15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10987

Empresários homossexuais publicam manifesto contra Igreja

0

2007-05-12 09:38:00

Um grupo de empresários homossexuais publicou neste sábado (12) um manifesto nos principais jornais italianos, intitulado "Também somos família", como resposta à manifestação marcada para esta tarde, apoiada pela Igreja Católica, contra a lei de convivência.

"Na Itália cerca de 10% da população é de homossexuais: 5,2 milhões de pessoas, que não são contra a família, mas pedem a tutela de seus próprios núcleos familiares", diz o documento.

O manifesto cita números do instituto sociológico Eurispes, considerado como um dos mais prestigiosos na Itália. E afirma também que os homossexuais são "a minoria mais completamente negada, sem comparação com nenhuma outra".

"A Itália não cumpriu ainda as diretrizes da União Européia" que afirmam que "todos os cidadãos têm hoje os mesmos direitos, independentemente de sua origem, nacionalidade, condição social, credo religioso ou orientação sexual", denunciam os signatários do documento.

Eles acrescentam que, nesse sentido, o país já foi superado "inclusive pela católica Espanha, pela ex-comunista República Tcheca e pela França do novo presidente Nicolas Sarkozy, representante de uma direita moderna e laica, que se declarou a favor das uniões civis".

Roma assistirá neste sábado a um protesto contra a lei de convivência, criada para regulamentar os casais de fato. A pressão dos grupos de centro e democratas-cristãos no Governo levou à aprovação de uma norma que reconhece direitos civis a qualquer casal que viva sob o mesmo teto, inclusive companheiros de estudos.

Sob o lema "Mais Família", a manifestação foi convocada pelo Fórum das Associações de Famílias. A coalizão reúne grupos como o movimento católico Comunhão e Libertação, e conta com o apoio expresso da Conferência Episcopal Italiana e dos partidos de direita.

Os fiéis católicos se sentiram reforçados pelas palavras pronunciadas ontem no Brasil pelo Papa Bento XVI, atacando diretamente leis aprovadas por Governos democráticos, como a do divórcio e a das uniões civis.

"A vida social atravessa um momento de confusão desconcertante, o casamento e a família são atacados impunemente, justificam-se crimes contra a vida em nome das liberdades individuais, atenta-se contra a dignidade do ser humano e divulga-se a chaga do divórcio e das uniões livres", disse o Papa.

O manifesto publicado nos jornais diz que essas palavras se inserem na "nova era de Cruzadas" declarada por Bento XVI "para recuperar as posições perdidas, sobretudo na Europa".

Os signatários do escrito definem a iniciativa como "fundamentalismo religioso", para o qual os "homossexuais são o maior inimigo".

Contra a manifestação "Mais Família", os radicais italianos, apoiados por grupos de esquerda, convocaram uma concentração sob o lema "Orgulho Laico", exigindo que a Igreja não intervenha nos assuntos do Estado italiano.



Iguatemi realizará torneio regional de futsal

0

2007-05-12 09:27:00

A prefeitura de Iguatemi, através do núcleo de Esportes, realizará a I Copa Pratik Esportes Regional de Futsal. O evento contará com equipes de Iguatemi, Sete Quedas, Itaquirai, Paranhos, Tacuru, Mundo Novo, Guaíra (PR) e Coronel Sapucaia.

Esta semana foi realizado, sob a direção do gerente do núcleo de Esportes, Valdecir Venciguerra (Milico), o arbitral que definiu as equipes e o regulamento para o campeonato. A abertura da competição será no dia 19 de maio. Após a cerimônia haverá três jogos, sendo um pela categoria feminino e dois pelo masculino.

Na categoria masculino serão 15 equipes brigando pelo titulo, divididas em 3 grupos de 5 equipes cada. Grupo A: Nacional Gás, Pantanal, Mega Indústria Alimentos, Jacarei e Lavoura/Via Sete. Grupo B: A.A.J.E., Mercado Dallas, Itaquirai, Paranhos e Tacuru. Grupo C: Bar Santos, Salão do Barbosa, Mundo Novo, Guaíra Futsal/Matter Pneus e Coronel Sapucaia.

Já a categoria feminino terá a participação de 8 equipes divididas em 2 grupos de 4 equipes. No grupo A estão Iguatemi, Sete Quedas, Eldorado e Amambai. Do grupo B fazem parte Pantanal, Tacuru, Mundo Novo e Itaquirai.

As rodadas serão realizadas em Iguatemi com jogos às terças, quintas e aos sábados. Na rodada de abertura, dia 19/05, jogam pelo grupo B às 19h Tacuru x Itaquirai, categoria feminino; às 20h jogam pela categoria masculino Jacarei x Nacional Gás, do grupo A e fechando a 1ª rodada jogam, às 21h, Tacuru x Itaquirai, categoria masculino pelo grupo B.

A I Copa Pratik Esportes é uma parceria do núcleo de Esportes de Iguatemi, que organizará a competição, e a Pratik Esportes, uma empresa de materiais esportivos de Umuarama (PR), que patrocinará toda a premiação do campeonato.

Massa faz a poli na Espanha

0

2007-05-12 09:22:00

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa da temporada do Mundial de Fórmula 1, neste sábado, em Barcelona.

Massa vai partir do primeiro lugar no grid de largada pela terceira vez neste ano. O brasileiro também foi pole nas etapas da Malásia e do Bahrein.
O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, ficou com o segundo lugar no grid, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vai largar da quarta colocação. Já o brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, partirá da 12ª colocação.

Alonso, atual campeão da categoria, lidera a classificação do Mundial de Pilotos. Também com pontos 22, mas em desvantagem nos critérios de desempate, aparecem em seguida Raikkonen e Hamilton, respectivamente.
Massa, com 17 pontos, é o quarto colocado na lista. O brasileiro foi o vencedor da última etapa disputada, no Bahrein, em 15 de abril.

Confira o GRid

01 Felipe MassaFerrari 01h33m27s515
02 Lewis Hamilton Mclaren-mercedes +00m02s360
03 Kimi Raikkonen Ferrari +00m10s839
04 Nick Heidfeld Sauber Bmw +00m13s831
05 Fernando Alonso Mclaren-mercedes +00m14s426
06 Robert Kubica Sauber Bmw +00m45s529
07 Jarno Trulli Toyota +01m21s371 08 Giancarlo Fisichella Renault +01m21s701
09 Heikki Kovalainen Renault +01m29s411
10 Nico Rosberg Williams +01m29s916
11 Alexander Wurz Williams +1 volta
12 Ralf Schumacher Toyota +1 volta
13 Rubens Barrichello Honda +1 volta
14 Christijan Albers Spyker +2 voltas
15 Adrian Sutil Spyker +4 voltas
16 Anthony Davidson Super Aguri +6 voltas
17 Mark Webber Red Bull Racing +16 voltas
18 David Coulthard Red Bull Racing +21 voltas
19 Takuma Sato Super Aguri +23 voltas
20 Vitantonio Liuzzi Toro Rosso +31 voltas
21 Jenson Button Honda +57 voltas


Papa reza missa fechada em Aparecida e visita fazenda

0

2007-05-12 09:15:00

Em seu quarto dia no Brasil, o papa Bento 16 celebra missa fechada, na capela do Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP). A cerimônia, que começou às 8h (horário de Brasília), é o primeiro compromisso do Papa no dia.
Depois da missa, Bento 16 será levado de automóvel até a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, cidade onde nasceu o santo Antônio de Sant´Anna Galvão, o frei Galvão, canonizado pelo sumo pontíficie nesta sexta-feira. No local, terá um encontro com a comunidade da fazenda e fará um pronunciamento, também fechado.

A Fazenda Esperança – fundada em 1983, pelo frei alemão Hans Stapel e por Nélson Giovanelli dos Santos, sedia 40 centros de reabilitação, masculina e feminina, distribuídos em nove países do mundo. No Brasil, são 30 unidades em 17 Estados e no Distrito Federal, das quais 21 atendem a homens e as nove restantes ao público feminino. As 10 unidades internacionais são Alemanha, Rússia, Paraguai, Argentina, México

Amanhã, último dia da viagem, o papa faz a tão esperada celebração em Aparecida, o maior santuário do mundo dedicado à virgem Maria.

Ameaçado, Odilon diz que mantém rotina profissional

0

2007-05-12 08:40:00

O plano de um atentado ao juiz Odilon de Oliveira – descoberto na quinta-feira e atribuído ao traficante condenado por ele Aldo José Marques Brandão – não foi o primeiro. Ele disse que não se assusta mais – "desde 98, já perdi a conta de quantos foram”, disse o magistrado, de 56 anos.

Odilon, responsável pelos processos envolvendo criminosos do porte de Fernandinho Beira-Mar, confirmou que soube ontem do plano atribuído a Brandão, mas que não se inteirou de detalhes. Ele afirmou que sua segurança foi reforçada e que, pelos próximos dias, deve ficar “ainda mais recluso”. Sobre uma mudança na rotina de trabalho, foi taxativo. “Não muda nada”.

No ano passado, o juiz chegou a passar as noites no Fórum da Justiça Federal em Ponta Porá, por medida de segurança. Na época, um resumo de suas condenações apontava que as penas impostas a traficantes somavam 919 anos, para 114 condenados. Além disso, por decisão do juiz, haviam sido confiscados 12 fazendas, num total de 12,8 mil hectares, 3 mansões – uma, em Ponta Porã, avaliada em R$ 5,8 milhões – 3 apartamentos, 3 casas, dezenas de veículos e 3 aviões, comprados com dinheiro vindo do tráfico.

Na época, deu entrevistas à imprensa nacional dizendo que os policiais federais que fazem sua segurança já haviam descoberto planos para mata-lo que incluíam um “prêmio” de US$ 100 mil. Na imprensa paraguaia, a morte de Odilon foi “avaliada” em US$ 300 mil.

Transferência – O homem apontado como autor do plano foi transferido com urgência para o presídio federal de Campo Grande. Aldo José Marques Brandão foi condenado, em sentença de Odilon, a 26 anos e oito meses de prisão, pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, lavagem ou ocultação de bens provenientes do tráfico de entorpecentes e sonegação fiscal. O processo foi aberto em 2000 e concluído em 2004. No mesmo processo, foi condenado Erineu Soligo, o "Pingo", apontado como sócio de Aldo, que está foragido e faz parte da lista da Interpol de procurados.

Brandão teve uma fazenda confiscada além de uma soma em dinheiro próxima de R$ 800 mil. Ele estava preso na penitenciária de segurança máxima Harry Amorim Costa, em Dourados, e foi trazido ontem para Campo Grande.

A defesa de Brandão tenta, no STJ, um habeas corpus contra a sentença que o condenou.

Rodada da Série B estadual começa neste sábado

0

2007-05-12 08:21:00

A 10ª rodada do Campeonato Estadual série B começa neste sábado com os jogos, às 15 horas, de Pantanal e Comercial, no Artur Marinho, e com Maracaju e Moreninhas, no parque Jacques da Luz.

No domingo, o Misto pega o Invinhema, no Madrugadão, em Três Lagoas (às 10 horas) e o União vai ao estádio Virotão encarar o Naviraiense (às 15 horas).

Brasileirão começa neste sábado com três partidas

0

2007-05-12 08:13:00

A 37ª edição do Campeonato Brasileiro vai começar neste sábado com três partidas. Destaque para o São Paulo, atual campeão, que inicia a caminhada rumo ao pentacampeonato às 17h10 deste sábado, contra o Goiás, no Morumbi, com transmissão da Sportv.

No mesmo horário, o Fluminense enfrenta ao Cruzeiro de técnico novo (Dorival Júnior) no Maracanã, mas deve poupar alguns titulares para entrar com força máxima na semifinal do Copa do Brasil, contra ao Brasiliense, na próxima quarta-feira.

O último jogo de sábado será realizado em Florianópolis (SC). O Figueirense, animado com a classificação na Copa do Brasil (enfrenta o Botafogo na semifinal) recebe o Atlético-PR, também às 17h10, no estádio Orlando Scarpelli.

Confira os jogos deste sábado:
17h10 São Paulo x Goiás
Fluminense x Cruzeiro
Figueirense x Atlético-PR


Polícia transfere 23 presos de MS para presídio federal do PR

0

2007-05-12 08:00:00

Sob ameaça de rebelião nos presídios de Mato Grosso do Sul, 23 líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) serão transferidos ainda nesta manhã para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Os detentos foram transferidos do EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima) de Campo Grande e da PHAC (Penitenciária Harry Amorin da Costa) de Dourados, no dia 4 deste mês, para o Presídio Federal de Segurança Máxima da Capital.

Agentes penitenciários federais, policiais federais e policiais militares da Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) acompanham a ação. Os presos saem da Base Aérea de Campo Grande e serão transferidos no mesmo Avião da Força Aérea Brasileira que trouxe ontem dez presos de alta periculosidade do Presídio de Segurança Máxima de Fortaleza (CE).

Os presos de Mato Grosso do Sul devem ficar por tempo indeterminado no Presídio de Catanduvas. Os presos transferidos são: Adinan Moreira da Silva, o “Dinan”, Aéllinton Amaro Pinto, Cristiano de Jesus Mota, Diógenes Costa Davi, o “Dio”, Edmário Manoel dos Santos, o “Baiano”, Adilson de Oliveira Carvalho, Elter Moraes Marcelino, Fernando da Silva Ramão, o “Gordo”, Flávio Gonçalves Braga, o ‘Flavinho”, Flávio Novaes, Gilson Ferreira dos Santos, o “Bola-de-Fogo”, Juliano César Salvador, Luciano dos Santos Sena, Luiz Antonio Neto de Oliveira, o “Muriçoca”, Mauri Siqueira, Rogeli César dos Santos, o “Coco”, Silvano Bruno Pedroso, o “Lagartixa”, Tally Rower dos Santos de Souza, Weber Cansian de Oliveira, Wilson Silva Cortez, o “Latrô”, Anderson Campos Silva, o “Dersão”, Lúcio Ferreira da Silva Quina e Ailton Lira Fogasso.

Dezessete dos presos eram do Presídio de Segurança Máxima da Capital e o restante da Penitenciária de Dourados. A ação de transferência quer evitar uma série de ataques e crimes nos presídios do Estado que o PCC estaria planejando.

Ontem, foram transferidos à Capital dez presos de alta periculosidade que seria chefes de organizações criminosas no Ceará e também teriam ligação com o PCC. São eles: Silvano Soares da Silva, Celso Almeida de Andrade, José Carlos de Lima, Raimundo Luis Nogueira Filho, Francisco Fabiano da Silva Aquino, Francisco Pedro Barreto de Freitas, Humberto Lopes Santana Júnior, Fábio Feitosa de Menezes, Luiz Miguel Militão Guerreiro e José Wilson Trajano de Freitas.
Ação Conjunta
Para ajudar a evitar o motim, a Acel (Associação Nacional das Operadoras de Celular) comunicou hoje a interrupção do sinal de celular nos presídios de quatro cidades do Estado, incluindo a área da Máxima da Capital, Presídio de Segurança Máxima de Naviraí, presídios masculino e feminino de Corumbá e Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas.

A suspeita de rebelião surgiu depois que agentes encontraram um bilhete contendo informações sobre uma possível rebelião nos presídios do Estado durante o Dia das Mães. O bilhete foi encontrado na penitenciária de Dourados. Os agentes também encontraram uma bandeira do PCC na Capital.

Para evitar o possível motim, os policiais militares realizaram pente-fino em 37 unidades penais do Estado e apreenderam celulares, armas artesanais e drogas. Os policiais civis também realizaram investigação e prenderam cinco integrantes do PCC na Capital que estariam praticando crimes. Um dos presos foi detido com um fuzil e duas granadas.

Visita a centro de recuperação vai marcar visita papal hoje

0

2007-05-12 07:41:00

O sábado (12), quarto dia da visita de Bento XVI ao Brasil, vai ter menos compromissos dos que os dois anteriores, mas vai exigir disposição do pontífice. Para chegar ao evento mais esperado do dia, às 09h30 (horário MS) na Fazenda da Esperança, em Guarantinguetá, o Papa vai levar uma hora de carro, na Via Dutra.

O líder da Igreja vai passar uma hora no local, um centro de tratamento de dependentes de drogas. As cerca de 300 pessoas que se recuperam no local vão assistir a um breve discurso do visitante ilustre.

Conheça a fazenda que será visitada pelo Papa 

Na quinta-feira (11), no encontro com jovens no Estádio do Pacaembu, o Papa deu um sinal do que deve falar neste sábado, ao afirmar que a "deplorável proliferação das drogas (…) sacode até a raiz mais profunda a juventude de hoje".

Depois de um almoço com a comitiva e participantes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, já de volta a Aparecida, o Papa vai seguir para o outro grande compromisso do dia, a recitação do rosário na Basílica do Santuário Nacional, às 18h. 

Caarapó:Vereadora Marinalva cobra repasses do FEAS

0

2007-05-12 07:34:00

A vereadora caarapoense Marinalva de Souza Faria da Costa (DEM), enviou ofício à Senhora Tânia Maria Garib, Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, solicitando a mesma o repasse do F.E.A.S.

Marinalva em sua justificativa salienta que o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) está desde o início do atual governo suspenso, causando desta forma transtornos diversos para as entidades que dependem do mesmo para saldar seus compromissos para com seus funcionários, credores e demais despesas relativas ao funcionamento das entidades.

Lembramos que, “nem a Apae, nem o Cema e também, o Asilo Frei Eucário tem recebido este repasse, fato que nos leva a solicitar à secretária a liberação destes valores”.

Outro item também muito importante e que foi suspenso seu fornecimento, diz respeito às cotas de carne de frango que vinha fazendo parte do cardápio oferecido aos assistidos por estas entidades, e que infelizmente deixou de ser fornecido pela atual administração estadual, o que sem dúvida tem causado uma situação incomoda.

Lembramos que a APAE de Caarapó, o CEMA, o Asilo Frei Eucário, são entidades que dependem de auxilio governamental, e quando estes deixam de existir conseqüentemente os transtornos nos atendimentos são sentido de imediato, causando desconforto aos dependentes destas entidades.

Portanto, “esperamos contar com a sensibilidade da senhora secretária, no intuito de interceder junto ao governo, com a finalidade de liberar estes recursos de fundamental importância para o bom funcionamento destas entidades”, finaliza a vereadora.

OMS realiza mobilização do Dia Mundial sem Tabaco

0

2007-05-12 07:28:00

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, acontece uma mobilização realizada anualmente no dia 31 de maio, em diversos lugares do mundo.

No Brasil, o evento deve ser lembrado nas Capitais em apoio ao movimento organizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo a OMS, o tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina e que deve ser tratada como tal.

O tabaco é responsável por 45% das mortes por doença coronariana (como o infarto do miocárdio); por 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (como o enfisema); por 25% das mortes por doença cérebro-vascular (como os derrames); por 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão e mais de 90% dos casos de câncer de cabeça e pescoço ocorrem em fumantes.

Segundo a OMS, fumantes de 1 a 14 cigarros, 15 a 24 cigarros e mais de 25 cigarros por dia têm, respectivamente, risco aproximado 8, 14 e 24 vezes maior de morte por câncer do que pessoas que nunca fumaram.

Índios se reúnem hoje para discutir fechamento da Funai

0

2007-05-12 07:14:00

Vilson Nascimento
Líderes indígenas de várias aldeias da região estarão reunidos logo mais, a partir das 8h na Aldeia Amambai em Amambai para discutir a retirada da sede regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Amambai.

Segundo o anfitrião da reunião, o líder cacique da aldeia Rodolfo Ricarte, durante a reunião as lideranças irão tomar uma decisão em relação a manifestações para tentar manter o órgão federal em Amambai.

A Delegacia Regional da Funai em Amambai atendia cerca de 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva dividido em 22 áreas espalhadas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Previsão de tempo nublado com possibilidade de chuva

0

2007-05-12 07:13:00

Previsão de tempo nublado com possibilidade de chuvas em pontos isolados parte de Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no sul do Estado o tempo fica parcialmente nublado a claro com névoa seca úmida. A temperatura terá uma ligeira elevação neste sábado, registrando máxima de 30°C e mínima de 12°C

Mega-Sena e Lotomania sorteiam R$ 11,2 milhões

0

2007-05-12 06:45:00

Duas loterias acumuladas podem pagar, juntas, R$ 11,2 milhões neste sábado (12). A Mega-Sena e a Lotomania serão sorteadas a partir das 20h, em Natal (RN). As apostas podem ser feitas até as 19h de sábado.

O prêmio da Mega-Sena é de R$ 10 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 866. Aplicado na poupança por um mês, esse valor teria rendimento aproximado de R$ 60 mil, segundo a Caixa Econômica Federal. A aposta mínima, com seis números, custa R$ 1,50 nas casas lotéricas. 

Já o preço da aposta da Lotomania é único: R$ 1. Essa modalidade de loteria oferece R$ 1,2 milhão para a faixa de 20 acertos do concurso 722.

Anvisa vai impor regras para bebidas alcóolicas

0

2007-05-12 06:43:00

Apesar da crescente pressão de fabricantes de cervejas e da certeza de que a medida será questionada na Justiça, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai votar, nos próximos dias, a resolução com novas regras para a propaganda de bebidas alcoólicas. "A Anvisa entende que tem todas as condições legais para tratar dessa questão", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A resolução propõe restringir o horário da veiculação de comerciais de bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, e o acompanhamento do conteúdo. Hoje, a restrição é aplicada apenas para produtos de maior teor alcoólico, como conhaque e uísque.

Em comunicado publicado nesta sexta-feira  em jornais, 11 entidades, entre elas o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), sustentam que a Anvisa não tem atribuições legais para legislar sobre publicidade. Na nota, o grupo cita dois artigos da Constituição Federal para demonstrar que somente uma lei federal poderia tratar sobre o assunto.

O questionamento sobre a legitimidade de a Anvisa tratar do tema não vem de hoje, e já foi exaustivamente discutido por integrantes do governo. A equipe prefere, porém, arriscar a ter o assunto questionado na Justiça a ficar mais tempo com a questão parada na gaveta.

MEC prorroga prazo para instituições aderirem ao ProUni

0

2007-05-12 06:32:00

Foi prorrogado para a próxima sexta-feira (18) o prazo para as instituições de ensino superior interessadas em oferecer bolsas de estudo no segundo semestre de 2007 aderirem ao Programa Universidade Para Todos (ProUni). O prazo terminaria nesta sexta-feira (11).

A mudança da data está em uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada nessa sexta-feira no Diário Oficial da União. As instituições devem realizar a adesão ao programa no site do ProUni. As universidades e faculdades particulares que já participam do programa devem enviar um termo aditivo, referente ao segundo semestre deste ano.
As instituições participantes do ProUni podem oferecer bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda. A adesão das instituições começou no dia 11 de abril.

Segundo o MEC, o prazo de inscrição dos estudantes interessados nas bolsas de estudo vai de 23 de maio a 9 de junho. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e ter obtido nota superior a 45 pontos; ter feito todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada; ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para concorrer à bolsa integral e até três salários mínimos per capita para bolsa de 50% da mensalidade.

Forças de segurança estão em alerta máximo em Amambai

0

2007-05-12 06:14:00

Vilson Nascimento

As ameaças de uma facção criminosa em promover atentados contra policiais, bombeiros e membros do Poder Judiciário e do Ministério Público em todo do País, inclusive em Mato Grosso do Sul, deixou as autoridades da área de segurança público em alerta máximo em Amambai.

Segundo o delegado de Polícia Civil local Dr. Claudineis Galinari todos os policiais lotados na Delegacia estão de sobre aviso e em estado de alerta, prontos para serem mobilizados a qualquer momento.

Na Polícia Militar a situação não é diferente. As equipes que compõe rádio-patrulha estão trabalhando com atenção redobrada e todo o efetivo da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar também está de sobre aviso e pronto para ser empregado caso seja necessário. Informações também dão conta que policiais do serviço de inteligência da Polícia Federal e das polícias Civil e Militar também estariam agindo na cidade para tentar detectar possíveis integrantes do grupo criminoso que por ventura venham a aparecer na cidade.

Presídio- Segundo as informações divulgadas, presídios e agentes penitenciários de todo o País também seriam alvos da facção durante a suposta ação. Em Amambai o EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai), que a exemplo de todos os presídios brasileiros, está com superlotação, são 192 presos em regime fechado ocupando um espaço que deveria abrigar apenas 67, agentes penitenciários estão trabalhando com atenção redobrada, á exemplo dos policiais militares que fazem a guarda externa do Estabelecimento Penal.

O alerta sobre os possíveis atentados foi divulgado no meio dessa semana e não tem prazo para se encerrar.

Nessa sexta-feira membros da facção criminosa apontada como sendo a responsável pelas ameaças foram presos na capital do Estado, Campo Grande. Segundo a polícia eles arquitetavam um plano para matar o Juiz Federal Odilon de Oliveira, conhecido nacionalmente pela posição dura em relação ao combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul.

Quatro de MS presos com maconha em Goiás

0

2007-05-12 05:41:00

Os irmãos Valdemar kerkof Junior e Eder Kerkof, além de Wilson Carlos Moreira foram presos com 466 tabletes de maconha, no total de 968 quilos, na noite de quinta-feira, 10, próximo a cidade de Serranópolis, em Goiás. O quarto integrante da quadrilha, Rodnei Maidana Soares, foi localizado na manhã desta sexta-feira pela PM (Polícia Militar). Todos os criminosos são do município de Ponta Porã.

Conforme o site Rádio Difusora Online, a droga foi abandonada no meio de um matagal, juntamente a caminhonete S-10 com placas HOY-3403, de São Paulo (SP), deixada às margens da rodovia GO-184, devido a problemas mecânicos.

Ao perceber a presença da polícia os criminosos fugiram do local, porém três foram presos. Próximo à caminhonete foi localizado o Fiat Uno Mille Fire, cor verde, com placas de Ponta Porã. As investigações continuaram e o quarto traficante foi preso nesta manhã em Serranópolis.

O carro, a caminhonete e todos os envolvidos foram encaminhados para a Sede da PF (Polícia Federal), em Jataí. Os quatro foram autuados por crime de associação para o tráfico de droga e estão presos na cadeia pública local.

Iguatemi realizou a 2ª Corrida do Trabalhador

0

2007-05-12 05:28:00

Foi realizada no último domingo, por ocasião das comemorações do aniversário de Iguatemi, a II Corrida do Trabalhador. O evento foi organizado pelo vereador Edson Barbosa e contou com apoio das prefeituras de Iguatemi e Japorã, além da iniciativa privada.

O evento foi prestigiado por oitenta atletas, vindos de diversos lugares do Estado além do Paraná e Paraguai. O circuito da corrida foi dividido em duas categorias: para o masculino o percurso foi de 10.100 metrose para o feminino de 5.100 metros, pelas ruas da cidade. A premiação em dinheiro foi de cerca de R$ 3 mil, divididos entre os dez primeiros colocados de cada categoria, além de medalhas.

A classificação da II Corrida do trabalhador foi a seguinte: masculino: 1º lugar, Jorge Cabreira (Assunção, Paraguai); 2º, Odoir José Fernandes (Cruzeiro do Oeste-PR); 3º, Raul Cardoso (Paloma, Paraguai); 4º, José Carlos dos Santos (Maringá-PR); 5º, Cleberson Escobar          (Amambaí-MS); 6º, Jair de Lima Andrade (Amambaí-MS); 7º, Cristiano Aparecido (Amambaí-MS); 8º, Saniel Antonio Câmara (Amambaí-MS); 9º, Hugo Elias (Naviraí-MS); e 10º, Darlon José de Oliveira (Amambaí-MS).

Feminino: 1º lugar, 1º Rosinha Conceição (Campo Grande-MS); 2º, Daniele Rozão          (Iguatemi); 3º, Zuleide Medina (Amambaí-MS); 4º, Solange Tomaz Cruz (Iguatemi); 5º, Neuza Natico Zagai (Maringá-MS); 6º, Neide Pereira dos Santos (Iguatemi); 7º, Marilza Medina (Iguatemi); 8º, Aparecida Benites (Iguatemi); 9º, Rosana Ferreira dos Santos (Iguatemi); e 10º, Daniele Lopes Cucarolli (Iguatemi).

A corrida premiou ainda os três primeiros colocados na categoria veterano local: Joaquim Ferreira, Genir Velozo e Pedro Gonçalves. Na categoria local livre o primeiro colocado masculino e feminino também foram premiados: Nercílio Bezerra e Daniele Rozão.

Caarapó dá início ao Programa Agente Jovem

0

2007-05-12 04:24:00

A Secretaria de Ação Social de Caarapó promoveu na última quarta-feira a solenidade de abertura do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. A cerimônia foi realizada no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente e teve a presença do prefeito Mateus Palma de Farias (PR), da vice–prefeita, Teresinha Aparecida da Silva Batista (PT), da Secretária de Ação Social, Ivete Gilda de Paula Gimenes, da coordenadora do programa, Évinei Arce da Silva Oliveira, da psicóloga, Juliana Monteiro, conselheiros tutelares, representantes de entidades não-governamentais, coordenadores de projetos sociais e os pais dos alunos.

O Programa Agente Jovem de Caarapó, entre as ações específicas teóricas e práticas, por meio de atividades que não configuram trabalho, também implantou no currículo a inclusão digital, projeto de expressão plástica, teatro de fantoches, visando não só a inclusão do jovem no mercado de trabalho, mas a sua participação dentro da comunidade, e vai atender 20 adolescentes de 15 a17 anos.

As atividades do Agente Jovem acontecerão no prédio do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h. O programa, que é resultado de parceria entre a prefeitura e o governo federal, conta também com o apoio da sociedade civil, escolas públicas, centros municipais de educação infantil (CMEI’s),  Departamento Municipal de Meio Ambiente,  entidades não-governamentais e secretarias municipais.

O prefeito Mateus Palma de Farias parabenizou os jovens que acreditam no programa, mostrando-se interessados desde o momento da seleção até o processo de escolha para ocupar uma das vagas oferecidas pelo programa, como também agradeceu aos pais pelo incentivo dado aos filhos. “A oportunidade foi dada, cabe a cada jovem aproveitá-la da melhor maneira possível, para que um futuro de sucesso já comece a ser desenhado na vida de cada um”, observou o prefeito.

O Programa Agente Jovem em Caarapó tem a coordenação da servidora municipal Évinei Arce da Silva Oliveira, além da participação da psicóloga Juliana Monteiro e das capacitadoras Rosângela Oliveira Baratela, Luciene Cavalhiere, Ivanete Alves da Silva Barros e Rúbia Deise Durand.