6.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 10884

Naviraí:Justiça afasta vice-prefeito por improbidade

0

2007-07-02 15:59:37

A Justiça de Naviraí decidiu acolher ação cível por improbidade administrativa oferecida pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da cidade contra o vice-prefeito Ronaldo da Silva Botelho e o afastou do cargo no último dia 28.

Conforme as informações constantes de inquérito civil, Botelho criou a empresa "MTV Nardoto ME" juntamente com Salvador Cardoso, em nome de Maria Thereza Vieira Nardotto. A empresa, que seria de fachada, foi constituída para participar de uma licitação destinada à aquisição e plantio de grama em escolas municipais e no estádio Virotão, principal local de atividades do Clube Esportivo Naviraiense.

A juíza Marilsa Aparecida da Silva Baptista entendeu que o contrato entre a Prefeitura e a empresa é ilegal, já que o proprietário da empresa é irmão do vice-prefeito e os serviços prestados viabilizaram as atividades do time de futebol da cidade, clube que tem Botelho como dirigente e que recebeu recursos da municipalidade.

O inquérito apontou ainda que a empresa não possui sede própria (funcionando na casa do vice-prefeito), não conta com funcionários e não possui nenhum tipo de equipamento para a prestação do serviço contratado.

Por decisão da Justiça, também foram afastados de seus cargos, o Gerente Municipal de Finanças, João Marcos Pedro Rosa, e o de Núcleos de Licitações, Marcos Ricco Santelli.

Iguatemi:Copa Pratik Esportes entre na fase semifinal

0

2007-07-02 14:31:37

Aconteceu no último sábado (30) a última rodada das quartas de finais da Copa Pratik Esportes masculino e a semifinal feminina. 

O primeiro jogo foi entre Mundo Novo/Academia Physicus e Sete Quedas, feminino, jogo válido pela semifinal. A partida decidiu quem vai fazer a final contra a equipe de Iguatemi, que será a equipe de Mundo Novo. Ela venceu Sete Quedas pelo marcador de 6 a2, com o destaque para a atleta Carolina Brischiliari, que fez 4 gols no jogo e ajudou a equipe mundo-novense a se classificar para a final. 

O outro jogo da noite, pelo masculino, foi entre Lavoura/Via Sete e Tacuru, último jogo das quartas de finais. E quem avançou às semifinais foi Lavoura/Via Sete, que venceu o selecionado de Tacuru pelo placar de 5 gols a 2, credenciando-se a jogar a semifinal contra a bela equipe de Coronel Sapucaia. 

Os jogos das semifinais masculino ficaram da seguinte forma: terça-feira (03), às 21h, Nacional Gás de Iguatemi enfrenta Guaíra Futsal/Matter Pneus. Na quarta-feira (04), às 20h, jogam Coronel Sapucaia e Lavoura/Via Sete. A grande final da Copa Pratik Esportes na categoria masculino será no dia 10/07. 

Pela categoria feminino nesta terça-feira (03) jogam Paranhos e Sete Quedas, jogo que vale a disputa de 3º e 4º lugares. A final da categoria será quarta-feira (04) entre as equipes de Iguatemi e Mundo Novo/Academia Physicus.

Custo médio com deputado equivale a 270 salários mínimos

0

2007-07-02 13:25:37

Um levantamento estatístico realizado pelo site Congresso em Foco mostra que o reajuste dos parlamentares custará R$ 32,6 milhões a mais, por ano, aos cofres públicos. O custo mensal com cada deputado federal é de R$ 102 mil, depois que em maio passado, o Congresso Nacional aprovou o reajuste de 28,5% no salário bruto de deputados e senadores, elevando os vencimentos de R$ 12.847 para R$ 16.512.

De acordo com o levantamento, para cada congressista, o aumento, retroativo a abril, foi de R$ 3.664,89, mas para os cofres públicos, esse reajuste representará um acréscimo anual de R$ 32,6 milhões. Isso porque cada um dos 594 parlamentares – 513 deputados e 81 senadores – não recebem 13 salários, como a maioria do povo brasileiro, mas sim 15: no início e no final de cada ano, eles têm direito a receber uma ajuda de custo, no mesmo valor do vencimento.

O levantamento também mostra que, antes do reajuste do último mês, o Congresso destinava anualmente R$ 114,5 milhões. Agora, com o reajuste, o valor anual destinado ao pagamento de deputados e senadores será de R$ 147,1 milhões.

Ressalte-se que nessa conta não entram outros benefícios a que têm direito os congressistas – e com valores, muitas vezes, superiores aos seus salários –, como verba de gabinete, verba indenizatória, gastos com passagens aéreas, auxílio moradia, entre outros.
Se todos os 513 deputados usassem o valor a que têm direito, ao final de um ano isso representaria um gasto de R$ 657 milhões.

Custo parlamentar- No levantamento estatístico que fez, o Congresso em Foco calculou ainda o custo médio mensal de um deputado, que é de R$ 102.600,71 – suficiente para pagar 270 trabalhadores que recebem o salário mínimo de R$ 380.

Esse valor inclui o rendimento bruto, mais a verba de gabinete, auxílio moradia, verba indenizatória, gastos com transporte aéreo, além de assinatura de jornais e revistas e gastos com gráficas.
No total, a Câmara gasta por mês, com os seus 513 deputados, R$ 52,6 milhões – a despesa total em um ano chega a R$ 657 milhões, em média.

O Congresso em Foco procurou a secretaria de comunicação do Senado para fazer levantamento semelhante em relação ao custo mensal de cada senador. O departamento informou que o diretor, única pessoa responsável por tais números, está em férias. O site, no entanto, também não conseguiu apurar os valores gastos pelos senadores no levantamento que realizou no ano passado. Sabe-se, contudo, que ele é superior ao dos deputados.

Acima da média- Em estudo recente a ONG Transparência Brasil verificou que os brasileiros gastam mais com os congressistas do que outros 11 países pesquisados (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Argentina, México, Chile, Estados Unidos e Canadá).

De acordo com o estudo da Transparência Brasil, em termos absolutos, o orçamento destinado à Câmara e ao Senado só perde para o dos EUA. Entretanto, comparações com o PIB per capita e com o salário mínimo local mostram que o Congresso brasileiro é muito mais caro ou, pelo menos, está entre os mais onerosos do mundo.

Em relação ao PIB brasileiro, o orçamento para 2007 do Congresso Nacional, que é R$ 6,09 bilhões, significa 0,34% da soma de todas as riquezas produzidas no país. Nos Estados Unidos, a relação é de 0,02%. O estudo da Transparência Brasil demonstra que o orçamento da Câmara (R$ 3,38 bilhões) equivale a 0,19% do PIB e o do Senado (R$ 2,7 bilhões), a 0,15% do PIB. 

Movimento da mão pode substituir o mouse

0

2007-07-02 12:31:37

Apesar de ele já ser uma extensão do braço para algumas pessoas, o mouse, utilizado todos os dias por milhões de pessoas nas mais diversas tarefas realizadas no computador, não é uma forma de estabelecer comunicação muito natural, mesmo essa relação sendo com aparelhos eletrônicos. Por isso, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram o projeto inédito de um mouse gestual, no qual o movimento das mãos poderá substituir esse periférico.

Utilizando uma webcam e um software específico, o usuário precisa aprender quatro movimentos, que substituem os cliques e ações do mouse. “O teclado pode ser substituído com reconhecimento de voz, mas ainda não tinha nada que substituísse o mouse de forma mais natural”, afirmou ao G1 Ticiano Bragatto, mestrando em Engenharia Elétrica na UnB, que começou a desenvolver o projeto ainda na graduação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sob orientação do professor Marcus Vinícius Lamar desde a UFPR e agora na UnB, o projeto teve início com um sistema para “tradução” da linguagem de sinais para o computador, com reconhecimento de imagens. A partir disso, os pesquisadores pensaram em ampliar a tecnologia para o mouse, fazendo com que qualquer pessoa pudesse realizar seus comandos apenas com a mão.

“A idéia é poder utilizar, além da voz, gestos para se comunicar com máquinas. No futuro, será possível um humano estabelecer contato com um andróide, equipado com uma câmera, através de gestos”, afirmou o professor Lamar. Foram desenvolvidos dois modelos. Um tradicional, com apenas um apontador e uso de somente uma mão, e outro para o uso das duas mãos — este, porém, ainda é utilizado apenas para a manipulação de figuras geométricas.

 Movimentos- Antes de começar a utilizar sistema, é preciso fazer uma série de calibrações, selecionando pontos da pele do usuário para que o software consiga diferenciar a mão do rosto e também do ambiente filmado. “Para isso, ainda é preciso o mouse tradicional, mas estamos agora trabalhando em um banco de cores de pele para que, no futuro, essa etapa não seja mais necessária”, explica Bragatto.

Depois disso, o usuário coloca a mão em frente à câmera, encaixando-a no espaço de um quadrado amarelo que aparece na tela, para que o programa reconheça a mão. A partir daí, basta fazer os movimentos. A palma da mão aberta, de frente para a câmera, movimenta o cursor. O punho cerrado comanda o duplo clique. A mão de forma lateral e na vertical representa o clique esquerdo, enquanto na lateral, de forma horizontal, o botão direito.

Para Lamar, a idéia básica de aplicação do projeto é uma nova interface homem-máquina. “O mouse gestual poderia ser utilizado em sistemas de realidade virtual, sem teclado nem mouse, como lojas, museus e até mesmo universos virtuais”, explica. O sistema também poderia ser utilizado em manipulação 3D e na robótica, para interação com os humanos. 

Bragatto acrescenta que a ferramenta pode ajudar na inclusão digital — facilitando o acesso de pessoas mais velhas, por exemplo, que podem se sentir mais confortáveis utilizando sua própria mão no lugar do desconhecido mouse. Ele ressalta que ainda não há previsão de possibilidade de acesso ao público geral, pois o projeto ainda está no protótipo. A idéia é disponibilizar o software para livre acesso na internet, quando ele estiver concluído.


Caarapó:Cido Santos quer efetivação de Agentes

0

2007-07-02 11:57:37

O vereador caarapoense Aparecido dos Santos (PR), encaminhou expediente ao Prefeito Municipal Mateus Palma de Farias (PR) e ao Secretário de Saúde do Município Paulo César Gonçalves, solicitando aos mesmos que viabilizem estudos no sentido de proceder a efetivação dos Agentes Comunitários no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal.

“Estamos reiterando este pedido tendo em vista que os agentes comunitários foram criados primeiramente para prestar um serviço a Comunidade, tornando-se profissão através do então Ministro José Serra, cabendo a cada prefeitura fazer a sua efetivação ou a contratação destes”, justifica o vereador.

Porém, “em nossa ótica achamos de suma importância tal procedimento até mesmo pela segurança destes profissionais quanto às garantias oferecidas pelo emprego legalizado, e consequentemente um melhor rendimento no desempenho da função”, ressalta Cido Santos.

Ganha com isto não só a população, mas os próprios Agentes Comunitários, como também a própria administração municipal, pois com absoluta certeza os resultados serão apresentados em um curto espaço de tempo, portanto, dado a importância desta reivindicação, o vereador  espera pelo atendimento.

TCU fará concurso público para preencher 150 vagas

0

2007-07-02 11:29:37

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Walton Alencar Rodrigues, autorizou a realização de concurso público para os cargos de analista de controle externo e de técnico de controle externo. O edital de abertura do concurso será lançado no próximo mês de julho.

Serão preenchidas mais de 150 vagas relativas às áreas de controle externo, auditoria de tecnologia da informação, auditoria de obras públicas, medicina e recursos humanos. As áreas de educação corporativa, de tecnologia da informação, de relações internacionais e de comunicação social também serão contempladas.

O concurso será realizado em duas etapas. A primeira fase consistirá de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório. Na segunda etapa, haverá programa de formação, que tem por finalidade a integração inicial no ambiente do trabalho e o desenvolvimento básico de competências necessárias à atuação profissional de novos servidores.

Incêndio destrói parque na divisa entre MS e Paraná

0

2007-07-02 10:26:37

Um incêndio de grandes proporções destrói desde a noite deste sábado (30 de junho) parte do Parque Nacional da Ilha Grande, em Guaíra, na divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul. A Brigada de Incêndio do Ibama, Bombeiros Comunitários e a Guarda Municipal de Guaíra foram mobilizados para combater o fogo. Durante a noite, os bombeiros deixaram o local, para retornar na segunda-feira (2), quando se espera concluir o trabalho e avaliar a extensão do incêndio. Até o momento, acredita-se que as chamas se espalharam por uma área de dois mil hectares, conforme informações da Gazeta do Povo.

O Parque Nacional da Ilha Grande está localizado no rio Paraná, abrangendo uma área de 78,8 mil hectares entre Guaíra e Icaraíma/PR, na divisa com os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo. O combate ao fogo foi dificuldade pelo acesso ao local atingido, feito apenas por embarcações.

O Corpo de Bombeiros Comunitário optou por construir um aceiro para tentar combater o foco principal de calor. Nesse processo, também teria sido utilizado fogo, que conforme a reportagem saiu do controle e agora ruma na direção do foco principal. Nesta madrugada, os dois pontos de calor deverão se encontrar. Se o incêndio atingir toda a área prevista, o fogo deverá tomar conta de uma área de seis mil hectares de vegetação rasteira.

O incêndio ocorre na ilha Grande, a maior do parque. A última ocorrência desse tipo no local foi em junho de 2006, quando 70% da área da ilha foi destruída. Devido a geada e a estiagem que dura um mês, boa parte da vegetação está seca e vulnerável ao fogo. Equipes de prevenção e combate ao fogo nos municípios com áreas dentro do parque estão de plantão, par ao caso de surgirem novos focos de incêndio.

Naviraí:Juiz de rodeio participa de evento no Texas

0

2007-07-02 09:35:37

O juiz de rodeio Elias Venâncio, de Naviraí foi convidado para participar de um tradicional rodeio na cidade americana do Arizona (Texas), que será realizado na terceira semana de setembro. Com o convite, Venâncio se consagra como o primeiro juiz brasileiro a atuar num rodeio nos Estados Unidos. Elias Michelato Venâncio da Silva ou Elias Venâncio, como é conhecido, nasceu em Naviraí no dia 12 de janeiro de 1973.

Ele começou no mundo do rodeio nos anos 90 como peão em touros e em 1995 após sofrer um acidente nas arenas recebeu um convite do empresário Valdir de Brito, da companhia Marca Cabeça, para julgar um rodeio na cidade Sonora (MS). Desde então, Elias Venâncio fez vários cursos se aperfeiçoando na área de juiz de rodeio.

Hoje Venâncio viaja todo o Brasil julgando as melhores festas de peão, em estados como Goiás, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo Venâncio, em todas as ocasiões ele sempre leva o nome da cidade de Naviraí por onde vai.

Desde que ingressou na carreira de juiz de rodeio Elias já foi indicado duas vezes para a premiação do “Arena de Ouro”, que é a premiação para os melhores profissionais que atuam no mundo country em 2006, na qual ele ficou entre os cinco melhores do Brasil.

Este ano Elias vai ser um dos juízes a julgar a 11º edição do Coopercounty, que é um dos melhores rodeios do Mato Grosso do Sul, competição que ele julga desde a 1º edição, também foi contratado para julgar o maior rodeio do Brasil, que é o rodeio de Barretos.

Amambai:Projeto visa retirar famílias de áreas de risco

0

2007-07-02 09:07:37

Vilson Nascimento

Dentro de um plano para o “desfavelamento” da cidade, a Prefeitura de Amambai está trabalhando no desenvolvimento de um projeto para a tirada de famílias que residem em áreas consideradas de risco sanitário e físico na cidade em Amambai.

Segundo levantamentos do Poder Executivo são pelo menos 70 famílias vivendo nessas condições, algumas em barracos de lona sem saneamento ou até água potável, grande parte são famílias ribeirinhas, que moram às margens do Córrego da Lagoa, vulgarmente conhecido como “Córrego Areão” que nasce na região da Vila Monte Cristo, em uma extremidade da cidade e margeia o perímetro urbano de ponta a ponta até desaguar no Córrego Panduí.

Para as famílias residentes as margens do córrego o problema é duplo. Além dos riscos sanitários por conta da presença de insetos, animais peçonhentos e da própria saúde, tendo e vista o mau cheiro e a água contaminada por esgotos, se levado ao pé da letra, todas estão passivas de responderem por “crime ambiental” por não respeitarem o limite de 30 metros de matas ciliares exigidas por lei em caso de córregos e rios com até 10 metros de largura.

O problema é que essas famílias, que moram praticamente dentro do leito do rio, têm documentação e as escrituras dos terrenos, a grande maioria emitida pelo próprio Poder Público Municipal há mais de 30 anos, quando a proteção ambiental não era tratada como um dever de estado e agora, muitas delas moradoras há décadas na região se recusam a sair, já que, pelo projeto elaborado pela Prefeitura, serão viabilizadas residências de alvenarias em localidades próprias para urbanização para abrigar as famílias retiradas de áreas dessa natureza e onde hoje existem casas e barraco seriam realizados projetos de reflorestamento e proteção ambiental.

Afronta ao Meio Ambiente- Na região ribeirinha do Córrego Areão os flagrantes de crime ambiental praticados pelos moradores são freqüentes.
Sem rede de esgoto e locais para cavar fossas por conta do lençol freático que baixo e a poucos centímetros de escavação já atinge a água, os moradores implantam as tubulações da descarga dos banheiros jogando os dejetos diretamente no leito do rio.

Na região da Vila Jussara um grupo de famílias residem em situação ainda pior. Elas adquiriram terrenos e edificaram suas residências sobre nascentes, afluente ao córrego e como no local, que não tem rede de água tratada, os poços cecos de onde é retirada a água para beber, confeccionar os alimentos e para o uso cotidiano, dividem espaços com banheiros improvisados (mictórios).

“A situação é gravíssima tanto para as pessoas que residem nessas localidades como para o meio ambiente”, disse o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa que esteve visitando algumas famílias ribeirinhas na semana passada.

Mulher é assassinada a tiros pelo sobrinho de 17 anos

0

2007-07-02 08:50:37

Júlia Cavalheiro da Silva, 36 anos, foi assassinada a tiros na noite deste domingo (1º de julho) em Campo Grande, pelo sobrinho dela de 17 anos, que foi recolhido. Ela foi atingida na cabeça, tórax e braço por tiros de calibre 22.

O homicídio aconteceu na casa dela, na Rua Antônio Alves, bairro Tiradentes. O sobrinho a teria matado porque ela o teria acusado de furtar um aparelho de som.

PMDB anuncia candidatos à prefeitos no Cone Sul

0

2007-07-02 08:44:37

O PMDB já definiu seus candidatos para disputar quatro prefeituras da região do Cone Sul, nas eleições de outubro de 2008. O anúncio oficial foi feito na viagem de ontem do presidente do Diretório Municipal do PMDB – Waldemir Moka, acompanhado do deputado estadual licenciado pelo PMDB e secretário estadual de Habitação – Carlos Marun e, do vice-prefeito de Naviraí – Ronaldo Botelho.

Foram lançados como candidatos do PMDB os candidatos a prefeito por Eldorado (Auro Trento), Mundo Novo (Antonio Cavalcante), Iguatemi (Varico de Paula) e por Itaquiraí (Daniel Mamédio).

Marun e Moka fizeram questão de dizer, nas Câmaras Municipais, que são os nomes de preferência do Diretório Municipal, mas afirmaram que o PMDB terá candidato próprio nos quatro municípios e apoiará aquele que for referendado nas convenções, no primeiro semestre de 2008. É que há outros nomes sendo colocados, como os do ex-vereador Carlos Alberto Prado (o Careca, recém saído do DEM de Itaquiraí), Sebastião dos Reis (vereador Tião Barbudo, de Mundo Novo), Darci Thieli (Iguatemi). Só Auro Trento é unanimidade dentro do partido, em seu município.

Família acusa DOF, PF e hospitais de Eldorado e Naviraí

0

2007-07-02 08:10:37

Familiares de Rafael Fabiano Mariano Ferreira, 22, morto no dia 6 de maio após passar mal em uma cela da Polícia Federal em Naviraí, quer que o Ministério Público aprofunde investigação para esclarecer o fato e determinar as causas do óbito.

Rafael foi preso no dia 5 de maio, em Japorã, por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Antes dele ser detido houve perseguição. Antes de ser levado para a Delegacia da PF em Naviraí, o preso passou mal e foi atendido no hospital de Eldorado. Após ser ouvido, foi recolhido a uma cela, onde voltou a ter complicações e morreu antes de ser atendido na Santa Casa de Naviraí.

A família acusa de tortura os policiais do DOF, a PF de omissão e o hospital de negligência. Entre o mal-estar e o atendimento no hospital houve intervalo de mais de oito horas.

SUSPEITA DA FAMÍLIA- A família suspeita que a morte tenha sido provocada por espancamento durante a prisão. Laudo assinado pelo patologista Maçanori Odashiro, do Instituto de Medicina e Odontologia Legal do Hospital Universitário, observa que os ‘tecidos pardacentos e escurecidos, com sinais de autólise (necrose e carne amolecida), que correspondem a pulmão, coração, rim e fígado”, podem indicar que a vítima seria portador de “anemia falciforme” ou estaria com “leptospirose”.

O pai da vítima, Djalma Soares Ferreira, quer que os presos que dividiam a cela sejam ouvidos, porque há suspeita de omissão de socorro por parte da Polícia Federal. Legista consultado pelo RMT Online disse que pela descrição resumida do laudo (necropsia e diagnósticos anatomopatológicos) não é possível determinar com certeza a causa da morte. “Os resultados são indicativos também de outras patologias”.

TRANSPORTE DE CIGARROS- Segundo o auto de prisão em flagrante lavrado pelo delegado federal Mario Paulo Machado Nomoto, Rafael Fabiano Mariano Ferreira foi preso em Japorã com 135 caixas de cigarro na MS-386 – próximo ao limite com Iguatemi. Ele conduzia uma caminhonete F-4000 (placas AEZ-7176, de Iguatemi), quando furou o bloqueio policial e invadiu um matagal. Em depoimento, ele informou que receberia R$ 500 para entregar a carga em Nova Andradina.

A prisão foi feita pelos PMs Josué Rodrigues Ramos, Gilberto Dias Pereira e Márcio Ramão Paez, lotados no DOF em Dourados, que perseguiram Rafael no mato por 500 metros. Os PMs declararam na PF que o preso “apresentou fatiga física, sendo constatado os seguintes sintomas: sudorese, esmorecimento e palidez”. Estranhamente, um quarto PM participou da prisão, mas seu nome não consta nos autos. Os policiais do DOF negam que tenham espancado o preso depois da perseguição.

DÚVIDAS- A família de Rafael também quer esclarecimentos do Hospital de Eldorado e da Santa Casa de Naviraí, onde foram feitos os atendimentos logo depois da prisão dele pelos policiais do DOF e depois dos depoimentos na PF. A família diz que houve negligência, porque Rafael teria sido devolvido à carceragem sem um diagnóstico. Ele passou mal quando já estava recolhido à carceragem, mas o socorro teria retardado em mais de oito horas.

A prisão ocorreu no dia 5 por volta de 11h50. Mas o preso só foi levado à Polícia Federal às 15h. Pela versão dos policiais do DOF, Rafael teria sido atendido no hospital de Eldorado em função da “fadiga” após a perseguição na área rural de Japorã.

MORTE EM CELA- O preso morreu na madrugada do dia 6 e os presos que dividiam a cela com ele teriam feito vários pedidos de socorro até serem ouvidos. Rafael começou a passar mal de madrugada e foi levado ao hospital por volta das 14h do dia 6.

O Boletim de Ocorrência sobre a morte só foi registrado pelo delegado José Eduardo Rocha, da Polícia Civil de Naviraí, dois dias depois, no dia 8, às 10h39, muito embora o delegado Mario Nomoto (no BO foi registrado apenas o sobrenome do delegado federal) tenha comunicado a Polícia Civil sobre a morte no dia 6, às 17h.

O delegado da Policia Civil requisitou exame de necropsia e exame anatomopatológico, que foi concluído no dia 11 e notificado no dia 16. O BO consta como “morte a esclarecer”. O mistério completa dois meses no próximo dia 6 de julho.

PROTESTO FAMILIAR- Desde a morte a família busca esclarecimento. Houve protestes em Mundo Novo, onde moram parentes e amigos da vítima. A família não aceita a versão de que Rafael Ferreira morreu após supostamente “passar mal” na cela.

Segundo o advogado da família, Emerson Guerra, testemunhas presenciaram quando ele precisou de atendimento no hospital de Eldorado, logo após a prisão. “Estamos recolhendo provas com o médico e enfermeira que o atenderam”, explicou. Ainda segundo o advogado, quando Rafael chegou à sede da Polícia Federal em Naviraí, estava vomitando, mas não recebeu socorro. “Vamos entrar com ação contra o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), a União, a Polícia Federal e os policiais que efetuaram a prisão”, afirmou.

O advogado disse que no dia da prisão quatro policiais do DOF atuaram no caso. Ele afirmou que vai acusar o DOF e os policiais de tortura, a PF de omissão de socorro e deve pedir à União indenização em favor da família. O corpo de Rafael Fabiano foi sepultado em Jandaia do Sul (PR).

LAUDO- O laudo de número 1025/2007 do Hospital Universitário é assinado pelo patologista Maçanori Odashiro e autenticado pelo Instituto de Medicina e Odontologia Legal (há uma assinatura, mas o carimbo do legista é ilegível).

Segundo o documento, a partir da “macroscopia – material resultante de exame necroscópico constituído por fragmentos irregulares de tecido pardacento, alguns escurecidos, com sinais de autólise, que correspondem a pulmão, coração, rim e fígado), obteve-se os seguintes diagnósticos anatomopatológicos:

1) tecido pulmonar: edema e congestão vascular pulmonar
2) tecido cardíaco: edema intersticial – congestão vascular
3) tecido hepático – infiltrado por linfócitos e histiócitos em espaços porta, destrabeculação de células hepáticas e áreas de autólise
4) tecido renal: congestão vascular e hemácias em túbulos.

Ao final do laudo, o patologista observa: “Nota – falcização de hemácias – provável portador de anemia falciforme. Destrabeculação de células hepáticas e hemácias em túbulos (hematuria) são alterações por vezes observadas na leptospirose”.

OUTRO LAUDO- Procurado nesta sexta-feira pelo site RMT Online, o delegado de Polícia Civil de Naviraí, José Eduardo Rocha, não pode retornar em função de reunião de trabalho. O delegado Mário Nomoto, da Policia Federal, sofreu acidente de trânsito nesta sexta-feira e não pôde atender a reportagem. Tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Civil tem inquéritos específicos para apurar a morte de Rafael Ferreira.

O diretor do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, declarou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre eventuais denúncias contra os policiais que fizeram a prisão. Embora não consta no processo da PF, o preso teria sido levado pela equipe que o prendeu para o hospital de Eldorado, onde um médico teria constatado uma queda de pressão arterial. Essa versão é confirmada pelo pai da vítima. Ainda segundo o coronel, o rapaz foi medicado e levado pelos policiais para a delegacia da PF, sendo improcedente as denúncias de que os policiais do DOF tenham espancado o preso, já que é praxe após o auto em flagrante o preso ser submetido a exame de corpo delito.

Fazenda notifica 13 mil que podem ter inscrição suspensa

0

2007-07-02 08:00:37

O DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira traz um suplemento com 13,9 mil inscrições de contribuintes de Mato Grosso do Sul que podem ser suspensas. Estes contribuintes estão omissos quanto à entrega de arquivos magnéticos do Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços).

Caso a situação não seja regularizada em 30 dias a contar de hoje, as respectivas inscrições estaduais serão suspensas por 180 dias. A reativação da inscrição estadual suspensa ou cancelada fi ca condicionada, além da apresentação dos arquivos magnéticos, à comprovação do pagamento de multas. Dúvidas podem ser esclarecidas na Unidade Estadual de Enlace, pelos telefones (67) 3318-3592 e 3318-3593, no horário das 7h30 às 13h30.

Comercial trará torcida para ver a final em Naviraí

0

2007-07-02 07:37:37

O Comercial irá fretar de dois a três ônibus para trazer os torcedores colorados de Campo Grande para assistir a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense série B contra o Naviraiense. A partida será no outro domingo (dia 8), no estádio Virotão, em Naviraí. A viagem será paga pelo clube. A informação é do presidente comercialino, Carlos Alberto de Assis.

Na primeira partida da final, ontem, no Morenão, Comercial e Naviraiense ficaram no empate por 2 a 2. O Comercial é um dos clubes mais tradicionais de Mato Grosso do Sul e tem entre os seus torcedores o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho.

Serviço – Interessados em ‘pegar uma carona’ nos ônibus devem ligar para (67) 3331-3524 e fornecer nome, endereço e telefone.

Céu claro com névoa seca e umidade em baixa no MS

0

2007-07-02 06:43:37

Mais um dia quente com umidade do ar baixa em Mato Grosso do Sul, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Há previsão de névoa seca e nevoa úmida ao amanhecer na região do Pantanal, em áreas isoladas. A temperatura máxima prevista 32ºC e a mínima de 12ºC.

Naviraiense empata 1ª partida da decisão da Série B

0

2007-07-02 06:34:37

Com gol de Claudinho, após cobrança de escanteio de Cezinha, aos 50 minutos do segundo tempo, o equipe do Clube Esportivo Naviraiense (CEN), empatou com o Comercial no jogo de ida da decisão do campeonato, no Morenão, pelo estadual da Série B, e volta para a casa reclamando da arbitragem, que mais uma vez atuou contra o tricolor de Naviraí. Placar final – Comercial 2×2 Naviraiense.

A partida de volta e decisiva será no estádio virotão, domingo (dia 8), 10h.
Após um primeiro tempo apático do Naviraiense, o zagueiro Delson, do Comercial abriu o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio. O Comercial fez o segundo gol aos 26 minutos do segundo tempo, com Rafael Bahia, livre de marcação, tocando contra as redes defendidas por Washington.

GARRA- O segundo gol do colorado da Capital não desanimou o Jacaré Tricolor do Cone Sul, que jogava para impor sua perseguição aguerrida por um bom resultado fora de casa, para voltar tranquilos para decidir em casa, contra o Comercial de Campo Grande, na primeira partida da final do campeonato sul-mato-grossense de futebol da Série B. Era esta a primeira vez que o time de Naviraí saia atrás no placar neste campeonato, e teve que correr atrás para salvá-lo e não ficar com mostrador com número inferiorizado.
Dois minutos após aconteceu a resposta, com uma bola levantada por Cezinha para Nilton tocar a meia altura, no segundo pau, então o oportunista Juninho mandou o corpo para o alto e deu "uma bicicleta", empurrando a bola para fazer Naviraiense 1×2 Comercial, marcando seu décimo-terceiro gol na competição e virando artilheiro isolado, contra Altair Tranim (Misto de Três Lagoas), que ficou com 12 gols.

GOL SALVADOR- Aos 50 minutos, após cobrança de escanteio e o bate-rebate na área, Claudinho empatou e vingou o elenco chamado de "timinho" pelos jogadores do Comercial, provocantes após o apito final do primeiro tempo, no qual Ionay da Luz acabou expulso por reclamar forte contra a não anulação do lance no qual entendeu que a bola fez uma curva para fora de campo, antes de voltar para o campo e permitir o toque do jogador comercialino, que abriu o placar.


CEN LOUCURA- Apoiados por uma torcida equivalente a um pouco mais do que o ônibus que quebrou no meio do caminho (além dos que foram em carros particulares para Campo Grande), o Clube Esportivo Naviraiense, dirigido pelo técnico Ionay da Luz, que mesmo expulso, se comunicava no segundo tempo com o interino Everson Paulista, teve a atuação de Washington, Bruno, Claudinho, Biro e Cezinha; Siri, Mailson, Cebolinha e Hamilton; Nilton e Juninho. Atuaram também Mauricio e Geilson. No banco ficaram Saci, Mikéias, André Bahia, Robério Cearense e Josimar. O atacante helinho foi vetado pouco antes do jogo.
O Comercial, do técnico Baianinho, teve Erlano; Adriano, Delson, Espinola e Alex; Iwata, Tiago, Luizinho e Rafael Bahia; Amarildo e Batuira.

DECIDINDO EM CASA– Um empate no jogo de volta, no domingo, dia oito, 10h, no estádio Virotão, leva a decisão para os pênaltis. O vencedor ganha o título da Série B, mas as duas equipes já subiram para a primeira divisão, em 2008, nos lugares de Mundo Novo e Umjec/Bonito, rebaixados neste ano.


Após declarações de Dagoberto, Trad cobra explicações

0

2007-07-02 06:23:37

O presidente municipal do PDT, deputado federal Dagoberto Nogueira, provocou um mal estar entre os partidos aliados ao dizer que prefere enfrentar o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), a se aliar ao PMDB em troca do que chamou de “carguinhos”. A declaração, publicada no jornal Correio do Estado, provocou uma reação do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) que pretende cobrar explicações do partido sobre a aliança.

O pedetista Jorge Martins é o secretário de administração do município – cargo que é visto como de grande importância na Prefeitura. A conversa amanhã deverá ser com Martins e com o vereador Djalma Blans (PDT).

O tom desrespeitoso usado por Dagoberto incomodou o administrador municipal. Líder do prefeito, o vereador Athayde Nery (PPS) disse que o deputado tem direito de pleitear cargo, mas precisa ter um tratamento respeitoso à administração municipal. “Foi uma declaração infeliz de alguém que pleiteia chegar a ser prefeito da Capital. Ele primeiro precisa convencer a mulher disso. Ele está chutando a boca de parceiros. O PDT vai ter que responder”, afirmou. “Foi mais um desarranjo mental do Dagoberto”.

Athayde fará uso da tribuna da Câmara na próxima terça-feira para responder ao congressista do PDT. Ainda conforme ele, Jorge Martins deverá ser mantido na secretaria de administração. O prefeito também irá conversar com a bancada de sustentação para eliminar qualquer mal estar. A intenção é fazer com que os partidos não antecipem as eleições de 2008.

Acesso a Sete Quedas pela MS 160 será fechado hoje

0

2007-07-02 05:36:37

Vilson Nascimento

O acesso a Sete Quedas pela rodovia MS 160, trecho que liga o município da fronteira com Tacuru e o único pavimentado, permanecerá interditado por 40 dias segundo informou essa semana a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

De acordo com o órgão estadual a interdição do trânsito na rodovia que terá início hoje, segunda-feira 2 de julho e vai até 12 de agosto, será para a construção dos aterros dos dois lados da ponte sobre o Córrego Puitã, situado a cerca de 7 quilômetros da cidade em Tacuru, danificado durante uma forte chuva ocorrida no mês de dezembro do ano passado (2006).

Durante o período de interdição, para sair e chegar de Sete Quedas os motoristas terão três opções de estradas, pela da região conhecida como “Botelha”, interligando a própria rodovia MS 160 a rodovia MS 295 entre Tacuru e Iguatemi, percorrendo cerca de 35 quilômetros de estada de chão, pela MS 299 ligando Sete Quedas a Japorã e a Iguatemi passando pela Vila Carioca e percorrendo cerca de 80 quilômetros de estada de chão ou por Paranhos, onde a volta completa é de aproximadamente 120 quilômetros, também toda em estadas de chão.

Professora ‘esquece’ aluno de 4 anos trancado na sala

0

2007-07-02 05:31:37

O Conselho Tutelar de Limeira vai investigar a partir de segunda-feira (2) um incidente ocorrido com um aluno de 4 anos, esquecido na sala de aula no Centro Infantil Irmã Maria José de Jesus Silva, no bairro Cecap, na sexta-feira (29). O garoto havia sido colocado de castigo pela professora, mas teria dormido embaixo da carteira e só foi encontrado pelos pais por volta de 20h.

Ao chegarem na escola, os pais e a professora encontraram o filho trancado na sala de aula, chorando e com as roupas molhadas por ter feito xixi. Os pais procuraram em vários lugares antes de recorrerem à escola, já que tinham informação de que o menino havia sido levado pela avó.

O pai do garoto, que é auxiliar de enfermagem, afirmou que a professora teria reconhecido o esquecimento do garoto no final do expediente às 17h, quando a sala de aula foi fechada. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. Os pais pensam em transferir o menino de escola e temem que ele fique com trauma.

Nesta segunda (2), os pais devem ser ouvidos por conselheiros tutelares sobre o caso.



Bate-papos virtuais podem ser espionados no trabalho

0

2007-07-02 04:26:37

Uma história de inveja e vingança nos bastidores da Justiça provocou polêmica esta semana. Um suposto bate-papo via computador entre dois funcionários da 7ª Vara Cível do Fórum Regional de Santana, Zona Norte de São Paulo, foi parar nas páginas do "Diário Oficial do Estado".

Na conversa, André Luís Leôncio e uma amiga teriam falado mal dos chefes e colegas de trabalho, usando um popular programa de mensagens instantâneas. Mas era tudo uma farsa. "Eu olhei o