18.6 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 10922

Prefeito de Caarapó reúne-se com André Puccinelli

0

2007-06-08 22:35:00

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), reuniu-se na semana passada com o governador de Mato Grosso do Sul, André Pucinelli (PMDB), em Campo Grande, para discutir o encaminhamento de documentos da empresa Agrenco do Brasil, que está implantando uma unidade industrial no Município. A audiência foi acompanhada pelo deputado estadual Londres Machado (PR), por diretores da empresa, entre eles, o presidente Antônio Iafelice, e pelo secretário de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes.

O objetivo da audiência foi discutir a tramitação dos documentos da licença ambiental para que a Agrenco do Brasil possa acelerar a implantação do complexo industrial em Caarapó, cujas obras já tiveram início. “Sentimos que o governador André Puccinelli demonstrou muita sensibilidade à questão, determinando à área de meio ambiente do Estado os esforços necessários à liberação da licença”, informou Mateus Palma de Farias. Ele acrescentou que a empresa está orientada no sentido de encaminhar os documentos necessários à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, para acelerar o processo que vai permitir a implantação da unidade da Agrenco em Caarapó.

O projeto industrial da Agrenco do Brasil em Caarapó, que será desenvolvido em parceria com a japonesa Marubeni Corporation, prevê o processamento de 500 mil toneladas/ano de soja para produção de óleo, farelo e lecitina, 116 mil toneladas anuais de biodiesel e geração de 83,1 MWh/ano de energia. A previsão de investimentos é da ordem de R$ 106,6 milhões. Os empregos gerados deverão girar em cerca de duas centenas.

A esse respeito, Mateus Palma de Farias declarou que vê com grande expectativa a implantação do projeto. “Sem dúvida, é um grande avanço para o setor de desenvolvimento econômico de Caarapó”. Ele acrescentou que “esse empreendimento vem ao encontro de uma das bandeiras da nossa administração, que é a geração de empregos”.

Sete Quedas:Homem é preso após agredir filha de 11 anos

0

2007-06-08 21:37:00

Vilson Nascimento

Foi preso em flagrante, na tarde dessa sexta-feira em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, um pai acusado de agredir a própria filha, uma garota de apenas 11 anos.

Segundo a Polícia Militar local o desempregado Antônio Querino dos Santos de 44 anos, após uma discussão com a esposa, que seria a mantenedora da casa, para se vingar da dona de casa, teria passado a agredir a própria filha com golpes de fivela de cinto.

Acionada por populares uma equipe da Polícia Militar local se deslocou até a residência do acusado, situada no Bairro Jardim El Paraíso e ao averiguar a denúncia, teria sido desacatada pelo autor que, segundo a polícia, apresentava sintomas de ter consumido bebida alcoólica.

Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas e a menor agredida foi encaminhada ao Hospital Municipal local para tratar os ferimentos.


G-8: Lula critica acordo sobre clima

0

2007-06-08 21:32:00

        Os líderes do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) concordaram em “considerar seriamente” a adoção de metas para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Na prática, porém, deixaram para o futuro a implementação de medidas para combater o aquecimento global, o que foi criticado por ambientalistas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

       Ainda em Berlim, Lula partiu para o ataque em uma conferência de imprensa, após reuniões com líderes de outros países emergentes. Ele criticou o acordo fechado entre as nações ricas em Heiligendamm e afirmou que o Brasil não aceitará a pressão do G-8 para que os emergentes estabeleçam metas de redução de emissão de gás carbônico, posição similar à da China. Para Lula, os países ricos “precisam assumir a responsabilidade de ajudar a despoluir o planeta que eles poluíram”. 

     As propostas do presidente americano, George W. Bush, segundo Lula, são “voluntaristas” e “inaceitáveis”. Lula também alertou que o prazo de 2050 marcado para a redução de emissão de gás carbônico significa que “ninguém fará nada até 2049”. “Cinqüenta anos é muito tempo e vai permitir que os que poluem continuem poluindo e não façam nada”, atacou. “Vai passar tanta água debaixo da ponte e tantas revoluções tecnológicas que acho que a decisão estará superada”, afirmou.

      Outra crítica de Lula é contra a proposta de Bush de insistir que o tema das emissões seja tratado fora do Protocolo de Kyoto. Assessores do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, revelaram que Lula, em seu encontro com o coreano ontem, deixou claro que apoiará o envolvimento da ONU no tema. “Nossa tese é que temos de cumprir Kyoto e fazer valer cada palavra assinada.” As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Xeque-Mate: Justiça prorroga prisão de 67

0

2007-06-08 21:19:00

A Justiça concedeu prorrogação da prisão temporária para 67 dos 80 presos pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate, que investiga a exploração de caça-níqueis e crimes de formação de quadrilha, corrupção e tráfico de influência.

A prisão temporária começa a contar a partir da detenção. Ela vale por cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período com autorização judicial. Após expirar esse novo prazo, a PF pode ainda solicitar à Justiça prisão preventiva, cujo período é indeterminado.


A detenção dos 76 suspeitos presos no dia da deflagração da operação, segunda-feira (4), venceria nesta sexta. Deles, 13 não tiveram prisão prorrogada e serão libertados. Um já saiu da carceragem: Andrei Cunha, que prestou depoimento duas vezes e aceitou colaborar com as investigações por meio do benefício da delação premiada. Por isso, foi liberado na parte da tarde antes mesmo de vencer o prazo.

Além de Andrei, serão liberados o empresário Alfredo Loureiro Cursino, que foi detido em São Paulo e que teve em sua casa apreendidos pela PF mais de R$ 100 mil, Antonio Trindade Neto, Ayres Eduardo Severo Rauen, Edna de Souza Costa, Elenilton Dutra de Andrade, Idnel Iziquiel Lopes, João José Mucciolo, João Luiz Frederico, Luiz Alfredo Ganassim, Marcos Luciano da Silva Sanches, Paulo do Carmo Sgrinholi e Renato Costacurta Prata.

Entre os que continuam por mais cinco dias na carceragem da PF em Campo Grande (MS) estão o ex-deputado Nilton Cezar Servo, apontado como chefe da suposta quadrilha, e Dario Morelli Filho, pai do afilhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foragido- Um dos foragidos, o gerente de casa de bingo Ari Silas Portugal, se apresentou na tarde desta sexta-feira na Superintendência da Polícia Ferderal de Campo Grande (MS).

Com isso, a Operação Xeque-Mate contabilizou 80 presos. Na segunda-feira (4), a PF deflagrou a ação e prendeu 76 pessoas em seis estados; nove ficaram foragidos.

Na terça (5), foram detidos Nilton Cezar Servo e seu filho, Victor Emanuel Servo. Anteontem (6), Hércules Mandetta Neto se apresentou à PF. Agora, após Ari Silas Portugal ter se entregado, ainda são cinco os foragidos. Eles estão na lista da Interpol, a polícia internacional.

Todos os quatro detidos após a deflagração da operação tiveram prisão prorrogada. Na prática, enquanto 63 ficarão até a próxima quarta-feira (13), Nilton Servo e seu filho seguem presos até a quinta (14). O novo prazo de Hércules Mandetta Neto é sexta (15) e o de Ari Silas Portugal é o próximo domingo (17).

Reação- Entre os suspeitos de integrarem a máfia, apenas dois não tiveram prisão decretada, entre eles o irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Na quinta, Lula se irritou ao ser questionado sobre o irmão. O presidente participou de reunião com líderes mundiais na Alemanha.

"Não acho justo, depois de uma reunião com cinco países importantes para tratar de um assunto dessa magnitude, você me perguntar uma coisa que eu poderia falar com você na segunda-feira, em São Paulo, na terça-feira em Brasília, na quinta-feira no Rio de Janeiro, aonde você quiser perguntar", respondeu a um jornalista.

Lula, que já deu declarações defendendo o irmão, preferiu deixar o assunto para depois. "Na segunda-feira, você pode me perguntar o que você quiser da política interna que lhe responderei de peito aberto e de coração muito aberto", completou.





Empresa recolhe droga anti-Aids no Brasil

0

2007-06-08 21:13:00

         Os estoques da droga anti-Aids Viracept estão sendo recolhidos do mercado brasileiro pela companhia fabricante, após a confirmação de que eles podem ter sido contaminados com uma substância cancerígena durante sua ricação."O Laboratório Roche, em acordo com as autoridades européias de saúde, está recolhendo na Europa e em outras regiões do mundo todos os lotes do medicamento Viracept em pó e comprimido. Essa medida não afeta os mercados mericano, canadense e japonês", declarou a companhia, em nota enviada ao G1.

"No Brasil, o laboratório Roche, em acordo com as autoridades de saúde brasileiras –- Anvisa, Ministério da Saúde e Programa DST/AIDS –- e no interesse da segurança dos pacientes, está retirando todos os lotes deste medicamento." A Europa, as autoridades passaram instruções para quem estiver tomando a droga: ir ao médico imediatamente, para que ele substitua a prescrição desse medicamento por uma de outro.

O Viracept é uma das mais antigas drogas anti-retrovirais e muitas pessoas que o usavam atualmente já estão tomando outras drogas. Mas a droga é muito usada nos países em desenvolvimento, depois que a companhia baixou os preços, em 2003. A contaminação ocorreu na fábrica da Roche na Suíca, mas foi detectada na Espanha, onde lotes da droga foram liberados para distribuição pela Europa.

Sabe-se agora que o contaminante, que é genotóxico e pode causar câncer, pode ter estado na fábrica pelos últimos três meses — ou seja, desde março.

Homem desaparece em cano de esgoto

0

2007-06-08 20:46:00

     Um homem de 42 anos sumiu depois de entrar numa galeria de esgoto, em Olinda (PE). Segundo testemunhas, Antônio Pereira de Morais, que estava desempregado, entrou nas tubulações para realizar um reparo e não foi mais visto. Isso aconteceu na tarde desta quinta-feira (7).

      “Ele entrava em um bueiro, saia por outro, voltava… mas teve um momento que não saiu mais”, explicou um parente de Antônio, José Roberto Pereira.O desaparecimento foi percebido no fim da tarde e os moradores da região chamaram o Corpo de Bombeiros logo em seguida. Com ajuda de técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as buscas foram iniciadas e seguiram por oito horas ininterruptas, sem sucesso.

      As buscas foram interrompidas no início da madrugada e retomadas no meio da manhã desta sexta-feira (8).

ANS define reajuste de 5,76% para planos de saúde

0

2007-06-08 20:15:00

       A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabeleceu em 5,76% o teto de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares contratados por pessoas físicas a partir de 1º de janeiro de 1999 (planos novos) e para os planos adaptados à Lei 9.656/98. A expectativa era de que o reajuste ficasse entre 8% e 9%. O índice anunciado nesta sexta-feira (8) incide sobre aproximadamente 15% do total de beneficiários do país (individuais e familiares), que hoje é de 45,6 milhões de pessoas.


       O percentual é o mais baixo dos últimos seis anos –o menor até então era 2000, com teto de 5,42%. O índice de reajuste chegou a 11,75%, em 2004, caindo para 11,69%, em 2005, e 8,89% em 2006. Com o valor deste ano, registra-se a terceira queda percentual consecutiva.


      Embora o reajuste seja o menor desde 2000, entidades de defesa do consumidor, como a Pro Teste criticaram a alta e defendem que os planos devem ter apenas a correção da inflação, que neste caso ficaria em cerca de 3%. De acordo com a lei dos planos de saúde, a ANS é responsável pela determinação dos aumentos. Para o cálculo, a agência usa a média dos reajustes aplicados aos planos coletivos, em que empresas, por exemplo, contratam planos para seus funcionários. No caso dos planos coletivos, quem contrata o convênio –a empresa, sindicato, etc.– negocia o aumento direto com a operadora.


       O diretor-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, afirmo que isso reflete o trabalho da agência pelo equilíbrio do mercado. "A redução no índice de reajuste aprovado pela agência é um reflexo do sucesso obtido pela política econômica do país e da manutenção de uma mesma metodologia de cálculo ao longo do tempo."


       Santos afirmou que a ANS busca uma mercado "forte e competitivo". "Por isso estamos retirando do mercado as empresas que desrespeitam os direitos dos consumidores. Um dos desafios agora é conseguir a aprovação da portabilidade das carências. A ANS defende uma interação entre os atores da saúde suplementar baseada na ética e transparência."


    A portabilidade das carências, que significaria a mudança de empresa prestadora de serviço sem a necessidade de cumprir novas carências, é uma das principais lutas da ANS.


Para quem vale


     O reajuste autorizado pela ANS será aplicado somente aos planos novos contratados por pessoas físicas, respeitando o princípio da anualidade. O período de referência (época em que a operadora deve solicitar à ANS autorização para aplicação do índice de reajuste) será de maio de 2007 a abril de 2008.
Portanto, os planos individuais novos poderão ser reajustados ao longo deste período, de acordo com a data de aniversário de cada contrato.


      Operadoras cujos contratos fazem aniversário nos meses de maio e junho poderão cobrar o reajuste referente a esses meses de forma retroativa e, necessariamente, diluída pelo mesmo número de meses em atraso. Ou seja, os valores a mais de maio e junho terão de ser cobrados em julho e agosto. A partir de setembro, não pode haver cobrança retroativa.

DOF apreende guardas com motor de carro roubado

0

2007-06-08 19:33:00

         Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreenderam ontem (7), por volta do meio dia, guardas municipais do Estado do Paraná. Eles estava num veículo em que o motor estava com queixa de furto.

          A apreensão foi feita durante policiamento de rotina na Rodovia BR-163, no posto fiscal Ilha Grande, próximo a Mundo Novo/MS, quando sinalizaram para que parasse o veiculo Fiat Uno Mille, placas DDB-1137, conduzido por Kendy Francisco do Livramento Katsumata, 25 anos, guarda municipal, morador no município de Iporã/PR e que levava como acompanhantes Vanessa de Melo Garcia , 20 anos, vendedora, moradora em Iporã/PR, Wagner da Silva Alves, 23 anos, guarda municipal, morador em Icaraíma/PR e Fábio Junior Vaz Cestari, 27 anos, guarda municipal, morador em Iporã/PR. 

         Ao checarem a numeração do motor do referido veículo, junto ao sistema de informações do DOF, os policiais constataram que se tratava de um motor pertencente a um veiculo com queixa de furto pela Cidade de Caçapava/SP. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e os ocupantes conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo/MS, para as providências cabíveis.

TCE julga na terça as contas de Zeca relativo a 2006

0

2007-06-08 19:18:00

      O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julga na próxima terça-feira, a partir das 15 horas, em sessão especial do Pleno, o Balanço Geral de 2006 do governo de Zeca do PT. O parecer prévio foi elaborado pelo conselheiro Paulo Roberto Capiberibe Saldanha com base em análise e pareceres da Inspetoria e do Ministério Público Especial junto ao TCE.

      Após votado pelos conselheiros do TCE, o parecer segue posteriormente para apreciação político-administrativa da Assembléia Legislativa. De acordo com o regimento interno do TCE, a análise do balanço anual do governo do Estado leva em conta o cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) principalmente no que se refere à correta aplicação dos percentuais constitucionais obrigatórios de investimento de 25% na Educação e 12% na Saúde e, ainda, o respeito ao limite de 60% da Receita Corrente Líquida com os gastos com pessoal e os limites de comprometimento com a dívida pública.

       No ano passado, o TCE aprovou com diversas ressalvas as contas de 2005 do governo do Estado, entre elas a necessidade de correção da relação entre a receita arrecadada e o montante da despesa empenhada, devido ao déficit orçamentário de R$ 187 milhões que fora registrado. Na época, ficou constatado que o governo do Estado aplicou corretamente os percentuais previstos constitucionalmente para a saúde e educação , assim como respeitou os limites com gastos de pessoal.

          Ainda de acordo com o Regimento Interno, a aprovação do Balanço Geral não suspende o exame, por parte do TCE, das contas (contratos, convênios etc) dos diversos órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta, Fundacional e Empresas Públicas. A análise do Balanço Geral leva em conta aspectos contábeis e a aplicação de percentuais constitucionais obrigatórios, enquanto a apreciação dos contratos verifica os aspectos de legalidade e regularidade da licitação e a correta execução orçamentária dos contratos.

Prefeitura de Caarapó rateia R$ 200 mil do Fundeb

0

2007-06-08 18:46:00

        A Prefeitura de Caarapó fez o rateio de R$ 200 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A medida beneficia professores de Educação Básica, diretores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino.


        Conforme o Departamento de Recursos Humanos da administração municipal de Caarapó, 160 profissionais receberam recursos do fundo – referentes ao período de janeiro a maio -, que foram depositados junto com os salários do mês passado, no último dia 1° de junho.


         De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Fundeb é um fundo de natureza contábil, instituído pela Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006, e regulamentado pela Medida Provisória 339, de 29 de dezembro do mesmo ano. Sua implantação teve início em 1º de janeiro de 2007, e ocorrerá de forma gradual até 2009, quando o fundo contará todo o universo de alunos da educação básica pública presencial e os percentuais de receitas que o compõem terão alcançado o patamar de 20% de contribuição. 


        Desde a promulgação da Constituição de 1988, 25% das receitas dos impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios se encontram vinculados à Educação. Com a Emenda Constitucional nº 14/96, 60% destes recursos da educação passaram a ser sub-vinculados ao Ensino Fundamental, sendo que parte dessa sub-vinculação de 15% passava pelo Fundef, cuja partilha dos recursos, entre o Governo Estadual e seus municípios, tinha como base o número de alunos do ensino fundamental atendidos em cada rede de ensino. 


       Com a Emenda Constitucional nº 53/2006, a sub-vinculação das receitas dos impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios passaram para 20% e sua utilização foi ampliada para toda a Educação Básica, por meio do Fundeb, que promove a distribuição dos recursos com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último Censo Escolar.

Sete Quedas: Prefeito e vereadores visitam senador Delcídio

0

2007-06-08 18:14:00

      O prefeito Sérgio Mendes (PDT) e os Vereadores Cazé (PMDB), Edílson (PSC) e Onézio (PSC), estiveram em Brasília no gabinete do Senador da Republica Delcídio do Amaral que tem sido recíproco a confiança do povo de Sete Quedas, provando isto nos recursos destinados a esta cidade fronteiriça como podemos citar o empreendimento na obra do Chinelão, que já se encontra concluída a 1ª etapa, um recurso para recuperação das estradas vicinais que já se encontra iniciada, e um recurso de emenda coletiva que seria pavimentação asfáltica e que se encontra no Ministério da Cidade e Caixa Econômica para adequação, portanto será a construção da Praça da Baixada, pois o Programa em sua nova normativa não prevê pavimentação.


       Além destes recursos já firmados os representantes de nossa cidade entregaram ao senador solicitações para Pavimentação Asfáltica, Recursos para a fase final do Ginásio o Chinelão, recursos para construção da Praça Sucuri (no buracão) e recurso para construção da Praça de Eventos que será Construída também no buracão.Acreditamos que alguns destes pedidos serão atendidos, pois estes parlamentares já têm mostrado muito trabalho pela população de Sete Quedas.

Ex-soldado e cabo do exército são presos com cocaína

0

2007-06-08 18:02:00

       Ex-soldado e cabo do exército são presos com 12 quilos de cocaína. Uma grande apreensão de pasta base de cocaína foi feita durante a noite passada por agentes da polícia federal de Guaíra.A operação aconteceu na saída para Umuarama, onde foi abordado o veículo Celta, cor branca, ocupado por um ex-soldado e por um cabo do exército.Após uma minuciosa vistoria, os policiais acabaram encontrando cerca de 12 quilos de pasta base de cocaína.


       A droga de alto valor comercial estava camuflada no para choque e também no painel do carro.Os ocupantes do veículo foram presos em flagrante e informaram que a cocaína estava sendo levada para Vitória, Espírito Santo.Neste momento, eles estão prestando depoimento na delegacia da polícia federal de Guaíra, e podem responder por tráfico internacional de drogas, pois existem indícios de que a droga tenha sido adquirida no Paraguai.Os nomes do ex-soldado e do cabo do exército, envolvido no crime, não foram ainda revelados pela polícia.

Tacuru: Vereadores pedem viatura nova para a Policia Militar

0

2007-06-08 17:52:00

        Os vereadores Pedrinho, Valmir, Alirio e nascimento, em viagem a Campo Grande, na semana passada, entregarão ao dr. Lazaro, assessor do Secretario de segurança publica do Estado, um oficio pedindo ao Secretário uma viatura nova para a polícia militar, onde os mesmo também pedem um aumento da cota de combustível para que a corporação possa desempenhar suas funções ainda melhor.


        O vereador Pedrinho destacou que a nossa polícia tanto a civil como a militar vem fazendo um trabalho a contento, é bem verdade que o nosso município é um povo pacato, e a sociedade tem colaborado para este feito, porem nós estamos em uma linha muito perigosa, tida como faixa de fronteira, e no momento a única viatura que a militar dispõe e um veículo modelo fiesta da marca Ford, e caso venha acontecer algo que mereça uma atenção mais especial, como por exemplo uma perseguição ou coisa parecida, os nossos policiais certamente ficarão com seus serviços prejudicados, e com isso a sociedade que perde, afinal a nossa segurança está nas mãos da polícia.

              Pedrinho pede reforço de Zé Teixeira para conseguir viatura


           O vereador Pedrinho que esta tendo uma aproximação muito forte do deputado Zé Teixeira do partido Democrata, fez uma indicação na qual também assinarão a indicação os vereadores Valmir, Alirio e Zé do Gercindo, abonadas pelo vereador Marcão, Nascimento e Ezaul, Tonho e Alceu., Pedindo que o deputado venha intervir a nosso favor junto a secretaria de Segurança Pública para conseguir esta viatura para Tacuru e também o aumento da cota de combustível.


           Pedrinho em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, destacou a maneira que o nobre deputado vem atendendo o Vereador, na qual foi apresentado pelo Paulo Mello, a quem o deputado tem uma admiração especial, disse o vereador que na campanha tinha compromisso com Dirceu Lanzarini, que muito fez pelo nosso município e continua fazendo, mas disse também que é necessário aumentar as parcerias e principalmente alguém que já tem laços com o nosso município, tanto que foi agraciados com votos na campanha para deputado, mas também existe toda a sua historia de homem desbravando esta região, em especial nas proximidade do nosso município, na antiga fazenda São Carlos, onde foram os primeiro a desbravar esta região, com isso fica mais atrativo ainda para o deputado, afinal ele já conhece um pouco da nossa historia.

Tacuru: Hospital conta com único cirurgião vascular do Conesul

0

2007-06-08 17:41:00


      Desde o dia 31 de maio já vem sendo realizado no Hospital Municipal São Sebastião de Tacuru, o tratamento cirúrgico para correção de distúrbios circulatórios venosos, como Insuficiência Venosa Crônica, conhecida como varizes de membros inferiores, doença que se não tratada pode levar a edema, dor , flebite, ulceras , trombose , dificuldade para se locomover entre outras complicações.


       Com implicações no dia a dia, e nas atividades laboriais, está cirurgia ‘é realizada pelo Dr Stenfenson Dayhan, especializado em doenças do Aparelho Cardiovascular, o qual encontra-se trabalhando como médico do município de Tacuru. Este procedimento vai tratar as veias varicosas, doentes aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes, as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares.


      Portanto são tratadas as "raízes" (safenas), os "troncos" (ramos colaterais) e os "galhos" (microvarizes).O paciente passa no pré-operatório por uma fase que é chamada de "marcação das varizes". Neste procedimento pré-operatório, são delineadas na perna, pelo cirurgião Dr Stenfenson, as veias que estão doentes, e são identificadas pelo exame clínico ou por ultra-som os pontos que apresentam refluxo ou estase, e que deverão ser tratados cirurgicamente.


     O cirurgião vai seguir sua marcação prévia, como se fosse um projeto, para que os resultados sejam os melhores possíveis, as safenas são como "raízes", de uma árvore, não aparecem, mas se a árvore for retirada no nível da terra, sem as raízes, elas brotarão novamente. Então para se controlar mais efetivamente e duradouramente o problema, as "raízes" – safenas, e ou veias varicosas devem ser eliminadas,em caso de necessidade , quando elas se apresentam dilatadas, tortuosas ou com refluxo, sem trazer prejuízos ao sistema circulatório do paciente.


      Nos casos em que se precisar usar a safena como "ponte de safena" para cirurgia de revascularizaçao do coração, há outros enxertos como substitutos, e uma safena doente também não serviria pra determinado fim. Mas o paciente não precisa se preocupar, o cirurgião vai sempre decidir com bom senso, e só retirar as safenas comprometidas, que são inúteis como substituto, ou então apenas 1 ou 2, que estão mais alteradas, deixando as outras, normais ou com pequenas alterações, preservadas para estas eventualidades. Posteriormente as telangiectasias (vasinhos) são tratadas por Crioescleroterapia. A técnica é simples, e segura, e o paciente após algumas horas já pode retornar às suas atividades.


     Este e mais um trabalho de destaque através de uma boa administração que vem realizando o prefeito Cláudio Rocha Barcelos na administração Tacuru no caminho Certo, trazendo para o município um profissional especializado nesta área, sendo que nesta região do conesul, este vem a ser o único medico especializado em doenças do Aparelho Cardiovascular da região, um orgulho para a cidade de Tacuru e um privilégio para população.

Coronel Sapucaia tem 6 hortas municipais

0

2007-06-08 17:06:00

Dino Viana


     Coronel Sapucaia tem 6 (seis) hortas pertencente ao município, uma grande quantidade de verduras e legumes é produzido para ser entregue gratuitamente à população, entidades filantrópicas e consumo das escolas do município em merenda escolar. A horta principal fica no pátio da Condap, o que se colhe nesta horta é entregue gratuitamente à população todas as quartas-feiras.


     No hospital municipal a horta serve para consumo próprio, o excedente é distribuído para entidades filantrópicas.
As hortas das escolas municipais Fernando de Souza Romanini, Mauricio Rodrigues de Paula, Ruy Espíndola e CEI (Centro de Educação Infantil) produzem para consumo próprio, enriquecendo a merenda escolar. SegundoAntônio Alberto (Beto) Secretário de Administração, cerca de 12 (doze) hectares de terras são cultivadas com a finalidade de produzir verduras e legumes no município, além dos benefícios, essa produção gera economia para a administração.


     Vale lembrar que todas as hortas são mantidas com recursos próprios da administração, incluindo funcionários e despesas com o preparo da terra e sementes. A administração incentiva o cultivo de hortas, recentemente, atendendo solicitação da direção da Escoa Estadual Coronel Sapucaia, o Prefeito Ney disponibilizou o funcionário público Luiz de Arruda (Pelé), para trabalhar na manutenção da horta da referida escola.


      O Prefeito Ney argumentou que as hortas são necessárias para ajudar a população "as hortas são extremamente necessárias para população, tudo que se colhe na horta da Condap é distribuído de graça para o povo, as hortas das escolas municipais e do hospital, também se reverte à população, desta forma o que estiver ao alcance da administração, para manter as hortas, será feito". Declarou o Prefeito Ney.

Lideres Tucanos recebem novos filiados em Amambai

0

2007-06-08 16:25:00

A Senadora Marisa Serrano acompanhada dos deputados estaduais Reinaldo Azambuja, Professor Rinaldo Modesto, Márcio Fernandes e o deputado Federal Waldir Neves estiveram nesta sexta-feira (08),  no município de Amambaí.

Na oportunidade a cúpula tucana visitou o prefeito Sérgio Barbosa (PDT) na Prefeitura, de onde seguiram junto da vereadora Jaqueline e lideranças locais para a Câmara Municipal onde receberam dezenas de novos filiados.

A senadora falou da importância das novas filiações para o PSDB que busca desde a nova fase que vive o partido com o projeto “Novos Caminhos” fortalecer suas bases com vistas nas eleições de 2008.

O deputado Federal Waldir Neves lembrou dos compromissos que o partido tem com o município, enfatizando que seu desenvolvimento e atendimento de suas necessidades transcendem as questões partidárias. Ele destacou ainda que a parceria entre os grupos na busca por recursos que tragam benefícios diretos a população é a verdadeira prioridade dos tucanos.

Azambuja, líder do partido na Assembléia e da maior bancada da Casa, a do Agronegócio, falou da chegada dos novos investimentos no Estado, destacou a instalação das usinas na região, a importância destas usinas para Amambaí enfatizando a diversificação da economia como sendo a grande oportunidade de alavancar o crescimento dos municípios e em conseqüência do Estado.

O presidente do partido em Amambaí, SinvalJunior, destacou a importância da presença de tão  importantes lideranças do PSDB no momento em que recebem novos filiados e tem inicio as discussões das eleições de 2008, que segundo ele, diferentemente dos pleitos anteriores começou mais cedo no município.

A vereadora Jaqueline destacou a importância da parceria do partido com a administração do Prefeito Sérgio e da força que o grupo tem empenhado no sentido de melhorar a qualidade de vida dos Amambaienses.

De Amambaí a comitiva tucana partiu para Iguatemi onde participou de grande ato de filiação por volta das 12h.

 A tarde eles se reúnem na Câmara Municipal de Sete Quedas, onde recebem dezenas de novas adesões entre as quais destacam a filiação da vice prefeita, Monalisa Cruz Bomfim Alessi.

 Por volta das 16 horas a comitiva retorna a capital do Estado. Azambuja fica em Maracaju onde visita novamente a Expomara. 

 No Domingo (10) o parlamentar seu une novamente a comitiva tucana e prestigia as festividades alusivas ao aniversário de Porto Murtinho. Na segunda-feira (11) todos participam das festividades alusivas ao aniversário do município de Maracaju.

Iguatemi: IPTU fará incentivo com sorteio de 36 prêmios

0

2007-06-08 16:23:00

    A prefeitura de Iguatemi, através da gerência de Finanças do município, está oferecendo incentivos aos contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).A medida, segundo a gerente de Finanças, Ana Lucia Piroli, visa incentivar o recolhimento do imposto, que é de vital importância para que o município continue com o seu programa de investimentos na infra-estrutura da cidade.


     Ela informou que a prefeitura vai sortear trinta e seis prêmios para todos os contribuintes que pagarem o imposto    regularmente. Estarão concorrendo todos os que optaram pelo pagamento à vista e também os que optaram pelo parcelamento em três vezes. A segunda parcela vence no próximo dia 11 de junho e a terceira no dia 10 de julho. Como o sorteio será realizado no início de agosto, todos terão oportunidade de concorrer. Os contribuintes que pagarem o IPTU até a data do vencimento terão ainda desconto de 5% em cada parcela.


     Os prêmios da campanha do IPTU 2007 serão: dez bicicletas 18 marchas, dez ventiladores, dez aparelhos de som, três televisores 21 polegadas e três aparelhos de DVD.Para o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), o sorteio de prêmios, além do incentivo ao pagamento, é também uma maneira de privilegiar as pessoas que acreditam na potencial da cidade e que pagam com regularidade seus impostos.


    Ele se diz satisfeito com resposta que a população tem dado às ações da administração, pagando em dia os impostos. "É assim que conseguiremos, cada um fazendo a sua parte, fazer com que nossa cidade honre o slogan da administração, que é ‘Iguatemi Ainda Melhor’", disse o prefeito.O IPTU de Iguatemi deverá ser pago na agência da Cooperativa de Crédito Sicredi, que fica na rua Gelson Andrade Moreira, na saída para Eldorado. Os contribuintes que residem em outros municípios que possuam agência da Cooperativa Sicredi também poderão efetuar o pagamento sem maiores dificuldades.

Professora de Educação Física participa do JOPEF

0

2007-06-08 15:49:00

Sérgio da Luz

            A professora de Educação Física Cíntia Lopes, da Academia Corpo e Mente, está participando do JOPEF (Jornada Paranaense de Educação Física), o curso teve início ontem e vai até o dia 10. Está sendo realizado em Curitiba, capital paranaense.

            Entre as atividades desenvolvidas no JOPEF, serão ministrados os importantes cursos de Musculação e Hipertrofia Máxima, Personal Training e Musculação para estática feminina, saúde e qualidade de vida.

            Para realizar o curso a professora teve que realizar alguns esforços, entre eles deixar por alguns dias as alunas do curso “Aluninhas de Dança”, os alunos de Futsal e sua filha Júlia, além das despesas com a viagem e inscrição. “Mas tudo isso vale a pena, tenho uma meta de fazer pelo menos um curso por ano, podendo assim, oferecer mais conhecimento às pessoas que me rodeiam” acrescenta Cíntia.

            Registrada no Conselho Regional de Educação Física – CREF – tem em seu currículo 18 cursos, realizados no decorrer dos seus nove anos de atuação na área, todos os certificados estão à mostra na academia Corpo e Mente, seu sucesso dedica “ao meu bom Deus, que me dá forças e a ele agradeço.”

            Cíntia ainda sempre encontra um tempo de folga para tirar dúvidas de amigos e familiares, sobre saúde e atividades físicas, informações que colabora para o melhor desempenho do dia-a-dia das pessoas.

Leilão Mostra 27 acontece neste domingo, 10 em Amambai

0

2007-06-08 15:21:00

Leilão terá transmissão pelo Novo Canal com ofertas de Reprodutores e Gado de Corte

Será realizado neste domingo, 10, meio dia, no Sindicato Rural de Amambai, o Leilão Mostra 27, edição 2007. Aristeu Vargas de Aquino e Filhos estarão ofertando neste Leilão 32 reprodutores Nelore PO mocho e padrão, e 12 reprodutores Guzerá PO. Está disponível na página da Teixeira Mattos Leilões o Catálogo Eletrônico dos animais (www.teixeiramattos.com.br/catalogo/catalogo.htm).

O Leilão terá a transmissão ao vivo pelo Novo Canal (1100 mhz/horizontal) para todo Brasil a partir das 13 horas.

Além dos reprodutores, oferta de 500 animais para cria, recria e engorda no recinto e 500 animais filmados em propriedades de Amambai e Região.

Maiores informações na Teixeira Mattos Leilões pelo telefone 3481-3202 ou 8407-1334.

Amambai: Prefeitura faz limpeza em 10 vilas da cidade

0

2007-06-08 14:51:00

            Através do programa 12 Meses de Ação a Prefeitura de Amambai, esta realizando serviços de manutenção na região 7 da cidade. Equipes de trabalho das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, estão retornando na região para cumprir a segunda etapa do programa -realizado nos dia 24 e 26 de março.

            Estão sendo beneficiados os moradores dos conjuntos habitacionais Caiuás, Alcindo Franco Machado, das vilas São Jorge, Etelvina, Paulista, São Francisco, Pazeto, Glória, Martins, Marechal Rondon, Indiana e Mangay.

            Nas localidades estão sendo realizados serviços de retirada de galhos, entulhos, controle de erosão, patrolamento, carpinagem, tapa buracos e pintura de meios fios.

            O pastor da igreja Só Senhor é Deus, situada na vila Pazeto, Laércio Pereira dos Santos, afirmou que a limpeza nas ruas dá um bom exemplo para a comunidade. “Estamos satisfeitos com a atenção que o prefeito Sérgio Barbosa tem dado para a nossa região”, disse o pastor Laércio.

            A moradora da rua Dom Pedro II, na vila Pazeto, Ivone Hoinoschi Fernandes, disse que antigamente tinha muita sujeira na vila e que agora a realidade é outra. “Agora a população esta colaborando e limpando o quintal, pois, a prefeitura vem e recolhe o lixo. A nossa vila esta mudada”, afirmou a moradora.