12 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 10917

Brasileiro trabalha 7 dias por ano para pagar CPMF

0

2007-06-12 07:34:37

O contribuinte brasileiro trabalha 7 dias por ano somente para pagar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Gilberto Luiz do Amaral,

Amaral afirmou que "a CPMF tem efeito perverso sobre toda a economia", já que incide na fonte e retira o poder de compra dos salários, ao mesmo tempo em que eleva o preço final das mercadorias e serviços.

De acordo com o tributarista, a conjunção destes dois fatores inibe o consumo, dificulta a geração de empregos e resulta no baixo crescimento da economia brasileira. A CPMF representa em média 1,7% do preço final das mercadorias e serviços.

"Ao ser criada em 1993 como um imposto provisório, a CPMF representou no ano seguinte um desembolso para cada brasileiro de R$ 31,85. Em 2006, cada brasileiro pagou em média R$ 171,76", afirmou Amaral.

O presidente do IBPT também traçou uma relação entre a taxa básica de juros, a Selic, e a alíquota da CPMF. Assim, em 1997, primeiro ano da cobrança deste tributo com contribuição provisória, a sua alíquota foi de 0,20%, enquanto que a Selic daquele ano foi de 22,35%.

"Em 2007, a alíquota da CPMF é de 0,38%, e a Selic ficará por volta de 12%, indicando um crescimento de 254,76% do impacto da CPMF em relação à taxa Selic, o que demonstra que o ônus desta contribuição nos dias atuais é muito maior do que no passado", disse Amaral.

Josmair: "Famílias então em área de risco em Amambai"

0

2007-06-12 07:30:37

O vereador Josmair Cardoso(PR) denúnciou na sessão da Câmara Municipal
de Amambai do dia 11.06.07 que algumas famílias pobres, foram
transferidas pela Prefeitura Municipal de Amambai para uma área com
total falta de condições e infra-estrutura, localizado no loteamento
Amâncio Flores na Vila Cristina, pois segundo a Prefeitura Municipal
em 02.05.05 está área não poderia ser utilizada para habitação.

Segundo o Vereador Josmair, na época dos fatos a prefeitura municipal
de Amambai, através do prefeito Sérgio Barbosa(PDT) criticou a
administração anterior dizendo que o referido terreno não oferecia
condições para habitação devido as condições geológicas do terreno e o
lençol freático era superficial e o solo arenoso e a facilidade de
alagamento seria permanente e o custo para implantação de aterro
tornaria o investimento inviável.

O prefeito prometeu uma nova área em um prazo de um ano para implantar um novo loteamento, mais já se
passaram dois anos e a prefeitura ao invés de fazer a retirada estão é
colocando mais famílias no local sem nenhuma condição de
sobrevivência, pois estão lá crianças sem terem nem água potável para
beberem, eles retiram água de um buraco que abriram ao lado dos
barracos de lonas que residem, os buracos estão sendo cobertos por
pedaços de madeiras podres, gostaria que o Sr. prefeito Sérgio
Barbosa, tomasse providências urgentes com aquelas famílias que estão
vivendo no total abandono pelo poder público municipal, porque são
seres humanos iguais a nós que estão passando por grande dificuldades,
finalizou emocionado o vereador Josmair Cardoso.


Vestibular da UFGD recebe inscrição até hoje

0

2007-06-12 07:23:37

Termina hoje, o prazo para as inscrições do Vestibular de Inverno da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os interessados devem se inscrever pela internet, imprimir o boleto e fazer o pagamento nas casas lotéricas ou agências da CEF (Caixa Econômica Federal) até 13 de junho.

A documentação deve ser encaminhada para o centro de seleção da instituição. As provas estão marcadas para o dia 24 de junho, em Dourados, e na unidade da UFMS (Universidade Federal em Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

São oferecidas vagas nos cursos de Ciências Sociais (matutino), Engenharia de Alimentos, Engenharia da Produção, Gestão Ambiental, Química e Zootecnia (integral).

Matéria de Roberto Protético é destaque em Amambai

0

2007-06-12 07:19:37

Vilson Nascimento

Uma matéria apresentada pelo vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), foi tema de intensos debates e elogios na tribuna da Câmara Municipal e foi recebido com bons olhos pelo Poder Executivo e a população do município em Amambai.

Preocupado em desenvolver ações que fomentem a preservação do meio ambiente, o vereador apresentou uma matéria autorizando o Poder Executivo, através da Secretaria de Meio Ambiente do município a realizar a doação de uma muda de árvore para cada criança que nascer em hospitais e maternidades da cidade.

“A iniciativa é uma forma simbólica de despertar nas famílias dos recém nascido a importância da preservação do meio ambiente para nossas gerações futuras”, disse o vereador ao ressaltar que a matéria, que foi muito elogiara pelos demais pares na Câmara Municipal de Amambai e pela população em geral , também foi bem aceita pelo prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) que já teria anunciado que vai acatar a idéia, implantar e colocar a sugestão do vereador em prática.

“Estamos estudando agora que espécie de mudas de planta vamos repassar a nossos ilustres pequenos munícipes. Provavelmente serão mudas de Ipê, madeira de lei que se adapta com facilidade ao clima de nossa região”, disse Roberto Protético.

A “arvore da vida” como já está sendo chamada, deverá começar a ser distribuída em breve aos recém nascidos da cidade.

Previsão de névoa seca e baixa umidade do ar no Estado

0

2007-06-12 07:17:37

Previsão do tempo hoje para Mato Grosso do Sul é de céu parcialmente nublado com névoa seca. De acordo alerta da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), o índice de umidade relativa do ar pode chegar aos 20% na tarde de hoje.

A temperatura apresenta ligeira elevação com máxima de 33°c e mínima de 14°c.

Queimadas às margens de rodovias provocam riscos

0

2007-06-12 07:06:37

Vilson Nascimento

As queimadas de capim e vegetação, que acontecem com freqüência nessa época do ano na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, no sul do Estado, além de poluir o meio ambiente com a emissão de gases na atmosfera e destruir espécies de plantas, também coloca em risco a saúde das pessoas e a segurança dos motoristas que transitam pelas rodovias tendo em vista a fumaça que invade a pista e prejudica a visibilidade.

É pratica com a proximidade do inverno produtores rurais da região de fronteira atearem fogo às margens das rodovias da região visando limpar as margens das estradas e proteger as pastagens de incêndios criminosos provocados por transeuntes descuidados que jogam palitos de fósforos acesos e restos de cigarros no capim seco, provocando a proliferação das chamas.

A medida, apesar de ser “justificável”, em termos, tendo em vista que visa proteger as propriedades e um incêndio de proporções ainda maiores, é classificada como “crime ambiental” se realizada sem autorização dos órgãos competentes, ou seja, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) ou o Ministério Público do Meio Ambiente e caso os responsáveis sejam flagrados praticando o ato, além de pagar multas, podem responder a processo por crime contra o  meio ambiente perante a Justiça.

Teste avalia alunos de escolas públicas e particulares

0

2007-06-12 06:27:37

Começou nesta segunda-feira, dia 11, a aplicação de pré-teste entre os estudantes da educação básica de Mato Grosso do Sul por conta do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Os itens do pré-teste serão aplicados na prova do Saeb. Serão incluídos estudantes da rede municipal, estadual e particular.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação no Estado, 91 escolas participam do pré-teste que avaliará itens do 6º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. O objetivo é verificar a adequação dos itens que serão utilizados na Prova Brasil, em novembro, para que esta de fato reflita a situação do ensino no Estado.

Serão incluídos cerca de 5 mil itens das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa com ênfase na leitura. “No pré-teste os alunos responderão 39 itens divididos em 3 blocos de 13 com o tempo cronometrado. O estudantes terão uma média de 2 minutos para responder cada item. Depois, os estatísticos do Inep verificarão quais deles serão validados ou não”, afirmou secretária Nilene Badeca por meio da assessoria de imprensa.

A aplicação dos pré-testes é feita pelo Cesp (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília.

Asfalto de assesso a Paranhos deve iniciar em setembro

0

2007-06-12 05:30:37

Vilson Nascimento

A pavimentação asfáltica interligando Paranhos na fronteira com o Paraguai, único município da região ainda sem acesso pavimentado, até a rodovia MS 156, trecho entre Amambai e Tacuru deverá ter a ordem de serviço assinada pelo Governo do Estado em setembro. A afirmação é do deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB), relator do projeto de lei na Assembléia Legislativa que autoriza o governo a realizar o investimento.

Segundo o deputado estadual para a pavimentação do trecho de 62 da rodovia MS 295 interligando com asfalto a sede do município ao resto do Estado, serão aplicados recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), através de  um remanejamento de recursos, antes destinados para a implantação da comentada “Sul-Fronteira” que interligaria com pavimentação asfáltica, a região de Sanga Puitã em Ponta Porã a Sete Quedas.

“O projeto de pavimentar a Sul-fronteira também está dentro dos planos do Governador André Puccinelli, mas deverá ser realizado por meio de convênio com o Governo Federal através do Mistério da Integração Nacional”, disse Reinaldo Azambuja durante um evento promovido pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em Sete Quedas, na última sexta-feira.

O deputado estadual relatou, também que o Governo do Estado, através da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), já está desenvolvendo um plano de ação para a total recuperação dos cerca de 250 quilômetros da rodovia vulgarmente conhecida como “Guaira-Porã”, interligando Sanga Puitã em Ponta Porã a Eldorado, no extremo sul do Estado.

A Guaira-Porã, que é composta por três trechos de rodovias, a MS 386, MS 156 e MS 295, dá acesso à pelo menos sete municípios da região de fronteira e é a principal rota para o escoamento da safra da região. Segundo o deputado a recuperação da malha viária da Guaira-Porã será realizada com aplicação de recursos do Fundersul, um fundo de contribuição criado pelo governo anterior cujos recursos seriam destinados única e exclusivamente para a recuperação, construção e manutenção de rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul.

Estudantes preparam protesto contra queima de cana

0

2007-06-12 04:25:37

Estudantes em Dourados programam mobilização para a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira. Isso porque é prevista a votação de projeto de lei do vereador Elia Ishy que quer impedir a queima da cana-de-açúcar nas lavouras da cidade.

A queima é uma prática comum, para facilitar a colheita. Os estudantes são contra à iniciativa, tanto que já houve manifestação anterior durante protesto na UFGD. Em sessão anterior da Câmara, estudantes e ambientalistas já participaram para apoiar a iniciativa. Ainda não é garantido que o projeto entre em votação.

Mototaxistas ‘furam’ segurança de Lula

0

2007-06-12 04:10:37

Dois mototaxistas amazonenses constrangeram os seguranças do Palácio do Planalto. Após solenidade em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ergueu a tocha dos jogos Pan-Americanos 2007, Robson Diniz e Rodnei Ramos, do Sindicato dos Mototaxistas de Manaus, aproveitaram a distração dos seguranças do Palácio, subiram a rampa e abraçaram o anfitrião da festa.

Minutos antes, Lula afirmou, no Salão Nobre, que o esquema de segurança da competição no Rio, que começa dia 13 de julho, será o mais "moderno e perfeito" da história. "Se o esquema der certo, vamos fazer o mesmo nos outros estados", disse o presidente, acrescentando que a disputa no Rio contará pontos para o País realizar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo.

Robson e Rodnei, que vestiam agasalhos esportivos, ficaram escondidos no setor reservado a cinegrafistas, próximo ao pé da rampa. Assim que os atletas Gustavo Borges e Sandra Pires desceram a rampa com a tocha, os mototaxistas aproveitaram a descontração dos seguranças e pularam um alambrado móvel.



"Quando eles (seguranças) viram, a gente já estava na rampa, e aí não conseguiram nos pegar", disse eufórico Rodnei. "Eles ficaram chateados, mas já era", completou Robson.

Os dois mototaxistas não deixaram escapar a chance de estar perto de Lula. Diante dos seguranças rendidos e furiosos, eles pediram ao presidente uma audiência reservada. Lula teria prometido recebê-los. "O presidente disse para os seguranças não tocarem na gente", contou Robson, que chegou a ficar de joelho ao fazer o pedido.


"Não precisa disso, eu recebo vocês", disse Lula, segundo relato de Robson. Os mototaxistas vieram com outros 11 colegas de Manaus para pedir ao governo federal que legalize a atividade deles. A viagem até Brasília durou 18 dias. Só na BR-319, uma estrada com trechos de terra e com muito buraco e lama, que liga Manaus a Porto Velho, eles gastaram oito dias.

Mundo Novo: Presos mandavam drogas para Minas e Rio

0

2007-06-12 03:33:37

Nasser Kadri, apontado pela Polícia Federal como cabeça em um esquema de contrabando, tráfico de drogas e armas, remetia grandes quantidades de maconha, principalmente, para venda no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele foi preso na manhã de ontem, segunda-feira, em uma operação deflagrada em mais cinco estados envolvendo cerca de cem policiais.

A armazenagem da droga ocorria em Itapira, cidade paulista, e a distribuição era para as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeira, nesta, no Morro da Mangueira. A PF mapeou os envolvidos na armazenagem e distribuição. Ao todo, foram autorizadas pelo juiz federal Odilon de Oliveira 18 prisões.

Da família de Kadri foram presos ainda os pais- Ali Kadri e Ramza Kadri-, a irmã Jamili e a filha dela, Flávia Kadri, todos em Mundo Novo, e ainda um irmão de Nasser, Ali. Há ainda no estado duas pessoas procuradas, incluindo o policial militar Ademir de Lima.

Seis veículos, incluindo uma carreta Volvo e uma moto, foram apreendidos durante a operação e levados para a delegacia da PF. A família Kadri irá ficar na carceram da delegacia.

A PF mapeou também as movimentações bancárias dos Kadri. Consta que carregamentos de droga eram pagos com veículos. Entre as apreensões há uma carreta e uma moto R1, da Yamaha.

Além de Mato Grosso do Sul, a operação, batizada de Zaqueu, foi desencadeada em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. As demais prisões ocorreram em em Minas Gerais (2 em Andradas e 1 em Belo Horizonte), 1 pessoa em Anápolis/GO, 1 em Rondonópolis/MT ; 3 em São Paulo (01 em Mogi Mirim e 2 em Jundiaí) e 1 em Maringá/PR.

Foram presos Alessandro Ferreira, conhecido como “Boi”, Marcelo Aparecido Alves, o “Tampa”, Valdir Trevisan e Gustavo Trevisan, Roseno Caetano Ferreira Filho, de Mogi Mirim e André Soares Costa, de Belo Horizonte.

Índios expulsam jornalistas e polícia de aldeia no MS

0

2007-06-12 03:26:37

Dois profissionais de rádios da cidade de Dourados (MS) sofreram ameaças e foram expulsos da aldeia Bororó enquanto cobriam o assassinato de um índio na última quarta (05/06). Os índios se revoltaram contra a polícia e o poder público, criticando sua ausência no dia-a-dia da comunidade.

Cerca de 200 índios que participavam dos preparativos fúnebres hostilizaram a polícia, alegando que a força só vai ao local em resposta a um crime grave, nunca de forma preventiva. O jornalista Osvaldo Duarte (92 FM/Dourados News) e o radialista Sidnei "Bronka" Lemos (94 FM/O Progresso) foram ameaçados por acompanhar a equipe da perícia, mas sem maiores conseqüências. A Funai estima que entre 12 e 13 mil índios morem no local.

Sobre o episódio, Bronka afirmou que os índios culparam a imprensa por não cobrar suficientemente o poder público sobre o descaso em suas terras. Mesmo assim, afirmou que a mídia local sempre se colocou sensível à questão indígena.

O Clube de Imprensa de Dourados divulgou uma nota lamentando o ocorrido, mas o Sindicato dos Jornalistas da cidade se recusou a fazer o mesmo. Seu presidente, Luís Carlos Luciano, afirmou ser de conhecimento de todos sobre a existência de um acordo que prevê entrada na reserva apenas mediante autorização da Funai, o que não aconteceu.

“O jornalista não pode se sentir acima da lei para conseguir uma foto, uma tragédia. O sindicato é legalista e não vai se manifestar sobre isso”, afirmou o sindicalista.

Iguatemi sediou a 2ª etapa do grupo B do conesul de vôlei

0

2007-06-12 02:32:37

Foi realizada no último final de semana, no ginásio de esportes de Iguatemi, a segunda etapa do grupo A da Copa Conesul de Voleibol. O grupo é composto pelas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí e da anfitriã Iguatemi. As partidas foram disputadas nas duas categorias: masculino e feminino.

Na categoria feminino quem se deu melhor foi Mundo Novo que venceu os dois jogos contra Iguatemi e Itaquiraí, já que Naviraí não participou nesta categoria Pela categoria masculino muito equilíbrio entre Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí. As três equipes conseguiram duas vitórias cada uma, com Iguatemi sendo o fiel da balança, sendo derrotada em seus três jogos realizados.

Todos os resultados: feminino: Mundo Novo 2 x 0  Iguatemi (26/24 e 25/19); Itaquiraí 2 x 0 Iguatemi (25/12 e 25/19); Mundo Novo 2 x 1 Itaquiraí (25/20, 21/25 e 15/13). Categoria masculino: Naviraí 2 x 1 Itaquiraí (25/23, 20/25 e 15/13); Mundo Novo 2 x 0 Iguatemi (25/12 e 25/15); Itaquiraí 2 x 0 Iguatemi (25/17 e 25/14); Mundo Novo 2 x 1 Naviraí (25/18, 23/25 e 15/10); Itaquiraí 2 x 0 Mundo Novo (25/18 e 35/33); e Naviraí 2 x 0 Iguatemi (25/15 e 25/17).

A terceira etapa será em Mundo Novoe a última etapa da primeira fase em Naviraí. Osistema de disputa funciona da seguinte forma: as equipes jogam entre si em todas as etapas e classificam para a fase semifinal as duas equipes de melhor aproveitamento somando-se todas as etapas.

A Copa Conesul de voleibol tem à frente o diretor de Esportes da cidade de Paranhos, Denilson Rafaine em parcerias com os demais departamentos de esportes que participam da competição, e conta ainda com a participação de Paranhos, Sete Quedas, Amambai e Laguna Caarapã, equipes que fazem parte do grupo B.

Já estão na PF os presos trazidos de Mundo Novo

0

2007-06-12 02:14:37

Já estão na delegacia da Polícia Federal de Dourados 8 das 18 pessoas cujos mandados de prisão foram expedidos como parte da Operação Zaqueu deflagrada nesta manhã nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Essas oito pessoas vieram de Mundo Novo.

Eles chegaram há pouco. Também estão chegando carros, caminhões (foram apreendidos 30 veículos entre carros de luxo e caminhões), outros objetos e documentos apreendidos. As outras oito pessoas presas em outros Estados também serão trazidas para Dourados. Duas estão foragidas.


A Operação Zaqueu investiga crimes relacionados ao tráfico de drogas, contrabando de armas, munição e defensivos agrícolas, além de lavagem de dinheiro que estaria concentrada em Mundo Novo, na divisa de MS e PR e são coordenadas pela Polícia Federal de Dourados.

Segundo a PF, foram presos os empresários de Mundo Novo Nasser Kadri e Adib Kadri. Eles são apontados como cabeças do esquema de tráfico de drogas e contrabando. Também já estão presos os familiares dos empresários, Ali e Ranza Kadri (pais), Jamile Kadri (irmã) e Flávia Kadri (sobrnha). Eles são acusados de servirem como ‘laranjas’ para lavar dinheiro.

PF revela que o grupo, acusado de comandar um esquema de contrabando na região, detém alto poder aquisitivo, com uma grande frota de carros e um volume exorbitante em comercialização de veículos. São apontados como auxiliares dos irmãos Kadri, Isabel B. de Souza e o policial militar Ademir de Lima. O policial está foragido até o momento.

Já os principais clientes da organização criminosa, conforme a PF, é a cerealista Sementes Carolina, em Rondonópolis, para onde era levado grande parte dos produtos ilícitos. Também são apontados como compradores Eloi Marchetti (MT), Alessandro Ferreira (MG), Marcelo Aparecido Alves (SP), Valdir e Gustavo Trevisan (MG), Rezeno Caetano (SP), André Soares Costa (MG). Todos também já foram detidos pela PF

Durante as prisões, os policiais federais também apreenderam uma grande quantidade de veículos, dinheiro e jóias.

Deputados devem apreciar 5 projetos nesta terça

0

2007-06-12 01:30:37

Cinco projetos de lei deverão ser votados nesta terça-feira (12 de junho) durante sessão deliberativa da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Conforme a assessoria da Casa, todas as matérias estão em segunda discussão – isto é, dependem apenas do referendo do plenário para serem promulgadas.

Estão na pauta os projetos que dispõem sobre o vencimento-base dos servidores pertencentes ao quadro de pessoal dos serviços auxiliares do Ministério Público Estadual (elaborado pelo MPE); os que criam o Dia da Polícia Militar Ambiental no Estado (de autoria de Antônio Carlos Arroyo, do PR) e o Dia do Pastor Evangélico (Professor Rinaldo, do PSDB); o que estadualiza a estrada vicinal de Rochedo (Jerson Domingos, do PMDB); e o que cria o selo de Qualidade Artesanal (Ari Artuzzi, PMDB).

Japão cria arroz com vacina contra cólera

0

2007-06-12 01:08:37

Mais uma maravilha da tecnociência: um grupo de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, criou uma vacina contra o vibrião da cólera feita de arroz transgênico.

Segundo os pesquisadores, a versão "comível" da vacina tem várias vantagens: primeiro, dispensa o uso de agulhas para ministrá-la. Segundo, e talvez mais importante, não precisa de refrigeração para ser preservada.

Ainda será preciso realizar muitos testes antes que o arroz "vacinado" esteja disponível para o cidadão comum. Hoje, ele foi apenas testado em laboratório, com testes preliminares em camundongos.

Para produzir o arroz anticólera, os cientistas encabeçados por Tomonori Nochi tiveram de alterar geneticamente a planta para que ela produzisse uma substância presente no vibrião da cólera. Esse composto, denominado sub-unidade da toxina B da cólera, é justamente um dos responsáveis pelo disparo de uma resposta do sistema imunológico.

Após fazer as alterações genéticas, os cientistas constataram que o arroz de fato possuía essa substância e decidiram testá-lo em camundongos, constatando que eles produziam anticorpos para a doença. Também constataram, em experimentos in vitro, que a digestão não era capaz de neutralizar o efeito.

"Como elas não precisam nem de refrigeração, nem de agulha, essas vacinas baseadas em arroz oferecem uma estratégia altamente prática e financeiramente viável para vacinar oralmente grandes populações contra infecções das mucosas, incluindo aquelas que podem resultar de um ato de bioterrorismo", afirmam Nochi e seus colegas, em estudo publicado na edição desta semana da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a "PNAS".

Para os cientistas, a cólera não é a única doença que pode ser atacada dessa maneira. Outras vacinas poderiam surgir de manipulação genética do arroz, e, segundo eles, a pesquisa beneficiaria sobretudo os países em desenvolvimento, "onde a necessidade é geralmente maior".

Anvisa manda suspender fabricação de produtos de limpeza

0

2007-06-12 00:32:37

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandou suspender a fabricação, comércio e uso do produto Lava Roupas Novo Reino, fabricado pela empresa Indústria e Comércio José Miguel Ltda., de Arcoverde (PE). O produto não possui registro na agência.

Também foram suspensos todos os saneantes fabricados pela empresa Incospel – Indústria e Comércio de Óleo e Sabão Pedrosa Ltda., com sede em Sousa (PB). A agência determinou, ainda, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e o uso de todos os produtos fabricados e vendidos pela Victor Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., de Goiânia (GO).

Os produtos não possuem registro ou notificação e a empresa não tem autorização de funcionamento junto à agência. As medidas valem para todo o País.

Clodovil recebe alta após uma semana internado

0

2007-06-11 23:51:37

O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP), 69, recebeu alta nesta segunda-feira após uma semana internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recuperou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.
Segundo boletim médico divulgado hoje, o parlamentar está clinicamente bem e deverá dar continuidade a um tratamento clínico e fisioterápico.

Clodovil estava internado na Unidade Crítica Coronariana do Sírio-Libanês desde as 16h59 de terça-feira. Segundo o hospital, o deputado teve uma paralisia de leve intensidade do braço direito, provocado por um AVC hemorrágico, decorrente de hipertensão arterial.

Ele começou a passar mal em Brasília na segunda-feira à noite, quando teve fortes dores de cabeça. No dia seguinte, pela manhã, o parlamentar voltou a ficar indisposto durante uma reunião da Comissão de Educação na Câmara.
Segundo a assessoria do deputado, Clodovil sentiu dormência na mão direita e pediu para ser atendido pelo serviço médico da Câmara, onde fez uma tomografia computadorizada. O exame teria identificado isquemia e início de derrame cerebral.

Apesar disso, Clodovil seguiu sua agenda de trabalho e, na hora do almoço, teve dificuldade para comer.
Por orientação de assessores, o deputado ligou para sua médica em São Paulo, Ana Helena Patrus, que pediu que embarcasse para São Paulo.

O deputado deixou Brasília no começo da tarde e, do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foi levado de ambulância para o Sírio-Libanês.
Internações

No mês passado, Clodovil foi hospitalizado duas vezes com problemas cardíacos e hipertensão arterial. A primeira internação foi em 14 de maio quando seguia para o aeroporto de Congonhas, onde embarcaria para Brasília. Ele deixou a clínica no dia 17.

Na semana seguinte à primeira internação, no dia 21 de maio, Clodovil foi ao InCor-SP (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, para realizar exames, que não confirmaram doença coronária.
Na ocasião, o parlamentar foi orientado a permanecer em repouso e escolheu a Clínica Santé, na zona sul de São Paulo, onde ficou internado até o dia 24 de maio.

No fim de março, Clodovil também foi hospitalizado com suspeita de dengue. Após cinco dias de internação na mesma Clínica Santé, o parlamentar recebeu alta, mas a doença não foi diagnosticada.

TJ decide que Secretaria deverá fornecer medicamentos

0

2007-06-11 23:28:37

A Segunda Seção Cível, em sessão realizada hoje, determinou que a Secretaria de Saúde deverá pagar medicamentos aos impetrantes de três mandados de segurança distintos e de um agravo regimental em mandado de segurança, que foi improvido. As decisões foram todas unânimes, contra o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça e afastando a preliminar de dilação probatória.

O primeiro mandado de segurança, nº 2006.019559-6, foi impetrado por G.R. que requer a segurança para receber a medicação Interferon Peguilado (180 mcg) e Ribavarina (250 mg), de que necessita para o tratamento da patologia “hepatite crônica pelo vírus ‘C’ com genótipo 3”, da qual se encontra em tratamento médico. O médico que acompanha o tratamento recomenda o uso do medicamento para a evolução clínica da saúde da impetrante. A impetrante afirma que o remédio é de alto custo e não pode arcar com as despesas, R$ 1.200,00 a caixa/ampola de fabricação da ROCHE e R$ 1.000,00 a caixa ampola produzida pela SCHERI-PLOUGH, ambas as quantidades para uso semanal.

O segundo mandado de segurança, nº 2007.003762-0, cujo impetrante AC.L. requer o fornecimento do material médico de autocontrole denominado “tiras reagentes” de que necessita para realização de dosagem de glicemia capilar, por ser portadora de diabete. A requerente está em tratamento médico desta patologia, cujo medicamento, de alto custo, foi prescrito para realização de dosagem de glicemia capilar, o que deve ser feito diariamente.

O outro mandado de segurança, de nº 2007.006755-1, foi impetrado por F.T de S., requerendo o fornecimento do medicamento Teriparatida (Forteo), por 24 meses, visto que é portador de osteoporose gravíssima de alto risco de fratura, em uso de residronato 35 g. há mais de um ano, com piora da atividade mineral óssea.

O agravo regimental em mandado de segurança, nº 2007.009347-7, tendo como agravante o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, contra decisão anterior que concedeu liminar a L.C. da C.M. para que o agravante fornecesse medicamento ao agravado. Os desembargadores confirmaram a decisão anterior, afirmando que é papel do Estado, segundo a Constituição Federal, fornecer saúde à população.

Carro de Jean do ‘BBB’ bate em semáforo na Parada Gay

0

2007-06-11 22:53:37

O carro alegórico onde estava o vencedor do ‘Big Brother Brasil 5’, Jean Wyllis, chocou-se com um semóforo na saída da Avenida Rebouças, bem próximo da Rua da Consolação e da Avenida Paulista, durante a Parada do Orgulho GLBT, neste domingo (10), em São Paulo.

Com a batida, o semáforo ficou dependurado. Ninguém se feriu. No momento do acidente, Jean Wyllis dava entrevistas em cima do carro alegórico.