4.6 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 10895

Amambai:Rapaz é ferido à faca em briga, autor é preso

0

2007-06-24 00:12:37

Vilson Nascimento

Um rapaz foi ferido com um golpe de faca na barriga durante uma briga e o autor da agressão acabou preso pela Polícia Militar na noite desse sábado no centro da cidade em Amambai.

O fato aconteceu por volta das 22h30 na Praça Coronel Valêncio de Brum e a briga teria acontecido por causa da namorada do agressor, segundo a polícia. A vítima, Evandro de Souza Ifran de 23 anos, morador na Vila Indiana em Amambai estava na praça central em companhia de amigos quando ocorreu o desentendimento com o autor, Cláudio Rodrigues Lemes de Lima de 21 anos, morador no Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado em Amambai, segundo as informações porque Evandro teria mexido com a namorada do autor e Cláudio, armado com uma faca tipo de açougueiro que carregava na cintura, teria sacado a arma branca e desferido um único golpe contra a barriga, lado direito, da vítima.

Socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Amambai, Evandro de Souza Ifran foi encaminhado para o Hospital Regional local onde foi medicado e permaneceu internado sob observação médica.

O autor da agressão, Cláudio Lemes acabou preso pela PM instantes depois, segundo a polícia, quando lavava a faca utilizada para agredir seu desafeto no banheiro de uma lanchonete no centro da cidade. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai para serem tomadas às providências cabíveis.

Presidente da FFMS viaja para assumir delegação sub-20

0

2007-06-23 23:25:37

O presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Francisco Cezário embarcou nesta tarde para o Rio de Janeiro, para assumir o comando da delegação da seleção sub-20 que disputará ao Mundial da categoria no Canadá.

O grupo segue durante à noite com destino ao Canadá. O Brasil estréia na competição contra a Polônia no dia 30 deste mês. O empresário Alceu Bueno vai assumir o cargo até o final de julho deste ano.

Neste período ele fará a homologação da entrega dos prêmios aos campeões estaduais deste ano das Séries A e B. O empresário também terá direito a participar da votação que poderá conceder um novo mandato ao presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira.

Comercial vence e decide título do Estadual Série B

0

2007-06-23 22:32:37

O Comercial derrotou o União, nesta tarde, e garantiu a vaga na final do campeonato estadual série B. A partida foi disputada no Estádio Morenão, em Campo Grande. Os gols da vitória foram marcados por Telson Carlos Ribarolla

Com o resultado, o Comercial já está garantido na Série A do Estadual em 2008. O adversário da equipe da Capital na final este ano será conhecido amanhã, quando o Naviraiense enfrenta o Ivinhema, no Estádio Antonio Augusto dos Santos Viroti, em Naviraí.

Mundo Novo:Asfalto vai atender empresas

0

2007-06-23 21:30:37

A Prefeitura de Mundo Novo, através da Secretaria de Obras, vai construir asfalto na saída para Eldorado, na localidade onde algumas empresas se encontram instaladas, como Cia Brazil e Asproleite.

Para o Secretário Francisco Airton, a obra vai beneficiar estas empresas, além de outras que poderão em breve se instalar no terreno que pertencia à Bagozi. Outra empresa que receberá o benefício é Nair Confecções, que ali estará se instalando, para gerar emprego e renda no Município.

Com a iniciativa, a Administração Municipal está oportunizando os meios necessários para que as empresas possam ter um melhor desempenho, produzindo e exportando com tranqüilidade a sua produção.

Amambai:População lota praça no Arraial da Alegria

0

2007-06-23 21:06:37

Cerca de 2.000 pessoas prestigiaram na sexta-feira, 22, o 3º Arraial da Alegria, a maior festa junina pública da cidade de Amambai. No primeiro dia do evento, que é promovido pela Prefeitura de Amambai / Fundesc com a parceria de entidades e escolas do município, a praça Cel. Valêncio de Brum e a rua Sete de Setembro ficaram lotadas.

A noite de abertura do 3º Arraial da Alegria foi animada pela dupla musical Júlio e Jakceli.  Também foi dado início ao Concurso de Quadrilhas.  O destaque ficou com os participantes do Grupo Conviver, que apresentaram duas danças – Quadrilha e Chupim. Eles mostraram que têm muito fôlego e o que ensinar a gurizada de Amambai. Os aluninhos da escola municipal Rachid Saldanha Derzi também apresentaram sua quadrilha.

No sábado a festa continuou com os grupos Bonde da Vaneira e Expresso Baileiro, além das apresentações de danças e quadrilhas. No domingo, terceiro dia do evento, a animação do 3º Arraial da Alegria é da Banda Alma Livre Rock e Grupo Embalo Nativo.
           
O prefeito de Amambai, presente na cerimônia de abertura 3º Arraial da Alegria disse que a festa é feita com carinho e que cada vez está sendo melhor aceita pela comunidade. “O Arraial da Alegria já está integrado no calendário festivo do município, a cada ano a festa fica maior e melhor”, comentou Sérgio. Também participaram da abertura o vice prefeito, José Luis Tobias, o presidente da Câmara de Amambai, vereador Coconho, o presidente da Fundesc, César Guidotti, vereadores de Amambai e de Aral Moreira, secretários municipais, diretores de escolas e comunidade em geral.


Brasil vence Nigéria e conquista torneio do Sub-17

0

2007-06-23 20:28:37

A Seleção Brasileira Sub-17 venceu, nos pênaltis, a Nigéria e conquistou o Torneio Internacional Oito Nações, disputado na Coréia no Sul, neste sábado. No tempo nornal da partida as duas equipes ficaram no empate em 2 a 2.

O Brasil foi melhor nas cobranças de pênaltis, marcando 4 vezes contra 3 dos nigerianos. A delegação da Seleção Brasileira Sub-17 chegará ao Brasil, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, às 5h20 (de Brasília) na terça-feira.

Campo Grande:Marcha evangélica reuniu10 mil fiéis

0

2007-06-23 19:26:37

Aproximadamente 10 mil pessoas participaram nesta tarde da 10ª Marcha para Jesus. Os fiéis percorerram as principais ruas da área central de Campo Grande e se concentram agora no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa esquina com a rua Calógeras.

Segundo o pastor Carlos Osmar Trapp, o número de fiéis deve ser ainda maior na Fernando Correa, onde será realizado um show com o cantor e pastor André Valadão da Igreja Lagoinha, de Belo Horizonte, de Minas Gerais. A estimativa é que 20 pessoas assistam a apresentação.

Também animam os religiosos a Doksa Companhia de Dança (Igreja Evangélica em Campo Grande), El Shaddai Ministério de Louvor (Igreja El Shaddai), Som Profético (Igreja Evangélica), Banda Restaure (Igreja Evangélica Restauração) e Herdeiros do Rei (1ª Igreja Evangélica Batista).

Ponta Porã:Encerrado curso de derivados da soja

0

2007-06-23 18:32:37

Terminou nesta sexta-feira (22), na Fazenda Jotabasso, em Ponta Porã, o curso ‘Produção Caseira de Derivados da Soja’, promovido pelo Sindicato Rural de Ponta Porã e Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Mato Grosso do Sul).

No encerramento das aulas, os participantes apresentaram os variados produtos que fabricaram durante o curso e receberam certificado de capacitação, entregue por André Cardinal, diretor do Sindicato Rural e pelo mobilizador Emerson de Mattos.

O curso, de capacitação e aperfeiçoamento (24 horas/aula), teve uma turma de 13 alunos e foi ministrado pelo educador Carlos Zanin de Almeida Junior, do Senar/MS. Os participantes aprenderam a aplicar as técnicas adequadas na produção caseira de alimentos com a soja

Speed Way:Inaugurada pista Wagner Bampi em Amambai

0

2007-06-23 16:54:37

Vilson Nascimento

Foi inaugurada, na tarde desse sábado, 23, a pista de competição do Motoclube de Amambai.

A pista, que está localizada às margens da rodovia MS 485, trecho que liga Amambai a Aral Moreira, a cerca de três quilômetros da cidade em Amambai, recebeu o nome do estudante, piloto e membro do Motoclube local, Wagner Bampi Paixão. Wagner, que tinha 18 anos e era muito querido em Amambai aonde inclusive chegou a criar uma banda de rock, a Banda Alma Livre, morreu no dia 27 de agosto do ano passado, 2006, em um acidente de carro na rodovia MS 160 entre Sete Quedas e Tacuru quanto voltava de uma competição em Sete Quedas.

Para a inauguração, que contou com a presença do prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT), do presidente do Motoclube Amambai Alex Bampi, do vice-presidente do Motoclube Branco Lorenzetti, no Padre da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Amambai, Padre Felix Vecka e familiares do jovem homenageado, foi descerrada uma placa inaugural no pódio que será utilizada para premiar os vencedores da 5ª etapa do Campeonato Estadual de Speed Way de MS que acontece nesse domingo, 24, em Amambai.

Após o ato inaugural o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa realizou uma volta completa na pista conduzindo uma motocicleta e em seguida a FEMEMS (Federação de Motociclismo de MS ) abriu a pista para os treinos livres.

A movimentação entorno da competição seguiu durante toda a tarde desse sábado, continua durante a manhã de domingo com treinos livres e a partir das 13h os motores roncam pra valer com a largada da primeira bateria da 5ª etapa do estadual 2007.

Antes da etapa de Amambai o circo do Speed Way de Mato Grosso do Sul  já passou por Antônio João, onde foi realizada a etapa de abertura, Taquarussú que sediou a 2ª etapa, Sete Quedas que promoveu a 3ª etapa. A quarta etapa foi domingo passado em Novo Horizonte do Sul e agora Amambai recebe pilotos dos quatro cantos do Estado.
A competição, que tem a supervisão da Federação de Motociclismo de MS, está sendo organizada pelo Motoclube Amambai em parceria com a Prefeitura local.

Esposa de João Leite Schimidt morre na Capital

0

2007-06-23 16:07:37

Neuza Ferreira Schimidt, esposa do presidente regional do PDT, João Leite Schimidt, sofreu um infarto e morreu hoje em Campo Grande.

Ela está sendo velada na capela Nipo Brasileira, na avenida Mato Grosso. Não há informação sobre o local do enterro.

Catador de lixo encontra prêmio de 10 mil no interior de SP

0

2007-06-23 15:18:37

A sorte de Valdemir de Carvalho, 49 anos, estava literalmente no lixo, em meio a cartelas da Mega-Sena rabiscadas e bilhetes perdidos da Loteria Federal, sob a forma de uma raspadinha nem toda arranhada.


Valdemir –ou o "Mimi do Ferro-Velho" das ruas e praças e botecos sujos que vendem cachaça em Presidente Bernardes, a 586 km de SP– conseguiu com três unhadas um prêmio de R$ 10 mil que fora jogado na lixeira da lotérica 9 de Julho, na última quarta, por algum desavisado.


Catador de lixos, seu Mimi tem costume de fuçar a lixeira em busca de raspadinhas desperdiçadas. Assim, já havia ganhado prêmios de R$ 0,50 e R$ 1. "No começo eu ficava perguntando quem era esse cara mexendo na lixeira", diz o dono da lotérica, Roberto Fujinohara, 27, já acostumado a ver a lata revirada.


Na quarta, a sorte brilhou à tarde, em uma faixa diagonal na cartela de R$ 0,50. "Fiquei mexendo no balcão e apanhei as três cartelas que ainda não estavam arranhadas. O prêmio estava na do meio. Aí falei: ‘Essa deu café no bule’", afirma um envergonhado Valdemir, ainda não acostumado com a fama –enquanto falava gaguejando com a reportagem, ouviam-se gritos de "você agora é celebridade!".


Fujinohara gastou cinco caixas de rojões para comemorar o prêmio que fez as vendas de raspadinhas saltarem de 500 para mil por dia desde quarta. Seu Mimi foi ao banco e depositou os R$ 10 mil em uma conta poupança. Aposentado por invalidez, após romper um de seus tendões em um acidente, espera poder construir uma casa no terreno que disse possuir no município.


O sucesso repentino não tirou Mimi das ruas da pequena cidade de 15 mil habitantes. Por seus bares, ainda é possível encontrá-lo bebericando cachaça em algum lugar entre a estação rodoviária e a igreja _endereço apontado para qualquer um que quiser encontrá-lo. "Ah, sempre dá para tomar umas biritas", diz o novo sortudo, desta vez sem gaguejar.

Mulher morre atacada pelo próprio cachorro

0

2007-06-23 14:26:37

Uma mulher morreu na noite desta quinta-feira (21) em Cedral, a 427 km de São Paulo, depois de atacada pelo próprio cachorro. Geny Guerra Guareschi, de 71 anos, foi socorrida por um vizinho ainda com vida, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu. 

Ela foi encontrada no quintal de casa com vários ferimentos pelo rosto e pescoço. Homens do Corpo de Bombeiros cercaram o quintal onde o cachorro, da raça boxer, era criado. Depois de dominado pelos bombeiros, o animal foi preso em uma gaiola e levado para o Centro de Zoonoses de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo.

Douradenses fazem ato contra queima da palha de cana

0

2007-06-23 13:31:37

Ao menos 30 pessoas se concentraram, na manhã desse sábado, na Praça Antônio João em Dourados, em protesto contra a queima da palha da cana no município. Os manifestantes defendem projeto que proíbe de imediato a queima da palha da cana e tentam alertar os integrantes da Câmara de Vereadores da cidade sobre os efeitos nocivos da prática. Durante o ato, os organizadores planejam queimar uma carga de cana como forma de demonstrar o incômodo que resulta do processo.

Defesa Civil põe MS em alerta por conta de baixa umidade

0

2007-06-23 12:36:37

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) encaminhou alerta para Mato Grosso do Sul por conta da baixa umidade do ar que deve ser registrada neste sábado, dia 23, e domingo, 24. No fim de semana a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%, índice considerado crítico por conta de uma massa de ar seco que está sobre o Estado.

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas, especialmente entre as 14 e as 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. É recomendada a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

Ponta Porã:Dupla é detida com 23 quilos de maconha

0

2007-06-23 12:28:37

Valmir Souza Santos, de 22 anos e Iolando Carlos Maganha, de 34 anos, respectivamente condutor e passageiro do ônibus da empresa Corbari, placa HSU 1920 (MS) foram detidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) com 23,885 quilos de maconha.

A dupla foi presa no quilômetro 67, da BR-463, em Ponta Porã e foram encaminhados à Polícia Federal local.

Mega-Sena promete pagar R$ 5 milhões neste sábado

0

2007-06-23 12:01:37

O concurso 878 da Mega-Sena deste sábado promete pagar R$ 5 milhões a quem acertar os seis números da loteria federal. As dezenas serão sorteadas às 19h de hoje.

Em Mato Grosso do Sul, as apostas podem ser feitas das casas lotéricas até às 18 horas. A CEF (Caixa Econômica Federal) também realiza hoje o sorteio da Quina, da Lotomania e da Extração Federal.

Trabalhador tem até dia 29 para receber abono do PIS/Pasep

0

2007-06-23 11:31:37

Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/Pasep que ainda não retiraram o benefício (mais de 1 milhão de pessoas) têm até 29 de junho para fazê-lo. Têm direito ao benefício aqueles que no ano-base de 2005 receberam, em média, salário mensal de até dois mínimos, estavam cadastrados no programa há cinco anos e tenham trabalhado pelo menos 30 dias naquele ano.

Para sacar o dinheiro, é preciso ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar a carteira de identidade e o número de inscrição no PIS/Pasep. De julho do ano passado até agora, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores já receberam o abono, de um total de 11,7 milhões que têm direito. No caso de dúvida, basta ligar para 0800-5742222.

Destaques da TV deste sábado

0

2007-06-23 11:16:37

9h30 – America’s Cup
Iatismo
ESPN – ao vivo


9h30 – Torneio de St. Hertogenbosch
Tênis
ESPN Brasil – ao vivo


10h – Troféu Brasil
Atletismo
Sportv – ao vivo


13h – Brasília x Franca
Nacional masculino – basquete
Sportv – ao vivo


15h – Canadá x Brasil
Liga Mundial – vôlei
Sportv – ao vivo


15h30 – Holanda x Sérvia
Eurocopa sub-21 – futebol
ESPN – ao vivo


16h – São Caetano x Portuguesa
Brasileiro da Série B – futebol
Rede TV! – ao vivo


16h30 – Sevilla x Getafe
Copa do Rei – futebol
Esporte Interativo e Sportv 2 – ao vivo


18h10 – Juventude x Figueirense
Campeonato Brasileiro – futebol
Sportv (para PR e SC) – ao vivo


18h10 – Paraná x Sport
Campeonato Brasileiro – futebol
Sportv (menos PR e SC) – ao vivo
* Programação fornecida pelas emissoras, sujeita a alterações

Brasil atropela Canadá pela Liga Mundial

0

2007-06-23 11:03:37

 Seleção Brasileira masculina de vôlei não encontrou problemas para derrotar, fora de casa, o Canadá nesta sexta-feira, pela Liga Mundial, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/23 e 25/21, em uma hora e 23 minutos. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho segue com 100% de aproveitamento na competição.

Com o nono triunfo no torneio, conquistado em Mississauga, no Canadá, o Brasil fica a uma vitória de garantir o primeiro lugar no grupo A e uma vaga na fase final da Liga. Se a Coréia do Sul, em casa, na cidade de Yangsan, derrotar a Finlândia, neste sábado, a Seleção Brasileira já garante a classificação.

O Brasil volta à quadra neste sábado, às 15h, novamente no Canadá.

A fase final do campeonato será disputada na cidade polonesa de Katowice entre os dias 11 e 15 de julho. A Seleção Brasileira tenta o heptacampeonato do torneio.

O jogo marcou a volta do ponta Giba, uma das maiores estrelas da equipe, à Seleção. Com isso, dos considerados titulares, apenas o líbero Serginho, poupado, ainda não atuou nesta edição da Liga Mundial.

No primeiro set, o Brasil contou com precisos ataques de Anderson e erros de saque da equipe da casa para fechar em 25 a 18, em 26 minutos.

O Canadá, porém, melhorou na segunda parcial e chegou a abrir cinco pontos de vantagem. No entanto, o Brasil se recuperou e, com ótima atuação de Giba, conseguiu a virada nos pontos finais: 25 a 23, em 29 minutos.

No terceiro set, a Seleção Brasileira começou melhor, o time da casa equilibrou a partida, mas não conseguiu evitar a 17ª vitória consecutiva do Brasil, que fechou em 25 a 21.

Giba e Dante, ambos com 13 pontos, foram os que mais contribuíram para o triunfo brasileiro desta sexta-feira.

Escola de Aquidauana é a pior em MS, segundo MEC

0

2007-06-23 10:33:37

Uma escola pública de Aquidauana, município distante 148 quilômetros de Campo Grande, teve o pior desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), cujo detalhamento foi divulgado nesta sexta-feira, dia 22, pelo Ministério da Educação. Pela avaliação, a Escola Estadual Professora Marly Russo Rodrigues obteve nota 1,7, bem distante da média nacional, de 3,8 e estadual, de 3,2.

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação refletem a realidade de 2005 e projetam metas até 2021, quando é esperada para o País média 6,0 e para Mato Grosso do Sul 5,5. O Ideb é o resultado da avaliação do desempenho e rendimento escolar por meio de informações produzidas pelos exames Prova Brasil e Saeb. A nota atribuída está em uma escala de zero a 10. Ou seja, tanto do desempenho médio do Estado, como do País é desanimador.

Em Mato Grosso do Sul, as piores notas encontradas estão, além de Aquidauana, em Anastácio, Aral Moreira, Bonito e Miranda, onde há escolas que não chegaram a 2 na avaliação. O secretário de Educação de Anastácio, José Edson dos Santos, explica que como os resultados refletem a realidade de 2005, quando não estava no cargo, ainda não foi possível considerar investimentos do município para melhorar o ensino desencadeados a partir de 2006.

Conforme o secretário, no ano passado as escolas foram informatizadas, houve maior investimento na capacitação de pessoal, contratação de nutricionista para reforço da merenda, instituição de reforço escolar e atividades paralelas ao horário de aula. As crianças ganharam reforço escolar, aulas de dança, música e teatro.

Melhor posicionada, a cidade de Campo Grande teve seis escolas municipais abaixo da média estadual e nenhuma inferior à nacional. A maioria dos estabelecimentos de ensino da Capital teve bom desempenho, acima da média do País. Quatro escolas ficaram com média igual ou superior 5, resultado que anima a secretária de Educação Maria Cecília Amêndola. Ela afirma que o desempenho do município deriva de investimento em formação, que ela considera fator primordial, aplicação em espaços, material didático e uniforme. Esse último, aliás, considerado um problema a menos para a família.

O pequeno Felipe, 9 anos, está entre as crianças que confirmam a necessidade do investimento em uniforme. Filho de uma diarista e um chapeiro, o menino diz que valoriza o que recebe na escola, como lápis e mochila, já que os pais não teriam condições de fornecer. Para ele, os materiais e merenda contribuem para o futuro. Felipe planeja cursar Medicina.

A coordenadora escolar Juliana Oliveira, da escola municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, no bairro Estrela Dalva, ressalta que o fornecimento de merenda e uniforme (o município entrega roupas e tênis) ajuda a reduzir a evasão escolar. Para ela, a participação dos pais é fundamental para o desenvolvimento das crianças e, às vezes, os pequenos têm dificuldades justamente pela falta desse envolvimento.

A secretária de Educação de Campo Grande também destaca a participação da comunidade. Ela explica que as metas traçadas para a educação visam o bicentenário da independência do País e faz uma alusão de que ser independente está ligado à qualidade do ensino.

Metas – Para alcançar as metas que determinam a melhoria do ensino do País, há entraves que, quase sempre, independem do gestor. Este é o caso de Anastácio, onde a maioria das escolas é rural e falta pessoal qualificado. Há casos em que o aprendizado é oferecido por professores que não concluíram o Ensino Médio, justamente por falta de condições.

Em Mato Grosso do Sul, as previsões indicam que há escolas que, mesmo atendendo todas as metas, não conseguiram nota 5 na previsão do Ideb para 2021. Há estabelecimentos, em Aral Moreira, por exemplo, cuja nota prevista é 4,8, com evidente melhoria em uma avaliação da atribuição 1,9.

O Ideb demonstra, ainda, que a taxa de reprovação no interior do Estado é elevada. A mais alta taxa é encontrada na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, de Aquidauana, onde 34,1% dos estudantes matriculados conseguem passar de ano. Em Anastácio, na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, 44,8% foram aprovados em 2005. O maior índice de aprovação foi apurado na Escola Municipal Professor Arlindo Lima, em Campo Grande, com 94,4%. Os dados refletem a 1ª série do Ensino Fundamental.