15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Açúcar de cianobactérias atua como herbicida natural

2019-02-05 10:02:00

Uma molécula de açúcar recém-descoberta por pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, sintetizada de cianobactérias que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas, mas é inofensiva para humanos e animais pode ser uma alternativa aos herbicidas mais comuns. O estudo conjunto foi conduzido pelo Dr. Klaus Brilisauer, Professor Stephanie Grond, do Instituto de Química Orgânica e pelo Professor Karl Forchhammer, do Instituto de Interfaculdade de Microbiologia e Medicina de Infecção.

Ao contrário dos carboidratos comuns, que geralmente servem como fonte de energia para o crescimento, essa substância inibe o crescimento de plantas e microorganismos, como bactérias e leveduras. A molécula de açúcar bloqueia uma enzima chave da via do chiquimato, uma via metabólica que ocorre apenas em microrganismos e plantas. Por essa razão, os cientistas classificam a substância como inofensiva para humanos e animais.

O raro açúcar desoxi foi isolado das culturas da cianobactéria de água doce Synechococcus elongatus, que é capaz de inibir o crescimento de cepas bacterianas relacionadas. Enquanto procuravam a causa dessa inibição do crescimento, os cientistas decifraram a estrutura do composto natural. Através de um método recentemente desenvolvido para a produção de 7dSh – uma síntese quimioenzimática – os cientistas foram capazes de conduzir estudos extensivos para determinar o mecanismo molecular do 7dSh.

Nesse cenário, os pesquisadores esperam substituir a longo prazo os herbicidas controversos e, assim, reduzir os metabólitos dos herbicidas, que representam um risco para a saúde. No entanto, a eficácia no campo, a degradação do solo e a inofensividade para o gado e os seres humanos teriam que ser mais investigadas em estudos abrangentes de longo prazo.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete