12 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 178

Análise de títulos no ENARE: guia definitivo para não perder pontos preciosos na segunda etapa

0
Créditos: Chinnapong/iStock

A análise de títulos é uma das etapas decisivas do Exame Nacional de Residência (ENARE) e pode fazer diferença significativa na classificação final dos candidatos. Após a prova objetiva, a segunda etapa do ENARE consiste na avaliação curricular, fase em que cursos, experiências acadêmicas e produções científicas são pontuados, conforme critérios previamente definidos em edital.

Criado para unificar o processo seletivo de programas de residência médica em diversas instituições do país, o ENARE utiliza a análise curricular como forma de diferenciar candidatos com desempenhos semelhantes na prova teórica. A segunda fase é especialmente relevante em cenários de alta concorrência, quando pequenas variações na pontuação podem alterar posições no ranking final.

O que pontua na análise de títulos no ENARE?

De modo geral, a análise de títulos considera atividades desenvolvidas ao longo da graduação e após a formação. Entre os itens que costumam pontuar, estão:

  • monitorias acadêmicas;
  • iniciação científica;
  • publicações em revistas científicas;
  • apresentação de trabalhos em congressos;
  • participação em ligas acadêmicas;
  • cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Como funciona a análise curricular do ENARE?

Na prática, o candidato deve reunir e enviar documentos comprobatórios das atividades realizadas dentro do prazo estipulado. A banca examinadora avalia os comprovantes e atribui pontos conforme tabela prevista.

Essa etapa exige atenção redobrada à organização e à legibilidade dos arquivos enviados. Documentos incompletos, ilegíveis ou fora do padrão solicitado podem não ser considerados.

Qual o peso da análise de títulos na nota final do ENARE?

O peso da avaliação curricular pode variar a cada edição, mas geralmente representa um percentual complementar à nota da prova objetiva. Embora não substitua o desempenho teórico, a análise de títulos pode ser decisiva para desempates.

Quantos pontos vale cada título na análise do ENARE?

Cada categoria possui limite máximo de pontuação. Por exemplo, pode haver teto para número de publicações ou de certificados de participação em eventos. Isso significa que acumular atividades além do limite previsto não necessariamente resultará em mais pontos.

Quais os critérios de desempate do ENARE?

Além da pontuação total, o exame pode adotar critérios adicionais de desempate, como maior nota na prova objetiva ou maior número de atividades acadêmicas específicas. Por isso, é importante conferir o edital do ENARE para ter em mente quais são os critérios de desempate e já se preparar nesses casos.

Documentos necessários para análise de títulos no ENARE

Entre os documentos exigidos normalmente, estão:

  • certificados com carga horária e assinatura da instituição;
  • declarações oficiais de participação;
  • comprovantes de publicação com identificação do autor;
  • histórico escolar atualizado, quando solicitado.

Como comprovar cursos e atividades no ENARE?

A comprovação deve ser feita por meio de documentos oficiais emitidos por instituições reconhecidas. Certificados sem identificação adequada ou sem carga horária explícita podem ser desconsiderados.

Onde enviar os títulos para o ENARE?

O envio ocorre pela plataforma indicada pela organização do exame, dentro do prazo estabelecido. O não envio ou o envio fora do período previsto implica perda automática da pontuação curricular.

Dicas para análise de currículo do ENARE para residência médica

Para não perder pontos na segunda etapa do ENARE:

  • leia atentamente o edital;
  • organize os documentos com antecedência;
  • confira se todos os certificados estão completos;
  • respeite o formato e o tamanho dos arquivos exigidos.

Como se preparar para a segunda etapa do ENARE?

A preparação começa ainda durante a graduação, com participação estratégica em atividades que pontuam. Além disso, manter registros organizados facilita o processo quando chega o momento da inscrição.

A análise de títulos, embora complementar, pode ser determinante na classificação final. Atenção aos detalhes e cumprimento rigoroso das regras são passos essenciais para garantir a pontuação máxima e evitar a perda de pontos preciosos na segunda etapa do ENARE.

Fonte: Assessoria

Campeonato Municipal de Futebol de Campo segue com jogo nesta quinta-feira (5) em Itaquiraí

0
Equipe Online.net/Jo Piscinas venceu o jogo da segunda rodada, disputado na terça-feira (3) contra Fome Zero FC. Fotos: Divulgação

Redação

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2026 segue movimentando o esporte em Itaquiraí e terá sequência nesta quinta-feira (5), com mais um confronto válido pela fase de grupos da competição.

A partida desta noite será entre Prolar FC e Sítio Moreno, válida pela 3ª rodada do campeonato. O jogo está marcado para 19h30, no Estádio Carminatão, reunindo atletas e torcedores para mais um duelo da fase classificatória.

Antes disso, a competição teve jogo realizado na terça-feira (3), quando Online.net/Jô Piscinas venceu a equipe Fome Zero FC pelo placar de 13 a 0, também no Estádio Carminatão, em confronto válido pela 2ª rodada do torneio.

No jogo de abertura, realizado no sábado, dia 28 de fevereiro, Estância Dona Emília/Rasgado venceu a disputa contra o Comércio F.C por 2 a 1.

As partidas do torneio serão disputadas às terças e quintas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 18h30, com um jogo programado em cada rodada ao longo do mês de março.

A competição, que reúne as equipes Beira Rio, Borussia, Estância Dona Emília/Rasgado, Online.net/Jô Piscinas, Comércio FC, Prolar FC, Sítio Moreno e Fome Zero, é organizada pela Prefeitura de Itaquiraí, por meio do Departamento de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Campeonato Municipal de Futebol de Campo segue com jogo nesta quinta-feira (5) em Itaquiraí
Fome Zero F.C
Campeonato Municipal de Futebol de Campo segue com jogo nesta quinta-feira (5) em Itaquiraí
Comércio F.C
Campeonato Municipal de Futebol de Campo segue com jogo nesta quinta-feira (5) em Itaquiraí
Estância Dona Emília/Rasgado

Fonte: Grupo A Gazeta

Câmara aprova em segundo turno PEC da Segurança Pública

0
© LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, conhecida como PEC da Segurança Pública, foi aprovada pelo plenário da Câmara, em segundo turno de votação, por 461 votos a 14, em sessão realizada na noite desta quarta-feira (4).

No primeiro turno, a votação registrou 487 votos a favor, 15 contrários e uma abstenção. A PEC segue agora para análise e votação pelos senadores.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), considerou a aprovação como o resultado de diálogo e equilíbrio, “convergindo na vontade de ter um país mais seguro para todos os brasileiros”.

Ele elogiou os trabalhos da comissão especial, assinalando que houve “ampla escuta da sociedade, o que deu legitimidade às decisões tomadas”.

Arrecadação das bets

O texto aprovado, um substitutivo do relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), que fez diversas alterações na versão original encaminhada pelo governo ao Congresso, prevê que o dinheiro arrecadado com as bets (loterias por quota fixa) será destinado aos fundos Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário Nacional (Funpen).

Maioridade penal

Outra mudança do relator, foi a retirada da parte que tratava da redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos em crimes com violência ou grave ameaça à pessoa, cuja validade dependeria de um referendo popular.

*Com informações da Agência Câmara

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Amambai abre processo seletivo para formador do programa MS Alfabetiza

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abriu processo seletivo para cadastro de reserva de Formador Municipal, que atuará no programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A seleção tem como objetivo formar um quadro de servidores públicos que irão colaborar no desenvolvimento de ações pedagógicas e formações continuadas voltadas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fortalecendo as políticas de alfabetização no município.

De acordo com o Edital SEMED nº 10/2026, publicado no Diário Oficial, os profissionais selecionados atuarão na função de Formador Municipal, realizando atividades como formação presencial e virtual de professores, acompanhamento das ações pedagógicas do programa, orientação sobre o uso de materiais didáticos e elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve possuir Licenciatura em Pedagogia, ter experiência mínima de três anos de atuação no magistério, seja na educação infantil ou na alfabetização, além de disponibilidade de 20 horas semanais para o desempenho das atividades.

Os profissionais selecionados poderão receber bolsa mensal no valor de R$ 800, conforme previsto nas normas do programa.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 03 a 07 de março de 2026. Os interessados devem encaminhar a documentação exigida no edital em arquivo único no formato PDF para o endereço eletrônico [email protected].

O processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação e contará com análise curricular, podendo também incluir entrevista, conforme necessidade do município.

Os candidatos aprovados irão compor cadastro de reserva e poderão ser convocados conforme a demanda das formações continuadas desenvolvidas no âmbito do programa.

O prazo de validade do processo seletivo será de até dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações podem ser consultadas no Edital SEMED nº 10/2026, publicado no Diário Oficial dos Municípios.

Edital

O edital completo está disponível no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, edição do dia 2 de março de 2026,  página 18, e pode ser acessado nesse link: https://diario-oficial-prd.nyc3.digitaloceanspaces.com/files/media/139121/4042—02-03-2026.pdf

Prefeitura de Amambai abre processo seletivo para formador do programa MS Alfabetiza

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Abertura do Campeonato Regional de Futebol Suíço é realizada em Paranhos

0
Fotos: Divulgação

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio da Prefeitura Municipal de Paranhos, realizou nesta quarta-feira a abertura oficial do Campeonato Regional de Futebol Suíço de Paranhos. O evento contou com grande participação da comunidade e marcou o início de uma competição que promete movimentar o esporte local.

Ao todo, participam 16 equipes na categoria Livre, 8 na categoria Master e 6 na categoria Feminina, demonstrando o crescimento e a diversidade do futebol suíço no município.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Heliomar Klabunde, a secretária de Saúde, Patrícia Sander, a secretária de Educação, Cleonice Barce, e o secretário de Obras, José Morais, que destacaram a importância do esporte como ferramenta de integração social e promoção da saúde.

Os jogos serão realizados de quarta a domingo, proporcionando ao público diversas oportunidades para acompanhar as partidas e torcer por suas equipes favoritas.

O campeonato segue nos próximos dias com rodadas emocionantes.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Analistas veem pressão geopolítica sobre insumos

0

A escalada de tensões no Oriente Médio voltou a gerar preocupação no mercado internacional de fertilizantes, diante do risco de impactos sobre a oferta e sobre a formação de preços de nitrogenados e fosfatados. De acordo com análise da StoneX, empresa global de serviços financeiros, o cenário geopolítico aumenta as incertezas e já provoca sinais de cautela entre agentes do setor.

A região tem peso relevante no comércio global de fertilizantes. Em 2024, respondeu por 41% das exportações mundiais de ureia, 28% das vendas externas de amônia e 29% das exportações internacionais de DAP. Diante dessa participação, eventuais interrupções na produção ou no escoamento tendem a afetar diretamente os fluxos comerciais e os preços internacionais.

No momento, investidores ainda avaliam os possíveis desdobramentos do conflito, o que mantém elevada a incerteza sobre os impactos imediatos. Como primeiro reflexo, fornecedores da região retiraram ofertas do mercado enquanto aguardam maior clareza sobre a evolução do cenário, reduzindo temporariamente a disponibilidade de produto.

A logística também aparece como ponto de atenção. Navios têm evitado o estreito de Hormuz, rota estratégica para o escoamento de fertilizantes do Oriente Médio. O aumento do risco pode provocar atrasos nas entregas e elevar custos logísticos para importadores em diferentes regiões.

Além disso, a valorização do petróleo diante das tensões geopolíticas pode pressionar os custos de combustíveis e fretes internacionais. Para países importadores líquidos de fertilizantes, como o Brasil, esse movimento tende a elevar o custo final dos insumos.

Eder Pinzan pede manutenção no Parque do Panduí em Amambai

0
Nas fotos o Parque do Panduí, em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Através de indicação apresentada na sessão da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 2 de março, o vereador Eder Pinzan (União Brasil), pediu ao Executivo Municipal a realização de manutenção geral no Parque do Panduí, localizado às margens do Córrego Panduí, em Amambai.

Entre outras ações Pinzan pede a realização de limpeza de toda a área, com corte de grama e roçada completa do espaço, a realização de reparos nas estruturas danificadas, melhorias na iluminação pública ali existente e reforço na segurança do local.

“O Parque Panduí é um dos principais espaços públicos destinados ao lazer, à convivência familiar e à prática de atividades físicas naquela região da cidade. Trata-se de um ambiente próprio para ser frequentado por crianças, jovens, adultos e idosos, desempenhando papel fundamental na promoção da saúde, do bem-estar e da integração social, entretanto, a atual situação do parque é preocupante pela falta de manutenção”, disse o vereador.

Eder Pinzan destaca também que o acúmulo de sujeira, o mato alto e a falta de corte regular da grama favorecem o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, além de transmitirem sensação de abandono das instalações.

Eder Pinzan pede manutenção no Parque do Panduí em Amambai

“As estruturas danificadas oferecem riscos à integridade física dos usuários, especialmente das crianças, enquanto a iluminação insuficiente compromete a segurança no período noturno, afastando as famílias e abrindo espaço para possíveis atos de vandalismo”, enfatizou Eder ao lembrar que a manutenção adequada dos espaços públicos é uma questão de responsabilidade com o dinheiro público e de respeito à população que contribui com seus impostos.

“Investir na limpeza, nos reparos estruturais e no reforço da iluminação e da segurança é garantir que o parque volte a cumprir sua função social com dignidade”, finalizou o vereador.

Eder Pinzan pede manutenção no Parque do Panduí em Amambai

Lagarta exige atenção no início da safrinha

0
Controle é mais difícil em estágios avançados - Foto: Divulgação

O início da safrinha de milho exige atenção redobrada dos produtores diante de desafios fitossanitários que podem comprometer o desenvolvimento das lavouras. Entre eles está a lagarta-do-cartucho, praga que encontra condições favoráveis nas fases iniciais da cultura e pode causar prejuízos relevantes quando não é controlada rapidamente.

A Spodoptera frugiperda costuma se instalar de forma silenciosa. Os primeiros sinais aparecem nas folhas mais novas, com raspagens, furos irregulares e presença de resíduos no cartucho da planta. Quando o problema é percebido apenas em estágios mais avançados, o controle se torna mais difícil e o risco de perdas produtivas aumenta.

Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento, a produção de milho safrinha deve alcançar 110,46 milhões de toneladas. Em um cenário de expansão da área cultivada projetado pela companhia, cresce também a importância do monitoramento das lavouras para evitar prejuízos.

Especialistas destacam que práticas como rotação de culturas, cobertura do solo e acompanhamento constante da área plantada ajudam a reduzir os riscos. Entre as ferramentas indicadas para o controle está o inseticida Propose, da UPL Brasil, registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária, cuja formulação reúne clorfenapir e clorantraniliprole, com ação por contato e ingestão.

“Muitas vezes o produtor só percebe o problema quando a lagarta já está bem instalada na lavoura, o que dificulta o controle e aumenta o risco de perdas”, explica Bruno Vilarino, gerente estratégico de produtos da ORÍGEO

O produto deve ser utilizado dentro de um programa de Manejo Integrado de Pragas, com aplicações no momento correto e observação constante no campo para identificar a presença da praga o mais cedo possível.

Senado aprova acordo entre Mercosul e União Europeia

0
Foto: União Europeia/Mercosul

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (4), em votação unânime, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.Senado aprova acordo entre Mercosul e União EuropeiaSenado aprova acordo entre Mercosul e União Europeia

Com o tratado, o bloco sul-americano, composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, vai zerar tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos. Já União Europeia eliminará tarifas sobre 95% dos bens vendidos pelo Mercosul em até 12 anos.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 41/2026, que ratifica o acordo, ainda precisa ser promulgado pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), ato que concluirá a internalização do pacto comercial pelo Parlamento brasileiro. Esta era a última etapa para a entrada em vigor dos termos do tratado.

Na prática, o acordo estabelece a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 720 milhões de habitantes.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estima que a implementação do acordo pode incrementar as exportações brasileiras em cerca de US$ 7 bilhões e ampliar a diversificação das vendas internacionais brasileiras, beneficiando inclusive à indústria nacional. Os parlamentos de Argentina e Uruguai já haviam aprovado o acordo na semana passada.

Do lado da União Europeia, o Parlamento Europeu pediu, em janeiro, que o Tribunal de Justiça do bloco faça uma avaliação jurídica sobre o acordo. Porém, na última semana, a presidente da Comissão Europeia, Usrula von der Leyen, afirmou que a UE aplicará o acordo de forma provisória a partir de maio, mesmo com a pendência de análise judicial.

O tratado conta com forte apoio de países como Alemanha e Espanha, mas enfrenta resistências principalmente da França, que teme perda de concorrência no setor agropecuário.

Licença-paternidade de até 20 dias é aprovada no Senado 

0
Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O projeto de lei (5811/2025), que amplia a licença-paternidade para 20 dias foi aprovado nesta quarta-feira (4), no Senado, e agora depende da sanção presidencial. Licença-paternidade de até 20 dias é aprovada no Senado Licença-paternidade de até 20 dias é aprovada no Senado 

O tema é debatido no Congresso Nacional há 19 anos, depois de apresentado pela ex-senadora Patrícia Saboya, em 2007, e relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA).

O projeto cria ainda o salário-paternidade como benefício previdenciário. O objetivo é equiparar a proteção à paternidade às garantias já existentes para a maternidade. O texto também permite dividir o período da licença.

Segundo o texto aprovado, a licença começa a valer de forma gradual.

  • 10 dias nos dois primeiros anos de vigência da lei.
  • 15 dias no terceiro ano
  • 20 dias a partir do quarto ano 

Entre os argumentos para aprovação do projeto, está a possibilidade de maior participação dos pais nos cuidados com os filhos recém-nascidos ou adotados. Outro direito seria o de garantir estabilidade no emprego durante e após a licença. 

No embasamento para a nova lei, a licença está descrita também como incentivo à igualdade de gênero no ambiente de trabalho, ao reconhecer a importância do papel paterno na criação dos filhos.

Quando foi aprovado na Câmara dos Deputados, em novembro do ano passado, o relator Pedro Campos (PSB-PE) afirmou que nenhum direito é mais fundamental do que o de nascer cercado de cuidado. O deputado lembrou que o tema era alvo de debates desde a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Palmeiras derrota Novorizontino e fica perto do título paulista

0

O Palmeiras deu um importante passo na busca pelo título do Campeonato Paulista. Jogando na Arena Barueri, na noite desta quarta-feira (4), o Verdão derrotou o Novorizontino pelo placar de 1 a 0 no primeiro jogo da final da competição.Palmeiras derrota Novorizontino e fica perto do título paulistaPalmeiras derrota Novorizontino e fica perto do título paulista

Desta forma, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira precisa apenas de um empate, no próximo domingo (8) a partir das 20h30 (horário de Brasília) no estádio Jorge Ismael de Biasi, para garantir o seu 27º título Paulista. Já o time de Enderson Moreira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título inédito no tempo regulamentar. Já o triunfo do Tigre por apenas um gol de vantagem força a disputa de pênaltis.

A vitória do Palmeiras teve dois protagonistas. O primeiro foi o atacante argentino Flaco López, que marcou o gol da vitória do Verdão aos 34 minutos do primeiro tempo com um chute colocado. O segundo destaque foi o goleiro Carlos Miguel, que defendeu cobrança de pênalti de Robson aos 46 minutos da etapa inicial para garantir a vitória do Porco.

Dólar cai para R$ 5,21 em dia de correção no mercado

0

Após dois dias de turbulências, o mercado financeiro teve um dia de correção.Numa sessão marcada pelo alívio temporário nas tensões, o dólar recuou quase 1%.Dólar cai para R$ 5,21 em dia de correção no mercadoDólar cai para R$ 5,21 em dia de correção no mercado

A bolsa de valores recuperou-se parcialmente, e o petróleo ficou próximo da estabilidade.

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (4) vendido a R$ 5,218, com recuo de R$ 0,047 (-0,89%). A cotação operou em baixa durante toda a sessão, operando entre R$ 5,20 e R$ 5,22.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 185.366 pontos, com alta de 1,24%.

Em alta durante toda a sessão, o indicador foi sustentado por ações de bancos. Os papéis de petrolíferas e de mineradoras caíram, por causa da queda ou da estabilidade do preço das commodities (bens primários com cotação internacional).

O barril do petróleo do tipo Brent, usado nas negociações internacionais, ficou estável, em US$ 81,40. O barril do tipo WTI, negociado nos Estados Unidos, subiu 0,13%, para US$ 74,66.

Apesar de o Estreito de Ormuz continuar fechado, o presidente estadunidense, Donald Trump, anunciou que navios do país poderão escoltar petroleiros e navios-tanque. Além disso, a Secretaria do Tesouro poderia fornecer seguros emergenciais para empresas de navegação.

A estabilidade na cotação do petróleo ajudou a reverter parcialmente a alta do dólar nos últimos dias. Investidores aproveitaram o recente aumento para vender a moeda e embolsar os lucros recentes.

Termômetro acusa 41ºC na tarde de hoje (4), em Japorã (MS)

0
Termômetro marc 41 graus em Japorã, no Sul de MS. © Paulo Falcão Jr./Panorama do MS

Hoje (04-03), a 16 dias do fim do Verão (estação termina dia 20 de março), o calor foi tão intenso que o termômetro digital instalado na Avenida Deputado Fernando Saldanha, centro da cidade de Japorã, município do Extremo Sul de Mato Grosso do Su, marcou 41 graus centígrados, às 14h37.

O Clima Tempo divulgou que as temperaturas registradas ontem, com clima “suportável” seriam repetidas hoje, mas, o calorzão de hoje foi muito maior, agravando ainda mais com a falta de vento.

Termômetro acusa 41ºC na tarde de hoje (4), em Japorã (MS)
© Paulo Falcão Júnior/ Panorama do MS

O Clima Tempo acertou que o dia seria de sol com aumento de nuvens no período da tarde. Porém, a previsão de que as temperaturas ficariam entre 22° e 35° não foram confirmadas nem no período da manhã, pois o calor intenso foi registrado durante todo o dia, sempre no mínimo 6º acima do previsto.

O site Agrolink divulgou que no período da tarde a temperatura seria de 28 a 40 graus em Japorã. Também antecipa que durante a noite o calor estará em torno de 36º. O que se viu foi o display digital do totem do banco da cooperativa Sicredi acusando 41 graus, podendo ter atingido temperatura ainda maior, pois, a sensação foi de que o calor aumentou ainda mais por volta das 15h30.

Fonte: Roney Minella – Repórter Panorama do MS

Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura

0
Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Japorã em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Mundo Novo e com o Clube de Laço Estrela da Fronteira, realizou mais um curso de capacitação, qualificação, treinamento e valorização da comunidade rural. Desta vez, foi ministrado o Curso de Equidocultura, popularmente conhecido como curso de rédea, tendo como instrutor Hermínio Frangiotti Cardoso.

O curso contemplou uma dezena de profissionais “cowboys” que receberam as informações precisas da Equideocultura, focadas no domínio racional e no adestramento funcional. “Apresentamos técnicas sem violência para aumentar a docilidade e agilidade do animal”, afirmou o instrutor Hermínio Frangiotti. O conteúdo do curso incluído manejo básico, segurança, flexionamentos (nuca, laterais), trabalho em círculos, e comandos de rédea (passo, trote, galope), sobretudo, promoveu a parceria homem-cavalo.

“Esta foi mais uma importante capacitação. Reforça o compromisso de nossa administração com o desenvolvimento rural. Para nós, é uma satisfação oferecer oportunidades de aprendizado, aperfeiçoamento técnico e valorização das tradições ligadas ao campo. Investir em cursos como este é fortalecer a cultura, gerar conhecimento e abrir novas portas para quem vive e trabalha na zona rural”, destacou o prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias), durante o encerramento do curso, na sexta-feira, no Salão de Eventos do Clube de Laço Estrela da Fronteira.

“O Município tem sido parceiro importante nas ações externas ao fortalecimento das atividades tradicionalistas e esportivas do município. Por isso, fazemos questão de agradecer e destacamos este apoio do prefeito Malaquias, de sua equipe e das entidades que propiciaram este Curso de Rédea”, apontou o presidente do Clube de Laço, Renner dos Reis Ramos.

A vice-prefeita, Ana Cristina Teodoro (Aninha), o superintendente geral da Prefeitura, Paulo Franjotti, o presidente do Clube de Laço, Renner Ramos (secretário de Infraestrutura), a 1ª Dama Ivoni Maciel Goes Rosa (secretária de Saúde), a secretária de Educação Veridiana Barbosa, dentre outros representantes da Administração, participaram do encerramento do curso.

A Administração Municipal segue firme no propósito de apoiar iniciativas que promovam capacitação, geração de renda e valorização das raízes sertanejas e que resgatem as ações culturais da vida do homem e da mulher do campo. O encerramento foi marcado pelas manifestações de agradecimentos e elogios à realização do curso, feitas pelos participantes do curso.

Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura
Prefeitura de Japorã, Senar e Clube de Laço concluem o Curso de Equideocultura

Fonte: Panorama do MS

Tacuru realiza Audiência Pública da Saúde referente ao 3º quadrimestre de 2025

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Tacuru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 27 de fevereiro de 2026, na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 3º quadrimestre de 2025 (setembro a dezembro).

A ação atende ao que determina o artigo 12 da Lei Federal nº 8.689/1993, garantindo transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à saúde. Durante a audiência, foram apresentados os investimentos realizados, a aplicação dos recursos financeiros, a oferta e a produção dos serviços prestados pela rede municipal de saúde, além dos principais indicadores e resultados alcançados no período.

A apresentação foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Graziano da Silva, que destacou as ações desenvolvidas por cada setor da pasta, evidenciando o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços e com a qualidade do atendimento à população.

A audiência contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde, servidores da área, vereadores e munícipes, reforçando a importância da participação popular no acompanhamento das políticas públicas.

Ao final, foi aberto espaço para perguntas e manifestações, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas e acompanhassem de forma transparente a condução das ações e a aplicação dos recursos na saúde do município.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal, a transparência e o fortalecimento do controle social na área da saúde.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Tacuru

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Santo Remédio     Fone: 99820-3883

Em frente a Valotta Calçados

Juti: Casal é preso após confusão e ofensas contra militares em hospital

0
Foto: Divulgação

Um casal foi preso na madrugada desta quarta-feira (4) após provocar confusão e desacatar policiais militares no Hospital Municipal Santa Luzia, em Juti.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 2h30 a guarnição foi acionada por uma recepcionista, a pedido do médico plantonista E.L.O.A., de 44 anos, que relatou que uma pessoa estava perturbando o trabalho da equipe e o sossego no hospital.

No local, o médico informou que atendia J.R.F., de 39 anos, que apresentava uma lesão decorrente de uma queda de motocicleta, quando I.A.F., de 41 anos, esposa do paciente, começou a gritar dizendo que queria atendimento de outro profissional, alegando que não gostava do médico.

Segundo o relato, o médico pediu para que a mulher aguardasse na recepção, mas ela passou a gritar pelos corredores da unidade, causando transtornos aos pacientes e à equipe de plantão.

Quando os policiais foram conversar com o casal, que já estava do lado de fora do hospital, ambos passaram a desacatar a guarnição com ofensas contra os militares. Diante da situação, os dois foram informados de que seriam conduzidos para registro da ocorrência.

Conforme a polícia, o casal resistiu à condução, mas os supeitos acabram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Fonte: Portal da Cidade de Caarapó

Semana da Mulher terá mostra culinária, palestra e atividades culturais em Sete Quedas

0
Foto: Divulgação

A cidade de Sete Quedas realizará uma programação especial em comemoração à Semana da Mulher, com atividades voltadas ao público feminino nos dias 4 e 5 de março. O evento acontecerá na Praça Ponta Grossa e contará com atrações culturais, gastronômicas e de incentivo ao bem-estar.

A abertura da programação será na quarta-feira (4), às 19h, com a Mostra Culinária e Cultural, que reunirá atividades voltadas à valorização da participação feminina na cultura e na gastronomia local. Durante o evento também será realizada a palestra “Novos Horizontes”, ministrada por Myria Toukmaji, abordando perspectivas e oportunidades para mulheres em diferentes áreas.

A programação continua na quinta-feira (5), a partir das 18h30, com uma aula especial de Zumba e Ritmos, promovida pelo projeto “Agita Sete Quedas”. A atividade será conduzida pelos professores Remerson Carlos, Letícia e Clebinho, com proposta de incentivar a prática de atividade física, integração social e qualidade de vida.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, e faz parte das ações do município voltadas à valorização das mulheres e à promoção de atividades culturais e comunitárias.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU

0
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo, nesta quarta-feira (4), para que líderes globais busquem a paz em meio ao cenário recente de guerras e que priorizem o combate à fome no lugar de gastos com armamentos.

“Se pegássemos o dinheiro que foi gasto, no ano passado, em armamentos, em conflitos – o equivalente a US$ 2,7 trilhões – e dividíssemos entre os 630 milhões de seres humanos que, no planeta, passam fome, daria pra ter distribuído US$ 4.285 para cada pessoa. Vocês percebem que não precisaria ter fome no mundo se houvesse o bom senso dos governantes?”, disse o presidente. 

Durante a abertura da 39ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe, Lula destacou que a região é “a única zona de paz no mundo”.

“Aqui no Brasil, temos a opção de não possuir armas nucleares na nossa Constituição. Há muito tempo, a gente chegou à conclusão de que aquele ditado que diz que quem quer paz se prepara para a guerra é para quem quer fazer guerra. Nós queremos paz porque a paz é a única possibilidade de fazer com que a humanidade avance.”

Conselho de Segurança

Em sua fala, Lula fez um apelo direto aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU): França, Inglaterra, Rússia, China e Estados Unidos.

“Se esses senhores, que coordenam o Conselho de Segurança como membros permanentes da ONU, se preocupassem com essa questão da fome neste instante ao invés de ficarem discutindo, como agora está se discutindo na Europa, o fortalecimento do armamento dos países, investimentos na defesa.”

“Está todo mundo pensando que vão se agravar os conflitos. E todo mundo quer mais armas, todo mundo quer mais bomba atômica, todo mundo quer mais drone, todo mundo quer aviões de caça cada vez mais caros. E tudo isso não é feito para construir ou para produzir alimentos. Isso é feito para destruir e para diminuir a produção de alimentos ou destruir aquilo que já está plantado.”

Faixa de Gaza

Em seu discurso, Lula também criticou a criação, por parte do governo estadunidense de Donald Trump, do chamado Conselho de Paz, voltado para a reconstrução da Faixa de Gaza.

“Compensou destruir Gaza, matando a quantidade de mulheres e crianças que mataram, para agora aparecerem com pompa, criando um conselho para dizer: ‘Vamos reconstruir Gaza’? Aí aparece como se fosse um resort, para passar férias no lugar onde estão os cadáveres das mulheres e das crianças que morreram.”

“Muitas vezes, a gente fica impassível. E, se a gente não gritar, não falar, não se mexer, nada acontece”, disse. “A fome não é por um problema de intempéries, não é porque tem excesso de frio e excesso de calor. A fome só existe porque existe uma coisa chamada excesso de irresponsabilidade naqueles que são eleitos para ter responsabilidade”, completou.

Nações Unidas

Ao final do pronunciamento, Lula agradeceu o que chamou de “papel extraordinário” que a FAO, segundo ele, mantém como instituição das Nações Unidas. “A ONU está ficando desacreditada. A ONU não está cumprindo aquilo que está escrito na sua carta de criação, em 1945”.

“A ONU está cedendo ao fatalismo dos senhores das guerras e não tem espaço para senhores da paz. Por que a ONU já não convocou uma conferência mundial para discutir esses conflitos?”, questionou o presidente.

“Vocês acham normal o presidente Trump ficar, todo dia, dizendo: ‘Tenho o maior navio do mundo, tenho o maior exército do mundo’. Por que ele não fala: ‘Tenho a maior capacidade de produção de alimento do mundo, tenho como distribuir alimento’. Não era muito mais simples? E soaria melhor aos nossos ouvidos”, concluiu.

Brasília (DF), 04/03/2026 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Diretor-Geral da FAO, Qu Dongyu, participam da cerimônia de abertura da 39ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe (LARC39), no Palácio Itamaraty. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Diretor-Geral da FAO, Qu Dongyu, participam da cerimônia de abertura da 39ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe (LARC39), no Palácio Itamaraty. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil