26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Inteligência Artificial detecta Greening em citros

2018-11-09 14:03:00

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Aplicada da Argentina (INTA Misones) estão utilizando técnicas de inteligência artificial para identificar sintomas da doença Huanglongbing (HLB) e deficiências nutricionais em folhas de plantas. A doença é popularmente conhecida como Greening ou “Amarelão” e é a principal preocupação dos produtores da cultura.

De acordo com Javier Berger, engenheiro de computação e pesquisador do Comitê Executivo de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (CEDIT) no INTA Montecarlo-Misiones, Uma vez infectadas, as plantas não se recuperam e se tornam comercialmente improdutivas. Para identificar o vetor e diferenciar os sintomas da doença em ramos, folhas e frutos das árvores, é necessário um treinamento visual dos citricultores e monitores.

Nesse cenário, eles criaram um software baseado no Deep Learning que obteve sucesso em laranja, tangerina, limão e toranja. "Com suporte em técnicas de inteligência artificial (IA), como sistemas de visão artificial que integram diferentes técnicas de processamento digital de imagens e métodos de classificação, criamos um sistema para dispositivos móveis", explica.

Projetado para aparelhos celulares com sistema Android, este aplicativo "pode reconhecer sintomas de HLB e deficiências nutricionais, capturando fotografias de folhas em tempo real. É capaz de fazer a classificação de citrinos com sintomas de HLB, deficiência de magnésio, e assintomática deficiência de zinco, mostrando reconhecer os sintomas associados com o HLB, com 89% de perfeição".

O aplicativo usa sistemas de visão artificial e automatiza tarefas que exigem pessoas treinadas para identificar, adquirir, processar e classificar imagens. Obtidas por câmeras digitais ou scanners, as imagens são processadas digitalmente com o objetivo de segmentar as regiões de interesse e extrair os descritores visuais que definem os objetos a serem classificados. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete