21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Grávida que come muito sal pode ter filho com pressão alta

2011-01-06 15:15:00

Estudo da USP diz que baixo consumo do produto também é negativo para o bebê
Uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) aponta os riscos de comer quantidades erradas de sal durante a gestação.

Uma dieta com elevado consumo de sal durante a gestação poderá gerar indivíduos que, na idade adulta, terão hipertensão arterial.

Por outro lado, se o consumo de sal durante a gravidez for baixo, o problema pode ser o desenvolvimento de resistência à insulina.

Esses são alguns dos resultados obtidos em estudos feitos com ratos pela equipe do professor Joel Claudio Heimann, livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). As informações são da Agência Fapesp.

Heimann diz que os resultados não significam necessariamente o aumento da mortalidade dos ratos na idade adulta. E também que é preciso estudar mais o assunto em humanos.

Mesmo assim, o trabalho vem produzindo dados importantes sobre o papel do sal durante o período gestacional.

Por exemplo, a dieta hipossódica, com restrição de sal, levou à formação de animais que, na idade adulta, apresentaram excesso de colesterol (hipercolesterolemia).

Esses mesmos animais também apresentaram maior resistência à insulina, diz o professor.

Isso significa que eles precisam de mais insulina para manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Outro efeito curioso observado é que as fêmeas (mas não os machos) das proles de mães que consumiram dieta com pouco sal durante a gestação e amamentação desenvolveram obesidade na idade adulta.

O professor explica que os motivos que levam à obesidade podem ser a maior ingestão de alimentos com conteúdo calórico elevado, o menor gasto energético causado pelo sedentarismo ou problemas de metabolismo (como o hipotiroidismo). Ou um conjunto desses fatores.

No nosso estudo, o primeiro fator foi excluído. As fêmeas obesas não ingeriram mais ração do que o grupo controle [prole de mães alimentadas com ração com conteúdo normal de sal durante o período perinatal]. Em conclusão, restou a hipótese do menor gasto energético.(R7)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete