22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Carrapato bovino é resistente a pesticida

2018-10-11 15:02:00

Um estudo realizado pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, em Eldorado do Sul (RS), indicou que o carrapato bovino é resistente a ivermectina. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo informou a pesquisadora Tatiana Teixeira Torres, não existe apenas um, mas vários mecanismos que podem estar ligados à resistência do carrapato a esse que é um dos pesticidas mais utilizados para combatê-los. Dentre estes mecanismos, o que mais chama a atenção da pesquisadora é a capacidade fisiológica de desintoxicar ou tolerar substâncias tóxicas.

"Tal conhecimento pode auxiliar na busca de novas estratégias para lidar com a resistência à ivermectina no campo. Por exemplo, os inibidores testados, ou outras moléculas de efeito análogo, poderiam ser introduzidos em formulações comerciais de ivermectina”,comenta.

Dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) indicam que os danos causados por pragas, como o carrapato bovino, chegam a US$ 3,2 bilhões ao ano (23,2%). No entanto, para combatê-los, o agricultor conta apenas com o uso dos pesticidas.

“A infestação ocorre no momento em que o carrapato se alimenta com sangue do animal. É quando o inseto inocula substâncias anti-hemosta´ticas, anti-inflamato´rias e imunomodulato´rias contidas em sua saliva. Essas substâncias modificam a fisiologia no local da picada, causando perda de sangue, redução na imunidade do hospedeiro e irritação. O estresse do animal causado pelas infestações conduz a` interrupção da alimentação e, consequentemente, a` perda de peso e a` redução da fertilidade”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete