14.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 10996

Orientação:FOCO conquista 5 primeiros no Estadual em CG

0

2007-05-07 11:49:00

Vilson Nascimento

Os atletas do FOCO (Fronteira Oeste Clube de Orientação) de Amambai foram os destaques na abertura do Campeonato Estadual de Orientação de 2007, que aconteceu nesse domingo, 6, no campo de pesquisas da Embrapa em Campo Grande.
Os ambaienses conquistaram 5 primeiros lugares e dois terceiros na etapa, que foi promovida pela Federação Sul-mato-grossense de Orientação (FOMS) e reuniu competidores de várias regiões do Estado.
Treze atletas de Amambai, a maior parte militares lotados no 17º RC Mec em Amambai, representaram o município na competição que no dia 8 de julho terá uma etapa em Amambai. Confira as colocações conquistadas pelos integrantes do Fronteira Oeste Clube de Orientação de Amambai na 1ª etapa da competição estadual na capital do Estado.

Classificação dos atletas do FOCO

Categoria H21E
1º Neuri Antônio Dal Santo Tondolo- 17º RC Mec
4º Sérgio Luiz Hendges- 17º RC Mec
5º Josiel Rosário- 17º RC Mec

Categoria H21B
1º Emerson Lopes Amaral -17º RC Mec
8º Leandro Correa Dos Santos- 17º RC Mec
9º Tiago Vargas Webber- 17º RC Mec
14º Emerson Ricardo Kintschev

Categoria H21A
3º Edivaldo Siqueira Benites- 17º RC Mec
15º Alvaro José Moreira Iglessias- 17º RC Mec

Categoria H12N
3º Carlos Fernando Nascimento- A Gazeta

Categoria H14B
1º Anderson Renan Koeche

Categoria D21B (feminina)
1ª Débora Franco Bellé- Amambai


Categoria D10N (feminina)
1ª Fernanda Kellin Nascimento- A Gazeta




Nipônicos de Naviraí realiazaram o Undokai

0

2007-05-07 11:40:00

Visando manter a sua tradição, os integrantes da Anibran (Associação Nipo Brasileira de Naviraí), sob a coordenação do presidente Edson Shingu e a colaboração de outros dirigentes da entidade que congrega a colônia nipônica residente no município, promoveram neste domingo (06) a sua tradicional gincana Undokai, com a presença de associados e convidados especiais.

Segundo o presidente da Anibran, Edson Shingu, a gincana deveria ter ocorrido dia 1º de maio, porém foi transferida para este domingo, reunindo no campo número um do complexo esportivo beisebolístico da entidade, centenas de pessoas de todas as idades, já que a confraternização era endereçada a todos. “O objetivo dessa iniciativa é possibilitar uma interação entre todos os seus sócios e convidados, já que durante todo o dia realizamos brincadeiras de todos os gêneros, como por exemplo, corrida, gato cego, pulo do gato, tripé e outras brincadeiras como uma diversão sadia para o entretenimento de todos os participantes que, inclusive, almoçam no local”, disse ele.

Durante as provas que foram realizadas durante o dia de ontem, foi possível observar que pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, se divertiam muito durante a prova que participavam. Vale a pena ressaltar que todos os eventos promovidos pela Associação Nipo Brasileira de Naviraí, sempre é grande a presença de público, seja integrante da entidade ou visitante convidado.

Coronel Sapucaia:Polícia Civil identifica índia atropelada

0

2007-05-07 11:36:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil de Coronel Sapucaia identificou, na sexta-feira, 4, a indígena que morreu após ser atropelada por um ônibus de passageiros na rodovia MS 289, trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai na semana passada.

Segundo a polícia o acidente aconteceu por volta das 17h45 da quarta-feira , 2, mas pelo estado que o corpo da vítima ficou e por não portar documentação, a identificação da mulher só foi possível dois dias depois.

Segundo a polícia a vítima se chamava Joana Montania, tinha 66 anos e residia na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia. A polícia informou também que nessa terça-feira, 8, o motorista do ônibus, Clademilson Carvalho de 36 anos, residente em Dourados e o cobrador do coletivo serão ouvidos na Delegacia em Coronel Sapucaia. De acordo com a polícia o motorista vai responder processo por homicídio culposo, o seja, matou sem a intenção de matar.


MS: Homem põe a mulher à venda na internet

0

2007-05-07 09:47:00

Não importa se foi consentido, piada de mau gosto ou trote. Para a ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Nilcéia Freire, o anúncio publicado no site de vendas pela internet Mercado Livre de um suposto marido que vendia a mulher por R$ 100 (já retirado do ar) foi ofensivo, fere a dignidade e reforça o estereótipo de que a mulher é objeto dos homens. Como protesto, denunciou o Mercado Livre no Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar). “O anúncio contraria a ética de nossa sociedade.”

O anúncio pode causar divertimento ou repulsa, mas não passa despercebido. A começar pelo título: “Vendo minha esposa, ótimo estado de conservação.” Continuando a leitura, entende-se que um homem, com o apelido “Breno_Bonin” oferece Neuza, a quem estiver disposto a pagar o preço pedido. O casal é do Mato Grosso do Sul.

Tem até uma foto de Neuza, que “Breno” achou não ter sido suficiente para atrair possíveis “compradores”. Faltava a descrição dos atrativos: “1,60m, 65 quilos, loira”… “muito boa de cama, ótima na cozinha, limpa a casa que é uma beleza, nunca teve filhos, não tem problemas com o sexo e nem entrou na menopausa ainda (sic) tem apenas 35 anos. Chama-se Neuza, e é uma mulher de ouro.” Se é tão boa assim, por que vendê-la? “Breno” explica: “Preciso muito de dinheiro.” Mas vai logo avisando: “Depois que conseguir dinheiro vou kerer compra-la de volta (sic).”

Por meio de nota, o Mercado Livre informa que proíbe anúncios de produtos e serviços que firam a moral e os bons costumes. Para isso, diz que monitora o conteúdo do site usando ferramentas de busca e incentiva usuários a denunciar infrações. E afirma que o grande número de produtos (cerca de 1 milhão) impede que ofertas ilegais sejam retiradas em tempo real.

A ministra ficou sabendo do anúncio por meio de denúncia. “Queremos que o Conar examine a ação e imponha alguma penalidade.” A assessoria de imprensa do Conar informou que se o anúncio foi considerado irregular será impedido de ser veiculado e vai criar jurisprudência para casos semelhantes. 

Polícia diz que jornalista tinha "desafetos"

0

2007-05-07 09:07:00

A polícia de Porto Ferreira, a 228 km de São Paulo, trabalha com a hipótese de que o assassinato do jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, de 37 anos, na noite de sábado (5), possa estar relacionada com sua atividade profissional.

Segundo o delegado do distrito policial de Porto Ferreira, Eduardo Henrique Campos, Barbon mantinha uma coluna num jornal local e tinha "vários desafetos" na cidade. "Ele pode ter sido assassinado por alguma informação que estivesse trabalhando atualmente, que poderia atingir alguma pessoa, ou por algo do passado", afirmou o delegado, acrescentando que a polícia também investiga outras possibilidades.

O jornalista denunciou, em agosto de 2003, um esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom de Porto Ferreira. Na época, eles foram presos, acusados de participar de festas com menores em ranchos às margens do Rio Mogi Guaçú.

A polícia está ouvindo Alcides Marcílio Catarino, que estava junto com Barbon no momento do crime e foi atingido por estilhaços. Além dele, outras duas testemunhas prestarão depoimento. Barbon foi enterrado às 15h30 no cemitério municipal de Tambaú, sua cidade natal. O velório ocorreu em Porto Ferreira.

Benefícios terminados em 4 e 9 serão pagos hoje

0

2007-05-07 08:23:00

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga nesta segunda-feira (7) os benefícios terminados em 4 e 9. Até o final dos pagamentos serão liberados 24.734.756 benefícios, sendo 69,53% no perímetro urbano (17.198.499) e 30,47% na zona rural (7.536.257).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 13.430.956.190,05 (R$ 10.757.829.850,04 nas áreas urbanas e R$ 2.673.126.340,01 nas rurais). Dos 24.734.756 benefícios, 9.706.546 serão depositados em conta corrente e 15.028.210 serão sacados por meio de cartão magnético.

7 mortos e 2 feridos em chacina na Zona Oeste de SP

0

2007-05-07 08:00:00

Quatro homens em duas motos promoveram um tiroteio, mataram 7 pessoas e deixaram outras duas feridas no final da noite deste domingo em uma praça na zona oeste de São Paulo.

Segundo a polícia, os criminosos chegaram à praça Domênico Ferrara, no bairro Jaraguá, por volta das 23 horas deste domingo (6) armados com pistolas calibres 38 e 7.65 e efetuaram mais de 50 disparos na direção das pessoas que estavam no local.

No total, 5 homens e 2 mulheres morreram no tiroteio. Outras duas pessoas ficaram feridas, foram atendidas em hospitais da região e não correm risco de morte.

O caso foi registrado no 46º DP. A polícia investiga diversas hipóteses para tentar esclarecer o crime. A mais provável é que a chacina seja um acerto de contas entre traficantes de drogas da região.

Ruralistas de 14 municípios discutem a faixa de vigilância

0

2007-05-07 07:38:00

Pecuaristas e representantes de sindicatos rurais de 14 municípios do Estado situados na faixa de fronteira com o Paraguai e Bolívia, reúnem-se na tarde de hoje (7), na sede da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para discutir a implantação da “faixa de auto vigilância”.

A “faixa de vigilância” está sendo proposta pelo Governo do Estado, numa ação que envolverá a Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo.

O assunto foi abordado pela primeira vez, no mês de fevereiro, durante visita do governador André Puccinelli ao município de Eldorado. Naquela ocasião, Puccinelli também lançou a campanha de vacinação contra aftosa, na fazenda Jagada.

A informação sobre a realização da reunião na Famasul foi prestada pelo pecuarista Manoel Simões Júnior, de Eldorado, membro do Conselho de vice-presidentes da Famasul. Segundo Júnior, na manhã de ontem (6), o presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Edison Carlos Silva, já havia viajado para Campo Grande, visando a participação no referido encontro.

A reunião na Capital acontece justamente no momento em que os pecuaristas dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que tiveram gado abatido no trabalho de combate à febre aftosa, lutam pelo recebimento das indenizações, e adiaram a reunião que estava marcada para acontecer na tarde de sábado (5), em Eldorado.

NOVOS ABATES- O pecuarista Manoel Simões Júnior, refutou as informações repassadas ao Diário MS e publicada na edição de sábado (5), de que ele havia “bradado” durante reunião, afirmando que não autorizaria mais abates em sua propriedade, a fazenda Jangada. “Não tenho gado para abater. Aliás, a fazenda Jangada, da qual sou apenas administrador não está na lista para novos abates”, rechaçou o produtor.

Ele acrescentou que a fazenda Jangada foi vistoriada e os veterinários fizeram coleta de sangue do gado da propriedade. “A sorologia foi negativa, por isso, não existe necessidade de abate”, afirmou. “Sou um cara simples, não quero rolo. A única coisa que quero é ver solucionado de vez esta questão da aftosa em nossa região”, reclamou Júnior.

Ensino integral terá repasse 25% maior do Fundeb

0

2007-05-07 07:32:00

Mesmo sem diretrizes claras sobre o ensino em dois turnos, a educação básica integral na rede pública passará a ter mais recursos a partir deste ano. Para incentivar a expansão do tempo integral, o governo determinou um repasse de cotas 25% maiores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para alunos matriculados no ensino fundamental e médio integrais, assim como no ensino médio profissionalizante.

Pela primeira vez, o valor mínimo destinado a esses estudantes é superior à cota padrão. "Como em todo o ensino básico, o Ministério da Educação não criou regras nacionais. Ele atua apenas na indução, como nesse caso de diferenciar o valor do Fundeb", diz o secretário da Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes.

Para se encaixar na categoria de ensino integral, as escolas precisam obedecer a apenas dois critérios: ter carga horária de pelo menos seis horas diárias e oferecer atividades diferentes do currículo tradicional. Vários Estados e municípios montaram projetos-piloto nos últimos anos, muitos deles bem-sucedidos, mas a falta de diretrizes preocupa o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). "Só o tempo dentro da escola não garante um ensino melhor", alerta a presidente da entidade, Maria Auxiliadora Resende.

Para ela, os setores interessados ainda têm de discutir a melhor forma de ampliar a permanência das crianças nos colégios. "Se a intenção é influenciar os resultados da nossa educação, é preciso montar uma nova proposta pedagógica, que inclua lazer e cultura, mas que também aumente a carga para disciplinas como português e matemática", diz.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria do Pilar Almeida e Silva, recebeu com satisfação a diferença nos valores do Fundeb, mas não sabe se ela provocará o aumento de vagas no ensino integral a curto prazo. "Sem dúvida os governos serão estimulados, mas além da questão financeira, muitas vezes há a falta de espaços", diz ela.

Chove no Oeste e Sul de MS nesta segunda-feira

0

2007-05-07 06:30:00

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que chova no extremo Oeste e Sul de Mato Grosso do Sul no fim desta segunda-feira. Podem ocorrer trovoadas também. O céu fica de claro a parcialmente nublado no restante do Estado. A temperatura máxima prevista é de 36ºC e a mínima de 16ºC.

Amambai:Polícia Federal apreende 3,7 t de maconha

0

2007-05-07 06:25:00

Vilson Nascimento

Após trabalhos de investigações, equipes da Polícia Federal de Naviraí realizaram a apreensão, na noite de sábado, em Amambai, de 3,7 toneladas de maconha prensada

A apreensão da droga, que esta sendo transportada pelo caminhão Mercedes Benz de cor branca 1318 sob uma carga de madeira, foi resultado de investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal de Naviraí, que levantou informação de que seria transportada grande uma quantidade de maconha da região de fronteira entre Brasil e Paraguai até a capital do estado de São Paulo.

De posse das informações policiais federais montaram barreiras na região de Amambai e uma equipe conseguiu identificar o caminhão durante uma abordagem e em vistoria no veículo conseguiu localizar o entorpecente que estava em um fundo falso na carroceria compatível com as informações
 
O motorista do caminhão, um homem de 35 anos que teve o nome preservado para não atrapalhar a continuidade das investigações, foi conduzido juntamente com a droga apreendida para a sede da Polícia Federal em Naviraí onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Brasil já conhece 16 campeões estaduais

0

2007-05-07 06:24:00

Mais 11 torcidas soltaram o grito de ‘é campeão’ neste fim de semana pelo Brasil afora. Já são 16 os estaduais que chegaram ao fim, com os principais centros conhecendo seus vencedores neste domingo.

Em São Paulo, o Santos venceu o São Caetano por 2 a 0, devolvendo o placar do primeiro jogo. No Rio, festa rubro-negra para o Flamengo, que derrotou o Botafogo nos pênaltis. Brasiliense (DF), Sport (PE), ABC (RN), Coruripe (AL) e América (SE) já haviam comemorado o título este ano em seus respectivos estaduais.
Com as rodadas deste sábado e domingo, todos os campeonatos nos principais centros do futebol no Brasil já terminaram.

Ainda no sudeste, o Atlético também levantou o caneco do Mineiro, mesmo com a derrota de 2 a 0 para o Cruzeiro. No Espírito Santo, o Linhares venceu após nove anos de jejum ao segurar empate fora de casa com o Jaguaré.

No Sul, deu Grêmio para cima do Juventude: 4 a 1, fora o baile no Olímpico. O Chapecoense empatou fora de casa com o Criciúma e também se sagrou campeão catarinense. No Paranaense, uma surpresa: Paranavaí faturou o título, deixando o Paraná com o vice.

No Nordeste, o Vitória venceu o Baiano ao bater o Poções fora de casa e contar com a ajuda do rival Bahia, que empatou em plena Fonte Nova com o Atlético. O Fortaleza conseguiu uma vitória simples diante do Icasa, conquistando o Campeonato Cearense pela 36ª vez.

O Centro-Oeste viu o Atlético derrotar o Goiás e conquistar o título do Campeonato Goiano: 2 a 1 em jogo disputado no Serra Doura. E no Norte, o Remo empatou com o Tuna Luso (1 a 1) para faturar mais uma vez o Paraense.

Rodrigo Sperafico vence na Stock Car V8 em Curitiba

0

2007-05-07 05:14:00

O piloto Rodrigo Sperafico, após largar na pole position, venceu a etapa de Curitiba neste doming e se tornou, após 16 anos, o primeiro piloto do Estado a vencer a prova válida pela Stock Car V8. Foi a primeira vitória do piloto na categoria. 

Em seguida, muito próximo do vencedor, Thiago Camilo, da Texaco Vogel, conquistou a segunda colocação no pódio. Na terceira posição, terminou Allam Khodair, da equipe Boettger Competições.
Apesar de ter se mantido na frente durante toda a prova, Sperafico sofreu forte pressão de Camilo. Com o resultado, o piloto conseguiu 25 pontos pela vitória.

"Graças a Deus acabou o jejum. O carro estava bem equilibrado, eu estava mais rápido em uma parte da pista e o Camilo em outra, agora é comemorar. Depois da pole, foi a vitória e, agora, o objetivo é o título", comemorou em entrevista à TV Globo.

Atual campeão, Cacá Bueno acabou sendo tocado por Ricardo Zonta, que estreou na categoria, teve uma roda quebrada e acabou ficando fora da classificação final.
Com o fim da segunda etapa da temporada 2007, Sperafico assumiu a liderança da classificação com 31 pontos, seguido de perto por Daniel Serra, que tem 27 e Ricardo Maurício, com 25 pontos conquistados.

Rodrigo Sperafico é filho do ex-deputado federal Dilso Sperafico e nasceu em Amambai. 

Confira a classificação:

1. Rodrigo Sperafico (VB, PR) em 47min16s012
2. Thiago Camilo (CA, SP), a 0.269
3. Allam Khodair (CA, SP), a 1.691
4. Duda Pamplona (ML, RJ), a 3.001
5. Daniel Serra (VB, SP), a 4.507
6. Giuliano Losacco (CA, SP), a 4.694
7. Luciano Burti (VB, SP), a 5.012
8. Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 7.246
9. Jader David (VB, SP), a 9.034
10. Alceu Feldmann (CA, PR), a 9.777
11. Felipe Maluhy (ML, SP), a 10.211
12. Ingo Hoffmann (ML, SP), a 10.757
13. Felipe Gama (CA, SP), a 11.393
14. Lico Kaesemodel (ML, PR), a 11.534
15. Enrique Bernoldi (VB, PR), a 12.280
16. Ruben Fontes (P3, GO), a 12.734
17. Chico Serra (P3, SP), a 13.052
18. David Muffato (VB, PR), a 14.176
19. Hoover Orsi (VB, MS), a 14.483
20. Valdeno Brito (P3, PB), a 15.895
21. Gualter Salles (CA, RJ), a 16.278
22. Ricardo Zonta (P3, PR), a 1 volta
23. Paulo Salustiano (CA, SP), a 1 volta
24. Juliano Moro (ML, RS), a 1 volta
25. Ruben Carrapatoso (CA, SP), a 1 volta
26. Thiago Marques (VB, PR), a 2 voltas
27. Cacá Bueno (ML, RJ), a 3 voltas
28. Tarso Marques (ML, PR), a 3 voltas
29. Julio Campos (VB, SP), a 5 voltas
30. Wellington Justino (CA, GO), a 8 voltas
31. Ricardo Sperafico (P3, PR), a 13 voltas
32. Marcos Gomes (CA, SP), a 19 voltas
33. Mateus Greipel (VB, SC), a 19 voltas
34. Nono Figueiredo (ML, SP), a 23 voltas
35. Guto Negrão (P3, SP), a 28 voltas
36. Ricardo Mauricio (CA, SP), a 31 voltas




Eldorado:PSB inicia filiações

0

2007-05-07 03:35:00

O diretório estadual do PSB – Partido Socialista Brasileiro, cumprindo o cronograma de reestruturação dos diretórios municipais espalhados em todo o Estado, sobretudo, visando o fortalecimento da agremiação para a efetiva participação das eleições municipais de 2008, iniciou a reorganização do Diretório Municipal de Eldorado, município no extremo Sul do Estado.

A presidenta da comissão provisória, comerciante e líder comunitária, Elisângela Freitas, que mantém um programa em rádio local aos sábados, recebeu, em Campo Grande, na sede do Diretório Regional, todas as orientações para conduzir o processo de reestruturação da agremiação, dentro do município.

Do assessor político, economista Estevão Petrallás, a líder socialista eldoradense ouviu a determinação de buscar agregar nas fileiras do partido, pessoas comuns e lideranças dos mais variados segmentos, como junto aos moradores, setor do comércio, integrantes de entidades religiosas (católicos, evangélicos e protestantes), professores, estudantes, empresários, produtores rurais e líderes sindicais.

“Recebemos a incumbência de fortalecer o PSB de Eldorado, filiando pessoas que queiram participar não só de uma agremiação partidária, mas que queiram, efetivamente, participar de um projeto futurista, pensando no desenvolvimento do município e no bem estar da comunidade. O PSB tem sua ideologia e nós vamos seguir à risca, principalmente, para que pessoas que hoje estejam excluídas de projetos sociais possam ter mais acesso aos investimentos do Poder Público Municipal, e conseqüentemente, melhores condições de vida. Esse é o objetivo inicial”, declarou.

A presidenta do PSB informa que outra proposta essencial é a participação do PSB na eleição de 2008, visando a sucessão municipal. “De fato, já estamos conversando sobre este assunto e, vamos agir de acordo com a orientação do diretório regional”, acrescentou Elisângela Freitas.

Amambai:PM apreendeu duas motocicletas no domingo

0

2007-05-07 03:08:00

Vilson Nascimento

Equipes da Polícia Militar de Amambai retiraram de circulação, durante policiamento de rotina, duas motocicletas nesse domingo, 6, em Amambai, uma por apresentar irregularidades e outra por condutor não habilitado.

Por volta das 10h16 da manhã, em patrulhamento pelo centro da cidade, os policiais apreenderam uma motocicleta Yamaha YBR placa HSS 2381 de Amambai que estava de posse de um adolescente de 17 anos que conduzia o veículo sem habilitação.

A Outra- A outra apreensão aconteceu por volta das 17h, também no centro da cidade e o condutor da motocicleta também deverá responder por “desobediência” segundo a polícia.

Uma guarnição da PM realizava abordagens de rotina quando pararam para averiguação, uma motocicleta Honda com placa de Amambai-MS e durante a vistoria constataram que a placa do veículo havia sido entortada propositalmente para não ser identificada e o escapamento também estava irregular.

Diante da situação os policiais determinaram ao condutor do veículo, o auxiliar administrativo Renato Rodrigues de Souza Vicente de 21 anos, residente em Amambai que conduzisse a motocicleta até o pátio do Detran da cidade onde o veículo ficaria retido até que a situação fosse regularizada, porém, Renato teria desobedecido a ordem e só apareceu no local determinado cerca de 1 hora depois, já com parte das irregularidades detectadas durante a abordagem sanadas.
Os dois casos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para serem tomadas às providências cabíveis.



Jateí:Inscrições para concurso vão até sexta-feira

0

2007-05-07 02:33:00

Termina no dia 11 de maio (próxima sexta-feira) o prazo de inscrições para o concurso público da prefeitura municipal de Jateí, que oferece 98 vagas em seu quadro de pessoal. Os postos de trabalho oferecem salários que vão de R$ 380 a R$ 6 mil. Das vagas disponíveis, 10% são reservadas para portadores de deficiência.

As inscrições podem ser efetuadas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h, na rua Antônio Bernardo dos Santos, 598, em Jateí, pelos interessados ou procurador habilitado. Para se inscrever, os candidatos devem estar munidos de original e cópia do Documento de Identidade, preencher a ficha de inscrição e apresentar o comprovante do pagamento da taxa de inscrição – que custa R$ 20 para cargos que exigem alfabetização e nível fundamental incompleto; R$ 35 para funções que pedem nível Fundamental e Médio completos; e R$ 60 para cargos de Nível Superior.

O concurso será composto por até três etapas, de acordo com o cargo em disputa. No dia 17 de junho, deverão ser realizadas as provas escritas (com locais e horários a serem definidos). Candidatos às vagas de Assistente Administrativo, Agente Administrativo, Técnico em Telecentros, Instrutor de Informática, Tratorista, Motorista e Operador de Máquinas realizarão uma segunda prova prática. A terceira fase do processo seletivo será classificatória.

Outras informações e o edital completo sobre o processo seletivo estão disponíveis através do telefone (67) 3465-1133, no local das inscrições ou através do site http://www.elenauditoria.com.br.

São oferecidas vagas para Analista de Sistemas, Biomédico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Supervisor de Licitação e Contratos, Supervisor Imobiliário e de Habitação, Técnico em Contabilidade, Técnico em Telecentros, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Monitor de Ensino, Instrutor de Informática, Assistente Administrativo, Assistente de Fisioterapia, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Administrativo, Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços de Saúde, Eletricista Predial, Tratorista, Operador de Máquinas, Motorista, Auxiliar de, Serviços Gerais, Gari, Lixeiro, Merendeira, Trabalhador Braçal, Zelador (faxineiro), Coveiro e Professor (para Educação Infantil, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Educação Artística).

Entrevista com Murilo Zauith, vice-governador de MS

0

2007-05-07 01:31:00

Emtrevista

Murilo Zauith, vice-governador do Estado, acredita que o desafio maior do governo atual é construir um novo tempo para Mato Grosso do Sul e como Presidente do Democratas, Murilo salienta as mudanças e principais propostas do novo partido, que possui como objetivo principal o fortalecimento da democracia.

Faça um breve retrospectiva da sua carreira política.

Murilo: Comecei como Secretário de Planejamento da Prefeitura de Dourados, quando tive a oportunidade de visualizar a dimensão social e econômica embutidas no trabalho feito a partir do município. Foi uma autêntica escola.

Depois fui eleito duas vezes seguidas Deputado Estadual, quando tive o privilégio de ampliar a visão do poder que a representação política tem sobre os destinos de um Estado do tamanho e da importância geopolítica de Mato Grosso do Sul. Foi a segunda grande escola que freqüentei, sempre preocupado em honrar compromissos assumidos e em desempenhar minhas funções com dignidade e honra.

O terceiro passo da minha carreira política teve início com minha eleição para Deputado Federal, logo após o meu ingresso no PFL, partido que me acolheu como parte de um amplo acordo político entre o PSDB e o PMDB para costurar a candidatura de André Puccinelli ao Governo do Estado.

Compensa rememorar. Todos ainda se lembram que, quando o André decidiu não sair candidato a governador nas eleições de 2002, preferindo permanecer como Prefeito de Campo Grande (e eu seria indicado candidato a Vice-Governador na chapa encabeçada pelo André), todos tivemos que fazer um grande esforço para viabilizar outra candidatura, terminando na escolha da Marisa e do Marçal Filho pelo PSDB e o PMDB.

Naquele momento tive pouco tempo para pensar e decidir sobre minha candidatura a Deputado Federal. Mas num disputado pleito, fui eleito Deputado Federal pelo PFL e, logo em seguida, recebi do comando nacional a responsabilidade de presidir e organizar o PFL em Mato Grosso do Sul.

Minha terceira grande escola foi a Câmara dos Deputados, em Brasília, como vice-líder. Ali tive a oportunidade de participar dos grandes debates políticos nacionais e, como membro da CPI dos Correios, constatar, de corpo presente, a gravidade da situação nacional em função da corrupção que gravita e alimenta o funcionamento de parte do poder político nos últimos anos.

Lutei, questionei, sugeri e briguei para que a moral e a ética substituíssem a malversação do dinheiro público e, no lugar da indolência e da falta de iniciativa, o governo federal tivesse uma proposta de crescimento econômico com a geração de novos e melhores empregos. Essa postura sintetiza o pensamento do Partido da Frente Liberal.

Entre 2002 e 2006, como Presidente do PFL-MS, consegui, com a ajuda de várias lideranças e o envolvimento de uma militância em formação, organizar o Partido da Frente Liberal em 73 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

A minha eleição como vice-governador na chapa encabeçada pelo André Puccinelli, é fruto do trabalho político de todos esses anos. O André disse, quando formalizou o convite para o PFL indicar o candidato a vice-governador, que fazia questão da minha presença em sua chapa, “para que eu pusesse toda a minha experiência empresarial e política a serviço do desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Posso dizer, com tranqüilidade, que a imagem que a população de Mato Grosso do Sul tem da minha pessoa como político é muito boa. Se de um lado essa imagem é agradável para mim, ela impõe a responsabilidade de continuar trabalhando com determinação e seriedade pelos interesses maiores da população do nosso Estado.

Com a mudança do PFL para Democratas, o que o novo partido traz em termos de propostas e princípios?

Murilo: O PFL teve uma participação muito forte para implantar e consolidar a democracia representativa no Brasil. Eleições periódicas e respeito à Constituição e demais leis é fundamental para consolidar o Estado de Direito.

Hoje a população brasileira está acostumada com a idéia de que todo governo eleito governa e assume as suas responsabilidades. Poucas horas após uma eleição, os resultados das urnas são conhecidos, e ninguém contesta, ninguém reclama. O PFL teve uma participação muito forte para introduzir o Estado de direito no Brasil e implantar o modelo de governo democrático que presenciamos.

Mas estes objetivos foram atingidos. O modelo está esgotado. O momento exige que repensemos um novo horizonte para o trabalho político do Partido da Frente Liberal. O Democratas representa esse nov desafio. O objetivo agora é fortalecer a democracia e promover o crescimento econômico com justiça social. Para isso temos:

– um compromisso com todas as formas de liberdade e, paralelamente, combatemos todas as formas de autoritarismo que venha cercear essas liberdades;

– um compromisso com a ampliação da qualidade de vida do cidadão brasileiro;

– o compromisso de conter o aumento sem necessidade da carga fiscal e não permitir que o Estado amplie seus domínios  sobre as atividades econômicas;

– mas afirmamos nossa disposição de luta para que o interesse social prevaleça sobre o individual;

– o democratas prega que o crescimento econômico é feito para servir a todas as famílias brasileiras, sem distinção de raça, situação econômica e credo;

– o democratas é fiel aos interesses nacionais, à preservação da nossa identidade cultural e ao nosso desenvolvimento científico e tecnológico;

– o democratas entende que governar é uma atividade essencialmente ética; vai lutar para que a população  confie nos políticos, preservando a credibilidade de nosso sistema representativo e a participação do povo no planejamento e nas ações de governo; essas atitudes  são essenciais para o êxito da administração pública;

– plural, democrático e aberto, o Democratas lutará pela reforma política e por uma nova Constituição capaz de consolidar as nossas instituições democráticas e consagrar as transformações surgidas da temperatura das cidades e do campo.   

Como Presidente do Democratas em Mato Grosso do Sul, o senhor pode nos adiantar se haverá reorganização do novo Partido?

Murilo: Já iniciamos essa reorganização por Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba e Inocência;

Em poucos dias, iremos a Sidrolândia, Maracajú, Itaporã e Vicentina discutir com nossas lideranças a nova maneira de fazer política do Democratas, centralizada em fidelidade partidária, compromisso com a democracia e disposição de trabalhar dia e noite pelo crescimento da economia de mato grosso do sul a partir dos municípios.

O PL se tornou PR, Partido da República. E o PFL se tornou Democratas. Há alguma mudança na filosofia partidária, uma vez que os dois partidos eram liberais e agora teoricamente estão com pensamentos opostos? Quem mudou? O PL ou o PFL, já que nos Estados Unidos os Democratas e os Republicanos têm pensamentos antagônicos?

Murilo: Essas mudanças fazem parte da tentativa de ajustamento dos dois partidos à realidade nacional. Não vejo antagonismo entre um e outro, mas preocupação em servir ao país por intermédio da representação política. Mudança de enfoque, diferentes compromissos, diretrizes e novos estatutos são armas políticas que os dois partidos estão utilizando para procurar servir bem ao país.

Em sua opinião essa mudança de nome representa a vontade do Partido de fazer a reforma partidária?

Murilo: A mudança de nome representa a decisão do partido em investir pesado na ampliação da democracia, no respeito ao cidadão que trabalha e paga impostos, e no crescimento econômico do Brasil.

Claramente, a sociedade brasileira há tempos clama por uma ampla reforma política, que facilite a transparência do “atividade governar com responsabilidade e determinação”, e democratize o acesso da juventude e da inteligência nacional aos cargos públicos eletivos. 

O partido mudou de nome para fortalecer a sua imagem perante o eleitor e o senhor é vice-governador do Estado, cujo governo vem sofrendo um desgaste atribuído à abolição de alguns projetos sociais. O senhor acha que isso pode afetar a sua imagem e, conseqüentemente, a imagem dos Democratas?

Murilo: O que o governo André Puccinelli vem fazendo, é imprimir um mínimo de organização em uma estrutura administrativa repleta de vícios e relativamente acostumada com a ociosidade.

O governo está preocupado com suas responsabilidades – dentro delas o ajustamento fiscal é prioridade máxima – não se pode assumir despesas sem a certeza que haverá receitas para pagá-las nas horas acordadas.

Estou convencido que a imagem do PMDB, do Democratas e do psdb sairá fortalecida após essa administração, até porque o povo gosta de ver um governo compromissado com trabalho e disposto a colocar e a premiar o trabalho como fator de crescimento da economia sul-mato-grossense.  

Senhor contribuiu muito para a formação da coalizão que elegeu o atual Governador, principalmente abdicando da candidatura para o Senado. Na sua opinião, o Democratas tem um espaço no governo do tamanho da sua contribuição na campanha?

Murilo: Estou convencido da importância do PFL, hoje Democratas, para o fortalecimento daquela coligação e, conseqüentemente, para a eleição do governador André Puccinelli. Igualmente, estou seguro das minhas reais possibilidades se tivesse mantida a decisão de candidatar-me ao Senado.

Mas o desafio maior não era a minha eleição para o Senado, mas entender que para o sucesso de toda aquela coligação e desse projeto, alguém teria que ceder mais.

Sei que o espaço que o Democratas ocupa na estrutura do governo não guarda relação com a nossa importância para o sucesso eleitoral da coligação, mas a questão central, válida para todos os partidos, incluindo os deputados eleitos, é que faltou espaço, a demanda foi bem menor que a oferta e, por aí, todos ficamos insatisfeitos com nossos espaços.

Na sua história política o senhor defendeu ações de inclusão para os indígenas. Sendo da região de Dourados, na sua opinião o que deve ser feito para resolver o problema da desnutrição nas aldeias indígenas da região?

Murilo: Penso que a causa indígena deve ser a preocupação de todos os governantes, seja em nível nacional, estadual ou nos municípios. Acredito que com uma estrutura melhor de trabalho a Funai e a Funasa, com apoio dos governos estadual e municipal pode vencer estas dificuldades.

Ainda falando de Dourados. A aliança que elegeu o Governador André se repetirá nas eleições municipais de 2008? O senhor pretende disputar a prefeitura em 2008?

Murilo: Este não é o momento de se discutir eleição para prefeito. Acabei de ser eleito vice-governador e o meu compromisso junto com o André é de administrar Mato Grosso do Sul. Estamos enfrentando este momento difícil de recolocar as finanças do Estado em ordem para criar condições de fazer os investimentos necessários para garantir o desenvolvimento, a geração de empregos e de renda. Nosso desafio é construir um novo tempo para Mato Grosso do Sul.

As discussões sobre a sucessão em Dourados passam pelos partidos, pelas lideranças locais, pelas políticas de aliança, mas penso que isso tem que ser discutido no tempo certo. A eleição é só no ano que vem.


Presidente da OAB/MS concede hoje entrevista coletiva

0

2007-05-07 00:33:00

O presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Mato Grosso do Sul), Fabio Trad, concede nesta segunda-feira (7), às 9h, uma entrevista coletiva sobre o desempenho de acadêmicos dos cursos de Direito no exame de Ordem.

Trad deve tratar ainda, sobre sessão itinerante da Câmara Municipal de Campo Grande, do tema “MS contra Violência”. A entrevista será realizada no gabinete da presidência.

Tragédia:Criança morre depois de cair em água fervente

0

2007-05-06 23:27:00

O menino João Victor Marchili, de 2 anos, morreu, na madrugada deste domingo (6), depois de ter caído em uma bacia com água fervente, na manhã deste sábado (5), na cidade de Aracruz. Ele estava internado no Hospital Infantil, em Vitória (ES).

A água seria usada pela avó.

O menino foi transferido para Vitória neste sábado. Segundo informações do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), João Victor sofreu queimaduras graves de terceiro grau e não resistiu.

"Homem-Aranha 3" bate recorde de 1o dia na América

0

2007-05-06 22:26:00

"Homem-Aranha 3" arrecadou o recorde de 59 milhões de dólares em entradas vendidas durante seu primeiro dia de exibição na América do Norte, e está no caminho para quebrar a marca da indústria do primeiro fim de semana, segundo estimativas divulgadas neste sábado pela distribuidora do filme.A nova aventura do super-herói, ansiosamente aguardada pelos fãs, estreou na sexta-feira nos Estados Unidos e no Canadá, depois de iniciar sua trilha no exterior no dia 1o.

O recorde anterior para o primeiro dia e para o primeiro fim de semana na América do Norte estava com "Piratas do Caribe 2 — O Baú da Morte", lançado em julho do ano passado, que atingiu, respectivamente, 55,8 milhões de dólares e 135,6 milhões de dólares.

"Baseado na performance do primeiro dia, o estúdio acredita que o filme irá arrecadas entre 135 e 145 milhões de dólares na América do Norte em seus primeiros três dias de exibição", disse a Columbia Pictures em um comunicado.