10.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 194

Regularização fundiária ganha força em MS e Renato Câmara lidera debate na Assembleia

0
Presidente da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária defende segurança jurídica no campo e integração entre produção e preservação ambiental após dados apontarem quase 600 mil hectares sem titularidade definida no Estado

A divulgação de que 597 mil hectares em Mato Grosso do Sul estariam classificados como “sem dono declarado” levou o deputado estadual Renato Câmara a protocolar, nesta segunda-feira (24), requerimento na Assembleia Legislativa solicitando esclarecimentos técnicos sobre os dados. O expediente é direcionado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com cópia ao Incra, à Agraer/MS e ao Observatório do Código Florestal.

No documento, o parlamentar pede informações detalhadas sobre a origem, a metodologia e os critérios utilizados para apontar a existência das áreas sem titularidade definida. Questiona, ainda, se os números se referem a terras públicas não destinadas, inconsistências cadastrais, ausência de registro dominial ou outras situações administrativas.

O requerimento também solicita que o Incra apresente levantamentos oficiais sobre áreas com titulação pendente no Estado, incluindo processos de regularização em andamento e eventual convergência ou divergência em relação ao estudo divulgado. À Agraer/MS, o deputado requer manifestação institucional sobre os reflexos das informações na política estadual, na situação de assentamentos e nos impactos para agricultores familiares e ocupantes de boa-fé.

Presidente da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária, Renato Câmara afirmou que o debate precisa ser conduzido com cautela e base técnica. “Antes de qualquer interpretação precipitada, é necessário fazer um alerta técnico e responsável. O processo de regularização fundiária no Brasil — e em Mato Grosso do Sul — não está concluído. Ele está em andamento. Envolve a validação do Cadastro Ambiental Rural, a ratificação dominial, a destinação de terras públicas e a consolidação de informações territoriais que ainda possuem prazo de implementação até 2030”, declarou.

Segundo ele, tratar dados ainda em consolidação como se fossem diagnósticos definitivos é inadequado. O deputado também criticou o uso da expressão “sem dono” para caracterizar as áreas apontadas no levantamento.

“Esse termo não é tecnicamente apropriado e não corresponde, necessariamente, à realidade jurídica do território. O próprio estudo reconhece limitações, ausência de informações completas em diversos estados e falhas de transparência nas bases utilizadas. Estamos diante de um diagnóstico construído a partir de dados incompletos”, afirmou.

Na avaliação do parlamentar, classificar áreas dessa forma pode gerar insegurança jurídica, interpretações equivocadas, especulação imobiliária e conflitos territoriais desnecessários. Ele ressaltou que muitos imóveis podem possuir ocupação legítima, histórico dominial ou processo administrativo em curso.

Renato Câmara defende que a regularização avance de forma integrada à preservação ambiental, fortalecendo a governança territorial e garantindo estabilidade ao setor produtivo. “Regularizar não é burocratizar. É organizar, dar segurança e permitir que o produtor trabalhe dentro da lei, com responsabilidade e previsibilidade”, disse.

Ao encaminhar o pedido de esclarecimentos, o deputado afirmou que pretende qualificar o debate legislativo com informações oficiais, evitando conclusões apressadas e contribuindo para políticas públicas voltadas à organização fundiária e ao desenvolvimento sustentável no meio rural sul-mato-grossense.

VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay

0

Teve início no último domingo (22) a VIII Copa Verão de Futebol Suíço, uma das principais competições esportivas do município de Sete Quedas. Ao todo, serão 50 partidas disputadas até o mês de abril, reunindo equipes nas categorias Livre, Master 40 e Master 50.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Sete Quedas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, dentro do calendário esportivo da gestão 2025/2028. Os jogos acontecem no Centro Poliesportivo José Valci de Araújo.

VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay

Resultados da rodada de abertura

Além da cerimônia de abertura, seis partidas marcaram o início da competição:

Categoria Livre

Leões da Fronteira 1 x 1 Metalúrgica Metal Forte – G1

Mapin E.C. 3 x 1 Jaguapiré – G3

Katuetê F.C. 0 x 1 Farmácias Associadas / Iguatemi – G2

Categoria Master 50

Tacuru 1 x 1 Mecânica do Coronel

Los Hermanos 4 x 0 Professores & Amigos

Categoria Master 40

Corpus Christi 0 x 3 Sete Quedas

A competição segue com rodadas aos domingos e entra na fase decisiva a partir do dia 12 de abril, com as quartas de final da categoria Livre. As semifinais estão marcadas para o dia 19 e as finais acontecem em 26 de abril.

Valorização do esporte

O secretário municipal de Esporte, Renato Bevilaqua, destacou a importância da competição para o fortalecimento do esporte amador no município.

“É uma alegria muito grande dar início a mais uma edição da Copa Verão. São 50 jogos, dezenas de atletas envolvidos e famílias participando. Nosso objetivo é incentivar o esporte, promover integração e oferecer lazer de qualidade para a população. Inclusive, nesta edição, pela primeira vez temos a modalidade 50, expandindo ainda mais a participação!”, afirmou.

Já o prefeito Erlon ressaltou o compromisso da administração com o incentivo às práticas esportivas.

“Investir no esporte é investir nas pessoas. A Copa Verão já é tradição em Sete Quedas e reforça o nosso compromisso com a qualidade de vida, com a juventude e também com os atletas veteranos que continuam fazendo história dentro de campo”, declarou.

A expectativa da organização é de grande participação da comunidade ao longo das próximas rodadas, consolidando a competição como um dos principais eventos esportivos do calendário municipal.

VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay
VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay
VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay
VIII Copa Verão de Futebol Suíço de Sete Quedas movimenta atletas do Conesul e também do Paraguay

Terrenos à venda próximos à Escola Vespasiano Martins, em Amambai

0

Estão à venda 12 terrenos, próximos à Escola Vespasiano Martins, a três quadras da Avenida Pedro Manvailler, em Amambai. Há várias opções de valores e metragens.

Interessados devem entrar em contato pelo fone/WhatsApp: +55 67 99981-1869

Amambai participa de mobilização municipalista em Brasília

0

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, participou nesta terça-feira, 24 de fevereiro, em Brasília (DF), da mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O movimento reuniu mais de 1,2 mil gestores municipais preocupados com o avanço de propostas no Congresso que podem gerar forte impacto financeiro às prefeituras.

De acordo com estudo apresentado pela entidade, as chamadas “pautas-bomba” podem representar um impacto de até R$ 270 bilhões aos cofres municipais — valor próximo de toda a arrecadação anual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Entre os principais pontos debatidos estão projetos que criam ou ampliam pisos salariais, aposentadorias especiais e novas obrigações aos Municípios, especialmente nas áreas da educação e da saúde. A CNM alerta que, embora muitas propostas tratem de pautas importantes, elas não apresentam fonte de custeio, o que pode comprometer a capacidade financeira das administrações locais.

Além das pautas consideradas preocupantes, a entidade também defende medidas para reforçar a arrecadação municipal, como propostas de ampliação do FPM e novas fontes de receita. Ainda assim, segundo a CNM, os recursos previstos seriam insuficientes para cobrir o volume de despesas em discussão.

A presença do prefeito Sérgio Barbosa reforça o compromisso de Amambai com a defesa do municipalismo e com a busca por equilíbrio fiscal para garantir a manutenção dos serviços públicos oferecidos à população.

Amambai participa de mobilização municipalista em Brasília

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre fortalecimento da Atenção Primária

0

Encontro reuniu dentistas, equipe eMulti, enfermeiras e médicas(os) para discutir o papel estratégico da APS no cuidado à população

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de fevereiro, profissionais da saúde participaram de uma capacitação voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

O encontro teve início às 8h e marcou o Encontro 1 – Reconstrução do sentido da APS e do papel da eMulti, promovendo um momento de reflexão e alinhamento entre os profissionais.

Participaram da formação dentistas, equipe eMulti, enfermeiras e médicas(os) da rede municipal.

A equipe eMulti é composta por profissionais de fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e educação física, que atuam de forma integrada no suporte às equipes da Atenção Primária, ampliando o cuidado e fortalecendo as ações de promoção e prevenção em saúde.

A capacitação integra o calendário de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na qualificação dos serviços prestados à comunidade.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Juti sedia etapa da Copa Cone sul de Voleibol com jogos equilibrados e vitória emocionante no feminino

0

O município de Juti foi palco, no último domingo, de mais uma rodada da Copa Conesul de Voleibol. A etapa, realizada na quadra da Escola Doraci, contou com quatro partidas e reuniu atletas, dirigentes e torcedores, promovendo integração regional e fortalecendo a prática esportiva no município.

A equipe masculina de Juti disputou dois confrontos de alto nível técnico, enfrentando as equipes de Naviraí e Eldorado. Ambas as partidas foram decididas no tie-break, demonstrando equilíbrio e competitividade. Apesar do desempenho consistente e da entrega dentro de quadra, Juti acabou sendo superada nos detalhes.

Já a equipe feminina protagonizou um dos grandes momentos da rodada ao enfrentar a equipe de Naviraí, considerada destaque regional. Em um jogo marcado por intensidade, superação e forte apoio da torcida, as atletas jutienses conquistaram uma importante vitória, consolidando o avanço do voleibol feminino no município.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou a relevância do evento para o fortalecimento do esporte local. Segundo ele, sediar uma etapa da competição regional demonstra organização, incentivo e compromisso com políticas públicas voltadas ao esporte e à qualidade de vida da população.

O gerente municipal de Esportes, Marcos Macena, também avaliou positivamente a participação das equipes. Ele ressaltou o nível técnico das disputas, a evolução dos atletas e o empenho demonstrado em quadra, reforçando que o trabalho continuará com foco nas próximas etapas da competição.

Juti segue na Copa Conesul de Voleibol e já se prepara para a próxima rodada, que acontecerá no próximo domingo, no município de Eldorado. A expectativa é de novas partidas equilibradas e mais uma oportunidade para as equipes representarem o município com dedicação e espírito esportivo.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Mara Caseiro pede bicicletas elétricas para agentes de saúde de Paranaíba

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (24), indicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Corrêa, solicitando a destinação de bicicletas elétricas para os agentes comunitários de saúde do município de Paranaíba.

A proposta atende a pedido da vereadora Débora Queiroz de Oliveira e do vereador César Moreth da Silva Queiroz, representantes da Câmara Municipal de Paranaíba, que destacaram a necessidade de fortalecer as condições de trabalho dos profissionais responsáveis pelo atendimento direto às famílias.

Segundo a deputada, os agentes comunitários de saúde desempenham papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção da saúde, realizando acompanhamento permanente da população dentro dos territórios municipais, inclusive em regiões mais afastadas.

A indicação prevê que, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, sejam disponibilizadas bicicletas elétricas para auxiliar no deslocamento dos profissionais, ampliando a mobilidade e garantindo maior eficiência nas visitas domiciliares, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso.

“Estruturar a saúde municipal significa investir diretamente na qualidade do atendimento à população. Com melhores condições de deslocamento, os agentes poderão ampliar o alcance das ações, fortalecer o vínculo com as famílias e melhorar os serviços prestados aos paranaibenses”, destacou Mara Caseiro.

A parlamentar reforça que a medida alia inovação, eficiência e compromisso com a saúde pública, contribuindo para assegurar o acesso universal e democrático à atenção básica.

Dia da conquista do voto feminino reacende debate sobre lugar da mulher na política, avalia Lia Nogueira

0

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, lembrado em 24 de fevereiro, é, para a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), um convite para olhar com atenção para o poder político das mulheres, tanto na urna quanto nos espaços de decisão. Em Mato Grosso do Sul, elas são maioria no eleitorado, mas ainda aparecem em número reduzido nas câmaras municipais e na Assembleia Legislativa.

Lia Nogueira afirma que essa distância entre quem vota e quem ocupa mandato ajuda a explicar muitos dos problemas que ainda afetam o dia a dia das mulheres e reforça que o mandato precisa nascer da escuta. “Tudo o que eu defendo passou primeiro pela vida de alguém. Aprendi que a política só faz sentido quando volta para a realidade de quem está na ponta “, afirma.

Para a deputada, o voto feminino precisa ir além da ideia de apenas cumprir uma obrigação no dia da eleição. Ela defende que as eleitoras observem quem, na prática, enfrenta temas como violência doméstica, sobrecarga das cuidadoras, acesso a tratamento especializado e falta de estrutura nos serviços públicos. “O voto da mulher muda orçamento, prioridade e olhar do poder público. Quando ela escolhe alguém que conhece essa realidade, está mexendo diretamente na própria rotina “, avalia.

Lia Nogueira também chama atenção para o fato de que ainda há muitos obstáculos para que mais mulheres disputem eleições, entre eles a dupla jornada, a dificuldade de financiamento e a violência política de gênero. Muitas desistem antes mesmo de colocar o nome à disposição porque sabem que serão julgadas pela vida pessoal, pela aparência ou pelo fato de serem mães, em vez de serem avaliadas pelo trabalho que entregam.

Ao marcar o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a deputada reforça que a data é um lembrete das mulheres que abriram caminho para o direito de votar e ser votada, mas também um chamado para o presente. Na avaliação de Lia Nogueira, o desafio é escolher com cuidado, cobrar resultados e encorajar mais mulheres a ocupar a política em todas as regiões do Estado, das grandes cidades às comunidades mais afastadas.

Paulo Corrêa destaca investimentos e ressalta credibilidade do Corpo de Bombeiros de MS

0

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, destacou nesta terça-feira (24) a atuação exemplar do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a estrutura da corporação em todo o Estado.

Ao comentar o trabalho diário dos bombeiros, Paulo Corrêa ressaltou o respeito e a confiança da sociedade na instituição. “Os bombeiros são nossos verdadeiros heróis. A gente vê, no dia a dia, o respeito da comunidade com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. É uma corporação que salva vidas e presta um serviço essencial à população”, afirmou.

O deputado destacou que a credibilidade da instituição também se reflete nos números. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgados pelo jornal O Globo, a corporação realizou 41,6 mil atendimentos em 2025, figurando como a quarta mais requisitada do país. As ocorrências envolvem desde buscas e salvamentos em ambientes aquáticos, aéreos e fluviais até atendimentos em acidentes de trânsito e incêndios.

Paulo Corrêa também destacou que os investimentos em modernização têm papel fundamental no fortalecimento da corporação e na eficiência das operações. Entre os avanços, ele citou a aquisição da escada Magirus, equipamento estratégico para operações em grandes alturas, além de investimentos no combate a incêndios florestais, como a compra de aeronaves especializadas para atuação no Pantanal e em áreas de difícil acesso.

“Quando aprovamos aqui na Assembleia o orçamento para a compra de equipamentos para a segurança pública, estamos investindo em vidas. Equipamentos modernos permitem respostas mais rápidas e seguras, tanto no resgate de pessoas quanto no combate a incêndios”, pontuou.

O parlamentar também apresentou moção de congratulação ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis Pouso Salas, e aos militares responsáveis pela operacionalização da escada Magirus, em reconhecimento à competência técnica da equipe e ao papel estratégico do equipamento nas ações de resgate e combate a incêndios em grandes alturas no Estado.

“Hoje, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está mais preparado, mais estruturado e mais respeitado. Isso é resultado de planejamento, investimento e, principalmente, da dedicação de homens e mulheres que cumprem essa missão com coragem todos os dias”, finalizou.

Escola Maria da Glória em Dourados recebe equipamentos esportivos

0
O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da ALEMS, acompanha alunos da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira durante atividade em mesa de ping-pong adquirida com recursos destinados pelo parlamentar.

A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, no Jardim Água Boa, em Dourados, passou a contar com novos equipamentos voltados às atividades recreativas e pedagógicas. O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), visitou a instituição para acompanhar de perto a aplicação dos recursos e dialogar com a equipe gestora.

A unidade é dirigida por Pascoalino Cornélia e recebeu o parlamentar ao lado do diretor-adjunto Alessandro Bezerra, que ressaltou a importância do apoio. “Deputado, muito obrigado pela parceria, pela emenda, por olhar para a nossa escola, porque a gente precisa desse cuidado do Legislativo”, afirmou.

Durante a agenda, Renato Câmara destacou as prioridades do mandato. Segundo ele, a maior parte dos recursos é destinada à saúde, seguida pela educação. “Investir na escola é investir no futuro. O esporte no ambiente escolar contribui para a disciplina, fortalece a convivência e amplia as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes”, declarou.

A instituição atende alunos do Ensino Fundamental e Médio e dispõe de salas de aula, quadra coberta, laboratório de informática e projetos complementares. O deputado, que mantém domicílio em Dourados, afirmou que seguirá apoiando iniciativas voltadas à melhoria da estrutura da rede pública de ensino no município e em outras regiões do Estado.

Para contato, a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira está localizada na Rua Mato Grosso, 210, Jardim Água Boa, em Dourados. O telefone é (67) 3423-1956.

Caarapó: Léo Mecânico cobra execução imediata de patrolamento para garantir escoamento da safra

0
Fotos: Assessoria

O vereador Leandro das Virgens, o  “Léo Mecânico”(PSD), apresentou na sessão desta segunda-feira (23),  uma indicação solicitando a realização de serviços de patrolamento e manutenção na estrada vicinal que liga a Fazenda Frenhan à Fazenda São Lourenço, na zona rural do município.

Caarapó: Léo Mecânico cobra execução imediata de patrolamento para garantir escoamento da safra

O pedido do parlamentar foi encaminhado à prefeita Maria Lurdes Portugal (PL)e ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Rodrigo de Souza Batista, com reforço na urgência da execução da medida.

Segundo Léo Mecânico, a solicitação se torna ainda mais relevante devido ao escoamento da safra 2025/2026, período em que o fluxo de caminhões e máquinas agrícolas aumenta significativamente na região. As condições precárias da via podem comprometer a segurança dos usuários, gerar prejuízos aos produtores e impactar diretamente a economia local.

O vereador enfatizou que a manutenção adequada das estradas rurais é estratégica para o município, especialmente durante a safra, quando o setor produtivo depende de infraestrutura eficiente.

“O produtor precisa de estradas em condições reais de trafegabilidade. Estamos falando de economia, geração de renda e segurança. Essa manutenção não pode esperar. Além disso, os transportes escolares também utilizam essas vias”, afirmou.

Léo Mecânico destacou ainda que acompanhará de perto o cumprimento da indicação, exercendo seu papel fiscalizador e cobrando providências do Executivo até que os serviços sejam efetivamente realizados.

Fonte: Assessoria Câmara

Caarapó: João Paulo comemora parceria que une forças para zerar fila de exames especializados

0
Foto: Assessoria

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Caarapó, João Paulo Farias (PP), comemorou, ao lado da prefeita Lurdes (PL) e da Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Romeiro, o atendimento de mais uma de suas indicações: um mutirão de saúde que visa zerar a fila de exames no município.

De acordo com o vereador, Caarapó deu um passo importante na saúde da população ao firmar a parceria entre a Prefeitura e uma clínica credenciada para a realização de exames especializados.

Ainda em setembro do ano passado, João Paulo Farias havia solicitado, por meio de indicação, a realização de um mutirão para zerar a fila de espera e garantir atendimento ágil e de qualidade à comunidade.

Em resposta à demanda apresentada pelo presidente da Câmara, a Secretaria Municipal de Saúde implementou o programa em janeiro de 2026, organizando mais de 1.000 exames acumulados desde 2023, incluindo ressonância magnética, tomografia, ecocardiogramas, eletroencefalogramas, doppler e ultrassonografias, entre outros.

Durante uma solenidade simbólica realizada neste domingo, a Secretária de Saúde, Beatriz Romeiro, ressaltou a importância da parceria:

“Hoje é um dia histórico para Caarapó. Conseguimos credenciar empresas de exames de imagem e diagnóstico, permitindo que todos os pacientes que aguardavam há anos sejam atendidos com dignidade e conforto. A equipe da regulação está totalmente empenhada nesse trabalho de busca ativa, confirmando os pacientes que realmente precisam dos exames para que possamos dar andamento aos agendamentos.”

O vereador João Paulo Farias destacou que a união entre Executivo e Legislativo é fundamental para transformar a saúde do município:

“Quero agradecer à Prefeita Lurdes, à Secretária Bia e toda a equipe de saúde por atenderem nossa indicação. Essa parceria com a clínica vai garantir que nossa população tenha exames de qualidade, sem precisar se deslocar para outras cidades, com rapidez e conforto.”

Já a prefeita Lourdes,  reforçou o impacto do mutirão:

“Com a força-tarefa e a clínica credenciada, estamos realizando a busca ativa de pacientes que aguardavam exames represados desde 2023. Essa parceria permite que o atendimento seja eficiente e humanizado, garantindo dignidade e qualidade de vida para todos.”

O Departamento de Regulação atua na atualização de dados e confirma os agendamentos de cada paciente. A Prefeitura reforça que é fundamental que os moradores mantenham telefones e endereços atualizados junto ao setor de saúde ou aos agentes comunitários, garantindo que o atendimento seja realizado de forma organizada e eficiente.

Fonte: Assessoria Câmara

21º Encontro Regional Sul-mato-grossense de Bike em Iguatemi movimentou tarde do sábado dia (21)

0
Fotos: Assessoria

Com a participação de garotos de várias cidades da região, inclusive do estado do Paraná, Iguatemi foi palco do 2º Encontro Regional Sul-Mato-Grossense de bike no último sábado 21 de fevereiro com início às 13h, organizado pela Abigail e Sueli. A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria de Esportes, foi uma grande parceira reafirmando seu compromisso de incentivo ao esporte, à saúde e à integração regional, apoiando mais um acontecimento direcionado aos adeptos do ciclismo. E, para abrilhantar ainda mais o Encontro, teve a participação especial do recordista mundial de empinar bikes, Leandro Sekko de Curitiba-PR.

A realização do Encontro, contou com inúmeros colaboradores e patrocinadores. O evento reuniu participantes dos Municípios de cidades de Tacuru, Eldorado, Mundo Novo, Guaíra, Toledo e Itaquirai, fortalecendo ainda mais a integração regional por meio do esporte.

Parabéns à Abigail e a Sueli, e a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente na organização. É muito importante apoiar e fortalecer iniciativas que promovam qualidade de vida, movimentam acidade e valorizam o esporte em todas as suas modalidades. Parabéns também a todas as crianças, jovens e adolescentes que se apresentaram e deram um verdadeiro show ao público presente. Diversas autoridades entre Secretários Municipais e Vereadores prestigiaram o evento.

Fonte: Imprensa oficial

Em defesa do agro: Rodolfo Nogueira propõe endurecer critérios para reforma agrária e exige declaração anual de assentados

0
Foto: Assessoria

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL/MS) apresentou, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), a Emenda nº 2 ao PL 2245/2025 (EMR 2 CAPADR), que propõe alterações na Lei nº 8.629/1993 para aprimorar os critérios de avaliação da produtividade de imóveis rurais passíveis de desapropriação e instituir a obrigatoriedade de declaração anual de produtividade por parte de assentados da reforma agrária.

A proposta reforça mecanismos técnicos para aferição da função social da propriedade, buscando maior rigor e segurança jurídica nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária. O texto também estabelece que beneficiários de assentamentos deverão comprovar, anualmente, a efetiva exploração econômica do lote junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

De acordo com o parlamentar, a medida visa aumentar a transparência, reduzir subjetividades nos laudos técnicos e garantir que as áreas destinadas à reforma agrária estejam, de fato, produzindo.

A emenda foi apresentada em 10 de outubro de 2025, às 15h, e integra a tramitação do PL 2245/2025, que altera a legislação vigente sobre reforma agrária no país. O projeto segue em análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Fonte: Assessoria Dep. Rodolfo Nogueira

Prefeitura de Amambai inicia Baile do Conviver 2026 em novo espaço climatizado

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Amambai deu início nesta segunda-feira, 23, a mais uma edição do tradicional Baile do Conviver, ação voltada à valorização e ao bem-estar da população idosa do município. O evento é realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Desporto e Cultura, com apoio da Associação Cultural Amambaiense.

Neste ano, os bailes passam a ser realizados no Centro de Eventos de Amambai “Anacleto Antônio Signori”, um espaço novo, amplo e climatizado, que garante mais conforto e comodidade aos participantes. A mudança foi recebida com entusiasmo pelos idosos, que destacaram a qualidade da estrutura e a melhoria nas condições para aproveitar as tardes de música e confraternização.

O Baile do Conviver é um dos momentos mais aguardados pelos integrantes do programa, proporcionando reencontros, fortalecimento de vínculos e incentivo à convivência comunitária. A iniciativa integra as ações desenvolvidas com foco na promoção da saúde física e emocional da terceira idade.

O Conviver, promovido por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), segue com sua programação regular, que inclui atividades como ginástica ao ar livre na Praça Orlando Viol e prática de bocha às quartas-feiras.

A Prefeitura de Amambai reforça, assim, seu compromisso com a qualidade de vida da população idosa, oferecendo espaços adequados de lazer, integração e participação social. Os interessados em participar das atividades podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para realizar a inscrição e obter mais informações sobre a programação.

Prefeitura de Amambai inicia Baile do Conviver 2026 em novo espaço climatizado

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Thalles participa da abertura do ano legislativo e reforça compromisso com união e desenvolvimento de Itaquiraí

0
Fotos: Assessoria

O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, participou nesta segunda-feira (23), da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, reforçando o respeito ao Poder Legislativo e a importância do diálogo entre os Poderes.

Em sua fala, destacou que a divergência faz parte da política, mas que a população espera soluções, entregas e responsabilidade com o interesse coletivo.

O prefeito apresentou um balanço das principais conquistas da gestão. Na infraestrutura e lazer, citou a reforma da praça central, a entrega do complexo esportivo educacional, a iluminação do ginásio e do estádio, além da obra para revitalização do do Bosque Municipal. Também ressaltou que o asfalto do Nova Conquista está com recurso garantido e que todo o Distrito Industrial será asfaltado.

Na saúde, a melhoria da frota de ambulâncias, o atendimento hospitalar com dois médicos de plantão, os avanços nos postos de saúde, inclusive na área rural com médicos todos os dias, e o fato de Itaquiraí ser referência estadual em cirurgias de baixa complexidade. Lembrou ainda que a Estação de Tratamento de Esgoto está em fase final, com previsão de atender 98% da zona urbana.

Na educação, citou os prêmios conquistados, o compromisso com a alfabetização, a presença de auxiliares desde o primeiro dia de aula, a renovação da frota do transporte escolar, com nove ônibus zero adquiridos na atual gestão, além da aquisição de uniformes e entrega de materiais escolares que deve acontecer nos primeiros dias de aula.

Na agricultura, novos implementos e apoio ao pequeno produtor, além da prioridade na recuperação de estradas rurais.

Na área social, o trabalho de enfrentamento às ocupações irregulares, garantindo terreno próprio e moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade, e afirmou que o município seguirá avançando na criação de novos bairros e novas moradias.

O prefeito ainda lembrou que o município atingiu 100% de iluminação pública em LED, passou a gerar energia própria para os prédios públicos e implantou processos administrativos digitais.

Ao encerrar, fez um pedido de empenho aos vereadores, reforçando a importância da união, do diálogo e da responsabilidade com o dinheiro público.

“Precisamos caminhar com responsabilidade e foco no interesse coletivo. Nosso compromisso é continuar buscando investimentos e soluções que melhorem a vida das pessoas”, finalizou.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Prefeitura de Iguatemi entregará aproximadamente 2 mil kits de material escolar e mochilas para alunos das escolas e creches do município

0

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria de Educação, está realizando uma ação que impactará diretamente centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino. Os kits e as mochilas já estão sendo entregues nas unidades escolares. E, nessa segunda-feira (23), o prefeito Lídio Ledesma e a secretária municipal de Educação, Rosângela Socovoski Ferragem, entregaram pessoalmente em algumas escolas e creches.

O material escolar foi organizado de acordo com as necessidades específicas de cada unidade, contemplando materiais fundamentais para o aprendizado, como cadernos, lápis, borrachas, tintas e outros itens de uso escolar.

Ao todo, 2.230 kits escolares foram adquiridos e serão entregues nas escolas e creches do município, de acordo com a necessidade. Os investimentos foram de R$ 68.118,00 (sessenta e oito mil e cento e dezoito reais), adquiridos junto às empresas Mega Bolsas Ltda (as mochilas), Processo nº 000001/26, e S.M.F. Perdomo – ME – (os kits), por meio da Licitação 000040/25, Pregão Eletrônico.

A secretária de Educação, Rosângela, destacou que a distribuição visa suprir as necessidades diárias dos alunos. “Nenhuma criança ficará sem o material necessário em sala de aula. Cada escola foi abastecida com itens como cadernos, lápis, papel para artes, tintas e lápis de cor, garantindo um ano letivo mais inclusivo e produtivo. Neste ano, teve novidade, porque é a primeira vez que o kit veio completo, incluindo a mochila”, falou a secretária.

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, ressaltou a importância dessa ação. “Educação é prioridade para nós. Garantir que cada criança tenha acesso aos recursos necessários para aprender com qualidade é investir no futuro da nossa cidade. Esse esforço conjunto reflete nosso compromisso com uma Iguatemi mais justa e desenvolvida”, falou Dr. Lídio.

Fonte: Imprensa oficial

Câmara de Paranhos: Resumo da sessão legislativa de 23 de fevereiro de 2026

0

Confira o resumo da sessão legislativa realizada na segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2026, pelos vereadores da Câmara Municipal de Paranhos.

Indicação n°001/2026 – Autor:  Vereador Milton Rogério da Silva

Que seja oficiado o Prefeito Municipal Heliomar Klabunde, com cópia a Secretaria Municipal de Saúde, para que adote, em regime de urgência, as providências necessárias para a contratação de médico cardiologista para atendimento à população.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação decorre das diversas reclamações recebidas nos últimos dias por pacientes que estavam em acompanhamento com o médico cardiologista que atuava no município, o qual não se encontra mais prestando atendimento em nossa cidade.

Munícipes relatam que possuem exames realizados e aguardam retorno com o especialista para continuidade do tratamento, porém não estão conseguindo atendimento, o que gera preocupação e insegurança, considerando a gravidade das doenças cardiovasculares.

Diante da importância do acompanhamento especializado e da necessidade de garantir assistência adequada à população, especialmente aos pacientes já em tratamento, solicitamos que o Poder Executivo priorize essa contratação, assegurando continuidade e qualidade no atendimento à saúde dos munícipes. 

Indicação n°002/2026 – Autor: Vereador Milton Rogério da Silva

Que seja oficiado o Prefeito Municipal Heliomar Klabunde, com cópia a Secretaria Municipal de Saúde, para que estude a possibilidade, de contratação de um médico ortopedista para atender a população de Paranhos/MS.

JUSTIFICATIVA: Nos últimos dias, munícipes vem relatando a necessidade de atendimento especializado em ortopedia, diante da ausência desse profissional no município. A demanda por consultas e acompanhamentos na área ortopédica é significativa, especialmente em casos de fraturas, lesões, dores crônicas e outras condições que exigem avaliação especializada.

A falta desse atendimento específico tem gerado dificuldades para a população, que muitas vezes precisa se deslocar para outros municípios em busca de consulta, acarretando custos e transtornos adicionais.

Diante da carência existente e da importância desse atendimento para a saúde pública, solicitamos que o Poder Executivo avalie a possibilidade de contratação de médico ortopedista, garantindo mais qualidade e acessibilidade aos serviços prestados à população. 

indicação n°003/2026 – Autor: Milton Rogério da Silva

Que seja oficiado o Prefeito Municipal Heliomar Klabunde, com cópia a Secretaria Municipal de Agricultura, para que estude a viabilidade de construção de uma Feira do Produtor em nosso município.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação atende a uma demanda apresentada por produtores rurais do município, bem como por produtores das aldeias indígenas, que têm manifestado a necessidade de um espaço adequado para a comercialização de seus produtos.

A construção de uma estrutura pré-moldada, localizada nos fundos do Banco do Brasil, contendo repartições organizadas e banheiros anexos, proporcionando melhores condições de higiene, organização e conforto tanto para os produtores quanto para os consumidores.

A implantação da Feira do Produtor representará um importante incentivo à agricultura familiar, ao fortalecimento da economia local e à valorização dos pequenos produtores, promovendo geração de renda e desenvolvimento sustentável.

Reconhecendo o compromisso da atual gestão com o setor produtivo rural, contamos com a atenção de Vossa Excelência para atender essa demanda, que contribuirá significativamente para o crescimento econômico e social de Paranhos. 

Indicação n°004/2026 – Autor:  Vereador Ubaldo Fernandes

Que seja oficiado o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul Sr. Guilherme Alcântara, para que estude a viabilidade de promover o cascalhamento da estrada vicinal que liga o Posto Fiscal à entrada da Escola da Aldeia Indígena Paraguassu, no município de Paranhos/MS.

JUSTIFICATIVA: A referida estrada é de fundamental importância para a mobilidade da comunidade indígena, estudantes, trabalhadores e proprietários rurais da região. As atuais condições da via têm dificultado o tráfego, especialmente em períodos chuvosos, comprometendo o transporte escolar, o deslocamento para atendimentos de saúde e o escoamento da produção agrícola.

A realização do cascalhamento proporcionará melhores condições de trafegabilidade, garantindo mais segurança e dignidade aos moradores da aldeia e aos produtores rurais que utilizam diariamente esse importante via de acesso.

Tal medida representa um investimento essencial em infraestrutura, promovendo qualidade de vida, desenvolvimento econômico local e assegurando a continuidade dos serviços essenciais à população dessa relevante região do município.  Requerimento n° 001/2026                                          

Autor: Vereador Alex Nicola Ratier

Que seja oficiado a Secretária Municipal de Saúde Patrícia Sander Biesek, com cópia a Diretora do Hospital Municipal de Paranhos, para que encaminhe informações acerca da situação funcional do servidor Robson Rambo, a fim de esclarecer possível exercício simultâneo de atividades no âmbito municipal e estadual.

JUSTIFICATIVA: O presente requerimento tem por finalidade assegurar a transparência e a regularidade administrativa, especialmente no que se refere ao cumprimento da carga horária e à eventual existência de cessão ou acumulação de funções públicas.

Para tanto, faz-se necessário o encaminhamento das seguintes informações: a carga horária diária e semanal exercida pelo servidor junto à Unidade Hospitalar Municipal; eventual autorização ou liberação para o exercício de atividades junto ao Estado, com a devida indicação de compatibilidade de horários; e, na hipótese de existir cessão funcional, cópia do ato formal que a instituiu, bem como do respectivo Termo de Cessão firmado entre o Município e o Estado, além da informação expressa acerca do ente responsável pelo pagamento da remuneração durante o período.

A matéria encontra fundamento no art. 37 da Constituição Federal, que estabelece as regras para acumulação de cargos públicos, condicionando-a à compatibilidade de horários e às hipóteses legalmente previstas. A ausência de formalização adequada ou eventual incompatibilidade poderá caracterizar irregularidade administrativa.

Dessa forma, considerando a relevância dos fatos e o dever fiscalizatório inerente ao Poder Legislativo, solicitam-se os esclarecimentos necessários para os devidos encaminhamentos, garantindo a observância dos princípios da legalidade, moralidade e transparência na Administração Pública.

Fonte: Assessoria Câmara

Como economizar no gás e fazer o botijão durar mais

0
Créditos: Baris Kaykusuz/iStock

Aprender como economizar no gás é uma das estratégias mais eficazes para equilibrar o orçamento doméstico. Em um cenário de alta nos custos de energia e alimentação, adotar hábitos simples na cozinha pode fazer o botijão durar mais de um mês, reduzindo despesas sem comprometer a rotina.

Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2024 mostram que o botijão de 13 kg é utilizado por cerca de 70% das residências brasileiras. Segundo boletim anual publicado pela agência no mesmo ano, o consumo médio mensal pode variar entre um e um botijão e meio por família, dependendo do número de moradores e da frequência de preparo das refeições.

Como fazer o botijão de gás durar mais?

Para economizar no gás de cozinha, especialistas ouvidos em reportagens publicadas em 2025 por portais nacionais destacam que o desperdício geralmente está ligado ao uso inadequado da chama e à falta de planejamento das refeições. Cozinhar com panela tampada, evitar abrir o forno repetidamente e ajustar o fogo ao tamanho do recipiente são práticas que reduzem o tempo de preparo e o consumo de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Dicas para economizar gás de cozinha no fogão

Entre as orientações mais citadas por técnicos em consumo doméstico, estão:

  • manter os queimadores limpos para garantir combustão eficiente;
  • utilizar panelas com fundo plano e tamanho compatível com a boca do fogão;
  • desligar o fogo alguns minutos antes do término da receita para aproveitar o calor residual;
  • evitar correntes de ar na cozinha, que dispersam o calor;
  • descongelar alimentos naturalmente antes do preparo;
  • cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo;
  • cortar ingredientes em pedaços menores para reduzir o tempo no fogo.

Reportagem publicada pelo Correio Braziliense em 2025 destacou que a limpeza dos queimadores pode impactar diretamente na eficiência da chama, evitando desperdício invisível.

Por que meu gás de cozinha acaba tão rápido?

Entre os fatores que explicam o consumo acelerado, estão possíveis vazamentos em mangueiras e reguladores, uso frequente do forno e chama acima do necessário. A ANP orienta, em cartilhas técnicas atualizadas em 2024, que o consumidor realize inspeções periódicas nas conexões e substitua mangueiras dentro do prazo recomendado para evitar perdas.

Quais hábitos ajudam a economizar gás de cozinha?

Organização e planejamento aparecem como pontos centrais nas reportagens publicadas em 2025 sobre o tema. Especialistas em finanças domésticas ressaltam que preparar refeições em maior quantidade e reaproveitar preparos ao longo da semana reduzem o tempo total de fogão ligado, contribuindo para economizar no gás de cozinha sem alterar significativamente a rotina.

Usar panela de pressão economiza gás?

A panela de pressão é apontada como uma das alternativas mais eficientes. De acordo com especialistas consultados em matérias publicadas em 2025, o tempo de preparo pode ser reduzido em até 50%, em comparação com panelas convencionais, especialmente no preparo de grãos e carnes.

Além disso, a chama ideal é aquela que não ultrapassa o fundo da panela. Quando o fogo se espalha pelas laterais, parte do calor é desperdiçada. Técnicos explicam que o ajuste correto melhora o aproveitamento térmico e reduz o consumo mensal.

O que fazer para o botijão de gás render mais?

Além das mudanças de hábito, é importante garantir uma boa procedência. Comprar o produto de uma distribuidora de gás de confiança é essencial para conhecer a duração padrão e também a capacidade exata de cada botijão.

Segundo dados da ANP, divulgados em 2024, o botijão doméstico padrão contém 13 kg de GLP e deve apresentar lacre intacto e selo de segurança. Com cuidados técnicos e organização no preparo das refeições, é possível economizar no gás e fazer o botijão render o mês todo, contribuindo para o controle das finanças familiares.

Fonte: Assessoria

Lula diz que vale “qualquer sacrifício” para prender magnatas do crime

0
© RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (24), que o Brasil fará “qualquer sacrifício” para prender os “magnatas da corrupção e do narcotráfico”. O combate ao crime organizados será um dos temas da reunião de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve ocorrer no mês que vem, em Washington.

“O desejo nosso é colocar os magnatas da corrupção e do narcotráfico na cadeia, e para isso nós faremos qualquer sacrifício”, disse Lula em entrevista à imprensa em Seul, capital da Coreia do Sul, onde o presidente foi recebido para uma visita de Estado.

“Quando eu for aos Estados Unidos, eu vou levar junto comigo a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Justiça e vou mostrar para ele [Trump] que se ele quiser, de verdade, combater o crime organizado, o narcotráfico, o tráfico de armas, o Brasil será parceiro de primeira hora, porque nós temos expertise nisso com a nossa Polícia Federal”, acrescentou.

A pauta completa da reunião está sendo elaborada e, de acordo com o presidente, inclui temas de interesse do Brasil, do multilateralismo e da democracia. “E ele [Trump] também tem a pauta dele para mim”, destacou.

Lula desembarcou na Ásia no último dia 18 e cumpriu agendas na Índia e na Coreia do Sul.

Hoje, Lula ressaltou as negociações para um acordo comercial entre Coreia e o Mercosul serão retomadas. Elas estão paradas desde 2021.

“Eu lembrei a ele [Lee Jae-Myung, presidente da Coreia do Sul] que era muito importante, neste instante em que se discute a volta do unilateralismo, voltarmos a discutir esse acordo. Ele se mostrou muito interessado. Vamos montar as comissões para começar a debater e, se tudo der certo, podemos concluir esses acordos este ano”, resumiu.

A ampliação do acordo de comércio preferencial Mercosul-Índia também é prioridade para o Brasil, com vista ao livre comércio.

De Seul, Lula seguiu hoje para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde tem uma reunião de trabalho com o presidente do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O presidente foi questionado sobre a tensão no Oriente Médio diante da troca de ameaças entre os Estados Unidos e o Irã, mas afirmou que a reunião com Al Nahyan será sobre temas de interesse do Brasil.

“Eu não vou discutir a guerra do Irã, eu não sou representante da ONU, não sou do Conselho de Segurança como membro permanente da ONU. Eu vou discutir a relação comercial e política entre Brasil e os Emirados Árabes. Eu acho que nós não estamos precisando de guerra, estamos precisando de paz, estamos precisando de investimento, desenvolvimento que é isso que vai fazer melhorar a vida do povo”, disse.

Ainda nesta terça-feira, a comitiva presidencial embarca de volta para Brasília.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil