14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

China clona macacos modificados para estudar desordens psicológicas

2019-01-25 21:03:00

Cientistas chineses anunciaram nesta quinta-feira (24) que clonaram cinco macacos a partir de um único primata geneticamente modificado para sofrer distúrbios do sono. O estudo pretende ajudar no avanço das pesquisas sobre problemas psicológicos humanos.

Os dois relatórios foram publicados na revista científica "National Science Review" e constituem uma nova série de avanços biomédicos, alguns dos quais já provocaram intensos debates éticos no país – recentemente, umoutro cientista também anunciou a alteração do DNA de bebês em busca de imunidade ao HIV e recebeu fortes críticas da comunidade internacional.

Desta vez, a equipe do Instituto de Neurociências da Academia Chinesa de Ciências, em Xangai, afirmou que alterou os genes do primeiro macaco para causar distúrbios em seu ritmo circadiano, o chamado "relógio" do corpo.

 

A partir desse animal foram clonados os outros cinco macacos, que nasceram seis meses depois, e demonstraram problemas mentais associados a distúrbios do sono – depressão, ansiedade ou comportamentos ligados à esquizofrenia. De acordo com a imprensa chinesa, a pesquisa é inédita.

Objetivos científicos

Os cientistas indicam que esses estudos podem ajudar nos avanços contra distúrbios psicológicos. Poo Muming, diretor do instituto e coautor, disse à imprensa que a equipe de pesquisadores poderia clonar mais macacos com diferentes patologias mentais na esperança de que futuros experimentos levem a novos medicamentos ou tratamentos.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete