26/03/2007 08:01

Palestra aborda pesagem em frigoríficos

Como parte da programação da 69ª Expogrande, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) realizou na tarde do dia 23 a palestra “Pesebem – a balança do pecuarista”. O evento teve como objetivo divulgar o programa e esclarecer quanto aos benefícios para pecuárias e frigoríficos.

O Pesebem consiste na instalação de uma balança nos frigoríficos para trazer confiabilidade no peso do produto do pecuarista, “minimizando assim dúvidas na pesagem dos animais”, complementa o palestrante Robson Souto, gestor de projetos da FAMASUL.

Para o pecuarista José Altair Soltoski o programa traz credibilidade na relação entre pecuaristas e frigoríficos. “A garantia do peso nos traz confiança”, analisa. Incentivado pela palestra, Altair aderiu ao programa e garante que o investimento traz retorno. “O programa deveria servir de modelo para criação de um projeto de lei, que obrigasse essa pesagem, essa certificação”, complementa.

O programa teve inicio em Goiás, com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). Em Mato Grosso do Sul há duas balanças instaladas, uma delas está em Campo Grande no frigorífico Friboi e a outra na unidade do frigorífico Bertin, de Naviraí. As balanças são doadas pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil e instaladas pela FAMASUL, sendo equipadas com um software desenvolvido com exclusividade para o programa.

Os lotes abatidos são pesados na balança do frigorífico e do Pesebem. No final, é impresso um relatório sobre todas as carcaças que passaram pela pesagem do programa. As balanças são operadas por técnicos da entidade, e periodicamente vistoriadas pelo Inmetro.

Nessa semana, representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná  (FAEP) e dos sindicatos rurais de Luanda, Santa Izabel e Nova Londrina, do Paraná, estiveram na sede da FAMASUL, em Campo Grande, para conhecer o Pesebem.

A FAMASUL está presente na Expogrande, juntamente com as instituições que compõem a Casa Rural: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) e a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR). No estande, técnicos prestam atendimentos aos produtores e o SENAR-AR/MS disponibiliza atrações diferenciadas como palestras, oficinas vivas e demonstrações.

A Expogrande 2007 acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, de 22 de março a 1º de abril.

Fonte: A Gazeta News