23.3 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10948

Caso Funai:Índios decidem não bloquear vias por enquanto

0

2007-05-31 13:26:00

Vilson Nascimento

Lideranças indígenas da região de fronteira no sul do Estado decidiram abortar a ação de bloqueios de rodovias que haviam anunciado para iniciar agora à tarde em toda a região.

Segundo eles a medida foi para evitar transtornos à população que utiliza as rodovias, porém a hipótese dos bloqueios não foi afastada e poderá acontecer em breve.

Agora a pouco o cacique da terra Yvi-Katu situada no município de Japorã, Rosalino Ortiz que está em Amambai, informou que uma nova reunião de lideranças deverá acontecer nessa sexta-feira em Amambai para discutir como agir, caso a Funai não se manifeste até amanhã sobre a solicitação dos manifestantes, que é a manutenção da Administração Regional da Funai em Amambai. 


PMDB vai à Justiça para recuperar mandato em Corumbá

0

2007-05-31 12:41:00

O PMDB deve entrar com mandado de segurança na Justiça para reaver uma das três vagas que conquistou nas eleições de 2004 na Câmara Municipal de Corumbá. O atual presidente da Casa, Mohamad Abdallah deixou o partido para se filiar ao PSDB.

De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Otávio Philbois, o partido se baseou em uma interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que os mandatos pertencem aos partidos, e não aos parlamentares. “A decisão saiu por causa dessa discussão nacional. Por parte do PMDB e nem de qualquer membro, não há objeção pessoal ao vereador Mohamad, que integrou nosso partido durante muito tempo e, onde, inclusive, fez laços de amizades. Porém, a questão institucional nesse caso, tem que prevalecer para que possamos defender os interesses do partido”, afirmou Philbois.

Em abril, a comissão executiva do PMDB de Corumbá decidiu pedir de volta o mandato do vereador. Na época, a solicitação formal foi encaminhada para o Legislativo Municipal, pedindo a posse do primeiro suplente, Oséas Ohara, na vaga da legenda. Segundo o presidente peemedebista, a Câmara ainda não se pronunciou sobre o encaminhamento e por isso o diretório municipal vai recorrer à Justiça para reaver o mandato.

Procurado pelo Diário Corumbaense, Mohamad Abdallah, afirmou que vai aguardar as medidas judiciais que o partido promete tomar, mas se mostrou tranqüilo. “No Brasil existem dois jeitos de se perder o mandato: um é através de processo legislativo na época das eleições, que eu não respondi a nenhum, e outro pela própria Câmara”, afirmou.

O vereador ainda disse que é pouco provável que a Justiça o intime até o final de 2008, quando termina o mandato dele. “Tenho certeza que até lá não serei notificado, até pela quantidade de processos que a Justiça comum possuiu”, afirmou Mohamad. Ele também garantiu que a assessoria jurídica da Câmara já respondeu ao pedido do PMDB. O parecer foi pela manutenção do mandato dele, “porque a instrução do TSE não tem força normativa de lei e muito menos auto-aplicabilidade”. O presidente do Legislativo disse ainda que a Câmara tem prazo de 30 dias para responder a qualquer ofício e que esse prazo foi cumprido.

Caarapó:Prefeitura atende indicação de Mário Valério

0

2007-05-31 12:26:00

A prefeitura municipal de Caarapó, através da secretaria de obras, atendeu uma solicitação do vereador Mário Valério (PR), uma reivindicação antiga para solução de um grave problema de enchentes na avenida Dr. Coutinho esquina com rua Cuiabá nas proximidades da Comunidade Santo Antonio.

Segundo o vereador, “este problema é antigo e vinha causando transtornos diversos naquele trecho e agora estamos vendo esta obra se tornando realidade”.

No local onde está sendo implantada a tubulação tem uma nascente que produz alagamentos constantes principalmente em dias de chuvas, onde a avenida Dr. Coutinho fica intransitável, e para sanar em definitivo este problema está sendo instaladas tubulação dupla de concreto com 30 cm de diâmetro por 1,5 mt de comprimento e um aterro de aproximadamente 80 metros.

Para o secretário de obras Roberto Maitan, “estamos realizando esta obra visando atender não somente ao vereador Mário, mas também aos moradores desta localidade, estando desta forma solucionando estes problemas enfrentados pela população”.

Mário Valério aproveitou para agradecer a prefeitura pelo atendimento desta solicitação, principalmente o secretário de obras Roberto Maitan e sua equipe, que segundo ele “tem procurado atender aos pedidos dos vereadores da melhor maneira possível, dando desta forma uma resposta aos pedidos diversos existentes em pró da comunidade caarapoense”, finaliza o vereador.

Mais uma residência foi alvejada por disparos em Sapucaia

0

2007-05-31 11:47:00

Vilson Nascimento

Depois de duas casas atingidas por disparos, em uma delas provocando a morte de uma mulher e a outra inclusive acabou sendo ateado fogo na noite de segunda para terça-feira, 29, mais uma residência foi alvejada por disparos na noite dessa quinta-feira em Coronel Sapucaia na fronteira com o Paraguai.

Segundo a Polícia Militar local que atendeu a ocorrência a ação aconteceu por volta das 20h30 na rua José Amâncio da Silva, no interior da Vila Nova, mesmo bairro dos ataques anteriores.

De acordo com o proprietário da casa alvejada, José Joaquim Segóvia de 34 anos, ele estava no interior da residência quando ouviu alguns disparos e em seguida teria escutado o barulho do motor de um carro que teria deixado o local.
Segundo a polícia os disparos atingiram uma janela e a caixa de água da residência de José Segóvia que é tio de Fernando de Andrade Segóvia de 22 anos, executado a tiros na manhã de terça-feira, 28, também na Vila Nova em Coronel Sapucaia. A polícia está investigando o caso e não descarta a possibilidade dos dois crimes estarem relacionados.

Membros da família Segóvia figuram como suspeitos de envolvimento no assassinato do radialista Samuel Roman, crime ocorrido em 2004 em Coronel Sapucaia.

Um dos acusados de envolvimento na morte do radialista, o ex-prefeito de Coronel Sapucaia Eurico Mariano vai a júri popular amanhã em Amambai.






Biffi discutirá ações educacionais com ministro Haddad

0

2007-05-31 11:19:00

Na tarde desta quinta-feira (31), no Ministério da Educação, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) participará de uma audiência com o ministro Fernando Haddad, onde solicitará a consolidação de importantes açõesno setor educacional de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o parlamentar, a pauta da reunião irá abranger a expansão da UFGD (Universidade da Grande Dourados); a implantação de escola técnica federal em Dourados, Chapadão do Sul e Naviraí; autorização dos cursos de Medicina da UniGran(Dourados) e Direito na FIFASUL(Fátima do Sul); além de recursos para a construção e reforma de escolas públicas e aquisição de equipamentos tecnológico e didático para os municípios sul-mato-grossenses.

Biffi solicitará ainda a aquisição de equipamentos e a construção de campus universitários em Ponta Porã, Chapadão do Sul, Naviraí e Nova Andradina, e irá reforçar o convite para que o ministro participe, em breve, de um encontro educacional nas cidades de Dourados e Campo Grande.

"Levarei ao ministro Haddadas ações educacionais que visam qualificar expressivamente a educação pública do nosso Estado. Como eu já havia encaminhado boa parte dessas ações ao ministro, acredito que teremos bons frutos que, de uma forma ou de outra, contemplarão todos os municípios do Estado", afirmou Biffi.

Pouco antesda audiência com o ministro, o parlamentar irá se encontrar com o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, com quem irá discutir assuntos inerentes aos investimentos educacionais de Mato Grosso do Sul, como a construção de creches, implantação de centros de educação tecnológica e a informatização de, aproximadamente, 300 escolas da rede pública.

DOF barra carga de contrabando

0

2007-05-31 10:12:00

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizaram por volta das 10h40 de terça-feira durante barreira montada em uma estrada vicinal na região de Ponta Porã, a retenção do pedreiro e condutor da moto Honda/CBX-200/Strada, placa HTW-8836, Luiz de Oliveira Silva, de 28 anos, residente à rua Eulália Pires, no Jardim Clímax, em Dourados, para uma averiguação de rotina.


Na checagem os militares apuraram que o pedreiro estava atuando como “batedor de estrada” para o motorista do Ford/Corcel, verde, placas HRA-4359, de Campo Grande, que estava carregado com diversos pacotes de cigarros. Ao avistar a barreira policial a cerca de 300 metros, o motorista do veículo abandonou a carga e fugiu através de uma mata.
De acordo com o DOF, durante vistoria no veículo foram localizados dez caixas de cigarros, que totalizaram 500 pacotes de cigarros de diversas marcas.


Ainda de acordo com o DOF no momento da vistoria chegou ao local uma moto Honda/Titan, CG-150, placa HSK-8506, pilotada pela manicura Lucilene de Oliveira Silva, 23, residente à rua Eulália Pires, também no Clímax em Dourados, irmã de Luiz de Oliveira, que também estaria atuando como “batedora” de estrada para o veículo. Com as duas prisões e a localização do contrabando, os irmãos foram conduzidos juntamente com as motos e o automóvel até a delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã para as providências. A apreensão faz parte do trabalho rotineiro das equipes do departamento de combate aos crimes comuns na fronteira como contrabando e tráfico de drogas.

PF apreende outra carga de agrotóxico

0

2007-05-31 09:51:00

Por volta das 6h da manhã de segunda-feira, agentes federais da delegacia de Naviraí apreenderam 381 quilos de agrotóxicos procedentes do território paraguaio. Na apreensão da carga encontrada na carreta placas ERA-7225, atrelada ao cavalo mecânico Scânia, modelo T-113, placas AER-7209, de Iporã, Paraná, foi preso o motorista José David Rodrigues. Autuado por crime de contrabando, o motorista informou que carregou o agrotóxico em Sete Quedas e que o destino seria a cidade de Dourados.


Para chegar até a carga os federais abordaram o motorista na madrugada de segunda próximo a Tacuru, oportunidade em que durante uma minuciosa revista no veículo encontraram o agrotóxico contrabandeado do Paraguai, sob a cama, dentro da cabine do cavalo mecânico.


Em uma vistoria mais minuciosa, também foram encontradas os produtos na caixa de ferramentas da carreta. O motorista, que segundo a PF não apresentou a documentação relativa à origem e transporte dos agrotóxicos e foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal em Naviraí.

MS é prata no futsal dos Jogos Abertos Brasileiros

0

2007-05-31 09:18:00

  O time de Mato Grosso do Sul ficou com o vice-campeonato no futsal dos Jogos Abertos Brasileiros. Apesar de ter chegado à final invicto, a equipe de Dourados não resistiu à pressão dos catarinenses. 

Pela segunda vez, Mato Grosso do Sul enfrentou Jaraguá do Sul (SC) na competição. No jogo de ontem, teve uma boa atuação e conseguiu vencer por 3×1, aquele que é considerado o melhor time do País. O novo duelo aconteceu na manhã de ontem. Os jogadores de Dourados não resistiram à pressão e acabaram perdendo por 4×0.
 
Independente do resultado, a participação do Estado na competição foi considerada boa. “Nós defendíamos o título, mas não conseguimos o bicampeonato por causa da qualidade técnica do adversário. Os catarinenses disputam a liga nacional, têm Falcão no elenco, são profissionais. Tínhamos chance de vencer, mas o segundo lugar também é um bom resultado”, comentou o chefe da delegação de Mato Grosso do Sul, Vanderlei Motta.

Polícia apreende madeira sem documentação na BR-163

0

2007-05-31 08:35:00

Policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreenderam ontem no quilômetro no 453, da BR-163, em Campo Grande, 50 metros cúbicos de madeira sem documentação fiscal e ambiental. Foram apreendidos: 25 metros cúbicos de madeira no veículo Volvo/NH12, placa HRO 5631 (MS), conduzido por Jair Zamarchi, de 35 anos, e mais 25 metros cúbicos de madeira no veículo Ford/Cargo 4331, placa HRO 8449 (MS), conduzido por João Lopes da Silva, de 34 anos.

Naviraí:Corrida do Jegue no Arraiá do Chama será sábado

0

2007-05-31 08:31:00

Pelo terceiro ano consecutivo, com a participação de oito barracas de escolas e entidades filantrópicas ou clubes de serviço, o Supermercado Chama irá realizar neste sábado, dia 02 de maio, a sua já tradicional Festa Junina. Como nos anos anteriores, a expectativa é a participação de milhares de pessoas em frente à empresa e adjacências.

Além das barracas com comidas típicas e bebidas, a grande atração da festa é a Corrida do Jegue, organizada este ano pela Associação de Pais e Mestres da APAE, a prova de montaria reúne autoridades e pessoas conhecidas da comunidade, que formarão páreos numa corrida de 100 metros, no lombo dos animais. Essa disputa sempre é um atrativo natural proporcionado pela disputa da prova e a torcida do público, já que a entidade promove uma loteria, tendo 28 participantes que correm em dupla, em 14 pegas.

O apostador que fizer mais pontos tem direito a 10% da arrecadação e o restante fica para a Associação de Pais e Mestres da escola. Cada aposta custa R$ 1,00. Entre os concorrentes, estão confirmados nomes conhecidos como o do vice-governador Murilo Zauith, deputado federal Geraldo Resende, os estaduais Onevan de Matos e José Teixeira e o prefeito e vice de Naviraí, Zelmo de Brida e Ronaldo Botelho.

CONFIRA OS CONFRONTOS:
1– Prof. Ciro (Odércio de Matos) x Prof. Valdecir (Milton Porto)
2 – Prof. Cleci Fortunatti (CIEI) x Dagmar Santelli (Geas)
3 – Vandoilson de Oliveira (Gerente BB) x Jesus (Gerente Sicredi)
4 – Robson (Cambarú) x Flávio Lorenzon (Ilha Grande)
5 – Vice-Governador Murilo Zauith x Prefeito Zelmo de Brida
6 – Deputado Federal Geraldo Resende x José Chagas (Chama)
7 – Deputado Onevan de Matos x Deputado Zé Teixeira
8 – Dr. José Martins x Dr. Ronald Cançado (Ex-prefeito)
9- Vice-prefeito Ronaldo Botelho x Vereador Pavão
10- Toninho Lojas Floraí x Humberto (Calderan Moveis)
11- Vereador Mário Gomes x Ten. Cel. Aires (CMTE PM)
12- Apolônio (Pres. do Harry) x Jair Alves (Pres. do Varjão)
13- Lúcia Elerbrock (empresária) x Leda (Clube dos Idosos)
14- Otávio Monteiro (TV Mais) x Cap. Levy (Bombeiros)

Sete Quedas:Condenado acusado de matar esposa

0

2007-05-31 08:18:00

Vilson Nascimento

Foi condenado pelo Tribunal do Júri a 12 anos de prisão na última terça-feira, 29, em Sete Quedas, o indígena guarani-ñhandeva João Freitas de 34 anos.

Ele, que é originário da Aldeia Porto Lindo em Japorã, foi submetido a júri popular por matar asfixiada a própria esposa, crime ocorrido em maio de 2005 no interior da Fazenda Mocóin no município de Sete Quedas.

João Freitas foi preso em flagrante na época e aguardou o julgamento na prisão. Para o representante do Ministério Publico Estadual, o Promotor de Justiça Dr. Rodrigo Yshida Brandão, que atuou no caso a condenação foi satisfatória e de fato se fez justiça tendo em vista a ação do acusado, que teria matado a esposa de uma forma cruel e sem motivos aparentes, simplesmente por conta de uma discussão banal.

Pela condenação João Freitas deverá permanecer pelo menos mais dois anos e nove meses cumprindo pena em regime fechado até ganhar o direito da progressão de regime. Ele permanece preso na cadeia pública de Sete Quedas.

Fluminense segura empate com o Figueirense

0

2007-05-31 08:06:00

O Fluminense conseguiu segurar o empate contra o Figueirense, nesta quarta-feira, na partida de ida entre as equipes pela final da Copa do Brasil. O confronto foi disputado no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e terminou em 1 a 1.

Segundo o portal Terra, a equipe visitante abriu o placar aos 37 minutos da fase final com Henrique. O empate dos cariocas veio aos 42min, com Adriano Magrão.

Com o resultado, o Figueirense joga a partida de volta na próxima semana em Santa Catarina pelo empate sem gols. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis, enquanto igualdade por qualquer outro placar favorece os cariocas.

Iguatemi:Polícia Civil prende rapaz com cocaína

0

2007-05-31 07:58:00

Vilson Nascimento

Após trabalho de investigação a Polícia Civil de Iguatemi realizou a prisão em flagrante de um traficante quando o acusado deixava a residência com o entorpecente.

Edson Aparecido de Matos, o “Edinho do Pó” como é mais conhecido segundo a polícia, foi preso na manhã de sábado, 26, quando deixava a residência abordo de um veículo Fiat Pálio com placas de São Paulo e durante vistoria no veículo os policiais encontraram o entorpecente, 305 gramas de cocaína pura, que segundo a polícia, estava acondicionada no compartimento do filtro de ar do Pálio.

Investigações-Segundo a Polícia Civil de Iguatemi “Edinho do Pó” já vinha sendo monitorado por equipes de investigadores da Polícia Civil local há algum tempo e na sexta-feira, 25, os policiais receberam informação que o suspeito havia estado na cidade de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai naquele dia.

Uma equipe da Polícia Civil de Iguatemi chefiada pela delegada local, Dra Cláudia Angélica Gerei montou campana e abordou o suspeito quando deixava sua residência abordo do veículo Pálio, segundo a polícia provavelmente para levar a droga para outro estado.

O carro e o até então suspeito foi caminhados para a Delegacia de Polícia Civil local onde em vistoria  no veículo os policiais encontraram a droga. Edson Aparecido de Matos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e está preso na cadeia pública de Iguatemi à disposição da Justiça.

Usinav planeja mais três unidades na região até 2011

0

2007-05-31 07:32:00

O vice-presidente operacional da Usinav, Jean Gerard Lesur, em palestra realizada terça-feira, na abertura do Seminário do Agronegócio, na Câmara Municipal de Naviraí, disse que o grupo Infinity Bio-Energy deve implantar mais três usinas satélites na região. Ele anunciou que foram escolhidas propriedades rurais em Iguatemi, Naviraí e Jateí. A intenção ter todas as novas unidades produzindo até 2011, com expansão da moagem de 2,3 milhões para 13,4 milhões de toneladas.

Atualmente a Usinav tem planos de moer 2,3 milhões de toneladas de cana na safra de 2007, e planeja expandir a capacidade de processamento desta unidade para 3,2 milhões em no máximo dois anos. Para 2009, a pretensão é iniciar a produção na usina de produção de álcool (etanol) na fazenda São José dos Torres, recém adquirida, em Iguatemi.

Durante a palestra, Jean Lesur disse que a Usinav pretende aproveitar o bagaço da cana para implantar um projeto piloto de combustível alternativo, com aprodução de peletz (pequenos pedaços), para misturar ao carvão mineral, na geração de energia motriz para usina.

Ele afirmou ainda que o grupo Infinity Bio-Energy só prende usar o bagaço para a co-geração de energia nas novas unidades a ser implantadas, em Jateí, Naviraí e Iguatemi, com possível venda de excedente de energia.

em 2006 o presidente da Usinavi, Sérgio Thompson Flores, disse que a capacidade de moagem da usina de álcool vai ser ampliada e para o cultivo deve ser utilizado um raio de 200 quilômetros no entorno do município para o plantio da cultura, em um espaço de 24 meses. Ele falou também que deve manter o quadro funcional (cerca de 2,5 mil), promovendo expansão e qualificação.

A pretensão é de ampliar de 23 mil hectares para 140 mil a 150 mil hectares de área plantada, a médio prazo. A Usinav, segundo seu presidente, não tem interesse em ampliar a capacidade de produção de açúcar (3,1 milhão de sacas de 50 quilos ao ano), embora deva manter a comercialização do produto.

No ano passado a Usinav tinha 25 mil hectares de cana, com a maioria do plantio em terras arrendadas. Esta quantia permite a produção de 80 milhões de litros de álcool, além do açúcar. Na safra 2005/2006 a Coopernavi moeu 1,8 milhão de toneladas, com mix de produção de 50% para açúcar e 50% para álcool.

Jean Lesur falou também que a Usinav e o grupo Infinity Bio Energy trabalham com a perspectiva de mecanização da lavoura, nos próximos quatro anos, e espera que o volume atingido pelo corte da cana verde, com colheitadeiras, aconteça em cerca de 80 a 85% da área plantada, e que o restante seja feito de forma manual, mas com canavieiros qualificados, contratados na região do Cone Sul, com capacidade para desenvolver outros tipos de serviço, o que extinguiria a importação de mão-de-obra de outros Estados.

Em casa, Grêmio vence o Santos e se aproxima da final

0

2007-05-31 07:04:00

O Grêmio saiu na frente na corrida em busca de uma vaga na final da Libertadores da América deste ano, ao derrotar o Santos, nesta quarta-feira, por 2 a 0. O confronto de ida entre as equipes pelas semifinais da competição foi disputado em Porto Alegre, no Estádio Olímpico.

Segundo o portal Terra, os gols da vitória da equipe gaúcha saíram dos pés dos jogadores Tcheco e Carlos Eduardo. O jogo de volta das semifinais está marcado para o próximo dia 6 de junho, na Vila Belmiro, em Santos.

O Grêmio pode ser derrotado até por um gol de diferença que vai à final. Já o Santos precisa vencer, de preferência por três gols ou mais. O vencedor vai encarar o Boca Juniors, da Argentina, ou o Cúcuta Deportivo, da Colômbia. As duas equipes entram em campo amanhã pela Libertadores.

Previsão de céu claro no Estado e aumento na temperatura

0

2007-05-31 07:03:00

Previsão de céu claro para boa parte de Mato Grosso do Sul com exceção do Sul do Estado que deve permanecer com céu parcialmente nublado.

A temperatura prevista para hoje são máximas de 25°c e mínimas de 3°c.

Conesul:Produtores serão indenizados à partir desta semana

0

2007-05-31 05:34:00

O recurso de R$ 25 milhões prometidos pelo governo federal para custeio das ações de combate à febre aftosa deve estar a disposição do governo do Estado ainda nesta semana. A informação foi confirmada nessa terça-feira pelo superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez.

Conforme o superintendente, com a liberação do recurso, o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o técnicos do Ministério da Agricultura devem retomar ainda esta semana o abate comercial dos animais dos três municípios atingidos pelos focos de febre aftosa em outubro de 2005.

A estimativa é de sejam abatidos mais 20 mil animais de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, município onde foram registrados focos da doença em outubro de 2005. O abate deve consumir R$ 8 milhões do dinheiro disponibilizado pelo governo federal para o pagamento de indenizações aos produtores da região. Vale lembrar que de janeiro a abril foram abatidos comercialmente 24,8 mil animais. Neste trabalho, segundo Baez, também foram utilizados aproximadamente R$ 8 milhões em indenizações.

Baez disse ainda que o restante do recurso será repassado para o Iagro ampliar as ações sanitárias nos três municípios interditados, principalmente com a implantação de uma faixa de vigilância na fronteira. À faixa de atenção sanitária, área que deve compreender uma extensão de 30 quilômetros na fronteira entre Brasil e o Paraguai.

A expectativa das autoridades sanitárias é de que a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) reconheça Mato Grosso do Sul como área livre de aftosa com vacinação em setembro. Entretanto, para alcançar o status, o organismo internacional já alertou que o Estado terá que trabalhar intensamente para cumprir o calendário de ações sanitárias que vêem realizando desde o início do ano, e dessa forma estar preparado para em agosto receber uma comissão técnica que virá auditar as condições sanitárias do Estado.

Sem resposta, índios prometem bloquear rodovias hoje

0

2007-05-31 04:51:00

Vilson Nascimento

Cansados de esperar por uma resposta da direção nacional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Brasília sobre o pedido de revogação da portaria que extinguiu a Administração Regional do órgão em Amambai, que foi reduzido a núcleo subordinada a recém criada Administração Regional para o Conesul em Dourados, cerca de 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva divididos em 22 terras indígenas em 12 municípios da região da fronteira do Brasil com o Paraguai passarão a bloquear, a partir de meio dia de hoje, quinta-feira, diversas rodovias da fronteira como forma de protesto pelo fechamento da AR.

Segundo as lideranças indígenas no final da tarde dessa quarta-feira foi enviado um novo relatório ao presidente da Funai em Brasília, Márcio Augusto de Meira exigindo a manifestação do órgão referente e a permanência da Administração Regional. Ontem, quarta-feira venceu o prazo dado pelo indigenista Cláudio Romero que foi enviado de Brasília na semana passada para realizar um levantamento da situação na região, para apresentar uma resposta em relação à permanência da administração regional do órgão federal em Amambai, porém tal resposta não veio.

“Se quer estamos conseguindo falar com ele” disse o cacique da Aldeia Amambai Rodolfo Ricarte ao relatar que as lideranças indígenas buscaram todos os caminhos para tentar resolver o problema pela diplomacia, mas não foi possível.

“A última coisa que queríamos é ter que tomar uma atitude extrema dessa, que é fechar rodovias e atrapalhar as pessoas, mas como não fomos atendidos temos que fazer isso para chamar a atenção e mesmo sabendo das conseqüências, temos que agir senão nossos filhos e nossas famílias é que vão perecer sem assistência em toda essa vasta região”, disse um dos líderes indígenas.

Segundo as lideranças guaranis se até ao meio dia de hoje a Funai não se manifestar, todas as aldeias da região se movimentarão e começarão a montar bloqueios por tempo indeterminados em rodovias da região. Em Amambai os indígenas planejam fechar os principais acessos à cidade, a rodovia MS 386 no trecho que liga Amambai a Ponta Porã na altura da Aldeia Amambai e a MS 156 em dois trechos, no trecho interligando Amambai a Tacuru na Aldeia Limão Verde e Amambai a Caarapó que seria bloqueada por grupos da Aldeia Rancho Jacaré de Laguna Caarapã.

Em Coronel Sapucaia os indígenas fecharão a rodovia MS 289 no trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai. Em Paranhos a intenção também é fechar dois acessos, a MS 295 que liga Paranhos a MS 156 entre Amambai e Tacuru e a MS 299 que liga Paranhos a Sete Quedas.

Em Japorã indígenas guarani-ñhandeva das aldeias Ivy-Katu e Porto Lindo também prometem fecha os acessos interligando Iguatemi, Sete Quedas e Japorã. A rodovia MS 384 entre Bela Vista e Antônio João seria bloqueada em dois trechos, um por grupos formados na Aldeia Piraguá em Bela Vista e outro por indígenas da Aldeia Marangatu em Antônio João.

Segundo as lideranças indígenas o plano também prevê o bloqueio da BR 163 no trecho entre Naviraí e Mundo Novo, passado por Eldorado. De acordo com as lideranças a rodovia federal, uma das mais importantes rodovias federais que corta o Estado em Mato Grosso do Sul seria bloqueada na região de Eldorado por indígenas da Aldeia Serrito de Eldorado.

Cláudio Romeiro terá reunião hoje
No final da tarde dessa quarta-feira a reportagem do A Gazetanews entrou em contato com o indigenista Cláudio Romero que está em Brasília.

Segundo o indigenista ao retornar de Amambai, no final de semana passado, ele acabou passando mal e permaneceu de repouso até anteontem, terça-feira.

“Voltei ao trabalho nessa quarta-feira e às 9h da manhã (8 horas em horário MS) dessa quinta-feira terei uma audiência com o presidente da Funai Márcio Augusto de Meira para discutir o problema da Administração Regional da Funai em Amambai e assim que terminar a reunião entrarei em contato informando o resultado”, disse Cláudio Romero via telefone. O clima de tensão que já se arrasta por mais de 20 dias piorou na tarde de ontem em Amambai.


Todos os direiros reservados:
Esse material poderá ser reproduzido desde que citado a fonte
 



Supremo considera constitucional lei que criou o Fundersul

0

2007-05-31 04:30:00

Por unanimidade, os ministros que integram o Tribunal Pleno do STF (Supremo Tribunal Federal) consideram improcedente a Adi (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) contra a Lei Estadual nº 1.963/99, que criou o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul).

A Adi foi impetrada em agosto de 1999 contra o governo do Estado e Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, questionando os artigos de 9 a 11 e 22 da Lei Estadual nº 1.963/99. Os dispositivos cuidam de benefício do diferimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações interna com produtos agropecuários condicionado a uma contribuição facultativa, a ser utilizada para construção, manutenção, recuperação e melhoramento das rodovias estaduais.

Além disso, eles definem que os produtores que não fizerem a contribuição facultativa devem fazer o pagamento do ICMS no ato das saídas de mercadorias de seus estabelecimentos. Cinco dos seis ministros acompanharam o parecer da PGR (Procuradoria Geral da República) que opinou pela improcedência do pedido formulado pela CNA.

Naviraí:Câmara Municipal realiza concurso público

0

2007-05-31 03:29:00

Através da Portaria número 16/2007, o presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Laurentino Pavão de Arruda (sem partido), designou os servidores efetivos do Poder Legislativo, Sidnei Vieira do Carmo (presidente), Marcos Antonio Volpato (secretário) e Andréa Cristiana da Silva (vogal), para serem membros da Comissão que irá cuidar de todos os detalhes legais para que dentro dos próximos dias, poderá ser lançado um edital de concurso público para preenchimento de vagas existentes para assistente administrativo, motorista, recepcionista, telefonista, auxiliar de serviços diversos e vigia, com salários que variam de R$ 600,00 à R$ 1.3 mil.

Inicialmente, conforme determina a legislação vigente, foi oficiado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), encaminhando um projeto para que seja autorizado a realização desse concurso, cujo edital, segundo Sidnei Vieira do Carmo, poderá ser publicado dentro dos próximos dez dias. “O objetivo desse concurso é preencher as vagas existentes dentro do quadro de funcionários da Câmara Municipal de Naviraí, com servidores efetivos e concursados”, salientou o vereador presidente, ao justificar a sua iniciativa.

Com a publicação do edital dentro dos próximos dias, será veiculada informações complementares, como valor para as inscrições a cada cargo pretendido pelo candidato, prazo para inscrição e maiores esclarecimentos aos interessados em se candidatarem a um dos cargos que serão oferecidos.