27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Agricultura sustentável depende de abordagem integrada

2019-02-07 16:02:00

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apresentou uma nova publicação que visa mostrar as evidências mais avançadas sobre como a agricultura sustentável pode ser continuamente aprimorada em diferentes níveis. De acordo com o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, uma abordagem integrada é o caminho para melhorar os sistemas alimentares.

"Chegamos ao limite do paradigma da revolução verde. Não podemos continuar produzindo alimentos da mesma forma que fizemos", apoiados por técnicas de agricultura intensiva, insumos químicos e mecanização, e "é preciso mudar para uma abordagem mais integrada da sustentabilidade", comenta ele.

Para Graziano da Silva, o livro é uma contribuição fundamental que ressalta a importância de marcos normativos que se adaptem corretamente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela crescente população mundial. “Políticas são necessárias, acima de tudo, para resolver os conflitos de interesse que inevitavelmente surgem em meio à necessidade de mudança”, diz.

O diretor cita também a necessidade de melhorar a renda e as oportunidades, dentro e fora do setor agrícola, para as comunidades rurais em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. Ele apontou que, com demasiada frequência, tentando reunir novas técnicas. os padrões existentes não "integram todos os atores e interesses e podem avançar".

O livro, um volume de 585 páginas publicado pela FAO em conjunto com a Divisão de Imprensa Acadêmica da Elsevier, reúne o trabalho de 78 especialistas da FAO, bem como uma ampla gama de universidades e organizações em todo o mundo.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete