26/03/2007 08:47

Mulheres participam de encontro na FAMASUL

 Cerca de vinte mulheres dos presidentes e mobilizadores dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul se reuniram em um encontro no último dia 23 com o objetivo de trocar experiências e idéias para movimentar o crescimento da participação feminina dentro dos sindicatos. A reunião aconteceu paralelalemante a 69ª Expogrande, na Casa Rural.
Para esse grupo é importante acompanhar os maridos para ter conhecimento na área do agronegócio, ou seja, é buscar no companheirismo a capacidade de liderança e aprendizado no ramo.

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Luzicler Ruela, as mulheres devem ser ativas e ampliar o espaço no mercado da agricultura e da pecuária. “A mulher não deve se acomodar no marido, deve estar sempre ao lado e nunca atrás dele”, acredita a palestrante do grupo Mulheres em Ação.

Vale lembrar que atualmente três mulheres estão na direção de Sindicatos Rurais: Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Luzicler Ruela, Sindicato de Três Lagoas, Leda Garcia e de Antonio João, Otilia Boeira. “Temos uma força muito grande e temos que mostrá-la”, afirma Luzicler.

Para o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Júnior, as mulheres já trabalham em igualdade tanto na cidade quanto no campo. O presidente quer com a iniciativa, que projetos desenvolvidos pelas mulheres do agronegócio, comecem a ser desenvolvidos pela entidade.

O encontro é uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul.

Fonte: A Gazeta News