4.6 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 205

Grupo Onça Pintada leva prevenção ao câncer de mama a Rio Brilhante neste sábado (21)

0
Fotos: Assessoria

O Grupo Onça Pintada realiza neste sábado (21), a partir das 7h, uma ação gratuita de prevenção ao câncer de mama em Rio Brilhante. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, na Clínica da Mulher e da Criança, localizada na Avenida Lourival Barbosa, nº 1020, no bairro Olímpico.

A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, por articulação da ex-vice-prefeita Juraci Aparecida, e do deputado estadual Paulo Corrêa, padrinho da entidade, e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos cuidados preventivos e ao diagnóstico precoce.

Durante a ação, serão ofertadas consultas clínicas, rastreios e exames de ultrassonografia das mamas. Nos casos em que houver indicação médica, as pacientes serão posteriormente encaminhadas para a sede do Grupo Onça Pintada, em Campo Grande, onde serão realizadas mamografias.

Grupo Onça Pintada leva prevenção ao câncer de mama a Rio Brilhante neste sábado (21)
Nas laterais, deputado Paulo Corrêa e sua esposa Adriana Corrêa, padrinhos do Grupo Onça Pintada

Padrinho do GOP, Paulo Corrêa destacou a importância da prevenção como principal aliada na luta contra o câncer de mama.

“A prevenção salva vidas. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura e reduz o sofrimento das mulheres e de suas famílias. Por isso, faço um convite especial para que as mulheres de Rio Brilhante aproveitem essa oportunidade e mantenham seus exames em dia”, afirmou.

Com 25 anos de história, o Grupo Onça Pintada é referência em ações de prevenção e combate ao câncer de mama e já realizou mais de 85 mil atendimentos em todo o Mato Grosso do Sul, levando informação, cuidado e acesso à saúde para mulheres da Capital e do interior.

“Quando o exame chega no tempo certo, a história muda. Por isso, nosso compromisso é levar esse cuidado para cada município, garantindo acesso, acolhimento e mais chances de cura para as mulheres sul-mato-grossenses”, finalizou Corrêa.

Fonte: Assessoria Grupo Onça Pintada

Câmaras de Aral Moreira e Paranhos abrem ano legislativo 2026 nesta quinta-feira

0
Os presidentes das câmaras municipais de Aral Moreira, Camilla Fatala Leite (e) a de Paranhos, Claudenir Costa, o “Chacal” convidam a população de seus respectivos municípios para a abertura do ano legislativo 2026 nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

As câmaras municipais de Aral Moreira e Paranhos abrem nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, o ano legislativo 2026 com realizações de sessões.

Em Aral Moreira a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos 2026, que terá a frente da coordenação a presidente da Casa de Leis, vereadora Camilla de Oliveira Fatala Leite, está prevista para iniciar a partir das 18h no Plenário Agostinho Wolf.

Em Paranhos a sessão, que será presidida pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador Claudenir Costa de Oliveira, o “Chacal” , a sessão de abertura do ano legislativo 2026 também está prevista para às 18h desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro.

Em Coronel Sapucaia a Câmara Municipal local abre o ano legislativo 2026 com sessão ordinária na manhã desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro e no período da noite, a partir das 19h está prevista a realização de uma sessão solene para complementar a abertura dos trabalhos.

Nos municípios de Japorã, Eldorado e Itaquiraí, as sessões que marcarão a abertura do ano legislativo 2026 estão previstas para acontecer na próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro.

Câmaras de Aral Moreira e Paranhos abrem ano legislativo 2026 nesta quinta-feira
O presidente, vereador Gabriel José Klassmann, convida autoridades e a população de Japorã para a sessão de abertura do ano legislativo 2026 na Câmara Municipal local, que acontece a partir das 19h desta segunda-feira, dia 23 de fevereiro. (Foto: Assessoria Câmara)

Em Eldorado e em Itaquiraí as sessões de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal local estão previstas para iniciarem às 8h da manhã de segunda-feira, dia 23 de fevereir. Já na Câmara Municipal de Japorã a sessão, que será presidida pelo presidente da Casa de Leis, vereador Gabriel José Klassmann, está prevista para iniciar às 18h desta segunda, dia 23.

Nos demais municípios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), entre eles Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Iguatemi, Mundo Novo, Naviraí, Jutí e Caarapó a abertura do ano legislativo 2026 em suas respectivas câmaras de vereadores, tiveram início na primeira semana deste mês de fevereiro.

Câmaras de Aral Moreira e Paranhos abrem ano legislativo 2026 nesta quinta-feira
Câmaras de Aral Moreira e Paranhos abrem ano legislativo 2026 nesta quinta-feira

Energia furtada em MS daria para abastecer 200 mil residências em Dourados

0
Fios soltos e irregulares comprometem a segurança dos moradores - Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Em 2025, a Energisa Mato Grosso do Sul recuperou cerca de R$ 24,5 milhões por meio de ações de combate a fraudes e furtos de energia em todo o Estado. As operações resultaram na emissão de 10.294 termos de ocorrência, após inspeções realizadas na rede elétrica. 

Em termos de energia, o total recuperado alcançou 21,1 GWh. As perdas comerciais acumuladas somaram 373,3 GWh, volume suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil residências durante um ano, equivalente a uma cidade do porte de Dourados, a segunda maior do Estado. 

No comparativo com 2024, a Energisa aumentou o alcance das ações de fiscalização. Com isso, outro importante resultado foi a recuperação de R$ 6 milhões em impostos, os quais são destinados aos cofres públicos e podem ser aplicados pelo Governo do Estado em áreas essenciais para a população. 

De acordo com Alex Almeida Leite, coordenador de medição e combate a perdas da Energisa MS, as ações reforçam o compromisso da empresa com a segurança, a qualidade do fornecimento e a justiça tarifária, protegendo os clientes que utilizam a energia de forma regular. 

O porta-voz da concessionária alerta que o furto de energia é crime e representa riscos graves à população, podendo causar choques elétricos, interrupções no fornecimento e acidentes fatais.

“Ligações clandestinas também comprometem a estabilidade da rede e afetam diretamente os consumidores regulares”, explicou Alex Almeida.

Denúncia

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da Energisa, através do site https://www.energisa.com.br/para-sua-casa/canais-de-atendimento/todos-os-canais/canais-de-atendimento. Outra forma de denunciar os furtos de energia é informando qualquer unidade da Polícia Civil.

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com penas de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

A conduta envolve ligação clandestina ou fraude no medidor. Além da sanção penal, o infrator deve pagar retroativamente pela energia furtada, acrescida de custos operacionais e encargos.

Fonte: João Pedro Flores/Correio do Estado

Churrasco do CAA reúne amambaienses em Campo Grande no dia 14 de março

0
Um dos encontros realizados pelo CAA. Foto: Divulgação/Arquivo

Redação

O reencontro dos amambaienses em Campo Grande já tem dia e hora para acontecer. No dia 14 de março, a partir das 12h, será realizado o Churrasco do CAA – Clube dos Amigos de Amambai, um evento pensado para aproximar conterrâneos, fortalecer laços e celebrar as origens em um clima de confraternização.

O ingresso custa R$ 50,00 e está disponível para compra pelo site Ingressos MS, no link https://www.ingressosms.com.br/produto/churrasco/. A programação será realizada no SINSERCON – Sindicato dos Funcionários e Servidores do TCE/MS, localizado na Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, 01, no Jardim Veraneio, em Campo Grande.

A animação musical ficará por conta de Irwing Ferreira & Grupo Fronteira Latina, garantindo o clima festivo ao longo da tarde. A organização orienta que os participantes levem pratos, talheres e bebidas, sendo que não haverá venda de bebidas no local.

A proposta é proporcionar um sábado de convivência, integração e valorização das raízes de Amambai, reunindo amigos, famílias e conhecidos que hoje vivem na Capital.

Churrasco do CAA reúne amambaienses em Campo Grande no dia 14 de março
– Divulgação

Fonte: Grupo A Gazeta

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

As mulheres com 18 anos de todo o país que foram selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino 2025 precisam comparecer até sexta-feira (20) para passar pelos procedimentos da seleção complementar.

Cada candidata deve acompanhar o site oficial do alistamento para saber o dia e o local exatos da unidade de uma das três forças armadas em que deve comparecer. O acesso deve ser feito por meio da plataforma Gov.br.

No local, serão avaliados requisitos considerados básicos para a formação militar, por meio da realização de exames clínicos e entrevistas complementares, bem como análise do preparo físico das candidatas.

Esta é a quarta e última fase antes da entrada oficial das selecionadas na vida militar, processo que é realizado pela segunda vez na história.

Incorporação

Os homens e as mulheres incorporados após o alistamento não terão estabilidade no serviço militar.

Neste ano, a incorporação das militares ocorrerá em dois momentos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto.

Na Marinha, as militares ingressarão como marinheiro-recruta; já no Exército e na Força Aérea, como soldado, tendo os mesmos direitos e deveres dos homens.

Vagas no serviço militar

Inicialmente, em 2026, são oferecidas às mulheres voluntárias 1.467 vagas, sendo 157 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Força Aérea.

As oportunidades estão distribuídas em 51 municípios, abrangendo unidades militares das três Forças em 13 estados, além do Distrito Federal.

Em 2025, cerca de 34 mil mulheres voluntárias se inscreveram para o recrutamento.

O alistamento masculino é obrigatório para quem completa 18 anos. Em 2025, foram 1.029.323 homens alistados.

Historicamente, as mulheres entravam nas Forças Armadas apenas por concursos para sargentos ou oficiais (nível técnico ou superior). Desde 2025, elas podem entrar como recrutas, na base das três forças armadas.

Fonte: Daniella Almeida – repórter da Agência Brasil

Copa Paranhos de Suíço segue com inscrições aberta até esta segunda-feira

0
As rodadas da competição vão acontecer no campo do Parque Ecológico Clovis Bronzin, ao lado do Lago Municipal. (Foto: Reprodução)

Vilson Nascimento

Seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, as inscrições para a  Copa Paranhos de Futebol Suíço 2026.

A competição, promovida pela prefeitura local através da Sejel (Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer), que será aberta para a participação de equipes de toda a região, será disputada nas categorias, livre masculina, master masculina e feminina.

O campeonato, que está previsto para iniciar no dia 27 de fevereiro, uma sexta-feira, terá rodadas no campo de futebol suíço do Parque Ecológico Clovis Bronzin, ao lado do Lago Municipal.

Segundo a organização o valor da inscrição para as categorias livre e master masculina será R$ 300,00 por equipe e na categoria feminina o valor da inscrição cai pela metade, ou seja, é R$ 150,00 por equipe. “Todo o valor arrecadado com as inscrições será revertido em premiação para as equipes vencedoras”, informou o secretário de esportes da prefeitura, em Paranhos, Denílson Rafaíne.

Maiores informações sobre o campeonato e sobre as inscrições para a Copa Paranhos de Futebol Suíço 2026 poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99937-0395 com Carlos Pavão ou (67) 99679-0031, com Denílson Rafaíne.

Copa Paranhos de Suíço segue com inscrições aberta até esta segunda-feira

Mercado reduz previsão da inflação para 3,95% este ano

0
© MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – referência oficial da inflação no país – passou de 3,97% para 3,95% em 2026. A estimativa está no boletim Focus desta quarta-feira (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

Pela sexta semana seguida, a previsão para a inflação de 2026 foi reduzida e está dentro do intervalo da meta para a variação de preços que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior, 4,5%.

Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fizeram a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado fez o IPCA acumular alta de 4,44% em 2025, dentro da meta do CMN.

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Taxa Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não mexeu nos juros pela quinta vez seguida na última reunião, no fim de janeiro.

A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Em comunicado, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.

A estimativa dos analistas de mercado é que a taxa básica caia para 12,25% ao ano até o final de 2026, a mesma previsão do boletim Focus da semana passada. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim Focus, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permanece em 1,8%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) também ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025, a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo IBGE como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para 3 de março.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,50 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique nesse mesmo patamar.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Governo de MS reforça medidas de controle de gastos para preservar equilíbrio fiscal e assegurar investimentos

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

O Governo do Estado publicou o Decreto nº 16.736, de 13 de fevereiro de 2026, que estabelece medidas administrativas de racionalização, reprogramação e controle de gastos no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, incluindo as despesas dos fundos especiais, com validade até 31 de dezembro de 2026.

A iniciativa reafirma a postura preventiva e responsável adotada pelo Estado na condução das finanças públicas. O objetivo central é assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas, o cumprimento das metas fiscais e a sustentabilidade das contas públicas, preservando investimentos e a continuidade dos serviços públicos essenciais.

O decreto determina que o total de empenhos das despesas fique limitado ao patamar executado no exercício anterior, ressalvadas as despesas com pessoal, que permanecem sujeitas às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também mantém a redução de 25% nos contratos de custeio, orienta a evitar a aquisição de novos bens permanentes, como veículos, mobiliário e equipamentos e recomenda a redução de despesas como diárias, passagens, participação em eventos e horas extras.

As diretrizes priorizam gastos com investimentos e a manutenção dos serviços essenciais, deixando claro que o ajuste não compromete áreas sensíveis à população. A adoção das medidas está fundamentada em critérios técnicos, como a análise da evolução das despesas nos últimos exercícios, o acompanhamento dos indicadores fiscais e a preservação da capacidade de pagamento do Estado, com meta de manutenção de classificação mínima nota B na metodologia da Capacidade de Pagamento (CAPAG).

O decreto também prevê revisões periódicas da programação orçamentária ao longo de 2026 e, caso necessário, a adoção de medidas adicionais de controle e eventual contingenciamento, sempre com foco na responsabilidade fiscal. Os titulares dos órgãos e entidades passam a responder diretamente pela adequação das despesas sob sua gestão, reforçando a governança e o compromisso com a eficiência administrativa.

A decisão ocorre em um contexto específico da economia estadual. Mato Grosso do Sul vem registrando retração na arrecadação do ICMS em determinados segmentos, especialmente em razão da redução das receitas provenientes do gás natural importado da Bolívia, fator que impacta diretamente o setor energético. Diante desse cenário, o Estado opta por ajustar internamente sua estrutura de gastos, sem transferir o ônus ao contribuinte.

Mesmo com o desafio fiscal, o governo mantém a alíquota modal do ICMS em 17%, a menor do país, reafirmando o compromisso com a competitividade econômica, o estímulo à atividade produtiva e a proteção do consumidor. A estratégia demonstra que o equilíbrio das contas públicas está sendo buscado por meio da racionalização da máquina administrativa e da eficiência do gasto, e não pelo aumento de impostos.

Com planejamento, disciplina e previsibilidade, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida uma trajetória de responsabilidade fiscal reconhecida nacionalmente. O decreto não representa retração, mas sim um instrumento de governança que assegura a continuidade dos investimentos estratégicos, sustenta a credibilidade institucional e garante que o Estado siga crescendo de forma equilibrada, mesmo diante de oscilações no cenário econômico.

A expectativa é manter, em 2026, um elevado patamar de investimentos públicos, especialmente em infraestrutura, desenvolvimento econômico e áreas sociais, demonstrando que responsabilidade fiscal e desenvolvimento caminham juntos quando há gestão técnica e compromisso com o futuro.

Fonte: Comunicação Governo de MS

Prefeito Dr. Lídio Ledesma recebe diretor do Frigorífico Iguatemi Beef para tratar de parcerias e do Programa Jovem Aprendiz

0
Fotos: Divulgação

O Prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu em seu gabinete a visita do Diretor do Frigorífico Iguatemi Beef, Sr. Marcos Alexandre Domingues, acompanhado do Vereador Dr. Genésio Boamorte. O encontro contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Administração, Delsio Adelfo Sovernigo.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados ao fortalecimento de parcerias entre o frigorífico e a Administração Municipal, com foco no desenvolvimento econômico e na geração de oportunidades para a população.

Entre os temas abordados, destacou-se o Programa Jovem Aprendiz, que irá disponibilizar diversas vagas para jovens menores de 18 anos, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e promovendo qualificação profissional.

O Prefeito Dr. Lídio Ledesma ressaltou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento do município. “Parcerias como essa fortalecem nossa economia e abrem portas para que nossos jovens tenham acesso a oportunidades e construam um futuro promissor”, afirmou.

A Administração Municipal segue empenhada em apoiar iniciativas que promovam emprego, renda e desenvolvimento para Iguatemi.

Fonte: Imprensa oficial

Oficina propõe construção de pirâmide com foco em “energia cósmica” em Dourados

0
Foto: Divulgação

Redação

A Casa Arandu, no Parque dos Ipês, em Dourados, recebe nesta sexta-feira, dia 20, às 19h, a oficina “Construa a sua Pirâmide”, ministrada pelo escritor, poeta e editor Rogério Fernandes. A proposta do encontro é ensinar os participantes a calcular e montar uma pirâmide em escala reduzida inspirada na Grande Pirâmide de Quéops, no Egito.

De acordo com o instrutor, o foco central da oficina reside na teoria de que o formato piramidal possui propriedades capazes de canalizar a chamada energia cósmica, buscando demonstrar efeitos específicos, como a preservação prolongada de frutas mantidas sob a estrutura. Além dos modelos em miniatura, a técnica permite a criação de pirâmides maiores destinadas à meditação individual.

Entre os benefícios apontados pelo instrutor está o aprendizado do cálculo das dimensões exatas da Grande Pirâmide em escala reduzida, possibilitando que cada participante construa seu próprio modelo. A pirâmide pode ser feita com diferentes materiais, exceto ferro, que, segundo ele, causaria interferência.

“A oficina é a parte prática dos estudos sobre a Grande Pirâmide de Quéops, também chamada de Pirâmide de Khufu. Ela é a maior e mais antiga das três pirâmides do planalto de Gizé, no Egito, e foi construída por volta de 2580–2560 a.C., durante a IV Dinastia, como tumba do faraó Quéops (Khufu)”, explicou Rogério Fernandes.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público interessado. Para viabilizar a parte prática da oficina, a organização solicita que cada participante leve palitos de churrasco e uma linha de qualquer cor. Para mais informações, entre em contato com Rogério Fernandes por meio do telefone/WhatsApp (67) 99939-4746.

Fonte: Grupo A Gazeta

Vagas abertas gratuitas: cultura e esporte transformam a vida de crianças e adolescentes em Amambai

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), em parceria com a Associação Viva Vida, está com inscrições abertas para projetos gratuitos voltados a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.

As oportunidades contemplam aulas de Balé (60 vagas), Judô (60 vagas), Banda Mirim (60 vagas), Teatro (50 vagas) e Canto/Violão (30 vagas). As atividades têm como objetivo promover inclusão social, disciplina, criatividade e o desenvolvimento de habilidades artísticas e esportivas.

Para a diretora municipal de Arte e Cultura, Alessandra Tavares, a iniciativa vai muito além da oferta de cursos. “A arte é uma poderosa ferramenta de transformação individual e de desenvolvimento, abre novos caminhos e novas oportunidades, transforma a criança e o adolescente de dentro para fora e mostra que, independente de quem seja, da diversidade cultural, estamos repletos de dons e talentos que só estão esperando aquela oportunidade para se mostrarem para o mundo. Acreditamos na inclusão e um futuro melhor com a arte, porque ela pode sim transformar a sociedade!”, destacou.

Alessandra Tavares é Diretora Municipal de Arte e Cultura, formada em Cinema, Teatro e Televisão, graduada em Artes Visuais, pós-graduada em Gestão Cultural – Desenvolvimento e Mercado, além de pós-graduada em Arte na Educação com ênfase em Música, Dança e Teatro.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Centro da Juventude, localizado em frente ao Ginásio de Esportes Flávio Derzi. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: 3481-2377 e (67) 99140 9981 (Whatsapp)

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso à cultura, fortalecer talentos locais e construir oportunidades para um futuro mais promissor para as novas gerações.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Luto: Morre aos 74 anos Assis, policial civil aposentado e ex-secretário municipal em Amambai

0
O policial civil aposentado e ex-secretário municipal, em Amambai, Francisco de Assis dos Santos. Ele faleceu nessa quarta-feira (18) aos 74 anos de idade. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Faleceu na madrugada dessa quarta-feira, 18 de fevereiro, em Curitiba, onde estava residindo atualmente, o policial civil aposentado, professor e ex-secretário municipal, em Amambai, Francisco de Assis dos Santos, de 74 anos.

Assis, como era conhecido por todos, em Amambai, havia sido internado, segundo apurou a reportagem do grupo A Gazeta, há alguns dias no Hospital Evangélico, na capital paranaense, para tratar problema em um dos pés.

Seu estado de saúde foi se agravando ao passar dos dias e na madrugada dessa quarta-feira (18) ele veio a falecer, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Após ter mais de 30 anos da sua vida dedicada a proteção da população, atuando como policial civil na Delegacia local, Francisco de Assis dos Santos, o “Assis”, como era chamado, se aposentou a passou a atuar como comerciante, mantendo um mercado na cidade. Antes desse período ele chegou a lecionar em uma escola da rede estadual instalada em Amambai.

Francisco de Assis, que será velado e sepultado em Curitiba, onde estava residindo, também militou na política amambaiense, chegando a disputar o cargo de vereador e foi secretário municipal em gestão anterior do atual prefeito Sérgio Diozébio Barbosa, ocupando por determinado tempo a titularidade da pasta na Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

Por meio de redes sociais o prefeito Sérgio Barbosa lamentou a morte de Assis e prestou condolências à família.

A Prefeitura de Amambai, por meio seu setor de comunicação, também emitiu nota de pesar pelo falecimento do policial aposentado e ex-secretário municipal.  (Veja abaixo)

Luto: Morre aos 74 anos Assis, policial civil aposentado e ex-secretário municipal em Amambai

Prefeitura de Amambai emite nota de pesar pelo falecimento de Francisco de Assis dos Santos

0
Foto: Divulação/Prefeitura de Amambai

Agências bancárias reabrem nesta quarta-feira a partir do meio-dia

0
© ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

As agências bancárias retomam o atendimento presencial aos clientes nesta Quarta-Feira de Cinzas (18). Na maior parte do país, o expediente começará a partir das 12h (horário de Brasília), respeitando o horário habitual de encerramento.

Nas localidades onde as agências fecham antes das 15h, a abertura será antecipada de forma a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Devido ao feriado bancário de carnaval, os bancos não funcionaram nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17). Com isso, os boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) que venceram entre sábado (14) e ontem, poderão ser pagos hoje, sem acréscimo.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Fonte: Agência Brasil

Lula sanciona, com vetos, reajuste salarial para cargos do Legislativo

0
© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou as leis que reajustam os salários e reestruturam as gratificações de servidores do Legislativo.

Lula vetou trechos que previam os chamados penduricalhos, que permitiriam o pagamento acima do teto constitucional, que hoje é de R$ 46.366,19.

Os textos, aprovados pelo Congresso Nacional, foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18): leis nº 15.349 (Câmara dos Deputados), nº 15.350 (Senado Federal) e nº 15.351 (Tribunal de Contas da União).

“A sanção parcial mantém recomposição prevista para 2026 e moderniza as carreiras. Foram vetados escalonamentos após o atual mandato, licença compensatória com possibilidade de indenização acima do teto e regras que contrariavam a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou a presidência da República, em comunicado.

Os chamados penduricalhos, que foram vetados, são os aumentos graduais nos salários de 2027, 2028 e 2029; pagamentos retroativos de despesas continuadas; e a criação de uma licença compensatória que previa dias de folga que poderiam ser convertidos em dinheiro no caso de atividades extras, como sessões noturnas, auditorias e plantões.

Lula também vetou regras que previam forma de cálculo semestral para aposentadorias e pensões.

Foram mantidos os dispositivos que estabelecem a recomposição remuneratória para 2026 nas três carreiras do Legislativo.

Além disso, foi criada uma gratificação de desempenho para os servidores efetivos tanto da Câmara quanto do Senado que vai variar de 40% a 100% sobre o maior vencimento básico. Ela substituiu a gratificação em vigor e está sujeita ao teto constitucional.

No caso do TCU, houve ampliação do número de cargos, elevação dos níveis de funções de confiança e a exigência de nível superior para todos eles. Os cargos efetivos nas três instituições ainda ficam reconhecidos como carreiras típicas de Estado, o que dá mais segurança jurídica a esses servidores.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Prefeito de Paranhos acompanha obras em andamento no Lago Municipal

0
Fotos: Divulgçaão

Redação

O prefeito Heliomar Klabunde esteve nesta quarta-feira (18) vistoriando as obras em andamento no Lago Municipal, iniciativa fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), e a Prefeitura de Paranhos.

No local, ele acompanhou os trabalhos de drenagem que vão redirecionar a água para outro ponto, evitando que o volume pluvial continue desaguando diretamente na lagoa.

Segundo a gestão municipal, a intervenção pretende melhorar o sistema de escoamento da chuva, reduzir impactos no lago e contribuir para a preservação ambiental e a valorização de um dos principais espaços públicos do município.

Vídeo: Divulgação
Vídeo: Divulgação

Fonte: Grupo A Gazeta

Pantanal e Ivinhema jogam pela Copa do Brasil nesta quarta-feira

0
Depois de quase 24 horas de viagem, jogadores do Pantanal fizeram treino no Estádio Biancão, local da partida contra o Ji-Paraná (Foto: Patrick Magalhães/FC Pantanal)

A Copa do Brasil começa para os times sul-mato-grossenses nesta quarta-feira (18). Ivinhema FC e FC Pantanal entram em campo pela primeira fase da competição para enfrentar, respectivamente, Independente-AP e Ji-Paraná-RO em confronto definido em jogo único em busca de vaga na fase seguinte. O terceiro representante do Estado é o Operário FC, que entra na segunda fase e enfrenta o ASA-AL, fora de casa.

A missão do Pantanal pode ser bem mais complicada, começando pela longa viagem para partida, saindo de Campo Grande na segunda-feira (16) a tarde e chegando quase 24 horas depois, a tempo de fazer um treino de reconhecimento. No Estádio Biancão, às 19h30, o Tricolor enfrenta o Ji-Paraná e o vencedor avança para enfrentar o Ypiranga-RS na segunda fase. Em caso de empate, a disputa termina nos pênaltis. Yuri Ferreira da Cruz é o árbitro, auxiliado por Raphael Tavares dos Reis e Thayse Marques Fonseca, todos do Rio de Janeiro. O quarto árbitro é Jonathan Antero Silva, de Rondônia.

Com sete jogos disputados no Campeonato Sul-Mato-Grossense, o Pantanal passa por momento de instabilidade, sem vencer nos últimos três, com derrota para o CE Naviraiense e empates com Corumbaense FC e AA Bataguassu. Soma oito pontos e está na sexta posição, a última da zona de classificação. O Ji-Paraná, por outro lado, disputou os mesmos sete jogos no Estadual de Rondônia e lidera com 19 pontos, acumulando quatro vitórias seguidas nos últimos jogos, a última contra o Genus por 2 a 0.

Azulão do Vale

No Estádio Saraivão, às 19h30, o atual vice-campeão estadual Ivinhema encara o Independente, que foi semifinalista no Estadual do Amapá ano passado. O vencedor do jogo avança de fase para enfrentar o Volta Redonda-RJ. Em caso de empate, o classificado sai nos pênaltis. A arbitragem é paulista, com Edina Alves Batista, auxiliada por Gustavo Rodrigues de Oliveira e Raphael de Albuquerque Lima. O quarto árbitro é Renan Novaes Insabralde.

O Azulão do Vale chega animado para a partida. Depois de um início ruim no Campeonato Sul-Mato-Grossense, o time do técnico Douglas Ricardo venceu o CR Aquidauana, na última rodada, e saiu da lanterna para a quinta posição. Em sete jogos, venceu dois, empatou dois e perdeu três. Essa sequência de jogos pode ser a vantagem sobre o time amapaense, que fez apenas uma partida oficial no ano. Na última sexta-feira (13), estreou no Estadual com vitória sobre o Cristal por 3 a 0 e pode sentir a falta de ritmo.

Maior da História

Para sua 38ª edição, a Copa do Brasil saltou de 92 para 126 clubes, o maior número de participantes da história, e de 122 para 155 partidas. O torneio nacional terá pela primeira vez final única, marcada para dezembro, alinhando-se ao padrão de outras competições internacionais de formato similar e garantindo apelo esportivo, turístico e comercial.

A distribuição de cotas por participação também mudou. Ivinhema e Pantanal recebem R$ 400 mil pela primeira fase e, se avançarem para segunda fase, garantem mais R$ 830 mil, valor já garantido ao Operário. Caso cheguem à terceira fase, a cota é de R$ 950 mil.

Confira abaixo a tabela completa da primeira fase da Copa do Brasil.

Tabela Copa do Brasil – 1 Fase_0

Fonte: Rogério Vidmantas/FFMS

BC decreta liquidação do Banco Pleno, presidido por ex-sócio do Master

0
© ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno. Anunciada nesta quarta-feira (18), em Brasília, a medida inclui nesse regime especial a Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliários – integrante do conglomerado prudencial Pleno.

Segundo a autoridade monetária, trata-se de conglomerado de porte pequeno, enquadrado no segmento S4 da regulação prudencial, tendo como instituição líder o Banco Pleno. Este conglomerado detém, de acordo com o BC, 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional.

Banco Master

Anteriormente conhecido como Banco Voiter, o Banco Pleno integrava, até meados de 2025, o conglomerado financeiro do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro, alvo da Operação Compliance Zero.

A operação investiga a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal. Segundo as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.

“A liquidação extrajudicial [do Banco Pleno e de sua distribuidora] foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez, bem como por infringência às normas que disciplinam a sua atividade e inobservância das determinações do Banco Central do Brasil”, justificou, em nota, o BC.

Outras medidas podem ser tomadas pela autoridade monetária para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. Caso as suspeitas de irregularidades se confirmem, serão adotadas medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes.

Entre as medidas previstas está a indisponibilidade dos bens de controladores e administradores do conglomerado prudencial Pleno.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Mapeamento de Criativos de MS continua em 2026 e amplia construção de políticas públicas para o setor

0
Foto: Ricardo Gomes/Setesc

O Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul segue em andamento em 2026, dando continuidade ao trabalho de identificação e cadastramento de artistas, produtores, empreendedores e demais agentes da economia criativa em todo o estado. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e tem como objetivo consolidar um banco de dados que subsidie políticas públicas, investimentos e ações estratégicas voltadas ao setor.

Lançado em 2025, o mapeamento já possibilitou a construção de um panorama inicial da economia criativa sul-mato-grossense, reunindo informações sobre áreas de atuação, perfil dos agentes, municípios participantes e características dos empreendimentos criativos. Os dados coletados integram o banco MS +Criativo, ferramenta que fortalece o diálogo entre o poder público e a comunidade criativa.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a continuidade do mapeamento é fundamental para o planejamento das ações governamentais. “A economia criativa tem papel estratégico no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Manter esse mapeamento ativo nos permite planejar políticas públicas com mais eficiência, direcionar investimentos e reconhecer a diversidade cultural existente nos municípios, valorizando quem faz da criatividade uma atividade econômica e cultural”.

A superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, destaca que a participação dos agentes culturais é decisiva para ampliar o alcance das políticas públicas. “A continuidade do mapeamento em 2026 é essencial para ampliar esse retrato da economia criativa no estado. Cada novo cadastro fortalece o banco de dados e contribui para que as ações cheguem de forma mais justa aos criativos e aos territórios onde eles atuam”.

O cadastro é gratuito, realizado de forma on-line, por meio da plataforma Responde MS, e contempla diversos segmentos, como artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, além da organização e produção de feiras e festivais criativos, entre outros.

Os dados coletados poderão ser utilizados para consultas, diagnósticos e eventuais convites para ações, programas e projetos desenvolvidos pela Setesc e instituições vinculadas, sem gerar vínculo obrigatório de contratação.

O formulário de cadastro segue disponível no link: https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/69.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9320.

Fonte: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Em meio ao racionamento nacional, MS mantém segurança hídrica nas cidades atendidas pela Sanesul

0
Foto: Divulgação

Em meio a um cenário nacional marcado por debates sobre insegurança hídrica e episódios de racionamento em grandes centros urbanos, Mato Grosso do Sul apresenta um quadro diferente. Segundo o diretor Comercial e de Operações da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Madson Valente, os municípios operados pela companhia contam hoje com abastecimento regular e segurança hídrica.

A reflexão foi feita após a divulgação de notícias que apontam dificuldades no fornecimento de água em diferentes regiões do país. “O mundo discute a questão da insegurança hídrica. No Brasil, embora sejamos o país mais rico em água doce do mundo, a gente vê o povo de São Paulo padecendo, não tendo água de forma regular, até a ponto de ter água a cada três dias”, afirmou.

Madson também citou situações enfrentadas por outras capitais e regiões brasileiras. “A gente está vendo Curitiba, a gente está vendo Cuiabá, enfim, vários pontos. Os irmãos nordestinos padecendo pela questão da insegurança, da falta de água em suas cidades.”

De acordo com o diretor, o cenário em Mato Grosso do Sul é resultado de planejamento e investimentos contínuos realizados ao longo dos anos. “O Mato Grosso do Sul vive algo diferente. Nos sistemas que a Sanesul opera temos segurança hídrica em todas as cidades. Isso não é resultado do acaso, nem resultado da sorte. Isso é resultado de investimentos que, ao longo do tempo, a Sanesul vem fazendo”, destaca o dirigente.

A mesma linha de raciocínio é compartilhada pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, que tem reiterado que a segurança hídrica no Estado é fruto de planejamento técnico, responsabilidade na gestão e investimentos contínuos. Para ele, garantir água tratada com regularidade à população é uma política pública estruturante, que envolve visão estratégica e compromisso permanente com o futuro.

Madson Valente destaca que a política de investimentos segue uma diretriz estabelecida pelo Governo do Estado, com foco na universalização do saneamento. “Cumprindo um propósito do governo do Estado, que é cada vez mais avançar e fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o saneamento no Brasil.”

O dirigente reforça que o avanço no abastecimento e na ampliação da infraestrutura hídrica exige constância e compromisso. “É muito foco, é muita fé e persistência.”

A Sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses, onde o abastecimento de água já foi universalizado, e mantém investimentos permanentes para assegurar regularidade no fornecimento e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário.

Produção de água

Ao todo, a estrutura operada pela empresa assegura a produção e distribuição de 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês, atendendo cerca de 664 mil ligações ativas de água nos 68 municípios sob sua responsabilidade.

Os números reforçam a dimensão do sistema e evidenciam a capacidade instalada que sustenta a regularidade no abastecimento, mesmo em um contexto nacional marcado por episódios de escassez e racionamento.

Fonte: Comunicação Sanesul