26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil deve investir em sustentabilidade, diz especialista

2018-10-06 10:57:00

É imperativo que o Brasil invista na agricultura sustentável e principalmente na redução da emissão de gases de efeito estufa. Essa afirmação é do Secretário de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Renato Rodrigues, que salientou as necessidades de aliar uma alta produtividade com o cuidado com o meio ambiente.

“A agricultura alimenta mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas também é causa de impactos ambientais. Ela é responsável por 25% a 33% de todas as emissões de gases de efeito estufa; essa é uma atividade que ocupa grande parte da superfície de terra do planeta, usa defensivos agrícolas e fertilizantes nitrogenados, muitas vezes de forma irresponsável”, informa.

Para diminuir esse índice, o especialista afirmou que o País já vem tomando medidas que o colocam no caminho da sustentabilidade, como o compromisso voluntário assumido junto à Convenção de Mudança do Clima e criação Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. Além disso, o Brasil assumiu durante o acordo de Paris que promoveria a redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis registrados em 2005, até 2025, alcançando 43% em 2030.

“Nesse âmbito, há uma revolução acontecendo na agricultura brasileira. A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) se consolidou como a principal tecnologia para promover a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Trata-se de uma estratégia que visa a produção sustentável, integrando atividades agrícolas, florestais e pecuárias realizadas na mesma área”, comenta.

Além disso, ele citou números da própria Embrapa que indicam que os ILPF eram adotados em 4 milhões de hectares em 2010 e hoje contemplam cerca de 14 milhões de hectares. “Há muito a fazer, mas a experiência atual mostra que a participação da agricultura brasileira não está apenas em produzir alimentos, mas também em contribuir com um planeta mais sustentável”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete