4.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 201

Dezenove estados e DF têm em 2025 o menor desemprego já registrado

0
© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Dezenove estados e o Distrito Federal (DF) fecharam o ano de 2025 com a menor taxa de desemprego registrada na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o país como um todo, o ano de 2025 terminou com taxa de desemprego de 5,6%, a menor já registrada na série histórica iniciada em 2012, conforme anunciou o IBGE no fim de janeiro. 

A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo.

Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

Mínimas históricas

As unidades da federação (UF) que alcançaram a taxa mínima de desemprego foram:

  • Mato Grosso: 2,2%
  • Santa Catarina: 2,3%
  • Mato Grosso do Sul: 3%
  • Espírito Santo: 3,3%
  • Paraná: 3,6
  • Rio Grande do Sul: 4%
  • Minas Gerais: 4,6%
  • Goiás: 4,6%
  • Tocantins: 4,7%
  • São Paulo: 5%
  • Paraíba: 6%
  • Ceará: 6,5%
  • Pará: 6,8%
  • Maranhão: 6,8%
  • Distrito Federal: 7,5%
  • Amapá: 7,9%
  • Sergipe: 7,9%
  • Rio Grande do Norte: 8,1%
  • Amazonas: 8,4%
  • Bahia: 8,7%

Apesar de não ter vivenciado queda na taxa de desemprego, Rondônia fechou o ano em 3,3%, quarto menor índice do país. O recorde de mínima da desocupação do estado do norte foi 3,1%, em 2023.

De todos os estados que atingiram os menores índices de desemprego em 2025, o único que não apresentou queda na comparação com 2024 foi o Amazonas, que repetiu a marca de 8,4%.

Doze UFs abaixo da média

Os dados consolidados de 2025 revelam que das 27 UFs, 12 ficaram abaixo da média nacional (5,6%); e 15 superam o desemprego médio no país. Três estados do Nordeste apresentam as maiores desocupações.

Veja o ranking:

  • Mato Grosso: 2,2%
  • Santa Catarina: 2,3%
  • Mato Grosso do Sul: 3,0%
  • Espírito Santo: 3,3%
  • Rondônia: 3,3%
  • Paraná: 3,6%
  • Rio Grande do Sul: 4,0%
  • Goiás: 4,6%
  • Minas Gerais: 4,6%
  • Tocantins: 4,7%
  • São Paulo: 5,0%
  • Roraima: 5,1%
  • Média Brasil: 5,6%
  • Paraíba: 6,0%
  • Ceará: 6,5%
  • Acre: 6,6%
  • Maranhão: 6,8%
  • Pará: 6,8%
  • Distrito Federal: 7,5%
  • Rio de Janeiro: 7,6%
  • Sergipe: 7,9%
  • Amapá: 7,9%
  • Rio Grande do Norte: 8,1%
  • Alagoas: 8,3%
  • Amazonas: 8,4%
  • Bahia: 8,7%
  • Pernambuco: 8,7%
  • Piauí: 9,3%

Informalidade

A pesquisa do IBGE permite identificar desigualdades no nível de informalidade do mercado de trabalho ao longo do país. Enquanto o país terminou 2025 com informalidade de 38,1%, 18 estados ficaram acima dessa marca, com destaque negativo para as regiões Norte e Nordeste.

Na informalidade, trabalhadores não têm garantidos direitos como cobertura previdenciária, 13º salário, seguro-desemprego e férias, por exemplo.

Veja o nível de informalidade nas UFs:

  • Maranhão: 58,7%
  • Pará: 58,5%
  • Bahia: 52,8%
  • Piauí: 52,6%
  • Ceará: 51%
  • Amazonas: 50,8%
  • Paraíba: 49%
  • Sergipe: 48,2%
  • Pernambuco: 47,8%
  • Alagoas: 47,5%
  • Rondônia: 46,1%
  • Acre: 45,2%
  • Amapá: 44,2%
  • Roraima: 40,3%
  • Tocantins: 39,7%
  • Espírito Santo: 39%
  • Rio Grande do Norte: 39%
  • Rio de Janeiro: 38,5%
  • Média Brasil: 38,1%
  • Minas Gerais: 36,8%
  • Mato Grosso: 36,3%
  • Goiás: 35,1%
  • Mato Grosso do Sul: 32,1%
  • Paraná: 31,6%
  • Rio Grande do Sul: 31,4%
  • São Paulo: 29%
  • Distrito Federal: 27,3%
  • Santa Catarina: 26,3%

O IBGE aponta ainda que o DF e oito estados fecharam o ano com rendimento mensal do trabalhador acima da média do país (R$ 3.560).

O DF lidera com sobra o ranking, explicado pelo grande contingente de funcionários públicos na capital federal, que conseguem uma remuneração acima da média da iniciativa privada.

  • Distrito Federal: R$ 6.320
  • São Paulo: R$ 4.190
  • Rio de Janeiro: R$ 4.177
  • Santa Catarina: R$ 4.091
  • Paraná: R$ 4.083
  • Rio Grande do Sul: R$ 3.916
  • Mato Grosso do Sul: R$ 3.727
  • Mato Grosso: R$ 3.688
  • Goiás: R$ 3.628

Média Brasil: R$ 3.560

  • Espírito Santo: R$ 3.497
  • Roraima: R$ 3.438
  • Rondônia: R$ 3.362
  • Minas Gerais: R$ 3.350
  • Tocantins: R$ 3.129
  • Amapá: R$ 3.089
  • Rio Grande do Norte: R$ 3.003
  • Sergipe: R$ 2.855
  • Acre: R$ 2.794
  • Amazonas: R$ 2.733
  • Pernambuco: R$ 2.666
  • Paraíba: R$ 2.577
  • Piauí: R$ 2.561
  • Alagoas: R$ 2.531
  • Pará: R$ 2.508
  • Ceará: R$ 2.394
  • Bahia: R$ 2.284
  • Maranhão: R$ 2.228

Ao fazer comentários sobre a Pnad, o analista da pesquisa, William Kratochwill, explica que a mínima histórica em 2025 “decorre do dinamismo observado no mercado de trabalho, impulsionados pelo aumento do rendimento real”.

Fonte: Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Ajude a gata Maria Sol a voltar para casa

0
Fotos: Divulgação

A gata Maria Sol está desaparecida desde a manhã de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, pouco antes da forte chuva que causou alagamentos na cidade.

Ela sumiu nas proximidades do Parque da Cidade, na rua de trás da Igreja Matriz.

Características:
– Barriguinha mole
– Muito dócil

A família está muito preocupada. Caso alguém tenha visto ou esteja abrigando a Maria Sol, entre em contato pelo telefone/whatsapp: 92 99397-1921

Fonte: Redação Amambai Notícias

Caarapó: Celso Capovilla solicita e manutenção dos ar-condicionados nas escolas deve começar nos próximos dias

0
Foto: Assessoria

Após o vereador Celso Capovilla (PL) solicitar informações e providências por meio do Ofício nº 0010/2026, encaminhado ao Executivo questionando a situação dos aparelhos de ar-condicionado da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação informou que deverá iniciar nos próximos dias os serviços de manutenção preventiva e corretiva nas unidades escolares.

De acordo com o parlamentar, o pedido foi motivado por reclamações de pais e responsáveis sobre equipamentos inoperantes em meio ao período de altas temperaturas, situação que tem causado desconforto para alunos e profissionais da educação.

No documento, o vereador requereu informações sobre quantos aparelhos estão em funcionamento e quantos apresentam defeito, esclarecimentos quanto à realização de manutenção preventiva ao final do último exercício, cópia do contrato vigente de manutenção, caso exista, além da apresentação de um cronograma para a regularização dos equipamentos.

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, Celso Capovilla utilizou a tribuna para reconhecer a resposta encaminhada pela Secretaria de Educação e agradecer pela mobilização na busca pela solução do problema.

O secretário municipal de Educação, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, informou que a equipe responsável já está organizada e que os atendimentos terão início no dia 24 de fevereiro de 2026, com a definição de um cronograma de visitas às unidades escolares.

Segundo o secretário, a gestão está ciente das demandas e trabalha para garantir um ambiente adequado para alunos e profissionais da rede municipal de ensino.

Celso Capovilla destacou que continuará acompanhando o cumprimento do cronograma e reforçou que a atuação do Legislativo tem como objetivo fiscalizar e contribuir para a melhoria das condições oferecidas à comunidade escolar.

Fonte: Assessoria Câmara

Projeto de Rodolfo Nogueira propõe impedir liberdade provisória para reincidentes em audiência de custódia

0
Foto: Assessoria

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) protocolou, em 2025, o Projeto de Lei nº 4862/2025, que proíbe a concessão de liberdade provisória durante audiência de custódia para acusados reincidentes.

A proposta ganha destaque diante de episódios recentes registrados em Dourados como o caso do conhecido pelo apelido “Microfone”, que segundo registros possui 58 passagens pela polícia, foi preso no dia 30 de janeiro e posteriormente solto. No dia 5 de fevereiro, voltou a ser detido e novamente liberado. No sábado, dia 14, foi preso outra vez e, no domingo (15), já estava nas ruas. Nesta terça-feira (18), acabou sendo preso novamente após novo crime.

O parlamentar afirma que o projeto busca enfrentar a reincidência criminal e reforçar a segurança jurídica. “Reincidente não pode ser tratado como réu primário. Precisamos dar respaldo às forças de segurança e garantir que a lei tenha consequência”, declarou.

Pelo texto do PL 4862/2025, acusados com histórico de reincidência não poderão receber liberdade provisória na audiência de custódia, medida que atualmente serve para avaliar a legalidade da prisão e possíveis medidas cautelares.

A proposta segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados e poderá, se aprovada, impactar casos semelhantes aos que vêm sendo registrados no município.

Fonte: Assessoria Rodolfo Nogueira

Câmara de Paranhos realiza abertura dos trabalhos legislativos de 2026

0
Fotos e vídeo: Assessoria

Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Paranhos realizou a abertura oficial dos trabalhos legislativos para o ano de 2026. Na sessão solene inaugural do 2º período da 10ª legislatura, pelo prazo regimental de cinco minutos, os vereadores usaram a tribuna.

O presidente Chacal agradeceu a presença de Heliomar Klabunde, do vice Alfredo e dos demais presentes na sessão e ressaltou a importância de uma relação harmônica. “Os poderes são independentes, mas há momentos em que eles precisam se unir para que possamos, mesmo com as divergências de ideias, estarmos sempre abertos ao diálogo, pois é por meio desse diálogo que nós podemos fazer com que a nossa cidade se mantenha na governabilidade, visando o bem para todos”, declarou Chacal.

Fonte: Assessoria Câmara

Marinalva pede Posto de Identificação Civil e instalação de totens de hidratação em Caarapó

0
Para Marinalva, as duas indicações representam avanços importantes na prestação de serviços públicos e no cuidado com as pessoas. Foto: Assessoria

A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB)apresentou duas importantes indicações voltadas à melhoria dos serviços públicos e à qualidade de vida da população de Caarapó. As propostas foram encaminhadas ao Poder Executivo municipal e a órgãos estaduais, contemplando as áreas de cidadania, segurança pública, planejamento urbano e bem-estar social.

A primeira indicação solicita à prefeita Maria Lurdes Portugal (PL), ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira e ao diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a realização de estudos para a implantação de um Posto de Identificação Civil em Caarapó, seguindo o modelo de Agência Híbrida já adotado no município de Dourados.

Segundo a parlamentar, a medida visa possibilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma integrada a outros serviços públicos, garantindo mais comodidade à população.

Na justificativa, Marinalva destaca que a iniciativa evitará o deslocamento dos moradores para outros municípios, proporcionará mais agilidade no atendimento por meio da integração entre Polícia Científica e Detran e promoverá maior eficiência administrativa, com a centralização dos serviços em um único local. A vereadora ressalta ainda que, por ser um polo regional em constante crescimento, Caarapó necessita oferecer serviços com a mesma estrutura tecnológica disponível nos grandes centros.

A segunda indicação apresentada pela vereadora foi encaminhada à prefeita municipal e ao secretário municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Ernani de Almeida Silva Junior, solicitando a realização de estudos técnicos para ainstalação de totens de hidratação em locais de grande circulação, como praças, parques, áreas de lazer e pontos de caminhada.

De acordo com a proposta, os equipamentos deverão disponibilizar água potável gelada e natural, espaço específico para hidratação de animais e bicos pulverizadores, proporcionando conforto térmico à população, especialmente nos períodos de calor intenso.

Para Marinalva, as duas indicações representam avanços importantes na prestação de serviços públicos e no cuidado com as pessoas. “Estamos buscando soluções modernas e eficientes que facilitem o acesso do cidadão aos seus direitos e, ao mesmo tempo, promovam bem-estar nos espaços públicos”, destacou.

Fonte: Assessoria Câmara

Iguatemi é sede do 14º Encontro do Laço Comprido Profissional realizado pela Federação Estadual em parceria com o Clube Estrela

0
Fotos: Divulgação

Iguatemi está sendo sede do 14º Encontro do Laço Comprido Profissional, evento que acontece no Parque de Exposições nos dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro. A organização é da Federação Estadual de Laço Comprido, em parceria com a direção do Clube de Laço Estrela de Iguatemi.

A Prefeitura de Iguatemi, na gestão do prefeito Lídio Ledesma, tem dado total apoio ao Laço Comprido e a todas as modalidades esportivas no município. O Clube de Laço Estrela de Iguatemi tem em seu comando o “patrão” Palito Alves e uma diretoria comprometida, que tem realizado um excelente trabalho.

A festa, que faz parte do calendário da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, já conta com a participação de aproximadamente 500 laçadores e certamente terá disputas acirradas entre os competidores. O público presente pode conferir a técnica e a habilidade dos excelentes laçadores nas diferentes provas durante os quatro dias de competição.

Fonte: Imprensa oficial

DOF recupera caminhão furtado carregado com 16 mil pacotes de cigarros em Mundo Novo

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de quinta-feira (19), um caminhão VW 9.150 Delivery carregado com 16 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu na rodovia MS-386, na zona rural de Mundo Novo.

A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o veículo trafegando em alta velocidade por uma estrada sem pavimentação próxima à Linha Internacional. Ao receber ordem de parada, o condutor iniciou uma fuga, abandonando o caminhão alguns quilômetros depois e fugindo para uma área de mata. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado.

Durante a inspeção no baú do veículo, os militares encontraram 320 caixas de cigarros de origem estrangeira. Ao checarem os sinais identificadores, a equipe constatou que o caminhão ostentava placas falsas e havia sido furtado em Cascavel/PR, no dia 7 de dezembro de 2025.

A ocorrência, que gerou um prejuízo ao crime estimado em R$ 985 mil, foi encaminhada à Receita Federal de Mundo Novo.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Fonte: Assessoria DOF

Drogaria Miranda abre vaga para farmacêutico(a)

0

Drogaria Miranda de Amambai está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de farmacêutico(a).

Os interessados devem levar o currículo diretamente na farmácia, localizada na Avenida Pedro Manvailler, nº 3300B, ou enviar pelo WhatsApp no número (67) 99634-6948.

A empresa reforça que a vaga é destinada a profissionais habilitados e que tenham interesse em integrar a equipe da drogaria.

Fonte: Redação

O Mundo no dia do Arrebatamento – Por Eloir Vieira

0
Foto: Divulgação

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão” (1ªTs 5.3).

Certamente não será um evento secreto! Haverá clamor intenso, voz de anjo e toques de trombetas. E no último toque as pessoas que morreram em Cristo serão ressuscitadas, e os cristãos vivos serão arrebatados; e toda a igreja subirá ao encontro do Senhor nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

No momento do arrebatamento o mundo será surpreendido com uma repentina destruição! Naturalmente, os veículos e aeronaves que estarão sendo guiados por cristãos ficarão desgovernados e causarão destruição em massa no mundo todo! As pessoas que não forem arrebatadas correrão socorrer os feridos e sepultar os mortos.

Essa destruição simultânea não atingirá os cristãos, porque eles terão seus corpos transformados imediatamente em imortais e subirão ao encontro do Senhor: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52).

Os cristãos fiéis esperam ser arrebatados a qualquer momento sem aviso. Estão vigiando o tempo todo esperando o dia de se encontrarem com o Senhor! Não serão surpreendidos como os demais que não têm essa esperança: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas” (1ªTs 5.4,5).

O arrebatamento da igreja será o grande livramento para escapar da ira que virá com os juízos de Deus na Grande Tribulação! O Senhor livrará seus servos fiéis: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ª Ts 5.6-10).

Apesar dessa tragédia ser anunciada ao mundo pelos pregadores, a maioria das pessoas não acredita e ignora os alertas; foi assim nos dias de Noé quando Deus mandou o dilúvio; e na destruição de Sodoma e Gomorra, onde só os tementes a Deus escaparam: “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.38,39); “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam” (Lc 17.28). Entregue sua vida ao Senhor Jesus Cristo enquanto ainda há tempo. Amanhã poderá ser tarde demais!

Prefeitura de Aral Moreira anuncia início da construção de 42 casas populares no Ypê 4

0
Foto: Reprodução

Redação

Nesta quinta-feira (19), a prefeita Dra. Elaine Soligo e sua equipe visitaram o bairro Ypê 4 para oficializar o início das obras de 42 casas populares. O projeto, aguardado desde 2017, finalmente sai do papel após nove anos de espera, concretizando o sonho da casa própria para dezenas de famílias de Aral Moreira.

A viabilização do empreendimento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Durante o anúncio (veja abaixo), Dra. Elaine destacou o esforço contínuo da gestão municipal em destravar demandas históricas da população.

Além do impacto social, a obra impulsionará a economia local. A construtora responsável, VBC, priorizará a contratação de trabalhadores do próprio município, gerando emprego e renda para a comunidade.

Fonte: Grupo A Gazeta

Iguatemi: Escola João Paulo I no Assentamento Rancho Loma inicia ano letivo de 2026 com bonita recepção para os alunos

0
Fotos: Divulgação

A Direção da Escola Municipal Rural João Paulo I, no Assentamento Rancho Loma, que tem em sua direção o professor Rogério Nascimento Pereira, juntamente com os coordenadores e professores, recebeu de forma calorosa os alunos e os pais no primeiro dia de aula de 2026. A exemplo das outras unidades escolares do município, o diretor fez questão de passar uma mensagem de incentivo e dar boas-vindas a todos.

“Que seja um ano abençoado e de muitas realizações. Que vocês possam aproveitar para aumentar seus conhecimentos em um ambiente de amizade com professores, colegas e com a nossa direção”, disse o diretor Rogério.

Fonte: Imprensa oficial

Iguatemi: Direção da Escola Cemur no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora recebe alunos para início do ano letivo

0

Na manhã desta quinta-feira (19), a direção do Centro Educacional Municipal Rural Nova Iguatemi (CEMUR), no Assentamento Auxiliadora, sob o comando da diretora Dionísia da Silva Wolffugran, professores e coordenadores receberam os alunos para o início do ano letivo de 2026. Para começar o dia com muita energia e entusiasmo, a escola foi enfeitada com balões e frases de boas-vindas.

“Estamos muito animados com este recomeço e esperamos que todos os alunos se sintam acolhidos e motivados a buscar conhecimento e crescimento. Que 2026 seja um ano repleto de aprendizado, amizades e momentos inesquecíveis”, falou a diretora Dionísia.

Fonte: Imprensa oficial

14ª Copa Cidade de Futsal Adulto começa nesta sexta em Naviraí

0
Foto: Roni Silva/PMN/Prefeitura de Naviraí/Arquivo

Redação

A 14ª Copa Cidade de Futsal Adulto começa nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo, em Naviraí. Com apresentação oficial das equipes participantes, a competição terá seu pontapé inicial com o duelo entre Elite Futsal e Cansados F.C.

O cronograma do torneio prossegue na semana seguinte, iniciando na segunda-feira, dia 23, com o confronto entre Terceiro Tempo e JC Futsal às 19h30, seguido pela partida entre IFMS e Amigos do Robinho, às 20h30. A continuidade da rodada ocorrerá nos dias posteriores, respeitando o planejamento estabelecido pela organização.

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para as quartas de final. Os segundos e terceiros colocados disputam as oitavas de final em confrontos cruzados. As semifinais serão definidas a partir dos vencedores das quartas.

Destinada a atletas de Naviraí, a competição reúne 20 equipes, divididas em quatro grupos com cinco times cada. No Grupo A estão Elite Futsal, Cansados F.C., Terceiro Tempo, JC Futsal e FC Bronzatti. O Grupo B é formado por IFMS, Amigos do Robinho, Nova Prata Cereais, Ojeda Barbearia e União Mbovery. No Grupo C disputam Federados A Loja do Atleta, Idade F.C., Sparta F.C., Amigos F.C./Binho Construtor e Presidente Médici. Já o Grupo D conta com Petra Fertilizantes, LR Futsal, Real Madruga, Imperial F.C. e Jacarezinho F.C.

14ª Copa Cidade de Futsal Adulto começa nesta sexta em Naviraí
– Divulgação/Prefeitura

Fonte: Grupo A Gazeta

Entenda como funciona o novo limite de pontos da CNH

0
Motorista pode acumular até 40 pontos, mas teto cai em caso de infrações gravíssimas. Foto: Divulgação

A regra mudou — e agora o número de infrações gravíssimas faz toda a diferença para quem quer manter a CNH ativa. Desde 2026, o limite de pontos que pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação varia conforme a gravidade das infrações cometidas nos últimos 12 meses.

No início do sistema de pontuação, o Código de Trânsito Brasileiro permitia o acúmulo de até 20 pontos em um ano. Ultrapassar esse teto resultava automaticamente na suspensão do direito de dirigir.

Agora, o limite pode chegar a 40 pontos — mas apenas para quem não tiver cometido nenhuma infração gravíssima no período de 365 dias.

 Veja como ficam os novos limites

  • 40 pontos: para motoristas que não cometeram infração gravíssima nos últimos 12 meses.
  • 30 pontos: para quem registrou uma infração gravíssima no período.
  • 20 pontos: para condutores com duas ou mais infrações gravíssimas em um ano.

Há uma exceção: motoristas profissionais que exercem atividade remunerada e têm essa informação registrada na CNH podem acumular até 40 pontos em 12 meses, independentemente da quantidade de infrações gravíssimas.

A regra vale apenas para o acúmulo de pontos e não altera as infrações chamadas de autossuspensivas, que geram suspensão imediata da carteira, independentemente da pontuação.

Outro ponto de atenção é o prazo de validade dos pontos. Eles deixam de ser contabilizados somente após 12 meses da data da infração.

 Tipos de infrações e pontuação

As infrações continuam divididas em quatro categorias:

  • Leves: 3 pontos e multa de R$ 88,38 (exemplo: estacionar no acostamento).
  • Médias: 4 pontos e multa de R$ 130,16 (como dirigir até 20% acima do limite).
  • Graves: 5 pontos e multa de R$ 195,23 (exemplo: não usar cinto de segurança).
  • Gravíssimas: 7 pontos e multa de R$ 293,47 (como dirigir sob efeito de álcool).

Em casos como embriaguez ao volante, a multa pode chegar a quase R$ 3 mil e há suspensão imediata da CNH.

 Infrações autossuspensivas

Algumas condutas resultam em suspensão automática, independentemente da soma de pontos. Entre elas estão dirigir 50% acima da velocidade permitida, participar de rachas, realizar manobras perigosas ou conduzir ameaçando pedestres.

 Como recorrer

O motorista pode recorrer da infração junto ao órgão responsável pela autuação — como o Detran, a Polícia Rodoviária Federal ou o DER.

O processo começa com a defesa prévia, que deve ser apresentada em até 30 dias após a notificação. Se o pedido for negado, é possível recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). Em caso de nova negativa, cabe recurso em segunda instância ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Caso a CNH seja suspensa, o procedimento de recurso segue etapas semelhantes. A recomendação é acompanhar regularmente a pontuação no site do Detran do estado para evitar ultrapassar o limite previsto na nova regra.

Fonte: EnfoqueMS

Polícia Científica amplia em 170 vezes banco genético em dez anos e mantém certificação internacional

0

A PCi-MS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul) manteve, por mais um ano, a certificação internacional em análises de DNA concedida pelo Gitad (Grupo Iberoamericano de Trabalho em Análise de DNA). O reconhecimento atesta que os procedimentos adotados pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) seguem padrões internacionais e permanecem submetidos a controle externo independente.

O banco genético estadual registra atualmente 5.443 perfis cadastrados na RIBPG (Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos) e 76 coincidências técnicas identificadas, sendo 25 delas envolvendo outros estados. O índice de correspondência alcança 1,40% em relação ao total de perfis inseridos.

Em 2015, Mato Grosso do Sul possuía 32 perfis cadastrados. Em 2025, o número alcança 5.443 registros, representando crescimento superior a 170 vezes no período e consolidando a estrutura genética como instrumento estratégico de investigação.

Polícia Científica amplia em 170 vezes banco genético em dez anos e mantém certificação internacional
Rigor científico aplicado à produção da prova pericial.

Implantada em 2003, a certificação integra a rotina de controle de qualidade do IALF e assegura que os exames atendem a critérios rigorosos de precisão, rastreabilidade e segurança, indispensáveis à validade técnica e jurídica da prova pericial.

A diretora do IALF, perita criminal Josemirtes Prado da Silva, afrima que o processo segue cronograma anual internacional, com envio periódico dos dados laboratoriais para avaliação externa. “O banco de perfis genéticos é uma política pública permanente. A ampliação da inserção de perfis de condenados, de vestígios e de familiares de pessoas desaparecidas integra as metas previstas no Contrato de Gestão firmado com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), no âmbito do Governo do Estado”, disse.

Integrado à RIBPG, o laboratório da PCi-MS realiza confrontos genéticos em âmbito nacional, permitindo a identificação de vínculos entre vestígios coletados em diferentes unidades da federação e fortalecendo a cooperação interestadual. O banco de perfis genéticos de natureza criminal opera de forma independente das bases destinadas à identificação civil, conforme previsto na legislação vigente.

Polícia Científica amplia em 170 vezes banco genético em dez anos e mantém certificação internacional
Laboratório certificado internacionalmente mantém
Polícia Científica amplia em 170 vezes banco genético em dez anos e mantém certificação internacional
rotina técnica alinhada aos padrões da rede nacional de perfis genéticos.

A RIBPG é regulamentada pela Lei Federal nº 12.654/2012, posteriormente atualizada pelas Leis nº 15.272, nº 15.280 e nº 15.295. O Gitad reúne ao menos 58 laboratórios participantes dos exercícios internacionais de proficiência, inserindo o IALF em rede internacional de controle técnico e intercâmbio científico.

Os exames de DNA forense são empregados na análise de vestígios biológicos em locais de crime, em crimes contra a dignidade sexual e na identificação humana por confronto genético. Os laudos subsidiam investigações e processos judiciais, assegurando robustez científica à prova pericial.

Com certificação internacional consolidada, crescimento estrutural consistente e integração plena à RIBPG, a PCi-MS fortalece sua contribuição à política nacional de bancos de perfis genéticos, com base em rigor científico, controle externo permanente e cooperação federativa.

Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS (texto e fotos)

Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026

0

Obra icônica para a economia sul-americana, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que vai ligar o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, chega à etapa final da estrutura de ligação entre os dois países. Com 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, faltam cerca de 101 metros para o fechamento total da ponte. A aduela de fechamento – nome técnico que une as estruturas, mas popularmente chamado de “beijo” das aduelas – está prevista para ser concluída no final de maio, segundo informações dos responsáveis pela construção.

Com essa fase superada, ainda serão realizados serviços complementares, como a instalação de cabos de aço embutidos na laje de concreto armado do piso da ponte para unir o lado Brasil com o lado Paraguai , retencionamento dos 168 estais que sustentam o vão central e colocação de 168 amortecedores para este cabos. Os dois pilares principais e os cabos receberão sensores eletrônicos que monitoram cargas, enviando pulsos para computadores que acompanham os esforços da ponte em tempo real, inclusive, quando veículos passam ou ocorrem eventuais problemas estruturais.

Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026
Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026
Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026
.JPG
Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026
Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026
Ponte Internacional da Rota Bioceânica entra na fase final com “beijo” entre os lados previsto para maio de 2026

Outros serviços previstos incluem a iluminação fluvial, que garante o tráfego seguro de embarcações no Rio Paraguai, além do acabamento do piso da ponte e instalação de grades de proteção para pedestres e ciclistas, já que a estrutura contará com uma ciclovia. Posteriormente, serão realizados asfaltamento, pintura, colocação de placas sinalizadoras e iluminação ornamental. A entrega completa da ponte está prevista para agosto de 2026.

A estrutura estaiada é considerada estratégica para consolidar o Corredor Rodoviário de Capricórnio, conhecido como Rota Bioceânica, ligando os portos do norte do Chile, em Antofagasta e Iquique, passando pelo Paraguai e Argentina, até os portos brasileiros, como o de Porto Murtinho, e futuramente outros da costa atlântica.

O Corredor Bioceânico deverá encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros a rota marítima das exportações brasileiras, principalmente aquelas oriundas do Sudeste e do Centro-Oeste, para a Ásia. Em uma viagem para a China, a estimativa é de redução de 23% no tempo de transporte, o equivalente a 12 a 17 dias a menos.

Além da ponte e de seus acessos, está prevista a construção de infraestruturas alfandegárias integradas em ambos os lados da fronteira. Segundo a Receita Federal, o fluxo inicial estimado é de 250 caminhões por dia, podendo aumentar à medida que a Rota se consolide como alternativa logística de exportação e importação para o Mercosul e a Ásia.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm/Secom MS 

Futsal de Ara Moreira estreia nesta sexta na Liga MS de Futsal Sub-20

0
A equipe Sub-20 de futsal de Aral Moreira. Time estreia hoje na Liga MS da categoria, em Aquidauana. (Foto: Semel)

Vilson Nascimento

A equipe de Aral Moreira estreia às 18h30 desta sexta-feira, 20 de fevereiro, em Bodoquena, contra a equipe Futuro Futsal, de São Gabriel do Oeste, na Copa MS de Futsal Sub-20 anos 2026.

Além do Futsal Futuro a equipe de Aral Moreira vai enfrentar, na fase de classificação, a Sel. Bela Vista, de Bela Vista e o  Bonito Esportes, da cidade de Bonito. (Veja a tabela abixo)

Segundo o secretário de esportes do município, professor Júnior Peroli, a equipe aralmoreirense, que em 2025 conquistou a terceira colocação no certame, aposta na experiência do elenco para tentar almejar o lugar mais alto do pódio neste ano de 2026.

O time Sub-20 de Aral Moreira participa da competição estadual, em Bodoquena, com total apoio da prefeitura local através da Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

A prefeita de Aral Moreira, Dra. Elaine Soligo, agradeceu aos atletas pela dedicação em representar o município na competição estadual e desejou boa sorte a equipe.

Futsal de Ara Moreira estreia nesta sexta na Liga MS de Futsal Sub-20
Futsal de Ara Moreira estreia nesta sexta na Liga MS de Futsal Sub-20
Futsal de Ara Moreira estreia nesta sexta na Liga MS de Futsal Sub-20

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

0

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Arte EBC

Destelhamentos e Árvores Caídas: Temporal Causa Estragos em Naviraí

0

Em Naviraí, a Defesa Civil faz o levantamento sobre os danos causados pelo vendaval que atingiu a cidade na tarde de quarta-feira (18-02). O temporal, com vento seguido de chuva, durou cerca de 30 minutos, causando danos pontuais em diferentes regiões da cidade.

De acordo com levantamento preliminar, foram registradas aproximadamente 20 árvores derrubadas e cerca de 10 residências destelhadas, sendo três com danos de maior gravidade. Também houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros, com duração aproximada de uma hora, sendo o serviço totalmente restabelecido.

Destelhamentos e Árvores Caídas: Temporal Causa Estragos em Naviraí

As equipes da Prefeitura, através da Gerência de Serviços Públicos e do Núcleo Municipal de Trânsito, atuaram prontamente na desobstrução das vias públicas, que já se encontram liberadas, garantindo a normalização do tráfego. A Defesa Civil segue prestando atendimento às famílias em situação de maior vulnerabilidade afetadas pelo vendaval.

Conforme o Gerente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Claudenir Diomasio Werli, não houve registro de feridos ou vítimas, e a situação no município encontra-se sob controle.

Destelhamentos e Árvores Caídas: Temporal Causa Estragos em Naviraí