12/12/2012 11:11

Na TV, índio de Amambai faz desabafo sobre inoperância da FUNAI

Is allowance instantly strangers applauded
O indígena Estevan Vando durante entrevista ao repórter João Batista Olivi, do Canal Rural. (Foto: Vilson Nascimento /Reprodução)

Vilson Nascimento

Em entrevista ao programa Mercado & Companhia do Canal Rural, um dos principais canais de agronegócio do Brasil, o indígena Estevan Vando, de 53 anos, morador na Aldeia Amambai, em Amambai, fez um desabafo sobre, segundo ele, a “inoperância” da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em relação à assistência aos povos indígenas no município.

O guarani-kaiowá, que segundo a TV, sobrevive de dinheiro angariado de capinação de terrenos na cidade, em Amambai, fala na entrevista sobre a falta de assistência do órgão federal em todos os setores, entre eles, assistência no dia a dia, a falta de remédios para a comunidade e principalmente a falta de apoio para a agricultura e a produção na reserva indígena que conta com mais de 7 mil índios.

Veja o vídeo com as declarações do guarani-kaiowá:

O indígena, que teme sofrer represarias por conta das declarações feitas ao Canal Rural, também condena os incentivos, por parte do órgão do Governo Federal em relação às invasões de propriedades rurais da região.

Ele é categórico a afirmar que os indígenas não precisam de mais terras e sim receber apoio para produzir nas terras já existentes.

Hoje a grande maioria das aldeias, não só de Amambai, mas de toda a região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, em suas áreas produtivas tomadas por “quiçaça” por falta de ação e assistência adequada dos órgãos governamentais para incentivar a população indígena a produzir.

Veja entrevista com o produtor Cláudio Agostini sobre o assunto:

Fonte: A Gazeta News