Coreia do Sul

Na sequência, a comitiva presidencial seguirá para a Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente Lula se reunirá com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, e com CEOs de grandes empresas daquele país.

De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro pretende, com a viagem, ampliar o comércio entre os dois países. Para tanto, foi agendado um fórum empresarial e a assinatura de um plano com previsão de ações a serem implementadas até 2029.

As ações serão voltadas a alavancar negócios em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.

Até o momento, mais de 130 empresas se inscreveram para participar do Fórum Empresarial Brasil-Coreia. Lula voltará ao Brasil no dia 24 de fevereiro.

Fonte: Pedro Peduzzi – repórter da Agência Brasil

MS: Na segunda reunião do ano, Conselho do FCO aprova mais R$ 192 milhões em financiamentos

0
Fotos: Mairinco de Pauta

Os membros do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO) se reuniram na manhã dessa quinta-feira (12) para deliberar sobre dezenas de pedidos de financiamentos pelo fundo. O investimento mais vultoso foi para financiar uma fábrica de ração para suínos em Sidrolândia, no valor de R$ 99.978.755,99. O valor total do projeto está orçado em R$ 133.839.851,37. Foram aprovadas, ao todo, 40 cartas consultas contemplando projetos de 23 municípios, de todos os portes.

A reunião foi em formato virtual e conduzida pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, com transmissão a partir da Sala de Reuniões da Secretaria. Também participaram o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rogério Beretta e assessores.

Na ocasião, foi anunciado pela Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste) o montante de R$ 500 milhões pelo FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste), uma linha exclusiva para financiar projetos de infraestrutura, logística, serviços públicos e grandes empreendimentos produtivos. O secretário Jaime Verruck disse que há, ainda, a expectativa de injeção de outros R$ 700 milhões para essa finalidade através do Banco dos BRICS, o grupo de países emergentes formado inicialmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Semadesc e a Sudeco realização um road show para divulgar essa linha de crédito e facilitar a contratação de financiamentos pelos empreendedores interessados, anunciou Verruck.

Deliberações

MS: Na segunda reunião do ano, Conselho do FCO aprova mais R$ 192 milhões em financiamentos

Das 40 cartas consultas aprovadas, 33 foram para a linha FCO Rural no valor de R$ 170.948.222,59 e 7 para a linha FCO Empresarial, totalizando R$ 21.284.926,36. Nessa linha, a demanda maior foi para o setor de Comércio e Serviços, com cinco cartas aprovadas. A Indústria e o setor de Ciência e Tecnologia tiveram aprovadas uma carta consulta cada.

Na linha FCO Rural, a maior demanda foi para compra de máquinas agrícolas (12), em seguida vem reforma de pastagens e aquisição de matrizes bovinas (5 cartas consultas cada); correção de solo e benfeitorias rurais tiveram 3 cartas consultas cada, aprovadas; projetos de irrigação, duas cartas e projetos de suinocultura, indústria cooperativa e energia fotovoltaica, com um financiamento cada.

No ano o CEIF/FCO já aprovou 113 pedidos de financiamento no valor total de R$ 321.533.685,24, sendo 88 na linha FCO Rural e 25 na linha FCO Empresarial. Em percentual, já supera 10% do volume de recursos disponibilizados para Mato Grosso do Sul no ano, pontuou o secretário Jaime Verruck.

“Importante ponderar que 75% desses financiamentos foram para investimentos na área rural, o que é positivo pois mostra a demanda aquecida no campo, considerando que Mato Grosso do Sul tem nesse setor a base forte de sua economia. Entretanto, continuamos os esforços para divulgar a linha do FCO Empresarial, que por enquanto só detém 25% do montante aprovado”, completou Verruck.

Recursos

Em 2025 fundo injetou R$ 3,240 bilhões no Estado, volume recorde, tendo forte demanda do setor rural, que concentrou 75% dos recursos disponibilizados, bem acima da média verificada em anos anteriores quando a distribuição ficava em torno de 60% para o FCO Rural e 40% para a linha FCO Empresarial. O repasse inicial da Sudeco a Mato Grosso do Sul foi de R$ 2,7 bilhões, porém com o aumento da demanda o valor foi sendo reajustado a maior até atingir R$ 3,2 bilhões.

O CEIF/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos.

Fonte: João Prestes, Semadesc

Paranhos recebe novos equipamentos para fortalecer as salas de vacina

0
Fotos: Prefeitura de Paranhos

A Prefeitura Municipal de Paranhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi realizada a entrega de novos equipamentos destinados às salas de vacina do município.

A ação é fruto de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), contemplando os municípios sul-mato-grossenses com kits completos para estruturar e modernizar os espaços de imunização.

Foi recebido:
✔ Refrigerador específico para conservação de imunobiológicos (2º a 8ºC)
✔ Computador desktop
✔ Nobreak
✔ Ar-condicionado split

O investimento fortalece a rede de imunização, garantindo mais segurança no armazenamento das vacinas, melhor controle das doses aplicadas e mais qualidade no atendimento à população.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e com a proteção de cada cidadão Paranhense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranhos

Diante da superlotação, deputada Lia Nogueira solicita construção de UBS em Nova Itamarati

0
Foto: Assessoria

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou indicação solicitando a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para o distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã. A proposta foi encaminhada ao Governo do Estado e ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB), reforçando a necessidade de união de esforços entre Estado e município para ampliar o acesso à saúde básica.

Atualmente, cerca de 16 mil moradores do distrito são atendidos pela UBS Anastácio Basílio Pires, uma unidade de porte reduzido, cuja estrutura física já não comporta a crescente demanda da região. A limitação do espaço compromete a organização dos serviços, impacta o conforto dos usuários e dos profissionais de saúde e restringe a oferta de atendimentos, especialmente nos períodos de maior procura.

Para a deputada, investir em uma nova UBS é garantir atendimento digno, próximo e humanizado à população. “A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde. Quando a estrutura não acompanha o crescimento da comunidade, quem perde é o cidadão, que enfrenta filas, deslocamentos e dificuldades para acessar serviços essenciais”, destacou Lia Nogueira.

A construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, com estrutura ampliada e adequada às normas vigentes, permitirá a qualificação da atenção primária, fortalecendo ações de prevenção, promoção da saúde e acompanhamento contínuo das famílias. A iniciativa também contribuirá para desafogar outras unidades do município e reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores até regiões mais centrais de Ponta Porã.

Diante desse cenário, a parlamentar reforça a importância da articulação entre o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Logística, e a Prefeitura de Ponta Porã, para viabilizar recursos financeiros e apoio técnico necessários à implantação da nova UBS. O objetivo é assegurar mais acesso, qualidade e dignidade no atendimento à população de Nova Itamarati, fortalecendo a saúde pública e melhorando a qualidade de vida no distrito.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Quatro anos depois, família de Amambai ainda busca justiça por cachorra envenenada

0
Pantera tinha apenas nove meses quando foi envenenada, em 2022, em Amambai. Quatro anos depois, a família segue em busca de justiça. Foto: Arquivo pessoal

A dor ainda é presente. Quatro anos após a morte da cachorrinha Pantera, envenenada em 2022, em Amambai, a família segue mobilizada em busca de justiça. O caso, que causou profunda comoção no núcleo familiar, avança agora para uma audiência de instrução e julgamento marcada para março.

Pantera tinha apenas nove meses de idade. Vira-lata, havia sido adotada para exercer um papel essencial: ser cão de apoio emocional de sua tutora, uma idosa com deficiência intelectual e auditiva. A relação entre as duas ia além do afeto comum entre humano e animal, era vínculo, companhia e suporte emocional.

Segundo relato do tutor, o envenenamento teria sido praticado por um vizinho, que teria arremessado carne com substância tóxica para dentro do quintal, acreditando que não havia ninguém na residência.

“Ela foi adotada para ser apoio emocional da minha tia-avó. Era muito amada. O que fizeram com ela foi horrível. Nós sabemos o que houve com a nossa Pantera. Ela não merecia isso”, afirmou.

O tutor relata que presenciou o ato e que a família, desde então, decidiu não medir esforços para responsabilizar o suspeito.

Luto que não cessa

Desde 2022, a rotina da família passou a ser marcada por audiências, laudos e reuniões jurídicas. “A família ainda está de luto, principalmente sua tutora, que se emociona toda vez ao lembrar da cadela”, disse.

Ele afirma que nunca houve cogitação de desistir. “Em nenhum momento pensamos em parar. Mesmo diante das dificuldades, reunimos provas e seguimos firmes.”

A principal dificuldade, segundo ele, é reviver constantemente a dor. “Não podemos nos dar ao luxo de superar. Cada etapa do processo faz com que tudo volte à tona. Mas agimos com cautela e seriedade, contratamos profissionais especializados e temos certeza de que a justiça irá validar todas as provas.”

Provas robustas e enquadramento na Lei Sansão

As advogadas Isabella Godoy Danesi e Gabriela Soares Maia, especialistas em Direito Animal e responsáveis pela condução do caso, explicam que o crime é enquadrado como maus-tratos com resultado morte, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com a redação dada pela Lei nº 14.064/2020 — conhecida como Lei Sansão.

“O envenenamento de um animal de companhia configura crime de maus-tratos. Com a Lei Sansão, a pena para crimes praticados contra cães e gatos passou a ser de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda de animais”, destacam.

Segundo elas, o envenenamento é considerado uma das formas mais cruéis de violência contra animais, por provocar sofrimento intenso e prolongado.

O processo conta com um conjunto de provas técnicas e documentais, entre elas:

  • Laudo pericial toxicológico confirmando substância compatível com envenenamento;
  • Documentação veterinária detalhando o quadro clínico e tentativas de tratamento;
  • Imagens e vídeos que ajudam a reconstruir o contexto dos fatos;
  • Depoimentos de testemunhas;
  • Registro formal da ocorrência e autos de investigação.

Além da legislação infraconstitucional, as advogadas lembram que a própria Constituição Federal, em seu artigo 225, determina que o Estado e a coletividade devem proteger os animais, vedando práticas que os submetam à crueldade.

“A Constituição reconhece que os animais são seres sencientes, titulares de tutela jurídica própria, e não meros objetos”, pontuam.

Expectativa pela audiência

Na audiência de instrução e julgamento, marcada para março, testemunhas e o acusado serão ouvidos. A família espera que o caso seja definitivamente esclarecido.

“Queremos uma resposta do Judiciário. Que todos os agravantes sejam considerados e que a lei seja aplicada severamente. Esperamos que o réu seja um exemplo para a sociedade, para que casos como esse nunca mais aconteçam”, declarou o tutor.

Em caso de condenação, o acusado poderá cumprir pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda de animais. A forma cruel do envenenamento pode influenciar na fixação da pena.

Um caso que vai além de uma família

Para as advogadas, o processo possui relevância social. “Não é apenas sobre um caso isolado. É sobre combater a violência, proteger seres sencientes e garantir que o sistema de justiça responda à altura das expectativas da sociedade por respeito à vida animal”, afirmam.

Elas destacam ainda o caráter pedagógico da responsabilização. Casos como esse reforçam que crimes contra animais não são infrações de menor importância e que há consequências legais para quem pratica crueldade.

Quatro anos depois, a família segue aguardando que a justiça transforme dor em resposta. Para eles, manter o processo ativo é uma forma de honrar a memória de Pantera , e de lutar para que nenhuma outra família precise passar pela mesma experiência.

Fonte: Raquel Fernandes/ DRT/MS- 1873

Prefeitura de Caarapó publica regras do IPTU 2026 com 20% de desconto para pagamento à vista

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caarapó publicou o Decreto nº 250/2025, que estabelece as regras para o lançamento e as condições de pagamento do IPTU 2026.

Conforme o decreto, os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única com 20% de desconto, com vencimento no dia 16 de março de 2026, representando uma excelente oportunidade de economia.

Também será possível realizar o pagamento de forma parcelada, em até cinco vezes, sem desconto, obedecendo ao seguinte cronograma de vencimentos:

  • 1ª parcela: 16 de março de 2026
  • 2ª parcela: 15 de abril de 2026
  • 3ª parcela: 15 de maio de 2026
  • 4ª parcela: 16 de junho de 2026
  • 5ª parcela: 15 de julho de 2026

A emissão das guias (DAM – Documento de Arrecadação Municipal) poderá ser realizada:

  • Pelo site oficial da Prefeitura de Caarapó, na área de tributos;
  • Ou diretamente no Setor de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação.

A Administração Municipal reforça que a arrecadação do IPTU retorna em investimentos em infraestrutura, saúde, educação e serviços públicos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Os débitos não quitados até as datas de vencimento estarão sujeitos à atualização monetária, juros de 1% ao mês e multa de mora de 2% sobre o valor devido. Em caso de parcelamento, não será permitido o pagamento de parcela sem a quitação das anteriores.

Para mais informações, os contribuintes devem procurar o Setor de Tributos ou acessar o portal oficial do município.

Fonte: Assessoria

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

0

Ambiente moderno e adequado, com qualidade no ensino. Com este conceito a SED (Secretaria Estadual de Educação) apresentou as metas da pasta para 2026, durante assinatura do contrato de gestão. Os novos projetos buscam contribuir com o aprendizado dos alunos e assim melhores os índices de educação de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante reunião nesta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Governadoria. Na ocasião também foram assinados os contratos (gestão) da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educação Básica de MS).

Entre as metas está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual. “Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, ressaltou o secretário.

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
Governador assina contrato de gestão com a Secretaria de Educação

Daher ainda citou a importância de continuar os investimentos para diminuir as reprovações (alunos) nas salas de aula e lançar nos projetos. “Novidades na EJA (Educação de Jovens e Adultos), na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvimento”.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, que coordena o Contrato de Gestão, ressalta que a Educação tem projetos importantes para a gestão e planejamento do Estado neste ano.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, completou.

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

UEMS

A direção da UEMS também apresentou os projetos e metas para o ano. A sequência de programas importantes de inclusão, assim como continuar a política de atender as demandas da sociedade e fortalecer a educação de ensino superior pública principalmente no interior do Estado.

“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, ponderou o reitor Laércio Alves de Carvalho.

Ele citou a sequência de programas como a “Universidade da Maturidade”, projeto de tecnologia social para o público igual ou superior a 45 anos, assim como o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes, para auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.

“Também temos nosso grande evento que é o Pantanal Tech, que é uma produção científico sustentável do Pantanal, assim como o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que atende jovens da reforma agrária no curso de agronomia”.

No documento também está previsto projetos de fortalecimento na área de educação à distância, que tem o objetivo de oferecer educação pública para quem não consegue ir a universidade de forma presencial.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom